• Nenhum resultado encontrado

Diário comandos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diário comandos"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

SEMANÁRIO DE UM COMANDOS

Deslocamento para o CIOpEsp/ 1ª Semana

Penei no trânsito do RJ, não conhecia nada, mas após passar algumas vezes em frente a entrada e passar direto, errando as entradas não acertava os retornos, logo quando peguei a Avenida Brasil fui para o contra-azimute do CIOpEsp, o bizu é ir em direção a Campo Grande e prestar atenção nas passarelas elas são numeradas e quando você passar pela passarela de número 31 está próximo da entrada, um outro ponto de referência é a Academia do Corpo de Bombeiros.

Quando cheguei ao CIOpEsp fui encaminhado ao alojamento de alunos e logo quando cheguei já encontrei o Sgt Paulo César e outros que já haviam se apresentado, de início nos foi passado somente uma porta de armário, muito pouco espaço para guardar o material , é bizu ter um carro pois os materiais que não serão usados de imediato devem ser guardados no carro ou na casa de alguém, também pode deixar uma bolsa T-10 do lado da cama com alguns materiais (deixei todas as fardas, chegava trocava de farda e já ia torar) . Alguns alunos deixaram para se apresentar na segunda-feira, não é bizu, pois tem um monte de medidas administrativas a serem tomadas como arrumar armários padronizar equipamentos, arrumação da mochila, eu me apresentei no sábado e achei que com isso ganhei bastante tempo, no decorrer da semana enquanto alguns estavam acordados arrumando armário e equipamento eu estava descansando.

 Não tive um bom começo de curso, no domingo após o café eu e mais alguns Sargentos fomos até a reserva de armamento para treinarmos a desmontagem da pistola Imbel em segundo escalão, onde fomos abordados pelo instrutor Cap Marques que nos deu o maior esporro e o primeiro FO, antes mesmo de ter começado o curso . O instrutor  perguntou se alguém sabia desmontar a pistola e um Sgt disse que sabia, mas na hora da desmontagem o Sgt se enrolou e foi chamado de mentiroso e ponderador e o Cap Marques o mandou calar a boca .”Não é brincadeira não, é curso de comandos”. Para desestressar fomos até o Mercadão de Madureira fazer algumas compras e depois fomos para o Barracão da Escola de Samba Império Serrano onde alguns começaram a  beber, eu e o Neto viemos embora e os demais até o presente momento ainda não chegaram

(23:24:07).

A primeira semana da seleção complementar este ano foi um pouco diferente, a ralação e a cobrança foi sendo submetida de forma gradativa para que o candidato não tome aquele impacto inicial com as atividades e cobranças do Curso de Ações de Comandos e peça para ir embora logo de cara como ocorreu em anos anteriores.

É interessante que se faça uma preparação para as lutas (rolamentos, quedas, aprender o rami-rami dos tipos de defesas), estou sentindo um pouco de dificuldades pois nunca pratiquei nenhum tipo de lutas, no final das instruções tem uma prática de taponas onde é cobrado a agressividade, temos que ser agressivos mas temos que ter muita cautela para não machucar o companheiro. Nessa prática no primeiro dia eu fui com o aluno 64, ele é um pouco fraco e não conseguia me derrubar eu já havia derrubado ele umas três vezes aí eu facilitei e deixei ele me derrubar e o instrutor percebeu e disse que na próxima sessão de lutas eu estava ferrado . No outro dia eu fui com o Pisco e foi uma troca de tapas franca e o instrutor gostou.

A natação é onde tem grande índice de desligamentos de alunos, mas graças a Deus e ao treinamento que realizei estou tranqüilo, fui o primeiro a desequipar, estou flutuando bem, estou conseguindo descansar durante as instruções de natação . Tem muito Sgt que vem para o curso e não sabe nadar direito, fica fazendo baixaria na piscina e pede para ir embora, é bom porque eles chamam a atenção toda para eles, mas é muito feio para a classe ver um Sgt do Exército Brasileiro se afogando em uma piscina .

Um fato que eu achei errado foi 04 alunos terem pedido desligamento e depois retornarem, como os instrutores mesmo dizem, “nós vemos uma instrução dessa como uma missão real, e na hora da dificuldade aquele que pede para ir embora na piscina, vai certamente fazer merda em uma missão real”.

As instruções de saúde e orientação foram muito bem ministradas, alto padrão mesmo, fizemos uma pista de orientação com a mochila pesando 15 kg, em Gericinó , onde ficam localizados

(3)

os morros (Jackes, Periquitos, São João e Ubatan ) até que foi fácil encontrar os pontos, nós combinamos que as primeiras duplas só poderiam chegar depois de cinco horas na pista , o tempo máximo para realização da pista era de seis horas , o bizu é achar os pontos o mais rápido possível e parar para comer e só depois finalizar a pist a, o aluno tem que saber dosar as energias para as atividades que virão posteriormente porque de nada adianta ele gastar toda a sua energia em uma pista de orientação e a noite pedir para ir embora na instrução de natação porque está fraco.

As corridas durante o TFM não são em forma você corre individualmente no seu ritmo , tem tempo para poder completar o percurso, sempre vai um instrutor ditando o ritmo na frente e fica um no meio o bizu é chegar na frente do instrutor que fica no meio , felizmente consegui chegar no tempo nas duas corridas que ocorreram esta semana, a primeira foi de calça, coturno e fuzil, e a segunda foi com calça, gandola, equipamento e fuzil. Dentro daquela mentalidade de dosar as energias para as  próximas atividades é bom correr num ritmo moderado, mas chegar no tempo previsto, pois aqueles que chegam no tempo previsto tem um tempão para realizar alongamentos e voltar a calma, enquanto isso os que não chegam no tempo, ficam subindo e descendo inúmeras vezes a “subida dos comandos” isso tudo é a famosa “Justiça dos Comandos”. O Pisco ficou na primeira corrida e na segunda ele deu o gás chegando junto com o instrutor. Na subida dos comandos os instrutores mandam os Al descerem e ao ouvirem um silvo de apito eles devem subir a subida correndo, somente aquele Al que chegar primeiro é que é liberado para ir para o alongamento e assim vai até que todos passem pela peneira.

A pista de cordas é realizada na Área de Estágio da Brigada Pára-quedista , e é menor  que a pista do CIGS, (ela possui os seguintes obstáculos corda vertical, rede de abordagem, passeio do tarzan, falsa baiana, preguiça, rede de abordagem com a descida pela corda vertical e jacaré), a primeira vez em que passamos pela pista, realizamos duas passagens somente com equipamento e capacete ,  passei por todos os obstáculos sem problemas, o segundo dia foi com equipamento, fuzil, capacete e

mochila pesando cinco quilos, só não consegui passar pelo passeio do jacaré.

É interessante ter um dinheiro para comprar alimentos e repositores energéticos para serem consumidos durante o dia e complementar a alimentação a noite após as liberações, o rancho aqui é padrão geralmente são dado dez minutos para o consumo das refeições e pode repetir à vontade , deve se aproveitar esse tempo para comer bastante que com certeza você irá gastar tudo o que consumir  logo em seguida.

O TFM se inicia às 0400 horas nesse horário o turno deve estar pronto no campo de futebol. É bom ter um camelback para enchê-lo de água à noite e colocar no freezer para congelar  para beber no dia seguinte, ela fica gelada por bom tempo.

Um fato interessante que ocorreu foi que o 01 escalou os segundos tenentes para fazerem a faxina, um instrutor ao descobrir isso deu a seguinte ordem apartir daquele dia durante duas semanas somente os capitães iriam realizar a faxina nos dois alojamentos.

2ª Semana

A segunda semana foi bastante sugante tínhamos instruções até às 0100 horas, e sempre rolava algumas recomendações para o dia seguinte para depois sermos liberados, à noite após o jantar tínhamos instruções de lutas e natação (“brigas e afogamentos” como era chamado pela equipe de instrução) três horas de cada instrução. Se houver uma preparação adequada o militar certamente não vai ter problemas na piscina. Graças a Deus estou descansando durante as instruções de natação, às vezes durante a natação com PPTM eu chegava a torar nadando . Aqui não pode afundar a cabeça na água é interessante realizar alguns treinamentos sem afundar a cabeça para ir se acostumando com esse processo. Deve se deixar um uniforme para o uso exclusivo nas instruções de natação (coturno, gandola sem velcros, camiseta, calça sem bombacha), esse uniforme é bizu deixá-lo em cabides identificado no varal para que ele fique seco durante o dia, eu usei um coturno calfesa nas instruções de natação, pode-se usar uns botões de solturas rápidas no cadarço do coturno, o PPTM deve ser identificado com o seu número , é bom ter umas formas pequenas para fazer os números para realizar essa identificação e as nadadeiras devem possuir um cordel de velame para que possa ancorá-las

(4)

ao pé para evitar perdas. O PPTM deve ser conduzido em uma bolsa velame verde , é bizu comprar  uma bolsa velame grande para acondicionar todo o material.

Tem gente que toma vários medicamentos para não sentir dores, “eu cago para essa porra toda” não acho interessante ficar me dopando. Estou sentindo dores no braço esquerdo, acho que é tendinite, o Al 04 me disse que essa dor estava ocorrendo porque eu não realizei um preparação na academia para fortalecer a musculatura dos braços (é bizu freqüentar uma academia para fortalecer a musculatura dos braços, pernas, panturrilha e costas, só o que interessa ).

Meu treinamento não foi tão forte e eu não vejo a necessidade de o militar ficar se matando realizando praticamente dois cursos sem necessidade, teve gente que veio aqui falando que tinha treinado pra caralho e no entanto foi embora. O bizu é treinar bastante as nossas dificuldades e mesclar com uma academia, lógico que nesse treinamento não pode faltar uma corridinha básica, uma natação (com PPTM, pau de fogo e flutuar e desequipar com pau de fogo e equipamento, a farda inclusive as meias devem ficar toda ancorada no equipamento por ocasião da desequipagem).

 Nessa semana consegui chegar junto com o instrutor de corrida nas duas corridas que tiveram e graças a Deus consegui escapar da “Justiça dos Comandos” realizada na “subida dos comandos” (a corrida foi realizada com o seguinte material pára-fal, pistola, equipamento com cantil pleno e uma mochila pesando cinco quilos). Já a pista de cordas que são duas passagens com pára-fal, pistola, equipamento com cantil pleno, capacete e uma mochila pesando cinco quilos, na primeira passagem eu passo em todos os obstáculos com exceção do passeio do jacaré e na segunda passagem eu só enrolo e passo somente nos mais fáceis e que não me sugam tanto . É bizu a mochila estar com o peso  previsto, pois eles pesam as mochilas e “se ela não tiver cinco quilos certamente depois mais de cinco

com certeza ela terá”, é bom você ter o material para deixar a mochila pronta para não ficar tendo que  prepará-la todos os dias e perdendo tempo de descanso (o material que deve estar na mochila de média capacidade sem armação é uma farda de muda completa inclusive com um coturno, um cantil e um poncho) eu usei um coturno velho.

  Nas lutas até que estou aprendendo alguma técnica, mas sou muito descordenado para realizar os movimentos, é bom aprender algumas técnicas de defesa pessoal e rolamentos para não sentir dificuldades durante as execuções dos exercícios, o instrutor disse que eu era muito bruto e sem técnica alguma. Para aqueles que “cagam o pau” ou estão na esquerda, no final da instrução de lutas têm uma tal de “defesa contra grupo de homens” onde colocam 02 ou 03 Al contra 01 e aí a pancadaria corre solta.

Realizamos também uma marcha de 16 Km com 15 Kg na mochila, foi tranqüilo, para tirar nota dez era preciso fazer a marcha em até 3 horas, completei o percurso em 2 h e 56 min não é interessante forçar o bizu é dosar o tempo.

Realizamos uma pista de orientação em Paracambi, o local era cheio de elevações e os pontos todos no alto das elevações, a mochila pesava 15 Kg fora a água e a ração, devido ao terreno ser bastante acidentado é fácil de se orientar, o bizu é não errar os pontos e subir as elevações usando os caminhos que as vacas fazem. O tempo para realização da prova era de sete horas, o turno combinou para que todas as equipes (01 Of e 01 Sgt) só chegassem após 06 horas de prova , felizmente o tempo estava nublado o que ajudou bastante, completamos toda a pista em quatro horas e descansamos duas horas e meia para depois chegarmos ao final. Isso não é golpe segundo o Al 04, que está fazendo o curso pela quarta vez, todo ano isso ocorre a equipe de instrução até sabe que isso é feito, mas isso só não pode ser feito na cara dura tem que ser camuflado, não adianta se matar durante o dia na orientação e fracassar na piscina. Tivemos instrução de PCL e TAI foram padrão, mas você fica muito tempo na posição de segurança, que é com os joelhos no chão, os Al que eram repetentes no curso se bizuraram usando joelheiras para não machucar o joelho eu acho bizu ter essas joelheiras pois elas vão ajudar bastante.

O nosso turno começou com 33 Sgt e agora somos somente 16, tem alguns que não levam  jeito pra coisa, desses 16 que sobraram teve um que não foi para a instrução de “brigas e afogamentos” e foi torar no alojamento e no outro dia pediu para voltar, mas esse não tem a vida longa porque é vagabundo e mal visto até pelo turno, tem uns quatro que eu acho que não vão muito longe, ficam sempre fazendo cara de coitadinho, dá vontade de descer a porrada neles!!!

(5)

Aqui quando o aluno fica meio aéreo pensando em ir embora, é chamado de “entrar em  banzo” nessa semana bateu um “banzo” no Pisco e ele ficou querendo pedir para ir embora, pois iria  perder a esposa e a filha (a esposa dele não o apóia a fazer o CAC), eu fui lá no alojamento disse que não iria deixar ele pedir para ir embora peguei a mochila dele e carreguei comigo falei umas coisas para ele e rapidinho ele veio atrás de min pegou a mochila e saiu puxando canção, se ele fosse embora eu iria arrebentar com ele depois.

Sábado foi a entrega do gorro preto de aluno, estava previsto instrução até às 0100 horas mas logo depois do jantar, os instrutores tocaram o zaralho, e nos mandaram para a água, e nos entregaram o gorro, esse ano juntaram o turno de Sgt e Of logo no início, durante essas duas semanas você é candidato pois ainda não foi matriculado, não se apresenta como comandos, “mas agora sou o Comandos 36 e só vou deixar de ser comandos se eu quiser”. Fiquei sabendo que vão incorporar ao turno mais dois Sgt da FAB, talvez meu número mude.

 Nessa semana o Cap Soljenitsin e o Araújo pediram para ir embora. O curso de comandos é tão foda que até para ir embora dá trabalho, a equipe de instrução arrebenta o Al, mas quando ele pede  para ir embora eles sempre tentam convencer o Al a voltar, caso eles não consigam essa missão passa  para o Cel Sinval, isso aconteceu com alguns Al.

Não é interessante o Al ficar no CIOpEsp nas liberações, ele tem que sair do ambiente do Camboja para descansar a mente, porque quem fica no Camboja só fica pensando besteira, eu estou indo com o Pisco para a casa de uma tia dele que mora aqui no Rio.

Percebi que as instruções são uma fudense para te sugar ao máximo na parte da manhã e na  parte da tarde são instruções de banquinho no auditório para o Al se recuperar.

3ª Semana

Essa é a chamada semana zero do curso, tivemos uma palestra com o pessoal da ESEFEx, sobre alimentação e bizus para serem consumidos durante o curso. Fomos para o CEP para fazer umas rolhas de exames psicológicos . Fizemos também o teste de sondagem inicial onde caiu questões de orientação (erro da carta, escalas e declinação magnética), explosivos (destruição de  ponte), comunicações (620, criptografia e decriptografia e prescrições rádio), patrulhas (organograma de emboscada e TAI) e primeiros socorros. O teste foi fácil não precisa estudar muito, o bizu é estudar o modelo de teste de sondagem inicial que está disponível na no site do CIOpEsp.

A semana foi tranqüila, tivemos liberações todos os dias, a atividade mais ralada da semana ocorreu na quinta feira, que foi o treinamento para o cerimonial, fizemos onze entradas no  pátio de cerimonial. Até o presente momento não foi necessário usar os kits para nada com exceção do

kit de manutenção do armamento, alguns Al brincantes aproveitaram essas semanas para montarem os kits. Achei o cerimonial normal, o tempo de cinco minutos para desmontar o fuzil, a pistola e a mochila foi suficiente, consegui desmontar dentro do tempo previsto. Graças a Deus até o presente momento não estou aparecendo negativamente no curso, devido a isso fui revistado de maneira tranqüila, fui um dos  primeiros a serem revistados e logo após a revista você já inicia a montagem do seu material (bizu, a  bússola deve possuir ponto luminoso). Aqueles que cagam o pau e caem na esquerda, vão para a água

em um tonel que fica do lado do pátio de cerimonial é muito engraçado ficar olhando com o rabo de olho os Al indo para água dentro daquele tonel, só não pode rir pois aqui “um homem que ri é um homem sem medo”. Os kits devem estar envolvidos com dois sacos plásticos e o material deve ser exposto em um poncho em uma ordem padronizada pelo turno (o bizu é numerar o poncho e os kits assim você vai tirando da mochila e já deixando na ordem correta), os kits são de um lado e os materiais são do outro lado, as peças do armamento ficam expostas em um lenço tático que é comprado na Vertical do Ponto, esse lenço tem um zíper que é para caso você não consiga montar o armamento no tempo previsto  jogue as peças dentro do lenço e quando tiver tempo você termina de montar. Um grande bizu que eu usei e todo mundo gostou inclusive a equipe de instrução, foi o desmuniciador que o subtenente Duran fez, “eu dei o ninja no desmuniciador que estava no corpo guarda do CIGS, mas valeu a pena, ele me ajudou bastante”. Você não precisa abrir os kits deve deixá-los com os sacos plásticos, só se o inspecionador pedir para verificar o kit é que você deverá abri-lo, aquela história de que é jogada água dentro dos kits é mentira, o que acontece é um teste de impermeabilização do kit se você fez uma

(6)

 preparação adequada certamente não vai entrar água em seu material. Outro bizu é não consumir a água dos cantis antes da revista, durante as entradas e saídas alguns Al consumiram a água dos cantis e quem não estava com os cantis plenos levavam água na cara e ficavam gritando “os cantis devem estar   plenos, os cantis devem estar plenos”. Um bizu que o 01 nos mostrou é um porta kit que ele fez, ele  pegou uma bolsa de manta velame e costurou um elástico largo na parte interna da bolsa para prender os

kits, e deixar os kits presos na ordem padronizada , o uniforme de muda deve estar todo junto (coturno, meia, calça, cueca, camiseta e gandola), bem como a roupa de contato (calça, cueca, sapato, meia e camisa). A desmontagem em segundo escalão do armamento é realizada somente pelos Al que os instrutores escolhem, geralmente aqueles que estão na esquerda, o bizu é levar no bolso do braço da gandola uma chave de fenda e um toca pino , para não precisar abrir o kit e perder tempo, caso você seja escolhido.

Até o presente momento meus pés estão bem, diferente do COS que rapidamente ficam rachados, não estou passando hipoglós, passo somente hidratante para que os pés não fiquem ressecados e se rachem, graças a Deus está dando certo.

 Na sexta feira ocorreu a aula inaugural que foi muito padrão falou sobre a história e origem dos comandos o mais vibrante foi a conclusão que foi feita com a seguinte frase:

“Quando tudo parecer perdido Quando até os melhores duvidarem

Quando ninguém mais acreditar Quando os chefes deixarem de planejar

Alguém vai se lembrar e dizer.... Mande vir os COMANDOS!!!”

 Nessa semana dois Al foram embora, não foi surpresa para mim pois eu achava que eles não tinham o “jeito comandos de ser” e a partida deles era só uma questão de tempo, agora somos 14 Sgt do EB e 02 da FAB que se apresentaram no início desta semana.

Um fato que aconteceu quando estávamos de 3° D, aguardando para irmos para o CEP , os instrutores perguntaram se o Pisco era guerreiro de selva e ele respondeu que sim, então perguntaram porque ele não estava usando o brevê , o cara-de-pau disse que não tinha comprado o brevê ainda, a equipe de instrução encheu o saco dele, o bizu é manter com o breve de guerreiro de selva , não  podemos nos amedrontar ou nos envergonharmos, temos que ter orgulho de sermos 3° Sgt guerreiros de

selva, que é um excelente curso.

“Que venha a quarta semana, eu só saio daqui comandos, não peço para ir embora nunca!!!”.

4ª Semana

A semana começou com um cerimonial, fizemos quatro entradas para poder iniciar a  preparação para a revista, fui revistado superficialmente, quem se ferra são os Al que estão na esquerda

da equipe de instrução, eles vão para a água, tem que abrir todos os kits e desmontar o armamento em segundo escalão, depois eles ficam enrolados para montarem a mochila e o armamento, quem é inspecionado primeiro pode auxiliar os demais na montagem , mas sempre ficam alguns que saem sem montar todo o material, é um grande zaralho, armamento dentro do lenço tático e um monte de material dependurado, kit nas mãos etc. Caso você seja escalado para desmontar o armamento em segundo escalão, durante os cinco minutos que são concedidos, faça somente a desmontagem da mochila e armamento em primeiro escalão, pois depois eles te dão mais tempo para você desmontar ou até mesmo esquecem de mandar você desmontar em segundo escalão . Nesse primeiro cerimonial somente o Pisco, o 29 e eu não fomos para a água.

Tivemos instrução com o pessoal da Artilharia pára-quedista sobre defesa antiaérea e com o  pessoal da FAB sobre defesa de aeródromo, tivemos também a realização de uma pista de orientação

diurna e noturna, após a realização dessa pista realizamos a prova da pista de cordas, para você estar apto, tem que completar a pista em até doze minutos e queimar no máximo dois obstáculos . O grande problema da semana foi o sono, somente no primeiro dia foi que dormimos duas horas e no restante das noites até o início da atravessia da Serra dos Órgãos ficamos acordados zumbizados nas instruções.

(7)

O farol da semana era a atravessia da Serra dos Órgãos , são um dia e meio para subir e descer, parece até brincadeira mas o percurso é só subida tem uma ou outra descida, minha mochila estava pesando 33 Kg, antes de iniciar a subida fica rolando a “justiça dos comandos” em um igarapé que passa perto do local de espera, você sobe até chegar a Pedra do Sino e depois inicia a descida. Existe trilha durante todo o percurso, em um ponto do percurso minha equipe pegou o caminho errado e tivemos que atravancar um pedaço de mata fechada, “um juquiral bravo”, como conseqüência nos tornamos a penúltima equipe, alguns integrantes da equipe ficaram desanimados, mas eu tirei força não sei de onde e sai na frente abrindo um novo caminho até encontrarmos o caminho correto. A equipe de instrução vai liberando as equipes e após um certo tempo eles vêm atrás descendo a lamba nas equipes que eles alcançam . É proibido o deslocamento noturno quando dão umas 1730 horas, é hora de parar e preparar aquela ração bizurada e aproveitar aquelas tão sonhadas horas de sono, toramos até às 0530 horas. O bizu para você torar felpudamente é levar um saco de dormir, uma lona preta e um agasalho (malvinão ) pois é muito frio na Serra, se não levar material suficiente você vai penar a noite toda, felizmente torei felpudamente só não tinha a lona mas tinha além de um malvinão uma japona. A descida da Serra é muito jangal, tomamos muita lamba, dois oficiais da minha equipe começaram a passar mal e tivemos que reduzir o passo, e como conseqüência fomos alcançados pelos “cães” que nos deram muito “incentivo” e “nitro” durante a descida, minha perna ficou roxa. O bizu é descer correndo e torcer para não ser alcançado o caminho é cheio de zigue-zague e tem muita pedra. Após chegar ao final, eles te dão um tempo para confeccionar ração e depois começa a “justiça dos comandos” aqueles que estão devendo vão para a água (que é muito fria) graças a Deus escapei desse justiçamento, porém antes do embarque para o retorno, todos vão para a água , isso ocorre todo ano já é previsto.

Já ia me esquecendo fizemos a prova de natação, você tem que ser apto na piscina para  poder ir para a semana do mar, o teste é simples (para tirar dez é preciso alcançar os seguintes índices,

nadar mil metros armado e equipado sem tempo, flutuar armado e equipado por quarenta minutos, vinte e cinco metros de nado submerso com pau de fogo e vinte e cinco metros de nado indiano) esses índices são para o dez. Essa foi a última instrução de natação na piscina, graças a Deus mais um obstáculo vencido.

 No início desta semana aquele vagabundo que não foi para as instruções de “brigas e afogamentos”, foi embora e eu aproveitei para comprar a mochila dele, pois a minha descosturou, ele me vendeu por um preço bem baixo

.

5ª Semana

Tivemos instrução de ofidismo no IBEx e outra no CIOpEsp (rafe lafe), tivemos duas horas de tora no primeiro dia, no segundo dia foi instrução de operação de ZP e ZL era para ter uma prática na Base Aérea dos Afonsos, mas choveu e o salto foi cancelado e a prática foi no Camboja mesmo. Após essa instrução veio a “ apoteose” que é uma forma de  justiçamento onde de acordo com a quantidade de FO que você tem é a quantidade de voltas que você terá de dar em volta de um percurso de uns seiscentos metros. No turno dos sargentos somente o Neto, o Pisco e eu fomos liberados, nem acreditei, ir para o alojamento às 2300 horas era tudo o que eu sempre quis. No dia seguinte realizamos a prova de corrida para conseguir estar apto tem que correr 8 Km armado e equipado com a mochila pesando cinco Kg em até sessenta minutos, eu e o Pisco chegamos em segundo, corremos bem tranqüilo o tempo é suficiente para a realização da prova, caso você não esteja estourado. Tivemos instrução de rapel e fast hope na torre do corpo de bombeiros, instrução tranqüila.

Após o jantar de terça-feira embarcamos para a Ilha da Marambaia para a chamada “semana do mar”, ao chegarmos no porto fomos de cara para a água para nos ambientarmos, fomos de bote até uma enseada, onde tivemos instrução dos botes de uso da Brigada de Operações Especiais e depois partimos a remo até a base, chegamos lá 0300 horas e depois de desembarcar e tirar  os botes fora d´ água fomos liberados, alvorada foi sinistra os instrutores disseram que a alvorada seria às 0600 horas mas ela ocorreu às 0430, fomos para a água e em seguida para o TFM, que foi corrida ou melhor rastejo na areia, nós corríamos um pouco e rastejávamos outro, e quem está na esquerda recebe areia no radiador, a alvorada de quinta-feira e sexta-feira foi da mesma forma ,

(8)

fizemos uma infiltração diurna de umas quatro horas e outra noturna de cinco horas (estilo espinha de peixe, porem usando PPTM), realizamos orientação noturna e diurna, movido a remo, é fácil se orientar no local, as ilhas que existem no local são bem nítidas na carta e no terreno, instrução de alagar e desalagar botes, motor de popa e tivemos a última instrução de lutas, brigas na areia. Eles cautelam nadadeiras para serem usadas na semana do mar, é bizu ancorar a nadadeira no pé para evitar perdas, pois se você perder terá que pagar e custa quatrocentos reais, essas nadadeiras são difíceis de colar o esparadrapo para identificação, eu usei cola para fixar o esparadrapo . Também é bizu comprar silicone para passar no armamento quando for para o mar, pois só com óleo o armamento fica todo enferrujado.

 Na sexta-feira retornamos para o CIOpEsp e no lugar de liberação fomos presenteados com o teste de lutas, quando chegamos no Camboja todas as luzes do quartel estavam apagadas, era um silencio de cemitério, sinistro mesmo, você tem instruçã o de defesa contra faca, pistola, agarramentos, cacetetes, para depois aplicar as técnicas aprendidas em um teste , não posso descrever os detalhes do teste, só passando por ele para saber como realmente é, uma coisa eu posso garantir “dói pra caralho, mas passa”.

Comandos!!!

6ª Semana

Essa semana foi um pouco tranqüila, tivemos várias instruções de tiro com o armamento não convencional de uso do Batalhão de Ações de Comandos , foi padrão, tiro de fração, tiro com OVN, ação reflexa e muito mas muito tiro com a munição “M1 pou-pou calibre sete meia boca” até dar  câimbra na língua, porém instrução de tiro até que são vibrantes . Tivemos instrução com o GAC de condução de tiro de artilharia por elementos de qualquer arma, e instrução com a FAB sobre GAA e realizamos uma prática de GAA, instrução alto padrão mesmo, isso até quarta-feira.

Quinta-feira e sexta-feira, tivemos instrução sobre ações de comandos (infiltração, exfiltração, ação no objetivo), instruções alto nível mesmo, aquela idéia de que o comandos é burrão e que as instruções são de bolo deve ser apagada aqui tem hora de tudo, hora de aprender e hora de ralar. Na sexta-feira tivemos instrução até meia noite sobre planejamento e ordem ao destacamento, aqui o planejamento das missões é mais detalhado do que no COS e as ações de comandos são bem mais complexas. Depois das instruções foi dada uma missão, tipo uma missão escola foi uma missão onde foram dadas muitas orientações e bizus para os planejamentos.

7ª Semana

A semana começou no domingo onde embarcamos para Taubaté, a viagem foi de ônibus o Cel Sinval estava no ônibus e graças a Deus fomos torando durante toda a viagem, tivemos instrução de LocAter, maguari, rapel e fast hope até terça-feira. É bizu aproveitar ao máximo o tempo que for  destinado para o descanso, aqui eu sou caracterizado por ser  o Al que consegue torar mais cedo, eu não fico enrolando, chego preparo minha farda e arrumo o material para o dia seguinte, faço minha barba e higiene e durmo de calça e camiseta, no dia seguinte levanto termino de me equipar, pego minha mochila e caso eu não esteja escalado de faxineiro vou torar lá fora enquanto os outros se aprontam e fazem a faxina, tem gente que após a liberação fica fazendo happy hour,  junta um monte de Al para ficar comendo bizu em volta da cama, com a minha técnica de tora

vou ganhando minutos a mais de tora, que com certeza fazem a diferença.

O restante da semana foi só operações do grupo I, que é cobrado somente a ação no objetivo, aqui a ordem ao destacamento é muito detalhada, nesta semana eu fui comandante de grupo várias vezes, sempre o Cmt que era escolhido me colocava em alguma função importante, a equipe de instrução escolhe o Cmt, SCmt, Enc Mat, H Carta, Cmt do Gp de Assalto e Cmt do Gp de tarefas essenciais, o Cmt é sempre um oficial e o SCmt é um Sgt as demais funções podem ser um Sgt ou Of. Durante a ordem se o comandos ficar torando ou cagar o pau, além de ir para a água recebe um “corpo de prova”, que é um bloco de pedra de 12 quilos , para por na mochila, felizmente não recebi nenhum durante toda a semana, recebemos a primeira missão no Camboja e fomos para a Ilha da Marambaia para cumprirmos as outras missões da semana, na Ilha além de receber um corpo de

(9)

prova ir para a água tinha um rolamento na areia para pegar uma “cobertura” , a semana foi difícil  pois estava um pouco frio. A APA das missões eram realizadas com todo o turno na água , acredite, tinha Al que conseguia roncar naquela água fria. Na segunda missão fui escolhido com SCmt e aloprei geral, agi no “estilo comandos” (água, esporro e lamba) a equipe de instrução vibrou , o Of que era o Cmt deu uma boa ordem preparatória, porém se enrolou um pouco na ordem ao destacamento, o homem carta conseguiu se perder em um deslocamento de setecentos metros, ele é o oficial mais burro que eu já vi, não sabe tirar um azimute na carta, fui o único SCmt a não ir para a água durante a ordem  preparatória, porém na ordem ao destacamento cada Al que era pego torando pelos instrutores, ia para

água eu e ele, às vezes eu nem chegava da água e já voltava novamente. O Cmt estava meio enrolado eu quase dei o “golpe de estado”, mandavam ele para a água e eu assumia a ordem e desenrolava melhor  que ele, um monitor me disse depois que eu só não assumi o comando do destacamento porque os oficiais instrutores não quiseram deixar, realmente ficaria muito feio um oficial perder o comando do turno para o sargento mais moderno. Durante a APA foi dito que a única coisa que prestou na missão foi a atuação do SCmt. Essa conclusão era óbvia, pois o homem carta se perdeu, o rádio-operador pediu  para ir embora, encarregado de material pediu para ir embora e o Cmt entrou em choque. Teve uma missão em que foi escolhido quatro Al para cumprirem uma missão de reconhecimento e montagem de um comitê de recepção, fui um dos escolhidos, realizamos o reconhecimento e o balizamento do itinerário dos grupos no padrão e ainda sobrou um tempinho para “dar uma toradinha só para não perder  o costume”.

Graças a Deus consegui me sobressair bem, o coordenador do curso me chamou e disse que eu estava muito bem no curso até o presente momento , e já tinha demonstrado vários atributos que os comandos devem possuir e era só manter, e apartir daquele momento eu seria cobrado de maneira diferente, pois não adiantava eu estar bem enquanto outros estavam muito mal, a partir daquele momento, eu iria responder pela merdas que os outros Sgt fizessem, eu deveria orientá-los e fazer o turno ficar mais coeso deveria estar atento a tudo liderar a vibração e auxiliar nos planejamentos, diferente do COS aqui você pode fazer o planejamento em grupo o que facilita bastante , mas mesmo assim tem gente muito treva em planejamento e é nessa hora em que vejo o quanto um Sgt guerreiro de selva está a frente dos demais, quer sejam eles mais modernos ou mais antigos.

O que foi complicado nesta semana foi o pé, lá é praia e entra muita areia no coturno, e fica roendo o pé, acho que durante essa semana é melhor usar uma meia grossa, eu usei uma meia fina e o pé ficou todo vermelho, o bizu é usar permanganato de potássio para lavar o pé na liberação. O grande bizu para a fase de operações são várias xérox para facilitar o preenchimento da caderneta (PRPO, QOPM com legenda, Situação de contingência, quadro horário, organograma e uma cola em bastão).

Graças a Deus dia a dia, semana a semana, estou conseguindo sobreviver a essa dura rotina de Al do curso de comandos. Que venha a oitava semana, que venha o TRL, quanto mais obstáculos ultrapassamos, mais perto nos aproximamos do final do curso.

8ª Semana

Essa é a semana do TRL, desde quando me propus a fazer a o curso de comandos sempre quis saber como eu me comportaria nesse teste de tão grande dificuldade, ver qual seria o meu limite, o curso de comandos tem três fases que são chamadas de pontos de inflexão, ou seja pontos de maior  dificuldade, o primeiro é o teste de lutas, o segundo é o TRL e o ultimo é o campo de concentração onde são quitadas todas as pendências de todas as encarnações dos Al, então vamos ao relatório do TRL do curso de comandos.

O TRL balança o psicológico dos alunos, a apresentação era segunda-feira as 0400 horas, muita gente inclusive eu ficamos enrolados a noite toda arrumando material, não soubemos aproveitar  direito a liberação, como conseqüência no primeiro dia tivemos que planejar uma missão bem complexa, só emitimos a ordem e ensaiamos e não executamos essa missão, porém durante a ordem acho que era devido ao pensamento no TRL e a noite anterior mal dormida, estava todo mundo zumba sem motivos. O TRL inicia com um cerimonial onde é recolhido todo o material líquido e pastoso que o Al possui

(10)

na mochila (remédio, camuflagem, óleo, graxa etc.) para que ele não caia em tentação e faça  besteira, pois a sede é muito grande.

 Na segunda-feira a água e a comida são liberadas à vontade, o bizu é comer e beber igual louco que certamente futuramente você irá sentir falta, todos os planejamentos são realizados em pé ou de joelhos, não pode sentar durante o planejamento e nem na viatura, são todos os Al em pé com a mochila nas costas sendo ensandecidos com tapas, contagem etc. Na segunda-feira tivemos trinta minutos de tora.

 Na terça-feira tomamos meio copo de leite e dois pães , após o café recebemos dois cantis de água para passar o dia, no almoço recebemos algumas colheres de arroz e feijão , recebemos uma missão que era para subir o Morro da Pedra Branca, era só subida, muita gente com corpo de prova na mochila e muito material coletivo e para completar o Pisco foi escalado como SCmt, “eta caboclinho chato!!!”. Minha tática para o consumo da água era beber um cantil após as refeições e no decorrer do dia de forma que sobrasse um cantil para consumo após o cumprimento da missão.

Quarta-feira, recebemos uns dois dedos de café com leite e um pão , o ressuprimento de água foi após o café, não é bizu estar com água no cantil na hora do ressuprimento , pois os instrutores derramam a água, nesse dia recebemos um litro de água para passar o dia , o almoço foram algumas colheradas de arroz, tinha um suco geladinho que foi jogado no chão, era só para mexer com psicológico do Al, dá vontade de pular na lama e beber o suco, mas nessa semana você só pode consumir a água que for paga pela equipe de instrução , se eles te pegarem consumindo outro tipo de água é desligamento na hora. Não sei porque motivo eu estava suando muito, e lógico lambia todo o suor para não desperdiçar nenhum tipo de líquido , os instrutores diziam que os alunos estavam me olhando e se eu desse mole eles iriam me lamber. Recebemos uma missão para subir o Morro de Camuri, mas quando íamos iniciar a subida começou a chover, era tudo o que o aluno queria, uma chuvinha para poder beber algumas gotinhas de água, porém os instrutores nos levaram para um local coberto e depois retornamos para o Camboja e no balanço geral era bem melhor ter  subido o morro, pois ficamos a noite toda andando em volta do campo carregando um míssil chamado de “rolando” era pesado pra caralho, e já estava todo mundo com “corpo de prova” na mochila e muito material coletivo. Quando todos estavam abatidos, e tudo dando errado, o Cmt pediu  para ir embora e o instrutor Cap Brandt determinou que eu assumisse o comando do turno, não sei como

aquilo foi possível, mas comecei motivar os Al falando algumas coisas e operando a mente dos deles “e o turno mudou da água para o vinho”, frase dita pelo instrutor, e começamos a dar as voltas na apoteose correndo o instrutor gostou da reação do turno e a cada volta que a gente dava ele nos dava cinco minutos de tora, que era muita coisa era muito bom se jogar no chão sentir o peso da mochila saindo da sua costa e torar jogado no chão igual a “sei lá sabe o que” não dá para definir uma cena dessa Só  passando por ela para saber o que eu quero dizer. Foi muito bom para eu ter liderado a reação do

turno daquela forma, deu uma grande satisfação e motivação, eu me senti como um verdadeiro líder. Como sempre deixei o máximo de água possível para consumir após a execução da missão.

Quinta-feira, recebemos somente um pão, nada de almoço e muito menos água, a missão era para subir a Serra do Mendanha, foi pago um corpo de prova para cada Al o ensaio foi numa solaca, durante toda a ordem, ensaio e execução estávamos de mochila o tempo todo e todos estavam totalmente zumbas desidratados teve aluno que já havia perdido quatorze quilos, neste dia cinco Al pediram para ir embora, uma coisa eu digo, foram embora porque estavam com a cabeça fraca, teve gente que pediu para ir embora no topo da elevação, nada justifica alguém pedir para ir embora depois de ter passado por todas as dificuldades, faltou determinação, cinco minutos após pedirem para ir embora já estavam chorando arrependidos o sofrimento a sede o cansaço são coisas momentâneas, deve ser bom ir para a ambulância e beber água pra caralho, mas eu tenho certeza que é melhor ainda conseguir superar a preparação para o TRL sem cair nenhuma vez.

Após descermos a Serra do Mendanha chega ao fim a preparação para o TRL, eu ainda tinha energias para o TRL, estava cagando para a sede, em minha cabeça eu só pensava em tomar água, suco e dois milk sake de morango no Mac Donalds a noite após o fim daquele sofrimento, minha cabeça e meu corpo estavam preparadas para isso , o TRL começou às 0830 horas e foi até às 1450 horas, os Al ficam sem mochila e o turno é dividido em grupos de cinco Al cada, são vinte oficinas, de dez minutos mais ou menos cada em cada oficina , os instrutores escalam um Cmt para cada oficina são missões simples é só para testar as capacidades de raciocínio dos Al em condições de

(11)

extremos cansaço, acho que comandei umas seis oficinas, minha equipe foi a única que não teve nenhum integrante baixando durante a execução do TRL, ela estava bem unida e a gente dividia bem as missões.

A fome durante o TRL é algo insignificante, dá para superar tranqüilamente, o maior dilema é a sede, e o segredo para superá-la é preparar o seu psicológico , muita gente fica com a boca seca e nem conseguem falar direto, alguns ficam variados fazendo e falando coisas absurdas, depois que  passa é muito engraçado mas na hora é foda. Mas como tudo tem seu fim o TRL não foi diferente, após

o fim do TRL tem muito suco, soro, água de coco e muitas frutas, comi e bebi até vomitar e mesmo assim não parava de comer e beber.

9ª Semana

Essa semana foi tranqüila, foi a semana da montanha, estava fazendo um pouco de frio somente na parte da noite, durante o dia o tempo até que estava bom. O turno ficou a disposição da Seção de Instrução de Montanha até a quarta-feira , nesse período tivemos as instruções previstas   para o estágio de escalador militar, e passamos pelas rotas que eles têm no Campo Escola de Montanhismo (CEMONTA). Durante as instruções na sala de instrução o instrutor Cap Marques ficava com uma máquina tirando fotos dos alunos que ficavam torando para depois na hora do intervalo realizar o justiçamento, mandando os Al p ara a água em uma torneira que fica do lado da sala de instrução, é bizu dá o gás para não torar porque a noite é muito frio. Se você conseguir  alcançar os objetivos mínimos que eles cobram, no final da semana você é brevetado escalador militar .

Para essa semana o bizu é ter um coturno apropriado para escaladas, pegue um coturno queixo duro um número menor que o que você calça e mande colocar solado de pneu de avião. É interessante conduzir um pouco de dinheiro pois o deslocamento foi de ônibus e houve uma parada e os alunos foram autorizados a comprar bizu em uma lanchonete. Quando o curso de comandos chega em outra Unidade causa um grande alvoroço, todos param para ver os comandos e geralmente sempre há algum conhecido, principalmente os oficiais que tem muito companheiro de tuma e na montanha não foi diferente, tinha um Al que servia no Batalhão de montanha e os amigos dele deixaram vários bizus no alojamento (pizzas, refrigerantes e doces).

 Nós éramos liberados às 2330 horas e a alvorada era às 0530 horas , exceto no primeiro dia em que a alvorada era para ser às 0600 horas mas ela foi antecipada pela equipe de instrução para as 0400 horas, fomos rebocados para fora do alojamento na base de cabo solteiro e pontapé , nem sei como eu saí da minha cama, quando percebi já estava lá fora com as costas ardendo , logo após esse “bom dia legal”, partimos para um corridão de calça e coturno pela cidade de São João Del Rei .

 Na quinta-feira voltamos a ficar a disposição dos “cães”, e ele s vem cheios de maldade e vontade de cobrar as dívidas, durante o planejamento somente os que fazem merda vão para água, durante a operação estava muito frio, mas felizmente só fomos para água no final da missão. “A água aqui na montanha parece que sai de um freezer”.

A verdade é a seguinte “estou louco para chegar na selva para rever aquela gente amiga...”

10ª Semana

Durante essa semana recebemos somente duas missões, missões bastante complexas com infiltração motorizada, de bote, nado de superfície, terrestre e uma grande exfiltração, missões que era necessário realizar infiltração aquática de superfície, foi jangal devido ao frio, o bizu na hora do planejamento é pedir roupa de neoprene, os instrutores disseram que iriam nos pagar, mas o comandante não havia previsto em seu QOPM e nós tivemos que ir só na pele mesmo, dentre todos os Al, fui único que pediu roupa de neoprene, alguns disseram que eu ia ser esculachado, mas o correto na hora de planejar é pensar na missão real e em uma missão real certamente todo o meu destacamento estaria com roupa de neoprene.

A segunda missão foi a missão do Rio Saí, onde deveríamos destruir três pontes, a ordem preparatória foi emitida com todo o turno flutuando na piscina e tínhamos que ficar realizando o

(12)

rodízio de uma pedra, tava frio pra caralho, após chegarmos na praia pegamos o explosivo que estava em um cachê, eram vinte e cinco quilos de explosivo mais a nossa mochila, era peso pra caralho, mas o deslocamento não era muito grande até chegarmos na ponte, após o cumprimento da missão demos início a uma exfiltração felpuda, por um caminho que é só subida, você sobe, sobe, sobe... até chegar  no Colo do Pinheirinho e depois inicia a descida até o local previsto para a exfiltração motorizada. Graças a Deus sobrevivi a mais uma semana, falta pouco, Comandos!!!

11ª Semana

A semana da caatinga começou com atraso, era para sairmos no sábado, mas o avião da FAB só saiu na segunda-feira o que causou uma grande correria nas instruções para não prejudicar as operações, na caatinga são os sargentos que comandam a maioria das operações.

O estágio na caatinga para mim foi a pior fase do curso, lá não é permitido conduzir bizu, a água é controlada, somente dois cantis por dia, a solaca é muito quente, lá deixamos de ser o curso de comandos e nos tornamos o “Curso de Muares”, era como éramos chamados devido a grande quantidade de material que conduzíamos, o encarregado de material sofre para distribuir corretamente o material, se ele não tomar cuidado chega a hora da partida e ainda falta material para ser pago e ele acaba tendo que levar, quando você anda a noite sai faísca quando você pisa nas pedras. Essa foi a fase em que eu mais me aproximei do meu limite, no início do curso um instrutor  falou que com certeza todos, mais cedo ou mais tarde, um dia iriam cair, posso me orgulhar a dizer que durante todo o curso somente o 15 ( Ten Frota ) e eu não caímos nenhuma vez, teve uma missão que cumprimos somente com uns oito Al o restante ficou caído no PRPO tomando soro, foi onde eu me vi mais perto do meu limite, um sol de rachar, muito peso no lombo, gente caindo e você tendo que carregar, na hora do assalto eu dava lanços quase engatinhando e me escorava nos tocos de árvores para aproveitar sua sombra, somente a determinação é que me fazia avançar , mas graças a Deus  passou.

Em uma missão na caatinga quando o oficial que foi escalado como comandante estava levando o destacamento para o barro os instrutores tiraram o oficial do comando e me escalaram como Cmt, comecei fazendo coisas simples que ninguém fazia ( tinha Al que tava na cara que ia cair e ninguém fazia nada, então quando assumi o comando perdi um tempinho distribuindo o material da mochila deles, pois com certeza dentro de pouco tempo teríamos de carregar eles e todo o material, eu passava para o destacamento o quanto tínhamos andado e quanto faltava ), não é embuste foi melhor ação no objetivo que o turno cumpriu, realizamos uma captura sem dar um tiro sequer, pegamos a figuração totalmente desapercebida, teve Al que passou rastejando do lado dos instrutores sem ser visto, quem contribui muito para o cumprimento dessa missão foi o 15 (Ten Frota) que era o homem carta e se orientou bem pra caramba. Depois da ação no objetivo o coordenador  do curso disse que os oficiais deveriam aprender a como comandar um destacamento comigo, coisas simples eles estavam deixando de fazer naquele dias os oficiais apanharam muito ficavam os cinco sargentos em pé e o 15, único oficial que escapou da surra, olhando eles quebrarem vara de “favela de galinha” no lombo dos oficiais que estavam de joelhos e com a bunda para cima , fiquei só  pensando como seria o campo de concentração!!! Na missão seguinte que era a última enquanto todos se preparavam para o cumprimento da missão eu e o 15, recebemos ordem para ir torar, na hora da partida os instrutores disseram que eu e o 15 não precisávamos ir para a missão e que nós iríamos de viatura, nós recusamos e após muita insistência ele nos deixou ir com o turno porém não deveríamos carregar material coletivo algum, fomos só com nossa mochila, aqui na caatinga é bizu trazer bastante tangue, único bizu permitido, para você colocar nas coroas de frade para  beber, aqueles que estão em melhor condições vão na frente caçando coroa de frade e cortando e

dividindo para o turno, também é bizu trazer uma verbazinha para na liberação ir para o “Bodódromo” comer uma carne de carneiro assada e até mesmo dormir em um hotel só para se lembrar  de como é bom ser gente normal.

Um fato que maçou bastante e sempre vou me lembrar dele, foi quando acabaram as missões na caatinga, e nós embarcamos na viatura para retornar para o batalhão, todos os Al choraram, era muita alegria e satisfação ter terminado aquela dura fase, graças a Deus nada dura para sempre.

(13)

A saída da caatinga teve muito atraso, eu estava ansioso para chegar logo na selva, mas só me restava uma coisa, esperar, nada mais do que esperar!!!

12ª Semana

Ao embarcar no Hércules em direção à Manaus, começava a passar um filme na minha cabeça, relembrava dos treinamentos, das marchas, corridas.... e das conversas com o “Louco da PE” , quando a gente imaginava como seria a nossa passagem pelo CIGS como Al do curso de comandos, de repente aquilo que estava tão longe e era só sonho, estava virando a minha realidade. Não tem como descrever a enorme satisfação do dever cumprido chegar à selva sempre foi meu objetivo no curso de comandos, olhar aqueles soldados que eu formei me olhando, aquele bando de instrutores “Zé Ruelas” que se acham superiores e duvidavam de mim tendo que engolir “o comandos 36 vibrando na selva com o gorro preto de aluno do curso mais difícil do Exército”, e rever todos os camaradas e irmãos que sempre acreditaram em min, eles inclusive fizeram um churrasco, mas infelizmente não pude comparecer mas agradeço pela boa intenção e tenham certeza de que minha alma esteve presente. As  palavras do soldado Castro, que foi lá na 3ª Cia FE me visitar, e disse que estava torcendo por mim, se

eu tivesse ido embora do curso depois dessa semana eu iria feliz porque foi bom demais passar pelo CIGS como aluno do curso de comandos.

Bom, vamos ao que interessa, esse ano o estágio na selva foi diferente dos anos anteriores, quem não era guerreiro de selva teve instruções de vida na selva enquanto os guerreiros de selva realizaram uma missão de reconhecimento da clareira do avião partindo do “Tapiri do Mateiro ”, fui o homem carta desta missão, “andamos para caralho demontão bastante a béssa”. Depois desta missão o turno se juntou novamente e todos os Al realizaram a onça aérea, a pernada que é feita em duas jornadas realizamos praticamente em uma jornada, ninguém acredita , mas aquela frase realmente faz sentido “e não sabendo que era impossível eles foram lá e fizeram”. Depois retornamos da clareira do avião para o 1º BIS de helicóptero, depois fomos para a 3ª Cia FE , onde só fomos liberados no domingo, passamos o sábado todo lá. O retorno para o RJ atrasou mais uma vez, a FAB tava demais esse ano não queria trabalhar final de semana, devido a isso começamos a planejar uma missão em Manaus e finalizamos o planejamento no RJ.

13ª e 14ª Semana

Foram as semanas mais longas da minha vida, todos os Al estavam loucos para que o curso terminasse, nós pensávamos que fosse ter somente duas missões mas para desespero de geral ocorreram três missões, eu não agüentava mais ter que preencher a caderneta de planejamento , tem uma missão chamada “TEBIG” a exfiltração dessa missão é fora de sério , nunca tinha subido tanto em minha vida, parecia até que estava escalando os paredões de São João Del Rei, a última missão foi  para destruir uma ponte sobre a rodovia SP 066, todos queriam que ocorressem logo a captura ,

mas quando ela começou, acho que em menos de dez segundos eu já estava arrependido, preencher caderneta é uma maravilha comparado ao que estava acontecendo, pior aquilo era só o início o pior  ainda estava por vir. Bem o que aconteceu dentro da gruta não posso relatar, tenho certeza que você que está lendo este relatório um dia vai entrar lá para saber como é!!! Somente os comandos entram nela, são doze horas de dor e sofrimento até o início da fuga que não é nada fácil . Um bizu para essa duas semanas é acrescentar em sua roupa de muda um agasalho de frio e um tênis bom pois é com essa roupa que você irá executar a fuga , teve aluno que não fez isso e sofreu muito com o frio que faz na Serra da Bocaina, outro bizu é tentar camuflar um dinheiro dentro do tênis ou da roupa , mas tem que ser bem camuflado, pois eles fazem uma revista minuciosa, eu deixei um dinheiro dentro do tênis e os soldados comandos que fazem a revista acharam e pegaram para eles o dinheiro, teve um aluno que deixou cem reais dentro do tênis e quando ele foi procurar só tinha um real, então é bizu colar o dinheiro impermeabilizado na palmilha do tênis.

Mas graças a Deus hoje eu posso dizer: - Missão cumprida !!!!!

(14)

CONCLUSÕES FINAIS

 Nesta parte quero escrever algumas coisas que eu acho importante.

Primeiramente não é necessário ser super-homem para ser comandos , como é dito na canção “ O comandos não é Deus nem super-homem, mas faz coisas que ninguém pode fazer, porque ele é um guerreiro adestrado e o seu lema é a vontade de vencer” nós somos normais, aquele que me conhece sabe que não sou melhor que ninguém, só faço o que é previsto, talvez o que ninguém conhecia era o tamanho da minha determinação de me tornar um comandos, determinação é fundamental, isso nunca pode faltar, as dificuldades são inúmeras, você ficará em situações que ninguém acredita que um ser humano se sujeitaria a passar por aquilo, mas para continuar sendo comandos você tem que estar decidido tem que realmente querer, o ser humano já nasce comandos, só tem que ser lapidado e pagar o seu tributo aqueles que saem comandos já possuíam a caveira encravada no coração, eles vem para o Camboja para transformá-la em brevê, ta na cara , quando eu disse no início que tinham uns quatro Al que não tinham jeito de comandos eu não estava inventando todos foram embora, o último daquela rela foi embora faltando três dias para terminar o curso.

Muitos sargentos têm muita dificuldade na parte financeira, não tive muitos problemas pois eu havia sido transferido no final do ano, mas a minha preparação para o curso começou praticamente a uns oito meses para o início do curso, todo mês eu montava dois kits, comprava algum ou outro bizu isso ajudou bastante, pois se deixar para última hora é muito gasto e se você não tiver uma reserva boa vai penar bastante.

Você não deve em hipótese alguma vir para o curso despreparado intelectualmente , aquela idéia de que é só gritar “Comandos, Comandos, Comandos!!!”, é coisa do passado você tem saber bem orientação, emprego de explosivos, cálculo de cargas e destruições, comunicações, além da  parte de planejamento de operações e preenchimento de caderneta operacional.

A parte física deve ser trabalhada de acordo com as dificuldades de cada um, não adianta se matar, tem que ser dado ênfase para as dificuldades , lembre-se o comandos não é super-homem, teve Al que na marcha fez todo o percurso correndo eu nem os vi durante todo o percurso, assim como também não os vi na brevetação, Cap Soljenitsn era atleta de pólo e foi embora na piscina o importante é a DETERMINAÇÃO.

Outra coisa importante é a família, tem que ter o apoio, tiveram alguns Al que deram essa desculpam para justificar seu desligamento. O Pisco, eu posso afirmar porque sempre estava com ele durante as liberações, quase foi embora devido a sua mulher que dizia que iria ir embora, queria se separar, ia levar a filha com ela, assim é foda manter, as vezes o Pisco passava vária liberações sem entrar em contato com a esposa, pois toda ligação que ele fazia ele sempre voltava de moral baixo, só melhorou quando a esposa do Cel Sinval falou com ela. Graças a Deus não tive esse tipo de problema minha esposa ficou na casa dos meus pais e eu sempre recebi o apoio de minha esposa , através de incentivos, durante todo o curso ela nunca me trouxe problemas o meu único problema que eu tinha era “sair comandos”.

Quanto a material eu tinha dois kits de cada, mas não é necessário, exceto o kit de manutenção do armamento, os materiais dos kits devem ser presos, o pessoal usa muito por aqui é chapa de raio X e elástico, equipamento eu tinha dois completos, acho que é o caso ter dois equipamentos, tinha só uma faca e fazendo manutenção direta passei o curso só com ela, mas é bizu ter  duas facas, o que é importante é ter muitas fardas, eu cautelei algumas na subtenência e vim para o curso com dez fardas completas, eu chegava a noite pegava uma farda nova e deixava a outra para lavar, eu tinha quatro pares de coturno, usei três durante o curso, do is deles abriram perto do final do curso, acho que foi porque eu não mandei costurar, mochila é bizu ter duas de grande capacidade, tinha só uma e tive que comprar uma outra por aqui de um Al que foi embora, a mochila que eu tinha foi costurada em Manaus, mas não foi bizu, é melhor costurar no RJ na Vertical do Ponto o trabalho deles é melhor, é bom ter um gorro de Al sobressalente.

O grande bizu do curso do curso de comandos é não cair na esquerda, seja você mesmo, não tente aparecer, uma vez na esquerda você receberá uma carga extra e para manter é muito difícil.

(15)

 _______________________________________  CLAUDECI CARVALHO INÁCIO - 3º Sgt

Referências

Documentos relacionados

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

Quando se suspeita de lima deficiência de cobre em animais, esta deve ser confirmada pelo diagnóstico diferencial e por análises químicas de sangue ou fígado dos ani- mais

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

A escolha do tema foi centrado em Custos – atentando para a forma de mensuração e os reflexos nos resultados com fins gerenciais - nascendo do bojo das

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that