Douro Bike Race SET11

Share "Douro Bike Race SET11"

Douro Bike Race 2011 - 18SET11

A cidade de Amarante teve 3 dias de puro BTT ao mais alto nivel.

Nos dias 16, 17 e 18 de Setembro realizou-se um dos maiores eventos de BTT no nosso país.

A prova desenrolou-se em 3 serras míticas - Serra da Aboboreira, Serra do Alvão e Serra do Marão.

3 Dias, 3 etapas, 3 serras. O desafio será conquistar as 3 serras que circundam o conselho. Um percurso épico, em trilhos milenares, com cenários inóspitos espera os participantes.

Distancias:

Etapa 1: 45km 1 500m de acumulado

Etapa 2: 90km com 2 500m de acumulado

Etapa 3: 60Km com 2 000m de acumulado

Classicificações dos 4 elementos do Núcleo presentes:

Nome Geral Cat. 1º Dia 2º Dia 3º Dia Geral Primeiro Classificado 1 1

Pedro Melitão 14 14 02:28:24 04:22:16 02:59:11 09:49:51 Miguel Silva 93 79 03:09:53 04:59:55 03:37:47 11:47:35 Joaquim Dordio 181 145 03:17:25 06:04:00 04:01:11 13:22:36 Filipa Fernandes 193 4 03:21:31 06:03:58 04:03:17 13:28:46 Filipa Fernandes

Douro Bike Race (DBR) 2011 que dizer quando não há palavras para descrever...é ir lá sentir e pronto!

Para mim, nestes quase seis anos de BTT foi de longe a prova que mais gostei, os melhores trilhos, o melhor ambiente e uma grande organização.

Nunca tinha feito uma corrida com etapas, não fiz qualquer treino especifico (pelo contrário mal andava a treinar) e fui às escuras numa de gozar o evento, sem expectativas de classificação. Esperava-me no 1º dia 42km, no 2º 90km e na 3ª 62 km.

No 1º dia, a prova desenvolveu-se pela Serra da Abobreira, sendo o acumulado de 1400m. Arranquei com calma, pois não sabia o que esperar e como Amarante fica num vale, todas a etapas começavam a subir entre 1h30 a 2h! Fui com passo acelerado e chegando ao abastecimento constatei estar em 2º. Estava bem, já tinha abusado um pouco das pernas, mas tomei a decisão de manter a posição e consegui. Nesse dia fiz 2º atrás da Celina Carpinteiro. O percurso mostrou nesse dia o que ia ser nos seguintes: muita pedra, muitos single tracks e paisagens megalómanas e imponentes!

O final do dia, foi o dia de encontro de todo o pessoal DBR e foi quando deu para começar a sentir o espírito.

A BASE do DBR situava-se num local chamado "Casa do rRo" com acesso a balneários, refeições, bar, massagens e pavilhão para dormir ou campo para acampar. As biclas estavam guardadas por segurança no campo de ténis. Eu não fiquei neste local para poder descansar melhor entre etapas, mas todos os dias ao fim de cada etapa vinha para aqui para a cerimónia de entrega de prémios e apresentação da etapa do dia seguinte. As refeições consistiam em muita massa, arroz, saladas de atum e bacalhau, opção de dois pratos quentes (arroz de pato, febras, salmão grelhado, bolonhesa, etc...), sopa caseirinha e sobremesas de perder de vista.

No 2º dia, para a etapa mais longa com mais de 2000 de acumulado, não me sentia recuperada. O pulso não subia e o arranque custou-me muito. Poupei-me muito na 1ª subida para que chegasse pelo menos ao fim da etapa pois esse era o meu primeiro objectivo no DBR. Ao fim de 40 km, comecei a sentir-me bem e comecei a tentar dar o máximo, embora tivesse perdido já muito tempo. Encontrei pelo caminho dois colegas que tinham tido azar: José Noddy e Quim, e assim ficado para trás, que fizeram o restante percurso comigo. Contudo, o azar estava mesmo comigo nesse dia e a 8km da meta, já na zona de ciclovia, o pneu fez uma bolha e mais tarde furou obrigando a colocar câmara de ar. Perdi com isto cerca de 20 minutos que não consegui recuperar e acabei neste dia na 6ª posição.

Para além de muitos outros pormenores neste 2º dia na Serra do Alvão, o mais caricato foi mesmo o percurso de ciclovia que resulta da adaptação da antiga linha de comboio do Tâmega que foi desactivada e portanto muitos km já estão convertidos. Esta é uma grande aposta dos municípios da região.

Chegando ao ultimo dia - os dias passaram demasiado rápido - esperava-nos 62km na Serra do Marão com 1700 de acumulado. Sentia-me muito bem e era dia para tentar recuperar a posição. Assim, a minha estratégia foi partir rápido,

Carpinteiro e nos homens o Luis Leão Pinto seguido do também já habitual José Silva.

O ultimo dia na BASE foi triste e divertido ao mesmo dia. Reinavam as lágrimas e a boa disposição por termos partilhado esta experiência. Adorei o desafio, compreender a reacção do corpo (o 2º dia é o pior depois vai tudo!), o percurso (temos uns alpes portugueses e nem damos por eles), o staff, o ambiente descontraído.

Estiveram presentes 10 nacionalidades, que demonstra o peso deste tipo de eventos que tardavam em aparecer em Portugal.

Só tenho a agradecer ao João Marinho e José Silva, pela ideia e pela concretização do evento, por nos terem proporcionado esta oportunidade.

ADOREI! PARA O ANO HÁ MAIS!

Joaquim Dordio

Em primeiro lugar agradecer a toda a equipa da Nexplore por este magnifico evento de BTT.

Penso que este evento foi um grande sucesso, nos vários aspectos que envolvem a organização dum evento desta envergadura.

As condições naturais desta região, com longas e grandes subidas e principalmente descidas intermináveis, uma logística muito bem montada e uma equipa que pensou no mais pequeno pormenor para que nada nos faltasse, Amarante

passou a ser uma referencia no BTT com 3 dias de um ambiente fantástico.

Os percursos foram muito bem pensados e com uma marcação onde seria quase impossível haver enganos, na minha opinião talvez mais alguns pontos com agua ,porque com o calor que se fez sentir a agua não seria demais, quanto aos abastecimentos penso que nada faltou.

Quanto á minha participação, sentia me bem e com o moral extra de levar a família completa, por isso a minha

responsabilidade em fazer um bom resultado seria ainda maior, mas as coisas não me correram bem, nunca consegui andar ao meu nível, na primeira etapa com o calor passei mal, geri mal os abastecimentos líquidos e senti dificuldades em manter um bom ritmo, na segunda etapa ainda senti alguns problemas, talvez na 3 terceira etapa comecei a recuperar e terminei com algumas boas sensações

De referir também que com a participação de algumas figuras do BTT nacional e alguns atletas estrangeiros o nível competitivo desta prova foi muito grande.

Quero deixar o reparo aos atletas que tratando se de uma prova competitiva, não se deve nunca perder o espírito do BTT, espírito de companheirismo e ajuda para com os nossos colegas.

Espero poder estar presente na edição do Douro Bike Race de 2012.

Cumprimentos BTTistas

Núcleo BTT Vila Fresca

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

Foram calculadas as médias de dias de preenchimento de RED; atividades totais realizadas pelo aluno com autismo; atividades que eram idênticas às da turma; atividades que

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis