• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA (PPG ECCO-FCA-UFMT)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA (PPG ECCO-FCA-UFMT)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

P á g i n a 1 | 6 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA (PPG ECCO-FCA-UFMT)

Anexo I DISCIPLINAS 2016-2

MESTRADO

Calendário das disciplinas: 15 de agosto a 16 de dezembro de 2016

SEGUNDA-FEIRA

Arte e Subjetividades Contemporâneas (Código: 9201022) – Vagas para Aluno Especial: Até seis (06) vagas

Nível: Mestrado

Docentes: Dra. Ludmila de Lima Brandão e Dra. Suzana Guimarães

Ementa: A partir de alguns exemplos de manifestações artísticas contemporâneas nas mais variadas proposições de formas, materiais e suportes (instalações, performances, videoarte, cinema, moda literatura, arquitetura etc.), pretende-se flagrar os novíssimos processos de subjetivação e, com eles, algumas das problemáticas que suscitam, de um lado, a dissolução do sujeito, a perspectiva da sociedade como máquina de produção de subjetividades, a obsolescência identítária e, de outro, o lugar da arte como agenciamento de subjetividades, da invenção de mundos, do povo que há de vir.

Temas da disciplina em 2016-2: Unidade I (Sobre subjetividade): Sujeito em Foucault; subjetividade,

modos e agenciamentos de subjetivação; sujeito moderno-identitário; subjetividades contemporâneas. Unidade II (A Estética em Deleuze e Guattari e em Nicolas Bourriaud): Arte, ciência e filosofia. Perceptos, afectos e conceitos. Arte e resistência. O novo paradigma estético. Arte, subjetividade e política. A estética relacional.Unidade III (A crítica decolonial da arte): A crítica decolonial/colonialidade do poder, do saber, do ser; colonialidade da arte; desconstruindo o conceito de arte; aesthesis outras.

Carga horária: 60 horas

Período: 15 de agosto a 28 de novembro de 2016 Horário: 14h às 18h

Local: Sala 37 IL/FCA TERÇA-FEIRA

Comunicação e Mídias: Intersemioses e Sentidos (Código: 9201002) Vagas para Aluno Especial: Até seis (06) vagas

Nível: Mestrado

Docente: Dr. Danie Marcelo de Jesus

Ementa: Concepções de comunicação; concepções de mídias; comunicação midiática; interação e interatividade; produção e recepção de sentidos.

Temas da disciplina em 2016-2: Prazeres e desejos nas mídias digitais: Gênero, sexualidade e mercado do corpo. Este curso tem como objetivo discutir a dinâmica das relações eróticas forjadas em contexto online e seus efeitos políticos, culturais e sociais. Procura atentar para processos de manutenção, ampliação e/ou deslocamento de manifestações de sexualidade e gênero.

Carga horária: 60 horas

Período: 16 de agosto a 22 de novembro de 2016 Horário: 14h às 18h

Local: Sala 37 IL/FCA QUARTA-FEIRA

Disciplina: Tópicos Especiais em Comunicação e Mediações Culturais III (Código 9201040) Vagas para Aluno Especial: Até seis (06) vagas

Tema da disciplina em 2016-2: Comunicação e Experiência Urbana Nível: Mestrado

(2)

P á g i n a 2 | 6 Ementa: Na perspectiva da comunicação como cultura, o curso propõe abordar a interface entre comunicação e a experiência da vida urbana como tema relevante neste campo do conhecimento. Típico caso latino-americano, e, portanto, brasileiro, a condição urbana é atravessada pelas mediações da cultura e dos processos comunicacionais, tendo como ênfase as caracterizações populares das práticas sociais contemporâneas. O imaginário da violência tende a reconfigurar a sociabilidade urbana nos dias de hoje, pressionando espaços públicos e privados a se reprocessarem em novos usos e práticas sociais. Medo, estranhamento e processos de conhecimento constituem condições da sociabilidade na cidade. Três temas na agenda do campo comunicacional são propostos: a renovação do espaço urbano como reinvenção dos espaços de sociabilidade; a cultura das mídias como produção da casa subjetiva; e as tendências da sociabilidade midiatizada nas práticas da cibercultura. A cidade, como categoria relevante nos estudos em comunicação, demanda perceber tensões e virtualidades de uma perspectiva cosmopolita na complexidade da experiência urbana na contemporaneidade. Em resumo: a cidade como espaço do protagonismo da multidão na globalização.

Período: 17 de agosto a 05 de outubro de 2016 Carga horária: 30 horas

Horário: 14h às 18h Sala: 37 IL/FCA

Tópicos Especiais em Epistemes Contemporâneas II (Código 9201027) Vagas para Aluno Especial: Até seis (06) vagas

Temas da disciplina em 2016-2: Esporte, Religião e Cultura na Sociedade Contemporânea Nível: Mestrado

Docentes: Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues e Dra. Ana Carrilho Romero Grunennvaldt

Ementa: A disciplina procura estudar e demonstrar a relação mútua entre religião e esporte como fenômenos socioculturais presentes em diferentes culturas contemporâneas. Recupera o debate teórico na sociologia sobre a religião (teorias de Mauss, Durkheim e Weber). Revisita a Grécia Antiga, palco seminal dos acontecimentos esportivos, chegando aos tempos modernos com o Barão Pierre de Coubertin inaugurando as Olimpíadas da Era Moderna e elevando-a a condição de “religião”. Analisa casos concretos de manifestações religiosas no âmbito do fenômeno esportivo contemporâneo, entre torcedores, atletas etc.

Carga horária: 30 horas

Período: 19 de outubro a 07 de dezembro de 2016 Horário: 14h às 18h

Local: Sala 37 IL/FCA QUINTA-FEIRA

Tópicos Especiais em Comunicação e Mediações Culturais IV (Código: 9201034) Vagas para Aluno Especial: Até seis (06) vagas

Ementa: Comunicação e cibercultura; Comunicação no ciberespaço: destituída de presencialidade corpórea. Cibercultura: processos de construção de sentidos: vivência do espaço e do tempo, a interatividade permitida para modificação de sentidos; Cibercultura como copyleft.

Nível: Mestrado

Docente: Dra. Lúcia Helena Vendrúsculo Possari Carga horária: 30 horas

Período: 06 de outubro a 17 de novembro de 2016 Horário: 8h às 12h

Local: Sala 10 IE (Instituto de Educação)

Métodos e Técnicas de Pesquisa (Código: 9201001)

Ementa: Paradigmas norteadores da produção científica em Ciências Humanas e Sociais. Os aspectos

metodológicos e técnicos da pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Os aspectos envolvidos na criação e invenção. Tendências metodológicas contemporâneas da pesquisa. Etapas de planejamento, realização e comunicação de uma pesquisa científica.

Temas da disciplina em 2016-2: Metodologias Específicas: Arte, Comunicação e Ciências Exatas.

Os aspectos metodológicos e técnicos da pesquisa aplicada aos campos da comunicação e das artes, com o apoio das técnicas oriundas das ciências exatas. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Métodos específicos para a investigação de objetos de pesquisa contemporâneos. Relação e aspectos lógicos nas etapas de planejamento, realização e comunicação de uma investigação científica.

(3)

P á g i n a 3 | 6 Nìvel: Mestrado

Docentes: Dra. Andrea Ferraz Fernandez, Dr. Serafim Bertoloto e Dra. Silvia Maria Prado Período: 18 de agosto a 07 de dezembro de 2016

Carga horária: 60 horas Horário: 14h às 18h Local: Sala 37 IL/FCA SEXTA-FEIRA

Subjetividade, Cotidiano e Pós-Modernidade (Código: 9201015) Vagas para Aluno Especial: Até seis (06) vagas

Nível: Mestrado

Docente: Dra. Juliana Abonízio

Ementa: Compreender o cotidiano e as articulações no tecido urbano do ser social característico da pós-modernidade, marcado por fragmentos identitários, modos espetaculares de ocupação do espaço público que relativizam a noção de freaks, centrando a discussão principalmente nos movimentos juvenis ligados que se articulam à Indústria Cultural como fator de agregação. Para tanto, vale-se de vários campos intercambiáveis do conhecimento como a sociologia, a antropologia, a semiótica e a comunicação, possibilitando ainda a discussão sobre como objetos polissêmicos, característicos da pós-modernidade, podem ser construídos como documentos de investigação do real.

Tema da disciplina em 2016-2: Considerando a revisão do status dos animais, em razão do despertar de novas sensibilidades, da atuação de movimentos sociais e de descobertas da etologia cognitiva e da neurociência, a disciplina objetiva refletir sobre as relações entre humanos e animais na contemporaneidade, abordando temas como afeto, consumo e ativismo.

Período: 26 de agosto a 07 de outubro de 2016 Carga horária: 30 horas

Horário: Manhã (8h às 12h, sala 08/ICHS) e à tarde (14h às 18h, sala 37/IL/FCA) Local: sala 08 (ICHS/Instituto de Ciências Humanas e Sociais) e sala 37 IL-FCA

Obs.: Esta disciplina será ofertada de modo concentrado nas sextas-feiras pela manhã e à tarde SÁBADO

Tópicos Especiais em Epistemes Contemporâneas IV (Código: 9201041) Vagas para Aluno Especial: Até seis (06) vagas

Tema da disciplina em 2016-2: Pensamento Decolonial Nível: Mestrado

Ementa: O tópico tem por objetivo apresentar a discussão sobre o chamado giro decolonial, em que questões relacionadas ao pensamento moderno e contemporâneo – gerado pela chamada matriz eurocentrada do pensar – serão colocadas em debate. Tal giro tem sido levado a cabo, sobretudo, por pensadores(as) latinoamericano(as). Entre eles(as), Frantz Fanon, Aníbal Quijano, Arturo Escobar, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Nelson Maldonado-Torres, Santiago Castro-Gómez Ramón Grosfoquel, Walter Mignolo, Zulma Palermo, Gloria Anzaldúa, Chela Sandoval. O horizonte que se visualiza é a produção de pensamento como resistência “capaz de ressignificar as formas hegemônicas de conhecimento do ponto de vista da racionalidade pós-eurocêntrica e das subjetividades subalternas” (Castro-Gómez; Gosfroguel), capaz de flagrar, contemporaneamente, a continuidade de uns e a novidade de outros modos de produção de assimetrias de pensamento. Tal produção poderá afetar as formas de exercício do poder, de saber, bem como das práticas estéticas, e operar um giro (uma virada) nos modos de ser e estar no mundo (Maldonado-Torres).

Professor: Dr. José Carlos Leite Carga horária: 30 horas

Período: 13 de agosto a 08 de outubro de 2016 Horário: 8h às 12h

Local: Sala 08 ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais)

SIGLAS

IE: Instituto de Educação IL: Instituto de Linguagens FCA: Faculdade de Comunicação e Artes (mesmo prédio do IL) ICHS: Instituto de Ciências Humanas e Sociais

(4)

P á g i n a 4 | 6

DOUTORADO

Calendário das disciplinas: 15 de agosto a 16 de dezembro de 2016

SEGUNDA-FEIRA

Arte e Subjetividades Contemporâneas (Código: 9201046) Vagas para Aluno Especial: Até cinco (05) vagas

Nível: Doutorado

Docentes: Dra. Ludmila de Lima Brandão e Dra. Suzana Guimarães

Ementa: A partir de alguns exemplos de manifestações artísticas contemporâneas nas mais variadas proposições de formas, materiais e suportes (instalações, performances, videoarte, cinema, moda literatura, arquitetura etc.), pretende-se flagrar os novíssimos processos de subjetivação e, com eles, algumas das problemáticas que suscitam, de um lado, a dissolução do sujeito, a perspectiva da sociedade como máquina de produção de subjetividades, a obsolescência identitária e, de outro, o lugar da arte como agenciamento de subjetividades, da invenção de mundos, do povo que há de vir.

Programa da disciplina em 2016-2: Unidade I (Sobre subjetividade): Sujeito em Foucault;

subjetividade, modos e agenciamentos de subjetivação; sujeito moderno-identitário; subjetividades contemporâneas. Unidade II (A Estética em Deleuze e Guattari e em Nicolas Bourriaud): Arte, ciência e filosofia. Perceptos, afectos e conceitos. Arte e resistência. O novo paradigma estético. Arte, subjetividade e política. A estética relacional.Unidade III (A crítica decolonial da arte): A crítica decolonial/colonialidade do poder, do saber, do ser; colonialidade da arte; desconstruindo o conceito de arte; aesthesis outras.

Carga horária: 60 horas

Período: 15 de agosto a 28 de novembro 2016 Horário: 14h às 18h

Local: Sala 37 IL/FCA TERÇA-FEIRA

Produção de Sentidos na Cibercultura: Telepresencialidade e Virtualidade (Código: 9201059) Vagas para Aluno Especial: Até cinco (05) vagas

Nível: Doutorado

Docente: Dr. Danie Marcelo de Jesus

Ementa: Concepções de linguagens, textos, hipertextos; processos de interação e interatividade na comunicação: presencial, telepresencial e virtual; produção de sentidos.

Temas da disciplina em 2016-2: Prazeres e desejos nas mídias digitais: Gênero, sexualidade e mercado do corpo. Este curso tem como objetivo discutir a dinâmica das relações eróticas forjadas em contexto online e seus efeitos políticos, culturais e sociais. Procura atentar para processos de manutenção, ampliação e/ou deslocamento de manifestações de sexualidade e gênero.

Carga horária: 60 horas Horário: 14h às 18h

Período: 16 de agosto a 22 de novembro de 2016 Local: Sala 37 IL/FCA

QUARTA-FEIRA

Seminário de Grupo de Pesquisa: Estudos do Contemporâneo (Código: 9201066) Vagas para Aluno Especial: Até cinco (05) vagas

Tema da disciplina em 2016-2: Comunicação e Experiência Urbana Nível: Doutorado

Docente: Yuji Gushiken

Ementa: Na perspectiva da comunicação como cultura, o curso propõe abordar a interface entre comunicação e a experiência da vida urbana como tema relevante neste campo do conhecimento. Típico caso latino-americano, e, portanto, brasileiro, a condição urbana é atravessada pelas mediações da cultura e dos processos comunicacionais, tendo como ênfase as caracterizações populares das práticas sociais contemporâneas. O imaginário da violência tende a reconfigurar a sociabilidade urbana nos dias de hoje, pressionando espaços públicos e privados a se reprocessarem em novos usos e práticas sociais. Medo, estranhamento e processos de conhecimento constituem condições da sociabilidade na cidade. Três temas na agenda do campo comunicacional são propostos: a renovação do espaço urbano como reinvenção dos espaços de sociabilidade; a cultura das mídias como produção da casa subjetiva;

(5)

P á g i n a 5 | 6 e as tendências da sociabilidade midiatizada nas práticas da cibercultura. A cidade, como categoria relevante nos estudos em comunicação, demanda perceber tensões e virtualidades de uma perspectiva cosmopolita na complexidade da experiência urbana na contemporaneidade. Em resumo: a cidade como espaço do protagonismo da multidão na globalização.

Período: 17 de agosto a 05 de outubro de 2016 Carga horária: 30 horas

Horário: 14h às 18h Local: Sala 37 IL/FCA

Tópicos Especiais em Epistemes Contemporâneas (Código: 9201073) Vagas para Aluno Especial: Até cinco (05) vagas

Temas da disciplina em 2016-2: Esporte, religião e cultura na sociedade contemporânea Nível: Doutorado

Docentes: Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues e Dra. Ana Carrilho Romero Grunennvaldt

Ementa: A disciplina procura estudar e demonstrar a relação mútua entre religião e esporte como fenômenos socioculturais presentes em diferentes culturas contemporâneas. Recupera o debate teórico na sociologia sobre a religião (teorias de Mauss, Durkheim e Weber). Revisita a Grécia Antiga, palco seminal dos acontecimentos esportivos, chegando aos tempos modernos com o Barão Pierre de Coubertin inaugurando as Olimpíadas da Era Moderna e elevando-a a condição de “religião”. Analisa casos concretos de manifestações religiosas no âmbito do fenômeno esportivo contemporâneo, entre torcedores, atletas etc.

Período: 19 de outubro a 07 de dezembro de 2016 Carga horária: 30 horas

Horário: 14h às 18h Local: Sala 37 IL-FCA

Seminário Avançado de Grupo de Pesquisa: Tecnologias, Ciências e Contemporâneo (Código: 9201067)

Vagas para Aluno Especial: Até cinco (05) vagas Nível: Doutorado

Docente: Dra. Dolores Cristina Gomes Galindo

Ementa: A disciplina consiste em seminários, ministrados pelos alunos (as) sob supervisão docente, sobre o pensamento de Donna Haraway, abordando, sobretudo, os dois principais manifestos da autora e os seus últimos estudos recém-publicados.

Carga horária: 30 horas Horário: 8h às 12h

Período: 17 de agosto a 28 de setembro de 2016

Local: Sala 08 IE (Instituto de Educação). Obs.: A disciplina será ministrada quinzenalmente QUINTA-FEIRA

Seminário Avançado de Grupo de Pesquisa: Comunicação e Cultura (Código: 9201062) Vagas para Aluno Especial: Até cinco (05) vagas

Nível: Doutorado

Docente: Dra. Lúcia Helena Vendrúsculo Possari

Ementa: Comunicação e cibercultura; Comunicação no ciberespaço destituída de presencialidade corpórea. Cibercultura: processos de construção de sentidos: vivência do espaço e do tempo, a interatividade permitida para modificação de sentidos; Cibercultura como copyleft.

Período: 06 de outubro a 17 de novembro de 2016 Carga horária: 30 horas

Horário: 8h às 12h

Local: Sala de Reuniões Editora da UFMT SEXTA-FEIRA

Cotidiano e Atual (Código: 9201051)

Vagas para Aluno Especial: Até cinco (05) vagas Nível: Doutorado

(6)

P á g i n a 6 | 6 Ementa: Considerando as transformações operantes no mundo contemporâneo e as transformações no modo de pensá-lo, assistimos a emergência da necessidade de construção de novos objetos de pesquisa e de novas abordagens que lhe sejam compatíveis. Tais transformações também fazem sentir suas implicações na vida cotidiana que desponta como campo privilegiado de observação das transformações e permanências de práticas, de valores, de subjetividades, de interações e de conhecimentos. Afastando-se de abordagens sistêmicas e também de perspectivas individualistas, a disciplina visa compreender as ações individuais instituindo a sociedade e compreender as estruturas sociais manifestas na vida de todo dia, abordando sobre as epistemologias que propõem enigmatizar a banalidade cotidiana, colocando no centro da análise objetos frequentemente postos à margem da análise sociológica.

Tema da disciplina em 2016-2: Considerando a revisão do status dos animais, em razão do despertar

de novas sensibilidades, da atuação de movimentos sociais e de descobertas da etologia cognitiva e da neurociência, a disciplina, no semestre letivo de 2016-2, objetiva refletir sobre as relações entre humanos e animais na contemporaneidade, abordando temas como afeto, consumo e ativismo.

Período: 26 de agosto a 07 de outubro de 2016 Carga horária: 60 horas

Horário: Manhã (8h às 12h, sala 08 ICHS) e à tarde (14h às 18h, sala 37 IL/FCA) Local: Sala 08 (ICHS/Instituto de Ciências Humanas e Sociais) e sala 37 IL-FCA

Obs.: Esta disciplina será ofertada de modo concentrado nas sextas-feiras pela manhã e à tarde. SÁBADO

Seminário Avançado de Grupo de Pesquisa: Estudos de Cultura e Literatura de Mato Grosso (Código 9201064)

Vagas para Aluno Especial: Até cinco (05) vagas Tema da disciplina em 2016-2: Pensamento Decolonial Nível: Doutorado

Docente: Dr. José Carlos Leite

Ementa: O tópico tem por objetivo apresentar a discussão sobre o chamado “giro decolonial”, em que questões relacionadas ao pensamento moderno e contemporâneo – gerado pela chamada matriz eurocentrada do pensar – serão colocadas em debate. Tal “giro” tem sido levado a cabo, sobretudo, por pensadores (as) latino-americano (as). Entre eles (as), Frantz Fanon, Aníbal Quijano, Arturo Escobar, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Nelson Maldonado-Torres, Santiago Castro-Gómez Ramón Grosfoquel, Walter Mignolo, Zulma Palermo, Gloria Anzaldúa, Chela Sandoval. O horizonte que se visualiza é a produção de pensamento como resistência “capaz de ressignificar as formas hegemônicas de conhecimento do ponto de vista da racionalidade pós-eurocêntrica e das subjetividades subalternas” (Castro-Gómez; Grosfroguel), e também de flagrar, contemporaneamente, a continuidade de uns e a novidade de outros modos de produção de assimetrias de pensamento. Tal produção poderá afetar as formas de exercício do poder, de saber, bem como das práticas estéticas, e operar um “giro” (uma virada) nos modos de ser e estar no mundo (Maldonado-Torres).

Carga horária: 30 horas

Período: 13 de agosto a 08 de outubro de 2016 Horário: 14h às 18h

Local: Sala 08 (ICHS/Instituto de Ciências Humanas e Sociais) SIGLAS

FCA: Faculdade de Comunicação e Artes (mesmo prédio do IL) IE: Instituto de Educação IL: Instituto de Linguagens

Referências

Documentos relacionados

Dando continuidade a este estudo, outras linhas de pesquisa que podem ser abordadas seriam: Divulgação de peças teatrais em meios eletrônicos: atingir a geração Y através

a) Vossa Excelência conseguiu concretizar todos os seus projetos.. b) Vossa Excelência conseguiu concretizar todos os vossos projetos. c) Vossa Senhoria precisa expressar

Considerando que o direito à igualdade de tratamento é um dos princípios fundadores da União Europeia e um direito fundamental de todas as pessoas; considerando que, ao estabelecer

herança tem em sua raiz etimológica a palavra arké, expressando começo e comando, no entanto, Derrida expressa uma negação à ideia de origem. Mal de arquivo:

Dessa forma, a ironia manifesta-se no momento em que a palavra (fenômeno) se mostra em oposição ao pensamento (essência), e, no jogo irônico, o sujeito é

Você pode usar o modo Multiponto para emparelhar seu fone de ouvido com dois dispositivos Android ou dois dispositivos iOS ao mesmo tempo.. Quando você usa o fone de ouvido para

--- Aos vinte e seis dias do mês de janeiro de dois mil e dezassete, na Sala de Sessões da Sede do Município, compareceram o Senhor Álvaro dos Santos Beijinha, Presidente

Histologicamente consiste em alterações na derme (papilar e reticular), que incluem infiltrado inflamatório mononucleado pe- rivascular e perianexial (Fig. 6A) e depósitos