• Nenhum resultado encontrado

Matriz de Referência da área de Ciências Humanas Ensino Médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Matriz de Referência da área de Ciências Humanas Ensino Médio"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Matriz de Referência da área de Ciências Humanas –

Ensino Médio

C1 Compreender e refletir sobre as diversas formas de leitura e representações dos objetos de estudo das Ciências Humanas.

Tema 1

Ciências Humanas e

Fundamentos das

suas representações

Conceitos, relações e representações dos objetos de estudo das Ciências Humanas.

H1

Reconhecer as diferentes formas de pensar as Ciências Humanas e a organização de seus objetos de estudo.

H2

Interpretar as diferentes representações gráficas e cartográficas (tabelas, gráficos e mapas), a partir dos elementos que as compõem.

C2 Refletir sobre a natureza e suas interações*, reconhecendo sua importância para a manutenção de todas as formas de vida.

Tema 2

Natureza e suas

interações

Elementos naturais e suas relações com a vida humana.

H3

Reconhecer o processo de ocupação e transformação do espaço geográfico e sua relação com a modificação das paisagens, em suas diferentes escalas.

H4

Analisar os elementos que constituem a litosfera* e seus processos de transformação, nas diferentes escalas geológicas.

H5

Reconhecer os processos hidrológicos e as características das bacias hidrográficas, e suas consequências para a formação do relevo.

H6

Caracterizar os elementos e fatores (naturais e humanos) que compõem o clima.

(2)

C3 Entender as diferentes formas de organização do espaço aos diversos aspectos naturais, econômicos e sociais, identificando regionalizações do Brasil e do mundo.

Tema 3

Região e

Regionalização

Formas de organização e regionalização do espaço geográfico.

H8

Identificar a partir de aspectos naturais, socioeconômicos e suas representações cartográficas, as principais formas de organização e regionalização do Brasil e do mundo.

C4

Compreender e refletir sobre a formação e a dinâmica dos espaços, reconhecendo a interdependência entre o campo e a cidade e suas consequências na organização social.

Tema 4

Questões

urbanas e rurais

As diversas formas de configuração política, econômica e social nos espaços rural e urbano.

H9

Identificar o fenômeno da urbanização e organização da sociedade a partir das transformações econômicas do capitalismo comercial e industrial.

H10

Associar as diferentes formas de apropriação dos espaços rurais aos distintos sistemas de cultivo e formas de trabalho.

H11

Analisar o processo de urbanização, a configuração da rede urbana* e as diversas formas de apropriação do espaço urbano.

H12

Analisar o processo mais recente de urbanização, a formação das cidades mundiais e os principais problemas das grandes cidades do mundo.

H13

Relacionar as várias formas de apropriação do espaço rural à organização da estrutura fundiária* concentrada, às relações de trabalho no campo e os conflitos pela posse da

terra.

H14

Reconhecer os mecanismos de obtenção e concentração da propriedade rural e suas consequências para a desigualdade social do país.

H15

Relacionar os avanços tecnológicos às mudanças de uso e apropriação do espaço rural.

(3)

C5

Compreender a economia e o processo de circulação de bens e riquezas como uma construção complexa de sistemas tributários, mercantis, produtivos e financeiros que se constituem de forma desigual no tempo e no espaço.

Tema 5

Organização dos

espaços econômicos

As articulações das cadeias produtivas* e as configurações dos diferentes sistemas econômicos.

H16

Identificar a organização econômica, as formas de trabalho e as cadeias produtivas nas atividades agrárias e comerciais da Idade Antiga e da Idade Média.

H17

Reconhecer o processo de organização espacial das atividades, a integração dos mercados e o agravamento das desigualdades entre as nações, no contexto da

globalização.

H18

Analisar as práticas mercantilistas*, as formas de exploração do trabalho e a organização econômica colonial (pacto colonial, ciclos econômicos, etc.) da Idade Moderna.

H19

Reconhecer as Revoluções Industriais, as cadeias produtivas, a organização econômica e as relações de trabalho, na produção fabril da Idade Contemporânea.

H20

Reconhecer as formas de apropriação econômica do território brasileiro durante os ciclos econômicos.

H21

Reconhecer a integração econômica no sistema financeiro internacional no contexto da globalização.

H22

Analisar a organização econômica e as cadeias produtivas da industrialização (do Fordismo* à acumulação flexível*) e as formas de exploração do trabalho (causas, fatos

e consequências) nesse período.

H23

Analisar as experiências socialistas de industrialização e desenvolvimento econômico e suas adaptações ao mundo contemporâneo.

H24

Reconhecer as características políticas e econômicas da Guerra Fria (Ordem Mundial Bipolar) e conflitos Norte X Sul.

H25

Analisar as características estruturais da economia de mercado, o processo de integração regional e formação de megablocos econômicos na sociedade globalizada.

(4)

C6

Compreender as formas históricas de exercício do poder e institucionalização da coerção* e do convencimento, buscando entender as diferentes concepções de Estado, suas relações no Sistema Interestatal*, para favorecer uma atuação consciente e autônoma do cidadão em seu cotidiano.

Tema 6

Poder, política

e cidadania

As instituições sociais e político-administrativas, as diferentes formas de exercício do poder, que envolvem as instâncias público-privadas e suas relações com o indivíduo e a sociedade.

H26

Reconhecer os elementos que compõe o Estado-nação (território, nação, legislação e organização política) e as escalas do poder.

H27

Analisar diferentes sistemas políticos, considerando as características de sua organização institucional, enfatizando o processo político e legal de formação das

diversas estruturas da Idade Antiga e da Idade Média.

H28

Analisar diferentes sistemas políticos, considerando as características de sua organização institucional, enfatizando o processo político e legal de formação das nações europeias e suas colônias.

H29

Analisar diferentes sistemas políticos, considerando as características de sua organização institucional, enfatizando o processo político e legal de formação do Estado Brasileiro após a Independência.

H30

Reconhecer as diferentes categorias de direitos e deveres, os documentos que os norteiam e garantem a participação do cidadão na sociedade.

H31

Identificar o que é política, poder e suas formas de exercício nos diferentes períodos da história, enfatizando as experiências centralizadoras do século 20.

H32

Analisar a atuação política interna e externa das nações e suas intenções geopolíticas a partir da Guerra Fria.

H33

Analisar os processos de formação e atuação de instituições políticas e administrativas nacionais e supranacionais, e suas consequências para o mundo contemporâneo.

(5)

C7

Compreender e refletir sobre a organização da sociedade levando em consideração suas estruturas sociais, a orientação das dinâmicas populacionais e as diferentes formas de trabalho, de modo a favorecer seu reconhecimento como parte da sociedade a qual pertence.

Tema 7

Sociedade, dinâmica

demográfica e trabalho

A dinâmica demográfica*, as estruturas sociais e as formas de trabalho que organizam a vida social.

H34

Identificar as diferentes estruturas sociais e de trabalho que organizaram a Idade Antiga e a Idade Média.

H35

Reconhecer as relações estabelecidas entre os indivíduos, suas origens étnicas, a sociedade e as instituições sociais.

H36

Reconhecer as diferentes estruturas sociais e de trabalho, suas reinvindicações e revoluções na Idade Moderna.

H37

Relacionar as relações de trabalho, a mobilidade da população às luzes do desenvolvimento econômico e as desigualdades sociais e territoriais provocadas nas

nações.

H38

Identificar as transformações sociais ligadas à adoção de diferentes sistemas de trabalho e controle das massas nos diferentes períodos da história do Brasil e suas consequências para a atualidade.

H39

Reconhecer como as desigualdades são geradas na sociedade ao longo do tempo, enfatizando o capital e o trabalho como seu principal promotor e as conquistas da sociedade a fim de eliminá-las.

H40

Analisar a dinâmica demográfica (taxas de crescimento populacional, densidade demográfica*, transição demográfica* e pirâmide etária) e os fluxos migratórios, que organizam a ocupação do espaço brasileiro e mundial.

(6)

C8

Refletir sobre as diferentes formas de enfrentamentos, assim como a organização de lutas e movimentos sociais, levando em consideração os interesses que perpassam a configuração social, política e econômica das instituições em suas diferentes escalas de poder.

Tema 8

Conflitos e formas

de resistência

Guerras, conflitos e manifestações coletivas ou individuais de resistência, que buscam transformações ou permanências de aspectos políticos econômicos e sociais.

H42

Reconhecer os conflitos, revoltas e insurreições (causas, objetivos e consequências) na Idade Antiga e na Idade Média.

H43

Reconhecer os conflitos, revoltas e insurreições (causas, objetivos e consequências) no Brasil e no mundo, da Idade Moderna até o final do século 18.

H44

Relacionar os movimentos sociais às suas origens (históricas, políticas ou econômicas) conquistas ou intenções de mudanças, nas organizações políticas e no comportamento

social.

H45

Reconhecer os conflitos, revoltas e insurreições (causas, objetivos e consequências) no Brasil e no mundo, no século 19.

H46

Reconhecer os conflitos, revoltas e insurreições (causas, objetivos e consequências) no Brasil e no mundo, no século 20 (até a Guerra Fria).

H47

Caracterizar os principais conflitos e revoltas no Brasil e no mundo a partir do estabelecimento da Nova Ordem Mundial, levando em consideração os desafios do mundo contemporâneo (xenofobia*, terrorismo, fundamentalismo*, guerras étnicas e religiosas, desemprego, etc.) e os principais movimentos de resistência.

(7)

C9

Compreender os esforços e tratados (em suas diferentes escalas de atuação) para preservação e conservação da biodiversidade frente ao aproveitamento dos recursos naturais disponíveis no planeta e à crise ambiental, resultantes da ação do ser humano no meio ambiente.

Tema 9

Meio ambiente e

modificação das paisagens

A ação do homem sobre o meio ambiente e seus impactos na biodiversidade.

H48

Reconhecer a apropriação dos recursos naturais, relacionando-os à ocupação do espaço geográfico e às mudanças provocadas pela ação do homem.

H49

Relacionar os riscos ambientais e os processos de degradação e preservação/conservação ambiental, que considerem medidas de desenvolvimento sustentável e

formas de atuação eficazes, em suas diferentes escalas.

H50

Relacionar o processo de desenvolvimento econômico com os impactos na biodiversidade, destacando possíveis práticas ambientalmente sustentáveis.

H51

Caracterizar os diferentes recursos energéticos disponíveis no planeta, suas principais formas de uso, aproveitamento, questões geopolíticas, bem como os impactos provocados ao meio ambiente.

H52

Reconhecer os principais acordos e tratados internacionais que visam amenizar ou eliminar a crise ambiental em escala global.

C10

Compreender a complexidade das manifestações culturais, no tempo e no espaço, de modo a promover o reconhecimento das diferentes identidades e o respeito a diversidades, possibilitando o entendimento do indivíduo como protagonista desse processo.

Tema 10

Cultura, identidade

e diversidade

Os diferentes elementos das identidades culturais e suas manifestações artísticas.

H53

Identificar as diferentes formas de manifestações artísticas da Idade Antiga e da Idade Média.

H54

Reconhecer a linguagem (verbal e não verbal) e suas funções como forma de proporcionar a comunicação e interpretar a realidade.

(8)

H56

Reconhecer os significados sociais, políticos e econômicos relacionados às manifestações culturais e artísticas, tendo em vista o respeito aos valores humanos.

H57

Reconhecer as diferentes formas de manifestações artísticas brasileiras do Modernismo à era do rádio.

H58

Relacionar os vários conceitos e expressões de arte, suas funções e utilidades à filosofia estética e ao processo criativo.

H59

Reconhecer a cultura de massa e as características da sociedade globalizada relacionadas às tecnologias de produção e transmissão de informação e à

multiplicação de novas identidades.

C11

Compreender o pensamento em suas diversas formas de expressão, para avaliar os valores e escolhas da humanidade no decorrer da existência humana, objetivando uma visão individual ou coletiva do mundo que nos cerca.

Tema 11

O exercício do

pensamento

A razão humana e as maneiras de ligar-se ao mundo pelo pensamento e reflexões críticas.

H60

Reconhecer a estrutura básica do pensamento, seus elementos, operações essenciais* e formas de organização (por exemplo, o método científico*) para a busca da verdade.

H61

Distinguir os elementos da estrutura básica do pensamento (lógica*, premissa*, silogismo*, sofismo* e falácia*).

H62

Relacionar ciência e tecnologia e suas consequências na sociedade.

H63

Analisar os mecanismos históricos, sociais e econômicos que originam o consumo, o consumismo e a alienação.

H64

Relacionar os valores (ética, moral, juízo, etc.) às escolhas e decisões que impactam no convívio social e na consciência do indivíduo.

H65

Relacionar o cotidiano (fatos, ideologias e opiniões) e as contribuições filosóficas para o desenvolvimento pessoal à articulação do pensamento crítico, autônomo e

(9)

Glossário

1. Acumulação flexível: nova forma de organização da produção industrial, que substituiu o modelo fordista. Foi introduzida no Japão, pela Toyota, e flexibilizou a produção ao adotar a robotização da linha de montagem e a descentralização das unidades fabris.

2. Bioma: conjunto de ecossistemas, com certo grau de homogeneidade.

3. Cadeia produtiva: conjunto de etapas (extração e transformação da matéria prima, produção, dis-tribuição e comércio) do sistema produtivo de uma mercadoria.

4. Coerção: intimidação ou repressão, geralmente com o uso da violência.

5. Densidade demográfica: relação entre a população e o território que ela ocupa, ou seja, expressa a forma como a população está distribuída (medida em hab./km2).

6. Dinâmica demográfica: características e transformações de variáveis quantitativas e qualitativas de uma determinada população.

7. Estrutura fundiária: forma como as propriedades rurais estão organizadas no país, de acordo com o seu tamanho e localização.

8. Falácia: conclusão equivocada ou incompleta, porem involuntária, de um silogismo, que pode induzir a uma falsa realidade.

9. Fatores locacionais: conjunto de vantagens que justificam a instalação de uma empresa em um de-terminado local (proximidade com o mercado consumidor, disponibilidade de recursos naturais, mão de obra barata, isenção fiscal, presença de infraestrutura de transporte, energia e comunicação).

10. Fordismo: modelo econômico do capitalismo que consiste na ideia de produção em massa. Foi intro-duzido pela indústria automobilística (Ford), nos Estados Unidos, e utilizava-se da linha de montagem e da esteira rolante para ampliar a velocidade de produção do trabalhador.

11. Fundamentalismo: posicionamento conservador que prega a obediência rigorosa a princípios básicos (religiosos, políticos, etc.).

12. IDH: Índice de Desenvolvimento Humano.

13. Interações: ações e relações que envolvem ou influenciam as transformações da natureza.

14. Litosfera: camada exterior da Terra formada pela crosta terrestre e a parte superior do manto.

15. Lógica: parte da filosofia que organiza e encadeia o pensamento de maneira racional buscando dar ordem e validar as ideias.

16. Matriz étnica: corresponde a composição étnica e cultural de uma sociedade (no Brasil, a matriz ét-nica formou-se a partir da miscigenação entre ameríndios, negros africanos e europeus).

17. Mercantilismo: conjunto de regras (monopólio, protecionismo, balança comercial favorável, controle tributário, metalismo) impostas pelo Estado para regular a economia, durante o Antigo Regime, na Idade Moderna.

18. MERCOSUL: Mercado Comum do Sul (bloco econômico composto por: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela).

19. Método científico: conjunto de regras e conceitos aplicados à organização da investigação científica.

(10)

21. Operações essenciais: conjunto de habilidades mentais que se combinam para a obtenção de deter-minados propósitos (exemplos: observar, explicar, concluir, etc.).

22. Órgãos supranacionais: instituições responsáveis por tomar decisões e criar medidas no âmbito in-ternacional, ou seja, estão acima das nações que as integram (por exemplo, a ONU).

23. PIB: Produto Interno Bruto.

24. Premissa: proposição inicialmente apontada como verdadeira, para se formular um raciocínio.

25. Rede urbana: corresponde ao conjunto integrado de cidades no território, cada uma delas exercen-do uma função e ocupanexercen-do uma posição na hierarquia urbana (cidade mundial, metrópole nacional, metrópole regional, etc.).

26. Sistema Interestatal: conjunto integrado de Estados-nação soberanos, que estabelece relações di-plomáticas, políticas e econômicas, entre si.

27. Silogismo: argumento dedutivo conjunto formado de três proposições, duas premissas e uma conclu-são, encadeadas entre si de forma a se atingir uma argumentação.

28. Sofismo: argumento requintado com aparência de verdadeiro, porém de pouca validade (fraco ou falso), elaborado com a intensão de enganar.

29. Transição demográfica: correspondem as etapas de transformação de uma população (mudanças nas taxas de natalidade, mortalidade e crescimento vegetativo), ou sua dinâmica populacional.

Referências

Documentos relacionados

A análise avançada é definida, no contexto da AS4100 (1990), como uma análise inelástica de segunda ordem muito precisa em que são incluídos os aspectos importantes (curvatura

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

Desde o início da previdência no Brasil, ou seja, do final do século XIX, com esboços de seguros, até a Constituição de 1934 e o então já sistema tripartite, os vários

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..