• Nenhum resultado encontrado

JORNAIS. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da Unisul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JORNAIS. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da Unisul"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica

Monitoramento das Notícias da Unisul Dia 30 de agosto de 2011

JORNAIS

Aluna atleta ganha uniformes esportivos Diário do Sul Online

Unisul empata no Estadual Diário do Sul

Unisul arranca empate pelo estadual Notisul

Unisul empata pelo estadual Diário do Sul Online

Hipper Freios/Unisul arranca empate Notisul Online

Acumulação compulsiva = doença! Notisul Online

“O sul do estado é o futuro” Notisul Online

O começo de tudo Notisul Online

Resultados do McDia Feliz Notisul Online

Desculpa esfarrada! Notisul Online

Vettoretti - A memória tubaronense está de luto! Notisul Online

Mais 12 medalhas para Tubarão Notisul Online

ATN fatura 12 medalhas em Festival Diário do Sul Online

(2)

Um homem de sorte Diário do Sul Online

Conferência de Políticas para as Mulheres em TB Diário do Sul

Encontro debate políticas de atenção às mulheres Notisul

INTERNET

Hipper Freios/Unisul enfrenta o Florianópolis nesta segunda-feira Blog do Eduardo Ventura

http://eduardo-ventura.blogspot.com/2011/08/hipper-freiosunisul-enfrenta-o.html Hipper Freios/Unisul enfrenta hoje o Florianópolis pelo estadual

Prefeitura de Tubarão

http://www.tubarao.sc.gov.br/secretarias/governo/comunicacao-social/noticias/hipper-freios-unisul-enfrenta-hoje-o-florianopolis-pelo-estadual

Hipper Freios/Unisul arranca empate no Salgadão Prefeitura de Tubarão

http://www.tubarao.sc.gov.br/secretarias/governo/comunicacao-social/noticias/hipper-freios-unisul-arranca-empate-no-salgadao

Liga Futsal

http://www.futsaldobrasil.com.br/portal/liga2011/vernoticia.php?id=10495 Unisul empata pelo estadual

Rádio Santa Catarina

http://www.radiosc.com.br/noticia.php?id=26

Garotada da ATN conquista mais 12 medalhas para Tubarão Blog do Eduardo Ventura

http://eduardo-ventura.blogspot.com/2011/08/garatoda-da-atn-conquistam-mais-12.html Prefeitura de Tubarão

http://www.tubarao.sc.gov.br/secretarias/governo/comunicacao-social/noticias/garotada-da-atn-conquista-mais-12-medalhas-para-tubarao

Programa de formação de atletas é lançado na Unisul Blog do Eduardo Ventura

(3)

Veículo: Jornal Diário do Sul Online Data: Tubarão, 30/08/2011

Editoria: Esportes

Endereço Eletrônico: http://diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=4248 Aluna atleta ganha uniformes esportivos

TUBARÃO - Após matéria publicada no DS no dia 20 de julho, a estudante e atleta tubaronense Jheniffer Martins, de 14 anos, conseguiu muito apoio para participar do Campeonato Brasileiro de Atletismo e representar sua escola, a Arino Bressan, Tubarão e a Seleção Catarinense nos jogos nacionais. A competição inicia na próxima semana e unirá os melhores atletas do país. Dois conjuntos personalizados com o nome da atleta, do município e da escola foram entregues à menina nesta sexta-feira.

A adolescente é especialista em salto em altura e visa superar a marca de 1,55 para ficar entre as três primeiras e alcançar índice para o Sulamericano, no Equador, no próximo semestre.

Em uma ação conjunta, a Unisul cedeu orientação técnica e estrutura para o

treinamento, que ainda é realizado em São Ludgero, por meio da diretora do campus Tubarão, Milene Kindermann. Outro apoio veio da empresa Seg & Prev Consultoria Financeira, anexa ao Banco Bradesco, no Centro da Cidade Azul.

“Ela tem muito potencial. Podemos ter, em pouco tempo, uma atleta reconhecida em nível nacional”, finaliza o empresário que forneceu material esportivo, Juarez Soares. “Acredito que conseguirei subir ao pódio e conquistar uma vaga para o Campeonato Sulamericano de Atletismo”, prevê a atleta. “Apoiamos nossa estudante à medida do possível, mas é preciso mais para formar uma atleta em nível olímpico, principal objetivo de Jheniffer”, resume a diretora da escola, Fátima Michels.

Jheniffer também ganhou sapatilhas especiais para o salto em altura do pai de um colega.

(4)

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: Tubarão, 30/08/2011 Página: Capa

(5)

Veículo: Jornal Notisul Data: Tubarão, 30/08/2011 Página: Capa

(6)

Veículo: Jornal Diário do Sul Online Data: Tubarão, 30/08/2011

Editoria: Esportes

Endereço Eletrônico: http://diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=4247 Unisul empata pelo estadual

TUBARÃO - Depois de assistir ao Florianópolis abrir 2 gols de vantagem, a Hipper Freios/Unisul buscou o empate em 2 x 2, na noite de ontem, no Salgadão, em partida válida pela Divisão Especial do Estadual de Futsal.

O jogo foi marcado por várias paralisações para secar a quadra, devido a goteiras. E na última partida do primeiro turno da competição, os tubaronenses não se encontraram no primeiro tempo. O time da capital dominou a etapa e abriu o placar, logo aos 2 minutos. Após o chute de Vini, a bola resvalou em Canabarro e enganou o goleiro Nilton Júnior. O Floripa, concentrado, não oferecia espaço e marcava bem. Guto, depois de uma falha da defesa tubaronense, ampliou a vantagem para Florianópolis.

No fim do período, o goleiro Nilton Júnior bateu forte e descontou para a Hipper Freios/Unisul. No segundo tempo a equipe da Cidade Azul começou pressionando e perdeu várias chances, até que Gustavo, de falta, igualou o placar. A partir daí o jogo ficou aberto, com as duas equipes saindo para o ataque. No minuto final, Antônio, do Floripa, foi expulso e, com um jogador a mais em quadra, a Hipper Freios/Unisul pressionou, mas não conseguiu o gol. “Tivemos várias chances de virar o jogo, mas não conseguimos marcar. O resultado não foi o esperado. Agora é buscar os pontos fora de casa para conseguir a classificação”, disse Ariel depois da partida. A Hipper

Freios/Unisul volta a jogar pelo estadual no próximo sábado, às 20h30, contra o Siderópolis, fora de casa.

(7)

Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 30/08/2011 Editoria: Esportes

Endereço Eletrônico:

http://www.notisul.com.br/n/esportes/hipper_freios_unisul_arranca_empate-31023 Hipper Freios/Unisul arranca empate

O jogo demorou mais que o normal. Chovia muito forte em Tubarão e o Ginásio Salgadão foi tomado por goteiras, o que motivou a paralisação da partida entre Hipper Freios/Unisul e Florianópolis por duas oportunidades na noite de ontem, pela Divisão Especial do Catarinense. O placar terminou em 2 a 2.

A Hipper Freios/Unisul não começou bem o jogo. Os visitantes largaram na frente, com Viny e Guto. No finalzinho da primeira etapa, o goleiro Nilton Jr. conseguiu descontar, e as equipes foram para o intervalo com o marcador em 2 a 1.

No segundo tempo, Gustavo conseguiu igualar, com um golaço de cobertura. A pouco mais de um minuto do término da partida, o time de Tubarão poderia até virado, já que o adversário teve o jogador Antonio expulso. Mesmo assim, o confronto acabou mesmo com dois gols para cada lado.

A Hipper Freios/Unisul volta à quadra na sexta-feira, contra Siderópolis/Unesc, às 20h30min, no Ginásio 19 de Novembro, em Siderópolis. O time segue no comando do auxiliar técnico Lucas Prates, já que o treinador Jarico foi operado de uma trombose sábado, em Caxias do Sul, e segue em recuperação.

(8)

Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 29/08/2011

Coluna: Ciência e Saúde/ Daisson e Fabiana Endereço Eletrônico:

http://www.notisul.com.br/n/colunas/acumulacao_compulsiva__doenca-30994 Acumulação compulsiva = doença!

Acumulação compulsiva é a aquisição ou coleta (geralmente na rua, muitas vezes à noite) de bens ou objetos descartados como lixo, e a incapacidade de usá-los ou

descartá-los, mesmo quando os itens são inúteis, perigosos ou insalubres. A acumulação compulsiva é caracterizada pelo isolamento social, diminui a mobilidade e interfere em atividades básicas, como cozinhar, limpar, tomar banho e dormir.

Risco à saúde

O acumulador compulsivo é popularmente chamado de “colecionador de lixo”, já que na maioria das vezes junta itens insalubres que produzem mau cheiro e atraem insetos e roedores. Apesar de acometer indivíduos idosos e carentes, também ocorre entre jovens, de bom nível econômico e intelectual. Em alguns casos, não existe exatamente sujeira, mas o acúmulo exagerado e empoeirado de itens como livros, revistas, ferramentas, recipientes diversos, produtos químicos, metais, madeira, móveis, materiais de construção, material elétrico e aparelhos eletroeletrônicos, obsoletos ou com defeito - daí o termo “juntador de velharias”. Neste caso, pode haver risco de cupins-de-madeira-seca e brocas-de-madeira.

Acúmulo de animais

Outro aspecto da compulsão é a acumulação de animais. Nesse caso, o acumulador vai reunindo um número exagerado de animais de estimação, sem ter como abrigá-los e alimentá-los de forma adequada, ao mesmo tempo em que nega essa incapacidade (algumas vezes, passando por protetor dos animais). Embora a maioria desses animais fique em condições as piores possíveis, trata-se de um transtorno mental, e não de crueldade deliberada para com eles.

Transtorno

Ainda não está claro, em termos médicos, se a acumulação compulsiva é um transtorno isolado ou o sintoma de outro problema, como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Sem dúvida, são pessoas com problemas psicológicos e mentais que precisam de auxílio profissional. O perfil mais comum é de mulheres, a partir dos 50 anos e solitárias.

(9)

Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 27/08/2011 Editoria: Entrevista

Endereço Eletrônico:

http://www.notisul.com.br/n/entrevista/o_sul_do_estado_e_o_futuro-30986 “O sul do estado é o futuro”

O pró-reitor de desenvolvimento e inovação institucional da Unisul, Valter Alves Schmitz Neto, fala sobre projetos de parques tecnológicos e do desenvolvimento da região.

Valter Alves Schmitz Neto é pró-reitor de desenvolvimento e inovação institucional da Unisul desde 2008. Ingressou na universidade em 1976, como estagiário. Passou por todos os cargos de auxiliar, de administração, foi professor e coordenador de cursos. Também foi diretor dos campi de Tubarão e Florianópolis. Hoje, Valter faz parte do Conselho Científico-Tecnológico do parque tecnológico Sapiens, de Florianópolis. Também participa do projeto de estruturação de um parque em Tubarão.

Notisul - No que consiste o projeto do parque tecnológico Sapiens, em Florianópolis? Valter - A concepção do projeto é instalar, em uma área física, a cidade do

conhecimento. A criação da infraestrutura atrai empresas, projetos, ideias e

pensamentos relacionados com a inovação. Só que a ciência a partir da tecnologia e inovação transforma esses conceitos em empreendimentos que geram trabalho, emprego e renda. Na época da Revolução Industrial, as chamadas indústrias das chaminés

geravam riquezas. Na época medieval, a riqueza era a agricultura. Hoje, o que gera riqueza, agrega valor, impulsiona o trabalho, o emprego e a renda é o conhecimento voltado à inovação. A ideia do Sapiens é criar um espaço físico com condições de infraestrutura, de política, condições ambientais que estimule a instalação de empresas que associem ciência, tecnologia e inovação na geração de conhecimento.

Notisul - Neste ano, começou uma nova etapa. Tem alguma data para determinar a consolidação do projeto?

Valter - Vamos separar em três momentos históricos do parque. O primeiro momento foi chamado de marco zero, onde foi feita a concepção do projeto, a regularização das áreas, os projetos urbanísticos e arquitetônicos, a instalação da infraestrutura de gestão. Na segunda fase, os projetos de infraestrutura estão em execução. Ou seja, fazer as ruas, as quadras, definir o plano diretor. Nós falamos de empreendimentos de inovação, mas também imobiliários. Afinal, onde essas pessoas vão morar? Onde as pessoas vão se divertir nos intervalos de almoço? Também se instalam as primeiras empresas. Uma delas é o Instituto do Petróleo, Gás e Energia (Inpetro), em uma área de pesquisa da Petrobras. São investidos R$ 35 milhões no empreendimento, que deve ficar pronto no começo do próximo ano. Também se instala a Farmos, um laboratório de pesquisa do Ministério da Saúde e outras parcerias. Na Farmos, são investidos entre R$ 15 e 20 milhões, também fica pronta no início do próximo ano. Está instalado o Inova lab, que é uma incubadora de projetos de tecnologia. Foi investido R$ 5 milhões. Junto à

instalação do nosso conselho, foi aprovada também a Softplan, onde será investido R$ 23 milhões. Para ter uma ideia, estas empresas, só de funcionários, terá mais duas mil pessoas, que terão que morar lá ou próximo.

(10)

Notisul - Para Tubarão, também é estudada a criação de um parque tecnológico? Valter - Para Tubarão, estudamos junto à prefeitura, a Associação Comercial e Industrial de Tubarão (Acit) e da Unisul, a criação de um parque de inovação

tecnológica, mas de uma dimensão menor. Primeiro, porque não há inovação tão grande para tanto espaço (risos). Para se ter ideia, no estado, existem 18 parques no porte do de Tubarão sendo instalados. O sapiens é o pai e a mãe destes parques. Alguns irão vingar e outros não. O de Tubarão, nós temos o cuidado de dimensioná-lo, ao pensar 30 anos no futuro. Se levamos 20 anos para consolidar o Sapiens, devemos pensar em Tubarão em 2050. Também devemos pensar na localização. Não posso antecipar o local, porque isso faz parte de uma política pública. A ideia é ocupar uma área de 20 a 30 hectares. Com os projetos imobiliários e arquitetônicos, urbanísticos e de lazer, se estenderá por 100 hectares.

Notisul - Como funcionará o parque?

Valter - O parque será multifocal. Para isso, projetamos as características e vocações regionais para instalar como inovação. É um parque de inovação que trará empresas nas áreas: fármacos, porque a nossa área de farmacoterápico é bastante forte; tecnologias de informação e comunicação; química em geral, na nossa região há muita concentração na área de estudos de polímeros, da própria cerâmica; outra área importante é a do

vestuário, mas nós não falamos em vestuário, mas na questão da moda. Agregaremos conhecimento pela questão de estética e design. Temos que pensar em algo que agregue valor pelas nossas características regionais e empresas existentes. Também terá uma área transversal a tudo isso, que é a questão de gestão de processos de logística. Notisul - A questão de logística envolve toda a região?

Valter - Nós estamos em uma região que irá crescer por conta da instalação do Porto de Imbituba, do futuro Aeroporto Regional em Jaguaruna, da duplicação da BR-101, que, apesar de lenta, acontece. Parece que o nosso trechinho tem uma cabeça de burro enterrada ali (risos). O aeroporto tem uma forte vocação para cargas, apesar de ser construído para passageiros. Daqui a pouco, teremos uma BR-101 duplicada que conectará o Mercosul a todo o norte do país. Também temos a ferrovia litorânea. Notisul - Com tudo isso, Tubarão e região irão crescer.

Valter - Vamos adotar Imbituba como exemplo. Hoje, o município, de acordo com o último censo, tem 42 mil habitantes. Se tudo ocorrer como o previsto para o porto, vamos imaginar em 2020, Imbituba terá 95 mil habitantes. Essa Imbituba de 2010 tem um orçamento público de mais ou menos R$ 50 milhões por ano. Em 2020, terá cerca de R$ 180 milhões. Quando toda infraestrutura planejada estiver concretizada,

poderemos olhar para a cidade como uma nova São Francisco do Sul. Você olha para o norte do estado, é como será o sul no futuro. Mas a nossa vantagem é que estamos planejando. Tudo isso é o planejamento. Por isso, em Imbituba, está se fazendo o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário (PDZ), que auxiliará na confecção do Plano de Desenvolvimento Urbano Municipal. O Porto impacta mais do que Imbituba. Não podemos focar em uma única região, porque todas serão influenciadas. Por

exemplo, não há necessidade que Imbituba brigue pela instalação das grandes indústrias na cidade. Porque precisam ser destinados espaços para os terminais de contêiner. As indústrias pesadas podem ficar em Jaguaruna, por exemplo. De frente para a BR-101, de costas para o Aeroporto e passando pelo trilho.

(11)

Notisul - É interessante, porque o secretário de planejamento Filipe Mello veio a Tubarão na semana passada e o secretário de desenvolvimento regional em Laguna, Christiano Lopes de Oliveira, disse que não estávamos muito preparados para

recepcionar as empresas que queriam se instalar aqui. No caso, ele referia-se à BMW. Valter - Eu não conheço o secretário Christiano Lopes de Oliveira, mas, por exemplo, se ele tivesse procurado a universidade, antes da entrevista, poderia ter obtido mais

subsídios. Isto foi o que o prefeito Manoel Bertoncini fez. Ele pediu ajuda para pensar junto um parque de inovação tecnológica. O prefeito Beto Martins de Imbituba fez a mesma coisa.

Valter por Valter

Deus: Grande arquiteto do universo. Família: Tudo.

Trabalho: Muito importante e precisa ser motivador.

Passado: Nosso passado foi de desintegração e sem uma visão de futuro. Presente: É um fator de aglutinação e de reflexão sobre o futuro.

Futuro: Vejo a região sul de Santa Catarina como uma das mais promissores do sul do Brasil.

"Não podemos esquecer que o Porto de Imbituba é um dos melhores do Brasil, por conta da baía e do calado. É um dos mais viáveis graças às condições naturais." "Se eu fosse mais jovem, investiria muito no sul de Santa Catarina. Mas, por causa do presente que estamos refletindo de forma integrada, como ações estruturantes. Se não fizermos isso, a BR-101 estará aí, mas o caminhão do Rio Grande do Sul passará a 100km/h porque a estrada estará boa para o norte. Tem criar condicionantes para a pessoa continuar aqui."

(12)

Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 29/08/2011

Coluna: Contexto/ Cristiano Carrador Endereço Eletrônico:

http://www.notisul.com.br/n/colunas/a_capacidade_do_aeroporto-31020

O começo de tudo

A coluna não é de fotos do passado, mas esta merece. Em 22 de junho de 1986, há 25 anos, o jornalista Iberê Aguiar Jaques (à direita), entrevistava João Dória Jr. (à

esquerda), empreendedor de sucesso que hoje faz palestra em Tubarão, às 20 horas, no Cecontu. Na época, Iberê era secretário de comunicação e turismo na prefeitura de Gravatal. João Dória fez palestra em encontro de termalismo no local. Iberê hoje tem um programa de sucesso na Unisul TV. João Dória é considerado uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil. Ainda há ingressos para a palestra de hoje. Excelente oportunidade! Mais informações, 9993-4937.

(13)

Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 30/08/2011

Coluna: Contexto/ Cristiano Carrador Endereço Eletrônico:

http://www.notisul.com.br/n/colunas/a_capacidade_do_aeroporto-31020 Resultados do McDia Feliz

Foram vendidos 1.460 Big Macs na promoção Mc Dia Feliz em TB. A renda vai para a Associação de Voluntários do Hospital Joana de Gusmão, para a construção de uma casa para abrigar crianças em tratamento contra o câncer e seus familiares.

(14)

Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 29/08/2011 Coluna: Incorpore/ Hudson Jr.

Endereço Eletrônico: http://www.notisul.com.br/n/colunas/desculpa_esfarrada-31016 Desculpa esfarrada!

Se você é daqueles que vive arrumando desculpas para iniciar/continuar um programa de exercícios físicos, saiba que o problema é o seu DNA. Estudos recentes revelam que a predisposição para malhar está relacionada aos seus genes, isto é, 62% de sua preguiça para sair de casa é culpa do seu querido DNA. Então vamos, mexa o seu corpo, mostre sua força de vontade e diga quem manda.

Perigo oculto

Estudos revelam que há contaminação nos selins de bicicletas, colchonetes e aparelhos de musculação nas academias. Estas contaminações são advindas de fungos e bactérias de origem intestinal, como coliformes fecais. Então, não deixe de fazer a higienização dos aparelhos antes de iniciar o seu treino, evite a contaminação.

Me engana que eu gosto!

Muito semelhante ao chocolate, a alfarroba é um tipo de vagem nativa do Mediterrâneo que além de deliciosa é super saudável. Você deve estar se perguntando: vagem

semelhante ao chocolate? Pode parecer loucura, mas a aparência e o sabor confundem, mas, sem enganação, não é idêntico.

A alfarroba possui quantidades consideráveis de cálcio (bom para os ossos), de

magnésio (favorece a absorção do cálcio), de ferro (regenera o sangue), de vitaminas A, B1 e B2. Mas a grande vantagem de seu consumo não para por aí! Enquanto o cacau tem 23% de gordura, a alfarroba possui 0,7%

Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, o que favorece o funcionamento do intestino e gera saciedade, fatores importantes no processo de emagrecimento. Além de não possuir lactose e glúten em sua fórmula, a alfarroba é ideal para pessoas que não digerem a lactose e celíacos.

Saiba: meia barrinha de alfarrofa (25g) contém cerca de 116 calorias, enquanto meia barrinha de chocolate ao leite (25g) tem 135 calorias. Que tal substituir esse novo alimento na sua dieta?

A arte do equilíbrio dinâmico

Você sabe o que é slackline? É um esporte que exige bastante equilíbrio corporal, pois seu desafio é andar, pular ou girar sobre uma fita tubular de náilon fixa em dois pontos (árvores, postes). Possui a grande vantagem de trabalhar o corpo inteiro em apenas uma modalidade, além de desenvolver a concentração corporal e trabalhar a postura.

Esse tipo de estrutura é barata e de fácil manutenção. Para algumas pessoas, ele é visto, simplesmente, como um esporte, e por outras como uma arte e meditação, pois

geralmente é realizado em contato direto com a natureza, proporcionando um bem-estar físico e mental.Vamos ao que interessa, deixe seus medos de lado, procure informações sobre o assunto e encontre o seu equilíbrio de uma forma divertida e saudável!

(15)

Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 29/08/2011 Editoria: Opinião Endereço Eletrônico: http://www.notisul.com.br/n/opiniao/vettoretti_a_memoria_tubaronense_esta_de_luto-31013

Vettoretti - A memória tubaronense está de luto!

Quem conheceu Amadio Vettoretti (para nós, simplesmente Vitoreti) como conhecemos sabe muito bem de quem estamos falando e a razão por que a memória histórica

tubaronense está muitíssimo fragilizada.

Vitoreti, que veio da região rural de Tubarão (hoje município de Treze de Maio), chegou na “cidade grande”, viu e, com todos os méritos, venceu! - E venceu não por favores, mas, sim, por esforço próprio.

Primeiro, ele quis ser fotógrafo; e foi como poucos, instalando-se, numa portinhola, com o seu modesto “Foto Piratini”, em Oficinas, bem perto da Churrascaria Na Brasa, na Altamiro Guimarães, ao lado da Igreja São José Operário, a principal daquele bairro.

Simples e dedicado ao extremo, deu tudo de si na profissão.

Do seu tipo e jeito, aos poucos o “intrépido” foi ganhando espaço no setor, chamando atenção não só pela qualidade de suas apreciadas 3x4, mas, também, e muito, pela forma como executava trabalhos “de externa”, quando solicitado para trabalhar em casamentos, batizados e solenidades públicas, como desfiles de Sete de Setembro, Carnaval, etc.

Nessas horas, nosso amigo Vitoreti não era só um hábil fotógrafo; era, sim, um

verdadeiro malabarista da máquina fotográfica que, sem a menor preocupação em fazer pose - já que pose quem deveria fazer era o fotografado - procurava o melhor ângulo, independentemente de como fosse se posicionar. Em pé, sentado ou, acreditem, arrastando-se pelo chão, lá estava ele, às vezes, até, roubando a cena do evento e, de soslaio, alguns sorrisos.

E ele lá, sem dar a mínima importância para o que viessem a falar ou pensar, firme e forte na sua missão de “fazer a diferença” e conquistar o seu público consumidor, o que logo conseguiu. Tanto logrou êxito que, sem demora, apareceram propostas mais desafiadoras, algumas vindas de instituições públicas e outras de administrações privadas, onde, não sendo diferente, se teve muito bem.

Vida que segue.

Vitoreti, apaixonado pelo ofício de fotógrafo, firmou, então, os olhos para a imagem que fotografava; mais àquelas que tivessem cunho histórico e que guardassem em si a memória da cidade de Tubarão e da Amurel.

Estava nascendo, aí, o notável escritor e historiador tubaronense!

(16)

Insaciável de cultura e arte, achando pouco, Amadio não confiou só na prática e na vontade de ser um memorialista; foi adiante na sua gana de se aprimorar em conhecimento e deu-se aos bancos escolares, quando já não era só um garoto.

Cursou, então, o nível superior. Formou-se pela Unisul e, em maior estágio, tornou-se professor da mesma instituição.

Mais recentemente, o reconhecido escritor, mergulhado no seu mundo de documentos, fotos, mapas, jornais, e outros registros, se viu no lugar que mais gostava, ou seja, integralmente dedicado ao Arquivo Público Municipal de Tubarão, onde foi diretor, órgão fundado em 1990. Ali, sabe-se, instala-se o mais rico acervo do gênero no sul catarinense.

(17)

Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 30/08/2011 Editoria: Esportes

Endereço Eletrônico:

http://www.notisul.com.br/n/esportes/mais_12_medalhas_para_tubarao-31021 Mais 12 medalhas para Tubarão

Desta vez, as disputas foram no 3º Festival Estadual Mirim/Petiz.

Mais 12 medalhas foram faturadas pela Associação Tubaronense de natação (ATN). Dezenove nadadores de 8 a 12 anos participaram do 3º Festival Estadual Mirim/Petiz, no fim de semana, comandados pelo técnico André Lemos.

A competição ocorreu na piscina de 50 metros do Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, e contou com a participação de 221 atletas de 18 clubes de todas as regiões do estado.

“Conquistamos medalhas em provas individuais com os mais experientes e tivemos a estreia no pódio de Natália e Laura, que ajudaram na conquista das medalhas nos revezamentos”, comemora o técnico André.

Medalhistas

• Letícia de Carvalho Dias: Ouro no revezamento 4 x 50m livre, prata no revezamento 4 x 50m medley, bronze nos 400m livre e nos 50m peito.

• Amanda Gava Vicenti: Ouro no revezamento 4 x 50m livre, prata no revezamento 4 x 50m medley, nos 50m costas e 50m livre.

• Natália Demétrio: Ouro no revezamento 4 x 50m livre, prata no revezamento 4 x 50m medley.

• Laura de Medeiros Moreira: Ouro no revezamento 4 x 50m livre, prata no revezamento 4 x 50m medley.

• Bruno Avelino de Oliveira: Prata nos 400m e 200m livre, e bronze nos 800m livre. • Paulo Henrique Freitas de Andrade: Prata nos 50m livre e bronze nos 100m peito e 100m costas.

(18)

Veículo: Jornal Diário do Sul Online Data: Tubarão, 30/08/2011

Editoria: Esportes

Endereço Eletrônico: http://diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=4249 ATN fatura 12 medalhas em Festival

PALHOÇA _ Dezenove nadadores entre oito e 12 anos, da Associação Tubaronense de Natação (ATN), conquistaram mais 12 medalhas neste fim de semana no 3º Festival Estadual Mirim/Petiz.

A competição foi realizada na piscina de 50 metros do Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, e contou com a participação de 221 atletas de 18 clubes de todo o Estado. As nadadoras Letícia Dias, Amanda Vicenti, Natália Demétrio e Laura Moreira

formaram a equipe feminina da ATN nos revezamentos. O grupo conquistou o 1º lugar no revezamento 4 x 50m livre e a 2ª colocação no revezamento 4 x 50m medley. Letícia ainda conquistou o bronze nos 400m livre e nos 50m peito, enquanto Amanda também trouxe mais duas medalhas de prata, nos 50m costas e nos 50m livre.

Já no masculino, Bruno de Oliveira ficou com a prata nos 400m e 200m livre, além de um bronze nos 800m livre. Outro que também faturou três medalhas foi Paulo Henrique Andrade. O nadador de Tubarão ficou com a prata nos 50m livre e bronze nos 100m peito e nos 100m costas.

“Conquistamos medalhas em provas individuais com os mais experientes e tivemos a estreia no pódio da Natália e da Laura, que ajudaram na conquista das medalhas nos revezamentos”, destacou o técnico da ATN, André Lemos.

(19)

Veículo: Jornal Diário do Sul Online Data: Tubarão, 30/08/2011

Coluna: Ronaldo Sant’ Anna

Endereço Eletrônico: http://diariodosul.com.br/?pag=colunistas&codcol=22 Um homem de sorte

Sou um homem de sorte. Se você me perguntar quantas vezes eu ganhei na loteria, se eu vivo em uma mansão de 14 quartos, piscina aquecida, sauna e campo de golfe, ou se já namorei atrizes famosas, se tenho uma Ferrari vermelha conversível, responderei

negativamente a cada uma das questões. Mas então que raio de sorte é essa, cara-pálida? Calma, eu explico. Diferentemente da imensa maioria das pessoas, não são essas coisas que me fazem feliz. Sou muito mais adepto do conceito de “ser” do que de “ter”. Exemplo: desde pequeno eu quis trabalhar com comunicação. Aos nove ou 10 anos, eu acho, participei de um concurso de redações sobre festas juninas, e o meu texto foi premiado com a publicação no Correio do Povo, à época o jornal mais importante do Rio Grande do Sul. Ver a minha criação, as minhas palavras, aquilo que tinha saído da minha cabeça corporificado no jornal causou um sentimento fantástico, uma alegria interna que trouxe a certeza do caminho que eu gostaria de seguir, que é o que faço hoje.

Apesar de algumas idas e vindas na área, a minha atividade traz consigo uma satisfação sem igual, que me realiza profissionalmente. Algumas vezes a minha mulher reclamou, principalmente quando eu participava de campanhas eleitorais, do grande volume de trabalho, chegando algumas vezes a 16 horas em um único dia, e eu respondia que estava cansado fisicamente, porém, tranquilo mentalmente, por estar realizando algo que me dava prazer, emoção que me acompanha até hoje. Assim, posso afirmar que tenho sorte em fazer o que gosto, ganhando o suficiente para ter uma vida confortável, o que não significa que não queira crescer ainda mais. No entanto, este desejo de

crescimento profissional, o que chamo de ambição positiva, não pode acontecer passando por cima de outras pessoas, como se verifica em muitos setores, onde a ânsia para chegar ao poder esmaga os limites éticos. Na maioria das vezes, essa escalada incontida tem como motivação o dinheiro e, assim, poder “ter” coisas. Ou seja, o conceito de “ter” sobrepujando-se ao de “ser”.

Por isso, acredito que o ideal, do ponto de vista de escolha profissional, é procurar transformar algo que a gente goste, um hobby, por exemplo, em profissão. Basta olhar quem se destaca nas mais diversas áreas da atividade humana, como nos esportes, para ver que unir satisfação e trabalho é uma receita infalível para chegar ao sucesso. Contrário senso, fazer algo que não nos dê prazer é um caminho seguro para a frustração, o estresse e a depressão. Nada pior do que acordar e pensar “Droga, tenho que ir trabalhar”. Se você está nesta situação, sugiro que vá buscar imediatamente algo que lhe traga algum tipo de recompensa emocional. Não existe dinheiro que pague sentir-se bem. Por outro lado, pensando nesta questão de sorte, lembrei do ditado chinês (ou japonês, sei lá) que tem uma definição original para sorte: é a soma da oportunidade com a preparação. Isto é, se a oportunidade se apresentar, e você não tiver a preparação ou a formação necessária para aproveitá-la, de nada vai adiantar, porque mesmo que você tente, não vai conseguir dar a resposta esperada. É bom também adotar uma frase que li recentemente: “Que esquisito, quanto mais trabalho, mais sorte tenho”.

(20)

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: Tubarão, 30/08/2011 Página: Capa Dmais Coluna: Dmais

(21)

Veículo: Jornal Notisul Data: Tubarão, 30/08/2011 Página: 06

(22)

Veículo: Blog do Eduardo Ventura Data: Tubarão, 29/08/2011

Endereço Eletrônico: http://eduardo-ventura.blogspot.com/2011/08/hipper-freiosunisul-enfrenta-o.html

Hipper Freios/Unisul enfrenta o Florianópolis nesta segunda-feira Jogo é importante para a afirmação da equipe no estadual

Outro jogo decisivo para a Hipper Freios/Unisul pelo estadual. A equipe enfrenta nesta segunda-feira, às 20h30min, no Salgadão, o Florianópolis Futsal pela Divisão Especial do catarinense para subir na tabela.

Fora da Liga Futsal, o time volta a atenção para o estadual. Com duas derrotas e uma vitória, a Hipper freios/Unisul precisa vencer o jogo para respirar na competição. O treinador Jarico, que foi operado neste sábado em Caxias do Sul e passe bem, continua sem comandar a equipe. O auxiliar técnico, Lucas Prates, comandou um treino neste domingo. “Estamos torcendo pela recuperação do Jarico e temos que vencer o jogo contra o Florianópolis Futsal. O grupo está bem e motivado para o jogo. A vitória contra o Poker/PEC nos trouxe certa tranquilidade, mas o estadual é a nossa meta agora”, disse Prates.

O Florianópolis Futsal venceu seus dois primeiros jogos no estadual e tem uma partida decisiva pela Liga Futsal no dia 3 de setembro. A equipe precisa vencer o Cascavel no Paraná para continuar sonhando com a classificação na competição.

(23)

Veículo: Site Prefeitura de Tubarão Data: Tubarão, 29/08/2011

Endereço Eletrônico: http://www.tubarao.sc.gov.br/secretarias/governo/comunicacao-social/noticias/hipper-freios-unisul-enfrenta-hoje-o-florianopolis-pelo-estadual

Hipper Freios/Unisul enfrenta hoje o Florianópolis pelo estadual

A equipe Hipper Freios/Unisul tem outro jogo decisivo pelo estadual. A equipe enfrenta hoje (segunda-feira), às 20h30, no Salgadão, o Florianópolis Futsal pela Divisão

Especial do catarinense para subir na tabela.

Fora da Liga Futsal, o time volta a atenção para o estadual. Com duas derrotas e uma vitória, a Hipper freios/Unisul precisa vencer o jogo para respirar na competição. O treinador Jarico, que foi operado no sábado, em Caxias do Sul e passa bem, continua sem comandar a equipe. O auxiliar técnico, Lucas Prates, comandou um treino no domingo. “Estamos torcendo pela recuperação do Jarico e temos que vencer o jogo contra o Florianópolis Futsal. O grupo está bem e motivado para o jogo. A vitória contra o Poker/PEC nos trouxe certa tranquilidade, mas o estadual é a nossa meta agora”, disse Prates.

Já o Florianópolis Futsal venceu seus dois primeiros jogos no estadual e tem uma partida decisiva pela Liga Futsal no dia 3 de setembro. A equipe precisa vencer o Cascavel no Paraná para continuar sonhando com a classificação na competição. O ingresso para o jogo de hoje está sendo vendido a R$ 2,00 ou três por R$ 5,00. A equipe tubaronense tem o apoio da Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Esportes.

(24)

Veículo: Site Prefeitura de Tubarão Data: Tubarão, 30/08/2011

Endereço Eletrônico: http://www.tubarao.sc.gov.br/secretarias/governo/comunicacao-social/noticias/hipper-freios-unisul-arranca-empate-no-salgadao

Hipper Freios/Unisul arranca empate no Salgadão

Depois de estar perdendo por 2 x 0, a Hipper Freios/Unisul conseguiu empatar com o Florianópolis Futsal, na noite de ontem (segunda-feira), no Salgadão. A última partida do primeiro turno da Divisão Especial acontece no próximo sábado, às 20h30min, contra o Siderópolis no sul catarinense.

A Hipper Freios/Unisul não foi bem no primeiro tempo. O time da capital começou melhor e abriu o placar com Vini aos dois minutos, depois que a bola bateu em

Canabarro e enganou o goleiro Nilton Júnior. A equipe de Tubarão melhorou um pouco depois do gol, mas Florianópolis não dava espaço e marcava bem. Guto, depois de uma falha da defesa, fez o segundo do Florianópolis Futsal. No final, Nilton Júnior bateu forte e descontou para a Hipper Freios/Unisul.

No inicio do segundo tempo o jogo foi diferente. O time de Hipper Freios/Unisul começou na pressão e perdeu várias chances, até que Gustavo de falta igualou o placar. A partir do gol o jogo ficou mais aberto, com o Florianópolis Futsal saindo para o ataque. No minuto final Antônio foi expulso e mesmo assim o time tubaronense não marcou depois de várias chances perdidas.

“Tivemos várias chances de virar o jogo, mas não conseguimos marcar. O resultado não foi o esperado. Agora é buscar os pontos fora de casa para conseguir a classificação”, disse Ariel depois da partida.

A Hipper Freios/Unisul volta a jogar pelo estadual no dia 3 de setembro, sábado, às 20h30, contra o Siderópolis fora de casa.

A equipe tem o apoio da Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Esporte

Veículo: Site Liga Futsal Data: Brasil, 30/08/2011 Endereço Eletrônico:

http://www.futsaldobrasil.com.br/portal/liga2011/vernoticia.php?id=10495 Hipper Freios e Floripa empatam pelo Catarinense

Depois de estar perdendo por 2 a 0, a Hipper Freios/Unisul buscou o empate contra o Florianópolis Futsal na noite desta segunda-feira (29/8), em confronto válido pela Divisão Especial do Campeonato Catarinense de Futsal. O jogo ocorreu no ginásio Salgadão, em Tubarão (SC).

A Hipper Freios/Unisul não foi bem no primeiro tempo. O time da capital começou melhor e abriu o placar com Vini aos 2 minutos, depois que a bola bateu em Canabarro e enganou o goleiro Nilton Júnior.

(25)

A equipe de Tubarão melhorou um pouco depois do gol, mas Florianópolis não dava espaço e marcava bem. Guto, depois de uma falha da defesa, fez o segundo do Florianópolis Futsal. No final, Nilton Júnior bateu forte e descontou para a Hipper Freios/Unisul.

No inicio do segundo tempo o jogo foi diferente. O time de Hipper Freios/Unisul

começou na pressão e perdeu várias chances para marcar, até que Gustavo, em cobrança de falta, igualou o placar e encerrou a contagem do confronto.

“Tivemos várias chances de virar o jogo, mas não conseguimos marcar. O resultado não foi o esperado. Agora é buscar os pontos fora de casa para conseguir a classificação”, disse Ariel depois da partida.

O Floripa volta a jogar pelo Catarinense no dia 6/, terça-feira, contra o FMD Rio do Sul, em Florianópolis, no Ginásio Sest/Senat, às 20h30. Já a Hipper Freios/Unisul tem pela frente o Siderópolis, fora de casa, no dia 3/9, sábado, às 20h30, no ginásio XIX de Novembro.

(26)

Veículo: SiteRádio Santa Catarina Data: Tubarão, 30/08/2011

Endereço Eletrônico: http://www.radiosc.com.br/noticia.php?id=26 Unisul empata pelo estadual

Depois de assistir ao Florianópolis abrir 2 gols de vantagem, a Hipper Freios/Unisul buscou o empate em 2 x 2, na noite de ontem, no Salgadão, em partida válida pela Divisão Especial do Estadual de Futsal.

O jogo foi marcado por várias paralisações para secar a quadra, devido a goteiras. E na última partida do primeiro turno da competição, os tubaronenses não se encontraram no primeiro tempo. O time da capital dominou a etapa e abriu o placar, logo aos 2 minutos. Após o chute de Vini, a bola resvalou em Canabarro e enganou o goleiro Nilton Júnior. O Floripa, concentrado, não oferecia espaço e marcava bem. Guto, depois de uma falha da defesa tubaronense, ampliou a vantagem para Florianópolis. No fim do período, o goleiro Nilton Júnior bateu forte e descontou para a Hipper Freios/Unisul. No segundo tempo a equipe da Cidade Azul começou pressionando e perdeu várias chances, até que Gustavo, de falta, igualou o placar. A partir daí o jogo ficou aberto, com as duas equipes saindo para o ataque. No minuto final, Antônio, do Floripa, foi expulso e, com um jogador a mais em quadra, a Hipper Freios/Unisul pressionou, mas não conseguiu o gol. “Tivemos várias chances de virar o jogo, mas não conseguimos marcar. O resultado não foi o esperado. Agora é buscar os pontos fora de casa para conseguir a classificação”, disse Ariel depois da partida. A Hipper Freios/Unisul volta a jogar pelo estadual no próximo sábado, às 20h30, contra o Siderópolis, fora de casa.

(27)

Veículo: Blog Eduardo Ventura Data: 29/08/2011

Endereço Eletrônico:

http://eduardo-ventura.blogspot.com/2011/08/garatoda-da-atn-conquistam-mais-12.html Garotada da ATN conquista mais 12 medalhas para Tubarão

No último fim de Semana 19 nadadores entre 8 a 12 anos da Associação Tubaronense de natação (ATN) comandados pelo técnico André Lemos participaram do 3º Festival Estadual Mirim/Petiz do ano e conquistaram mais 12 medalhas para a coleção da equipe.

Subiram no pódio:

Letícia de Carvalho Dias - Ouro Rev. 4 x 50m livre / Prata Rev. 4 x 50m Medley / Bronze 400m livre e 50m peito

Amanda Gava Vicenti - Ouro Rev. 4 x 50m livre / Prata Rev. 4 x 50m medley, 50m costas e 50m livre

Natália Demétrio - Ouro Rev. 4 x 50m livre / Prata Rev. 4 x 50m medley

Laura de Medeiros Moreira - Ouro Rev. 4 x 50m livre / Prata Rev. 4 x 50m medley Bruno Avelino de Oliveira - Prata 400m e 200m livre / Bronze 800m livre

Paulo Henrique Freitas de Andrade - Prata 50m livre / Bronze 100m peito e 100m costas

A competição aconteceu na piscina de 50 metros do complexo aquático da Unisul em Palhoça e contou com a participação de 221 atletas divididos entre 18 clubes de todas as regiões do Estado.

O técnico da ATN André Lemos destaca “conquistamos medalhas em provas

individuais com os mais experientes e tivemos a estréia no pódio da Natália e Laura que ajudaram na conquista das medalhas nos revezamentos".

A Associação Tubaronense de Natação- ATN formada pelos clubes 29 de junho, clube de campo e academia vital tem o patrocínio das empresas Unimed, Cottonbaby e apoio do Colégio Dehon, Escola Técnica de Comércio e da Prefeitura Municipal de Tubarão através da Fundação Municipal de esportes.

Veículo: Site Prefeitura de Tubarão Data: Tubarão, 29/08/2011

Endereço Eletrônico:

http://www.tubarao.sc.gov.br/secretarias/governo/comunicacao-social/noticias/garotada-da-atn-conquista-mais-12-medalhas-para-tubarao

Garotada da ATN conquista mais 12 medalhas para Tubarão

Dezenove nadadores entre 8 a 12 anos da Associação Tubaronense de natação (ATN) disputaram, no último final de semana, o 3º Festival Estadual Mirim/Petiz do ano e conquistaram mais 12 medalhas para Tubarão. A equipe, que tem o apoio da prefeitura de Tubarão através da Fundação Municipal de Cultura e Esporte, foi comandada pelo técnico André Lemos.

(28)

A competição aconteceu na piscina de 50 metros do complexo aquático da Unisul, em Palhoça, e contou com a participação de 221 atletas divididos entre 18 clubes de todas as regiões do Estado. “Conquistamos medalhas em provas individuais com os mais experientes e tivemos a estréia no pódio da Natália e Laura que ajudaram na conquista das medalhas nos revezamentos", comenta o técnico André Lemos.

Subiram ao pódio:

Letícia de Carvalho Dias - Ouro Rev. 4 x 50m livre / Prata Rev. 4 x 50m Medley / Bronze 400m livre e 50m peito

Amanda Gava Vicenti - Ouro Rev. 4 x 50m livre / Prata Rev. 4 x 50m medley, 50m costas e 50m livre

Natália Demétrio - Ouro Rev. 4 x 50m livre / Prata Rev. 4 x 50m medley

Laura de Medeiros Moreira - Ouro Rev. 4 x 50m livre / Prata Rev. 4 x 50m medley Bruno Avelino de Oliveira - Prata 400m e 200m livre / Bronze 800m livre

Paulo Henrique Freitas de Andrade - Prata 50m livre / Bronze 100m peito e 100m costas

A Associação Tubaronense de Natação (ATN) é formada pelos clubes 29 de Junho, Clube de Campo e Academia Vital. Tem o patrocínio das empresas Unimed, Cottonbaby e apoio do Colégio Dehon, Escola Técnica de Comércio e da Prefeitura Municipal de Tubarão através da Fundação Municipal de Esportes.

(29)

Veículo: Blog do Eduardo Ventura Data: Tubarão, 26/08/2011

Endereço Eletrônico:

http://eduardo-ventura.blogspot.com/2011/08/programa-de-formacao-de-atletas-e.html Programa de formação de atletas é lançado na Unisul

Parceria com Sesi e Alcoa pretende atender 240 crianças e jovens em Tubarão

A Alcoa, Sesi-SC e Unisul, através do curso de Educação Física, realizam no próximo dia 27 de agosto o lançamento do programa “Atleta do Futuro”, que pretende fomentar o interesse pela prática esportiva em 240 crianças e jovens, de seis a 15 anos, em Tubarão (SC).

O objetivo da iniciativa é ir além da prática e capacitação esportiva, estimulando o aprendizado de outros temas, como saúde, educação, empreendedorismo e

sustentabilidade.

O evento de lançamento será realizado na Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina, das 9 às 12h, momento em que serão distribuídos os uniformes às crianças participantes e haverá a interação entre as turmas presentes, com atividades lúdicas e esportivas, entre outras.

“Nossa proposta não é formar atletas profissionais. Temos a intenção de provocar uma reflexão sobre o perfil de atletas que o país necessita para o futuro, com uma formação mais abrangente e sustentável. Estamos empenhados na formação futura do atleta”, explica Marcelo Rodrigues, gerente industrial da Alcoa em Tubarão.O programa contará com trabalhos em equipe, acompanhados por profissionais aptos e registrados no

Conselho Regional de Educação Física. Os participantes também terão direito a refeição e uniforme.

De acordo com o coordenador do programa na Unisul, professor José Acco do curso de Educação Física, as atividades promovem o desenvolvimento motor, cognitivo e social de todos os envolvidos. “Ações como esta contribuem de maneira muito significativa para a inclusão das crianças e adolescentes no processo socioeducativo. Além disso, o programa servirá de campo de estágio e de pesquisa para os acadêmicos de diversos cursos da Universidade”, completa

O Professor André Salvalaggio, orientador de atividades físicas do SESI, acredita que é fundamental trabalhar outras áreas além do esporte. "Trabalha-se o esporte para além do esporte, desenvolvendo conceitos transversais, como saúde, educação,

empreendedorismo e sustentabilidade”, comenta. Serviço:

Lançamento Programa “Atleta do Futuro” Data: 27.08.2011

Local: Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina (Av. Avenida José Acácio Moreira, 787 - Tubarão/SC)

(30)

Referências

Documentos relacionados

Você pode usar a primeira pessoa, mas não precisa se limitar à sua opinião; pode confrontá-la com outros pontos de vista, a fim de desenvolver uma reflexão mais objetiva sobre o

O deferasirox, uma alternativa aceitável para pacientes que não tolerarem ou apresentarem contraindicações à desferroxamina ou à deferiprona, é um novo agente quelante de

ANUNCIO do 21 de xaneiro de 2016, da Dirección Xeral de Centros e Recursos Humanos, polo que se comunica a apertura do prazo para solicitar prazas de interinidades e

Entre a enchente (março) até o final da cheia (julho) o fluxo de água do rio Negro extravasa os canais, inunda toda a planície fluvial e intensifica a circulação de água nos

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

A TDH total da corrente de entrada é igual a 3,9% com nenhum harmônico individual fora das especificações da norma IEC 61000-3-2 (tabela 1.1), conforme a Fig. 6.46 apresenta

A fim de identificar e representar, por meio de redes, as relações de coautorias entre pesquisadores de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de

Sendo assim, partindo do entendimento de que é importante conhecer as características das atividades de produção de conhecimento em instituições acadêmicas, este