• Nenhum resultado encontrado

O Sistema Da Verdade de Paulo_ - Mark Hankins

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Sistema Da Verdade de Paulo_ - Mark Hankins"

Copied!
159
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

LANÇAMENTO 31/08/2018 LANÇAMENTO 31/08/2018 PREGADOR JOVEM® PREGADOR JOVEM® E-books evangélicos E-books evangélicos

Nossos e-books são disponibilizados gratuitamente, com a única

Nossos e-books são disponibilizados gratuitamente, com a única

finalidade de oferecer leitura edificante a todos aqueles que não

finalidade de oferecer leitura edificante a todos aqueles que não

tem condições econômicas para comprar. Se você é

tem condições econômicas para comprar. Se você é

financeiramente privilegiado, então utilize nosso acervo apenas

financeiramente privilegiado, então utilize nosso acervo apenas

para avaliação, e, se gostar, abençoe autores, editoras e livrarias,

para avaliação, e, se gostar, abençoe autores, editoras e livrarias,

adquirindo os livros.

adquirindo os livros.

PROIBIDO A VENDA

(4)

Sumário

Sumário

Capa

Capa

Cap. 1 - A Vida de Paulo: A Trajetória da Fé

Cap. 1 - A Vida de Paulo: A Trajetória da Fé

Cap. 2 - O Sistema da Verdade de Paulo

Cap. 2 - O Sistema da Verdade de Paulo

Cap. 3 - Ponto 1 — O Conceito de Pneuma de Paulo

Cap. 3 - Ponto 1 — O Conceito de Pneuma de Paulo

Cap. 4 - Ponto 2 — A Identificação do Homem com Adão

Cap. 4 - Ponto 2 — A Identificação do Homem com Adão

Cap. 5 - Ponto 3 — A Condição do Homem em Adão

Cap. 5 - Ponto 3 — A Condição do Homem em Adão

Cap. 6 - Ponto 4 — O Que Aconteceu com Jesus da Cruz ao Trono

Cap. 6 - Ponto 4 — O Que Aconteceu com Jesus da Cruz ao Trono

Cap. 7

-Cap. 7 - Ponto 5 — Ponto 5 —  Sua Identificação com Cristo Sua Identificação com Cristo

Cap. 8

-Cap. 8 - PontPonto 6 — Quem Você é e o Que Você Possui em Cristoo 6 — Quem Você é e o Que Você Possui em Cristo

Cap. 9

-Cap. 9 - Ponto 7 — O Que JesusPonto 7 — O Que Jesus Está Fazendo Por Nós Agora Está Fazendo Por Nós Agora

Cap. 10

-Cap. 10 - Ponto 8 — Como Crescer em Cristo Ponto 8 — Como Crescer em Cristo

Seção 1

-Seção 1 - A Palavra de Deus A Palavra de Deus

Seção 2

-Seção 2 - O Poder da Oração O Poder da Oração

Seção 3

-Seção 3 - Ocupando Seu Lugar no Corpo de Cristo Ocupando Seu Lugar no Corpo de Cristo

Cap. 11

-Cap. 11 - Confissões em Cristo Confissões em Cristo

Notas

Notas

Referênc

Referênciasias

Sobre o

(5)

Rhema Brasil Publicações

Rua Izabel Silveira Guimarães, 172 58.410-841 - Campina Grande - PB Fone: 83.3065 4506

www.rhemabrasilpublicacoes.org.br editora@rhemabrasilpublicacoes.org.br

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por Rhema Brasil Publicações.

Direção: Samir Ferreira de Souza

Supervisão: Ministério Verbo da Vida Revisão e copidesque: Idiomas & Cia Prova de revisão: Idiomas & Cia

Capa: Bárbara Giselle

Diagramação: DIAG Editorial

Publicado no Brasil por Rhema Brasil Publicações com a devida autorização de Mark Hankins Ministries

 PO Box 12863 | Alexandria, LA 71315 www.markhankins.org

Esta é uma tradução da 1a edição do título original e a 1a edição em língua

portuguesa.

Título original: Paul’s System Of Truth.

(6)

Todos os direitos reservados.

As citações bíblicas, exceto quando indicado em contrário, foram extraídas da Bíblia Sagrada, Almeida Edição Revista e Atualizada, © 1993, Sociedade Bíblica do Brasil. Outras versões utilizadas: Almeida Corrigida Fiel (ACF), Almeida Atualizada (AA), Nova Versão Internacional (NVI), A Mensagem.

As seguintes versões foram traduzidas livremente por inexistência de

correspondência em língua portuguesa: Amplified Bible (AMP), King James Version (KJV), New Living Translation (NLT) e The New English Bible (NEB).

Proibida a reprodução, de quaisquer formas ou meios, eletrônicos ou mecânicos, sem a permissão da editora, salvo em breve citações, com indicação da fonte.

(7)

R

1

A VIDA DE PAULO: A TRAJETÓRIA

DA FÉ

Nenhuma palavra das Escrituras, à exceção destas: “Deus manifesto em carne”, trazem dentro de si um mistério mais profundo que esta simples fórmula da vida cristã: “em

Cristo”.

 — A.J. Gordon

ecentemente assisti a um jogo de golfe na televisão. O maior golfista do mundo estava no campo precisando fazer uma tacada crucial. Milhões de pessoas assistiam com milhões de dólares em jogo.

O golfista andava pelo campo e observava a localização da bola de vários ângulos diferentes. Ele se preparou cuidadosamente para dar a tacada enquanto a multidão assistia quase sem respirar. Quando atingiu a bola, pareceu que havia feito a tacada na direção errada! Foi como se houvesse calculado mal a tacada e a bola estava fora da rota.

Fiquei impressionado ao ver a bola se desviar e cair direto no buraco. Enquanto a multidão aclamava, fiquei chocado por ele ter feito aquela tacada. Pensei que ele havia feito a tacada na direção errada. Entretanto, do meu ponto de vista, eu não podia ver a configuração do terreno do campo. O golfista, na verdade, teve de fazer a bola ir colina acima. A direção e o ritmo foram cruciais. Ele calculou perfeitamente e a bola caiu diretamente no

(8)

buraco.

Enquanto eu pensava sobre isso, o Senhor me disse: “Sou um campeão em colocar as pessoas na direção certa com o ritmo perfeito para que elas possam cumprir seu destino. Quando você pensa que o estou colocando na direção errada, lembre-se de que Eu posso ver a configuração do terreno. Eu conheço seus pontos fortes e suas fraquezas. Eu levarei ‘a bom termo’ aquilo que lhe diz respeito” (ver Salmo 138:8).

Neste livro, faremos uma análise da vida do apóstolo Paulo. A vida de Paulo teve muitos momentos decisivos inusitados, mas Deus estava dando a “tacada” perfeita para colocar Paulo no seu chamado e no seu destino divino. Veremos a genialidade de Deus enquanto olhamos os muitos pontos decisivos na trajetória de vida do apóstolo. O dicionário Webster define a palavra trajetória como o caminho seguido por um objeto que se move pelo

espaço, e também como um caminho escolhido ou tomado.

A vida e o ministério de Paulo são um padrão de como Deus trabalha em cada vida. Há um padrão de misericórdia, fé, sabedoria, graça, verdade e poder que podemos seguir hoje. Ao estudarmos a vida de Paulo e vermos seu coração em suas cartas, enxergaremos um “homem em Cristo”. Toda pessoa em Cristo tem uma trajetória definida de fé e destino. Quando parecer que a “tacada” de Deus está lançando você na direção errada, lembre-se: Ele é um Campeão. Ele é capaz, pelo Seu Espírito, de colocar você no lugar certo e na hora certa para cumprir o chamado dele para sua vida.

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas  já passaram; eis que se fizeram novas.

 — 2 CORÍNTIOS 5:17

O apóstolo Paulo se refere a si mesmo como um homem “em Cristo” em 2 Coríntios 12:2. Você precisa entender o que Paulo quer dizer com a expressão “em Cristo” para compreender as epistolas. Paulo usa as expressões “em Cristo”, “nele”, e “em quem” mais de cento e trinta vezes nos

(9)

seus escritos. Ele não apenas está descrevendo a própria experiência com o Senhor Jesus, como também o que acontece com qualquer homem ou mulher que está em Cristo. As cartas de Paulo podem ser resumidas no seguinte versículo:

...Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

 — GÁLATAS 2:19-20

A realidade do Cristianismo para Paulo era “... já não sou em quem vive, mas Cristo vive em mim...”. Jesus está vivo, não apenas no céu, mas em todo crente pelo Espírito Santo. Os crentes estão vivos não apenas na terra, mas também no céu em virtude de estarem em Cristo. Efésios 2:6 nos diz que Deus “... juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. A vida e o ministério de Paulo são a vida de um homem em Cristo — um homem feliz.

Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. Neste instante as coisas estão movendo você na direção certa rumo à vontade de Deus. Todo homem em Cristo pode seguir o padrão encontrado na vida de Paulo. Esse mesmo padrão trabalhará hoje para mudar cidades e nações!

Há momentos decisivos em todas as gerações. Deus usou Paulo, um homem em Cristo, para revolucionar o pensamento e o entendimento dos líderes da Igreja Primitiva. As cartas de Paulo permaneceram para influenciar a Igreja hoje.

REVOLUÇÕES E MOMENTOS DE TRANSIÇÃO

NA HISTÓRIA

(10)

A revista U.S. News and World Report  fez uma matéria especial sobre os

“Momentos Decisivos na História”, por Daniel Boorstin.

O verdadeiro divisor de águas das relações humanas raramente é identificado com rapidez em meio ao tumulto das manchetes do momento. Superalimentados pelas notícias, corremos o risco de ter o senso de história poluído pelas manchetes. Hoje mais do que nunca precisamos afiar nosso vocabulário e lembrar a nós mesmos as diferenças entre história e eventos atuais; entre “revolução” e “momentos de transição” que confundem nossa visão das últimas notícias. Foi somente no século XVII que a palavra “revolução” deixou de significar apenas o movimento circular de corpos celestes em suas órbitas e começou a descrever as grandes “comoções” na sociedade. “Momentos de transição” é um acréscimo muito mais recente no vocabulário. A expressão foi adotada em meados do século XIX como uma maneira de indicar mudança repentina na direção de coisas em movimento. Para passar do deserto das notícias para os caminhos da história, precisamos distinguir os verdadeiros momentos de transição dos equivocados. Os momentos de transição autênticos, que chamamos de revoluções, tinham raízes que datavam de centenas de anos.1

Palavras como “revolução” e “momento de transição” descrevem o impacto do apóstolo Paulo na história. Ele definitivamente causou uma grande “comoção” na sociedade. Paulo causou uma mudança repentina de direção na Igreja Primitiva. Ele revolucionou o pensamento dos líderes com relação ao que aconteceu na morte, no sepultamento e na ressurreição de Jesus Cristo.

Em resultado, o impacto e a influência do Cristianismo correu o mundo. Paulo cruzou limites sociais, religiosos, culturais, raciais e geográficos. O que Deus fez em Cristo foi para todo o mundo e para todas as gerações. Paulo iniciou uma revolução que ainda molda e transforma o mundo hoje. O Senhor

(11)

Jesus Cristo o usou para ser o pioneiro desse caminho e para desenhar o mapa onde os crentes andam hoje em Cristo.

Em seu livro Life of Paul (A Vida de Paulo), P.C. Nelson faz uma incrível

descrição da importância e do impacto de Paulo no Cristianismo, no mundo de então e no mundo de agora.

Grandes conquistadores como Nabucodonosor, Alexandre o Grande, os Césares, Carlos Magno, Canuto o Grande, Napoleão, e muitos outros se levantaram para mudar o mapa do mundo, mas eles passaram da fase da ação, e seus impérios desapareceram. Grandes filósofos como Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Kant, Hegel, Pascal e muitos outros apareceram, mas seus ensinamentos e sistemas são pouco conhecidos, exceto por alunos de filosofia. Grandes poetas e oradores como Homero, Virgílio, Cícero, Burke, Webster e outros adquiriram notoriedade, mas ou são desconhecidos entre os cidadãos comuns do mundo ou quase esquecidos. Grandes exploradores, cientistas e estadistas vieram e se foram, deixando apenas memórias obscuras ou pálidas. Mas Paulo, que amava chamar a si mesmo de escravo — um escravo de Jesus Cristo —, fica maior com o passar dos séculos, e o legado que ele deixou para o mundo ultrapassa em muito o deixado por qualquer um daqueles que mencionamos.

Em menos de trinta anos, com a energia, a influência, a sabedoria e o poder de Paulo e de seus associados, o Cristianismo se tornou uma religião mundial e foi firmemente estabelecido em grandes centros, e havia criado raízes até na orgulhosa Roma, no exército romano (Filipenses 1:12-18), na casa de César — aquele monstro humano, o imperador Nero César (Filipenses 4:22). “Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente” (Atos 19:20), não apenas em Éfeso, mas em todo o império romano (Romanos 15:15-24).

Paulo era facile princeps  (o chefe reconhecido; alguém que ocupa

indiscutivelmente o primeiro lugar) como teólogo na era apostólica, e ainda estamos esperando que surja um pensador mais objetivo e um

(12)

teólogo mais profundo. Naquele pequeno somatório de epístolas, Paulo personificou a definição mais clara da doutrina cristã existente. Ele escreveu muito pouco sobre si mesmo, mas colocou centenas dos melhores eruditos de todos os séculos cristãos para escrever, explicar, elucidar e ampliar as grandes doutrinas que entregou aos santos (Judas 3). Bibliotecas imensas poderiam ser coletadas dos livros escritos sobre Paulo, sua obra e seus escritos. As maiores mentes nas fileiras cristãs ficaram felizes em sentar-se aos seus pés para aprender o caminho do Senhor mais perfeitamente (Atos 19:26). Essas cartas divinamente inspiradas e ricas nas verdades espirituais mais profundas, são os ensinamentos avançados do nosso Senhor Jesus Cristo, uma parte necessária e essencial do Evangelho. Os quatro Evangelhos preparam o caminho para a maior revelação da verdade de Deus, e as epístolas lançam um holofote sobre os relatos do Evangelho. Pedro classifica essas cartas juntamente com “as outras escrituras”, e admite que há coisas nelas que requerem estudo: “...como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles” (2 Pedro 3:15-16).

Deus fez de Paulo um pregador mundial para toda a era do Evangelho. Ele exerceu uma poderosa influência sobre os outros apóstolos e sobre outros pregadores dos tempos apostólicos, e desde então nenhum grande pregador surgiu para abençoar o povo de Deus que não tenha acendido sua tocha na chama acesa por Paulo. É lamentável o grito “De volta para Cristo” que tem ecoado nos ouvidos do mundo hoje — significando para longe de Paulo e de volta aos elementos mais simples dos Evangelhos. Nunca! Avante com Paulo para Cristo! Nosso Salvador não está lá longe na Palestina e não está enterrado no túmulo de José de Arimateia. Ele “já ressuscitou... e vai adiante!” (Mateus 28:7). E não se pode encontrar um melhor guia que o apóstolo Paulo para nos levar em meio à névoa e às trevas da

(13)

presente era má à própria presença do nosso Senhor exaltado.

Paulo parece ter todos os dons do Espírito. Sabemos que ele falava em línguas mais do que qualquer outro — mesmo em Corinto, onde esse dom parece ter chegado ao seu desenvolvimento máximo (1 Coríntios 14:18); sabemos que ele tinha discernimento porque ele demonstrou isso vez após vez (Atos 14:8-11). Ele era um profeta no mais alto sentido da palavra, pois muitas revelações especiais lhe foram dadas (1 Coríntios 14:6, 2 Coríntios 12:1, 7; Gálatas 1:12; Romanos 16:25-26; Efésios 3:5). Ele tinha sabedoria divina (2 Pedro 3:15). Ele tinha conhecimento divino (2 Coríntios 11:6; Efésios 3:4). Ele era um homem de fé — dada por Deus (Atos 28:3-6; 27:25). Ele realizou poderosos milagres (Atos 19:11-12). Ele exercia os dons de cura (Atos 28:8-9). Não nos é dito se ele interpretava mensagens em línguas, mas isso é óbvio (1 Coríntios 14:13).

Pregadores como Crisóstomo, Lutero, Knox, Wesley, Spurgeon, Finney, Moody e Gypsy Smith; poetas como Tennyson, Whittier, Francis Ridley Harvergal, Fanny Crosby e uma série de outros devem as suas melhores e maiores criações a esse apóstolo. Estadistas como Gladstone, David Lloyd George, Daniel Webster, Abraham Lincoln, William Jennings Bryan e centenas de outros colocaram seus tributos aos pés desse homem de Deus. Bibliotecas inteiras se desenvolveram a partir dos pensamentos que ele semeou. Grandes universidades, bem como escolas menores, foram plantadas porque esse homem enviou uma chama de luz. Jesus colocou o fundamento da verdade do Evangelho, fornecendo o material para a grande superestrutura que Paulo, como um “sábio mestre construtor” ergueu. Ele abrange toda a cadeia da verdade divina — Teologia, Soteriologia, Eclesiologia, Escatologia. Ele era tão cheio de Deus que suas palavras pareciam carregadas de poder divino. Como Martinho Lutero expressou, “suas palavras são coisas vivas com mãos e pés”. Ele poderia ter acrescentado que elas capturam o coração, iluminam a mente, agitam as emoções, envolvem a consciência e movem a vontade. Elas sondam a alma até seus interiores mais profundos de corrupção

(14)

desconhecida, limpam e purificam as feridas secretas que estão apodrecendo, derramando sobre elas o bálsamo de Gileade: elas falam com tons de trovão de uma condenação iminente a um Félix, cegam os olhos de Elimas, colocam de pé um Eneias que nunca havia andado, libertam uma menina escrava de um demônio opressor de adivinhação e trazem alegria a uma multidão em tempos de sofrimento e tormento. Sermões inteiros podem ser encontrados em palavras separadas: volumes inteiros em frases únicas. Mesmo depois de mil e novecentos anos, Paulo está pregando todas as semanas em mil idiomas em cem mil púlpitos em todo o mundo.

Paulo foi o mestre de todas as situações. Ele era incansável, inesgotável, indomável e invencível. Invencível na vida, ele também foi vitorioso na morte.2

Em seu artigo “The Momentous Mission of the Apostle Paul” (A Importantíssima Missão do Apóstolo Paulo) na revista U.S. News and World  Report , Gerald Parshall também descreve a inegável impressão deixada no

mundo por Paulo.

Em meados do primeiro século, pregadores de muitas vertentes filosóficas viajavam pelas rotas marítimas e pelas estradas de pedra do Império Romano. Entre elas estava um evangelista incansável com um casaco velho e sandálias rústicas que se sustentava com sua obra missionária fazendo tendas. Os historiadores contemporâneos não o consideravam digno de sequer ser mencionado sem fazer ideia do quanto Paulo de Tarso era um bom fazedor de tendas. Eles não podiam saber que ele estava erguendo a tenda teológica do Cristianismo, tornando-a ampla o bastante para acomodar toda espécie de seres humanos, para rodear o globo e para sobreviver dois milênios como uma força de grande importância na história. Ele foi preso e expulso de uma cidade após a outra. Ele foi apedrejado pelo menos uma vez, espancado com varas por três vezes e em cinco situações recebeu trinta e nove açoites, uma punição que deixa uma

(15)

pessoa em estado deplorável e pode causar a morte. Enquanto Paulo viajava a pé, de mula, a cavalo e de barco pela Ásia Menor e pela Macedônia estabelecendo novas congregações, ele reforçava o Evangelho aos convertidos anteriormente com uma série de cartas que têm impactado até mesmo os historiadores seculares. Will Durant disse que elas estavam “entre as mais eloquentes e substanciais... de toda a literatura... 3

Marvin Wilson, em seu livro Did You Know (Você Sabia?), também traz à

luz a importância da vida e das cartas do apóstolo Paulo.

As cartas de Paulo, e não os evangelhos, nos dão as primeiras informações que temos sobre Jesus. Todas as suas cartas foram escritas provavelmente antes que o primeiro Evangelho fosse escrito. A primeira referência às palavras de Jesus vieram de 1 Tessalonicenses, que Paulo escreveu por volta de 50 d.C.4

A VIDA DE PAULO — A TRAJETÓRIA DA FÉ

Conybeare e Howson nos dão as principais datas na cronologia do ministério de Paulo.

36 d.C. – Conversão

38 d.C. – Fuga para Tarso

44 d.C. – Levado a Antioquia por Barnabé 48 d.C. – Primeira viagem missionária 50 d.C. – Concílio em Jerusalém

51-54 d.C. – Segunda viagem missionária 54-58 d.C. – Terceira viagem missionária

(16)

57 d.C. – 1 Coríntios escrito em Éfeso 57 d.C. – 1 Coríntios escrito em Éfeso

2 Coríntios na Macedônia 2 Coríntios na Macedônia Gálatas em Corinto

Gálatas em Corinto

58 d.C. – Romanos escrito em Corinto 58 d.C. – Romanos escrito em Corinto 59 d.C. – Na prisão em Cesárea

59 d.C. – Na prisão em Cesárea 60 d.C. – Viagem a Roma

60 d.C. – Viagem a Roma

62 d.C. – Filemon, Colossenses e Efésios escritos em Roma 62 d.C. – Filemon, Colossenses e Efésios escritos em Roma 63 d.C. – Libertação da prisão

63 d.C. – Libertação da prisão

67 d.C. – 1 Timóteo e Tito escritos 67 d.C. – 1 Timóteo e Tito escritos

68 d.C. – Na prisão novamente em Roma 68 d.C. – Na prisão novamente em Roma

2 Timóteo 2 Timóteo Morte. Morte.55

PAULO, UM HOMEM FELIZ

PAULO, UM HOMEM FELIZ

A alegria de Jesus fortalecia Paulo em meio a toda adversidade. Ele A alegria de Jesus fortalecia Paulo em meio a toda adversidade. Ele terminou sua carreira com alegria e completou a missão que lhe foi dada por terminou sua carreira com alegria e completou a missão que lhe foi dada por Jesus Cristo (Atos 20:24). Em Filipenses, uma de suas últimas cartas, Paulo Jesus Cristo (Atos 20:24). Em Filipenses, uma de suas últimas cartas, Paulo fala de alegria e de se alegrar dezesseis vezes em quatro curtos capítulos. Seja fala de alegria e de se alegrar dezesseis vezes em quatro curtos capítulos. Seja o que for que um homem em Cristo é, ele certamente é um homem feliz.

o que for que um homem em Cristo é, ele certamente é um homem feliz.

Próximo ao fim de sua vida, Paulo apresentou-se diante dos líderes do Próximo ao fim de sua vida, Paulo apresentou-se diante dos líderes do Império Romano e disse: “Tenho-me por feliz” (Atos 26:2). Outra versão diz: Império Romano e disse: “Tenho-me por feliz” (Atos 26:2). Outra versão diz: “Tenho me congratulado”. Paulo era um homem feliz. Se considerar a “Tenho me congratulado”. Paulo era um homem feliz. Se considerar a adversidade com a qual ele se deparou na vida, você esperaria que ele adversidade com a qual ele se deparou na vida, você esperaria que ele dissesse algo diferente. Ele poderia ter dito: “Sou um homem cansado, um dissesse algo diferente. Ele poderia ter dito: “Sou um homem cansado, um homem maltratado, um homem solitário, um homem decepcionado, um homem maltratado, um homem solitário, um homem decepcionado, um homem sofredor”. Em vez disso, Paulo se descreveu como um homem feliz. homem sofredor”. Em vez disso, Paulo se descreveu como um homem feliz.

Quando Paulo encontrou Jesus, toda a sua vida e identidade mudaram. Ele Quando Paulo encontrou Jesus, toda a sua vida e identidade mudaram. Ele

(17)

não era mais Saulo de Tarso; ele era uma nova criatura. Ele não era apenas não era mais Saulo de Tarso; ele era uma nova criatura. Ele não era apenas um homem transformado, ele também era um homem diferente. Seu nome, um homem transformado, ele também era um homem diferente. Seu nome, sua identidade e seu destino mudaram. Paulo encontrou uma nova identidade sua identidade e seu destino mudaram. Paulo encontrou uma nova identidade em Cristo e cumpriu um novo destino. A missão de Paulo foi reunir as ideias em Cristo e cumpriu um novo destino. A missão de Paulo foi reunir as ideias dadas a ele por Jesus e publicar a mensagem para todo o Corpo de Cristo. Ele dadas a ele por Jesus e publicar a mensagem para todo o Corpo de Cristo. Ele foi a boca que Jesus usou para falar e escrever aos cristãos em todas as foi a boca que Jesus usou para falar e escrever aos cristãos em todas as gerações. Isso não é apenas verdade para Paulo, mas para qualquer pessoa em gerações. Isso não é apenas verdade para Paulo, mas para qualquer pessoa em Cristo. Você é uma pessoa muito diferente em Cristo; e terá de deixar Deus Cristo. Você é uma pessoa muito diferente em Cristo; e terá de deixar Deus apresentá-lo ao seu novo eu.

(18)

O

O

22

O SISTEMA DA VERDADE DE PAULO

O SISTEMA DA VERDADE DE PAULO

O PODER DA VERDADE

O PODER DA VERDADE

Evangelho é multifacetado e supre toda necessidade. Os quatro Evangelho é multifacetado e supre toda necessidade. Os quatro evangelhos — Mateus, Marcos, Lucas e João — são uma proclamação do evangelhos — Mateus, Marcos, Lucas e João — são uma proclamação do Evangelho. O livro de Atos é uma demonstração do Evangelho. As cartas de Evangelho. O livro de Atos é uma demonstração do Evangelho. As cartas de Paulo são uma explicação do Evangelho. Os quatro evangelhos são uma Paulo são uma explicação do Evangelho. Os quatro evangelhos são uma fotografia da redenção. As epístolas de Paulo são uma radiografia. Uma fotografia da redenção. As epístolas de Paulo são uma radiografia. Uma radiografia mostra coisas que não podem ser vistas em uma fotografia. Em radiografia mostra coisas que não podem ser vistas em uma fotografia. Em uma foto você vê o externo, mas uma radiografia mostra o interno. Ambas uma foto você vê o externo, mas uma radiografia mostra o interno. Ambas são necessárias para ver a imagem da redenção na sua totalidade.

são necessárias para ver a imagem da redenção na sua totalidade.

A revelação de Paulo fala da necessidade da crucificação de Cristo. Ele diz A revelação de Paulo fala da necessidade da crucificação de Cristo. Ele diz o que aconteceu no invisível — na dimensão espiritual. Os quatro evangelhos o que aconteceu no invisível — na dimensão espiritual. Os quatro evangelhos contam o que o homem via. As epístolas de Paulo contam o que Deus via. Ele contam o que o homem via. As epístolas de Paulo contam o que Deus via. Ele conta o que aconteceu quando Jesus subiu ao céu e garantiu nossa redenção conta o que aconteceu quando Jesus subiu ao céu e garantiu nossa redenção com Seu sangue.

com Seu sangue.

Paulo conta o que aconteceu na economia de Deus quando Jesus morreu e Paulo conta o que aconteceu na economia de Deus quando Jesus morreu e foi ressuscitado dentre os mortos. As epístolas de Paulo são Jesus, o cabeça foi ressuscitado dentre os mortos. As epístolas de Paulo são Jesus, o cabeça da Igreja, falando conosco da destra de Deus. O Cristo triunfante ressurreto da Igreja, falando conosco da destra de Deus. O Cristo triunfante ressurreto ainda está falando depois da ressurreição. Ele fala conosco do Seu lugar de ainda está falando depois da ressurreição. Ele fala conosco do Seu lugar de vitória. Ele está assentado. A redenção foi concluída.

vitória. Ele está assentado. A redenção foi concluída.

As cartas de Paulo contêm a melhor explicação do Cristianismo no mundo. As cartas de Paulo contêm a melhor explicação do Cristianismo no mundo. James Stalker diz:

(19)

A maneira certa de olhar para elas é considerá-las a continuação do próprio ensinamento de Cristo. Elas contêm as ideias que Cristo levou do mundo sem pronunciar. É claro que Jesus as teria dito de forma diferente e muito melhor. As ideias de Paulo têm em toda parte o colorido das próprias peculiaridades mentais. Mas a substância delas é o que teriam sido as de Cristo se Ele próprio tivesse dado expressão a elas.

Houve um grande tema especialmente que Cristo teve de deixar sem explicação — a própria morte. Ele não pôde explicá-la antes de ela acontecer. Esse se tornou o tópico principal do pensamento de Paulo  — para mostrar por que a morte de Cristo era necessária e quais foram seus benditos resultados. Mas não havia nenhum aspecto da aparência de Cristo no qual sua mente irrequieta e inquisidora estava constantemente se aprofundando cada vez mais no assunto. O progresso do seu modo de pensar era determinado em parte pelo progresso natural do seu avanço no conhecimento de Cristo, pois ele sempre escreveu com base na própria experiência; e em parte pelas diversas formas de erro que ele em períodos sucessivos havia encontrado, e que se tornaram um meio providencial de estimular e desenvolver sua apreensão da verdade, assim como desde então na igreja cristã o avanço do erro tem sido o meio de fazer acontecer as afirmações mais claras da doutrina. O impulso dominante, porém, desse modo de pensar, como de toda a sua vida, sempre foi Cristo, e foi sua devoção a esse tema inesgotável que fez dele o pensador do Cristianismo.6

Para chegar a qualquer lugar na vida você precisa de um ponto de referência, de um marco. Há vários anos em Paris, França, eu não conseguia entender para que lado as ruas estavam indo, porque eles não fazem quadras. O que realmente me ajudou foi ter uma visão aérea da cidade. Do alto eu pude ver que as ruas eram como raios de uma roda de bicicleta. Os raios iam para o centro da cidade, no Arco do Triunfo.

(20)

Entendi que seu eu soubesse onde eu estava em relação ao Arco do Triunfo, o centro da cidade, eu poderia entender onde ficavam os restaurantes, os museus, o rio ou o Museu do Louvre a partir desse marco. Você precisa ter alguns marcos para andar em Paris.

Às vezes a vida pode ficar bastante complicada. O diabo traz pensamentos e imaginações. Você passa por provações e dificuldades. Independentemente da tribulação que você esteja enfrentando na vida, se puder encontrar o Arco do Triunfo — o Evangelho — e voltar para a redenção, você poderá chegar a qualquer lugar que precise ir a partir dali. O centro do Evangelho é o que Deus fez por você em Cristo em Sua morte, Seu sepultamento e Sua ressurreição. Esse é o centro do sistema da verdade de Paulo; é o que Deus já realizou por você. A redenção é um fato terminado na mente de Deus. O Evangelho não é o que você está tentando fazer que Deus faça por você — é o que Deus já fez por você.

UM SISTEMA MELHOR

Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.

 — 2 TIMÓTEO 1:13

Mantenha e siga o padrão do ensino saudável e são que você ouviu de mim, em [toda] a fé e amor que estão [a nosso favor] em Cristo Jesus.

BÍBLIAAMPLIFICADA

Agarre-se firmemente ao modelo da verdade que eu lhe ensinei, especialmente no tocante à fé e ao amor que Cristo Jesus lhe oferece.

(21)

E o Espírito Santo utiliza tudo isso para nos mostrar que, sob o sistema antigo, o povo comum não podia entrar no Santo dos Santos enquanto ainda estivesse em uso o primeiro compartimento e o antigo sistema que ele representava. Isso tem um ensinamento importante para nós no dia de hoje. Porque, no sistema antigo, ofereciam-se dádivas e sacrifícios, porém isso não conseguia purificar o coração do povo que os oferecia. Pois o sistema antigo tratava somente de certas cerimônias: que alimentos comer e beber; regulamentos sobre a maneira de eles se lavarem; regulamentos sobre isto e aquilo. O povo tinha de seguir esses regulamentos que os ajudariam a sustentar a situação até que Cristo viesse com um novo e melhor caminho da parte de Deus. Ele veio como Supremo Sacerdote deste sistema melhor que nós agora temos. Ele entrou naquele tabernáculo do céu, maior e perfeito, que nem é feito por homens nem faz parte deste mundo. E, uma vez por todas, levou sangue para dentro daquele compartimento mais interno, o Santo dos Santos, e o salpicou sobre o propiciatório, mas não era sangue de bodes nem de bezerros. Não, Ele levou o próprio sangue e, com esse sangue, por Si mesmo, Ele garantiu nossa salvação eterna. E se, sob o sistema antigo, o sangue de touros e bodes e as cinzas das novilhas podiam purificar do pecado os corpos dos homens, calculem como o sangue de Cristo com muito mais certeza, transformará nossa vida e nosso coração. O sacrifício dele nos liberta da preocupação de ter de obedecer aos regulamentos antigos, e nos faz desejar servir ao Deus vivente; pois com a ajuda do eterno Espírito Santo, Cristo de bom grado entregou-se a Deus para morrer pelos nossos pecados — Ele, que era perfeito, sem uma única falta ou pecado.

 — HEBREUS 9:8-14 (A BÍBLIA VIVA)

O escritor de Hebreus queria explicar que as antigas leis não podem se comparar à obra da redenção que Deus fez por nós em Cristo. Aparentemente, muitos cristãos judeus estavam pensando em recuar da sua

(22)

nova vida de fé em Cristo que mediava uma melhor aliança e oferecia um melhor sacrifício por nós.

O antigo sistema das leis judaicas deu apenas uma fraca amostra das coisas boas que Cristo faria por nós. Nesse antigo sistema, os sacrifícios se repetiam muitas vezes, ano após ano, porém mesmo assim eles nunca puderam salvar aqueles que viviam debaixo dos regulamentos deles. Se tivessem pedido, apenas uma oferta teria sido suficiente; os adoradores teriam sido purificados de uma vez por todas, e seu sentimento de culpa teria desaparecido... Depois que Cristo disse isso, a respeito de não ficar satisfeito com os vários sacrifícios e ofertas que o antigo sistema exigia, acrescentou, então: “Eis que EU vim para dar a minha vida”. Ele revoga o primeiro sistema em favor de outro muito melhor. Nesse novo plano, nós fomos perdoados e purificados por Cristo quando Ele morreu por nós uma vez por todas.

 — HEBREUS 10:1-2; 8-10 (A BÍBLIA VIVA)

O primeiro sistema teve de ser substituído por um novo e melhor sistema a fim de que o homem pudesse ter comunhão com Deus. Se você ainda estivesse vivendo sob o antigo sistema teria de trazer animais para serem sacrificados para obter perdão. Cada vez que você pecasse, teria necessidade de levar um sacrifício de sangue à igreja, assim como eles tinham de fazer no Antigo Testamento. Não temos mais de fazer isso. O antigo sistema foi abolido. O primeiro sistema estabelecido foi substituído por um novo e melhor sistema ordenado por Deus e selado com o sangue do Seu Filho, Jesus Cristo.

Tudo que Paulo ensinou em Roma, ele também ensinou em Colossos, Éfeso, Corinto, Tessalônica, e também escreveu aos Hebreus. As cartas de Paulo contêm um sistema da verdade que permite ao cristão entender e crescer na realidade do que Jesus fez e está fazendo por nós.

(23)

Gosto da maneira como James Stalker disse: “As cartas de Paulo contêm os pensamentos que Jesus levou deste mundo sem serem pronunciados”.6

Jesus tinha muito mais a dizer aos Seus discípulos que Ele não pôde dizer a eles enquanto estava na terra (João 16:12-15). Ele teve de esperar até depois de Sua morte, Seu sepultamento e Sua ressurreição.

A revelação de Paulo é para todo crente. Você deveria ler o livro de Efésios como se Jesus estivesse lhe escrevendo uma carta através do apóstolo Paulo. Há uma poderosa revelação da verdade nessas cartas. Há um sistema da verdade que liberta você e o torna verdadeiramente livre!

Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

 — ROMANOS 6:17

Mas graças sejam dadas a Deus, que embora vocês um dia estivessem na escravidão do pecado, vocês agora se renderam a uma obediência sincera a este SISTEMA DA VERDADE no qual foram instruídos.

 — ROMANOS 6:17, BÍBLIA WEYMOUTH, GRIFO NOSSO

Graças a Deus! A sua escravidão ao pecado é coisa do passado: vocês prestaram lealdade — de coração a prestaram — ao Novo Ensinamento, ao molde no qual vocês permitiram que a sua natureza fosse governada.

 — ROMANOS 6:17, BÍBLIA DE WAY

A versão King James chama isso de uma “forma de doutrina”. A tradução de Way chama de “novo ensinamento”. A tradução de Rotherham chama de “molde de ensino”. Minha favorita é a tradução de Weymouth: “... este sistema da verdade no qual foram instruídos”. O “sistema da verdade” de

(24)

Paulo pode ser encontrado ao longo das suas epístolas. Esse sistema é poderoso.

...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

 — JOÃO 8:32, 36

Como Satanás é um mentiroso, a verdade lhe causaria um grande dano. Há um tremendo poder na verdade. A verdade está em Jesus. A verdade está na Palavra de Deus. O Espírito Santo é chamado o Espírito da verdade (João 16:13). Neste livro, faremos uma jornada através do “sistema da verdade de Paulo”. Esse sistema quebrou o controle do pecado e de Satanás e libertou o cristão para servir a Deus.

E, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

 — ROMANOS 6:18

O NOVO SISTEMA DA VERDADE

O novo sistema da verdade era necessário por causa da morte, do sepultamento e da ressurreição de Cristo. Jesus não passou pela agonia da crucificação, pelo sofrimento da cruz e pela glória da Sua ressurreição sem efetuar uma mudança radical. A morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo mudaram tudo.

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas  já passaram; eis que se fizeram novas.

(25)

O Dicionário de Noah Webster de 1828 nos dá uma definição prática das

palavras “sistema” e “sistemático”.

SISTEMA: um conjunto de coisas ajustadas em um todo regular; ou um plano ou esquema integral consistindo de muitas partes ligadas de tal maneira para criar uma cadeia de dependências mútuas; ou uma união regular de princípios ou partes formando uma coisa inteira. Assim dizemos um sistema de lógica, um sistema de filosofia, um sistema de governo, um sistema de princípios, o sistema solar...

SISTEMÁTICO: formado com conexão e adaptação regular ou subordinação das partes uma à outra, e para projetar o todo.7

Uma das ilustrações mais simples de um sistema é uma corrente. Uma corrente é um grupo de elos que são interdependentes para garantir a força do todo. Nenhum elo pode ser uma corrente; todos os elos são dependentes um do outro.

As cartas do apóstolo Paulo contêm um grupo interdependente de realidades reveladas que vieram do que Deus fez por nós em Cristo. Esse sistema da verdade está centralizado na morte, no sepultamento e na ressurreição de Cristo com a restauração do homem como objeto. No sistema da verdade de Paulo, os oito pontos são os oito elos, que têm no centro a redenção. Na revelação de Paulo entendemos a Bíblia à luz da redenção. Também aprendemos a ver nossa vida pessoal à luz da redenção.

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.

 — COLOSSENSES 1:13

Satanás só pode operar como “um império das trevas”. Suas obras só podem ter êxito no escuro. Assim, a luz do Evangelho de Cristo interrompe

(26)

qualquer coisa que só age no escuro.

Sem um entendimento desses princípios, você estará espiritualmente deficiente. Não é quem você é em si mesmo ou suas habilidades que importam; é quem você é porque você nasceu de novo e está em união com Cristo. Este é o ponto principal da sua fé: a rede — ou o sistema — na qual tudo que você faz na sua caminhada cristã deve estar centralizado. Esse é o sistema da verdade de Paulo.

OS OITO PONTOS DO SISTEMA DA VERDADE

DE PAULO

1. O conceito de pneuma de Paulo: espírito, alma e corpo 2. A identificação do homem com Adão

3. A condição do homem em Adão

4. O que aconteceu com Jesus — da Cruz ao trono 5. Identificação com Cristo

6. Quem você é e o que você tem agora em Cristo 7. O que Jesus está fazendo por nós agora

(27)

A

3

PONTO 1 — O CONCEITO DE

PNEUMA DE PAULO

PLANTA OU ANIMAL?

ciência classifica todas as coisas vivas em duas categorias: plantas ou animais. Os cientistas colocaram o homem no reino animal. Um dia, meu professor de biologia no Ensino Médio perguntou à classe: “Quantos de vocês são plantas?”. Ninguém levantou a mão. Ele perguntou: “Quantos de vocês são animais?”. Alguns alunos levantaram a mão; outros não. Ele perguntou se alguém na sala estava morto. Ele continuou indo em frente no esforço de defender seu ponto de vista — de que toda coisa viva ou é planta ou animal.

O professor continuou até que todos na sala levantaram a mão exceto eu. Ele me perguntou:

 — Você é uma planta?

 — Não, não sou uma planta — eu disse. Então ele perguntou:

 — Você é um animal?

 — Não, não sou um animal — respondi.  — O que você é então? — Ele insistiu.

(28)

 — Sou um espírito feito à imagem de Deus, feito apenas um tom abaixo do próprio Deus.

Ele olhou para mim e disse:  — Não estou falando de igreja.

 — Eu também não estou falando de igreja — concluí.

A DIMENSÃO DO ESPÍRITO — OUTRO REINO

Jesus disse que Ele nos falaria sobre outro Reino — um Reino invisível. Outros tradutores o chamam de “a dimensão de Deus” e o “domínio de Deus”. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).

O mundo só reconhece os reinos animal e vegetal. Você não foi designado para atuar como um animal e ficar preso no mundo “visível”. Você é um espírito criado à imagem de Deus. Quando você nasce de novo, recebe vida eterna e passa para um novo Reino. Você recebe a vida de Deus no seu espírito e se torna uma parte do Reino de Deus.

O QUE É O HOMEM?

Que é o homem, que dele te lembres, e o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste.

 — SALMOS 8:4-6

(29)

criou o homem um pouco inferior aos anjos. A palavra para anjos  nesse

versículo é “Elohim” ou Deus. O homem é feito um tom abaixo do próprio Deus.

Em Gênesis 1:26, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”. O homem não apenas foi criado à imagem de Deus, como ele também foi criado para ter domínio sobre as obras das mãos de Deus. O homem funciona como Deus funciona. E as obras do inimigo foram colocadas debaixo dos pés dele através da obra de Cristo.

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

 — 1 TESSALONICENSES 5:23

Criado à imagem de Deus, o homem é um espírito, que possui uma alma, e habita em um corpo. Isso não significa que você é um terço espírito, um terço alma e um terço corpo. Com mais exatidão, você pode dizer a respeito de si mesmo: “Eu sou um espírito, tenho uma alma e vivo em um corpo”.

O CONCEITO DE PNEUMA DE PAULO

A palavra grega para “espírito” é pneuma. João 4:24 diz: “Deus é espírito;

e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. Jesus disse que Deus é um Espírito ou Pneuma. Uma vez que o homem foi criado à

(30)

Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?

 — HEBREUS 12:9

Nesse versículo, Deus é chamado em algumas versões de “Pai dos Espíritos”, ou Ele é o “Pai dos pneumas”. Você é um espírito, com uma alma

(que inclui mente, vontade e emoções), e você está permanecendo em um corpo (a casa onde você habita). Muitos teólogos refletiram em algo assim: “Não podemos entender as cartas de Paulo. Sabemos que as pessoas têm uma mente e um corpo, mas o que é este conceito de pneuma?”.

O conceito de pneuma de Paulo envolve a dimensão do Espírito. O homem

é espírito; ele está ligado a Deus. Deus é um Espírito. Deus é um Pneuma, e o

homem é um pneuma. Gosto de dizer assim: Deus é o Pai Pneuma; Ele criou

as pessoas para serem pequenos penumas. O Espírito Santo dá testemunho no

nosso  pneuma de que somos filhos de Deus (Romanos 8:16). O grande  Pneuma dá testemunho junto aos pequenos pneumas.

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

 — ROMANOS 8:14

O HOMEM É UM SER PNEUMA

Quando Deus (o Pai Pneuma) formou o corpo de Adão e soprou dentro

dele, Ele inalou no céu e exalou dentro de Adão (Gênesis 2:7). Quando Adão se levantou, ele andava e falava como o Pai Pneuma. Ele tinha amor pneuma,

glória pneuma, honra pneuma e exercia domínio pneuma. A mente de Adão

(31)

Sem tentar inventar novas palavras, ele deu nome a todos os animais.

Adão não era um homem das cavernas. Ele andava e falava com Deus na viração o dia. Deus dizia: “Quero falar com o Meu homem”. O Pai Pneuma

falava com o pequeno pneuma.

Também disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio...”.

 — GÊNESIS 1:26

A MORTE DO PNEUMA DE ADÃO

O diabo odiava Adão porque Adão se parecia com Deus. Adão tinha tudo que é decorrente de se andar com Deus na dimensão do Espírito. Ele era um homem feliz. O diabo sabia que se Adão pecasse, ele morreria espiritualmente e perderia o domínio, o amor, a alegria e a paz. O diabo sabia que ele podia arruinar totalmente o homem se ele morresse espiritualmente.

Quando Deus criou Adão, originalmente lhe deu um corpo que viveria para sempre. No dia em que Adão pecou, ele morreu espiritualmente. Seu espírito foi cortado da comunhão com Deus. Seu espírito, sua alma e seu corpo permaneceram intactos. Sua alma e seu corpo adquiriram a predominância, e sua natureza humana adquiriu controle sobre ele. Seu espírito ficou amarrado, amordaçado e impossibilitado de operar.

Em Adão nós também estamos espiritualmente mortos, ou separados de Deus. Isso deixa a porta aberta para o diabo. Satanás controla uma pessoa espiritualmente morta através da carne e da mente. Se você não nasceu de novo, seu espírito não está ligado a Deus. Você está espiritualmente morto. Uma pessoa que não nasceu de novo pode desenvolver o espírito; entretanto, a única maneira de fazer isso é se ligando a espíritos imundos ou familiares na dimensão espiritual.

(32)

As cartas de Paulo estão centralizadas no fato de que o verdadeiro você é um espírito e não um corpo. Se Adão nunca tivesse pecado, não seria necessária a revelação de Paulo para dividir espírito, alma e corpo.

James Stalker nos dá uma percepção aguçada do conceito de pneuma de

Paulo em O Apóstolo Paulo:

A natureza do homem, de acordo com Paulo, normalmente consiste de três seções — corpo, alma e espírito. Na sua constituição original elas ocupavam relações definidas de superioridade e subordinação umas às outras, sendo o espírito supremo; o corpo o menos importante; e a alma ocupando a posição do meio. Mas a Queda perturbou essa ordem, e todo pecado consiste na usurpação pelo corpo ou pela alma do lugar do espírito. No homem caído estas seções inferiores da natureza humana, que juntas formam o que Paulo chama de “carne”, ou aquela parte da natureza humana que olha para o mundo e o tempo, tomaram posse do trono e governam completamente a vida; enquanto o espírito, a parte do homem que olha para Deus e para a eternidade, foi destronado e reduzido a um estado de ineficácia e morte. Cristo restaura a predominância perdida do espírito do homem tomando posse dele pelo Seu próprio Espírito. Seu Espírito habita no espírito humano, vivificando-o e sustentando-o com tamanha força crescente que ele se torna cada vez mais a parte soberana da constituição humana.

O homem deixa de ser carnal e se torna espiritual; ele é guiado pelo Espírito de Deus e se torna cada vez mais harmonioso com tudo que é santo e divino.

A carne, na verdade, não se submete facilmente à perda da supremacia. Ela bloqueia e obstrui o espírito e luta para recuperar a posse do trono. Paulo descreveu essa luta em frases de uma vivacidade absoluta, nas quais todas as gerações de cristãos reconhecem as características de sua experiência mais profunda. Mas o problema da luta não deixa dúvidas. O pecado não terá novamente

(33)

domínio sobre aqueles em quem Cristo habita, nem os removerá da sua posição no favor de Deus.6

ENTRANDO EM UM NOVO MUNDO

Quando você nasce de novo ou é salvo, seu  pneuma  (espírito) nasce de

novo, ligado a Deus (Romanos 8:2). Você sai de um mundo e entra em outro.

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.

 — COLOSSENSES 1:13

Foi o Pai quem nos libertou da cadeia das trevas, e nos lançou livres no Novo Mundo do Seu Filho Amado.

(VERSÃO DE JORDAN, TRADUÇÃO LIVRE)

Quando alguém está unido a Cristo, há um novo mundo; a velha ordem se foi, e uma nova ordem já começou.

 — 2 CORÍNTIOS 5:17 (NEW ENGLISH BIBLE, TRADUÇÃO LIVRE)

Se alguém entrou em comunhão com Cristo, um novo mundo se abriu de uma só vez sobre ele, e um velho mundo morreu.

(VERSÃO DE STANLEY, TRADUÇÃO LIVRE)

(34)

O novo nascimento é a circuncisão do coração. Seu coração e seu espírito são termos sinônimos. Quando Paulo falava sobre fazer algo com o “coração”, ele estava falando sobre o espírito, o homem interior do coração.

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

 — ROMANOS 10:9-10, GRIFO NOSSO

Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.

 — FILIPENSES 3:3

Paulo disse que aqueles que nascem de Deus são filhos de Deus, quer udeus ou gentios. Quer haja um sinal externo da circuncisão ou não, eles adorarão a Deus no Espírito e não confiarão na carne. Nós adoramos a Deus no pneuma. Paulo disse: “Eu sirvo a Deus no pneuma”.

Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

 — ROMANOS 8:7

A mente precisa estar ligada às coisas do espírito ou do pneuma. A mente

precisa ser pneumatizada! Você leva suas roupas para serem lavadas a seco

na lavanderia, assim não precisam secar ao vento, mas no caso da mente, ela precisa receber o vento do Espírito para ser  pneumatizada! Você deve se

valer da dimensão do Espírito e de quem você é no Espírito para pneumatizar

(35)

EXERÇA A AUTORIDADE PNEUMA

O domínio que Deus deu a Adão era condicional. O espírito dele tinha de permanecer em comunhão com Deus. Quando o espírito de Adão morreu, ele perdeu o domínio. O homem é espírito e o domínio vem do espírito ou

neuma.

Quando nascemos de novo, o domínio nos é restaurado. Nosso domínio funciona através do espírito, ou do homem interior. Você não exercerá domínio neste mundo através da carne ou da mente. O poder e a autoridade de Deus serão exercidos através do seu espírito dominado pelo Espírito Santo.

ALIMENTE O PNEUMA COM A PALAVRA

A alma (mente, vontade, emoções) e o espírito estão tão próximos que você mal pode identificá-los separadamente. A Bíblia diz que somente a Palavra de Deus pode separar e dividir a alma e o espírito (Hebreus 4:12). Somente quando você é cheio do Espírito Santo, passando tempo na Palavra e na presença de Deus, é que você pode perceber, de maneira distinta, a diferença entre o espírito e a alma. O espírito é a parte de você que é mais semelhante a Deus. À medida que a Palavra alimenta o espírito, seu homem interior se levanta e adquire domínio sobre o corpo e a mente.

A DIMENSÃO INVISÍVEL E O HOMEM

NATURAL

(36)

Na dimensão invisível do Espírito, o homem espiritual, a parte invisível de você, se liga à dimensão de Deus. Você começa a ver quem é em Cristo —  quem Deus diz que você é. À medida que o espírito assume o domínio e começa a se alimentar da Palavra, a parte invisível de você começa a dominar a visível.

Paulo disse que você é composto de três partes: espírito, alma e corpo. Cada uma dessas três partes distintas tem uma função. Em grego, a palavra para “espírito” é pneuma, a palavra para “alma” é psuche, e a palavra para

“corpo” é soma.

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

 — 1 CORÍNTIOS 2:14

O homem natural, o homem psuche, não entende as coisas do Espírito de

Deus — elas não fazem sentido para ele. Ele não pode conhecê-las porque elas se discernem espiritualmente ( pneuma).

O homem natural é como uma pessoa que não tem um rádio, mas a chave para seu futuro e para sua vida está nas ondas do rádio, que estão no ar. As pessoas dizem que não acreditam no invisível, mas elas usam o invisível todos os dias apenas ao ligarem o rádio. O homem natural não recebe as coisas do Espírito de Deus, pois elas são loucura para ele.

EM QUE CANAL VOCÊ ESTÁ?

O homem natural tem seu aparelho de rádio sintonizado no canal da

suche  (alma), que é a mente, o raciocínio e as emoções. Ele tem a mente

sintonizada nas coisas que são visíveis. Ele não está recebendo nada do canal

neuma  porque está com o mostrador de canais sintonizado no canal da suche.

(37)

Algumas pessoas vivem a vida inteira no canal da  psuche  (alma) ou no

canal do soma  (corpo ou carne). Se elas estão no canal da alma, elas

receberão tudo através do raciocínio ou das emoções. Se elas estão no canal da carne, elas receberão tudo através de desejos, sentimentos, impulsos e necessidades. Esses canais lhes transmitirão lixo.

O canal soma (carne) pode sobrepujar o canal psuche (alma). Você pode

achar que está no controle da sua vida e, de repente, sua carne o controla. Você faz coisas que não consegue entender. Sugestões, ideias e pressões vêm contra você dos canais soma e psuche.

Quando você nasce de novo, Deus diz: “Vou mostrar a você outro canal —  o canal pneuma”. Nesse canal você ouve que Cristo o redimiu.

Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

 — ROMANOS 8:2

O canal pneuma  transmite cânticos de livramento, de redenção e sobre a

sua justiça em Cristo. A Bíblia lhe mostra tudo que está no canal  pneuma.

Tudo que você necessidade para a vida e a piedade está escrito na Palavra.

O PODER DA ALMA

 Psuche, a palavra grega para “alma”, é de onde tiramos a palavra

“psicossomático”. A mente, ou alma, pode exercer um poder tremendo sobre o corpo. Isso significa simplesmente que aquilo que você está pensando afeta seu corpo. Uma doença psicossomática se origina na alma e afeta o corpo. Profissionais não podem tratar apenas o corpo. Eles precisam persuadir você a mudar seu modo de pensar também. Quando você tem uma doença psicossomática, o médico pode lhe dar uma pílula de açúcar para fazer você

(38)

pensar que seu corpo está sendo tratado. O desafio está realmente na mente. Você pode desenvolver a alma (mente, vontade e emoções) a um nível no qual ela exerça autoridade sobre o corpo. Os psicólogos provaram isso. As úlceras e o estresse provaram isso. Até certo ponto sua mente é mais poderosa que seu corpo.

Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

 — ROMANOS 8:7

Se é possível ter uma doença psicossomática, então deve ser possível ter uma cura “ pneumaossomática”. Se é possível que a  psuche  (a alma ou a

mente) possam exercer um efeito sobre o corpo, então deve ser possível que o

neuma (o espírito) possa exercer um efeito sobre ele também.

Se a alma é mais poderosa que o corpo, e o espírito é mais poderoso que a alma ou a mente, isso deve significar que é possível ter uma mudança “ pneumao-psuche”. O espírito exerce um impacto sobre a alma. Em vez de a

alma dominar a vida com confusão, preocupação e ansiedade, o homem interior (o espírito — a parte de você que é mais semelhante a Deus) entra em união com Cristo.

Jesus alimenta seu espírito quando você está em união com o Espírito Santo — como se você estivesse ligado a um tubo de alimentação. Seu espírito se levanta e assume autoridade sobre sua alma (mente, vontade e emoções). Seus valores, suas filosofias e seu modo de pensar mudarão e exercerão um efeito sobre seu corpo.

Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

(39)

 — ROMANOS 8:5-6

O método da salvação de Deus opera de dentro para fora através da graça. A salvação começa com você sendo colocado espiritualmente em união com Cristo. Através dessa união Ele alimenta você com tudo que é necessário não apenas para você experimentar salvação e santificação completas, mas também para suprir todas as suas necessidades.

SANTIFICADOS DE DENTRO PARA FORA

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas  já passaram; eis que se fizeram novas.

 — 2 CORÍNTIOS 5:17

O que é verdade sobre você em Cristo é verdade sobre você espiritualmente. Você não se torna uma nova criação fisicamente no seu corpo porque ainda tem o mesmo corpo. Você não se torna uma nova criação mentalmente porque mesmo depois de salvo, você continua a ter problemas com a mente. Isso significa que a mente não morreu. Você se torna novo em folha no seu espírito. 1 Coríntios 6:17 sela isso para você: “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele”.

Nas epístolas, Paulo pegou tudo que Deus fez por você em Cristo, explicou o que Jesus está fazendo por você agora, e mostrou sua identificação em Cristo. O Espírito de Deus está trabalhando e vivendo dentro de você. Paulo disse que Deus está santificando você inteiramente — espírito, alma e corpo (1 Tessalonicenses 5:23). Deus está trabalhando em você de dentro para fora. Você precisa renovar a mente e consagrar o corpo ao serviço da justiça fazendo o corpo trabalhar, se mover e responder em justiça.

(40)

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...

 — ROMANOS 12:1-2

Seu culto racional é apresentar o corpo a Deus e não permitir que os valores, o pensamento, as filosofias, a direção, as pressões, o espírito ou as pessoas deste mundo o moldem.

ESPÍRITO × CARNE

Tempos atrás, foi feito um estudo para determinar o valor de um corpo humano. A pesquisa concluiu que o corpo vale oitenta e seis centavos. Com a inflação, seu corpo provavelmente valeria cerca de dois reais hoje! Você vai permitir que dois reais de pó controlem sua vida?

Seu corpo vai dizer: “Eu não vou orar”. Você dirá: “Está certo, não vou orar”. O corpo diz: “Não vou estudar a Palavra”. Você diz: “Tudo bem, não vou fazer isso porque não estou com vontade. Não vou à igreja também porque não estou com vontade”. Seu corpo pode dizer: “Estou ofendido. Eles não me trataram corretamente”. Você precisa pegar uma escavadora mecânica e fazer com que seus dois reais de terra se movam na direção certa!

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

(41)

 — 1 CORÍNTIOS 9:24-27

A palavra desqualificado  é a mesma palavra grega para rejeitado. Paulo

disse que se não mantiver seu corpo debaixo de submissão, você será rejeitado ou desqualificado. Você não poderá terminar a carreira. Se Paulo tinha a chance de ser desqualificado, você acha que nós, você e eu, temos chance de ser desqualificados? Você pode pensar: “Sou tão importante para o Reino de Deus que eu jamais poderia ser desqualificado!”. Paulo era o chefe de toda a igreja gentílica, mas ele disse que ele podia ser desqualificado.

Paulo ascendeu ao terceiro céu, falou com Jesus e ouviu palavras indescritíveis para o homem pronunciar. Ele recebeu revelação divina e escreveu dois terços do Novo Testamento. Se Paulo teve toda essa revelação e ainda precisava manter seu corpo em submissão e sujeitá-lo, então você e eu precisaremos manter nosso corpo em submissão ao Espírito Santo.

Paulo dizia ao seu corpo o que fazer. Ele não permitia que o corpo fizesse o que queria fazer. Em Colossenses 3:5, Paulo disse: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena...”. Em Romanos 8:13, ele disse: “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis”.

Deus cuidou da sua redenção, mas você precisa fazer algo com seu corpo e

com sua mente. Enquanto está neste mundo, você nunca chegará a um ponto

em que não terá problemas com o corpo. Paulo chamou isso de batalha entre o espírito e a carne.

O HOMEM INTERIOR

Paulo nos deu uma boa definição do homem interior e do homem exterior quando ele disse: “ Eu  (o homem interior) esmurro o meu corpo, e eu (o

(42)

novo, seu espírito (o homem interior) é unido a Cristo e se torna uma nova criação.

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.

 — 2 CORÍNTIOS 4:16

Paulo disse que embora seu homem exterior passe por aflições e dificuldades, seu homem interior está sendo renovado diariamente. Ele falou do conflito entre a carne (o homem exterior) e o espírito (o homem interior). Ele disse: “Renovação, restauração e fortalecimento estão acontecendo no meu homem interior diariamente”.

Seu espírito não é apenas uma névoa ou um vapor dentro de você. Pedro chama o espírito de “homem interior do coração” (1 Pedro 3:4), e Paulo chama o espírito de “homem interior”. Você é um espírito, você tem uma alma e habita em um corpo. Espírito e sua alma juntos compõem o homem interior.

O homem é espírito, ele tem uma alma e ele habita em um corpo. O espírito do homem — a parte do homem que é mais semelhante a Deus — é eterno. O espírito do homem é o que o torna diferente de todos os outros seres criados.

Essa verdade é essencial para os sete pontos restantes do Sistema da Verdade de Paulo. Os escritos do apóstolo Paulo só podem ser compreendidos entendendo que você é um ser eterno criado à imagem de Deus, e não apenas o corpo que abriga seu homem interior. Deus espera que você coloque seu  corpo e sua alma em submissão ao seu homem espiritual

(43)

REFERÊNCIAS A PNEUMA

João 4:23-24 Deus é Espírito — Pneuma

Romanos 8:2 A lei do espírito de vida em Cristo Jesus — vida Pneuma

Romanos 8:4 A caminhada Pneuma

Romanos 8:5-6 A mente Pneuma

Romanos 8:9 No Espírito ( Pneuma)

Romanos 8:10 O espírito do homem está vivo

Romanos 8:14 Filhos de Deus — guiados pelo Pneuma de Deus

Romanos 5:5 Amor Pneuma

Romanos 2:28-29 O novo nascimento, a circuncisão espiritual, no espírito Romanos 1:9 Adoração no Pneuma

Romanos 10:8-10 A fé Pneuma

Efésios 1:3 A bênção Pneuma

Efésios 1:17 Sabedoria e revelação Pneuma

Efésios 2:4-6 Amor, vida e domínio Pneuma

Efésios 6:17 A espada Pneuma — a Palavra de Deus

Gálatas 5:16 Andar no Pneuma

Gálatas 5:18 Guiados, dirigidos pelo Pneuma

Gálatas 5:22-23 O fruto do Pneuma

Gálatas 5:25 Viver e andar no espírito ( pneuma)

Gálatas 6:8 Plantando e colhendo do Pneuma

1 Timóteo 4:8 O exercício Pneuma

(44)

1 Coríntios 2:9-14 O canal Pneuma — recepção, fala, entendimento

1 Coríntios 12:1-10 Dons e manifestações do Pneuma

1 Coríntios 14:2 Orando no Espírito ( Pneuma), falando segredos divinos

1 Coríntios 14:14 Meu espírito ( pneuma) ora

1 Coríntios 14:15 Meu espírito canta — cânticos pneuma

Hebreus 12:9 Pai espiritual — Pai Pneuma

João 5:24-25 Vida Pneuma

João 6:63 Palavras pneuma

Marcos 11:23 Palavras e autoridade pneuma

(45)

S

4

PONTO 2 — A IDENTIFICAÇÃO DO

HOMEM COM ADÃO

ANTES DE VOCÊ NASCER

e seus pais se mudassem de um estado para o outro no país, antes de você nascer, a escolha deles afetaria o estado em que você nasceu. Por quê? Porque ainda não tendo nascido, você estava dentro do corpo de sua mãe quando seus pais se mudaram quer eles soubessem disso ou não. Quando se mudaram, a decisão deles afetou você.

Os pais costumam tomar decisões que afetam a maneira como seus filhos nascem e a maneira como eles são criados. Eles tomam decisões que têm certos resultados que são passados adiante. Muitas vezes as pessoas pensam que quando elas desobedecem a Deus a desobediência delas só afeta a elas. A desobediência, na verdade, afeta suas famílias e as futuras gerações.

Toda a raça humana teve origem no jardim do Éden a partir do primeiro homem, Adão, e de sua esposa Eva. Sua nacionalidade, onde você mora, ou que língua você fala não importam. Você não poderia ter vindo a esta terra de nenhuma outra maneira a não ser através da linhagem de Adão.

Deus criou Adão em um estado de justiça e santidade. Adão tinha comunhão direta e pessoal com Deus e tinha domínio sobre as obras das mãos de Deus. Deus coroou Adão e Eva com glória e honra, os abençoou e lhes deu um espírito, um intelecto (alma) e um corpo maravilhosos. Deus os

(46)

criou exatamente como Ele queria que todos fossem — abençoados, felizes, vitoriosos e prósperos.

Quando Adão pecou, ele atravessou a comunhão com Deus — da vida para a morte. Você não nasceu na condição em que Adão foi criado; você nasceu na condição que ele transmitiu e passou para adiante. Através de Adão —  através da desobediência de um homem — todos nós fomos afetados.

ADÃO NÃO FOI ENGANADO

Entendemos, com base na Palavra de Deus, que a serpente enganou Eva. Quando o Senhor perguntou a ela o que havia feito, Eva lhe disse: “...a serpente me enganou, e eu comi” (Gênesis 3:13). No entanto, não foi na verdade o pecado de Eva que afetou toda a raça humana; foi o pecado de Adão. Adão não foi enganado. Adão sabia exatamente o que estava fazendo quando desobedeceu a Deus. Adão sabia que no momento em que ele comesse do fruto daquela árvore a morte espiritual se instalaria. Ele sabia que perderia sua autoridade e que isso afetaria toda a raça humana.

Quando Deus julgou Adão e Eva, Ele os julgou de modo diferente. Adão sabia o que estava fazendo e tinha responsabilidade como chefe da família. Observe que Deus perguntou primeiro a Adão o que havia acontecido.

A função de Adão era, na verdade, proteger o jardim, assumir o domínio e manter o diabo do lado de fora. Adão renegou sua autoridade e permitiu que sua esposa estivesse em um lugar onde ela não deveria estar para ouvir o diabo. Quando Deus o confrontou com a sua falha, Adão tentou culpar a todos, menos a si mesmo. Ele respondeu: “A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gênesis 3:12). Em última análise, a negligência e a desobediência de Adão fizeram o homem perder seu domínio.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..