• Nenhum resultado encontrado

EFEITO DA CARGA ORGÂNICA NO DESEMPENHO DE UM BIO- REATOR DE LEITO FLUIDIZADO TRIFÁSICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EFEITO DA CARGA ORGÂNICA NO DESEMPENHO DE UM BIO- REATOR DE LEITO FLUIDIZADO TRIFÁSICO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EFEITO DA CARGA ORGÂNICA NO DESEMPENHO DE UM

BIO-REATOR DE LEITO FLUIDIZADO TRIFÁSICO

Adriana Gondim Toledo(1)

Engenheira Civil - 1986 - UFPB, Especialização em Saúde Pública para Engenheiros - 1987 - ENSP/FIOCRUZ, M. Sc. em Engenharia Civil - 1995 - COPPE/UFRJ, Engenheira da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Carlos Russo

Engenheiro Químico - 1963 - UFRJ, M. Sc. - 1965 - COPPE/UFRJ, Ph. D. - 1970 - Leeds University (Inglaterra), Professor Titular da COPPE/UFRJ.

Geraldo Lippel Sant’Anna Jr.

Engenheiro Químico - 1971 - USP, M. Sc. - 1976 - COPPE/UFRJ, Dr. Ing. - 1980 - INSA (Tolouse), Professor Adjunto da COPPE/UFRJ.

Endereço(1): Rua Coelho Neto, 44/302 - Bloco I - Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ - CEP:

22231-110 - Brasil - Tel: (021) 553-2152.

RESUMO

O presente trabalho analisou o efeito da carga orgânica volumétrica (COV) no desempenho de um bio-reator de leito fluidizado trifásico, tratando um efluente sintético e avaliou até que faixa de COV torna-se viável o uso desse tipo de reator para o tratamento de efluentes.

A instalação experimental era constituída de um reator com 33% de taxa de enchimento de sua coluna recheada com partículas de poliestireno pré-expandido, de diâmetro médio de 2,38 mm e densidade de 1015 kg/m3, um sedimentador secundário e sistemas de aeração e reciclo. A unidade foi operada por cerca de 5 meses e durante este período foram estudados 5 regimes operacionais, variando-se em cada um deles a COV de entrada. O tempo de retenção hidráulico (TRH) foi mantido em 60 min. para os 4 primeiros regimes estudados. No último regime, reproduziu-se o regime 1, duplicando-se a COV e aumentando-se o TRH. Durante este período, além da determinação de algumas características hidrodinâmicas, as seguintes variáveis foram monitoradas: DQO total e solúvel, pH, temperatura, concentração de oxigênio dissolvido, SST, SSV, produção de lodo e polissacarídeos da biomassa. Observações do biofilme ao microscópio eletrônico foram igualmente realizadas.

Eficiências de remoção de DQOt de 54% à 70% foram observadas para o conjunto das

condições estudadas, que correspondem a COV’s na faixa de 4,1 à 12,4 kgDQOt/m 3

dia. O aumento da COV não afetou a performance do processo de tratamento até um certo limite (COV?8,0 kgDQOt/m3dia). Acima deste valor o reator já não operava com as mesmas

eficiências, concluindo-se que a tecnologia desse tipo de reator deve ser intensificada para o tratamento de efluentes apresentando COV? 8,0 kgDQOt/m

3

(2)

PALAVRAS -CHAVE: Tratamento Aeróbio, Leito Fluidizado, Bio-reator, Desempenho de

(3)

INTRODUÇÃO

A crescente exigência relativa aos padrões de lançamento de efluentes nos cursos receptores; a necessidade de sistemas de tratamento de alta performance; aliados ao espaço físico cada vez mais reduzido nos centros urbanos e/ou industriais para instalação de sistemas de tratamento; vem motivando inúmeras pesquisas com o objetivo de incorporar novas tecnologias no tratamento de efluentes.

O tratamento biológico de efluentes orgânicos solúveis, de origem doméstica ou industrial, exige íntimo contato dos componentes reativos (substrato, biomassa e oxigênio). Uma maneira de aumentar essa taxa de reação (e desta forma reduzir o tamanho da unidade de tratamento) é aumentar a concentração de bio massa. Em reatores convencionais, como o processo de lodos ativados, o aumento da concentração de biomassa fica limitado pela condição de transferência de oxigênio e pelo fato de que em concentrações mais altas, a biomassa não pode ser prontamente separada da fase líquida pela simples ação da gravidade.

Os bio-reatores aeróbios de leito fluidizado trifásico se constituem numa interessante alternativa aos processos convencionais de tratamento biológico, principalmente devido às altas eficiências de remoção de matéria orgânica, alcançadas com tempos de retenção hidráulica relativamente baixos, e, em consequência com equipamentos mais compactos.

Nestes reatores, a biomassa é fixada a um suporte que favorece uma maior área superficial por unidade de volume, alcançando-se desta maneira concentrações mais altas de biomassa, com pequena produção de lodo em excesso.

Um grande problema encontrado no funcionamento desses reatores é o controle da formação e do crescimento do biofilme aderido à superfície das partículas suporte. O crescimento do biofilme sobre o suporte modifica as características das partículas, aumentando o seu tamanho e diminuindo sua densidade, acarretando o arraste de biopartículas do interior do reator (“wash out”).

Os suportes tradicionais como carvão, areia, etc., empregados em reatores de leito fluidizado, apresentam altas densidades. Em decorrência, a obtenção de condições adequadas de fluidização exigidas, provoca significativo arraste de biopartículas do interior do reator. Para minimizar este problema, suportes de materiais poliméricos foram testados e apresentaram como principais vantagens uma grande superfície para colonização e a manutenção da densidade.

Nos últimos anos, vários trabalhos sobre tratamento de efluentes foram desenvolvidos utilizando o reator aeróbio de leito fluidizado trifásico, e os resultados foram bastantes satisfatórios comprovando as vantagens desses sistemas.

Este trabalho teve como principal objetivo, analisar o efeito da carga orgânica volumétrica no desempenho de um reator aeróbio de leito fluidizado trifásico e, avaliar até que faixa de carga orgânica torna -se viável o uso desse tipo de reator para o tratamento de efluentes.

(4)

MATERIAIS E MÉTODOS Instalação Experimental

A unidade experimental esquematizada na Figura 1, foi instalada no Laboratório de Controle de Poluição do PEQ/COPPE da UFRJ. Era constituída de uma coluna de acrílico transparente de 0,6 m de altura e 0,04 m de diâmetro interno (zona de reação). Na sua parte superior existia uma coluna de 0,11 m de altura e 0,08 m de diâmetro interno, onde as fases líquida, sólida e gasosa eram separadas (zona de desagregação). Com a finalidade de evitar arraste das biopartículas, uma tela aramada de formato tubular (0,11 m de altura e 0,04 m de diâmetro), apresentando uma malha de 1,00 mm de abertura, foi colocada à saída da zona de desagregação. Os volumes da zona de reação e desagregação eram de 716 ml e 553 ml, respectivamente.

Figura 1 - Esquema Geral da Instalação Experimental.

O ar utilizado na unidade experimental era proveniente de uma linha de ar comprimido provida de filtro, manômetro e rotâmetro para medição de sua vazão. Antes de ser injetado à base do reator, o ar comprimido era novamente filtrado em um erlenmeyer contendo algodão e umidificado em outro erlenmeyer contendo água para minimizar as perdas de líquido no reator, sendo então distribuído no reator através de um difusor de borracha (uma placa de 0,04 m de diâmetro) localizado na base da coluna, com objetivo de gerar pequenas bolhas de ar ao longo da zona de reação.

O efluente a ser tratado era mantido sob refrigeração à temperatura média de 6 oC e era

alimentado ao reator através de uma bomba pistão de vazão regulável. O efluente era introduzido no reator por uma tubulação lateral localizada pouco acima da placa difusora. Ao

(5)

sair da zona de desagregação, passava por um decantador retangular (0,15 m de altura, 0,14 m de largura e 0,05 m de profundidade), onde eram retidos o excesso de biomassa e as partículas que eve ntualmente tivessem sido arrastadas do reator. Na parte interna do decantador, foi colocado uma chicana de acrílico com a finalidade de evitar a saída direta do efluente, sem que ocorresse a decantação do material mencionado. O sobrenadante era conduzido para uma caixa de distribuição (0,065 m de altura, 0,068 m de largura e 0,05 m de profundidade), onde uma parte encontrava a tubulação de saída, e a outra era recirculada através de bomba pistão regulável, juntando-se à corrente de alimentação, imediatamente antes da entrada no reator, permitindo uma melhor fluidização do material suporte.

Efluente Utilizado

Foi utilizado um efluente sintético, cuja constituição, concentração para os cinco regimes estudados e procedência estão apresentados na Tabela 1.

O efluente era preparado com água da torneira e conservado sob refrigeração à temperatura média de 6 ?C, tendo sempre o cuidado de preparar um novo meio a cada 2 dias, evitando-se contaminação no próprio recipiente.

Testes em batelada, utilizando microorganismos em suspensão aclimatados de modo a se ter idéia da fração biodegradável desse efluente, foram realizados por Tavares (1992) e Simões (1994).

Tabela 1 - Composição do Efluente

Constituintes Concentração (mg/l) Procedência

Efluente1 Efluente2 Efluente3 Efluente4 Efluente5 Glicose Anidra p.a. 38,6 64,3 90,0 128,6 77,16 Vetec Glicerol Redestilado p.a. 38,6 64,3 90,0 128,6 77,16 Reagen

Uréia p.a. 8,5 14,1 19,8 28,3 17,0 Química

Moderna Fosfato

Monobásico de Potássio p.a.

3,2 5,4 7,6 10,8 6,5 Vetec

Extrato de Carne 42,8 71,4 99,9 142,7 85,6 Difco

Material Suporte Empregado

Inicialmente foi testado partículas de um material sintético denominado “O.S.B.G.” (“Optimum Support for Biological Growth”), patente francesa no 8703611- março 1987, com diâmetro

médio de 2,7 mm, que todavia, não permitiu alcançar-se a expansão do leito desejada, mesmo com as vazões de líquido e gás nos seus valores máximos. Este problema foi resolvido quando partículas de poliestireno (pré-expandido) produzidas pela Basf do Brasil S.A., foram testadas. As características principais dessas partículas estão apresentadas na Tabela 2.

(6)

Tabela 2 - Características do Material Suporte Características do Material Suporte

Diâmetro Médio (mm) 2,38

Densidade (kg/m3) 1015 Velocidade Mínima de Fluidização (cm/s)

0,26

Tratamento do Material Suporte

O material suporte foi mergulhado em um recipiente contendo água e detergente, para romper a tensão superficial das partículas e posteriormente descartar as que flutuassem.

Um tratamento de superfície usando concentrações de solução sulfocrômica a 5%; 7,5% e 10%, foi aplicado às partículas com o objetivo de promover uma maior rugosidade e consequentemente, uma maior aderência de microorganismos à superfície. As partículas foram mergulhadas nestas soluções, sob agitação magnética, durante 20, 40 e 60 minutos à temperatura ambiente. Após o tratamento as partículas foram lavadas com água destilada e desidratadas (Toledo, 1995), com a finalidade de serem observadas no Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV)- Zeiss-940, Germany.

Regimes Operacionais

Com o objetivo de avaliar o efeito da carga orgânica no desempenho do reator aeróbio de leito fluidizado trifásico, foram estudados cinco regimes operacionais, variando em cada um deles, a carga orgânica volumétrica de entrada. No regime 5, reproduziu-se o regime 1, duplicando-se a carga orgânica e aumentando-se o tempo de retenção hidráulica.

Os dados referentes a cada regime, estão apresentados na Tabela 3 e foram obtidos em condições de regime contínuo, sem inoculação prévia.

Tabela 3 - Condições operacionais dos regimes estudados

Regime Q alim. (ml/min) Qar (l/h) Qrec. (ml/min) Enchim. do Leito ( % ) Tempo Ret. Hidrául. (h) Carga Vol. Aplic. (kgDQO /m3dia) T (oC) Tempo de Oper. (dias) 1 12 20 78 33 1 4,10 25 33 2 12 20 78 33 1 6,23 25 22 3 12 20 78 33 1 8,13 25 26

(7)

4 12 20 78 33 1 12,45 25 33

5 6 20 78 33 2 4,31 25 19

A partida do reator era feita como segue: inicialmente o reator era preenchido até uma altura de 0,20 m com partículas de poliestireno, o que correspondia a uma taxa de enchimento da coluna de 33%. Através do ajuste das vazões de líquido e ar , de modo a garantir uma fluidização adequada, foi fixado a taxa de expansão do leito em 100%. Em seguida, as bombas de entrada, reciclo e demais equipamentos eram acionados, iniciando-se a operação.

Métodos Analíticos

As análises e medições realizadas ao longo da fase experimental, seguiram os padrões adotados pela “American Public Health Association - Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater” (APHA, 1980), com exceção da análise de Polissacarídeos, que seguiu o Método Fenol-Ácido Sulfúrico de DUBOIS et al. (1956).

As principais análises foram:

? Demanda Química de Oxigênio (DQO) - foi medida a DQOtotal e a DQOsolúvel (amostra

previamente centrifugada) de amostras coletadas diariamente das correntes de entrada e saída;

? pH - media-se diariamente o pH das amostras de entrada e saída, através do pHmetro (Digimed DMpH - 2);

? Temperatura - através de um termômetro media-se diariamente a temperatura de entrada e no interior do reator;

? Sólidos em Suspensão - através do Método Gravimétrico, determinava -se três vezes por semana, a quantidade de material em suspensão (volátel e fixo) das amostras coletadas na saída do reator e no decantador;

? Oxigênio Dissolvido - realizado três vezes por semana no interior do reator;

? Polissacarídeos - esta análise era realizada diariamente para se determinar a quantidade de biomassa aderida ao material suporte.

Também foram realizadas observações através do Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), da superfície do material suporte após tratamento químico e da biomassa aderida ao mesmo.

A Tabela 4 resume o acompanhamento analítico dos experimentos, indicando os parâmetros medidos e sua frequência.

Tabela 4 - Acompanhamento analítico dos experimentos.

Parâmetros Frequência Analítica Quant. de amostras

DQO total e solúvel Diária Duplicata

pH Diária -

(8)

Oxigênio Dissolvido 3 vezes/semana Medida Instantânea

Sólidos em Suspensão 3 vezes/semana Duplicata

Polissacarídeos Diária Triplicata

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Avaliação do Tratamento Químico de Superfície Aplicado ao Material Suporte

Através de observações qualitativas de fotografias obtidas através do MEV, observou-se que o material suporte sem tratamento já apresentava microcavidades, e que com o aumento gradativo da concentração sulfocrômica e o tempo de agitação, essas microcavidades tornavam-se mais acentuadas. O tratamento de superfície com concentração sulfocrômica a 10% e tempo de agitação de 60 minutos provocou uma modificação na estrutura de algumas das partículas testadas. Portanto, o material suporte empregado no reator foi tratado com concentração sulfocrômica a 10% e tempo de agitação de 40 minutos.

Parâmetros Hidrodinâmicos e Transferência de Oxigênio

A retenção gasosa global (?G) foi determinada através do método do volume deslocado, para

velocidade ascencional do gás (Ug) de 16 m/h e fração volumétrica ocupada pelo suporte de 33%. Foi obtido um valor de 0,041 que se aproxima dos valores encontrados por Simões (1994). As retenções sólida, líquida e a porosidade do leito trifásico foram, respectivamente: 0,192; 0,767 e 0,808.

Para a determinação do modelo de escoamento da fase líquida, foi utilizado a técnica de estímulo -resposta, através de um traçador salino. O modelo que melhor representou a macromistura da fase líquida, foi o de reatores em série com reciclo, apresentando pequenos desvios em relação ao modelo de mistura perfeita.

Foram realizados três ensaios para determinação do coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio (KLa), obtendo-se um valor médio de 0,18 min-1, referido à temperatura de 20 ?C. Os ensaios foram processados em água para as seguintes condições: velocidade ascencional do gás de 16 m/h, velocidade de líquido igual a zero e fração de volume ocupada pelo suporte de 33%.

A velocidade ascencional do gás (Ug) é muito utilizada em correlações para a previsão de KLa em colunas de borbulhamento. Comparando o resultado de KLa obtido neste trabalho com o do trabalho de Simões (1994), verifica-se que utilizando praticamente o mesmo valor de Ug, o valor de KLa foi bastante próximo ao obtido naquele trabalho, mesmo com uma carga de suporte superior. Estes resultados parecem indicar que o tipo de difusor utilizado neste trabalho foi bastante eficiente, garantindo-se, pois, o suprimento de oxigênio necessário à degradação aeróbia do afluente do reator.

(9)

Os teores de oxigênio dissolvido para os cinco regimes foram respectivamente: 7,8; 7,7; 7,4; 7,2 e 7,7.Estes valores são bastante elevados, comprovando a capacidade de aeração dos reatores de leito fluidizado trifásico.

Influência da Carga Orgânica no Desempenho do Reator Eficiência de Remoção de DQO

A Figura 2 reúne os resultados de eficiência de remoção de DQOt obtidos nos cinco

experimentos em função do tempo de operação, observando-se um aumento da eficiência (valores do estado estacionário) com o aumento da carga orgânica volumétrica aplicada, porém para o regime 4 houve uma queda de eficiência bastante significativa, indicando que provavelmente para o reator utilizado existe um limite máximo de carga orgânica. A partir deste valor (em torno de 8,0 kgDQOt/m3dia), torna-se inviável trabalhar com este reator, pois não se

consegue eficiências muito superiores a 50% e a estabilidade do processo de tratamento também é prejudicada. Vale ressaltar que para cálculo da média de DQOt, os pontos em negrito não foram incluídos. Observa-se que as eficiências atingem praticamente o seu valor máximo logo nos primeiros dias de operação, diminuindo o tempo de aclimatação e dispensando inoculação prévia no reator.

Figura 2 - Evolução da eficiência de remoção da DQOt com o tempo de operação

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 1 11 21 31 4 1 5 1 61 71 81 91 101 111 121 131 141

Tempo (dia de operação)

Eficiência(%)

regime 1 regime 2 regime 3 regime 4 regime 5

Colonização do Material Suporte

Através das observações ao microscópio eletrônico de varredura, não foi possível avaliar a influência da carga orgânica sobre a colonização do suporte. O que se observou nas amo stras analisadas, é que a partícula suporte apresentou uma colonização aparentemente uniforme de microorganismos.

Neste trabalho o biofilme foi quantificado através do teor de polissacarídeos aderido ao suporte (PS) e o coeficiente específico de desprendimento (bs).

(10)

A evolução do teor de polissacarídeos com o tempo para os cinco regimes mostra uma instabilização com relação à fase sólida, sobretudo no regime 3 (COV ? 8,13 kgDQO/m3dia).

Observações semelhantes foram feitas por Tavares (1992) e Lertpocasombut et al. (1988), ou seja: a fase líquida se estabelece muito mais rapidamente que a sólida em processos desta natureza. Vale ressaltar ainda que esta instabilidade pode ser consequência dos métodos de análise e determinação.

Os teores médios de polissacarídeos, em mg/gsuporte, para os cinco regimes estudados foram respectivamente: 0,03; 0,04; 0,05; 0,03 e 0,04. Observamos valores muito baixos e praticamente iguais em todos os experimentos, dificultando desta maneira uma conclusão sobre a influência da carga orgânica no teor de polissacarídeos.

O coeficiente específico de desprendimento, definido como a relação entre o fluxo de biomassa não aderida e perdida no efluente de saída e a biomassa aderida às partículas, é utilizado como parâmetro de controle do biofilme por alguns autores (Trinet et al., 1991; Tavares, 1992). Esse parâmetro depende de muitas variáveis incluindo a hidrodinâmica da fase líquida, morfologia do biofilme e características do efluente e do suporte, cujas correlações não estão ainda bem definidas. Neste trabalho, os valores médios de bs, em dia-1, para os cinco regimes estudados foram respectivamente: 0,14; 0,35; 0,31; 0,58 e 0,07.

Produção Específica de Lodo

A produção específica de lodo (Y) para os cinco regimes esteve compreendida entre 0,16 - 0,28 kgSS/kgDQOremovida , comprovando que a produção de lodo em reatores de leito fluidizado é baixa quando comparada com o processo convencional de lodo ativado. Estes resultados estão de acordo com Lertpocasombut et al. (1988), Tavares (1992) e Simões (1994).

Na Figura 3, observa -se um aumento da produção específica de lodo com o aumento da carga orgânica. Esses resultados indicam haver uma correlação entre o grau da colonização do suporte e a carga orgânica aplicada, como observou Heim da Costa (1989). O aumento da carga orgânica contribui para um crescimento do biofilme aderido à superfície das partículas suporte, modificando as características das partículas, aumentando o seu tamanho e diminuindo sua densidade (Diniz Leão, 1984). Esse crescimento pode não ser uniforme, ocasionando um desprendimento do biofilme e consequentemente uma maior produção de lodo.

(11)

COV 4,31 kgDQO/m3dia COV 12,45 kgDQO/m3dia COV 8,13 KgDQO/m3dia COV 6,23 KgDQO/m3dia COV 4,10 KgDQO/m3dia 0 0,1 0,2 0,3 1 2 3 4 5 Regime Y(KgSS/KgDQOremov.)

(12)

RESULTADOS GLOBAIS

Os resultados globais deste trabalho apresentados na Tabela 5 indicam a viabilidade do tratamento biológico em reatores de leito fluidizado trifásico, de efluentes apresentando COV de até 8,0 KgDQO/m3dia.

Tabela 5 - Resultados Globais.

Parâmetros Regimes 1 2 3 4 5 DQOtot.e (mgl-1) 170 258 337 516 357 DQOtot.s (mgl-1) 79 101 113 250 107 COVe (kgDQOm-3d-1) 4,1 6,2 8,1 12,4 4,3 COVremov. (kgDQOm-3d -1 ) 2,2 3,8 5,4 6,5 3,0 COS (kgDQOm-2d-1) 10,6 16,1 21,0 32,2 11,1 ? (min) 60 60 60 60 120 O2 dissolv. (mgl-1) 7,8 7,7 7,4 7,2 7,7 Temperatura (?C) 25 25 25 25 25 pHe 6,2-7,0 6,0-7,0 6,2-7,0 5,8-6,8 5,9-7,0 pHs 7,0-7,3 7,0-7,5 7,0-7,5 6,6-7,5 6,6-7,7 PS(mg g-1) 0,03 0,04 0,05 0,03 0,04 SSsaída (mgl-1) 25 38 35 44 22 SSdecant. (mgl-1) 15 30 55 67 48 bs (dia-1) 0,14 0,35 0,31 0,58 0,07 Y (kgss/kgDQOremov.) 0,16 0,21 0,25 0,28 0,19 ? (%) - DQO total 54 61 66 52 70 CONCLUSÕES

O material suporte empregado neste trabalho (poliestireno), suportou um tratamento com solução sulfocrômica a 10% e tempo de agitação de 40 minutos sem sofrer deformações na sua estrutura, e adquirindo microcavidades que certamente facilitaram à fixação bacteriana .

O comportamento da fase líquida foi representado por um modelo de reatores em série com reciclo e apresentou também comportamento próximo ao de mistura perfeita.

O coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio (KLa) para o reator trifásico empregado foi de 0,18 min-1, valor superior ao de sistemas convencionais, justificado pela eficiência do difusor utilizado.

O aumento da carga orgânica não afetou a performance do processo de tratamento até um certo limite (COV ? 8,0 kgDQO/m3dia). Acima deste valor o reator já não operou com as mesmas eficiências.

(13)

O reator de leito fluidizado trifásico, operou para os cinco regimes estudados com níveis de oxigênio extremamente satisfatórios no seu interior e embora ocorresse uma diminuição com o aumento da carga orgânica, não houve limitações ao longo dos experimentos.

Os experimentos realizados mostraram um aumento da produção específica de lodo com o aumento da carga orgânica, porém esta produção ainda se mostrou bastante baixa, na faixa de 0,16 a 0,28 kgSS/kgDQOremovida, quando comparada àquelas do processo convencional de lodos ativados. Estes resultados indicam que o ambiente dos reatores é bastante oxidativo. No decorrer dos experimentos, era efetuada uma lavagem duas vezes por semana, com o objetivo de eliminar qualquer biomassa que porventura ficasse aderida às paredes das instalações. No regime 4 (COV ? 12,0 kgDQO/m3dia), essa limpeza se tornou mais frequente devido ao aumento de biomassa às paredes do reator, prejudicando um pouco a operação do sistema.

Enfim, espera-se que este trabalho tenha contribuido na compreensão do efeito da carga orgânica no desempenho de um bio -reator de leito fluidizado trifásico e que os resultados obtidos ajudem a intensificar a tecnologia desse tipo de reator para o tratamento de efluentes apresentando COV ? 8,0 kgDQO/m3dia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION- Standard Methods for the

Examination for Water and Wastewater (APHA), (1980), 15a edição, Washington, D.C., 1134 p.

2. DINIZ LEÃO, M. (1984), “Contribuition à Étude du Comportement des Particles dans un Rèacteur Biologique de Dépollution à Lit Fluide”, Thèse Doctorat, INSA - Toulouse, France.

3. DUBOIS, M. et al. (1956) “Colorimetric Method for Determination of Sugars and Related Substances”, Analytical Chemistry, volume 28, n?3, pp 350-356.

4. HEIM DA COSTA, R. (1989), “Étude du Controle du Biofilm Développé dans un Lit Fluidisé Triphasique en Epuration Carbonée Aérobie”, Thèse Doctorat, INSA-Toulouse, France.

5. LERTPOCASOMBUT, K., CAPDEVILLE, B. e ROQUES, H.(1988), “Application of Aerobic Biofilm Growth in a Three-Phase Fluidized Bed Reactor for Biological Wastewater Treatment”, Second IAWPRC Asian Conference on Water Pollution Control, Bangkok, Thailande.

6. SIMÕES, S. D.(1994), “Efeito da Carga de Suporte no Desempenho de um Bio-Reator de Leito Fluidizado Trifásico.”, Tese Mestrado, Programa de Engenharia Química- COPPE/UFRJ.

7. TAVARES, C.R.G. (1992), “Tratamento Aeróbio de Efluentes em Bio -Reatores de Leito Fluidizado Trifásico.”, Tese Doutorado, Programa de Engenharia Química- COPPE/UFRJ.

8. TOLEDO, A. G. (1995), “Efeito da Carga Orgânica no Desempenho de um Bio- Reator de Leito Fluidizado Trifásico.”, Tese de Mestrado, COPPE/UFRJ.

(14)

9. TRINET, F., HEIM, R., AMAR, D., CHANG, H.T. e RITMANN, B.E. (1991), “Study of Biofilm and Fluidization of Bioparticles in a Three-Phase Liquid-Fluidized Bed Reactor”, Water Science and Technology, volume 23, pp 1347-1354.

Referências

Documentos relacionados

32 , involving 891 community-dwelling elderly from the Progetto Veneto Anziani Longitudinal Study without either of the two conditions at baseline, assessed whether pre-frailty

Passo 2.1: No passo 3 caso campos fiquem sem ser preenchidos o sistema retorna mensagem informando que todos os campos devem ser preenchidos; Passo 2.2: Retorna para o passo 2....

Fatos como os citados acima reforçam a escolha de apresentar um projeto de monografia onde se discuta a importância de abordar as histórias dos personagens que compõem

O gráfico mostra que os picos que foram encontrados não se encaixam no tempo padrão do resveratrol, pois o pico em que o resveratrol é detectado aparece no eixo

2.1 O Programa Institucional de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras - INOVA/IFRR destina-se aos docentes que atuam no Ensino Técnico

b O que Odette transmitiu aos seus alunos?10 Deste modo, visando a desenvolver o objetivo principal da pesquisa ― investigar a pedagogia de Odette Ernest Dias enquanto docente na

Passo 3: O professor disponibiliza o • O professor está apreensivo no uso de tecnologias; material didático em uma área • O professor não sabe “aonde está” o material

Neste estudo, a química do dióxido de cloro (D) e do peróxido de hidrogênio (P), duas substâncias predominantemente usadas no estágio final do branqueamento foi