• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Edital POSMPP 02/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Edital POSMPP 02/2017"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Edital POSMPP 02/2017

O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia, da Universidade Federal do Paraná, no uso das suas atribuições legais e regimentais, considerando:

- a Resolução 65/09-CEPE, a qual estabelece normas gerais únicas para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Paraná;

- a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

- a Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999, a qual regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal;

- o Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná;

- as normas internas do Programa de Pós-graduação1 da Universidade Federal do Paraná; e

- a Recomendação n° 09/2016 da Procuradoria da República no Estado do Paraná; Estes itens podem ser consultados no site do Programa (www.ppgmpp.ufpr.br). RESOLVE:

Estabelecer datas, critérios e procedimentos para a seleção e posterior admissão no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia, na forma deste Edital que apresenta validade até 31 de dezembro de 2017.

DA ABRANGÊNCIA

Art. 1º Aplica-se este edital ao processo de seleção para o ingresso no Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia, da Universidade Federal do Paraná, daqui pra frente

(2)

denominado Programa, para o ingresso no período de maio até 31 de dezembro de 2017.

DAS VAGAS

Art. 1º As vagas são aquelas disponibilizadas aos Docentes no Programa conforme Anexo I deste edital. E portanto, a inscrição neste edital está associada a carta de intenção de aceite do futuro orientador.

DO CRONOGRAMA

Art. 1° O Cronograma com os prazos para as etapas de que trata este Edital é apresentado a seguir:

Etapa Data (2017) / prazo

Inscrição 13 de abril a 13 de maio

Homologação* das inscrições 15 de maio Recurso das inscrições indeferidas 16 a 17 de maio Resultado* das inscrições após

recursos

18 de maio Primeira etapa: provas (somente para

candidatos sem mestrado ou com mestrado de outro Programa ou egressos desse Programa com conclusão do mestrado antes de maio de 2013)

19 de maio, no Departamento de Patologia Básica, sala 129 as 08:00

Resultado* da 1ª etapa. Serão divulgados os nomes dos candidatos não eliminados.

22 de maio Recurso do resultado da 1ª etapa 23 a 25 de maio Resultado* da 1ª etapa após recursos 26 de maio Defesa de projeto de doutorado 29 e 30 de maio

Resultado final* 31 de maio

Recurso do resultado final 01 e 02 de junho Resultado após recurso 05 de junho

Matrícula 07 de junho de 2017

* Observação: todos os resultados serão divulgados cumulativamente no site do PPG e terão sua versão impressa afixada na Secretaria do Programa.

(3)

DAS INSCRIÇÕES

Art. 1º As inscrições para o processo de seleção de que trata este Edital serão realizadas conforme cronograma constante a seguir.

Art. 2° Para a inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente preencher o formulário constante no Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-graduação

SIGA, disponível no endereço eletrônico

http://www.prppg.ufpr.br:8081/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?seq uencial=415 e inserir os seguintes documentos:

a. Histórico escolar (graduação ou mestrado conforme o caso).

b. Cópia do Currículo Lattes (Plataforma CNPq, disponível em http://lattes.cnpq.br), contendo todos os documentos comprobatórios numerados conforme os itens dispostos no currículo (utilizar o Anexo II para numeração dos comprovantes).

c. Cópia do diploma ou documento comprobatório de conclusão de graduação ou comprovante de término da pós-graduação nível mestrado. No caso de estrangeiro conforme documentos oficiais do país de origem.

d. Carta de intenção de orientação assinado pelo provável orientador conforme Anexo III deste edital.

e. Candidatos externos a esse Programa, procedentes de mestrados em outras áreas afins, ou aqueles egressos desse Programa, porém com defesa anterior a maio de 2013, ou ainda os candidatos ao doutorado direto deverão ser aprovados com nota mínima 7 em cada uma das provas de Bioquímica Básica, Inglês e de Área (Microbiologia ou Parasitologia ou Patologia) conforme Anexo IV. Somente farão defesa de projeto do doutorado candidatos aprovados nessa etapa.

f. Todos os candidatos devem apresentar publicação de artigo científico, sendo que candidatos ao ingresso no doutorado direto, deverão apresentar publicação de trabalho científico desenvolvido na graduação, como primeiro autor, em revista científica indexada com fator de impacto maior ou igual a B3 (IF >1,13) seguindo o Qualis Capes de Ciências Biológicas III.

(4)

Candidatos com mestrado (egressos ou não) devem comprovar ou a submissão do artigo científico desenvolvido no mestrado ou patente requerida (caso a defesa tenha ocorrido há menos de 1 ano do ato da inscrição) ou artigo publicado (para defesas de mestrado ocorridas há mais 1 ano). O artigo submetido ou publicado em ambos os casos citados, deve ter fator de impacto pelos menos Qualis B3 na área de Ciências Biológicas III (IF> 1,13).

g. Fotocópia simples dos documentos pessoais: RG, CPF e, se for estrangeiro, cópia da folha de identificação do passaporte. Serão aceitos também como documentos oficiais de identidade: Carteiras ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identidade emitidas por Ordens ou Conselhos de Classe que por lei federal valham como documento de identidade (como, por exemplo, as do CREA, OAB, CRC); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia e data de validade vigente), na forma da Lei nº 9.053/97.

h. Após a inscrição pela internet o candidato deve entregar na secretaria do Programa todos os documentos impressos (encadernados e numerados conforme anexo II). Também deve ser entregue o Projeto Individual de Pós-Graduação (PIPG), de 20 páginas, contendo a área do Programa, provável orientador, título, introdução, justificativa, objetivos, métodos, resultados esperados, bibliografia, cronograma de execução, viabilidade financeira e de infraestrutura para a execução da proposta. O PIPG e sua apresentação e defesa devem demonstrar o caráter inovador da proposta, que justifique uma pesquisa de doutorado, e seu potencial para publicações em revistas com fator de impacto igual ou superior a B1 de acordo com a área de Ciências Biológicas III ( IF >3,54).

Parágrafo único. Para efeito de homologação de inscrição, serão acatados títulos e certificados de pós-graduação emitidos por instituições estrangeiras, revalidados ou

(5)

em vias de revalidação (nesse caso, a cópia do protocolo deverá integrar os documentos para inscrição).

DA BANCA DO PROCESSO SELETIVO

Art. 1° Após a inscrição na internet e entrega do projeto de pesquisa na secretaria do Programa, o Colegiado do Programa irá criar uma Comissão de Seleção composta por 2 professores ou pesquisadores para cada projeto apresentado se forem de áreas diferentes. Sendo que um dos componentes deverá ser obrigatoriamente da área do projeto de pesquisa (com pesquisador do Programa ou conforme decisão do Colegiado), e outro participante externo ao Programa. O seguimento do processo de seleção terá apoio de 2 membros do colegiado em cada uma das etapas descritas no cronograma.

Art. 2° A análise de currículo e pontuação será realizada pela comissão de seleção. e será adotado o sistema blind review (se houver mais de um candidato ao mesmo tempo).

Art. 3° A comissão de seleção não poderá ser formada por servidor ou terceiro que, em relação ao candidato:

a. seja cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau;

b. esteja litigando judicial ou administrativamente com candidato ou respectivo cônjuge ou companheiro;

c. tenha amizade ou inimizade notória com algum dos candidatos ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau; d. tenha tido alguma relação de orientação ou coautoria de trabalhos

acadêmicos com algum dos candidatos;

(6)

§ 1º O servidor ou terceiro nomeado para integrar a comissão de seleção deverá comunicar, por escrito, eventual impedimento ou suspeição à comissão de seleção.

§ 2º O servidor ou terceiro nomeado para integrar a comissão de seleção deverá declarar por escrito que não se enquadra em quaisquer das hipóteses de impedimento e suspeição mencionadas no caput.

DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Art. 1° O processo de seleção para ingresso no curso de doutorado do Programa será dividido em 3 etapas, todas conduzidas pela comissão de seleção, estabelecida de acordo com o Art. 36 da resolução 65/09-CEPE e nomeada pelo colegiado do curso.

§1º A primeira etapa do processo de seleção, consistirá das provas conforme descrição no Anexo IV. O candidato deve alcançar nota mínima 7 em cada uma das provas. Somente os candidatos aprovados na primeira etapa estarão aptos a prosseguir. A segunda etapa consistirá na análise do

curriculum vitae de acordo com itens relacionados à produção científica na

grande área de Ciências Biológicas III (ANEXO II).

§2º A terceira etapa consistirá da defesa do projeto de Doutorado. O candidato deverá apresentar oralmente seu projeto para a comissão de avaliação que em seguida fará arguição do mesmo. A arguição será norteada pelos critérios dispostos no Anexo V deste edital.

§3º Os resultados serão divulgados pela secretaria do Programa no prazo determinado no item cronograma deste edital.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1° É permitida e incentivada a indicação de observador do corpo discente do Programa no processo de seleção, com a possibilidade de participação, sem voto, em todas as suas fases.

(7)

Art. 2 ° A atribuição de notas poderá ser fracionada. Os editais, com resultados ou avisos, e quaisquer outros expedientes relacionados a este processo seletivo serão veiculados, cumulativamente, no endereço eletrônico do Programa, e terão sua versão impressa afixada na secretaria do Programa. §1° A média final será feita utilizando a nota de análise do currículo (obtida

conforme o Anexo II) e da defesa de projeto (Anexo V). Esta média será utilizada para a classificação dos candidatos para distribuição de bolsas se houverem.

§2° Em caso de empate na avaliação dos candidatos, os critérios desempate obedecerão à seguinte ordem:

a. Maior nota na primeira etapa (currículo). b. Maior nota na segunda etapa.

c. Candidato com a menor idade.

Art. 3° Os candidatos não aprovados ou não classificados em cada etapa do processo de seleção poderão solicitar vista das avaliações (etapa 1) conforme prazos estipulados no cronograma. Todas as solicitações seja de vista de avaliação ou de recurso deverão ser feitas de próprio punho e entregues na secretaria do Programa, pessoalmente ou através de procuração específica com assinatura reconhecida em cartório. A solicitação de vista de prova não implica em solicitação de recurso.

§1° Os candidatos não aprovados em cada etapa do processo de seleção poderão interpor recurso administrativo a banca de seleção.

§2° O prazo para interposição de recurso contra os resultados preliminares ou final será de 02 (dois) dias úteis e começará a contar a partir da publicação do edital na secretaria do Programa. Todos os resultados serão também disponibilizados no site do Programa.

§3° As datas de divulgação dos resultados preliminares e os prazos para interposição de recursos constam do cronograma deste Edital.

§4° Nenhum candidato reprovado na defesa do projeto poderá ser matriculado no Programa.

(8)

Art. 4° Ao término da seleção os candidatos selecionados serão convocados para executar a matrícula no curso de Doutorado do Programa na data informada pela Secretaria do Programa, constante ao item Cronograma deste Edital. A não realização da matrícula no prazo implica a perda da vaga.

Art. 5° Na data estabelecida pelo cronograma para a publicação do resultado final deverão ser divulgados os gabaritos, e resultados definitivos, além da listagem com a condição de classificação e aprovação dos candidatos e suas respectivas pontuações.

Parágrafo único. A pontuação obtida após análise de currículo e nota de defesa de projeto será utilizada para a classificação dos candidatos.

Art. 6° Para os casos em que seja necessário alterar quaisquer dos prazos definidos neste cronograma, a comunicação será feita com antecedência mínima de 03 dias úteis, através de edital veiculado, cumulativamente, no endereço eletrônico do Programa e com a versão impressa afixada na secretaria do Programa.

Curitiba, 13 de abril de 2017

Prof. Dra. Giseli Klassen

(9)

ANEXO I

Professores Orientadores do Programa por Área e disponibilidade de vagas para o Doutorado em 2017

Total de vagas oferecidas 5

Área de

concentração Professor Orientador Vagas Microbiologia Chirlei Glienke 1

Ida C. Pimentel 1

Área de

concentração Professor Orientador Vagas Parasitologia Magda V C Ribeiro. 1

Área de

concentração Professor Orientador Vagas PATOLOGIA Andréa E. M. Stinghen 1

(10)

ANEXO II - Pontuação de Currículo – Edital 02/2017 Item Somente serão pontuados comprovantes

obtidos a partir de 2012*

Nenhum comprovante pode ser bi-pontuado.

Pontos Pontuação

Grupo I Qualificação acadêmica

1 Iniciação científica (por semestre) 10 2 Monitoria (por semestre) 2

3 Monografia ou TCC 8

4 Especialização 20

5 Mestrado (na área de Ciências) 50 Somatória

Grupo II Produção intelectual (de acordo com Capes CBIII

6 Artigos publicados como primeiro autor

6.1 A1 (FI ≥5.0) 100 6.2 A2 (FI ≥3,55) 85 6.3 B1 (FI ≥2,6) 70 6.4 B2 (FI ≥1,8) 60 6.5 B3 (FI ≥1,13) 50 6.6 B4 (FI ≥0,51) 30 6.7 B5 (FI <0,5) 15

7 Artigos publicados como colaborador

7.1 A1 (FI ≥5.0) 90 7.2 A2 (FI ≥3,55) 75 7.3 B1 (FI ≥2,6) 60 7.4 B2 (FI ≥1,8) 50 7.5 B3 (FI ≥1,13) 20 7.6 B4 (FI ≥0,51) 10 7.7 B5 (FI <0,5) 5

8 Artigo submetido como primeiro autor 50

9 Artigo submetido como colaborador 25

10 Resumos de congresso

10.1 Resumo em português (inclusive em eventos de iniciação científica)

1 10.2 Resumo em inglês 2 11 Capítulos de livro 10

12 Patente 50

Grupo III Qualificação profissional

13 Participação em eventos no Brasil (por evento)

limitado a 10 1

14 Participação em eventos no exterior (por evento) 3 15 Participação em cursos (por curso, limitado a 10)

(mínimo de 5 horas)

1

16 Estágio extra curricular no Brasil (por semestre) 5 17 Estágio extra curricular no exterior (por semestre) 10

Somatória Nota final do Curricullum vitae*

(11)

*Critérios para pontuação.

Para a prova de análise de currículo será utilizada a tabela de pontuação similar a da Resolução nº 24/13 do CEPE/UFPR que fixa tabela de pontuação para avaliação de currículo para concurso público para a carreira de magistério superior. Além disso para este edital serão seguidos os seguintes critérios:

Todos os currículos terão nota inicial 7 desde que:

a. Para candidatos sem mestrado, apresentarem pelo menos um artigo publicado ou aceito para publicação, como primeiro autor Qualis B3 (IF >1,13).

b. Para candidatos com mestrado, que tenham comprovação de submissão do artigo científico desenvolvido no mestrado (caso a defesa tenha ocorrido há menos de 1 ano) ou publicado (para defesas de mestrado ocorridas há mais um ano) Qualis B3 (IF >1,13) ou patente requerida.

Os 3 pontos restantes serão distribuídos utilizando a pontuação obtida e de acordo com os seguintes critérios:

a) a somatória dos pontos obtidos no GRUPO I terá peso 1; b) a somatória dos pontos obtidos no GRUPO II terá peso 2; c) a somatória dos pontos obtidos no GRUPO III terá peso 1;

A maior pontuação do grupo ou conjunto de grupo será utilizada para o cálculo da pontuação dos demais candidatos da seguinte forma:

Fórmula: número de pontos obtidos no grupo x peso CV com maior pontuação obtida no grupo

(12)

ANEXO III

CARTA DE INTENÇÃO DE ORIENTAÇÃO

Eu, _________________________________________, professor (a) orientador(a) do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (PPGMPP), apresento por meio deste a intenção de orientação do(a) candidato (a) ____________________________________________________, na área de concentração __________________________, a partir de ___________ (mês/ano), caso o(a) mesmo (a) seja selecionado(a), conforme critérios estabelecidos pelo Colegiado do PPGMPP conforme edital 02/2017 para ingresso neste Curso.

Local e Data

(13)

ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PRIMEIRA ETAPA Tópicos a serem avaliados e bibliografia sugerida Pontuação

PROVA 1

CONCEITOS BÁSICOS DE BIOQUÍMICA -pH e tampões;

-aminoácidos, peptídeos e proteínas; -estrutura básica de ácidos nucleicos;

-noções básicas de replicação do DNA, transcrição e tradução.

- Princípios de Bioquímica de Lehninger. David L. Nelson e Michael M. Cox. Quinta edição, Artmed.

10 questões objetivas. Nota

de 0 a 10

PROVA 2

ÁREA DE MICROBIOLOGIA

Capítulo 4 - Anatomia funcional das células procarióticas e eucarióticas.

Capítulo 5 - Metabolismo microbiano. Capítulo 6 - Crescimento microbiano. Capítulo 8 - Genética microbiana. Capítulo 12 - Os eucariotos: fungos.

- Microbiologia, Tortora, 8 Edição. OU

ÁREA DE PARASITOLOGIA

Capítulo 3 - Conceitos ecológico e bioquímico de parasitismo Capítulo 4 - Ciclos Parasitários e a teoria dos focos naturais Capítulo 6 - Resistência ao Parasitismo

Capítulo 7 - Mecanismos executores da Resposta Imunológica Capítulo 8 - Processos Patológicos causado pelo parasitismo

-Parasitos e Doenças Parasitárias do Homem nas Américas e na África. Rey. 3ª. Edição.

OU

ÁREA DE PATOLOGIA

Capítulo 1 – Alterações celulares reversíveis e irreversíveis. Capítulo 2 - Inflamação aguda e crônica

Capítulo 4 - Distúrbios circulatórios: edema, trombose, embolia, choque

Capítulo 7 - Neoplasias

- Bases Patológicas das Doenças. Robbins e Cotran. 8a Edição.

10 questões objetivas. Nota

de 0 a 10

PROVA 3

PROVA DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM INGLÊS Será utilizado texto de notícias sobre ciências biológicas

extraído da revista Nature para compreensão do texto Será permitido uso de dicionário.

10 questões objetivas. Nota

(14)

ANEXO V

Modelo de formulário de avaliação

da defesa de projeto de Doutorado do Edital 02/2017

CRITÉRIOS AVALIADOS NA DEFESA DO PROJETO DE

DOUTORADO

1)Domínio do candidato sobre a literatura

O candidato demonstrou domínio da literatura citada no projeto? Pontuação de 0 a 2 _________

2) Foco e clareza quanto aos objetivos apresentados no projeto.

Diante do questionamento de objetivos as respostas foram claras e objetivas? Pontuação de 0 a 2 _________

3) Metodologia.

O candidato tem conhecimento pleno sobre os métodos propostos? A Metodologia atende aos objetivos do projeto?

Pontuação de 0 a 2 _________

4) Apresentação do projeto.

O projeto foi apresentado de modo claro e objetivo? Pontue de 0 a 2 _________

5) Avaliação geral da arguição

O candidato expressou entendimento sobre o cronograma e resultados esperados? A expectativa de resultados é coerente com publicações no estrato B1 da área de Ciências Biológicas III (IF > 2,6)?

Pontue de 0 a 1 _________

PARECER FINAL SOBRE O PROJETO:

Somatório de notas : ____________

Sou FAVORÁVEL NÃO sou favorável

Detalhe os pontos relevantes que o(a) levaram ao seu parecer final

Referências

Documentos relacionados

1º Aplica-se este edital ao processo de seleção para o ingresso no Curso de DOUTORADO do Programa de Pós-graduação em Ciências (Bioquímica) da Universidade Federal do Paraná,

1º Aplica-se este edital ao processo de seleção para o ingresso no Curso de DOUTORADO do Programa de Pós-graduação em Ciências (Bioquímica) da Universidade Federal do

Portanto, devido a esse desconhecimento, o objetivo desta fase do estudo é investigar o entendimento dos professores da educação básica atuantes em sala de aula

Nasci de uma pequena semente Posso dizer para lhe servir, O meu oxigênio você sente, Minhas flores a natureza colorir, Minha sombra a evitar o sol ardente,.. Vocês muito bem

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR DO INSTITUTO NACIONAL

Este trabalho versará sobre os processos migratórios vivenciados na segunda metade do século XIX inseridos em um contexto espacial de Brasil meridional. Porém, com enfoque específico

1º Aplica-se este edital ao processo de seleção de discentes para o ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Geografia da

Entrevista ao escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela), concedida a Felipe Paiva, para ser utilizada como fonte no trabalho de