• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

MINAS GERAIS

INFORMATIVO DA COMISSÃO ELEITORAL

PERFIL DE CANDIDATOS

A Comissão Eleitoral vem divulgar perfis de candidatos ao Conselho Superior.

Os perfis divulgados são dos candidatos e candidatas que atenderam o chamado da Comissão Eleitoral, publicado no portal do IFMG, solicitando o envio dos dados.

Os dados constantes nesta divulgação foram enviados pelos próprios candidatos e candidatas, e são de sua inteira responsabilidade.

Conforme orientação publicada no portal do IFMG, as informações visam a apresentar os candidatos e candidatas, e não devem configurar campanha. Por isso, algumas informações enviadas foram suprimidas, a fim de respeitar o que foi estabelecido pela Comissão Eleitoral.

_____________________________________________________________________________________

SEGMENTO: DISCENTE

Anna Cândida Moreira Xavier

IFMG – Campus Santa Luzia Discente

Técnico Integrado em Edificações

SEGMENTO: DOCENTE

Meryene de Carvalho Teixeira

Unidade (campus ou reitoria): campus Bambuí Segmento: Docente

Formação e atuação: Licenciada em Química, Mestra em Ciências e Doutoranda em Agroquímica todos pela Universidade Federal de Lavras. Sou professora no Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí desde março de 2014, lotada no Departamento de Ciências e Linguagens tendo sob minha responsabilidade disciplinas no ensino médio e disciplinas no ensino superior (Química Geral e Química Orgânica). Neste campus desenvolvo projetos de pesquisa e extensão nas áreas de inclusão educacional e social bem como sustentabilidade/educação ambiental.

Para maiores detalhes segue o link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7723769254941523

Aladim Fernandes Gomes Júnior

Campus Betim Docente

(2)

Resumo da formação e da atuação: Técnico em Química, Bacharel e Licenciado em Química e Mestre em Engenharia Química. Qualificação Pedagógica em Didática e Metodologia da Educação Profissional em Química. Atuou como técnico na indústria de alimentos nos anos 1991 e 1992. Como docente, iniciou as suas atividades como professor designado na rede estadual de educação na região metropolitana de Belo Horizonte em 1999. Atuou também na rede privada de ensino como professor de Química no ensino médio, em cursinhos preparatórios, pré-vestibulares e no ensino superior. Ingressou no IFMG em 2010, no campus São João Evangelista, atuando tanto no ensino médio quanto na graduação e também na pós-graduação. Atuou, de forma voluntária, como professor de Ciências, durante os anos de 2011 a 2013, no projeto institucional “PROTÉCNICO”, cujo objetivo era oferecer aos adolescentes matriculados no 9° ano do ensino fundamental das escolas públicas no entorno de São João Evangelista melhores condições de ingresso/acesso aos cursos técnicos oferecidos pelo campus. Foi membro da comissão para elaboração do projeto pedagógico do curso de Pós-Graduação em Meio-Ambiente do IFMG/SJE. Em 2012, participou da Comissão para Assessorar e Acompanhar a DGP nos trabalhos de avaliação de títulos dos docentes do IFMG para a progressão DI-DIII. Foi orientador de trabalho de estudantes de SJE na 2ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT) em Belo Horizonte. Em 2014 foi removido para o campus Betim para ajudar na implementação do Curso Técnico em Química ofertado pelo campus, onde tem atuado como docente em algumas disciplinas técnicas e também na graduação.

Anderson Alves Santos

Campus Formiga Docente

Formação:

 Bacharel em Turismo – FATUR  Especialista em Marketing - FACED

 Mestre em Administração - DAE/UFLA Doutor em Ciências Florestais: Legislação Ambiental e concessões em PARNAS - DFC/UFLA - 2010

 Pós-doutor em Engenharia Florestal: Meio Ambiente e Inclusão Social - DCF/UFLA – 2012

 Pós-doutor em Engenharia Florestal: Economia, Turismo e Meio Ambiente - DCF/UFLA – 2015

 Pós-doutor em Engenharia Florestal: Cooperativismo e Percepção Ambiental - DCF/UFLA – 2016.

Cursos realizados, entre outros:

 Prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas  Alternativas al desarrollo, post-extractivismo y transiciones  Geomagnetismo da Terra – Observatório Nacional/RJ

 Cosmologia – da origem ao fim do Universo – Observatório Nacional/RJ

 Curso Geral de Propriedade Intelectual – Instituto Nacional de Propriedade Industrial / INPI

 Curso Geral de Propriedade Intelectual – Instituto Nacional de Propriedade Industrial / INPI

MEMBRO DO CORPO EDITORIAL DAS SEGUINTES REVISTAS:  Revista Econômica do Nordeste / Banco do Nordeste

 Revista Pesquisa Agropecuária Tropical  Canadian Center of Science and Education

(3)

 Global Science and Tecnology  Revista Cerne – UFLA

REVISOR NOS PERIÓDICOS:

 Journal of Sustainable Development  African Journal of Food Science

 African Journal of Agricultural Research

 Simpósio Brasileiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  Revista da Editora da Universidade Federal de Rondônia

 Revista do Curso de Direito do Centro Universitário Formiguense – UNIFOR  Simpósio de Engenharia de Produção – UNESP/Bauru

 VII Colóquio Redes, Estratégia e Inovação – PPGA da Universidade Paulista – UNIP/ Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação – GEREI – Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Atuação: Ministra, nos Cursos de Administração e de Gestão Financeira, as disciplinas: Marketing; Elaboração de Projetos Científicos; Metodologia da Pesquisa; Políticas Públicas; Introdução à Legislação ambiental Brasileira; Pesquisa Qualitativa, entre outras optativas.

Membro do Conselho Acadêmico do IFMG – campus Formiga.

Orientou, em 2015, 12 (doze) Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, dos Cursos de Administração e de Gestão Financeira.

Orienta neste ano de 2016, 11 (onze) Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, dos Cursos de Administração e de Gestão Financeira.

Orientou Dissertação de Mestrado na área de Educação, com o título “Educación de Jóvenes y Adultos (EJA): desafios de la diversidad en la realidad cotidiana del aula” na Universdidad El Salvador (Buenos Aires – Argentina).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7747265989770754

Lenício Dutra Marinho Júnior

Campus Governador Valadares Docente

Formação e atuação: graduado em História e Mestre em Educação, com ênfase em políticas e práticas curriculares pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua no campus Governador Valadares há mais de 5 (cinco) anos, lotado na área de Humanas e trabalho com as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Humanidades, no ensino médio profissional e superior. Possui mais de 14 anos de experiência na

docência, em todas as modalidades e diferentes redes de ensino.

No campus Governador Valadares, além de atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuou em vários órgãos representativos: comissões de vestibular e disciplinar, colegiados de curso, membro do Conselho Acadêmico por dois mandatos. Presidiu, participou e avaliou a construção de diversos regimentos, regulamentos, instruções normativas, como: regulamento disciplinar do corpo docente, manual de trabalhos de conclusão de curso, PPC's dos cursos técnicos, regimento interno, PDI, entre outros. Atuou como coordenador do ensino médio, coordenador do curso técnico em Meio Ambiente, Coordenador Adjunto do PRONATEC e atualmente Coordenador de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (CEPIP).

Aurélio Alves Ferreira

Unidade: Campus Ouro Branco Segmento: Professor

(4)

Resumo da formação e da atuação: Graduação em Filosofia, pós-graduação lato sensu em Filosofia Contemporânea, pós-graduação lato sensu em Educação, mestrado e doutorado em Filosofia. Iniciei minha atuação como professor em 1994, quando trabalhei em duas escolas estaduais de Belo Horizonte, por aproximadamente 2 anos. Entre 1993 e 1995 fui secretário dos Cursos Emergenciais da PUC Minas. Em 1996 tornei-me professor substituto na antiga Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, onde trabalhei por um período de 5 anos, guardados os períodos de “balão”. Cidade onde me tornei Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Durante o período de “balão” da Escola Agrotécnica, me tornei professor do Instituto Mara Prado Positivo, localizado na cidade de Guanhães. Entre 2003 e 2014 me tornei professor da PUC Minas, onde exerci o cargo de Coordenador de Pesquisa e, em seguida, fui eleito como membro do Colegiado do Curso de Direito do Campus Coração Eucarístico. Em 10 de dezembro de 2014 me tornei professor de

Filosofia/Sociologia do IFMG – Campus Ouro Branco.

Cleiton Martins Duarte da Silva

Unidade: Ouro Branco Segmento: Docentes

Formação e atuação: Administrador pela UFV, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Administração pela UFLA, atuou como assessor e gerente na administração pública municipal e professor do SENAC durante 6 anos. Ingressou como professor substituto do IFMG 2009, e assumiu o cargo efetivo em 2010 na área de Administração no Campus de Ouro Branco, onde leciona disciplinas da área de Finanças e Administração Pública. Coordenador de cursos desde 2012, atualmente do Bacharelado em Administração e Técnico em Administração em EaD. Membro titular do Núcleo Docente Estruturante – NDE, Colegiados dos cursos, e representante dos professores no Conselho Acadêmico do Campus de Ouro Branco desde 2012. Coordenador do projeto de extensão Núcleo de Práticas Gerenciais – NPG que responde por assessoria e consultoria empresarial na região do Alto Paraopeba – MG.

Pablo Menezes e Oliveira

Campus Ouro Branco Docente

Formação e atuação: professor de História do Campus Ouro Branco, atuando como docente do IFMG desde 2014. Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado em História na Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em História igualmente na Universidade Federal de Minas Gerais. Durante o doutoramento passei um período no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, quando fui honrado com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Trabalhei por mais de dez anos como docente em Ensino Superior, entre instituições públicas e privadas, como professor em vários cursos de graduação, coordenador de curso, e atuar em ações relacionadas à criação e reconhecimento de cursos, e desenvolvimento de ações de pesquisa. Registro com especial atenção o período em que atuei como docente na Universidade Federal de Ouro Preto, instituição à qual me vinculo até hoje, como pesquisador. Atuo como professor de História. Desenvolvo pesquisas sobre História do Alto Paraopeba, região em que se localizam os campi Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, e para tanto já obtive duas bolsas de pesquisa para o desenvolvimento dos projetos submetidos aos editais lançados pelo IFMG. Fui membro da CPA do Campus Congonhas, campus em que atuei entre 2014 e meados de 2016, e da

(5)

CPA central; Participo da Comissão de Evasão, instituída na reitoria; Desde outubro de 2015 atuo como coordenador de Pós-Graduação, coordenadoria vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG. Sou presidente da Câmara de Avaliação e Acompanhamento de Projetos de Pesquisa do IFMG, órgão recentemente criado pela PRPPG para subsidiar os processos de fomento à pesquisa em nossa instituição.

Elke Beatriz Felix Pena

Campus Ouro Preto Docente

Resumo formação e atuação: Formada em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Ouro Preto (1999); mestre (2005) e doutora (2015) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Faz parte do quadro de docentes do IFMG desde 2010, sendo que, de janeiro a outubro desse ano, atuou no campus Congonhas e, a partir dessa data, atua no campus Ouro Preto. Atualmente, é coordenadora da Coordenadoria de Língua Portuguesa (CODALIP) do campus Ouro Preto e desenvolve trabalhos nas áreas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, semântica e análise do discurso. No Instituto, é membro do Grupo de Estudos em Ensino e Aprendizagem de Língua e Literatura (GEALI).

Gislayne Elisana Gonçalves

Campus Ouro Preto Docentes

Resumo de formação: Possui graduação em Licenciatura em Física e especialização em Ensino de Física pela Universidade de Formiga, mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto. Ingressou como professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFMG, Campus Ouro Preto, atuante na área de Física (CODAFIS), em agosto de 2006. Assumiu a coordenação de área de Física desde 2006 até 2009. No período de 2010 a 2014, foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Física, do qual foi idealizadora e atuante na escrita do projeto pedagógico e no processo de abertura do curso. A partir de agosto de 2014 a setembro de 2015, passou a atuar como Coordenadora de Pesquisa. Atualmente exerce o cargo de Diretora de Inovação, Pesquisa e Extensão do IFMG, Campus Ouro Preto e lecionando no Curso de Licenciatura em Física, também exerce a função de coordenadora de área do PIBID- IFMG/Física, Campus Ouro Preto, bem como compõe a equipe do projeto PRODOCÊNCIA, IFMG - Campus Ouro Preto, ambos Edital CAPES.

Venilson Luciano Benigno Fonseca

Campus: Ouro Preto Segmento: Docente

Resumo da formação/atuação: Professor da instituição desde 2006, possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade Federal de Minas Gerais. Neste tempo de docência, atuou nos cursos técnicos de Mineração, Edificações e Metalurgia, além dos cursos superiores de Geografia – onde também compôs o Colegiado de Curso e Núcleo Docente Estruturante -, Gastronomia e no Ensino à Distância - CEAD. Foi diretor de Pesquisa, Graduação e Pós-Graduação no período de 2007/2009. Desde fins de 2015 está à frente da Diretoria de Graduação e Pós-Graduação. É membro do

(6)

Conselho Acadêmico do Campus, do Comitê de Ensino do IFMG, do Comitê Interno de Pesquisa e preside a Comissão Própria de Avaliação Local. A atuação como pesquisador tem se dado, atualmente, através de três projetos de pesquisa aprovados nos Editais do IFMG, tendo como mote principal o desenvolvimento de metodologias de ensino e material didático através da ferramenta audiovisual. Atua também no Grupo de Pesquisa GEESTUS/UFOP.

Neilson José da Silva

Campus Santa Luzia; Docente

Resumo da formação e da atuação: Foi membro do Conselho Superior da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Membro da CPPD, membro do Colegiado do Curso de Arquitetura, membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Design, membro da Comissão de Acessibilidade (a partir de 2016). Possui 18 anos de experiência na docência, com ênfase nas áreas de Lógica e filosofia da ciência, Ética e filosofia política, Estética e filosofia da arte, bem como Sociologia urbana e áreas afins. Participou de projetos de pesquisa e de extensão. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com dissertação de mestrado intitulada: “O significado do estoicismo na Crítica da Razão Prática de Kant”, na Linha de Pesquisa Ética e filosofia política. Foi coordenador de filosofia e assessor Educacional da FUNEC (processo seletivo com banca externa, 2007 e 2008). Orientador de bolsistas no Programa de Iniciação Científica Junior, financiado pela FAPEMIG/CNPq (2009, 2010, 2014 e 2015), com projeto premiado na categoria melhor apresentação, durante a II Feira Brasileira de Escolas Técnicas e Colégios de Aplicação - II FEBRAT (2014). Membro da Comissão Especial de Iniciação Científica e referência técnica, junto à FAPEMIG, dos convênios FUNEC/FUNDEP/FAPEMIG/CNPq, de n° 11.002/09, de n° 11.043/2011 e de nº 5319/15. Coordenador de Projetos de Bolsas junto à FUNDEP - UFMG (2013-2016). Atualmente, Professor do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG. Exerce docência nos cursos Arquitetura e Urbanismo, Design de Ambientes, Engenharia Civil e Ensino Médio Integrado do Curso de Edificações.

Raquel Manna Julião

Campus Santa Luzia Docente

Arquiteta, doutora, professora dos cursos de Arquitetura e Design

Edmar Geraldo de Oliveira

Campus São João Evangelista Docente

Formação acadêmica e atuação profissional: Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (1997), Especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Castelo Branco-RJ (1998), Mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade de Caratinga-MG - UNEC (2006), Doutorado em Ciências Ambientais - UFG (2014). Desde 1998 atua como professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus São João Evangelista. No exercício da docência atua com ênfase em Educação Física Escolar, entretanto, trabalha também com as Ciências Ambientais. Possui

(7)

experiência na gestão pública, tendo ocupado por quatro anos o cargo de Coordenador Geral de Atendimento ao Educando no IFMG - Campus São João Evangelista, onde foi Presidente da Comissão de Pessoal Docente (CPPD), Comissão Disciplinar Discente, Comissão Permanente de Vestibular e Processo Seletivo (COPEVES). Entre fevereiro de 2009 e maio de 2014 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento do IFMG. Naquele ínterim presidiu diversas comissões, entre elas, destaca-se a comissão multicampi responsável pela elaboração do PDI do IFMG para o período 2014-2018. Entre maio de 2014 a janeiro de 2015 exerceu o cargo de Pró-Reitor de Administração, bem como, a função de Reitor Substituto do IFMG.

SEGMENTO: TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Kátia Ribeiro Gonçalves de Almeida

Campus Bambuí

Técnico Administrativo

Resumo da formação e da atuação: Sou Licenciada em Educação Física e tenho especialização em Gestão Pública. Ingressei no IFMG em 2010 na Reitoria, trabalhando no setor de Contabilidade. Em 2011 fui removida para o Campus Bambuí, trabalhando na Secretaria de Cursos Superiores até 2014, depois fui Coordenadora de Gestão de Pessoas do Campus até 2015 e atualmente trabalho na Secretaria de Cursos Técnicos. Fui representante TAE no Conselho Superior no período 2012/2014, representante TAE no Conselho Acadêmico no período 2013/2015, e novamente sou representante TAE no Conselho Acadêmico no período 2016/2018. Fui membro de diversas comissões no Campus Bambuí.

Viviane Vaz Ramos Soares;

Campus Bambuí;

Técnico Administrativo – Assistente em Administração;

Formação e atuação: Sou servidora do IFMG Campus Bambuí, Assistente em Administração, desde janeiro de 2010, onde atuei por um breve período no DAP, quatro anos na Biblioteca e desde 2014 na Gerência de Registros Escolares dos Cursos Técnicos. Presidente da Comissão Local de Flexibilização da Jornada dos TAE no campus. Graduada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no próprio IFMG-Bambuí.

Fabiano de Souza Mendes

Campus Governador Valadares Técnico-Administrativo em Educação

Como servidor da instituição, ocupa o cargo de Assistente em Administração desde novembro de 2014. Inicialmente, foi lotado no Campus São João Evangelista, onde atuou no setor de Controle e Registro Acadêmico. Removido para o Campus Governador Valadares, passou a desenvolver suas atividades no setor de Atendimento ao Estudante. Participou dos Grupos de Trabalho (GT) que elaboraram as regras para remoções no âmbito do IFMG e para a flexibilização de jornada de trabalho para os TAE's da instituição. Atualmente, é membro da Comissão Local de Flexibilização de Jornada do Campus onde atua, e também compõe a Comissão Interna de Supervisão da carreira dos

(8)

TAE's do IFMG. Graduando em Gestão Ambiental (Tecnologia) pelo IFMG - Campus Governador Valadares.

Joelmer de Souza Andrade

Campus Ouro Branco Técnico-Administrativo

Formação e atuação: O servidor Joelmer de Souza Andrade é Médico Veterinário e Mestre em Reprodução Animal pela UFMG. Ingressou no Serviço Público em 1985 no Ministério da Agricultura onde trabalhou até 1998, quando foi redistribuído para o MEC e trabalhou na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista até 2004, atuando junto à Direção da Escola na área de Gestão de Pessoas. Esteve prestando colaboração à UFSJ por 06 anos, onde trabalhou na Gestão de Pessoas e no Serviço de Psicologia Aplicada, sendo que simultaneamente, em 2010, graduou-se em Psicologia. No mesmo ano, ao retornar ao IFMG – Campus SJE, passou a atuar na área de atendimento clínico psicológico, atendendo alunos e servidores. Em 2012, foi removido a interesse do serviço para o Campus Ouro Branco, incumbido de implantar a Coordenação de Gestão de Pessoas, onde atua até hoje.

Weslley Marcossi Gherardi

Campus Ouro Branco

Técnico Administrativo - Assistente em Administração

Servidor desde 2008, redistribuído da UFOP em março de 2011 para o IFMG. Formado em Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela UNIPAC Congonhas em agosto de 2014. Pós-graduado em Gestão Empresarial, com ênfase em Pessoas e Negócios, pela UNIPAC Lafaiete em dezembro de 2015. Atualmente lotado na biblioteca do campus Ouro Branco, onde atuo também como comunicador do campus desde janeiro de 2016. Serviços prestados na Biblioteca:

 atendimento ao usuário

Serviços prestados como comunicador:  criação de jornal do campus

 projeto de sinalização das unidades 1 e 2 do campus Ouro Branco  projeto de plotagem do ônibus do campus Ouro Branco

 projeto de sinalização viária indicativa do campus na cidade de Ouro Branco  entre outras atividades ligadas a área de comunicação.

Fiz parte da primeira turma dos multiplicadores em gestão de pessoas, programa criado pelo MPOG para ministrar treinamentos na área de gestão de pessoas nos órgãos do SIPEC.

Atuei no GT para criação das regras para remoção interna do IFMG

Valério Augusto Lopes Passos

Ouro Preto

Técnico-Administrativo

Formação e atuação: graduação em História (UFMG), também fiz especialização em Teoria e Métodos de Pesquisa em Educação (UFOP), especialização em Tecnologias Digitais Educacionais (IFPR) e mestrado em Administração (FUMEC). Ingressei no IFMG em 2008, na Diretoria de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação do campus Ouro Preto, nesta época CEFET Ouro Preto. No período de 2009 a 2011 trabalhei na PROEN,

(9)

atuando na coordenação de Políticas Públicas e, depois, na coordenação de Ensino Superior. Regressando a Ouro Preto em 2011, assumi o cargo de Diretor de Ensino Técnico, permanecendo até setembro de 2015. Atualmente exerço o cargo de técnico em assuntos educacionais no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) do campus Ouro Preto, onde também respondo pela Coordenação do curso Técnico de Serviços Públicos. Antes de ingressar no IFMG, trabalhei 18 anos como professor de História nas redes pública e privada de ensino.

Samuel Gonçalves Proença

Campus Santa luzia Técnico-Administrativo

Graduado em Biblioteconomia pela UFMG (2013) especializado na área de Administração Pública e cursando o mestrado em Ciência da Informação (UFMG). ______________________________________________________________________ Belo Horizonte, 02 de dezembro de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem como objetivo comparar as variáveis selecionadas nas amostras das empresas do setor de material básico de antes e após a crise do subprime (2007),

Complicações: Não união óssea e quebra do pino de Kirschner em 1 cão do grupo 1 Grupo 1: 10 animais - pino intramedular suplementado com uma dupla hemicerclagem

Podemos perceber que se por um lado o serviço de higiene mental representava um apoio importante ao trabalho educacional, reconduzindo as crianças à escola e criando meios para a

Faz-se imperativo, portanto, investirmos em nossos fazeres pedagógicos e investigativos; garantir a palavra do outro (no caso, professores da escola básica e as crianças);

Para tanto, expõe sobre a Política Indigenista no Brasil, numa reflexão desde a colonização até o período de redemocratização no país, fazendo alusão ao Estatuto do Índio e

Os corpos de prova foram levados ao laboratório de Tecnologia da Madeira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus São João Evangelista(IFMG

Carta Agrícola de 1910 e numa estimativa de Sertório do Monte Pereiro, de 1908; para meados do século utilizou-se a informação de Caldas (1978), estabelecida com base em

As crianças permanecem em suas carteiras enquanto um examinador portando luvas de procedimento (uma para cada criança), realiza os exames, anotando os dados coletados