• Nenhum resultado encontrado

Formação Inicial e Continuada (FIC). O grupo é coordenado pelo Professor de Arte do Campus Inconfidentes, Luís Carlos Negri, e conta com a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formação Inicial e Continuada (FIC). O grupo é coordenado pelo Professor de Arte do Campus Inconfidentes, Luís Carlos Negri, e conta com a"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS INCONFIDENTES

Carta de Intenções

Em 20 de setembro de 2019, reuniram-se no Centro de Procedimentos Ambientais (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Inconfidentes, representantes de diversos setores e segmentos dessa instituição para a visita oficial do Cônsul da Itália em Belo Horizonte - MG, o Sr. Dario Savarese.

O propósito da visita foi a apresentação da instituição de ensino ao Cônsul, além da entrega da presente carta com a intenção de estreitar laços e definir possíveis ações colaborativas e parcerias entre o Consolato d’ Italia a Belo Horizonte e o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

A relação do Sul de Minas, e em especial da cidade de Inconfidentes e seu entorno, com a Itália, data de muitos anos, visto que os italianos foram o principal grupo de imigrantes a entrar no Brasil no final do século XIX. Muitos chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos e de lá partiram em busca das regiões cafeeiras, devido a demanda de mão de obra das lavouras, surgida pela abolição da escravidão.

Além disso, o “italiano era não só útil como mão de obra, mas atendia, também, como elemento colonizador” (Góes Monteiro, 1974:76). Não se tratava de meramente substituir ou suprir a falta de trabalhadores disponíveis à agricultura cafeeira de exportação nem apenas de povoar áreas não densamente povoadas. A imigração vinha contribuir para a constituição de uma nova sociedade emergente pós-colonial e escravocrata.

O Sul de Minas, por ser outra área cafeeira em expansão, exerceu uma atração maior sobre o imigrante porque a plantação de cafezais era a atividade agrícola que melhor remunerava o trabalhador, além de possibilitar a produção de produtos alimentícios entre as fileiras dos cafeeiros

(2)

novos por vários anos, garantido-lhes melhores rendimentos e maiores oportunidades de mobilidade social com as quais tanto haviam sonhado: tornar-se dono de sua terra como resultado do seu trabalho.

A maior parte dos imigrantes italianos era agricultores, vênetos e friulanos, com grande experiência na gestão da pequena e média propriedade familiar, um recurso estratégico que os novos moradores e seus descendentes trouxeram para Minas Gerais e também para os demais estados brasileiros que os receberam.

Foi sob a égide da agricultura familiar, que eles inovaram o cultivo de café e incrementaram a produção de cereais, hortigranjeiros, frutas, verduras e a criação de bovinos, suínos e aves que forneceram a proteína necessária e ainda possibilitaram a produção de leite e derivados e de embutidos, diversificando a cozinha tradicional mineira.

Pelas avaliações da época, os imigrantes eram considerados “excelentes trabalhadores, acomodando-se com relativa facilidade ao sistema de meação ou parceria”.

Devido ao grande número de imigrantes em nossa região, no dia 18 de junho de 1913, o senhor Conde Luigi Provanna Del Sabfione, Cônsul Geral da Itália, visitou o Núcleo Colonial de Inconfidentes, acompanhado do senhor Francisco Gaetano, funcionário da Secretaria de Agricultura do Estado. Na ocasião visitou lotes, gostou da excelência da terra, da beleza topográfica e dos serviços já realizados.

Outro fator mantenedor da cultura de nossos imigrantes em nossa região são as associações e circolos italianos das cidades que nos rodeiam, tais como: a Associação Lucchesi Toscani nel Mondo di Jacutinga – MG, o Círculo Brasileiro de Monte Sião – MG, o Circolo Ítalo-Brasiliano di Ouro Fino-MG e Circolo Trentino Ouro Fino-MG.

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, uma instituição de educação centenária, está inserida nesse contexto e não poderia deixar de relacionar-se com a cultura italiana que aqui se fez presente. Já recebemos importantes visitas e contribuições vindas da Itália, como a visita do Senador Italiano Fausto Guilherme Longo à Reitoria do IFSULDEMINAS, no ano de 2017, com o objetivo de discutir parcerias e trocas de experiências entre Brasil e Itália. Também recebemos a aluna intercambista de mestrado Giulia Pastorelli da Università degli Studi di Perugia que veio desenvolver a sua pesquisa no Sul de Minas, sob a orientação do Professor Sérgio Pedini no IFSULDEMINAS – Campus Machado. Temos ainda ações voltadas à manutenção da cultura italiana em nossa região, como o Curso de Língua, Arte e Cultura Italiana (ITA-LICA). Surgido no início de 2018 com o intuito de reunir pessoas interessadas pela arte e pela cultura italiana, teve como primeiro momento um grupo de estudos, e mais tarde, passou a ser oferecido como Curso de

(3)

Formação Inicial e Continuada (FIC). O grupo é coordenado pelo Professor de Arte do Campus Inconfidentes, Luís Carlos Negri, e conta com a participação de docentes, servidores técnico-administrativos, alunos dos cursos técnicos e superiores, além de membros da comunidade externa. O objetivo maior do projeto é aprender mais sobre a arte e a cultura italiana e, a partir disso, desenvolver o aprendizado sobre a língua.

Por meio da Assessoria Internacional, atualmente o IFSULDEMINAS possui convênio com as seguintes instituições Italianas: Universidade de Florença, Universidade de Pisa, Università degli studi di Perugia, Universitá Della Calabria e Università Politecnica Delle Marche. Embora os convênios estejam firmados entre as instituições, a intenção é que possamos articular trabalhos efetivos, seja na promoção de intercâmbio acadêmico, com atividades de ensino, mas também o desenvolvimento de trabalhos investigativos e ações de extensão, com a busca de mecanismos que possibilitem a inserção do estudante do IFSULDEMINAS nesses programas e vice-versa. Partindo dos pressupostos no fortalecimento das políticas das ações linguísticas do IFSULDEMINAS, um dos objetivos a ser potencializado é o recebimento de um professor leitor de italiano. Com esse profissional, o responsável poderia ensinar sobre a língua italiana, destacando os aspectos culturais e artísticos a servidores e alunos do IFSULDEMINAS, bem como comunidade externa. Essa prática já foi vivenciada pela instituição, com o recebimento de leitores franceses e ingleses.

Assim, considerando os sólidos e tradicionais laços de amizade que unem o Brasil e a Itália, fortalecidos no decorrer do tempo pela presença significativa no Brasil de uma ampla comunidade de origem italiana, o sentido geral da intenção de colaboração aqui proposta é estreitar ainda mais os laços entre os dois países, aqui de forma mais específica, entre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e o Consolato d’ Italia a Belo Horizonte. Expressamos, assim, a intenção de cooperação cultural e acadêmica como meio de favorecer a aproximação continuada e o conhecimento recíproco entre as sociedades brasileira e italiana, por meio da criação de redes, parcerias, iniciativas conjuntas e intercâmbio de pesquisadores. Inclusive, fizemos um levantamento de possíveis cursos e áreas comuns entre algumas instituições italianas e o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, que encontra-se em anexo. Além das possíveis relações apresentadas, poderia ser oferecido um intercâmbio de projetos. Assim, como desenvolvemos o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Língua, Cultura e Arte Italiana (ITA-LICA), poderíamos desenvolver um projeto de Língua, Arte e Cultura Brasileira para italianos. Além de outras possibilidades.

(4)

_________________________________________________ Sr. Dario Savarese

Cônsul da Itália em Belo Horizonte - MG

_________________________________________________ Sr. Luiz Flávio Reis Fernandes

Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes _________________________________________________

Sr. Marcelo Bregagnoli Reitor do IFSULDEMINAS

(5)

ANEXO 1

Pesquisa sobre áreas afins entre Instituições de Ensino Italianas e

IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes:

Universidade

Área

Possível relação com o

IFSULDEMINAS –

Campus Inconfidentes

Università di Trento Dipartimento CIBIO (Departamento voltado para a

área das ciências biológicas -ciências e tecnologias biomoleculares, biotecnologia

celular e molecular, etc.)

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Università di Trento Ingegneria Civile, Ambientale e Meccanica (Engenharia para o

ambiente e território)

Cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Curso Técnico Integrado em

Meio Ambiente e Curso Técnico Integrado em

Agrimensura Università di Trento Ingegneria e Scienza

dell’Informazione (Informática)

Curso de Tecnologia em Redes de Computadores e Curso

Técnico Integrado em Informática Università di Trento Lettere e Filosofia (Bens

culturais, Estudos históricos e literários, Arte, Mediações linguísticas, turismo e cultura,

Musicologia, Arqueologia, Ciências históricas)

Projetos do Setor de Cultura e Arte e Curso de Licenciatura

em História

Università di Trento Matematica Curso de Licenciatura em Matemática Università di Trento C3A - Centro Agricoltura

Alimenti Ambiente (viticultura e enologia)

Cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de

Alimentos, Curso Técnico Integrado em Agropecuária, Curso Técnico Integrado em

Alimentos e Curso de Licenciatura em Educação do

Campo Università degli Studi di

(6)

Integrado em Agropecuária e Curso de Licenciatura em

Educação do Campo Università degli Studi di

Firenze

Area Scientifica (Biologia – BIO, Matematica e Informatica

– DIMAI, Scienze della Terra)

Cursos de Engenharia Agronômica, Curso Técnico Integrado em Agropecuária, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Curso de

Licenciatura em Matemática, Curso de Licenciatura em

Ciências Biológicas Università degli Studi di

Firenze

Area Tecnologica (Scienze e Tecnologie Agrarie, Alimentari,

Ambientali e Forestali – DAGRI, Ingegneria Ambientale

- DICEA, Ingegneria dell’ Informazione - DINFO)

Cursos de Engenharia Ambiental, Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, Curso de Tecnologia em Redes

de Computadores, Curso Técnico Integrado em Informática, Curso de Engenharia Agronômica, Curso

Técnico Integrado em Agropecuária, Licenciatura em Educação do Campo, Curso de

Engenharia de Alimentos e Curso Técnico Integrado em

Alimentos Università degli Studi di

Firenze

Area Humanistica e della Formazione: Formazione, Lingue, Intercultura, Letterature

e Psicologia – FORLILPSI, Storia, Archeologia, Geogtrafia,

Arte e Spettacolo - SAGAS)

Projetos do Setor de Cultura e Arte, Curso de Licenciatura em

História e Curso de Licenciatura em Pedagogia

Università “La Sapienza” di Roma

Facoltà di Ingegneria dell’Informazione, Informatica

e Statistica

Curso de Tecnologia em Redes de Computadores e Curso

Técnico Integrado em Informática Università “La Sapienza” di

Roma

Facoltà di Filosofia, Lettere, Scienze Umanistiche e Studi

Orientali

Projetos do Setor de Cultura e Arte e Curso de Licenciatura

em História Università per Stranieri di

Perugia

Corsi di Lingua e Cultura Italiana

Projetos do Setor de Cultura e Arte (ITA-LICA) Università per Stranieri di

Perugia

Master Universitario Servidores e alunos Università per Stranieri di Siena Corsi di Lingua e Cultura

Italiana

Projetos do Setor de Cultura e Arte (ITA-LICA)

(7)

Ingegneria Informatica e dell’ Automazione

e Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Università degli Studi di

Cagliari Facoltà di Ingegneria Ambiental, Engenharia deCursos de Engenharia Agrimensura e Cartográfica,

Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos Università degli Studi di

Cagliari Facoltà di Scienze dellaFormazione Curso de Licenciatura emPedagogia Università degli Studi di

Cagliari

Facoltà di Scienze MM. FF. NN Curso de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em

Ciências Biológicas Università degli Studi di

Bologna

Facoltà di Agraria Cursos de Engenharia Agronômica, Curso Técnico Integrado em Agropecuária e Curso de Licenciatura em

Educação do Campo Università degli Studi di

Bologna

Facoltà di Scienze della Formazione

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Università degli Studi di Bologna

Facoltà di Scienze MM. FF. NN Curso de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em

Ciências Biológicas Università degli Studi di

Genova

Facoltà di Scienze MM. FF. NN Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em

Ciências Biológicas Università degli Studi di Napoli Corsi di studio in Ingegneria Cursos de Engenharia

Ambiental, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica,

Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos

Referências

Documentos relacionados

Os grupos devem discutir qual o significado dos princípios da Pneps-SUS e relacioná-los com seu processo de trabalho, identifican- do fatores positivos (que facilitam) e negativos

É importante destacar que o Código de Ética da STE foi elaborado para facilitar e qualificar o relacionamento entre todos aqueles que fazem parte da empresa: colaboradores,

MATEMÁTICA: uma análise a partir do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte.

Para efeitos de IRS, o ganho ou mais-valia decorrente da alienação das suas ações da Saint-Gobain corresponde à diferença positiva entre o montante obtido com a venda das ações e

Objetivo Geral: Prover ao educando conhecimentos básicos de cálculo vetorial elementar e de geometria analítica espacial, bem como a resolução de problemas

Neste estudos procuramos descrever como ocorrem as passagens do conhecimento matemático de um nível mais concreto para níveis mais abstratos, para isso buscamos exemplificar

Parágrafo único: Para inscrição na disciplina Estruturas Algébricas, o candidato deverá ter sido aprovado nas disciplinas Álgebra I e Álgebra II (PPC 2014), com

Como componente curricular obrigatório, o Estágio Curricular Supervisionado, no Curso de Licenciatura em Matemática, regido Deliberação do Nº 63/CEPE, de 06 de novembro de 2017