• Nenhum resultado encontrado

PREVINDUS ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR QUADRO COMPARATIVO ESTATUTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREVINDUS ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR QUADRO COMPARATIVO ESTATUTO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

PREVINDUS

ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA

COMPLEMENTAR

QUADRO COMPARATIVO

ESTATUTO

agosto de 2014

(2)

1 DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, OBJETIVOS, SEDE E

DURAÇÃO

DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, OBJETIVOS,SEDE E

DURAÇÃO Artigo 1º - A PREVINDUS - ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA

COMPLEMENTAR, doravante denominada PREVINDUS, é uma entidade fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos, constituída pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro, pelo Serviço Social da Indústria - Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro, além da própria PREVINDUS.

Artigo 2º - A PREVINDUS terá como finalidade:

I. administrar e executar planos de benefícios

previdenciários, na forma da legislação vigente;

II. promover o bem estar social de seus participantes e

beneficiários, especialmente no que concerne à previdência.

Parágrafo 1º - A PREVINDUS poderá também prestar serviços assistenciais, desde que custeados pelas patrocinadoras e contabilizados em separado e em consonância com a legislação vigente.

Parágrafo 2º - Nenhum benefício ou serviço de qualquer natu-reza poderá ser instituído, majorado ou estendido, sem que, em contrapartida, seja estabelecida a respectiva receita ou fonte de custeio.

INEXISTENTE (parágrafos 2º ao 6º)

Artigo 1º - A PREVINDUS - ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, doravante denominada PREVINDUS, é uma entidade fechada de previdência complementar, pessoa jurídica de direito privado, sociedade civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, constituída pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Artigo 2º - A PREVINDUS terá como finalidade:

I. administrar e executar planos de benefícios de empresas ou instituídos por entidades com as quais tiver firmado Convênio de Adesão;

II. promover o bem estar social de seus participantes e assistidos, especialmente no que concerne à previdência.

Parágrafo 1º - ELIMINADO.

Parágrafo 2º - ELIMINADO.

Parágrafo 1º - Os planos de benefícios da PREVINDUS poderão ser instituídos por patrocinadores ou instituidores, na forma da lei.

Eliminar a restrição do elenco de Patrocinadora e atendimento à

Nota nº

133/2014/CGIG/DITEC/PREVIC.

Permitir que planos de benefícios administrados pela PREVINDUS sejam constituídos por instituidores de acordo com a legislação vigente e melhoria redacional.

Atendimento à Nota nº 133/2014/CGIG/DITEC/PREVIC.

Atendimento à Nota nº 133/2014/CGIG/DITEC/PREVIC.

(3)

2

Parágrafo 2º - A condição de patrocinador ou instituidor será formalizada mediante Convênio de Adesão a ser celebrado pela pessoa jurídica com a PREVINDUS em relação a cada plano de benefícios, desde que de acordo com a legislação pertinente.

Parágrafo 3º - Cada patrocinador ou instituidor que aderir à PREVINDUS, a partir da vigência deste Estatuto, será responsável exclusivamente pelo plano de benefícios que patrocinar ou instituir, inexistindo solidariedade entre eles e sendo incomunicáveis os patrimônios e regimes jurídicos quando pertencerem a diferentes planos, ressalvado o disposto no parágrafo 4º deste artigo.

Parágrafo 4º - Admitir-se-á solidariedade entre as patrocinadoras ou entre os instituidores, com relação aos respectivos planos de benefícios e planos de custeio, desde que expressamente estabelecido nos termos e condições do Convênio de Adesão.

Parágrafo 5º - Com relação aos respectivos planos de benefícios da PREVINDUS patrocinados ou instituídos, poderão aderir, em caráter facultativo:

I - os empregados ou servidores de patrocinadores, II - os associados ou membros de instituidores.

(4)

3

DOS MEMBROS DA PREVINDUS DOS MEMBROS DA PREVINDUS

Artigo 7º - São membros da PREVINDUS:

I. as Patrocinadoras;

II. os Instituidores;

III. os Participantes; IV. os Dependentes.

Parágrafo 1º - Consideram-se patrocinadoras fundadoras as referidas no artigo primeiro deste Estatuto.

Parágrafo 2º - Considera-se Patrocinadora ou Instituidor quaisquer pessoas jurídicas que firmarem o Convênio de Adesão com a PREVINDUS, de acordo com a legislação

pertinente.

Parágrafo 3º - A figura do Instituidor está definida nos termos da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001 aplicando-se ainda as demais legislações pertinentes.

Parágrafo 4º - Compõem a classe dos Participantes os Ativos, os Assistidos, os Autopatrocinados e os Vinculados.

Artigo 7º - São membros da PREVINDUS:

I. Patrocinadoras;

II. Instituidores; III. Participantes;

IV. Assistidos;

V. Dependentes.

Parágrafo 1º - Consideram-se Patrocinadorasda PREVINDUS,

quaisquer pessoas jurídicas que firmarem Convênio de Adesão com a PREVINDUS, bem como a própria PREVINDUS. Parágrafo 2º - Consideram-se Instituidores da PREVINDUS as pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial que tenham firmado Convênio de Adesão com a PREVINDUS.

Parágrafo 3º - Consideram-se participantes dos planos de benefícios as pessoas físicas que aderirem aos seus planos de benefícios, incluindo os Autopatrocinados e os optantes pelo Benefício Proporcional Diferido, na forma do respectivo regulamento do plano de benefícios.

Parágrafo 4º - Consideram-se assistidos dos planos de benefícios os participantes ou os beneficiários destes em gozo de benefício de prestação continuada.

Parágrafo 5º - Consideram-se dependentes aqueles conforme estabelecido nos regulamentos dos planos de benefícios.

Aperfeiçoar a definição dos membros da PREVINDUS e atendimento às Notas 005 e 133/CGIG/DITEC/PREVIC.

(5)

4

Artigo 8º - São Fundadores os empregados das patrocinadoras fundadoras, admitidos até a data da implantação dos Planos Básicos de Benefícios I e II, que se filiarem à PREVINDUS no prazo de 90 (noventa) dias a partir da data de abertura para a inscrição.

Parágrafo único - Para os empregados das patrocinadoras fundadoras previstos no "caput" deste artigo que estejam em gozo de afastamentos legais, computados como tempo de serviço pela legislação previdenciária e demais disposições em vigor, o prazo de inscrição como Participantes ativos, visando à aquisição da condição de Fundadores, deverá ocorrer dentro dos primeiros 90 (noventa) dias contados da data da sua volta à atividade.

Artigo 9º - Consideram-se Dependentes, de acordo com o previsto no inciso IV do artigo 7°, os dependentes ou beneficiários dos Participantes, conforme estabelecido nos Regulamentos dos Planos de Benefícios.

Artigo 8º - São Fundadores os empregados das patrocinadoras admitidos até a data da implantação dos Planos Básicos de Benefícios I e II, que se filiaram à PREVINDUS no prazo de 90 (noventa) dias a partir da data de abertura para a inscrição.

Parágrafo único - Para os empregados das patrocinadoras

previstos no "caput" deste artigo que estiveramem gozo de

afastamentos legais, computados como tempo de serviço pela legislação previdenciária e demais disposições em vigor, o prazo de inscrição como Participantes ativos, visando à aquisição da condição de Fundadores, deveria ocorrer dentro dos primeiros 90 (noventa) dias contados da data da sua volta à atividade.

ELIMINADO.

Atendimento à Nota nº 133/2014/CGIG/DITEC/PREVIC.

Artigo revisado como parágrafo 5º do artigo 7º.

DA INSCRIÇÃO DA INSCRIÇÃO

Artigo 10 - A inscrição de patrocinadoras dar-se-á pela celebração de Convênio de Adesão com a PREVINDUS. Artigo 12 - A inscrição dos dependentes far-se-á através de declaração prestada pelo Participante. A comprovação da relação de dependência pelos documentos exigidos nos Regulamentos dos Planos de Benefícios será necessária para se obter o direito de receber os benefícios relativos aos dependentes, aí previstos.

Parágrafo Único - Deverá haver indicação de beneficiário específico para o recebimento de pecúlio por morte. Em não

Artigo 9º - A inscrição de patrocinadoras e instituidores dar-se-á pela celebração de Convênio de Adesão com a PREVINDUS. Artigo 11 - A inscrição dos dependentes far-se-á através de declaração prestada pelo participante. A comprovação da relação de dependência será necessária para se obter o direito de receber os benefícios ou institutos relativos aos dependentes, previstos nos regulamentos dos planos de benefícios.

Parágrafo único – ELIMINADO.

Atendimento à Nota nº 005/2014/CGIG/DITEC/PREVIC. Incluir no texto os Institutos com base na legislação vigente melhoria redacional.

Matéria a ser tratada nos Regulamentos.

(6)

5 havendo essa indicação, o benefício será pago aos

dependentes indicados para as demais prestações

asseguradas pelos Regulamentos dos Planos de Benefícios da PREVINDUS.

DA RETIRADA E DO CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO DA RETIRADA

Artigo 13 - A retirada de qualquer das patrocinadoras ocorrerá:

I. a seu próprio pedido;

II. no caso de sua extinção;

III. no caso de sua fusão ou incorporação a outra sociedade não patrocinadora;

IV. em caso de descumprimento do estabelecido no Convênio de Adesão referido no parágrafo segundo do artigo 7º deste Estatuto.

Parágrafo 1º - Nas hipóteses previstas nos itens I e III deste artigo, a patrocinadora, a critério do Conselho Deliberativo e autorizada pela autoridade competente, poderá interromper suas contribuições, após o cumprimento de todas as suas obrigações perante a PREVINDUS, conforme legislação vigente.

Parágrafo 2º - Em caso de retirada de uma ou mais patrocinadoras, as remanescentes não terão qualquer obrigação no tocante aos compromissos da que se retira, ficando assegurado, na forma dos Regulamentos dos Planos de Benefícios, os direitos de seus respectivos Participantes. Artigo 14 – Nos casos de retirada de patrocinadoras aplicar-se-ão as normas legais pertinentes.

ELIMINADO.

Artigo 12 - Nos casos de retirada de patrocinadores ou instituidores aplicar-se-ão as normas legais vigentes pertinentes.

Texto contemplado no novo artigo 12 e normatizado pela legislação vigente.

Incluir no texto os Instituidores com base na legislação vigente

(7)

6 Artigo 15 - Será cancelada a inscrição do Participante que:

I. vier a falecer;

II. requerer o cancelamento de sua inscrição;

III. deixar de ser empregado de qualquer patrocinadora, ressalvados os casos de aposentadoria ou os daqueles que, de acordo com o parágrafo único deste artigo e nas condições estabelecidas nos Regulamentos dos Planos de Benefícios, tiverem assegurado o direito de manter a inscrição como Participante autopatrocinado ou vinculado;

IV – deixar de pagar as contribuições a que tiver obrigado, e, após o prazo de 30 (trinta) dias contados da data de recebimento do aviso ou da notificação do débito, não liquidar seu débito.

Parágrafo Único - A perda do vínculo empregatício com a patrocinadora não importará o cancelamento da inscrição do Participante que, no prazo de 30 (trinta) dias, requerer a manutenção da inscrição, nos termos dos Regulamentos dos Planos de Benefícios passando, a partir de então, a denominar-se Participante autopatrocinado ou optar pelo Benefício Proporcional Diferido, passando a condição de Participante vinculado.

Artigo 16 - Dar-se-á o cancelamento da inscrição do dependente que deixar de preencher os requisitos estabelecidos nos Regulamentos dos Planos de Benefícios.

ELIMINADO ELIMINADO Atendimento à Nota nº 005/2014/CGIG/DITEC/PREVIC. Atendimento à Nota nº 005/2014/CGIG/DITEC/PREVIC. .

(8)

7

DO PATRIMÔNIO DO PATRIMÔNIO

Artigo 17 - O patrimônio dos Planos de Benefícios administrados pela PREVINDUS é constituído de:

I. contribuições das patrocinadoras; II. contribuições dos participantes;

III. contribuições dos participantes assistidos e

pensionistas, quando previstas nos Regulamentos dos Planos de Benefícios;

IV. jóia do Participante, conforme estabelecido nos Regulamentos dos Planos de Benefícios;

V. dotações, doações, subvenções, auxílios, legados ou quaisquer outras contribuições;

VI. receitas decorrentes da aplicação do patrimônio.

Artigo 18 - O patrimônio da PREVINDUS é autônomo, livre e desvinculado de qualquer empresa ou de outra entidade e será aplicado observadas as determinações legais cabíveis, não podendo ser usado para fins estranhos aos objetivos da entidade, mencionados no artigo segundo deste Estatuto.

ELIMINADO

Artigo 13 - O patrimônio dos planos de benefícios administrados pela PREVINDUS é autônomo, livre e desvinculado de qualquer empresa ou de outra entidade e será aplicado observadas as determinações legais cabíveis, não podendo ser usado para fins estranhos aos objetivos da entidade, mencionados no artigo 2º deste Estatuto.

Atendimento à Nota nº 005/2014/CGIG/DITEC/PREVIC

Atendimento à Nota 005/CGIG/DITEC/PREVIC.

(9)

8

DOS PLANOS DE CUSTEIO DOS PLANOS DE CUSTEIO

Artigo 20 - O custeio dos Planos de Benefícios administrados pela PREVINDUS serão aprovados anualmente pelo Conselho Deliberativo, deles devendo constar os respectivos cálculos atuariais.

Parágrafo Único - Independente do disposto neste artigo, os Planos de Custeio serão revistos sempre que ocorrerem eventos determinantes de alterações nos encargos da PREVINDUS.

Artigo 15 - O custeio dos planos de benefícios administrados pela PREVINDUS será aprovado anualmente pelo Conselho Deliberativo, dele devendo constar os respectivos cálculos atuariais.

Parágrafo Único - Independente do disposto neste artigo, os Planos de Custeio serão revistos sempre que ocorrerem eventos determinantes de alterações nos encargos dos planos de benefícios administrados pela PREVINDUS.

Explicitar que os Planos de Custeio são definidos com base nos encargos de cada plano de benefícios e ajuste redacional.

DO EXERCÍCIO SOCIAL DO EXERCÍCIO SOCIAL

Artigo 22 - A Diretoria-Executiva da PREVINDUS apresentará ao Conselho Deliberativo, no prazo a ser fixado pelos Regulamentos dos Planos de Benefícios, o orçamento - programa para o exercício seguinte.

Artigo 23 - Dentro de 30 (trinta) dias após a apresentação, o Conselho Deliberativo discutirá e aprovará o orçamento programa.

Artigo 26 - As demonstrações financeiras anuais, bem como o relatório dos atos e contas da Diretoria-Executiva, instruídos pelos pareceres do atuário externo, da auditoria independente e do Conselho Fiscal serão submetidos ao Conselho Deliberativo, com a antecedência mínima de 15 (quinze) dias em relação à data estabelecida pelo Conselho de Previdência Complementar para a apresentação dos referidos documentos à Secretaria de Previdência Complementar.

ELIMINADO

ELIMINADO

Artigo 19 - As demonstrações financeiras anuais, bem como o relatório dos atos e contas da Diretoria-Executiva, instruídos pelos pareceres do atuário externo, da auditoria independente e do Conselho Fiscal serão submetidos ao Conselho Deliberativo, com a antecedência mínima de 15 (quinze) dias em relação à data estabelecida pela legislação vigente para apresentação dos referidos documento ao órgão competente.

Atendimento à Nota nº 133/2014/CGIG/DITEC/PREVIC.

Atendimento à Nota nº 133/2014/CGIG/DITEC/PREVIC

(10)

9

Artigo 27 - A PREVINDUS divulgará entre os Participantes, até o dia 30 de abril, as demonstrações financeiras do exercício social anterior, bem como os pareceres do atuário externo e da auditoria.

Artigo 20 - A PREVINDUS divulgará entre os participantes e assistidos, até o dia 30 de abril, as demonstrações financeiras do exercício social anterior, bem como os pareceres do atuário

externo e da auditoria independente.

Incluir os Assistidos na redação com base na legislação vigente

.

DOS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS DOS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS

Artigo 28 - São órgãos de deliberação, administração e fiscalização da PREVINDUS:

I. o Conselho Deliberativo; II. a Diretoria – Executiva; III. o Conselho Fiscal.

Parágrafo 1º - Os membros dos órgãos referidos neste artigo não serão responsáveis pelas obrigações contraídas em nome da entidade em virtude de ato regular de gestão, respondendo, porém, civil, penal e administrativamente, pelos prejuízos causados à entidade por violação da Lei, deste Estatuto, dos Regulamentos dos Planos de Benefícios ou de outros atos normativos.

Parágrafo 2º - Os conselheiros e diretores da PREVINDUS e seus respectivos cônjuges não poderão com ela celebrar, direta ou indiretamente, contratos de qualquer natureza, sendo também vedados os contratos entre a PREVINDUS e sociedade a que qualquer deles estiver vinculado como acionista ou quotista majoritário, diretor, gerente ou procurador, excetuados os contratos entre a PREVINDUS e suas patrocinadoras.

Artigo 21 - São órgãos de deliberação, administração e fiscalização da PREVINDUS:

I. o Conselho Deliberativo;

II. a Diretoria – Executiva;

III. o Conselho Fiscal.

Parágrafo 1º - Os membros dos órgãos referidos neste artigo não serão responsáveis pelas obrigações contraídas em nome da entidade em virtude de ato regular de gestão, respondendo, porém, civil, penal e administrativamente, pelos prejuízos causados à entidade por violação da Lei, deste Estatuto, dos Regulamentos dos planos de benefícios ou de outros atos normativos.

Parágrafo 2º - Os conselheiros e diretores da PREVINDUS e seus respectivos cônjuges, companheiros e parentes até 2º grau, consanguíneos ou afins, não poderão com ela celebrar, direta ou indiretamente, contratos de qualquer natureza, sendo também vedados os contratos entre a PREVINDUS e sociedade a que qualquer deles estiver vinculado como acionista ou quotista majoritário, diretor, gerente ou procurador, excetuados os contratos entre a PREVINDUS e suas patrocinadoras ou seus instituidores.

Especificar os requisitos necessários para exercício do mandato dos membros dos órgãos estatutários da PREVINDUS e atendimento às

Notas 005 e

(11)

10

Parágrafo 3º - São requisitos para o exercício de mandato de membro dos órgãos referidos neste artigo:

a) não prestar serviços à PREVINDUS, sob qualquer forma, concomitantemente com o exercício do referido mandato;

b) não ter vínculo conjugal ou de parentesco, consanguíneo ou afim, até o 2º (segundo) grau inclusive, com membro de órgãos de administração e fiscalização da PREVINDUS, mencionados nos incisos I, II e III deste artigo;

c) ter comprovada experiência no exercício de atividade(s) na(s) área(s) financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização ou de auditoria;

d) não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado;

e) não ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social ou como servidor público; f) ter formação de nível superior, podendo, para a Diretoria

Executiva excepcionalmente, serem ocupados até 30% (trinta por cento) dos cargos por membros sem esta formação, assegurando-se a possibilidade de participação de, no mínimo, um membro nesta condição, quando a aplicação do referido percentual resultar número inferior à unidade.

(12)

11

DO CONSELHO DELIBERATIVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Artigo 29 - O Conselho Deliberativo é o órgão de orientação e

deliberação superior da PREVINDUS, cabendo-lhe,

principalmente, estabelecer as diretrizes e políticas a serem observadas pela entidade.

Artigo 30 - O Conselho Deliberativo compor-se-á de seis membros, dentre os quais 1/3 (um terço) será necessariamente participante, sendo um, que será o seu Presidente, indicado pela FIRJAN, e os demais pelas patrocinadoras fundadoras referidas no artigo primeiro, sendo 2 (dois) representantes dos participantes.

Parágrafo 1º – Na composição do Conselho Deliberativo deverão ser considerados o número de participantes vinculados a cada Patrocinadora, bem como o montante dos respectivos patrimônios.

Parágrafo 2º Os representantes dos participantes serão eleitos dentre uma lista tríplice de nomes de Participantes por estes mesmo proposta, elaborada de acordo com regras

estabelecidas em norma aprovada pelo Conselho

Deliberativo, atendidos os requisitos previstos na legislação vigente e neste Estatuto.

Artigo 32 - Cada membro titular terá um suplente, indicado da mesma forma que os titulares, com igual mandato, e que o substituirá em casos de ausências ou impedimentos eventuais.

Artigo 22 - O Conselho Deliberativo é o órgão de orientação e

deliberação superior da PREVINDUS, cabendo-lhe,

principalmente, estabelecer as diretrizes e políticas a serem observadas pela entidade e pelos seus planos de benefícios. Artigo 23 - O Conselho Deliberativo compor-se-á de 6 (seis) membros, dentre os quais um será o seu Presidente, indicado pela FIRJAN como Patrocinadora Principal, dentre os membros designados pelas patrocinadoras e instituidores, 2 (dois) serão,

necessariamente, representantes dos participantes e

assistidos e o restante indicado pelas demais patrocinadoras ou instituidores, considerando-se nesta composição o número de participantes e assistidos de cada patrocinadora ou instituidor, bem como o montante dos respectivos patrimônios.

Paragrafo 1º - Os participantes ativos e assistidos escolherão mediante eleição 2 (dois) membros titulares e respectivos suplentes para integrar o Conselho Deliberativo, de acordo

com o caput deste artigo.

Parágrafo 2º – Restando frustrada a eleição prevista no parágrafo anterior, as patrocinadoras escolherão entre os participantes ativos e assistidos, 2 (dois) membros titulares e respectivos suplentes para representação dos participantes e

assistidos, de acordo com o caput deste artigo.

Artigo 25 – Cada membro titular terá um suplente, indicado da mesma forma que os titulares, com igual mandato, e que o substituirá em casos de ausências ou impedimentos eventuais.

Explicitar o nível de abrangência da atuação do Conselho Deliberativo.

Esclarecer as regras para composição do Conselho Deliberativo da PREVINDUS, e atendimento às Notas 005 e 133/2014/ CGIC/DITEC/PREVIC.

(13)

12

Artigo 33 – No caso de vaga no Conselho Deliberativo, as patrocinadoras, no prazo de 30 (trinta) dias após a ocorrência, indicarão o substituto que cumprirá o restante do mandato.

Artigo 34 - Embora findo o mandato, o membro do Conselho Deliberativo permanecerá em pleno exercício do cargo até a posse de seu substituto, que deverá ocorrer no prazo máximo de 30 (trinta) dias úteis.

Artigo 35 - Os membros do Conselho Deliberativo poderão ser destituídos, a qualquer tempo, por quem os indicou.

Artigo 38 - Compete ao Conselho Deliberativo deliberar, especialmente, sobre os seguintes assuntos:

I. a alteração deste Estatuto, obedecidas as normas

legais pertinentes;

II. alteração dos Planos de Benefícios e de seus

Regulamentos, bem como criação de novos planos e seus respectivos regulamentos;

III. admissão de novas patrocinadoras; IV. planos de custeio;

Paragrafo único – Na ausência do suplente o Presidente do Conselho Deliberativo determinará vacante o cargo, o qual será suprido observados os mesmos critérios de composição definidos no artigo 23.

Artigo 26 - Na hipótese de vacância de cargo de membro efetivo do Conselho Deliberativo, o seu suplente será empossado até o término do mandato.

Artigo 27 - Embora findo o mandato, o membro do Conselho Deliberativo permanecerá em pleno exercício do cargo até a posse de seu substituto.

Artigo 28 – Os membros do Conselho Deliberativo poderão ser destituídos a qualquer tempo, a critério do Conselho Deliberativo.

Artigo 31 - Compete ao Conselho Deliberativo deliberar sobre as seguintes matérias:

I. a alteração deste Estatuto, obedecidas as normas

legais pertinentes;

Explicar o procedimento de substituição de membro do conselho em caso de vacância e atendimento à Nota 005/CGIC/DITEC/PREVIC.

Retirar o prazo máximo de dias para substituição do membro do Conselho.

Atendimento à Nota nº 133/2014/CGIG/DITEC/PREVIC.

Detalhar as competências do Conselho Deliberativo com base na legislação vigente, melhoria redacional e atendimento às

Notas 005 e

(14)

13

V. planos de aplicação do patrimônio;

VI. orçamento anual e suas eventuais alterações; VII. aceitação de doações, com ou sem encargos; VIII. aquisição e alienação de imóveis, bem como a

constituição de ônus reais sobre os mesmos, quando forem de valor superior a 5% (cinco por cento) do patrimônio dos Planos de Benefícios administrados pela PREVINDUS;

IX. relatório anual da Diretoria-Executiva e balanço do exercício, com as respectivas demonstrações financeiras, após a apreciação do Conselho Fiscal e o parecer dos auditores e dos atuários;

X. indicação e destituição dos diretores e fixação de

sua remuneração;

II. admissão de novas patrocinadoras e instituidoras,

aprovação de regulamento e alterações de planos de benefícios, respectivos planos de custeio, e convênios de adesão a serem submetidos à autorização do órgão regulador das entidades fechadas de previdência complementar;

III. alteração e extinção de regulamentos dos planos de benefícios e de convênios de adesão, bem como a retirada de patrocínio, desde que aprovadas pelas patrocinadoras e instituidoras dos respectivos planos;

IV. politica de investimentos e planos de captação de recursos;

V. orçamento anual e suas eventuais alterações;

VI. aceitação de doações;

VII. aprovar a aquisição e alienação de imóveis, bem como a constituição de ônus reais sobre os mesmos, quando forem de valor superior a 5% (cinco por cento) do patrimônio dos planos de benefícios administrados pela PREVINDUS;

VIII. relatório anual da Diretoria-Executiva e balanço do exercício, com as respectivas demonstrações financeiras, após a apreciação do Conselho Fiscal e o parecer dos auditores e dos atuários;

IX. indicar e destituir os diretores e fixar suas remunerações;

(15)

14

XI. destinação do patrimônio, em caso de extinção da associação, observadas as exigências legais;

XII. julgamento dos recursos interpostos contra atos da Diretoria-Executiva, sobre matéria administrativa;

XIII. casos omissos neste Estatuto e nos Regulamentos dos Planos de Benefícios, dirimindo as dúvidas decorrentes de sua aplicação.

X aprovar a liquidação e extinção da Entidade ou de

seus planos de benefícios e destinação do

patrimônio correspondente, obedecidos os

preceitos legais e regulamentares pertinentes, sujeita à homologação pelas patrocinadoras e pelos

instituidores e aprovação da autoridade pública

competente;

XI apreciar os recursos interpostos de decisões da

Diretoria-Executiva;

XII contratação, dispensa ou substituição do agente custodiante ou consolidador das informações de custódia;

XIII referendar a indicação de uma ou mais instituições financeiras para administração dos recursos dos planos de benefícios;

XIV aprovar o plano de gestão administrativa e respectivo regulamento, bem como suas eventuais alterações;

XV deliberar sobre operações de fusão, cisão, incorporação ou qualquer outra forma de reorganização societária, relativas às patrocinadoras e/ou aos instituidores, aos planos de benefícios e à Previndus, submetendo à aprovação da autoridade pública competente na forma da lei;

XVI deliberar sobre casos e situações das quais sejam omissos ou carentes de interpretação o Estatuto e os Regulamentos dos planos de benefícios e de gestão administrativa, observada a legislação

(16)

15

Parágrafo Único - As deliberações previstas nos incisos I, II, III e XI deverão ser autorizadas pela autoridade competente.

vigente aplicável.

Parágrafo único - ELIMINADO. A legislação vigente é que

normatiza os processos de autorização.

DA DIRETORIA-EXECUTIVA DA DIRETORIA-EXECUTIVA

Artigo 48 - Compete à Diretoria-Executiva:

I. exercer as atividades executivas da PREVINDUS;

II. dispor sobre a organização e o funcionamento dos

serviços técnicos e administrativos da PREVINDUS; III. determinar a abertura de escritórios em qualquer

parte do país, observada a orientação do Conselho Deliberativo;

IV. aprovar os quadros e a lotação do pessoal da PREVINDUS, bem como o respectivo plano salarial;

V. homologar a inscrição de Participantes ativos e a

habilitação de Participantes dependentes;

VI. celebrar contratos, acordos ou convênios

observada, quando for o caso, a prévia anuência do Conselho Deliberativo;

VII. apresentar ao Conselho Deliberativo planos de custeio, o orçamento programa anual e suas

Artigo 41 - Compete à Diretoria-Executiva:

I exercer as atividades executivas;

II dispor sobre a organização e funcionamento dos serviços técnicos e administrativos;

III aprovar os quadros, lotação, normas de pessoal e normas de delegação de competência funcional da Entidade, bem como o respectivo plano de cargos e salários;

IV homologar a inscrição de participantes e dos seus dependentes e deferir benefícios e institutos;

V celebrar contratos, acordos ou convênios observada, quando for o caso, a prévia anuência do Conselho Deliberativo;

VI submeter ao Conselho Deliberativo o plano de custeio dos planos de benefícios administrados pela

Detalhar as competências da Diretoria-Executiva com base na legislação vigente e melhoria redacional.

(17)

16 eventuais alterações;

VIII. propor ao Conselho Deliberativo a aceitação de doações e legados, com ou sem encargos;

IX. apresentar ao Conselho Deliberativo o relatório anual, o balanço do exercício com suas respectivas demonstrações financeiras previamente apreciadas pelos auditores, pelo atuário externo e pelo Conselho Fiscal;

X. apresentar ao Conselho Deliberativo propostas de

aquisição e alienação de bens imóveis e constituição de ônus ou direitos reais sobre os mesmos, quando forem de valor superior a 5% (cinco por cento) do patrimônio dos Planos de Benefícios administrados pela PREVINDUS;

XI. apresentar ao Conselho Deliberativo propostas sobre a reforma deste Estatuto e dos Regulamentos;

XII. apresentar ao Conselho Deliberativo propostas sobre a admissão de novas patrocinadoras; XIII. apresentar ao Conselho Deliberativo propostas de

Previndus e respectivas politicas de investimentos; VII definir os indicadores de gestão para avaliação das

despesas administrativas;

VIII apresentar ao Conselho Deliberativo o programa- orçamento anual, suas revisões e alterações;

IX apresentar ao Conselho Fiscal e ao Conselho Deliberativo as demonstrações contábeis e o relatório de atividades da Previndus;

(18)

17 criação de novos planos de seguridade;

XIV. submeter ao Conselho Deliberativo os assuntos que, na forma do disposto no artigo 38, dependam de sua aprovação.

X decidir sobre os recursos interpostos aos atos do Presidente, dos Diretores, prepostos ou empregados da Previndus;

XI deliberar sobre outros assuntos relativos aos planos de benefícios administrados pela PREVINDUS e de seus participantes;

XII submeter ao Conselho Deliberativo todos os assuntos que, na forma do artigo 31, dependam de sua aprovação.

DO CONSELHO FISCAL DO CONSELHO FISCAL

Artigo 52 - O Conselho Fiscal compor-se-á de 3 (três) membros efetivos e 3 (três) suplentes, todos participantes da PREVINDUS, indicados pelo Conselho Deliberativo, sendo um representante da Patrocinadora FIRJAN, um representante das demais patrocinadoras e um representante dos participantes.

Parágrafo 1º - Na composição do Conselho Fiscal deverão ser considerados o número de participantes vinculados a cada Patrocinadora, bem como o montante dos respectivos

patrimônios.

Parágrafo 2º - O representante efetivo e suplente dos Participantes será eleito dentre uma lista tríplice de nomes de Participantes por estes mesmos proposta, elaborada de acordo com as regras estabelecidas em norma aprovada pelo Conselho Deliberativo, atendidos os requisitos na legislação vigente e neste Estatuto.

Artigo 45 - O Conselho Fiscal compor-se-á de 3 (três) membros efetivos e 3 (três) suplentes, todos participantes ou assistidos da PREVINDUS, indicados pelo Conselho Deliberativo, sendo 2 (dois) representantes das Patrocinadoras e Instituidores e 1 (um) representante dos participantes e assistidos.

1º - Na composição do Conselho Fiscal deverão ser considerados o número de participantes vinculados a cada patrocinadora ou instituidor, bem como o montante dos respectivos patrimônios.

Paragrafo 2º - Os participantes ativos e assistidos escolherão mediante eleição 1 (um) membro titular e respectivo suplente para integrar o Conselho Fiscal, de acordo com o caput deste artigo.

Parágrafo 3º– Restando frustrada a eleição prevista no parágrafo anterior, as patrocinadoras escolherão entre os

Incluir no texto os assistidos e atendimento às Notas 005 e 133/2014/CGIC/DITEC/PREVIC.

(19)

18

Artigo 55 - Em caso de vaga no Conselho Fiscal, o Conselho Deliberativo reunir-se-á no prazo de 30 (trinta) dias para indicar o substituto que cumprirá o restante do mandato.

Artigo 57 - O Conselho Fiscal reunir-se-á, no mínimo,

semestralmente, e será convocado pelo Conselho

Deliberativo, pela Diretoria-Executiva ou por qualquer de seus próprios membros.

Artigo 58 - As reuniões só serão realizadas com a presença da totalidade de seus membros e as deliberações serão tomadas por maioria de votos.

Parágrafo único - Em caso de empate, o membro mais idoso terá o voto de qualidade.

Artigo 59 - Compete ao Conselho Fiscal:

I. emitir parecer sobre o balanço anual da PREVINDUS,

bem como sobre as contas e demais aspectos econômico financeiros dos atos da Diretoria-Executiva;

II. examinar, a qualquer tempo, os livros e documentos

da PREVINDUS;

participantes ativos e assistidos, 1 (um) membro titular e respectivo suplente para representação dos participantes e assistidos, de acordo com o caput deste artigo.

Artigo 48 - Na hipótese de vacância de cargo de membro efetivo do Conselho Fiscal, o seu suplente será empossado até o término do mandato.

Paragrafo único – Na ausência do suplente o Conselho Fiscal determinará vacante o cargo, o qual será suprido, observados os mesmos critérios de composição definidos no artigo 45. Artigo 50 - O Conselho Fiscal se reunirá, ordinariamente, uma vez por semestre e, extraordinariamente, sempre que convocado por quaisquer de seus membros, pela Diretoria-Executiva da Previndus, ou por quaisquer membros do

Conselho Deliberativo ou por qualquer uma das

patrocinadoras ou por qualquer um dos instituidores.

Artigo 51 - As reuniões só serão realizadas com a presença de no mínimo 2 (dois) dos seus membros.

Parágrafo único - Em caso de empate, o membro mais idoso terá o voto de qualidade.

Artigo 52 - Compete ao Conselho Fiscal:

I. emitir parecer sobre o balanço anual da PREVINDUS,

bem como sobre as contas e demais aspectos econômico financeiros dos atos da Diretoria-Executiva;

II. examinar, a qualquer tempo, os livros e documentos

da PREVINDUS;

Explicar o procedimento de substituição de membro do Conselho Fiscal em caso de vacância e atendimento às

Notas 005 e

133/2014/CGIC/DITEC/PREVIC

Especificar o critério de convocação do Conselho Fiscal e em atendimento à Nota 133/2014/CGIC/DITEC/PREVIC.

Especificar a frequência mínima de presença dos membros do Conselho Fiscal nas reuniões.

Detalhar as competências do Conselho Fiscal com base na legislação vigente.

(20)

19

III. lavrar em livro os pareceres emitidos;

IV. apontar irregularidades verificadas, sugerindo

medidas saneadoras;

V. manifestar sobre a aderência da gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios às normas em vigor e à política de investimentos.

Parágrafo Único - O Conselho Fiscal poderá requerer ao Conselho Deliberativo, quando entender conveniente, e mediante justificativa por escrito, o assessoramento de firma especializada de sua confiança, sem prejuízo de auditorias externas de caráter obrigatório.

III. apontar irregularidades verificadas, sugerindo

medidas saneadoras;

IV. manifestar-se sobre a aderência da gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios às normas em vigor e à política de investimentos.

V. manifestar-se sobre a observância às regras de

aderência das premissas e hipóteses atuariais adotadas nas avaliações atuariais de final de exercício;

VI. acompanhar a execução orçamentária;

VII outros atos estabelecidos nos normativos legais vigentes.

Parágrafo Único - O Conselho Fiscal poderá requerer ao Conselho Deliberativo, quando entender conveniente, e mediante justificativa por escrito, o assessoramento de firma especializada de sua confiança, sem prejuízo de auditorias externas de caráter obrigatório

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 62 - Os Regulamentos dos Planos de Benefícios disporão sobre as contribuições e os benefícios a serem concedidos em atendimento aos objetivos da entidade.

Artigo 55 - Os regulamentos dos planos de benefícios disporão sobre as contribuições, os benefícios e os institutos a serem concedidos em atendimento aos objetivos da entidade.

Incluir no texto os Institutos com base na legislação vigente.

(21)

20 Artigo 63 - O direito aos Benefícios não prescreverá, mas

prescreverão as mensalidades respectivas não reclamadas no prazo de 5 (cinco) anos, contados da data em que forem devidas.

Parágrafo Único - Não corre prescrição contra menores, incapazes e ausentes, na forma da lei.

Artigo 65 - A critério do Conselho Deliberativo, a administração da PREVINDUS poderá ser contratada a empresas especializadas.

ELIMINADO

ELIMINADO.

Artigo 57 - A critério do Conselho Deliberativo, a administração da PREVINDUS poderá ser contratada a empresas especializadas, sem alteração da responsabilidade estatutária de seus órgãos deliberativos.

Atendimento à Nota nº 005/2014/CGIG/DITEC/PREVIC.

Atendimento a Nota nº 266/2014/CGIC/DITEC/PREVIC, de 04/08/14.

Referências

Documentos relacionados

Finalmente, foram adicionados 0,5 ml de água em cada poço para prevenir a desidratação celular (Figura 10C).. forma, a placa estava pronta para observação em microscopia

Portanto, a ação supletiva para manutenção e desenvolvimento do ensino deve obedecer à fórmula que inclua a capacidade de atendimento e a medida do esforço fiscal dos

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

A convocação constando, a data, o horário e o local, de cada etapa, será divulgada, por e-mail, para o endereço eletrônico cadastrado, pelo candidato, no ato de

O Conasp atual, composto de forma tripartite (sociedade civil, trabalhadores da área e poder público) pelas entidades representadas na Comissão Organizadora Nacional – CON da

Prevenção contra inalação contato com a pele, olhos e mucosas: Evitar a inalação de vapores/ aerossóis.. Disposição: Incineração ou aterro industrial, de acordo com a

Neste trabalho se buscou validar experimentalmente a resolução do problema de posicionamento ótimo de sensores utilizando a matriz grammiana de observabilidade

O Brasil desenvolve em seu território atividades econômicas nos setores primário, secundário e terciário.. ATIVIDADES PRIMÁRIAS: são os trabalhos ligados à