• Nenhum resultado encontrado

Resumo de Informática para Concursos Públicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resumo de Informática para Concursos Públicos"

Copied!
83
0
0

Texto

(1)

Índice

Sistema

operacional(Windows)

03

procerssador

de

textos

(Word)

10

procerssador de textos (BrOffice – Writer)

29

Planilhas

de

cálculos

(Excel)

38

Apresentações (Microsoft PowerPoint)

53

Internet

60

Segurança de informação

65

Linux

69

Tela de apresentação do calc

82

(2)

I n f o r m á t i c a

Sistema operacional

Sistema Operacional

É o software base de nosso computador. Ele serve para receber e executar os programas que usaremos, além de outras funções como comunicação do meus outros programas (aplicativos) com meus hardwares (por exemplo: abro um programa para ouvir música, mas quem vai comunicar com a minha caixinha de som será o sistema operacional e não o programa de música, da mesma forma quando eu quiser imprimir uma informação), gerenciamento dos meus dados, pastas e arquivos; ele supervisiona e gerencia todo o meu computador.

Os principais sistemas operacionais que existem hoje no Brasil são: WINDOWS e LINUX quando o assunto é Concurso Público.

Aplicativos

São programas desenvolvidos para dar a aplicabilidade que desejamos como, por exemplo, editor de textos, de imagens, de fotos, vídeos, programas profissionais, jogos etc.

Ferramentas

Auxiliam o desenvolvimento de programas e gerenciamento dos discos. Como o nome sugere, são ferramentas que trabalharemos em nosso sistema operacional ou aplicativos.

Extensão de arquivos

Todas as nossas informações e dados quando salvamos em nosso computador ou em um dispositivo removível são chamados de arquivos. Ao salvarmos este arquivo, damos um nome a ele, para nós possamos reconhecê-lo posteriormente.

Entretanto, para que meu computador reconheça este tipo de arquivo e o leia no programa em específico, apenas o nome não lhe basta. Por isso existem as extensões de arquivos.

Extensões são, portanto, a forma como meu computador reconhece o arquivo. São comumente comparados ao “sobrenome” do arquivo, ou seja, a identificação de qual “família” ele pertence. Os programas hoje em dia já salvam os arquivos com a extensão que eles mesmos lêem, de forma que muitas vezes acabamos nem tendo contato com estas extensões.

Por exemplo, um arquivo do Word que demos o nome de Meu texto será do tipo “.doc”. Repare que há sempre um “.” antes da extensão, assim o nome completo do meu arquivo será “Meu texto.doc”. Pode haver espaços no nome, entretanto, entre o nome e a extensão não, repare no nome da música “Meus olhos de Raio X.mp3”.

Algumas extensões mais importantes são: .doc (documento do Word), .xls (planilha de excel), .txt (texto simples usado mais no bloco de notas), .rtf (texto com formatação padrão universal), .mp3 (arquivo de música), .avi (arquivo de vídeo), .html ou .htm (arquivo de Internet), .jpg / .jpeg / .gif / .bmp (arquivos de imagem) etc. Repare que sempre terá com 3 ou 4 dígitos. No Windows XP as extensões vão de 3 no mínimo até 6 digitos e no Windows 7 são no mínimo 4 e no máximo 8 letras.

Os caractere4s especiais

< > : / ? * \ “,

não podem ser usados em nome de arquivo. .

Principais funções do Sistema Operacional:

Uma vez carregado, as tarefas do sistema operacional caem em seis grandes categorias:

gerenciamento do processador - divide as tarefas em pequenas partes administráveis, hierarquizando-as antes de enviá-las à CPU;

gerenciamento de memória - coordena o fluxo de dados de entrada e saída da memória RAM e determina quando a memória virtual é necessária;

gerenciamento de dispositivos - fornece uma interface entre cada dispositivo conectado ao computador com a CPU e os aplicativos;

gerenciamento de armazenamento - determina onde os dados serão armazenados de forma permanente no disco rígido e outras formas de armazenamento;

interface com aplicativos - estabelece uma comunicação e troca de dados padrão entre os programas e o computador;

(3)

Área de Trabalho do Windows

Barra de tarefas

A barra de tarefas mostra quais as janelas estão abertas neste momento, mesmo que algumas estejam minimizadas ou ocultas sob outra janela, permitindo assim, alternar entre estas janelas ou entre programas com rapidez e facilidade.

A barra de tarefas é muito útil no dia a dia. Imagine que você esteja criando um texto em um editor de texto e um de seus colegas lhe pede para você imprimir uma determinada planilha que está em seu micro. Você não precisa fechar o editor de textos. Apenas salve o arquivo que está trabalhando, abra a planilha e mande imprimir, enquanto imprime você não precisa esperar que a planilha seja totalmente impressa, deixe a impressora trabalhando e volte para o editor de textos, dando um clique no botão!ao correspondente na Barra de tarefas e volte a trabalhar.

A barra de Tarefas, na visão da Microsoft, é uma das maiores ferramentas de produtividade do Windows. Vamos abrir alguns aplicativos e ver como ela se comporta.

O Botão Iniciar

O botão Iniciar é o principal elemento da Barra de Tarefas. Ele dá acesso ao Menu Iniciar, de onde se pode acessar outros menus que, por sua vez, acionam programas do Windows. Ao ser acionado, o botão Iniciar mostra um menu vertical com várias opções. Alguns comandos do menu Iniciar têm uma seta para a direita, significando que há opções adicionais disponíveis em um menu secundário. Se você posicionar o ponteiro sobre um item com uma seta, será exibido outro menu.

O botão Iniciar é a maneira mais fácil de iniciar um programa que estiver instalado no computador, ou fazer alterações nas configurações do computador, localizar um arquivo, abrir um documento.

(4)

O botão iniciar pode ser configurado. No Windows XP, você pode optar por trabalhar com o novo menu Iniciar ou, se preferir, configurar o menu Iniciar para que tenha a aparência das versões anteriores do Windows (95/98/Me). Clique na barra de tarefas com o botão direito do mouse e selecione propriedades e então clique na guia menu Iniciar.

Esta guia tem duas opções:

Menu iniciar: Oferece a você acesso mais rápido a e-mail e Internet, seus documentos, imagens e música e aos programas usados recentemente, pois estas opções são exibidas ao se clicar no botão Iniciar. Esta configuração é uma novidade do Windows XP

Menu Iniciar Clássico: Deixa o menu Iniciar com a aparência das versões antigas do Windows, como o windows ME, 98 e 95.

Todos os programas

O menu Todos os Programas, ativa automaticamente outro submenu, no qual aparecem todas as opções de programas. Para entrar neste submenu, arraste o mouse em linha reta para a direção em que o submenu foi aberto. Assim, você poderá selecionar o aplicativo desejado. Para executar, por exemplo, o Paint, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre a opção Acessórios. O submenu Acessórios será aberto. Então aponte para Paint e dê um clique com o botão esquerdo do mouse.

Logon e Logoff

Abre uma janela onde você poderá optar por fazer logoff ou mudar de usuário. Veja a função de cada um:

Trocar usuário: Clicando nesta opção, os programas que o usuário atual está usando não serão fechados, e uma janela com os nomes dos usuários do computador será exibida para que a troca de usuário seja feita. Use esta opção na seguinte situação: Outro usuário vai usar o computador, mas depois você irá continuar a usa-lo. Então o Windows não fechará seus arquivos e programas, e quando você voltar ao seu usuário, a área de trabalho estará exatamente como você deixou.

Fazer logoff: este caso é também para a troca de usuário. A grande diferença é que, ao efetuar o logoff, todos os programas do usuário atual serão fechados, e só depois aparece a janela para escolha do usuário.

Desligando o Windows XP

Clicando-se em Iniciar, desligar, teremos uma janela onde é possível escolher entre três opções:

Hibernar: Clicando neste botão, o Windows salvará o estado da área de trabalho no disco rígido e depois desligará o computador. Desta forma, quando ele for ligado novamente, a área de trabalho se apresentará exatamente como você deixou, com os programas e arquivos que você estava usando, abertos.

Desativar: Desliga o Windows, fechando todos os programas abertos para que você possa desligar o computador com segurança.

Reiniciar: Encerra o Windows e o reinicia. Desligar o Computador

Lixeira do Windows

A Lixeira é uma pasta especial do Windows e ela se encontra na Área de trabalho, como já mencionado, mas pode ser acessada através do Windows Explorer. Se você estiver trabalhando com janelas maximizadas, não conseguirá ver a lixeira. Use o botão direito do mouse para clicar em uma área vazia da

Barra de Tarefas. Em seguida, clique em Minimizar todas as Janelas. Para verificar o conteúdo da lixeira, dê um clique sobre o ícone e surgirá a seguinte figura:

(5)

Atenção para o fato de que, se a janela da lixeira estiver com a aparência diferente da figura acima, provavelmente o ícone Pasta está ativo. Vamos apagar um

arquivo para poder comprovar que o mesmo será colocado na lixeira. Para isso, vamos criar um arquivo de texto vazio com o bloco de notas e salva-lo em Meus documentos, após isto, abra a pasta, e selecione o arquivo recém criado, e então pressione a tecla DELETE. Surgirá uma caixa de dialogo como a figura a seguir:

Como podemos notar tudo no Windows é aberto em janelas e daí é o nome Windows que traduzindo para o português é “janela”, porém cada parte de uma janela tem nome e veremos isso abaixo.

Ferramentas do sistema

O Windows XP trás consigo uma serie de programas que nos ajudam a manter o sistema em bom funcionamento. Esses programas são chamados de Ferramentas do Sistema. Podemos acessa-los através do Menu Acessórios, ou abrindo Meu Computador e clicando com o botão direito do mouse sobre a unidade de disco a ser verificada, no menu de contexto, selecione a opção propriedades:

Para acessar essa janela: MENU INICIAR / TODOS OS PROGRAMAS / ACESSÓRIOS / FERRAMENTAS DO SISTEMA Botão Minimizar Botão Maximizar/Restaurar Barra de Ferramentas Botão Fechar Borda da Janela Barra de Título Caixa de Menu de Controle Barra de Menu Barra de Status Barra de Rolagem

(6)

Meu Computador

Fique atento pois umas das opções que mais aparecem nas provas sobre essa janela é justamente a quantidade de opções de visualização. Como podemos ver ao lado são 5.

Trabalhando com Pastas

Criar nova pasta

1. Abra o Windows Explorer.

2. Selecione o diretório ou pasta onde deseja criar uma nova pasta.

3. Clique no menu Arquivo, posicione o cursor do mouse em Novo, clique em Pasta.

4. Digite um nome para a nova pasta e pressione a tecla Enter.

(7)

Renomear uma pasta

Através do botão direito do mouse possível realizar diversas operações. Por exemplo, renomear uma pasta.

Para renomear uma pasta utilizando o Windows Explorer. 1. Abra o Windows Explorer.

2. Clique com o botão direito na pasta que deseja renomear No menu suspenso selecione Renomear. 3. Digite um novo nome para a pasta e pressione a tecla Enter.

Copiar, recortar e colar arquivos

Através do Windows Explorer é possível abrir uma pasta que

contenha um arquivo que você deseja copiar ou mover, recortar e colar em uma outra pasta. Para copiar ou recortar um arquivo.

1. Abra o Windows Explorer.

2. Caminhe por entre os diretórios e pastas, localize o arquivo que deseja copiar ou recortar.

3. Selecione o arquivo e clique no menu Editar. Para recortar o arquivo, clique em Recortar ou clique em copiar para

criar uma copia em outro diretório ou pasta. 4. Abra a pasta ou diretório que ira armazenar o arquivo.

5. Clique no menu Editar, clique em Colar.

Windows Explorer

O Windows Explorer tem a mesma função do Meu Computador: Organizar o disco e possibilitar trabalhar com os arquivos fazendo, por exemplo, cópia, exclusão e mudança no local dos arquivos. Enquanto o Meu Computador traz como padrão a janela sem divisão, você observará que o Windows Explorer traz a janela dividida em duas partes. Mas tanto no primeiro como no segundo, esta configuração pode ser mudada.

Podemos criar pastas para organizar o disco de uma empresa ou casa, copiar arquivos para disquete, apagar arquivos indesejáveis e muito mais.

(8)

No Windows Explorer, você pode ver a hierarquia das pastas em seu computador e todos os arquivos e pastas localizados em cada pasta selecionada. Ele é especialmente útil para copiar e mover arquivos.

Ele é composto de uma janela dividida em dois painéis:

O painel da esquerda é uma árvore de pastas hierarquizada que mostra todas as unidades de disco, a Lixeira, a área de trabalho ou Desktop (também tratada como uma pasta);

O painel da direita exibe o conteúdo do item selecionado à esquerda e funciona de maneira idêntica às janelas do Meu Computador (no Meu Computador, como padrão ele traz a janela sem divisão, as é possível dividi-la também clicando no ícone Pastas na Barra de Ferramentas) Para abrir o Windows Explorer, clique no botão Iniciar, vá a opção Todos os Programas / acessórios e clique sobre Windows Explorer ou clique sob o botão iniciar com o botão direito do mouse e selecione a opção Explorar.

Preste atenção na Figura da página anterior que o painel da esquerda na figura acima, todas as pastas com um sinal de + (mais) indicam que contêm outras pastas. As pastas que contêm um sinal de – (menos) indicam que já foram expandidas (ou já estamos visualizando as sub-pastas).

Salvando Arquivos

Salvar um arquivo é grava-lo no disco rígido ou disquete, para que não seja perdido com a falta de energia (lembrando que, quando criamos um arquivo, ele está armazenado ma memória RAM, por isso a necessidade de salvá-lo). Desta forma, poderemos utilizá-lo posteriormente. A primeira vez que vamos salvar um arquivo, temos que dar um nome para o mesmo e escolher uma pasta (um local no disco). Depois que o arquivos já tem um nome, o comando salvar só atualiza as alterações.

Quando criamos um arquivo no editor de texto ou em uma planilha eletrônica, estes arquivos estão sendo guardados temporariamente na memória RAM. Para transferi-los para o disco rígido, devemos salvá-los. Para isso, execute os seguintes passos quando for salvar um arquivo pela primeira vez: (abaixo temos um exemplo de ação para a digitação e salvamento de um texto)

1. EXEMPLO: Estando com o WORD2003 aberto. Então, digite a frase “meu primeiro texto”. Agora, vamos gravar este pequeno texto que você digitou.

(9)

Salvar

A janela Salvar Como no Windows XP traz uma barra de navegação de pastas à esquerda da janela (observe a figura acima). Esta barra fornece atalhos para locais em seu computador ou na rede como: A pasta Histórico (ou Documentos Recentes) que mostra as ultimas pasta e arquivos que foram acessados; a Área de Trabalho (Desktop); A pasta Meus Documentos; Meu computador, que permite acessar as unidades disponíveis em seu micro, como Disco Rígido, disquete e unidade de CD; E, por último, a pasta Meus locais de Rede. Quando você clicar em um local, ele aparecerá em Salvar em, e os arquivos e pastas no local selecionado serão listados à direita. Se, por exemplo, você deseja salvar o arquivo na pasta Meus Documentos, não será necessário localizar esta pasta na caixa Salvar em. Basta clicar no ícone Meus Documentos na barra de navegação de pastas e esta já estará selecionada.

3. como é a primeira vez que está salvando o arquivo, será aberta a tela do Salvar Como para você definir o local e o nome do arquivo no disco rígido.

4. Na caixa Salvar em, escolha a unidade de disco na qual deseja gravar seu arquivo (C: ou Disco Flexível). No nosso caso, vamos escolher (C:).

5. Escolha uma pasta dando um clique duplo sobre ela. No nosso caso, Meus Documentos. 6. na Caixa Nome do Arquivo, digite um nome para o arquivo.

Este nome não poderá conter os caracteres: *, /, \,?. Pode haver um espaço de um arquivo. 7. Clique no botão Salvar.

1 – Unidade onde será salvo nosso arquivo

2 – No exemplo acima estamos salvando na área de trabalho e se quisermos salvar em uma pasta específica, devemos clicar 2x na pasta para poder abri-la.

3 – nome do arquivo lembrando que não podemos utilizar algumas teclas especiais que pertencem ao Windows como:

< > : / ? * \ “

4 – Extensão do arquivo no Word 2003 é DOC já no Word 2007 é DOCX. 5 - Opções de salvamento como: Senha entre outras

6 – Mesmo estando no Word você pode criar uma nova pasta onde estiver e para isso basta clicar nesse botão.

7 – Já nesse botão podemos EXCLUIR a pasta selecionada. Estes caracteres não podem sem utilizados em nomes de arquivos:

< > : / ? * \ “

São chamados de caracteres especiais do Windows ou teclas coringa.

(10)

Microsoft Word

Barra de Status

A Barra de Status exibe informações sobre o status (situação, estado, qualidade ou circunstância) atual do documento e do aplicativo.

Ela exibe: o número da página onde se encontra o cursor; a seção; o número de páginas do documento, a posição em centímetros, e em linhas e colunas do cursor, a hora do sistema e o indicador de modo.

O indicador de modo possui as seguintes identificações: . •GRA = Gravar Macro

. •ALT = Alterações . •EST = Estender seleção

. •SE = Sobrescrever -Alternar entre o modo de Inserção de texto e Sobreposição . •Idioma = Português

(11)

Teclas de Movimentação:

Tecla Movimentação

↓ Uma linha para abaixo

↑ Uma linha para acima

→ Um caractere para a direita

← Um caractere para a esquerda

Home Até o ínicio da linha

End Até o final da linha

Page Up Uma meia tela acima

Page Down Uma meia tela abaixo

Ctrl + ← Uma palavra para a esquerda

Ctrl + → Uma palavra para a direita

Ctrl + ↓ Um parágrafo para baixo

Ctrl + ↑ Um parágrafo para cima

Ctrl + End Até o final do documento

Ctrl + Home Até o início do documento

MENUS E SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES

Novo Cria um novo arquivo em branco. Abrir: Abre ou localiza um arquivo.

Fechar: Fecha o arquivo ativo sem sair do programa. Você pode fechar todos

os arquivos abertos, mantendo pressionada a tecla SHIFT e clicando em Fechar tudo no menu Arquivo.

Salvar: Salva o arquivo ativo com o seu nome e formato de arquivo e a sua

localização atuais.

Salvar como: Salva o arquivo ativo com um nome de arquivo, localização ou

formato de arquivo diferente.

Salvar como página da Web: Salva o arquivo em formato HTML (uma página

da Web), para que ele possa ser exibido em um navegador da Web.

Visualização de página da Web: Permite visualizar, no navegador, o arquivo

atual como uma página da Web para que você possa ver sua aparência antes de publicá-la.

Visualizar impressão: Mostra qual será a aparência de um arquivo quando

impresso.

Imprimir: Imprime o arquivo ativo ou os itens selecionados. Para selecionar

opções de impressão, clique em Imprimir no menu Arquivo.

Configurar página: Define margens, origem e tamanho de papel, orientação

(12)

Copiar: copia a seleção para a área de transferência. Colar: Insere o conteúdo da Área de transferência no ponto de inserção e substitui qualquer

seleção. Esse comando só está disponível quando você recorta ou copia um objeto, texto ou conteúdo de uma célula.

Localizar: Procura pelo texto ou formatação especificados.

Substituir: Pesquisa e substitui o texto e a formatação especificados.

A principal dica do Menu Editar é justamente o que mais complica na prova, ou seja, as teclas de atalho.

Fique atento.

*DICA: Caso queira colocar um atalho para uma ferramenta na barra de ferramentas, basta ir para o

menu/ferramentas/personalizar/comandos e escolher a categoria, clicar na ferramenta e arrastar para a barra de ferramenta.

Normal: alterna para a exibição de documento padrão.

Layout da Web; Alterna o documento ativo para o modo como será exibido em um navegador da Web.

Layout de impressão: Alterna o documento ativo para o modo como a aparência que terão quando impressos

Modo de estrutura de tópicos: Muda para o modo de exibição de estrutura de tópicos, no qual você pode examinar e trabalhar com a estrutura do arquivo no formulário de estrutura de tópicos clássico. Barras de ferramentas: Exibe ou oculta barras de ferramentas. Régua: Exibe ou oculta a régua horizontal.

Estrutura do documento: Ativa ou desativa o, um painel vertical na extremidade esquerda da janela do documento que dispõe em tópicos a estrutura do documento. para procurar rapidamente um documento extenso ou on-line e controlar a sua posição no mesmo.

Cabeçalho e rodapé: Adiciona ou altera o texto que aparece na parte superior e inferior de cada página ou slide.

(13)

Quebra: Insere uma quebra de página, quebra de coluna ou quebra de seção no ponto de

inserção.

Inserir número da página: Insere números de páginas que são atualizados automaticamente quando você adiciona ou exclui páginas.

Data e hora: Adiciona a data e a hora a um slide individual usando o formato escolhido. Se você

desejar adicionar a data e a hora a cada slide, use o comando Cabeçalho e rodapé (menu Exibir).

Símbolo: Insere símbolos e caracteres especiais a partir das fontes que estão instaladas em

seu computador.

AutoTexto: Cria ou insere uma entrada de AutoTexto.

Índices: Cria índices remissivos, índices analíticos, índices de figura e outras tabelas parecidas.

Hyperlink: Insere um novo hyperlink ou edita o hyperlink especificado. Comentário: Insere um comentário no ponto de inserção.

Notas: insere notas de rodapé e notas de fim.

Legenda: Insere legendas para tabelas, figuras, equações e outros itens.

Referência cruzada: Insere uma referência cruzada em um item de um documento. Arquivo: Insere todo ou parte do arquivo selecionado no arquivo ativo no ponto de inserção. Objeto: Insere um objeto como um desenho, um efeito de texto de WordArt ou uma equação

-no ponto de inserção.

Indicador: Cria indicadores que você pode usar para marcar o texto, os gráficos, as tabelas ou

outros itens selecionados.

Figura: insere figuras do próprio Word e de outros aplicativos.

Fonte: Altera os formatos de espaçamento de caracteres e fonte do texto selecionado.

Parágrafo: Altera os recuos de parágrafo, o alinhamento do texto, o espaçamento entre linhas, a paginação e outros formatos de parágrafo no parágrafo selecionado.

Marcadores e numeração: Adiciona marcadores ou números aos

parágrafos selecionados e modifica o formato de numeração e de marcação. Bordas e sombreamento: Adiciona bordas e sombreamento a texto, parágrafos, páginas, células da tabela ou figuras selecionadas.

Capitular: Formata uma carta, palavra ou texto selecionado com a primeira letra maiúscula grande - ou "caída". Tradicionalmente, uma "capitular" é a primeira letra de um parágrafo e pode aparecer na margem esquerda ou caída da linha de base da primeira linha do parágrafo.

Tema: Aplica um tema novo ou diferente ou remove um tema de uma página da Web, documento, mensagem de correio eletrônico ou página de acesso a dados. Um tema é um conjunto de elementos de design unificados e esquemas de cores para imagens de plano de fundo, marcadores, fontes, linhas horizontais e outros elementos de documento.

Molduras: exibe barra de ferramentas molduras.

Estilo: Define ou aplica na seleção uma combinação de formatos, denominada estilo.

(14)

Ortografia e gramática: Verifica se o documento ativo possui erros de ortografia, gramática e estilo de redação e exibe sugestões para corrigi-los. Idioma: Atribui o idioma do texto selecionado em um arquivo que contém mais de um idioma. O verificador ortográfico usará automaticamente o dicionário do idioma atribuído.

Verifica o texto seleciona em outro idioma

Mala direta: Produz cartas modelo, etiquetas de endereçamento, envelopes, catálogos e outros tipos de documentos mesclados.

Envelopes e etiquetas: Cria um envelope ou uma etiqueta de endereçamento simples ou insere o mesmo nome e endereço em uma planilha de etiquetas de endereçamento inteira.

Macros: Abre a caixa de diálogo Macro, onde você pode executar, editar ou excluir uma macro. Use Gravar nova macro - para gravar uma série de ações como uma macro ou clique em Editor do Visual Basic - para gravar uma macro.

Desenhar tabela: Insere uma tabela onde você arrastar no documento. Depois de arrastar para inserir a tabela, arraste dentro da tabela para adicionar células, colunas e linhas. Mesclar células: No Microsoft Word e no Microsoft PowerPoint, combina o conteúdo das células adjacentes selecionadas em uma única célula.

Inserir/excluir/selecionar: Com eles você pode executar a tarefa relativa ao nome do comando com linhas colunas e tabelas.

AutoFormatação: No Microsoft Word, aplica automaticamente formatos a uma tabela, inclusive bordas e sombreamentos predefinidos. Redimensiona automaticamente uma tabela para se ajustar ao conteúdo das células da tabela.

(15)

Configuração Barra de ferramentas.(Menu Exibir)

Para configurar as barras de ferramentas, basta ir para menu/exibir/barras de ferramentas.e clicar no nome da barra que você quer que apareça.

Você pode escolher as ferramentas clicando em personalizar, aparecerá a caixa personalizar selecione as

opções.

Escolher comandos em sua barra de ferramentas.

1-Escolha a aba comandos 2-Selecione a categoria 3-Selecione o comando 4-Clique e arraste para o local desejado.

Régua (Menu Exibir)

A régua mostra a largura do seu texto, assim como todos os recuos tabulações.Também é possível mostrar a régua do lado esquerdo do texto no modo layout de impressão.

Definir tabulação na régua.

Você pode definir diferentes tipos de paradas de tabulação: à esquerda, à direita, decimal ou centralizada. Tabulação alinhada à esquerda

Tabulação centralizada Tabulação alinhada à direita Tabulação decimal

Clique no parágrafo em que você deseja definir uma tabulação.

Dê um clique no botão ( ) de alinhamento de tabulação para escolher o tipo de tabulação que você deseja.

(16)

Mova o ponteiro do mouse até o local na régua onde deseja incluir a parada de tabulação e dê um clique.

Pressione a tecla Tab para alinhar o texto com a parada de tabulação.

Para retirar a marca de tabulação basta clicar e arrastar para fora da régua.

Configurando a Página (Menu Arquivo)

Para você definir a margem da folha da folha de impressão, adequando assim o formato de texto para o trabalho desejado, basta acionar o MENU ARQUIVO, Comando CONFIGURAR PÁGINA. Será apresentado uma caixa de dialogo que possibilita a configuração das margens da folha, do tamanho do papel, da orientação de impressão etc.

Clicando na guia tamanho do papel

É possível configurar também A orientação Retrato e Paisagem

Para fixar esses conceitos siga os seguintes passos 1 – Abra o menu Arquivo e escolha Configurar Página 2 – Especifique as margens. Direita 3 cm, Esquerda 3 cm 3 – Clicando na guia tamanho do papel escolha A4. 4 – Modifique a Orientação para Paisagem.

(17)

Definindo Parágrafo (Menu Formatar)

Para definir as margens do trabalho para todo o documento, você deve acionar o menu FORMATAR comando PARÁGRAFO. As margens podem ser alteradas antes ou depois da digitação de qualquer texto. Na caixa de dialogo apresentada é possível definir o recuo da primeira linha (Margem de Parágrafo). Pela opção especial.

A definição das margens do parágrafo pode ser feita global ou parcial, também pela régua horizontal. Aliás é o processo mais pratico e recomendado.

OPÇÕES DE SELEÇÃO DE TEXTOS NO WORD Qualquer quantidade de texto

Clique onde deseja começar a seleção, mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado e arraste o ponteiro pelo texto que deseja selecionar.

Uma palavra

Clique duas vezes em qualquer parte da palavra. Uma linha de texto

Mova o ponteiro para a esquerda da linha até que ele se torne uma seta apontando para a direita e clique. Uma frase

Mantenha pressionada a tecla CTRL e clique em qualquer parte da frase. Um parágrafo

Clique três vezes em qualquer parte do parágrafo. Vários parágrafos

Mova o ponteiro para a esquerda do primeiro parágrafo até que ele se torne uma seta apontando para a direita e, em seguida, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse enquanto arrasta o ponteiro para cima ou para baixo.

Um grande bloco de texto

Clique no início da seleção, role a tela até o final da seleção e, em seguida, mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto clica onde deseja que a seleção termine.

Um documento inteiro

Mova o ponteiro para a esquerda do texto até que ele se torne uma seta apontando para a direita e clique três vezes. Cabeçalhos e rodapés

No modo de exibição Layout de Impressão(modo de exibição de layout de impressão:um modo de exibição de um documento ou outro objeto da forma como ele aparecerá quando for impresso. Por exemplo, itens como cabeçalhos, notas de rodapé, colunas e caixas de texto aparecem em suas posições reais.), clique duas vezes no texto esmaecido do cabeçalho ou do rodapé. Mova o ponteiro para a esquerda do cabeçalho ou do rodapé até que ele se torne uma seta apontando para a direita e clique.

Notas de rodapé e notas de fim

Clique no texto da nota de rodapé ou de fim, mova o ponteiro para a esquerda do texto até que ele se torne uma seta apontando para a direita e clique.

Um bloco vertical de texto

Mantenha a tecla ALT pressionada enquanto arrasta o ponteiro pelo texto. Um quadro ou uma caixa de texto Mova o ponteiro pela borda do quadro ou da caixa de texto até que ele se torne uma seta de quatro pontas e clique.

Para selecionar pedaços alternados do Texto

Basta selecionar uma palavra com o CTRL pressionado, após ir selecionando as outras mas sempre com o CTRL ativo ok. SELECIONANDO TEXTOS DO WORD COM O “MOUSE” e“F8” (RESUMO)

1º CTRL + T - Seleciona Tudo

2º Duplo Clique - em qualquer lugar do texto - Seleciona a Palavra 3º Triplo Clique - em qualquer lugar do texto - Seleciona o Parágrafo 4º Clique Simples - na margem esquerda da página - seleciona a linha 5º Clique Duplo - na margem esquerda da página - seleciona o parágrafo 6º Triplo Clique - na margem esquerda da página - seleciona todo o texto 7º "F8" - Estende uma seleção seleção

8º "F8" - Teclando 2X - "F8" - Seleciona a Palavra

9º "F8" - Teclando 3X - "F8" - Seleciona até o próximo "ponto final" 10º "F8" - Teclando 4x - "F8" - Bloco de Texto

(18)

Imprimindo o Documento (Menu Arquivo)

Depois de ter digitado, editado e formatado seu documento, nada mais justo que você possa ver como ele ficou impresso no papel.

Para imprimir rapidamente o texto, basta clicar no

Botão Imprimir da Barra de Ferramentas Padrão e esperar que a impressora faça seu trabalho produzindo uma bela cópia do documento.

Caso queira mais de uma cópia ou então apenas uma parte especifica do seu trabalho, clique no menu Arquivo e selecione a opção Imprimir para ativar a caixa de diálogo de Impressão, ou pelas teclas de atalho Ctrl + P.

Impressora: Nesta caixa aparece o nome da impressora padrão, onde você pode escolher se tiver mais de uma para qual impressora deseja mandar.

Intervalo de Páginas: Selecione aqui apenas uma opção. Opte entre imprimir todas as páginas do documento ou somente a página atual, onde está o seu cursor ou ainda digitar intervalos específicos de paginas.

Exemplo: De 10 paginas, só desejar imprimir a pág.4 e 8.

No campo Páginas: digita-se 4;8 – observe o ponto e vírgula pois ele é que faz o intervalo. Se caso desejar imprimir as págs. 5 até a 8, digite: 3-8. Observe o traço de pontuação.

Ou mesmo se quer imprimir somente a página 10, não precisa o cursor esta na página. Digite 10. Sem qualquer pontuação. Cópias: Esse quadrinho permite eleger quantas cópias deseja do documento.

Se quiser misturar as opções também é possível veja: 3;4;5;6-9;2-1;10

Agrupar: Caso tenha um documento de mais de uma página, selecione uma ordem para receber as páginas na sua impressora. Se optar por ativar o quadradinho, uma cópia completa por vez do documento será impressa. Caso não ative, a ordem de impressão serão todas as cópias de cada página de cada vez.

Formas de Apresentação do texto (Menu Exibir)

Durante a edição e principalmente formatação de determinados textos, o usuário poderá contar com um recurso que facilita muito os ajustes finais, como alterar um parágrafo de lugar, o melhor local para incluir uma imagem, entre tantas situações...o acesso a estes recursos pode ser feito pelo menu Exibir, sendo:

• Durante a edição do texto, não há necessidade de definir qual tipo de formatação será dado ao documento final; por isso editamos no modo de exibição Normal.

• No momento de definir as margens, parágrafo e demais formatações que o documento receberá alterna-se para o modo de exibição Layout da Página. • Se os parágrafos foram criados fora da ordem ideal, alterne para o modo de exibição Tópicos que será muito mais fácil fazer as correções necessárias.

(19)

Formatar Fonte ( Menu Formatar)

Na janela ao lado temos as opções de

formatos para nosso texto dentre as opções

que vamos falar em sala de aula teremos.

Versalete: Que deixa todo o texto em caixa alta porém a primeira letra fica em destque.

Exemplo: VERSALETE

Aqui podemos alterar o tamanho do nosso texto assim como o tipo da fonte e cor é tudo muito simples de ser realizado porém a quantidade de opções apresentadas é o que confunde nos concursos para resolver essa situação é treino com simulados ok...

Para baixar simulados fora os entregues em sala você deve buscar em nosso blog:

www.informatica-concursos.blogspot.com e clicar na opção Simulados

Visualizando para Impressão (Menu Arquivo)

Para conseguir uma boa edição final do texto, e evitando a impressão do conteúdo incorreto, utilizamos o Visualizar Impressão. Via menu Arquivo ⇒ Visualizar Impressão, ou acionado por um só clique no ícone:

Teremos uma apresentação do conteúdo editado até o momento; e uma nova barra de ferramentas.

Onde os ícones mais utilizadas são: Alterando Fontes (Menu Formatar/Fontes)

A apresentação das letras que usamos no Word são chamadas Fontes; e para cada uma delas podemos escolher entre vários tamanhos. Selecionamos através dos ícones:

Acima, a partir da esquerda temos:

A primeira caixa que visualizamos nos informa qual fonte estamos utilizando, e a segunda o tamanho desta fonte. Ao lado de cada uma dessas janelas vemos uma seta de opções, que clicada permite escolha de outras fontes e outros tamanhos respectivamente.

Em seguida três ícones, que clicados permitem usar negrito, itálico e sublinhado. Estes recursos também podem ser acessados via menu, Formatar ⇒ Fonte :

Fonte É a relação de fontes disponíveis; com clique nas setas acima / abaixo. Estilo da Fonte O estilo corresponde a: normal, negrito, itálico e negrito itálico. Tamanho Demonstra os tamanhos disponíveis, que variam de fonte para fonte. Sublinhado Define a forma do sublinhado; pode ser simples, duplo, pontilhado etc... Cor Escolhemos cores para as letras, clicando na seta a direita desta janela. Efeitos Dispomos de: sobrescrito , tachado, subscrito . entre outros.

(20)

Configurar Margens (Menu Arquivo/Configurar página)

• É a partir deste recurso que definiremos todas as configurações da área de trabalho no Word, o usuário poderá determinar uma configuração diferente e torna-la padrão, de forma que a cada nova página criada esta obedeça os critérios personalizados.

• Margens é a primeira pasta disponível e a opção mais utilizada em Configurar Página, já que detém o controle das definições de margens, cabeçalho e rodapé.

• A partir do menu Arquivo ⇒ Configurar Página será formatado Margens.

Superior/Inferior Tamanho das margens superior e inferior respectivamente Esquerda/Direita Tamanho das margens esquerda e direita respectivamente.

Margens Espelho Caso esteja editando um documento que terá apresentação de um livro, pode-se acompanhar o espaço reservado para encadernação.

Medianiz Determina a medianiz desejada, ou seja o espaço de encadernação. Cabeçalho A partir do início da folha física, quanto se reservará ao cabeçalho. Rodapé A partir do fim da folha física, quanto se reservará ao rodapé. Utilizar Escolha as opções clicando na seta do lado direito da janela. Visualização Acompanha-se as formatações que serão dadas ao texto.

Corrigindo Erros no documento (F7)

Toda vez que estamos digitando um texto, naturalmente cometemos erros sejam eles de escrita ou na formação de frase, o Word por sua vez tem um Corretor Ortográfico que policia esse tipo de falha ajudando corrigir esses erros. Para isso basta seguir os passos abaixo:

Dica: Preste atenção quando o computador

sublinhar uma palavra ou frase escrita por você, caso o sublinhado da palavra seja na cor vermelha, é porque a palavra que você digitou não consta no dicionário da máquina ou porque foi escrita errada, para acertar isso, basta clicar com o lado direito do mouse sobre a palavra e escolher a melhor opção, se o sublinhado for na cor verde é porque existe alguma coisa errada na frase como um todo; siga o mesmo processo.

Detalhe: nem sempre quando a máquina sublinha um texto ou palavra é porque o mesmo está errado, portanto é importante ler bem antes de fazer qualquer alteração.

Para abrirmos o corretor ortográfico temos, primeiro que clicar no ícone (figura 1) abaixo, outra opção é clicar no Menu Ferramentas opção Ortografia e Gramática ou utilizar a tecla (F7).

1º Abra o corretor ortográfico;

2º O mesmo dará início a correção mostrando as palavras ou frases que estejam escritas de forma errada; E logo abaixo trará a lista de opções para alterar;

3º Neste botão você tem a opção de aceitar a alteração sugerida pelo corretor, se não quiser basta clicar em ignorar;. 4º Neste botão você pode informar para o Word que ele deve ignorar a regra que está sendo utilizada em determinada situação de correção;

5º Neste botão avançamos para a próxima opção de correção;

6º Neste botão você define a alteração a ser feita, porém antes deve selecionar a opção nas sugestões ao lado; 7º Nesta lista final de botões, temos as opções finais de uso, como cancelar, desfazer, etc...

(21)

Copiando e Movendo textos no Word (Menu Editar)

Para movermos textos no Word assim como em outros programas temos o recurso de copiar/colar/recortar, para usar esses recursos temos antes que entende-las um pouco, pois o modo copiar e o recortar têm alguma semelhança.

Essas opções fazem parte do perigoso Menu EDITAR que tem muitas pegadinhas dentro dele como o Localizar. Substituir e Ir Para além de outros....fique atento.

Copiar ou (CTRL + C): Copia o texto selecionado para a memória da máquina para que seja colado em outra parte do documento ou mesmo em outro documento. Porém mantém o texto no seu lugar de origem. Neste caso a cópia além de continuar no local de origem, permite ao usuário que cole quantas vezes quiser o texto copiado.

Recortar ou (CTRL + X) Como o nome já diz recortar significa que o comando recorta do texto a palavra ou texto selecionado deixando assim uma cópia na memória para ser colada em qualquer parte do texto ou em outro documento. Neste caso a cópia recortada não continua no texto e só pode ser colada uma vez.

Colar (CTRL + V) Esta opção trabalha obrigatoriamente em conjunto com as opões acima descritas, pois ela só poderá colar textos ou palavras caso os mesmos tenham sido copiados ou recortados.

Para colar o texto basta você clicar no local desejado e clicar na ferramenta Colar.

Cabeçalho e Rodapé (Menu Exibir)

Quando criamos um documento com várias folhas normalmente precisamos colocar um rodapé ou cabeçalho comum em todas as páginas para que não seja necessário digitar ou colar em todas. O Word tem uma opção que permite definir isso tudo em apenas uma folha e colocar automaticamente em todas as demais folhas desse documento o mesmo conteúdo ou se for o caso da numeração de páginas ele numera todas na seqüência.

Para que possamos inserir tranqüilamente o Cabeçalho e o Rodapé em uma folha, devemos antes de qualquer coisa seguir alguns passos:

1º Clique no Menu Exibir; 2º Opção Cabeçalho e Rodapé;

3º Será aberta no início da folha uma caixa de texto para que você digite o conteúdo desejado no Cabeçalho, para seguir para o rodapé basta teclar a seta para baixo no seu teclado que será aberta a caixa de diálogo rodapé.

4º Podemos ver também que será aberto um menu de opções onde podemos colocar data, hora, numeração de páginas, entre outras opções, para isso basta passar o mouse sobre as janelas e será apresentada a função da mesma.

OBS: Vale relembrar que tudo que for colocado no Cabeçalho e no Rodapé, será automaticamente colocado em todas as folhas, no caso da numeração de página, as páginas serão numeradas automaticamente.

5º Perceba que o texto fica em tom cinza enquanto estamos colocando o Cabeçalho e o Rodapé, para voltarmos ao normal basta clicar no botão Fechar que está na barra de ferramentas aberta no meio de sua tela ou clicar duas vezes no seu texto.

(22)

Localizando e Substituindo Textos (Menu Editar)

Quando você estiver trabalhando com documentos extensos e tiver a necessidade de fazer alterações, uma das formas mais rápidas e simples para fazer isso usar a opção localizar e substituir, localizar como o próprio no diz localiza palavras em nosso texto e a opção substituir nos permite substituir palavras.

Para localizarmos uma palavra qualquer basta clicarmos no Menu Editar, opção Localizar. Depois basta seguir o procedimento:

1º Certifique-se de que estamos na opção Localizar; 2º Digite a palavra que deseja localizar neste espaço; 3º Clique no botão Localizar.

Para Substituir uma palavra: (Menu Editar) Para substituir palavras devemos fazer o seguinte: 1º Verificar se estamos na opção Substituir do Menu Editar;

2º Ir ao item Localizar e digitar a palavra que desejamos localizar para depois substituí-la; 3º Digitar na opção “substituir por” a palavra que deverá ser colocada no lugar da palavra acima localizada; 4º Clicar sobre substituir para que o processo seja concluído;

5º Se desejar substituir todas as palavras de uma só vez basta clicar sobre este botão; 6º Depois de feito se desejar localize outra palavra e repita o processo.

Tabela (Menu Tabela)

Em vez de criar longas listas de informações e tentar fazer uma referência cruzada dessas listas você pode simplesmente incluir uma tabela no seu documento. As tabelas podem ser usadas para organizar as informações e criar colunas de texto lado a lado para apresentar os dados de uma maneira fácil de ler.

Para criar uma tabela dê um clique no botão ( ) Inserir Tabela na barra de ferramentas Padrão e selecione o número de linhas e colunas que deseja.

Digite o texto que a primeira célula da tabela deve conter.

Pressione as teclas Tab e seta para cima ou seta para baixo para navegar na tabela e incluir o texto. As linhas são redimensionadas para

encaixar as informações digitadas modelos de visualização de tabelas

Criando Cartas Modelo, Envelopes E Etiquetas (Menu Ferramentas)

Para criar Cartas modelo associadas a um banco de dados, ou seja, criar um modelo (de carta comercial por exemplo), com o texto que quase nunca é alterado e associar a este

APOSTILA TAMANHO EM KB PREÇO

CorelDRAW 125 R$ 35,00 reais

Html 90 R$ 22,00 reais

(23)

documento um banco de dados com nomes de clientes, devemos seguir estes passos: • Abro um arquivo novo.

• No menu Ferramentas, escolho o comando Mala Direta. • Na caixa de diálogo Mala Direta, escolho o comando Criar

• Este comando oferece a opção de criar Cartas Modelo, Etiquetas, Envelopes, Catálogo. • Feita a opção de documento, devemos buscar a fonte de dados existente ou criá-la.

• O último passo é mesclar o documento com a fonte de dados e assim obter o documento com os dados oriundos de um banco de dados.

Ex: Vamos criar uma Mala Direta para os nossos clientes

Em primeiro lugar, abrimos um arquivo novo, depois escolhemos no menu Ferramentas o comando Mala Direta, na caixa de diálogo Mala Direta escolhemos Criar – Cartas modelo, Uma janela de mensagem aparece.

Na caixa de diálogo, dê um clique no botão Alterar o Tipo do Doc...

Esta seleção cria um documento principal na janela do documento atualmente ativa, em vez de abrir uma nova janela do documento.

Criando um Arquivo de Dados (Menu Ferramentas)

Na caixa de diálogo Auxiliar de Mala Direta, dê um clique no botão Obter Dados em Origem de Dados.

- Selecione Criar Origem de dados.

O Word exibe a caixa de diálogo Criar Origem de Dados, na qual você pode especificar os nomes de campos a serem incluídos no arquivo de dados. Você pode começar com os campos sugeridos já oferecidos, remover os que não quer usar, ou acrescentar os seus próprios campos.

Inserimos os campos desejados, removendo os campos desnecessários.

Páginas Web (Menu Arquivo)

Para usar o seu documento como uma página Web, é preciso salvá-lo no formato Html.

Crie um documento normal usando as formatações desejadas como fonte, tamanho da fonte, cor da fonte, figuras, alinhamento, tabelas, etc. Após terminar de criar seu documento clique em Arquivo/ Salvar como...

Em:

Salvar em: (escolha a pasta onde deseja guardar o arquivo) Nome do arquivo: (dê um nome para o arquivo)

Salvar como tipo: (clique na seta e escolha Páginas da Web) Clique no botão ( ) Salvar.

Hyperlinks (Menu Inserir)

Caso queira criar somente um atalho para uma página Web em seu documento crie então um Hyperlink. Clique no botão ( ) Inserir Hyperlink

No espaço Digite o nome do arquivo ou da página Web: você deve digitar o endereço que deseja que seja visitado pode ser um documento local ou uma página Web.

No espaço reservado para Texto de exibição: digite o texto que indica a página a ser visitada.

Clique no botão “OK” para ver o resultado. Capitular (Menu Formatar)

Criar uma Capitular Inicial

- Clique no parágrafo que você deseja iniciar com uma capitular grande. O parágrafo deve conter texto.

(24)

- Clique em Capitular ou Na margem

Formatando a imagem no documento (Menu Formatar)

Depois de inserir uma imagem no documento temos que ajustar detalhes como: sua posição, suas dimensões e sua disposição em relação ao texto. Tudo isso pode ser feito na caixa de diálogo Formatar figura.

Para abrir a caixa de diálogo de formatação de figura, selecione a imagem e no menu Formatar clique em Formatar figura. As vezes o nome muda para Auto Forma, clipe ou outro, dependendo da imagem selecionada.

Caixa de diálogo Formatar AutoForma (lado)

DISPOSIÇÃO

A disposição define como a imagem fica colocada em relação ao texto principal. Os ajustes são feitos na caixa de diálogo Formatar Figura. Há quatro tipos de disposição:

Atrás do texto. O texto cobre a imagem. É ideal para criar marcas d’água. Na frente do texto. A imagem cobre o texto que estiver atrás dela.

Alinhada com o texto. Neste caso a imagem se comporta como se fosse um caractere dentro do texto. Contornada pelo texto. O texto se ajusta em torno da imagem e

nem um nem outro ficam cobertos. Há vários formas de contornar.

Inserindo Símbolos (Menu Inserir)

Objetivando melhorar a apresentação de documentos, o Word oferece a possibilidade de inserir Símbolos que são caracteres especiais ☯ que não estão disponíveis no teclado.

Para inserir no documento os símbolos basta: - Menu Inserir

- Comando Símbolo - Escolha o símbolo - Use botão Inserir - Depois Fechar

Você pode apagar o Símbolo como

se fosse texto e também colorir, aumentar e diminuir.

Texto em Colunas

(Menu Formatar)

formatação de um documento em colunas pode formatar tanto antes do documento ser digitado, como logo após a digitação. Esse procedimento contempla A

(25)

Quando você aciona o Menu FORMATAR, Comando COLUNAS, aparece a caixa de dialogo que pode observar. Você pode:

- Escolher o Nº de Colunas - Definir Largura da Coluna

OBS: você deve selecionar o texto antes de usar o comando formatar – Colunas.

Bordas e Sombreamento (Menu Formatar)

O Comando bordas e sombreamento, pode ser usado através do Menu FORMATAR, Comando BORDAS E SOMBREAMENTO. Que traz tipos de bordas para

tabela, cores para as bordas e largura. Também possível preencher as células da tabela com cores usando o SOMBREAMENTO. E colocando borda da página.

Visualizar Impressão (Menu Arquivo)

Para exibir cada página como ela ficará quando impressa, clique em Visualizar impressão na Barra de Ferramentas Padrão, ou Menu Arquivo comando Visualizar Impressão.

Para sair do modo de visualização de impressão e voltar à visualização anterior do documento, clique em Fechar, ou pressione a tecla ESC no teclado.

WordArt (Menu Inserir / Imagem)

O WordArt é ideal para criar textos com efeitos artísticos no documento. Com ele criamos textos com efeitos 3D, com curvaturas, com efeitos de cor especiais, etc..

Para criar um texto artístico com o WordArt faça assim:

1. Inicie o programa clicando no menu Inserir, em Figura e em Wordart... 2. Selecione um estilo para o texto artístico e clique em OK.

3. Digite o texto na caixa de diálogo. Se quiser, formate a fonte do texto. 4. Clique em OK.

O texto artístico será inserido no documento.

Contar Palavras (Menu Ferramentas)

A opção contar palavras está no:

MENU FERRAMENTAS, opção contar palavras.

Assim que está opção é ativada teremos em nossa tela a apresentação da janela ao lado.

Em que temos várias informações sobre nosso documento.

(26)

Ortografia e Gramática (Menu Ferramentas)

O Word 2003 exibe linhas onduladas vermelhas abaixo das palavras que ele acha estarem erradas e linhas onduladas verdes abaixo de sentenças que ele acha estarem com problemas gramaticais. Para verificar ortografia e gramática em seu documento clique no botão ( ) Ortografia e Gramática.

Dicionário de Sinônimos (Menu Ferramentas- Idioma) O dicionário de sinônimos do Word é uma ferramenta que ajuda a substituir palavras por outras mais adequadas. Você deve selecionar a palavra que deseja verificar os sinônimos.

Pressione as teclas [Shift] + [F7] para acessar o dicionário de sinônimos do Word.

Você pode Substituir esta palavra ou Consultar seus sinônimos.

Substituição Automática (Menu Editar)

O Word oferece também o recurso de Substituição Automática de termos do texto. Para aciona-lo, escolha a opção Substituir a partir da janela de diálogo Localizar; ou menu Editar ⇒ Substituir :

Como vemos é basicamente a mesma janela vista em Localizar... As principais funções são:

Localizar Apresenta a palavra a ser pesquisada

Substituir por É a palavra que substituirá a que foi pesquisada Localizar próxima Localiza a mesma palavra dentro do texto Substituir Comando que determina a substituição

Substituir todas Determina que em todas a aparições da palavra localizada, essa seja substituída pela que consta na caixa Substituir por

Auto Correção( Menu Ferramentas)

Este recurso oferece uma forma rápida de se corrigir erros freqüentes, ou simplesmente para economia de digitação.

Esta ferramenta é muito útil e agiliza demais a rotina de todos os tipos de usuários, afinal, ao invés de repetir informações habituais como o nome da empresa, termos técnicos etc... em tantos documentos necessários no seu dia-a-dia basta utilizar o Auto Correção.

(27)

Acionado via menu Ferramentas ⇒ Auto Correção :

Corrigir duas iniciais ... Corrige palavras com as duas primeiras letras maiúsculas

Primeira letra de cada ... Para que toda sentença comesse por maiúscula Corrigir o uso acidental ... Corrige uso acidental da tecla CapsLock ... Substituir texto ao digitar Corrige automaticamente enquanto se digita o texto Substituir È a seqüência digitada será trocada pelo conteúdo de Por

Por È a seqüência correta que se quer como resultado

Para acrescentar novas palavras/caracteres para corrigir/trocar automaticamente, siga: Digite em Substituir, a palavra a ser corrigida (no exemplo as letras “vsp” minúsculas). Digite na caixa de digitação Por, a palavra de substituição (veja exemplo acima). Clique no botão adicionar e em seguida OK.

Utilizando as barras de rolagem desta janela, o usuário poderá verificar quais palavras/caracteres já estão incluídas no controle do Auto Correção...

Comentários (Menu Inserir)

Você pode deixar informações em um documento para lembrar um leitor de verificar algo em seu documento. Para isso selecione o texto onde você deseja inserir um comentário.

Clique em Inserir/Comentário para abrir a área de comentários na parte inferior da área de trabalho.

Digite o texto que você deseja mostrar no comentário. Clique no botão Fechar para retornar ao documento Ex: Comentário

Notas (Menu Exibir)

Legendas.(Menu Inserir/Referência)

1-Coloque o cursor no final da palavra em que deseja inserir/referência e nota. 2-Vá para inserir notas

3-Escolha as opções. 4-Clique Ok. 5-Digite a notação.

1-Coloque o ponto de inserção no objeto .

2- Vá para inserir legenda. 3- Escolha as opções. 4-Clique em Ok.

(28)

Tabelas (Menu Tabelas)

Para formatarmos nossa tabela precisaremos de uma ajuda da Barra de ferramentas Tabelas e Bordas. Caso ela não esteja sendo visualizada em sua tela, dê um clique No menu Exibir, aponte para Barra de ferramentas e Ative a Barra Tabelas e Bordas.

Desenhar Tabela : Com esta opção podemos desenhar mais linhas e colunas em nossa tabela, basta clicar segurar e arrastar, para desenhar um linha. Quando não precisar mais dela, deixe-a desativada.

Borracha : Serve para apagarmos uma linha em nossa tabela, basta dar um clique para apagar a linha ou clique e segure e arraste para apagar mais de uma.

Estilo da Linha : Serve para escolhermos um estilo de linha que queremos aplicar em nossa Tabela, basta escolher e da um clique onde vai ser aplicado.

Espessura da Linha : Nesta opção escolhemos uma espessura que deverá ser aplicada. Cor da Borda : Nesta opção determinamos a cor que deverá ser aplicada.

Cor do Sombramento : Esta opção permite com que preenchamos uma cor em nossa tabela, ou onde selecionarmos.

Inserir tabela : Nos permite inserir uma nova tabela.

Mesclar Célula : Torna Duas ou mais células em apenas uma.

Teclas de atalho do Microsoft Office Word 2003 (Versão Brasileira)

Teclas de atalho são combinações feitas no teclado para agilizar o trabalho com os programas. A tecla "Ctrl" refere-se à tecla "CONTROL" situada na parte inferior do teclado, à direita ou à esquerda. A tecla "Shift" é tambem representada por uma seta , está situada acima da tecla "Ctrl", é utilizada para escrever letras maiúsculas e símbolos como também pode ser usada para selecionar textos, segurando o "Shift" e usando as setas direcionais.

A tecla "Caps Lock" (em alguns teclados está escrito "Fixa") está localizada acima do "Shift" e serve para conservar as letras em maiúsculo e sempre que está acionada, uma respectiva luz se acende no canto superior direito do teclado.

A tecla "Tab" é representada por duas setas cruzadas , geralmente é utilizada para tabulações, mas pode ter outras utilidades dependendo do programa utilizado.

Para executar qualquer um dos comandos indicados deverão ser pressionadas as teclas mencionadas ao mesmo tempo. Por exemplo: "Ctrl + J (justificação de texto): pressione a tecla "Ctrl" e sem soltá-la, aperte a letra J.

(29)

BrOffice – Writer

O que é o BrOffice Writer?

O BrOffice Writer é um software editor de textos, sendo portanto uma ferramenta para a criação e edição de documentos de texto no microcomputador. Com ele, podemos realizar desde tarefas simples, como digitar e imprimir uma simples carta, até tarefas mais complexas como a criação de documentos mais sofisticados, como este manual, nele elaborado. O Writer faz parte de um pacote de softwares denominado BrOffice, no qual se destacam, além dele, a planilha eletrônica Calc e o software para apresentações de slides eletrônicos, denominado Impress.

Arquivos compatíveis com o Writter: Documento texto do OpenOffice .sxw Documentos do Word .doc Real Text Format .rtf

Texto .txt

Resumindo operações com o Writter .Odt(padrão) abrir / editar / salvar .Doc(word)

Opendocument .odt

abrir / editar / salvar

.Pdf só exportar Modos de seleção:

Uma palavra = 2cliques B.E. Mouse Um Parágrafo=3cliques B.E. Mouse

Teclas de função: F1 - ajuda do programa F2 - edição de fórmulas F3 - auto-texto

F4 - conexões de banco de dados F5 - Navegador

F6 - Alternância entre barras F7 - Verificar ortográfia F8 - Tipos de seleção F11 - estilista

F12 - nemuração automática

Ctrl+O Abre um documento.

Ctrl+S Salva o documento atual.

Ctrl+N Cria um novo documento.

Shift+Ctrl+N Abre a caixa de diálogo Modelos e documentos.

Ctrl+P Imprime o documento.

Ctrl+Q Sai do aplicativo.

Ctrl+X Remove os elementos selecionados.

Ctrl+C Copia os itens selecionados.

Ctrl+V Cola o conteúdo da área de transferência.

Ctrl + Shift + V Abre a caixa de diálogo Colar especial.

Ctrl+A Seleciona tudo.

Ctrl+Z Desfaz a última ação.

Ctrl+Y Refaz a última ação.

CTRL + I Itálico

CTRL + B Negrito

(30)
(31)

Navegação com o teclado e mouse

As tabelas abaixo apresentam várias possibilidades de navegação utilizando o mouse ou o teclado:

(32)

Uso do Teclado

Para navegar Pressione

Uma letra para direita Seta para direita Uma letra para esquerda Seta para esquerda Uma palavra para direita Ctrl + seta para direita Uma palavra para esquerda Ctrl + seta para esquerda

Até o final da linha End

Até o início da linha Home

Até o final do texto Ctrl + End

Até o início do texto Ctrl + Home

Uma tela para cima Page Up

Uma tela para baixo Page Down

Uso do mouse na Barra de Rolagem

Para navegar Pressione

Página anterior Ícone com seta dupla para cima

Próxima página Ícone com seta dupla para baixo

Qualquer página Arraste o botão da barra de rolagem Seleção de texto

Para qualquer tipo de formatação no documento, é necessário selecionar a região onde será aplicado o efeito. É possível selecionar parte do texto, utilizando o teclado ou o mouse, de diversas formas:

Utilizando o Mouse Para selecionar Faça

Seleção alternada Ctrl + 2 cliques no botão esquerdo do mouse sobre a palavra Uma palavra 2 cliques com o botão esquerdo do mouse sobre a palavra Diversas linhas Arraste o mouse com o botão esquerdo pressionado Parágrafo 3 cliques na marca de final de parágrafo

Utilizando o Teclado

Para selecionar Pressione

Um caracter para a direita Shift + seta para direita Um caracter para a esquerda Shift + seta para esquerda Até o final de uma palavra Ctrl + Shift + seta Até o final de uma linha Shift + End Até o início de uma linha Shift + Home

Uma linha para baixo Shift + seta para baixo Uma linha para cima Shift + seta para cima Uma tela para baixo Shift + Page Down Uma tela para cima Shift + Page Up Até o final do documento Ctrl + Shift + End Até o início do documento Ctrl + Shift + Home

Uma célula preenchida Com o cursor dentro da tabela, pressione Ctrl + T Tabela inteira Com o cursor dentro da tabela, pressione Ctrl + T 2 vezes

Formato/Caractere/Fonte

(33)

Fonte: apresenta as fontes disponíveis no sistema e que podem ser utilizados em seu documento. Tipos de fonte: nesta caixa estão disponíveis os tipos para a fonte selecionada. Para escolher, basta dar um clique sobre o tipo desejado e verificar o exemplo.

Tamanho: na caixa de listagem Tamanho, surgirá a lista de possíveis tamanhos para a fonte selecionada. É possível, ainda, escolher a cor da letra e o idioma em que o texto será digitado.

– Efeitos de Fonte

Formato/Caractere/Efeitos de Fonte Podemos aplicar, na fonte que está sendo utilizada no texto, efeitos de relevo, sublinhado, tachado, cor de fonte e outros, os quais aparecem na Caixa de Visualização. A Barra de Formatação apresenta vários dos efeitos citados, todavia não apresenta a riqueza de opções que

a guia Efeitos oferece:

Sublinhado: esta caixa apresenta vários estilos de sublinhados. Escolha um estilo e observe o efeito na caixa de visualização. É possível escolher a cor de seu sublinhado, pressionando o botão ao lado da caixa de listagem Cor.

Efeitos: além do sublinhado e cor, podem-se aplicar efeitos na fonte. Para isso, clique sobre a opção do efeito e as seguintes opções serão disponibilizadas:

Efeitos

Maiúscula TODAS AS LETRAS MAIÚSCULAS Minúscula todas as letras minúsculas

Títulos Aplica A Formatação De Maiúscula Na Primeira Letra de Cada Palavra Caixa Alta (Versalete) APLICA CAIXA ALTA PARA TODAS AS PALAVRAS

Relevo: o Writer também tem a possibilidade de acrescentar relevo ao texto – Alto Relevo e Baixo Relevo – podendo ainda combiná-los com as opções Estrutura de Tópicos (contorno), Sombra e Intermitente.

Caso o usuário não queira utilizar o menu, várias das opções vistas anteriormente podem ser encontradas na Barra de Formatação, que contém, ainda, outros itens que serão vistos no decorrer do manual. Para alterar a fonte de um texto selecionado, aperte o botão ao lado da caixa de listagem de Fonte.

Se os botões Negrito, Itálico, e/ou Sublinhado forem clicados com o texto selecionado, para cancelar essa operação, sem aplicar outro formato, clique-os novamente.

(34)

Uma letra capitulada é tradicionalmente a primeira letra de um parágrafo em tamanho e formato diferente do restante do texto. Isto é feito com o objetivo de alcançar um efeito visual mais agradável ao destacá-la do conjunto.

Pode-se capitular uma letra, uma palavra ou um conjunto de texto, mas o usual é capitular apenas a primeira letra do parágrafo inicial:

Exibir Capitulares: inicialmente, marque essa opção. É ela que vai lhe permitir visualizar

o efeito.

Palavra Inteira: caso queira que toda a palavra seja capitulada, marque essa opção. Número de caracteres: define quantos caracteres serão capitulados. Linhas: define quantas linhas (de altura) serão utilizadas para capitular. Espaço entre o texto: define qual será o espaço entre o texto e a(s) letra(s) em destaque.

Conteúdo: nesta área pode-se digitar o texto a ser capitulado e ainda definir o estilo de caractere a ser utilizado.

Tabulações Formato/Parágrafo/Tabulações

Esta guia permite definir a posição de uma parada de tabulação em um parágrafo com posicionamento diferente do padrão, o tipo de tabulação e o caracter de preenchimento:

Posição: determina a posição da tabulação, conforme a unidade de medida definida na régua.

Tipo: esta área apresenta todos os tipos de alinhamentos possíveis e seus ícones que aparecem na régua vertical. A opção Caractere define o que a tabulação decimal utilizará como separador decimal.

Caracteres de Preenchimento: permite ao usuário definir o caracter a ser utilizado. A opção caractere aqui apresenta a possibilidade de se escolher um caractere diferente das opções apresentadas.

Os botões Novo, Excluir Tudo e Excluir representam respectivamente a confirmação da marcação efetuada, a eliminação de todas as inclusões realizadas e a exclusão da marcação selecionada.

É possível, também, usar a régua para definir as posições de tabulação. Formatando Páginas

Uma das etapas mais importantes na confecção de um documento é a definição de parâmetros que ele deverá seguir, por exemplo: margens da folha, tamanho do papel utilizado pela impressora, direção da impressão, etc. Vamos trabalhar com esses conceitos nesta seção.

(35)

Página

Formato/Página/Página

Aqui se define o layout de página, além dos formatos de numeração e de papel:

Formato do papel: exibe os formatos existentes para escolha de um deles. É possível, também, que o usuário defina um tamanho de documento. Largura e Altura: esses campos só serão utilizados quando os valores forem diferentes dos formatos padrões existentes.

Orientação – Retrato e Paisagem: aqui se define o sentido de impressão do documento. Margens: apresenta a opção de definir a distância entre o texto e as margens do documento. O valor padrão é 2cm. Este valor está, em vários casos, acima do mínimo do padrão comum dos modelos de impressoras. Assim, temos uma garantia extra de que o documento não será cortado na hora da impressão.

Bandeja de Papel: se a impressora é equipada com múltiplas bandejas de papel, é aqui que se determina qual será utilizada. Pode-se deixar a configuração da impressora.

Definições de Layout: aqui define-se o layout de impressão das páginas e o formato da numeração.

Registro de conformidade: aqui é possível selecionar estilos de parágrafo como referência para alinhar o seu texto. Obs: As demais guias deste comando serão vistas posteriormente neste manual

►Alinhamento Justificado

O parágrafo justificado alinha-se tanto a direita como a esquerda da linha, por isso aparecem alguns espaçamento entre as palavras. O Writer apresenta a possibilidade de definir o alinhamento da última linha do parágrafo justificado.

18 Manual do BrOffice Writer – Versão 2.0 – Curso Básico – ALMG

Para definir o alinhamento, deve-se acessar o menu Formatar/Parágrafo e, na guia Alinhamento, escolher o formato desejado:

►Formato/Parágrafo/Tabulações

Esta guia permite definir a posição de uma parada de tabulação em um parágrafo com

posicionamento diferente do padrão, o tipo de tabulação e o caracter de preenchimento:

: ►Arquivo/Exportar como PDF

Este comando permite salvar o arquivo atual no formato PDF (Portable Document Format). É possível ver e imprimir um arquivo PDF em qualquer plataforma sem perder a formatação original, desde que haja um software compatível instalado, como o Acrobrat Reader. Por ser um formato bastante difundido na internet, os arquivos PDF também são bastante utilizados quando é necessário enviar um documento por e-mail.

►Arquivo/Salvar Como/Salvar como tipo

Digamos que seja necessário enviar um arquivo gerado no Writer para um usuário que não possua BrOffice (um órgão fora da Assembléia, ou mesmo um setor administrativo da Casa que ainda não utilize o BrOffice, por exemplo). Nesse caso, é necessário salválo no formato do Microsoft Office.

Referências

Documentos relacionados

Na perspectiva de possibilidades abrangendo os mais diversos locais para trabalho seja em: portais como o Google para gerenciar a informação eletrônica, variados

TABELA 1: Lista das espécies encontradas nas áreas em regeneração e de campo cerrado da Estação Ecológica de Itirapina (Itirapina, São Paulo), em que “N” = número de

O ato de compreen- são desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões de ordem lógica

Adriano Cruz (UFRJ) MLP - RNA 2013/03/13 1 / 69 Resumo Seção 1 Introdução 2 Treinamento 3 Treinamento - Teoria 4 Programando Aproximando Função Iris... Onde

No Brasil, mesmo com a implantação do Ensino Fundamental (EF) para nove anos e a inclusão da criança de seis anos nesse ensino, ainda existe um grande

Este artigo analisa as estratégias de persuasão eleitoral utilizadas nas campanhas para as prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo em 1996. Palavras-chave: campanha

Creada para proyectos que demandan comodidad y un toque de rusticidad, Maori tiene 3 tonos naturales en los formatos 11x120 y 11x180. Maori expressa a identidade

Existe ainda pouca informação sobre o comportamento de ligações metálicas sujeitas a cargas com taxas de deformação elevadas. De acordo com a bibliografia existente, os