• Nenhum resultado encontrado

Arte e Cultura Arte, sociedade e cotidiano o que é arte? Definição de Arte não há uma única definição do que é arte A arte de rua também é arte?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Arte e Cultura Arte, sociedade e cotidiano o que é arte? Definição de Arte não há uma única definição do que é arte A arte de rua também é arte?"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

Arte e Cultura Arte, sociedade e cotidiano

Mais um ano letivo se inicia, seria a hora de revermos os amigos, abraçarmos os professores e todos que trabalham na escola, está chegando a hora de isso acontecer, nossos avós estão sendo vacinados, logo serão todos, nossos pais, amigos, professores, enfim, todo mundo!

Por enquanto nossas atividades continuarão sendo feitas de forma remota e os professores seguem trabalhando na construção das apostilas para o início do ano letivo. Esse período de pandemia não está sendo fácil para ninguém, devemos continuar fazendo nossa parte, até tudo isso passar, portanto é importante lembrar de sempre higienizar as mãos, usar a máscara e evitar aglomerações, respeitando o distanciamento social.

Estamos há mais de um ano sem aulas presenciais e nesse período todo, a maioria das pessoas estão em casa!

É hora de olharmos para esse espaço com outro olhar, ver os detalhes que nos cercam, que estão à nossa volta, é hora de descobrir novos talentos, de nos aproximar ainda mais das pessoas que vivem junto de nós e de nos cuidarmos! Ao observarmos os detalhes, podemos ver que estamos cercados de Arte e cultura, de cores, de formas, de música, filmes, séries, jogos eletrônicos, danças, brincadeiras, entre muitas coisas que fazem parte do nosso cotidiano, tudo isso contém ARTE, mas afinal, o que é arte?

Se quiséssemos explicar o que é arte de uma maneira simplista poderíamos dizer que "arte é uma forma do ser humano se expressar". Apesar de ser realizada nos mais variados meios, os artistas comungam o desejo de transmitir sentimentos e emoções.

O tema do que é a arte é complexo e divide muitas opiniões. Esse manancial de respostas faz também com que esse se torne um tema interessantíssimo de ser discutido. Afinal, para você, o que é arte?

Definição de Arte

Em primeiro lugar devemos esclarecer que não há uma única definição do que é arte. É impossível tecer um significado absoluto para uma atividade que reúne uma produção tão vasta e diversificada.

Apesar de não sermos capazes de definir propriamente o que é arte, intuitivamente (e muitas vezes rapidamente) conseguimos dizer quando estamos diante de um objeto artístico. Mas até nesse quesito será que estamos diante de respostas categóricas?

Ninguém duvida que a Mona Lisa seja uma obra artística, mas em relação à arte de rua, essa definição é tão imediata?

Se levarmos a fundo a questão, até mesmo essa identificação de objetos artísticos pode ser problematizada: o que um objeto carrega de próprio que o caracteriza como um elemento artístico? Quem tem a autoridade para dizer o que é uma obra de arte?

A arte de rua também é arte?

Tentando nos agarrar aos lugares mais pacíficos, é possível afirmar que o artista busca sobretudo expressar

(3)

os seus sentimentos através de uma linguagem própria, singular. O criador se comunica com o seu público através das obras que produz e é através dela que consegue partilhar os afetos que sente.

As manifestações artísticas podem ser realizadas através de uma série de plataformas diferentes. A arte manifesta-se, por exemplo, sob o signo da pintura, da escultura, da gravura, da dança, da arquitetura, da literatura, da música, do cinema, da fotografia, da performance, etc.

Sobre a palavra Arte: A palavra arte deriva da palavra latina "ars" que quer dizer habilidade, técnica. Segundo o dicionário de termos latinos, "ars" significa:

● Maneira de ser ou de proceder, qualidade.

● Habilidade (adquirida pelo estudo ou pela prática), conhecimento técnico. ● Talento, arte, habilidade.

● Artifício, astúcia. ● Ofício, profissão. ● Trabalho, obra, tratado.

Pensando em termos de vocabulário propriamente, segundo o dicionário, a palavra "arte" poderia ser definida como:

(...)a capacidade que tem o ser humano de criar o belo, como produto da ação individual, do gênio e da sensibilidade do artista, valendo-se de sua faculdade de inspiração; exteriorização dos sentimentos de um gênio excepcional, capaz de dominar a matéria e o

pensamento, independentemente de uma finalidade utilitária.

(...)Atividade que supõe a criação de obras de caráter estético, centradas na produção de um ideal de beleza e harmonia ou na expressão da subjetividade humana.

(...)A capacidade criativa do artista na expressão e transmissão da inteligência, sensações ou sentimentos; criatividade, talento.

Importância coletiva

Como a arte parte do pressuposto que é importante dividir com outros seres humanos sentimentos profundos, é possível afirmar que sob o seu estatuto vigora um papel social.

OPERÁRIOS. Tarsila do Amaral. 1933 – Óleo sobre tela (150 x 205 cm). Os artistas pretendem provocar a sociedade, debater, levantar o véu de situações muitas vezes pouco discutidas e estimular a consciência coletiva e individual.

A arte está intimamente ligada ao tempo histórico em que é produzida e por isso pode até ser considerada por alguns como um reflexo ou registro do seu tempo.

Mesmo processo. Todo ato de genuína criatividade marca a chegada a um plano mais elevado e de autoconsciência e liberdade pessoal. ”

Qualquer pessoa pode ter a coragem de dizer: sei criar, posso criar, assim encontrando um novo modo de resolver seus problemas, até os mais simples. Às vezes, qualquer coisa que mude na sua rotina ou crie uma outra forma de interpretar os acontecimentos pode lhe trazer grandes benefícios.

A atividade criativa exige coragem, rompendo com a velha ordem para que nasça a nova.

Nem todos podem ser um Leonardo da Vinci, mas podem mudar, criando para si uma vida melhor.

“O conhecimento criativo é a forma mais perfeita de conhecimento. Ao criar eu sou também a própria criação. ”

(4)

Questões:

Questão 1) A partir da leitura do texto, complete as frases a seguir, marcando a alternativa correta: Os artistas pretendem provocar a sociedade, debater, levantar o véu de situações muitas vezes pouco discutidas, além de _______________________________________.

A arte está intimamente ligada ao_______________________ em que é produzida e por isso pode até ser considerada por alguns como um______________________________________________________. Alternativas:

A) Discutir sobre futebol / comércio exterior / registro das horas

B) Estimular a consciência coletiva e individual / tempo histórico / reflexo ou registro do seu tempo.

C) Estimular o sedentarismo/ tempo passado/ reflexo do espelho. D) Rebater as críticas/ exterior atemporal/ registro virtual.

Questão 2). O texto diz que a definição de arte não é uma apenas uma e nem definitiva, porém, todos podemos ter uma opinião e ou perspectiva sobre o que é arte? Qual a sua? O que para você é ARTE? Resposta:_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________. Questão 3) Existe Arte em sua casa? Identifique pelo menos três objetos que tem em sua casa que você considere Arte, explique com algumas palavras, sua escolha pelos objetos:

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

DICAS: Link para visitarem museus e seus acervos, no Brasil e no mundo, de forma virtual: ● Pinacoteca de são Paulo: http://pinacoteca.org.br/visite/tour-virtual/

● “Museo Nacional de Antropología”, México: https://www.mna.inah.gob.mx/ ● Museu do Louvre (Paris, França): https://www.louvre.fr/en/online-tours ● Museu Nacional de História Natural (Washington DC, EUA):

https://naturalhistory.si.edu/visit/virtual-tour

Fonte: https://www.culturagenial.com/o-que-e-arte/

(5)

Educação Física

Doping no Esporte

A busca pelo desempenho ótimo tem sido uma constante no esporte de alto rendimento. Para tanto, muitos atletas acabam utilizando drogas e métodos ilícitos, os quais podem ter importantes efeitos adversos.

Doping e dopagem são duas palavras que têm significados diferentes. O doping é a própria substância que pode ser usada com fins médicos e a dopagem é o uso em atletas com a

finalidade de levar vantagem no desempenho esportivo. Com o passar do tempo, a palavra doping foi ganhando força pelo próprio uso e hoje, doping e dopagem são praticamente sinônimos.

A origem do nome “doping” é incerta. A palavra “doping” apareceu pela primeira vez, em um dicionário inglês no ano de 1889 – uma mistura de narcóticos utilizada em cavalos puros-sangue. O Comitê Olímpico Internacional (COI), nos Jogos Olímpicos do México em 1968 definiram complexamente o termo dopagem: é a administração ou uso de agentes estranhos ao organismo ou de substâncias fisiológicas em quantidade anormal, capazes de provocar no atleta, no momento da competição, um comportamento anormal, positivo ou negativo, sem correspondência com sua real capacidade orgânica ou funcional.

Em 1998 a Federação Internacional de Medicina Esportiva (FIMS), posiciona-se oficialmente e publica em seu boletim: doping nos esportes é o uso proposital ou não intencional por um atleta, de uma substância proibida ou métodos proibidos pelo Comitê Olímpico Internacional. A FIMS apóia a proibição do doping para proteger os atletas de: 1) Uma vantagem desleal que pode ser obtida por atletas que utilizam substâncias ou métodos proibidos para melhorar o desempenho; 2) Os efeitos colaterais prejudiciais à saúde que algumas substâncias e métodos podem produzir.

(6)

Os principais motivos que levam os atletas a usarem substâncias dopantes são: 1) Melhora performance física em competições esportivas; 2) Melhora da estética; 3)Alívio da dor em treinamento. Substâncias dopantes são utilizadas em grande escala devido à supervalorização do desporto. Atletas medianos em busca de projeção internacional e visando a participação em olimpíadas e atletas em final de carreira têm feito amplo uso de substâncias ilícitas para melhorar a performance.

Texto e imagem disponíveis em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/

1- Explique com suas palavras: O que é doping?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

2- Porque o doping é considerado uma prática proibida?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

2- Há diversos casos de doping confirmados ao longo dos anos, envolvendo atletas de diferentes esportes. Partindo desta afirmativa, faça pesquisa (internet / jornais/ pergunte aos familiares) de alguns casos de atletas profissionais e registre resumidamente o caso que te chamou mais atenção:

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

3 - Se você fosse o responsável por determinar uma punição exemplar para um atleta profissional de futebol pego no exame antidoping, qual seria? Estabeleça a punição e o tempo da mesma, justificando suas escolhas.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(7)

Espanhol

1. Lee la historieta abajo:

a) Explica, en portugués, qué se pasa. ¡OJO! No es para traducir. b) Explica el uso de MUCHO en el primer globo.

2. Lee la historieta abajo:

c) Explica, en portugués, qué se pasa. ¡OJO! No es para traducir. d) Explica el uso de MUY en el segundo globo.

(8)

Inglês

Do you know Beyoncé? Do you like her?

Você sabia que a cantora Beyoncé começou sua carreira como integrante do grupo Destiny’s Child em 1997?

A música abaixo foi um sucesso em 2001. Ela narra uma decepção amorosa de uma mulher que, apesar da experiência devastadora, se considera uma sobrevivente (Survivor) porque conseguiu “dar a volta por cima”.

Survivor - (Destiny’s Child)

Now that you're out of my life, I'm so much __________ (good) You thought that I'd be weak without you but I'm __________ (strong)

You thought that I'd be broke without you but I'm __________ (rich) You thought that I'd be sad without you, I laugh __________ (hard) You thought I wouldn't grow without you, now I'm __________ (wise)

Thought that I'd be helpless without you but I'm __________ (smart) You thought that I'd be stressed without you but I'm chillin'

You thought I wouldn't sell without you, sold 9 million

I'm a survivor I'm not gon give up

I'm not gon stop

I'm gon work __________ (hard) I'm a survivor

I'm gonna make it I will survive Keep on survivin'

Thought I couldn't breathe without you, I'm inhaling You thought I couldn't see without you, perfect vision You thought I couldn't last without you but I'm lastin' You thought that I would die without you but I'm livin'

Thought that I would fail without you but I'm on top Thought it would be over by now but it won't stop Thought that I would self destruct but I'm still here

Even in my years to come I'm still gon be here

I'm wishin' you the best Pray that you are blessed

(9)

(I'm __________ (good) than that) I'm not gon blast you on the radio (I'm __________ (good) than that) I'm not gon lie on you and your family

(I'm __________ (good) than that) I'm not gon hate on you in the magazines

(I'm __________ (good) than that) I'm not gon compromise my Christianity

(I'm __________ (good) than that) You know I'm not gon dis you on the internet Cause my mama taught me __________ (good) than that

After of all of the darkness and sadness Soon comes happiness

If I surround my self with positive things I'll gain prosperity

1) Observe que a letra acima tem lacunas em branco. Complete-as com o comparativo dos adjetivos entre parênteses.

2) Agora, veja a letra completa e o vídeo da música

(https://www.letras.mus.br/destinys-child/10601) e faça a autocorreção.

3) Que regras você usou para fazer o comparativo dos adjetivos do texto?

4) Essas mesmas regras são aplicadas a adjetivos longos?

5) Todos os adjetivos no texto eram regulares? Se não, cite os irregulares.

6) Que grau comparativo foi usado: inferioridade, igualdade ou superioridade?

(10)

Português

Habilidades BNCC: EF89LP01

Olá, Alunos! Sejam bem-vindos ao ano letivo de 2021!

Queridos alunos, estamos em mais um ano letivo. Esperamos que vocês e seus familiares estejam bem. Assim como vocês, estamos com saudades de nos encontrarmos no espaço da escola. Mas, enquanto não conseguimos voltar plenamente para nossa rotina, vamos nos adaptando e aprendendo juntos da melhor maneira possível! E para começar vamos falar sobre editorial.

Texto 1

Texto 2

"Sem alternativas”

As ondas de calor derivadas do aquecimento global varrem o mundo, com efeitos compreensivelmente mais notados nos países do hemisfério norte - afinal, é a parte do planeta que concentra o maior número de habitantes. Mas o que está acontecendo nas vastidões geladas e despovoadas do Ártico é certamente o maior testemunho de que a mudança climática acarreta transformações substanciais e de

(11)

longo prazo na Terra, como ressalta a matéria de capa desta edição. Quem ousaria dizer em meados do século passado, por exemplo, que uma embarcação comercial navegaria pelo litoral ártico da Rússia em plena estação mais fria do ano? Pois isso aconteceu no inverno de 2017-2018. Os últimos obstáculos que impedem o Oceano Ártico de se tornar uma rota comum para navios estão gradualmente sumindo. Em latitudes mais baixas, é possível buscar alternativas às mudanças climáticas. Culturas típicas de um determinado clima podem ser levadas para terras mais frias ou mais altas, por exemplo. No caso do Ártico (e naturalmente, da Antártida), não há opção. Os habitantes tradicionais dessa região do mundo ou se adaptam às novas condições, ou simplesmente desaparecem. É conhecido o drama dos ursos-polares, cuja residência habitual são os blocos de gelo marinho, onde eles garantem a sobrevivência caçando focas. Com o aquecimento global, porém, o gelo marinho está recuando sistematicamente, e as cenas desses mamíferos isolados num bloco à deriva são cada vez mais comuns. Cientistas já flagraram espécies de aves árticas cujo trajeto entre o litoral, onde têm o ninho, e o gelo marinho, onde conseguem o sustento, está testando sua resistência de voar. E baleias já enfrentaram problemas com os novos tempos de navegação intensificada nas águas árticas. Os ruídos emitidos pelas embarcações atrapalham, assim como o próprio trânsito dos navios pelos diversos habitats. O aquecimento do Ártico é motivo de comemoração para muita gente, a começar pelas petroleiras - a exploração de cerca de 22% das reservas mundiais de petróleo e gás vai, enfim, começar a se tornar viável. Mas o prejuízo ambiental é inegável, e nesse sentido vale lembrar uma frase do inglês Clive Hollands, famoso defensor dos direitos dos animais: o fim de uma espécie não é apenas uma perda para ela - a própria raça humana perde com esse desaparecimento.

Eduardo Araia - Editor Executivo Revista Planeta. Edição 543. Editora Três: São Paulo, Ago./set. 2018.

1- Qual o assunto principal tratado nesta edição da Revista Planeta?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

2- Como podemos relacionar a capa da revista com seu editorial?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

3- Qual relação podemos fazer entre o texto do editorial e seu título?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(12)

Ciências (EF09CI01) As mudanças de estado físico da matéria

a) Para combater traças e baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamada de:

( ) Solidificação. ( ) Condensação. ( ) Fusão. ( ) Sublimação. ( )Evaporação.

b) Observe e responda a qual transformação corresponde cada uma dessas situações (escolha as palavras do quadro:

SOLIDIFICAÇÃO - VAPORIZAÇÃO - FUSÃO - SUBLIMAÇÃO

I – Uma pedra de naftalina deixada no armário; _________________________________ II – Uma vasilha de água deixada no freezer; _________________________________ III- Uma vasilha de água deixada no fogo; _________________________________ IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido; ______________________

(13)

c) Uma companhia de reciclagem comprou algumas toneladas de garrafas PETs (poli (etileno tereftalato)) de uma Cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Antes de o material ser usado, o laboratório físico-químico desta companhia colheu uma amostra e a submeteu a uma série de testes. Um desses testes consiste em colocar uma fração da amostra em um

equipamento e aquecê-la até o plástico derreter. Que nome se dá a esse processo de transformação da matéria?

d) “Epagri confirma registro de neve em Palhoça.

Houve registro do fenômeno também em Rancho Queimado, Alfredo Wagner e Angelina, na Grande Florianópolis.

Os morros na região do Cambirela, em Palhoça, amanheceram com paisagem europeia nesta terça-feira. A neve que caiu na cidade pintou o topo de branco e chamou a atenção de moradores [...]”

Esta notícia, publicada no ClicRBS – Diário Catarinense, em 23/07/2013, registra um evento que não ocorria há mais de 29 anos na região e que transformou a paisagem do Cambirela em um belíssimo cartão-postal.

Neve é um fenômeno meteorológico em que ocorre a precipitação de flocos formados por pequenos cristais de gelo, ou seja, água na fase sólida.

e)

(14)

Matemática

1. (EF07MA12) Determine os números representados por A, B e C da figura sabendo que a soma dos números situados em qualquer lado é sempre 15.

2.(EF07MA12)Quantas garrafas de litro podemos encher com 5 litros de água?

3. (EF07MA10) O professor de Educação Física pediu a cada jogador da equipe de futsal que escrevesse a sua própria altura em uma lista a seguir. Escreva os nomes dos jogadores em ordem crescente de altura.

4. (EF07MA03) A tabela mostra a altura da maré mais baixa e mais alta e o horário em que ocorreram, em duas cidades do litoral paulista, em um determinado dia.

(15)

a) Em qual dessas cidades ocorreu a maré mais baixa? Qual a altura?

b) Qual foi a amplitude (diferença entre as marés alta e baixa) das marés em cada cidade?

c) Qual o intervalo de tempo entre as marés baixa e alta em cada cidade?

5.(EF07MA03)Observe os pontos destacados na reta numérica.

Qual é a distância entre os pontos: a) B e D? b) A e C?

6. (EF08MA06)O professor Adroaldo criou máquinas de operações matemáticas. As expressões literais que aparecem na figura representam as operações que cada uma das máquinas deverá fazer com os números que forem colocados nelas.

7. (EF07MA18) As balanças estão em equilíbrio. Qual é o valor da massa? (Considere as massas em kg.)

a) Escreva e resolva a equação que corresponde a essa situação.

(16)

8. (EF07MA18) O quadrado e o triângulo da figura têm o mesmo perímetro. As medidas indicadas estão em cm.

a) Escreva e resolva a equação que corresponde a essa situação.

b) Quais são as medidas dos lados desses polígonos?

9. (EF07MA18) Os ângulos A e B das figuras são congruentes (têm a mesma medida). Determine:

a) o valor de x;

b) a medida desses ângulos.

10.(EF07MA24)Lembrando que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180º e que a de um quadrilátero é 360º, calcule o valor de x.

11. (EF07MA27) Sabendo que o triângulo ABC é equilátero, determine o valor de x.

12. (EF08MA13) Se 20 litros de álcool custam R$ 91,00, quanto custarão 34 litros desse combustível no mesmo posto de abastecimento?

(17)

História

Olá estudante! Esperamos que você e seus familiares estejam bem na medida do possível. Ainda não podemos ter o retorno para as aulas presenciais, mas iniciamos esse novo ano letivo com a esperança de que tempos melhores virão muito em breve.

Como estudaremos História, algumas questões importantes devem ser feitas: Você sabe o que é História? Sabe como o historiador trabalha para desenvolver esse tipo de conhecimento? Sabe a diferença entre a História e uma novela, filme, seriado histórico ou os vídeos e textos que circulam nas redes sociais? Bom, nesta quinzena vamos começar a pensar um pouco sobre alguns desses pontos juntos.

A História, um conhecimento científico

Prof. Marcelo Fernandes

Desde os tempos mais antigos as diferentes civilizações criaram formas e instrumentos para lidar com a passagem do tempo, como diferentes tipos de relógios e calendários. Mas quando falamos sobre o tempo e das coisas que acontecem estamos falando da realidade histórica, ou mais conhecido popularmente apenas como história (repare o “h” minúsculo na palavra). Isso costuma gerar uma confusão, pois muitos acham que história é a mesma coisa que História, o que não é correto. A História (repare o “H” maiúsculo) é a Ciência que estuda as ações dos seres humanos no tempo e no espaço. Resumindo, podemos entender que a história é o que aconteceu, e a História é o conhecimento científico sobre o que aconteceu, um saber feito pelos historiadores. Existe ainda a memória, que está relacionada ao modo como um povo se lembra de tudo o que passou, como se recorda da história.

A disciplina que estudamos na escola é a História, esse o conhecimento científico sobre o passado. Esse conhecimento não é feito de forma simples ou fácil, pois existem regras, métodos e teorias que organizam a pesquisa histórica. O conhecimento que é resultado dessa pesquisa costuma ser chamada de historiografia.

Vamos compreender um pouco mais sobre o assunto.

A palavra História tem origem na Grécia Antiga. É derivada do termo histor, que significa aquele que aprende por olhar, que testemunhou o que ocorreu, ou seja, testemunha. A tradição diz que a palavra História teria sido criada por Heródoto, que estudou e narrou alguns fatos importantes do seu tempo (ele viveu cerca de 485 a 424 a.C.). Essa noção de estudo sobre o que se passou mudou com o tempo, se tornou mais complexa, até ser organizada de forma científica, já no século XIX.

O elemento chave que permite a pesquisa histórica são as fontes (também muitas vezes chamadas de documentos históricos). Elas são qualquer vestígio ou objeto criado por um povo, e é por

(18)

meio deles que o cientista da História faz sua pesquisa, criando o novo conhecimento sobre o passado. A fonte, portanto, pode ser qualquer coisa escrita, seja um documento oficial do governo, seja um bilhete que escrevemos. Pode ser uma música, um filme, uma foto, um relato de uma pessoa, uma charge ou um meme compartilhado nas redes sociais. Cada tipo fonte é tratada de uma forma, podendo ser útil para a construção do conhecimento científico.

Um outro conceito importante para a pesquisa histórica é a noção de fato histórico. Inicialmente os historiadores consideravam como fato histórico somente os grandes eventos que tinham consequências diretas, sobretudo dentro da política, como uma batalha que muda o rumo de uma guerra. Com o tempo essa noção foi ampliada, abrangendo outros eventos estudados pelos historiadores, que a princípio não chamem tanta atenção inicialmente. Ou seja, aquilo que ocorre e serve de base para o estudo da História já pode ser considerado um fato histórico.

Mas você pode estar se perguntando: falamos sobre o tempo, falamos sobre os fatos.... mas quem promove tudo aquilo que é estudado pela História? Quem são aqueles que fazem os fatos históricos acontecerem? Vimos anteriormente que a História estuda as ações dos seres humanos. Esses que fazem a história acontecer são os que chamamos de sujeitos históricos. Esses sujeitos podem ser individuais (uma pessoa) ou coletivos, como uma igreja, um clube de futebol, um exército, um sindicato, etc.

Como podemos perceber, a História é uma forma de conhecimento científico, e como tal é resultado de uma pesquisa séria, feita por profissionais qualificados, com o compromisso com a verdade dos fatos. Esse aspecto marca a diferença entre a História e uma novela, filme ou seriado histórico (que são ficção), ou ainda vídeos e correntes compartilhados nas redes sociais, por exemplo. Estes podem ser inspirados em fatos que ocorreram, mas que não tem compromisso com a verdade.

Bem, agora que você já compreendeu um pouco mais sobre o assunto, vamos colocar um pouco esses novos conhecimentos em prática?

Exercícios(EF06HI02)

1 – Qual a principal diferença entre a História e um filme, novela ou seriado histórico?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

2 – Como estudante do 9º ano você conhecerá um pouco mais sobre a história de Búzios. Vimos que os sujeitos históricos são aqueles que fazem parte da realidade histórica. Você já ouviu falar de alguma personagem histórica famosa internacionalmente que já visitou Búzios? Pesquise um pouco e abaixo aponte o que você descobrir sobre essa pessoa e a visita dela na cidade. Uma dica: ela foi homenageada por aqui com uma estátua.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(19)

Geografia Habilidade contemplada: EF09GE05

Globalização: mundialização, imposição, apropriação e resistência.

O termo globalização refere-se à atual fase do capitalismo mundial caracterizado, entre outras coisas, pela intensificação das relações econômicas, culturais e políticas entre os países. Esta integração do espaço geográfico mundial é fruto da revolução técnico-científica que, por meio da integração efetiva entre ciência e produção, permitiu a aplicação quase imediata das descobertas científicas (informática, microeletrônica, robótica, telefonia, biotecnologia, etc.) no processo produtivo. As novas tecnologias permitiram a redução dos custos de produção, o aumento dos fluxos de mercadorias, capitais e informações, concentrando ainda mais riqueza nas mãos de grandes empresas, denominadas de transnacionais, que se espalharam pelo mundo em busca de mão de obra barata, mercado consumidor, matérias-primas, etc.

A globalização criou a “sociedade da informação”. Todos os dias, recebemos e enviamos todos os tipos de informações durante o trabalho, escola, lazer, etc. Essas informações identificam nossos interesses, afinidades e “necessidades” e se tornam valiosas nas mãos de empresas como o Facebook e Google.

Denominamos de mundialização a “versão” cultural da globalização. Ela se materializa através do contato entre pessoas, povos e culturas, através da Internet, mas também por mudanças, incorporações, assimilação ou ruptura de hábitos e costumes de outros lugares. Como exemplos de resultados deste processo estão a tendência de universalização do lazer (cinema, futebol, séries de streaming, etc.), da forma de se vestir (jeans, tênis, boné, vestidos, etc.), de se alimentar (hambúrguer, pizza, sushi.), de pensar (eurocentrismo), de morar e de viver. Apesar desta tendência à padronização, as identidades nacionais se mantiveram, incorporando elementos desta “cultura global” ou mediante ao choque cultural que culmina muitas vezes em divergências de valores, símbolos, hábitos e modos de vida, como o que ocorre em países de governos teocráticos (religiosos) como a Arábia Saudita ou de forte cunho político e ideológico, como a Coréia do Norte.

Exercício.

1- Os véus islâmicos são usados pelas mulheres muçulmanas e possuem um grande valor religioso e simbólico. O uso da peça é obrigatório em alguns países e recomendado, por tradição, em outros. Existem diferentes tipos de véus que ajudam a identificar o país de origem, a crença religiosa e até mesmo a classe social da mulher que o usa.

(20)

Analise a manchete da reportagem abaixo e, após, escreva sobre a imposição ou divergência cultural, como um aspecto negativo da globalização, utilizando corretamente os conceitos de mundialização e eurocentrismo.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

2- Analise a manchete abaixo e, após, faça o que se pede:

Se o global pode mudar o local, o caminho inverso também é possível. Utilizando o conceito de ruptura e padronização, explique a estratégia adotada pela empresa para evitar um choque cultural na Índia. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

3- Crie um mapa conceitual que explique os conceitos de globalização e mundialização utilizando as seguintes palavras-chave: Internet, cultura, fluxos, economia, capitalismo, ocidente, incorporação, ruptura, transnacionais. Você poderá incluir outras palavras-chave se achar necessário. Os conceitos e palavras-chaves devem estar dentro de balões ou retângulos, interligados por setas. Sobre as setas você deve utilizar palavras de ligação (preposições, verbos, etc.) para dar sentido às ideias presentes em seu mapa conceitual.

Referências

Documentos relacionados

Diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Administração ou em Engenharia de Produção ou Graduação tecnológica em Gestão da Qualidade ou

(B) Os negros e mestiços serem apenas 40% da população da África do Sul e de Mandela não lutar contra o apartheid.. (C) Existir, na África do Sul, uma política racista e

Gire o regulador do zoom para o lado T. Use FGHI para selecionar a imagem na visualização do índice e, em seguida, pressione o botão A para exibir a imagem. Pressione o botão A

Aquêles, que tomam a si a tarefa de executar um programa de plane- jamento de lucros, logo reconhecem o seu grande valor como um edu- cador de todos os níveis administrativos.

Frases de perigo: H225 - Líquido e vapores altamente inflamáveis. H317 - Pode provocar reações alérgicas na pele. H335 – Pode causar irritação respiratória. P241 -

Representação dos coeficientes angulares significativos obtidos na regressão múltipla das variáveis: Volume, Distância e Agregação sobre a riqueza e diversidade de morfoespécies

Hoje, com 50% das empresas ainda presas em silos funcionais e mentalidades de comando e controle, estamos efetivamente usando "hardware" (estruturas) do século 19

Para trabalhos de impressão em formato personalizado, a impressão continua mesmo que não haja correspondência entre as definições de formato/tipo de papel do equipamento e do driver