• Nenhum resultado encontrado

Proposta de Redação estilo ENEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Proposta de Redação estilo ENEM"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

14

Nem todo uso de álcool leva ao abuso,

porém todo abuso encontra o uso moderado na sua origem.

Klaus Rehfeldd

Proposta de Redação estilo ENEM

(2)

Texto II

Proibida para menores de 18 anos, as bebidas alcoólicas (consideradas dro- gas lícitas) estão, cada vez mais, presentes na rotina dos jovens. Uma pesquisa reali- zada pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), divulgada no primeiro semestre de 2010, mostrou que 6% do consumo anual de álcool no país é feito por pessoas na faixa etária entre 14 e 17 anos, a despeito da proibição imposta pelo inciso 2 do artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adoles- cente (ECA). Mais um dado alarmante apontado pelo estudo é que os jovens entre 18 e 29 anos são os responsáveis por 40% de todo o consumo anual de bebidas no Brasil.

Outro levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), órgão ligado à Presidência da República, o qual contemplou apenas o público universitário constatou que 22% desses jovens estão sob o risco de desenvolver dependência química por causa do álcool. Essa tendência, aliás, é comprovada pelo grupo de apoio Alcoólicos Anônimos (AA), o qual auxilia pessoas que desejam abandonar o alcoolismo, uma doença considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como progressiva e fatal. Segundo informações do depar- tamento de comunicação do AA, o número de jovens que tem buscado ajuda para deixar o vício aumentou consideravelmente nos últimos 5 anos.

Disponível em: <http://profjabiorritmo.blogspot.com>. Acesso em 26. Abr. 2011.

Texto III

Propaganda farta na TV e incentivo dos próprios familiares fazem com que o Brasil consuma 50% mais bebidas alcoólicas que a média mundial e que jovens co- mecem, cada vez mais cedo, a beber. Em meio aos alarmantes dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no último dia 11, de que o consumo de álcool no Brasil é quase 50% superior à média mundial, uma pesquisa feita pelo Cen- tro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), em São Paulo, chama a atenção para o abuso das bebidas alcoólicas entre jovens.

Segundo a pesquisa, 40% dos jovens alcoolistas deram seu primeiro gole antes dos 11 anos de idade. Para especialistas, mesmo que os números indiquem o abuso do álcool como um problema de saúde pública, a legislação brasileira ainda apresenta um impasse no controle de propagandas de bebida alcoólica. Segundo a OMS, 320 mil jovens entre 15 e 29 anos morrem ao redor do mundo, todos os anos,

(3)

que homens brasileiros bebem até 24,4 litros de álcool por ano, enquanto a média no mundo é de 6,1 litros. Já as mulheres bebem dez litros, em média. Segundo Mar- ta Jezierski, diretora do Cratod e responsável pela pesquisa, as propagandas de bebida alcoólica são grandes colaboradoras dessa realidade. "Há muita campanha a

favor do consumo, mas quase nenhuma contra", observa. Vários estudos já compro-

varam que, a cada comercial de bebida alcoólica veiculado, aumenta em 1% o núme- ro de drinks tomados por jovens no mundo.

Disponível em: <http://www.canelaneles.com.br >. Acesso em 26. Abr. 2011. Com base na leitura dos textos motivadores apresentados e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO em norma culta da língua portuguesa sobre o seguinte te- ma:

Juventude e álcool: um problema de toda a sociedade

Apresente experiência e proposta de ação social que respeitem os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

ATENÇÃO ALUNOS DO 3º ANO A proposta acima deverá ser feita como TA4;

A análise do TA4 deverá ser apresentada entre os dias 9 e 27 de maio. Não haverá reanálise;

O agendamento para a entrega do TA4 no Laboratório de Redação deve ser feito imediatamente após a aula de divulgação do tema. Essa recomendação é feita a fim de se evitarem congestionamentos e consequente falta de horá- rio para o atendimento, pois aqueles alunos que não conseguirem fazer a cor- reção de seu texto alegando que, na última semana, não há mais horários, te- rão ZERO como nota nesta atividade;

Procurem chegar ao Laboratório, pelo menos, dez minutos antes de seus horá- rios com o texto já passado a limpo e escrito a caneta.

Lembre-se: organização e comprometimento são essenciais ao sucesso nos estudos.

(4)

Proposta de Redação estilo UECE

Texto I

V

á

rzea Alegre ter

á 

Pacto pela Vida

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude deste muni- cípio realizou encontro, na manhã desta sexta-feira, 8 de abril, no Centro Social Urbano CSU, para discutir a implantação do Pacto pela Vida em Várzea Alegre. Sob a coordenação de Klécio Dawison Saraiva (Klecinho), o encontro reu- niu membros da sociedade organizada, que, divididos em grupos, estudaram a implantação e atuação do projeto, visando unir a comunidade para o enfrentamen- to da problemática do álcool e outras drogas, com atuação em quatro eixos: pre- venção, tratamento, reinserção e repressão.

O prefeito participou do evento e elogiou a iniciativa da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude pela capacidade de debater, de forma madura e equilibrada, alternativas de combate ao consumo de álcool e outras dro- gas. O Pacto pela Vida, que foi uma ideia que nasceu na Assembleia Legislativa do Ceará, chega a um momento importante para despertar a sociedade para esse grave problema que afeta a juventude.

O coordenador de políticas para os jovens em Várzea Alegre, Klecinho, trabalha o Pacto pela Vida como uma janela de salvação que se abre aos jovens e adolescentes da cidade, evitando que estes percam os seus objetivos de respeito à vida e de crescimento pessoal.

Disponível em: <http://www.caririnoticias.com.br >. Acesso em 26. Abr. 2011.

Texto II

Justiça obriga a criar hospital

Depois de 12 anos recorrendo na Justiça, o município de Fortaleza foi con- denado, pela 4ª Vara da Infância e da Juventude a criar e manter em funcionamento hospital para tratamento em regime de ambulatório e de internação de crianças e jovens, pais ou responsáveis dependentes químicos.

A decisão, tomada no último mês de agosto, foi assinada pelo juiz auxiliar da In- fância e da Juventude Jurandir Vieira Marques, atualmente respondendo pela 4ª Vara. O

(5)

prazo estabelecido para que o Município crie o hospital é de 12 meses, depois de ouvido o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

De acordo com a sentença, o tratamento deverá incluir programa oficial de auxílio a crianças e jovens, pais ou responsáveis dependentes de substâncias quími- cas ou outros (alcoólatras e toxicômanos, por exemplo). Esse programa deverá ser ampliado para atendimento psiquiátrico infanto-juvenil.

A decisão judicial é decorrente de ação civil pública impetrada pelo Ministé- rio Público Estadual em 1997. Segundo a promotora de Justiça, Fátima Valente, autora da ação na época, o processo é o mesmo que originou a criação dos Conse- lhos Tutelares em Fortaleza.

Em dezembro daquele ano, a ação foi acolhida pela Justiça em primeira ins- tância. A Prefeitura de Fortaleza recorreu com apelação cível ao Tribunal de Justiça do Ceará, alegando, entre outros motivos, que a responsabilidade por tal equipa- mento é do Estado. Foi condenada duas vezes, em 1999 e 2001.

Insatisfeito, o Município entrou com recurso especial junto ao Superior Tri- bunal de Justiça (STJ), em Brasília. A sentença proferida em maio do ano passado, mais uma vez, reafirmou a decisão de 1º grau. Não restando mais possibilidade de recurso, o processo retornou ao juízo de origem, e a execução da sentença foi de- terminada pelo juiz Jurandir Marques.

A integrante do Colegiado de Saúde Mental do Município, Rane Félix, disse que o órgão ainda não foi notificado da decisão da Justiça. A médica justificou os recursos da Prefeitura durante 12 anos porque a criação de um hospital para dependentes químicos vai de encontro à Política Nacional de Saúde Mental (Lei Nº 2.016, de 2001).

"A Reforma psiquiátrica prega exatamente o contrário: atender o usuário de drogas sem discriminar, incluir a pessoa no Sistema Único de Saúde, no hospital geral", justifica. Segundo Rane, o caso poderá ser levado ao Ministério da Saúde (MS), visto que está em desacordo com a política do órgão federal.

Como alternativas ao que manda a Justiça, Rane Félix diz que a Prefeitura planeja quatro novas ações para fortalecer o atendimento a dependentes químicos na Capital.

Uma delas é a implantação do primeiro Serviço Hospitalar de Referência pa- ra Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas (SRH-ad). O equipamento é previsto na Portaria Nº 1.612 GM, de 2005, do MS.

Segundo Rane, a ideia é de que o equipamento funcione na Casa de Saúde Nossa Senhora das Graças, no Pirambu, que hoje passa por reforma. Particular, o hos- pital era conveniado ao Município e oferecia 12 leitos para desintoxicação. O convênio com o Município está sendo rediscutido. A reforma deverá terminar em 45 dias.

Disponível em: <http://www.antidrogas.com.br>. Acesso em 26. Abr. 2011. Proposta 1

(6)

Escreva um EDITORIAL sobre a relação entre juventude e alcoolismo, no qual seja feita uma análise dessa problemática a partir dos seguintes eixos: preven- ção, tratamento, reinserção social e repressão.

Proposta 2

Produza uma NOTÍCIA sobre a inauguração do hospital a que se refere o texto de número 2.

Proposta 3

Escreva uma CARTA à Senhora Rane Félix em que você se posiciona contrá- ria ou favoravelmente às opiniões emitidas por ela sobre a necessidade de criação de um hospital, no município de Fortaleza, para tratamento de crianças e jovens, pais ou responsáveis dependentes químicos.

Proposta de redação estilo ITA

Considere os textos reproduzidos abaixo, identifique o seu tema e redija uma DISSERTAÇÃO em prosa, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o assunto.

(7)

A síndrome de dependência do uso de bebidas alcoólicas, também conhe- cida como alcoolismo ou etilismo, é uma doença que afeta cerca de 18,6 milhões de brasileiros (10% da nossa população). Os efeitos nocivos desta dependência química vão desde sérios problemas sociais e familiares até graves complicações de saúde, como cirrose do fígado, câncer, demência, doenças do coração e traumas em geral.

Disponível em: <http://saudedofuturo.wordpress.com>. Acesso em 26. Abr. 2011. Na avaliação de sua redação, serão considerados:

a) clareza e consistência dos argumentos em defesa de um ponto de vista sobre o assunto;

b) coesão e coerência do texto; e c) domínio do português padrão.

(Serão aceitos os dois Sistemas Ortográficos em vigor, conforme Decreto 6.583, de 29/09/2008.)

Aceitar-se-á qualquer posicionamento ideológico do candidato, desde que se respeitem a diversidade cultural e os valores humanos.

(8)
(9)

Referências

Documentos relacionados

Esta máquina de secar roupa desliga automaticamente ao fim de 15 minutos após terminar o ritmo anti-ruga (em programas sem anti-ruga 15 minutos após o final do programa).. Retirar

Mesa-Redonda: Desafios à formação em serviço: a inserção do assistente social nas residências multiprofissionais e em Serviço Social na Saú.  Qualidade das

Resolvi propor um diálogo entre as duas obras pois ambas tratam, a meu ver, além de muitos outros aspectos, de temas como os estereótipos construídos acerca

A classificação proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) 7,10 é um das mais utilizadas e esse ponto de corte foi estabelecido com base na

Os dados foram submetidos a análise estatística para testar a hipótese de discriminação dos status nutricionais entre as diferentes doses de adubo nitrogenado por índices

O facto de existir uma actividade comercial que utiliza animais selvagens estimula o tráfico ilegal, prática reconhecida internacionalmente como criminosa, quer para substituir

E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer..

Isto ´ e, as n vari´ aveis aleat´ orias s˜ ao permut´ aveis se a fun¸c˜ ao de distribui¸c˜ ao conjunta ´ e a mesma n˜ ao importando a ordem na qual elas s˜ ao