• Nenhum resultado encontrado

JM Máquinas. Elevador 4T

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JM Máquinas. Elevador 4T"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JM Máquinas

(2)

Apresentação

Descrição do Produto

Primeiramente queremos lhe dar os parabéns pela escolha de um equipamento com nossa marca. Somos uma empresa instalada no ramo de máquinas para auto centers e borracharias em geral, tendo como principal objetivo desenvolver produtos para cada vez mais facilitar e agilizar seu trabalho, tudo com muita segurança e qualidade.

Contamos com uma linha de funcionários altamente capacitados e de formação qualificadas nas funções de engenheiros e técnicos. Nossa linha de produtos conta com um perfeito controle de qualidade, sendo testados e aprovados antes de sair da fábrica, portanto diminuindo quase que 100% na totalidade de assistência técnica.

Leia atentamente este manual não negligenciando nenhuma das informações nele contidas, tome todos os cuidados necessários para que o equipamento que você acaba de adquirir tenha um perfeito funcionamento.

O elevador JM 4T é usado para elevar veículos automotores de quatro rodas de até 4000kg de peso do solo até 1,80 m auxiliando as operações de inspeção, revisão, montagens e desmontagens de motor, cambio, transmissão, escapamentos, suspensão e pneus.

• Capacidade de carga: 4000Kg; • Motor Elétrico: 2 motores de 4 CV; • Tempo de elevação: 60 seg; • Altura total de elevação: 1,8m; • Distância entre colunas: 2,45m;

• Acionamento com alavanca de chave reversora; • Fins de curso mecânico;

• Sapatas ajustáveis com calço de borracha que impedem desnivelamentos e propiciam um contato suave com o veiculo;

• Braços reforçados e rebaixados que se adaptam a qualquer tipo de automóveis nacionais ou importados;

• Braços articulados com extensões ajustáveis permitem a perfeita distribuição de cargas de acordo com o veiculo de motor traseiro ou dianteiro;

• Montagem prática e segura das articulações dos braços com apenas um anel elástico em cada braço;

• As operações de subida e descida podem ser interrompidas prontamente em qualquer posição ao longo do curso posicionando o veiculo na melhor altura para a execução do trabalho;

• Construção das colunas de elevação em chapa de aço dobradas sem solda; • Sistema de elevação por dois fusos (rosca-sem fim) em aço trefilado e polido;

• Conjuntos móveis com porca de trabalho principal e porca de segurança, impedindo que ocorra a subida dos braços quando houver desgaste natural da porca principal;

(3)

2,45m 2,3m 3,2m 1,5m 0,14m 1,8m

Altura do Elevador Largura/Comprimento do Elevador

Elevação Mínima Elevação Máxima

1,2m 1,2m 2,6m 0,76m 0,76m 1,7m

(4)

Precauções de Segurança

Este manual é parte necessária integrante do equipamento, leia–o com atenção e não negligencie as recomendações nele contidas.

Mantenha-o adequadamente para posterior uso da manutenção ou eventual aquisição de peças de reposição

O equipamento deve ser operado por profissional qualificado por treinamento especifico. (vide operações)

Superfícies metálicas impregnadas de óleo tornam-se escorregadias, logo a manutenção da limpeza aumenta a segurança e deve ser encarada como parte integrante da atividade não devendo ser negligenciada.

Colunas Direta e Esquerda Base da Rampa com tampa

Componentes da Máquina

(5)

Instale o equipamento em local coberto e protegido das intempéries, jamais use jato de água na limpeza do equipamento.

Este equipamento é inadequado para operações de lavagem de veículos ou instalações a céu aberto, sendo vetado o seu uso nestas condições pela JM Maquinas.

O equipamento deve ser instalado em uma fundação compatível com os requisitos das especificações para o seu correto funcionamento.

Respeite sempre a Carga Limite do Elevador Nunca instale o Elevador sob Interpéries do Tempo

Atenção ao Abaixar ou Subir o Elevador. Evite Acidentes!

Jamais Utilize Jato de Água no Elevador

(6)

Requisitos mínimos para Instalação

O equipamento deve ser instalado em uma fundação compatível com os requisitos das especificações para o seu correto funcionamento:

• Distancia mínima da parede frontal: 1,8 m. • Distancia mínima da parede lateral: 0,85m. • Altura mínima do teto: 4,0 m.

• Posição do ponto de ligação elétrica: 1,8 m.

O piso deve ser plano, nivelado e estável, ou seja, não pode deformar-se com o uso e não pode desprender partículas (areia) que venham acumular-se na lubrificação da corrente e dos fusos e provocar o seu desgaste prematuro.

A fundação deve propiciar a instalação de quatro chumbadores tipo parabolt de Ø 1/2” por 155mm ou equivalente. Espessura do Piso 0,10m Pé Direito 4,0m 0,25m 0,25m 1,8m 1,8m

(7)

Montagem e Instalação

1. Fixar base com os chumbadores ou parabolts no piso

2. Instale a coluna com o acionamentodo lado direito na base com os parafusos e arruelas fornecidos. também encaixe a corrente na caixa e na engrenagem na base da coluna.

(8)

3. Montar coluna e corrente do lado oposto do motor com os parafusos e arruelas fornecidos deixando de dar o apareto final nos parafusos para depois de ajustar a tensão na corrente.

4. O ajuste da tensão da corrente é feito pelo parafuso esticador na coluna do lado oposto ao do motor. Verifica-se o ajuste da corrente no centro entre as duas colunas juntando-se os dois lados ate uma folga de aproximadamente 2 cm

(9)

5. Em seguida lubrifica-se o compartimento da corrente com óleo no nível em que esta e finalmente podemos montar a tampa protetora da corrente.

6. A montagem dos quatro braços telescópicos é feita primeiramente retirando o anel inferior e colocando o anel superior no rebaixo do eixo do braço. Após isso, coloque a parte superior do eixo no suporte que apresentará uma folga grande, em seguida encaixa-se o eixo do lado inferior. Podemos então montar a bucha no eixo que ajustará a folga encontrada anteriormente e trava-se o conjunto com os anéis elásticos nos lados inferior e superior.

(10)

Instalação Elétrica

Instale uma chave eletromagnética de 10CV para garantir a proteção do motor.

Utilizar cabos dimensionados conforme especificação da tabela abaixo e manter uma distancia máxima do motor a chave eletromagnética de 15 metros. Para distâncias superiores consulte um eletricista.

A instalação do motor sai de fábrica para 380 ou 220v trifásico, conforme pedido, porém é indispensável verificar a tensão na qual o motor está ligado antes de conectá-lo a rede. Caso seja necessário alteração da tensão do motor, solicite os serviços de um eletricista

FASE 1 FASE 3 FASE 2 T6/T1 T2/T4 TRIFÁSICO 220V T3/T5 FASE 1 FASE 3 FASE 2 T1 T2 TRIFÁSICO 380V T3 T4 T5 T6 UNIR E ISOLAR

(11)

Emende os fios dos dois motores, passando eles pelas calhas para não deixar os fios expostos com risco

Operação

de rompimento e consequentemente, curto-circuito.

Após isso, ligue o motor à rede elétrica e verifique se o sentido de rotação do motor está correto, ou seja, a alavanca que liga o motor sendo acionada para cima o elevador deve subir, se a alavanca for acionada para baixo ele deve descer.

CUIDADO! Não faça este teste com o elevador próximo de um dos fins de curso, pois se a rotação estiver invertida a alavanca que liga o motor pode ficar travada na posição ligada e se o motor não for desligado rapidamente no disjuntor a tempo outras peças (rolamentos, porca e fuso) serão danificadas.

Fio

Especificações Elétricas

Motor

Trifásico 380v

Cabo PP 3 x 2,5mm

Trifásico 220v

Cabo PP 3 x 2,5mm

O correto posicionamento do veiculo para a elevação ocorre quando o centro de massa do veiculo coincide com o um eixo vertical central entre as duas colunas do elevador.

As articulações dos braços farão a compensação para as diversas larguras dos veículos.

Os braços telescópicos farão a compensação para a variação do centro de massa para motores dianteiros e traseiros.

Os fusos roscados das sapatas deverão compensar os desnivelamentos dos apoios de cada veiculo. A subida e a descida são feitas em velocidade constante pelo acionamento por motor elétrico, redutor de polias e fusos roscados. As rocas laminadas com um pequeno ângulo de hélice propiciam o travamento do fuso assim que o motor for desligado parando instantaneamente o elevador sem necessidade de freios.

Em primeiro lugar é necessário observar que a distancia entre a lateral direita do veiculo até a coluna direita sejam iguais entre 5 e 10 cm com a mesma distancia do lado esquerdo.

(12)

Em segundo lugar devemos considerar que o motor é um concentrador de peso que desloca a posição do centro de massa para perto de si mesmo, lembremos que temos veículos com motores dianteiros e traseiros. Logo para compensação deste fato os braços telescópicos do lado do motor deverão ser ajustados mais recolhidos no lado do motor e mais estendidos no lado oposto.

Utilizando os parafusos das sapatas ajuste a altura destes para que os quatro toquem simultaneamente no veículo para verificar se a posição do centro de massa está aceitável. Observe ao elevar o carro alguns centímetros se o veiculo tende a perder o nível, inclinando-se para frente ou para traz. Caso afirmativo retorne o veiculo ao solo e desloque o veiculo alguns centímetros aproximando da base do elevador o lado que ficou mais baixo e reajuste os braços telescópicos e a altura das sapatas para a nova posição. Repita esta operação até que o veiculo suba sem perder o nível vide figuras ilustrativas.

Certifique-se de que nada impede a subida do veiculo como portas ou capô abertos, pessoas no interior ou nas proximidades deste, ferramentas, escadas ou fios.

Para elevar o veiculo, basta acionar a alavanca para cima até a altura desejada, soltando-a em seguida. Certifique-se de que nada impede a descida do veiculo como pessoas embaixo ou nas proximidades deste, ferramentas, escadas cavaletes ou carrinhos.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Os resultados apontam para os seguintes temas candentes: Profissionalização e a construção da identidade docente; As políticas de mercado e a regulação da atividade

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na