• Nenhum resultado encontrado

TRILHA DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHA DA APRENDIZAGEM"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

TRILHA DA APRENDIZAGEM

(9º ano)

(2)

Língua Portuguesa

Resenha Crítica. Escrito de forma direta, a resenha crítica tem o objetivo de analisar uma obra, filme ou artigo. ... Portanto, em suma, a resenha crítica é um texto informativo, mas que contém detalhes opinativos do autor, sendo bastante solicitado na área acadêmica. Educa Mais Brasil

LEIA O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES. Resenha Crítica: Sempre ao seu lado

O filme americano do diretor Lasse Hallstrom conta uma história baseada em fatos verídicos vividos por um cachorro japonês da raça akita. O diretor Lasse lançou 6 filmes, mas o que lhe proporcionou um lucro significativo foi o “Sempre ao Seu Lado”.

O conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa estação de trem e durante muito tempo, ele tenta encontrar seu verdadeiro dono. Mas seus esforços foram inúteis e ele acaba decidindo ficar com o animal.

A mulher do professor Parker não aceitava o Hachiko em sua casa, por causa de outro cachorro que havia morrido, mas Parker acaba convencendo-a, argumentando que o cão traria um pouco de alegria para sua casa, além disso, a mulher acaba concordando que o cachorro fique porque ela percebe que seu esposo já estava muito apegado ao animal.

O tempo vai passando e o filme mostra uma intensa amizade entre o cão e o seu dono. Durante vários dias, Hachiko acompanha Parker até uma estação de trem onde seu dono vai para o trabalho

O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo. Ele tenta mostrar que até um cachorro pode se tornar o verdadeiro amigo do homem, basta existir um relacionamento de afeto e lealdade.

Para a tristeza do telespectador, quase no final do filme, Parker morre em seu trabalho enquanto dá aulas de balé. Uma morte muito silenciosa. Hachiko, seu cão fiel, o aguarda durante muito tempo. A esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas todo seu esforço era em vão. Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante com seu dono e ele ainda acredita que ele vai voltar.

A cena que arranca lágrimas de muita gente é quando mesmo depois de anos, já velho, Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando, ainda na esperança de reencontrar Parker.

O verdadeiro Hachiko nasceu em Odacom em 1923, no Japão, e o seu verdadeiro dono, o Dr. Eisaburo Ueno, professor de universidade, morreu em 1925. Nos anos seguintes, o cão voltou à estação de trem para aguardar o seu dono. Hachiko morreu no mês de março em 1935.

Atualmente, existe uma estátua dele na estação de trem Shibuya.

O filme é maravilhoso e recomendo para toda família, pois além de pertencer a uma

classificação livre, ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções.

Andressa da Silva Nascimento

1) A finalidade do texto é

a) apresentar uma história de fidelidade de um cão e a bravura do seu dono. b) apresentar um resumo e um ponto de vista sobre uma obra cultural. c) criticar determinadas atitudes humanas com seus animais de estimação. d) noticiar um filme que em breve será lançado no cinema.

(3)

2) Segundo o texto,

a) a história é baseada em fatos verídicos, onde um cão proporcionou lucros ao diretor do filme. b) o conflito dar início quando a mulher do professor Parker decide aceitar o animal.

c) Parker encontra o um cão abandonado numa estação de trem e logo decide adotá-lo. d) a frustração de Parker contribuiu para adotar o Hachiko.

3) No trecho: “O diretor Lasse lançou 6 filmes, mas o que lhe proporcionou um lucro significativo foi o “Sempre ao Seu Lado”.”, a palavra grifada introduz uma ideia de

a) alternância. b) oposição. c) adição. d) conclusão.

4) A mulher do professor Parker resiste em concordar com o marido em adotar o Hachiko por causa de outro cachorro que havia morrido, mas ela acaba aprovando a ideia em aceitar aquele cãozinho em sua casa, porque:

a) ela acredita que sua filha ficaria alegre.

b) o Hachiko poderia ser uma forma de substituir a ausência deixada pelo outro cão. c) acredita que seu marido ficaria mais amoroso e paciente.

d) a relação entre o cão e o seu marido já era intensa.

5) O trecho abaixo que se identifica uma linguagem conotativa, onde a autora faz uso de uma expressão figurada para tornar a linguagem mais expressiva está em

a) “O conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa estação de trem...”

b) “O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo.”

c) “A cena que arranca lágrimas de muita gente é quando mesmo depois de anos...” d) “...ainda na esperança de reencontrar Parker.”

6) No trecho: “... basta existir um relacionamento de afeto e lealdade.”, as palavras destacadas poderiam ser substituídas respectivamente, sem alterar o sentido da expressão, por

a) apreço e fidelidade. b) dedicação e amor.

c) indiferença e respeito. d) hostilidade e consideração. 7) Há uma opinião em:

a) “A esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas todo seu esforço era em vão.” b) “... Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando...”

c) “... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções.”

(4)

8) No trecho: “...pois além de pertencer a uma classificação livre...”, a expressão grifada foi utilizada com o intuito de

a) acrescentar posteriormente uma ideia nova. b) introduzir uma oposição à oração anterior. c) concluir o que havia dito anteriormente. d) introduzir uma explicação para o leitor.

9) Segundo a autora, o que deixa o telespectador envolvido na história é

a) a reflexão. b) o bom enredo. c) a emoção. d) o sofrimento.

10) O momento mais emocionante para muitos telespectadores, segundo a autora, está em a) “Para a tristeza do telespectador, quase no final do filme, Parker morre em seu trabalho enquanto dá aulas de balé.”

b) “Hachiko, seu cão fiel, o aguarda durante muito tempo.”

c) “... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções.”

d) “... já velho, Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando, ainda na esperança de reencontrar Parker.” 11) Observe a frase: “Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante com seu dono e ele ainda acredita que ele vai voltar.” Marque a alternativa abaixo que mostra a mesma expressão reescrita de uma forma diferente, mas com o mesmo sentido.

a) Hachiko sonha com Parker de forma impressionante e ele ainda acredita na sua volta. b) Hachiko se impressiona com o sonho, e isso o motiva a esperar pelo dono.

c) Hachiko fica impressionado com o sonho, mas ele ainda acredita no retorno de Parker. d) Hachiko fica impressionado depois do sonho com Parker, pois ainda acredita que ele vai voltar.

12) O texto foi escrito:

a) em linguagem informal, para torná-lo mais expressivo e comunicativo ao leitor. b) em linguagem coloquial, porque a escritora ainda não tem o domínio da norma culta. c) em linguagem culta, pois o gênero resenha crítica não permite a utilização de elementos coloquiais.

d) em linguagem técnica, pois ele apresenta muitas palavras difíceis de entender o significado. 13) O trecho em que há um convite ao leitor para assistir ao filme Sempre ao Seu Lado é a) “... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções.”

b) “O filme é maravilhoso e recomendo para toda família...”

c) “O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo.”

(5)

14ª) No fragmento: “... depois de anos, já velho...” a palavra grifada estabelece ideia de a) intensidade. b) modo. c) afirmação. d) tempo.

_____________________________________________________________________________ Produção de texto – resumo de filme – Faça no caderno

Orientações:

Escolha um filme de que tenha gostado. A sua tarefa é produzir um resumo dele, com o intuito de divulgá-lo depois que retornar as aulas. Para tal, siga estes passos:

1º: Em uma folha de rascunho, anote os fatos principais do filme (princípio, meio e fim), sem revelar muitos detalhes, sobretudo, no que se refere ao desfecho. Lembre-se: trata-se de um resumo.

2º: Pesquise: os nomes dos atores ou dubladores, colocando-os, entre parênteses, quando os personagens forem apresentados; o ano do filme e os seus produtores (nomes, outros filmes que tenham produzido).

3º: Construa o texto, que deverá ter o mínimo de 15 linhas e o máximo de 30 linhas, com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.

4º: Crie um título interessante para o seu resumo.

5º: Entregue o texto a sua professora ou a seu professor, quem fará a revisão. 6º: Caso houver, faça as correções, passando o texto a limpo.

7º: Apresente o resumo produzido aos seus colegas de classe quando retornar as aulas presenciais.

_____________________________________________________________________________

Ensino Religioso

INTERDISCIPLINARIDADE:

Língua Portuguesa, Ciências e História Leia o texto abaixo:

Nos últimos anos diversas pesquisas buscaram entender os motivos da falta de crença religiosa. Gervais e Norenzayan criaram uma série de experimentos para tentar entender também o outro lado da moeda. “Há muito tempo cientistas se interessam por religião, por entender por que a nossa espécie tem crenças religiosas e nenhuma outra parece possui-la. Como psicólogo, tentamos entender os aspectos que levam as pessoas a ter fé. Neste processo também temos de levar em conta que há provavelmente mais de meio bilhão de pessoas no mundo que

(6)

não tem nenhum tipo de crença religiosa. Ou seja: o que tentamos entender é porque certas pessoas têm crenças religiosas e outras não”, afirmou Gervais em podcast disponibilizado pela Science.

Em uma série de experimentos eles demonstraram que ao induzir, mesmo que de forma sutil, o pensamento analítico, as pessoas tender a diminuir suas crenças religiosas ao serem testadas sobre o tema logo após o experimento. Em um deles, os pesquisadores mostraram, por exemplo, a figura da escultura “O Pensador”, de Auguste Rodin, na qual uma pessoa aparece em posição de reflexão; noutro, um jogo de palavras cruzadas com termos como “pensar”, “ponderar”, “racional”.

O resultado foi que as pessoas que foram induzidas a pensar de forma analítica a partir dessas “dicas” relataram uma diminuição na crença religiosa comparado ao que não a receberam.

A influência do pensamento analítico não é única responsável pela crença religiosa, segundo os pesquisadores. “Quero enfatizar que embora afirmemos que o pensamento analítico seja uma fonte de descrença religiosa, não estamos dizendo que seja a única. Há também outros fatores culturais que dentro de um certo contexto podem ser fonte de descrença religiosa e também outros fatores cognitivos”, afirmou Gervais.

Essa falta de crença religiosa pode emergir também “de déficits específicos no processo intuitivo que levam à representação dos conceitos religiosos..., de contextos culturais seculares nos quais falta o conceito de que uma pessoa deva adotar uma crença religiosa específica, e de sociedades que efetivamente garantam a segurança existencial de seus cidadãos”.

Nos últimos anos, diversas pesquisas têm estudado também a influência das crenças religiosas sobre a vida diária das pessoas. Um deles, liderado por Michael Inzlitch, da Universidade de Toronto, no Canadá, mostrou que acreditar em Deus ajuda a bloquear a ansiedade e diminui o estresse.

O pensamento analítico é uma forma de pensamento com objetivo de explicar as coisas através da decomposição em partes mais simples.

Cognição é o ato de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo,

imaginação, pensamento e linguagem.

Fonte: Último Segundo - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-04-26/tipo-de-pensamento-influencia-crenca-religiosa.html

(7)

ATIVIDADES

1. Qual é a mensagem passada pela imagem 1?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

2. Que antivalor é apresentado na imagem 2?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

3. Qual foi o motivo da pesquisa realizada por Gervais em podcast disponibilizado pela Science?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 4. A que conclusão os pesquisadores chegaram com o estudo acima?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 5. Além do pensamento analítico, que outros fatores diminuem as crenças religiosas?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 6. Quais são os fatores cognitivos?

(8)

__________________________________________________________________________ 7. O que é o pensamento analítico?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 8. Diversas pesquisas têm estudado a influência das crenças religiosas sobre a vida diária das pessoas. O que diz a pesquisa, liderada por Michael Inzlitch, da Universidade de Toronto, no Canadá?

__________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Matemática

QUESTÃO 1: O resultado da expressão: 2x2 – 3x +10, para x = –2 é igual a: (Marque um x

na alternativa que julgar correta)

a) – 4 b) 0 c) 12 d) 24

QUESTÃO 2: Em uma campanha de vacinação foi aplicada a vacina Sabin. O gráfico registra o número de crianças vacinadas em um posto de saúde, das 8 às 12 horas, horário da manhã, conforme observado abaixo:

Quantas crianças foram vacinadas no período todo (das 8 às 12 horas)? (Marque um x na

alternativa que julgar correta)

(9)

b) 360 c) 220 d) 340

QUESTÃO 3: Dois pedreiros constroem um muro em 15 dias.

Três pedreiros constroem o mesmo muro em quantos dias? (Responda)

QUESTÃO 4: Distribuímos 120 cadernos entre as 20 crianças do 9° ano de uma escola. O número de cadernos que cada criança recebeu corresponde a que porcentagem do total de cadernos? (Responda)

QUESTÃO 5: Uma mangueira, que despeja água numa piscina no formato de um

paralelepípedo, que mede 2m de comprimento; 0,8m de altura e 2,5m de largura, de acordo com a figura abaixo:

O volume desta piscina, em m³, é: (Marque um x na alternativa que julgar correta)

a) 5 m3

b) 6 m3

c) 5,5 m3

d) 4 m3

QUESTÃO 6: Qual é o resultado da soma dos polinômios abaixo: (Responda) (3x2 – 2x + 1) + (5x3 – 4x2 – x)

QUESTÃO 7: A enchente desabrigou cerca de 30% da população de uma cidade que tem

aproximadamente 50.000 habitantes. De acordo com a notícia, os números de habitantes desabrigados são: (Marque um x na alternativa que julgar correta)

(10)

b) 30.000 habitantes d) 20.000 habitantes

QUESTÃO 8: Os 2 ângulos formados pelos ponteiros de um relógio às 8 horas medem

respectivamente:

a) 60° e 120° b) 120° e 160° c) 120° e 240° d) 140° e 220°

QUESTÃO 9: Na promoção de uma loja, uma calça e uma camisa custam juntas R$ 55,00. Comprei 3 calças e 2 camisetas e paguei o total de R$ 140,00. O sistema de equações do 1º grau que melhor traduz o problema é: (Marque um x na alternativa que julgar correta)

a)

140

2

3

55

y

x

y

x

b)

55

2

3

140

y

x

y

x

c)

140

55

2

3

y

x

y

x

d)

55

2

3

3

140

55

y

x

y

x

(11)

Ciências

A biotecnologia é uma área da biologia em que organismos vivos são utilizados para a fabricação ou realização de mudanças em alguns produtos de interesse humano. Em 1992 ficou definido na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) que biotecnologia “significa qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.” A biotecnologia engloba uma variada área de conhecimentos biológicos, sendo considerada, portanto, um campo interdisciplinar. Essa área de estudos é bastante antiga, entretanto, com o avanço da biologia molecular e da genética, vem ganhando bastante destaque. A sua importância é grande, sendo usada na produção de medicamentos, no desenvolvimento de testes-diagnósticos, no surgimento de organismos transgênicos, no tratamento de esgoto com uso de micro-organismos, entre diversas outras utilidades.

Uma das técnicas mais conhecidas que utilizam organismos vivos para a fabricação de produtos através da engenharia genética é a técnica do DNA recombinante. Essa técnica baseia-se na introdução de um fragmento de DNA com um gene específico no material genético de outro organismo para que ele possa produzir a proteína determinada por aquele gene. Isso já é usado, por exemplo, na fabricação de insulina, em que DNA humano é usado em bactérias para que elas produzam o hormônio.

Uma aplicabilidade constante da biotecnologia é na indústria:

-Indústria farmacêutica: desenvolvimento de novas drogas, produção e melhoramento de antibióticos, vacinas, estabelecimentos de terapias gênicas e demais projetos para tratamentos de doenças em animais e plantas;

-Indústrias de análises: desenvolvimento de testes de diagnósticos clínicos. Alimentícios agrícolas e ambientais;

-Indústria da agricultura: desenvolvimento de uma gama de variedades de remédios para plantas, sementes mais resistentes a pragas e condições climáticas, pesticidas menos impactantes para a saúde humana e ambiental etc;

-Indústria alimentícia: produção, controle e melhoramento de alimentos e bebidas; Indústria química: produção de insumos químicos, enzimas e proteínas recombinantes; https://www.infoescola.com/biologia/biotecnologia/

1- A palavra Biotecnologia tem origem grega, onde Bio significa vida; técno, técnica; e logia, conhecimento ou estudo. Qual a importância da biotecnologia?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

2- Cite exemplos em que a biotecnologia contribui para uma melhor qualidade de vida: __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 3- Marque a alternativa incorreta em relação aos alimentos transgênicos:

a-( ) Os alimentos transgênicos são exemplos onde a biotecnologia é aplicada. b-( ) O DNA dos alimentos transgênico e modificado.

(12)

c-( ) Os alimentos transgênico são geneticamente modificados para melhorar a produção e a qualidade do alimento.

d-( ) Os alimentos transgênico são alimentos que não utilizou agrotóxico e s/ao conhecidos como alimentos orgânicos.

4- Observe a charge abaixo e responda o que se pede:

T= maçã transgênica O= maça normal

De acordo com a imagem acima, cite algumas alterações que diferencia uma maçã normal e uma transgênica.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

5- Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio.

O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.

Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado). A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência, a-( ) O aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno. b-( ) A seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.

c-( ) O progresso na técnica de produzir vírus.

(13)

Geografia

Leia os textos:

O fim da Guerra Fria, no início da década de 1990, marcou o começo da chamada Nova Ordem Mundial, em que os fluxos de mercadorias, serviços e capitais tornaram-se ainda mais intensos com a integração dos países que eram socialistas ao mercado internacional. A globalização atual, ao mesmo tempo que fez as diferentes culturas interagirem, impôs uma série de hábitos de consumo semelhantes, como ingerir bebidas das mesmas marcas, alimentar-se nas mesmas redes de fast-food, assistir aos mesmos filmes e programas de televisão, usar os mesmos aplicativos no computador ou, ainda, vestir-se e comportar-se socialmente da mesma maneira. O mundo nunca se viu tão próximo — e por vezes tão parecido —, como se pode constatar, por exemplo, nas diversas redes sociais da internet. Texto extraído de: Araribá mais: Geografia - manual do professor – 9º ano. Org. Editora Moderna. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

1) A globalização, como um processo de aprofundamento da integração econômica, social e cultural e da comunicação entre os países, trouxe vantagens ou desvantagens para a população mundial em geral. Justifique sua resposta

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Agora que você já indicou o que pensa sobre a Globalização, leia o texto que segue: O MUNDO TAL COMO NOS FAZEM CRER: A GLOBALIZAÇÃO COMO FÁBULA

Este mundo globalizado, visto como fábula, erige como verdade um certo número de fantasias, cuja repetição, entretanto, acaba por se tornar uma base aparentemente sólida de sua interpretação (Maria da Conceição Tavares, Destruição não criadora, 1999). A máquina ideológica que sustenta as ações preponderantes da atualidade é feita de peças que se alimentam mutuamente e põem em movimento os elementos essenciais à continuidade do sistema. Damos aqui alguns exemplos. Fala-se, por exemplo, em aldeia global para fazer crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas. A partir desse mito e do encurtamento das distâncias – para aqueles que realmente podem viajar – também se difunde a noção de tempo e espaço contraídos. É como se o mundo se houvesse tornado, para todos, ao alcance da mão. Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Há uma busca de uniformidade, ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido, tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal. Enquanto isso, o culto ao consumo é estimulado.

2) Seu pensamento sobre Globalização ainda é o mesmo? Novamente, indique vantagens ou desvantagens da Globalização para a população mundial em geral e verifique o que você percebeu de diferença.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

(14)

História

A Revolução de 1930

Texto 1

No ano de 1930, ocorrem grandes mudanças no Brasil. O presidente Washington Luís foi deposto por uma revolução liderada por Getúlio Vargas, que pôs fim à República Velha e deu início à chamada Era Vargas. A campanha eleitoral para a sucessão do presidente Washington Luís provocou a divisão da oligarquia dominante e foi o estopim da revolução que derrubou a República Velha. Washington Luís, ligado à oligarquia de São Paulo, indicou como sucessor o paulista Júlio Prestes, que garantiria a continuidade da política de valorização do café.

Os mineiros, que esperavam a indicação de Antônio Carlos, presidente de Minas Gerais (na época, o dirigente do Estado não se chamava governador, mas sim presidente), romperam sua aliança com São Paulo. E, com o Rio Grande do Sul e a Paraíba, criaram um novo partido, a Aliança Liberal, que lançou a candidatura de Getúlio Vargas, ex-ministro da Fazenda e presidente do Rio Grande do Sul. O candidato a vice-presidente era o paraibano João Pessoa. A Aliança Liberal concentrou suas forças nos grandes centros urbanos, buscando, assim, a adesão da burguesia industrial, do operariado e dos líderes tenentistas. Em março de 1930, Júlio Prestes foi declarado vencedor das eleições, mas a ala mais radical da oposição, alegando fraude eleitoral, iniciou a organização de um movimento para derrubar Washington Luís. Em julho do mesmo ano, o assassinato de João Pessoa, no Recife, contribuiu para dar mais força à oposição. Tropas do Rio Grande do Sul marcharam em direção ao Rio de Janeiro. No Nordeste, a rebelião teve à frente Juarez Távora. O presidente Washington Luís foi deposto (24 de outubro). Formou-se uma junta militar (Tasso Fragoso, Mena Barreto e Isaías de Noronha), e, no dia 3 de novembro, Getúlio Vargas assumiu o poder.

Era Vargas - No decorrer dos quinze anos em que governou o Brasil, Getúlio foi chefe do Governo Provisório (1930-1934); presidente eleito por via indireta de um governo constitucional (1934-1937) e ditador no Estado Novo (1937-1945).

O governo provisório (1930-1934) - Com a dissolução do Congresso Nacional, das Assembleias Estaduais e das Câmaras Municipais, interventores foram nomeados para os Estados, com amplos poderes. Criaram-se dois novos ministérios, o do Trabalho, Indústria e Comércio e o da Educação e Saúde. Foi implantado rígido controle dos meios de comunicação e dos sindicatos, que, para funcionar, precisavam da autorização do Ministério do Trabalho. Foram aprovadas algumas leis trabalhistas: regulamentação do trabalho feminino e infantil; descanso semanal remunerado; férias remuneradas; e jornada de trabalho de oito horas diárias.

No ano de 1930, ocorre uma grande mudança na História do Brasil. Explique que mudança foi essa. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 02.Quais as três fases do governo Vargas?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 03.Analise a frase, “com a dissolução do Congresso Nacional, das Assembleias Estaduais e das Câmaras Municipais, interventores foram nomeados para os Estados, com amplos poderes,” e

(15)

responda se o governo provisório de Vargas era democrático ou não e justifique sua resposta. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 04. Cite algumas leis trabalhistas criadas logo após a Revolução de 1930.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Texto 2

A Revolução Constitucionalista de 1932

Com a Revolução de 1930, São Paulo perdeu sua hegemonia na política nacional, e até mesmo o governo do Estado passou para o controle de Getúlio. Em 1932, tentando retomar o poder, os paulistas desencadearam um movimento revolucionário.

Os Partidos Democrático e Republicano Paulista se uniram, formando a Frente Única, que exigia a autonomia política para São Paulo e a reconstitucionalização do País, com a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, já que a revolução havia declarado extinta a Constituição de 1891. Vargas marcou o dia para a eleição dos membros da Assembleia Constituinte, mas a oligarquia paulista continuou reagindo, pois queria controlar o poder e fazer uma política efetivamente favorável ao café. Em uma das manifestações contra o governo, foram mortos na cidade de São Paulo os estudantes Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, o que deu origem à sigla MMDC. Em 9 de julho eclodiu a Revolução Constitucionalista. As forças paulistas foram comandadas pelo general Isidoro Dias Lopes. Depois de cerca de três meses de revolução, os paulistas foram derrotados pelas tropas federais.

A Constituição de 1934

Características principais da Constituição de 1934: _ Autonomia dos Estados.

_ Mandato presidencial de quatro anos, sendo o primeiro eleito por via indireta. _ Voto universal secreto, com direito de voto à mulher.

_ Salário mínimo, jornada de oito horas de trabalho, descanso semanal e férias remuneradas. _ Proibição do trabalho de menores de 14 anos de idade; indenização por dispensas sem justa causa.

_ Deputados classistas.

01. Sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, responda resumidamente: a) O que foi?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b) O que os revolucionários reivindicavam?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ c) De onde surgiu a sigla MMDC, que passou a ser símbolo da revolução de 1932?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ d) Por que a oligarquia paulista continuou lutando contra o governo, mesmo depois de Getúlio Vargas ter marcado a data para a eleição da Assembleia Constituinte?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(16)

e) Como terminou?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 02. Em 1934, uma nova Constituição foi promulgada no Brasil. Cite algumas de suas características.

Arte

Hino Nacional

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante E o sol da liberdade, em raios fúlgidos Brilhou no céu da pátria nesse instante Se o penhor dessa igualdade

Conseguimos conquistar com braço forte Em teu seio, ó liberdade

Desafia o nosso peito a própria morte! Ó pátria amada

Idolatrada Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce Se em teu formoso céu, risonho e límpido A imagem do cruzeiro resplandece

Gigante pela própria natureza És belo, és forte, impávido colosso E o teu futuro espelha essa grandeza Terra adorada

Entre outras mil És tu, Brasil Ó pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada

Brasil! II

Deitado eternamente em berço esplêndido Ao som do mar e à luz do céu profundo Fulguras, ó Brasil, florão da América Iluminado ao sol do novo mundo!

Do que a terra mais garrida

Teus risonhos, lindos campos têm mais flores "Nossos bosques têm mais vida"

"Nossa vida" no teu seio "mais amores" Ó pátria amada

Idolatrada Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado E diga o verde-louro dessa flâmula Paz no futuro e glória no passado Mas, se ergues da justiça a clava forte Verás que um filho teu não foge à luta Nem teme, quem te adora, a própria morte Terra adorada

Entre outras mil És tu, Brasil Ó pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada

Brasil!

(17)

Compositor: Poema: Joaquim Osório Duque Estrada / Música: Francisco Manoel da Silva

1.O que o Hino Nacional representa para o nosso país?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 2. Cite algumas qualidades do Brasil apresentadas no Hino?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 3. O verso:” E o sol da liberdade, em raios fúlgidos” expressa a ideia de que o país foi liberto. Porém como essa liberdade foi conquistada? Explique com elementos extraídos do texto. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 4. “Verás que um filho teu não foge à luta/Nem teme, quem te adora, a própria morte” Nesses versos do Hino há uma referência que o brasileiro dá a vida por seu país. Na sua opinião essa é uma afirmação verdadeira ou falsa? Explique.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 5.Analise os versos a seguir:" Se o penhor dessa igualdade / conseguimos conquistar com braço forte" neles há uma afirmação que os brasileiros conseguiram fazer do Brasil um país livre e independente. Você acha que o Brasil é independente? Explique.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 6.Você concorda que o Brasil é uma pátria amada por todos? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 7.Você ama seu país? O que seu país tem de melhor? Assim como no Hino cite algumas qualidades do Brasil e dos brasileiros, na sua opinião.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 8.Escolha uma estrofe do Hino Nacional e faça a ilustração. Bom trabalho!

(18)
(19)
(20)

Questionamentos:

 Quais são as características de uma pessoa sedentária?  Uma pessoa sedentária tem boa saúde ou qualidade de vida?  Quais as doenças que você pode adquirir por ser sedentário?

 Se você é sedentário, o que deve e pode fazer para sair desta condição?

Língua Inglesa

Sugestões de atividades elaboradas pela equipe de professores, gestor e especialista: Escola Municipal Bernardo José Franco.

(21)

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

A violência é criada pelo próprio sistema, que a utiliza para se legitimar como instrumento de controle social e para reproduzir e manter as relações sociais de poder

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Os resultados demonstraram que a principal fase responsável pela resistência de aderência entre a argamassa e o bloco cerâmico é a etringita, através

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

Segunda edição 2008 Súcubo Productions ISBN 978­1­4357­1645­2 Informação: Súcubo Productions PO Box 926344 Houston. TX 77292