• Nenhum resultado encontrado

Excelentíssimo Senhor General Chefe do Estado-Maior do Exército,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Excelentíssimo Senhor General Chefe do Estado-Maior do Exército,"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

DISCURSO DA ABERTURA SOLENE DO COLÉGIO MILITAR 2014 / 2015

17Out14

COR TIR ART JOSÉ ANTÓNIO FIGUEIREDO FELICIANO *******************************************************************

Excelentíssimo Senhor General Chefe do Estado-Maior do Exército,

Meu General,

O Colégio Militar e toda a comunidade colegial congratulam-se pela presença de V.Exª ao dignar-se presidir à cerimónia de abertura solene do ano letivo 2014-2015, o que muito nos honra e sensibiliza, conferindo a esta cerimónia um especial brilho, dignidade e relevância, simbolizando o apreço e consideração que V.Exª dedica ao Colégio Militar, cientes e seguros da prioridade que o meu General confere ao cumprimento da nossa nobre missão, em especial num momento particularmente relevante na já longa história do Colégio Militar.

− Exmo. Senhor Tenente-General Comandante da Instrução e Doutrina do Exército, Meu General Comandante,

− Exmos. Senhores Oficiais Generais,

− Exmo. Senhor Major-General Diretor de Educação,

− Exmo. Tenente-General Perry da Câmara; na pessoa do Meu General permitam-me que dirija uma palavra de particular apreço e consideração pelos que me antecederam no cargo de Diretor do Colégio Militar,

− Exmos. Senhores Diretores do Instituto de Pupilos do Exército e do Instituto de Odivelas,

− Exmo. Senhor Presidente da Associação de Antigos Alunos do Colégio Militar,

− Exmo. Senhor Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio Militar,

(2)

2

− Caros Pais, Encarregados de Educação, Ex-alunos e Comunidade Colegial em geral,

− Senhores Adidos Militares de Países Amigos,

− Entidades instituidoras de prémios, a quem agradecemos o contributo para galardoar o mérito dos nossos alunos,

− Exmos. Senhores Professores e Antigos Professores, Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis,

− Exmas. Entidades convidadas,

− Minhas Senhoras; Meus Senhores,

− Caros Alunos,

Começo por agradecer a todos os ilustres convidados que nos quiseram honrar com a sua presença nesta cerimónia pública, que anualmente comemora e formaliza o início do ano letivo, facto que interpretamos como um sinal inequívoco do respeito que vos merece a instituição Colégio Militar.

Neste momento solene, gostaria de saudar com particular ênfase e apreço todos os novos alunos e suas famílias que sonharam, desejaram e acreditaram escolher o Colégio Militar para crescer, e que hoje se encontram presentes na sua primeira cerimónia oficial.

A Abertura Solene do Ano Letivo constitui o momento em que o Colégio Militar se apresenta pronto para desenvolver a sua atividade perante a Comunidade Educativa. Não deixa igualmente, à parte do nosso quotidiano, de constituir um momento de reflexão, sobretudo na conjuntura do atual Colégio Militar, porque, de facto, no nosso entendimento, só faz sentido falar em comunidade, quando todos os que nela se inserem, conhecem e sentem a realidade e, por isso, este momento de partilha.

O Colégio Militar irá completar 212 anos de existência, durante o presente ano letivo, numa história marcada por muitos desafios vencidos, que consolidaram a sua identidade atual e nos dão a garantia de um longo e

(3)

3

promissor futuro. Esta é, seguramente, uma marca do valor do Colégio Militar: A sua história e a sua identidade.

O Colégio Militar é um estabelecimento militar de ensino que se insere na estrutura orgânica do Exército há mais de dois séculos, tendo à sua guarda um Estandarte Nacional, o que lhe confere uma dimensão institucional que importa preservar e que está na génese da sua intemporalidade.

O Colégio Militar tem associado um conjunto de responsabilidades que vão muito para além do tradicional formato educativo de uma escola do sistema de ensino português. Trata-se de uma escola de dimensão nacional, que assenta a sua organização e vivência interna numa matriz castrense, numa lógica formativa própria, em que o desígnio da identidade nacional e a formação integral se desenvolvem num quadro de Valores e Princípios próprios, que se estende por diferentes fases de crescimento dos nossos alunos.

Ao Colégio Militar estão associados conceitos como Exigência, Rigor e Disciplina, próprios da Instituição Militar e, como tal, os alunos adquirem nessa condição, uma responsabilidade e um conjunto de deveres diferentes dos demais alunos do sistema educativo em Portugal. Ser aluno do Colégio Militar tem associado um valor distintivo que importa preservar e desenvolver. Este facto não invalida que tomemos consciência que o seu universo são crianças e jovens, que se encontram ao abrigo de um regulamento próprio que decorre do estatuto do aluno e da ética escolar, sem qualquer vínculo estatutário de natureza Militar.

O Colégio Militar encontra no apoio à família militar uma das suas responsabilidades, não deixando, no entanto, de assumir que serve Portugal e, como tal, é frequentado por alunos filhos de militares e de civis, desenvolvendo um sistema de ensino regular de acordo com os

(4)

4

currículos do Ministério da Educação e Ciência, com a finalidade principal, na vertente escolar, de promover o acesso dos seus alunos ao sistema de ensino superior, assegurando ainda uma formação militar de base, sendo os alunos, no final dos seus percursos escolares, livres de fazerem as suas opções escolares ou profissionais.

Estas palavras estão de facto carregadas de uma convergência de intemporalidade e atualidade, que importa refletir e manter bem presentes.

Meu General,

Ilustres Convidados,

Minhas Senhoras e meus Senhores,

O momento atual do Colégio Militar é caracterizado pelo designado processo de reestruturação dos Estabelecimentos Militares de Ensino. O sentido da evolução e adaptação aos novos tempos levou o Colégio Militar, na sua condição de instituição viva e aprendente, para uma nova realidade sem, no entanto, deixar de continuar a entender tudo o que foi referido.

O Colégio Militar procedeu no passado ano letivo à implementação do 1º Ciclo do Ensino Básico, introduziu o ensino misto e a par do regime de frequência em internato, modelo fortemente diferenciador do Colégio Militar, assumiu também o modelo de frequência em regime de externato como mais uma opção formativa.

Num corpo discente mais heterogéneo e com diferentes caracterizações terá agora que imperar uma visão mobilizadora e integradora, em que o respeito pela diferença possa trazer e reforçar o conceito de unidade o que, no nosso entendimento, só poderá ser atingido pela assunção de um Projeto Educativo único para todos os seus alunos. Terão igualmente que se ir aproximando os adequados modelos pedagógicos e de vivência interna

(5)

5

neste novo universo de alunos, que preserve e potencie a identidade e o espírito colegial como marca e valor do Colégio Militar.

Neste momento, cumpre-me uma palavra de reconhecimento a todos os que servem no Colégio Miliar, em especial ao Corpo Docente, Militares e Funcionários Civis, mas sobretudo aos nossos alunos, que num tão curto espaço de tempo, tiveram a capacidade de acomodar estas novas realidades e perceber que este era o caminho e o futuro.

O Colégio Militar é por definição pedagógica um espaço de crescimento, um espaço de esperança, esperança de acreditar e olhar para o futuro. Um espaço de Pessoas, de Infraestruturas e de Projetos.

Das Pessoas, importa relevar que nos encontramos num efetivo processo de crescimento.

Iniciámos o ano letivo com 608 alunos, sendo 498 alunos do Batalhão Colegial e 110 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma palavra muito especial para estes alunos que, pelas suas especificidades, pelas suas reduzidas autonomias e idiossincrasias próprias de crianças dos 6 aos 10 anos que, embora não integrando o batalhão colegial, não deixam de assumir em pleno a condição de alunos do Colégio Militar.

Do efetivo total de 608 alunos, 289 são novos alunos, sendo que destes 85 são alunas que transitaram do Instituto de Odivelas.

Para o efetivo de alunos referidos, o Colégio Militar iniciou o presente ano letivo com 79 docentes, nos quais se incluem 13 docentes que transitaram do Instituto de Odivelas, dando assim forma a um efetivo esforço de racionalização e otimização de recursos que está a ser desenvolvido em coordenação com a Direção de Educação do Comando de Instrução e Doutrina do Exército.

(6)

6

Ainda no âmbito das pessoas, refira-se que se encontra em processo de revisão um novo quadro orgânico que possa acomodar esta nova realidade, sendo que existe uma expetativa e uma necessidade de reforçar o efetivo de funcionários civis, nomeadamente ao nível dos serviços auxiliares e de apoio, de forma a melhorar a nossa capacidade em alguns dos nossos processos funcionais.

Ao nível das Infraestruturas, encontram-se a decorrer os procedimentos para a construção do internato feminino, que deverá naturalmente ser acompanhado por uma melhoria das condições de habitabilidade das camaratas masculinas.

No nosso processo de crescimento é necessário, ainda, encontrar algumas respostas para o aumento do efetivo de alunos, nomeadamente pela redefinição de um plano diretor que, nesta fase, passa pela prioridade que deverá ser dada à construção de um novo pavilhão gimnodesportivo e ainda pela construção de infraestruturas de base para o 1º ciclo, de modo a ampliar os espaços de apoio e de recreio coberto para os alunos mais pequenos.

Em talhe de balanço, torna-se importante referir algumas das principais obras e trabalhos efetuados na conservação e requalificação de alguns espaços e infraestruturas, sendo de relevar:

− Trabalhos de recuperação e manutenção do Edifício Gulbenkian, das Ciências;

− Substituição de toda a caixilharia de alumínios e pintura do Pavilhão General Morais Sarmento, das aulas, obra ainda em curso;

− Remodelação de um espaço para reuniões com Pais e EE, sala de visitas e de estudo;

(7)

7

− Recuperação e adaptação de várias instalações sanitárias nos diferentes espaços do Colégio Militar, com vista a encontrar o equilíbrio necessário para servir alunos e alunas;

− Adaptação de instalações do Palácio da Mesquitela, com vista a servir de vestiários femininos para as alunas durante o período de transição;

− Obras de melhoria na Feitoria, em Oeiras;

− Continuada adaptação das infraestruturas no 1º Ciclo do Ensino Básico com mais duas salas e a construção de um pequeno parque infantil;

No âmbito dos Projetos, a componente pedagógica tem vindo a caminhar no sentido de acomodar:

− Um crescimento acentuado de novos alunos;

− A Consolidação da implementação do 1º Ciclo, o ensino misto e da relação equilibrada e desejável entre a realidade dos alunos internos e externos;

− Uma redefinição de uma mancha horária pedagogicamente mais adaptada à atual realidade do Colégio Militar, nomeadamente pela alteração do horário de serviço interno e, ainda, pela revisão de Atividades de Complemento Curricular, nomeadamente pela introdução de algumas opções, como o mandarim e a expressão dramática direcionada para a representação.

Também na lógica de crescimento entre as pessoas e o conhecimento, que em última análise, diria primeira, constitui os alicerces de uma boa escola, encontramo-nos centrados no desafio sistémico da melhoria dos resultados escolares como fator determinante na afirmação do Colégio, como uma escola de referência no sistema educativo.

(8)

8

Passou, ainda, a ser uma das nossas preocupações permanentes desenvolver e reforçar as competências ao nível da Cidadania, Liderança e Valorização Pessoal, tão essenciais e diferenciadoras do projeto educativo do Colégio Militar.

Como base de suporte ao conhecimento das diferentes disciplinas, definimos como tema anual e transversal “Português, uma língua de crescimento” e escolhemos como título da lição inaugural “O Português, uma língua do Mundo e no Mundo”, que irá ser proferida pela Srª Professora Susana Pereira que, desde já, felicito e agradeço pela disponibilidade manifestada.

No âmbito de uma visão de abertura ao mundo, estamos a relançar as relações de cooperação com Colégios Militares de países amigos. Em colaboração com a Associação de Antigos Alunos, iniciámos a relação com Colégio Militar Duke of York's Royal Military School do Reino Unido.

No mundo lusófono, recebemos a visita de S.Exª o Ministro da Defesa da República de Moçambique, na procura de se iniciar um projeto de cooperação institucional com aquele país.

Com a República Federativa do Brasil, iremos recuperar relações antigas, encontram-se já confirmadas a receção de duas delegações da rede de Colégios Militares daquele país.

Ainda numa lógica de crescimento do espaço de afirmação do Colégio Militar, e também no âmbito da sua responsabilidade institucional, importa igualmente relevar a nossa vontade em desenvolver e reforçar os processos de cooperação e de divulgação estruturada junto dos países lusófonos.

Neste quadro geral, a responsabilidade formativa do Colégio Militar cresceu e engrandeceu-se, e só o valor do Colégio Militar tem permitido responder aos desafios que nos foram colocados. Somos hoje um Colégio,

(9)

9

com mais potencial, com mais oferta formativa e com mais valor. Com novos desafios e novas oportunidades.

Meu General,

Ilustres Convidados,

Minhas Senhoras e meus Senhores,

Temos consciência que existe um longo caminho a percorrer, estamos cientes da responsabilidade que nos incumbe.

Nesta fase do Colégio Militar, é fundamental uma visão coletiva, nomeadamente num momento em que o sentido da mudança e da evolução para novos tempos passou a ser uma realidade. Temos o dever e o compromisso de continuar a entender o Colégio Militar como uma instituição de ensino de referência, alicerçado nos valores e princípios que emanam da matriz formativa de um sistema militar de ensino, que tem como seu principal desígnio Servir Portugal.

Será no encontro entre os valores da Instituição Militar, com o conhecimento do passado, a compreensão do presente e a reflexão prospetiva que se aprende a escolher, a traçar e a percorrer novos caminhos.

Termino com a confiança no trabalho de TODOS e com a motivação de enfrentarmos o futuro com as dificuldades e os desafios que nos sejam colocados, os quais constituirão motivo para tornar mais una e forte a comunidade colegial.

As pessoas e as organizações revelam o que têm de melhor nos tempos difíceis, nomeadamente como aqueles que vivemos a nível nacional, e neste momento particularmente relevante do nosso Colégio Militar, estamos seguramente perante uma oportunidade e um compromisso para com o futuro.

(10)

10

O Colégio Militar, com o apoio do Exército, saberá estar à altura do seu passado no respeito por todos aqueles que ao longo da sua história contribuíram para edificar esta obra.

A terminar, formulo votos dos maiores sucessos escolares para todos os nossos alunos, e que em harmonia com a vida colegial, e com o contributo empenhado de todos, formadores, docentes e famílias, e ainda com o apoio dos alunos graduados finalistas, o presente ano letivo constitua uma fase da vossa vida, que encontre o equilíbrio entre o ser criança e jovem e a responsabilidade de apresentar resultados.

Aos alunos que terminaram a sua formação no Colégio Militar, no ano letivo anterior, desejo-vos as maiores felicidades na condição de antigos alunos, designadamente na frequência do ensino superior e, posteriormente, na vossa vida profissional.

Referências

Documentos relacionados

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da