• Nenhum resultado encontrado

Michael Hermann. Antônio Gramsci. uma breve biografia e reflexões de suas categorias. Edição do Autor. Aracaju-SE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Michael Hermann. Antônio Gramsci. uma breve biografia e reflexões de suas categorias. Edição do Autor. Aracaju-SE"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Michael Hermann

Michael Hermann

Michael Hermann

Michael Hermann

Antônio Gramsci

Antônio Gramsci

Antônio Gramsci

Antônio Gramsci

uma breve biografia e reflexões de suas

uma breve biografia e reflexões de suas

uma breve biografia e reflexões de suas

uma breve biografia e reflexões de suas

categorias

categorias

categorias

categorias....

Edição do Autor Edição do Autor Edição do Autor Edição do Autor Aracaju Aracaju Aracaju Aracaju----SESESESE 2012 20122012 2012

(2)

HERMANN HERMANN HERMANN HERMANN, , , , Michael, Antônio Gramsci Antônio Gramsci Antônio Gramsci

Antônio Gramsci ---- uma breve biografia e reflexões de suas uma breve biografia e reflexões de suas uma breve biografia e reflexões de suas uma breve biografia e reflexões de suas categorias.

categorias. categorias.

categorias. Edição do autor – QUIRUS – Livrorama; Aracaju - SE, agosto de 2012.

(3)

“Há que pensar com o pessimismo da RAZÃO, mas atuar com o otimismo da

VONTADE. O socialismo é a ESPERANÇA.” Antônio Gramsci

(4)

(5)

SUMÁRIO

SUMÁRIO

SUMÁRIO

SUMÁRIO

Gramsci atual e contemporâneo. Gramsci atual e contemporâneo. Gramsci atual e contemporâneo.

Gramsci atual e contemporâneo.

9

9

9

9

11

11

11

11

Itália nos primórdios do capital monopolistaItália nos primórdios do capital monopolistaItália nos primórdios do capital monopolistaItália nos primórdios do capital monopolista....

A Infância de Gramsci. A Infância de Gramsci. A Infância de Gramsci. A Infância de Gramsci.

15

15

15

15

17

17

17

17

O Nascimento de uma visão política: as diferenças regionais. O Nascimento de uma visão política: as diferenças regionais.O Nascimento de uma visão política: as diferenças regionais.O Nascimento de uma visão política: as diferenças regionais.

Primeiro contato com Primeiro contato com Primeiro contato com

Primeiro contato com os ros ros referenciais teóricos: os referenciais teóricos: eferenciais teóricos: Karl Marx e com demais eferenciais teóricos: Karl Marx e com demais Karl Marx e com demais Karl Marx e com demais intelectuais intelectuais intelectuais intelectuais.

19

19

19

19

21

21

21

21

A viagem à Itália rica e desenvolvida: Ao norte! A viagem à Itália rica e desenvolvida: Ao norte!A viagem à Itália rica e desenvolvida: Ao norte!A viagem à Itália rica e desenvolvida: Ao norte!

As criações do jovem Gramsci. As criações do jovem Gramsci. As criações do jovem Gramsci.

As criações do jovem Gramsci.

23

23

23

23

25

25

25

25

A Revolução Russa: A Revolução Russa: A Revolução Russa: Por que não na Itália?A Revolução Russa: Por que não na Itália?Por que não na Itália?Por que não na Itália?

(6)

A indústria A indústria A indústria

A indústria –––– “FIAT” “FIAT” “FIAT” “FIAT” ––– desenvolvimento do capitalismo italiano e o – desenvolvimento do capitalismo italiano e o desenvolvimento do capitalismo italiano e o desenvolvimento do capitalismo italiano e o surgimento dos “Conselhos de Fábrica”.

surgimento dos “Conselhos de Fábrica”. surgimento dos “Conselhos de Fábrica”.

surgimento dos “Conselhos de Fábrica”.

27

27

27

27

31

31

31

31

A III Internacional, Lênin e o A III Internacional, Lênin e o A III Internacional, Lênin e o A III Internacional, Lênin e o “Biênio Vermelho”“Biênio Vermelho”“Biênio Vermelho”. “Biênio Vermelho”

A derrota proletária e o avanço do FASCISMO. A derrota proletária e o avanço do FASCISMO. A derrota proletária e o avanço do FASCISMO.

A derrota proletária e o avanço do FASCISMO.

35

35

35

35

39

39

39

39

Crise no PSI (Partido Socialista Crise no PSI (Partido Socialista Crise no PSI (Partido Socialista Crise no PSI (Partido Socialista Italiano), a fundação do Partido Italiano), a fundação do Partido Italiano), a fundação do Partido Italiano), a fundação do Partido Comunista e discussões teóricas com Bordiga. Comunista e discussões teóricas com Bordiga.Comunista e discussões teóricas com Bordiga. Comunista e discussões teóricas com Bordiga.

A viagem à Moscou, Trostk A viagem à Moscou, Trostk A viagem à Moscou, Trostk

A viagem à Moscou, Trostky e o exílio em Viena.y e o exílio em Viena.y e o exílio em Viena.y e o exílio em Viena.

41

41

41

41

43

43

43

43

L´Unita, oposição ao liberalismoL´Unita, oposição ao liberalismoL´Unita, oposição ao liberalismo----fascista e o debate GramsciL´Unita, oposição ao liberalismofascista e o debate Gramscifascista e o debate Gramscifascista e o debate Gramsci----Mussolini Mussolini Mussolini Mussolini....

Teses de Lyon, a história da Itália Moderna, e a format Teses de Lyon, a história da Itália Moderna, e a format Teses de Lyon, a história da Itália Moderna, e a format

Teses de Lyon, a história da Itália Moderna, e a formatação da Frente ação da Frente ação da Frente ação da Frente Única.

Única. Única.

Única.

45

45

45

45

(7)

49

49

49

49

A questão meridional e aA questão meridional e aA questão meridional e aA questão meridional e a reflexão sobre o poder. reflexão sobre o poder. reflexão sobre o poder. reflexão sobre o poder. A detenção de Gramsci. A detenção de Gramsci. A detenção de Gramsci. A detenção de Gramsci.

51

51

51

51

53

53

53

53

Os “Cadernos” do Cárcere.Os “Cadernos” do Cárcere.Os “Cadernos” do Cárcere.Os “Cadernos” do Cárcere.

As categorias de Gr As categorias de Gr As categorias de Gr

As categorias de Gramsci.amsci.amsci.amsci.

61

61

61

61

A Crise Orgânica, a comparação com

A Crise Orgânica, a comparação com A Crise Orgânica, a comparação com

A Crise Orgânica, a comparação com LukácsLukácsLukácsLukács e a apropriação de e a apropriação de e a apropriação de e a apropriação de MaquiávelMaquiávelMaquiável.... Maquiável Americanismo e Fordismo

Americanismo e Fordismo Americanismo e Fordismo

Americanismo e Fordismo ––– Gramsci ultrapassando as fronteiras – Gramsci ultrapassando as fronteiras Gramsci ultrapassando as fronteiras Gramsci ultrapassando as fronteiras européias. européias. européias. européias.

73

73

73

73

Os “Cadernos” interrompidos e Os “Cadernos” interrompidos e Os “Cadernos” interrompidos e Os “Cadernos” interrompidos e o anúncio de sua morteo anúncio de sua morteo anúncio de sua morteo anúncio de sua morte....

Uma reflexão gramsciana sobre o Brasil contemporâneo.

Uma reflexão gramsciana sobre o Brasil contemporâneo. Uma reflexão gramsciana sobre o Brasil contemporâneo.

Uma reflexão gramsciana sobre o Brasil contemporâneo.

75

75

75

75

99

99

99

99

A contemporaneidade em Gramsci.A contemporaneidade em Gramsci.A contemporaneidade em Gramsci.A contemporaneidade em Gramsci.

(8)

Referências bibliog Referências bibliog Referências bibliog

Referências bibliográficas e homeográficas.ráficas e homeográficas.ráficas e homeográficas.ráficas e homeográficas.

101

101

101

101

Sobre o autor. Sobre o autor. Sobre o autor. Sobre o autor.

110

110

110

110

(9)

Gramsci atual e contemporâneo.

Gramsci atual e contemporâneo.

Gramsci atual e contemporâneo.

Gramsci atual e contemporâneo.

N

a entrada do século XXI o mundo, pelo processo de globalização,

se unifica. O mercado mundial e globalizado se estende e se consolida como único modus operandi da produção e da reprodução social. Para dominar bilhões de pessoas, o capitalismo transnacional necessita de novas formas de dominação. Todos que resistem a nova dominação mundial tendem a unir-se em uma nova contra hegemonia mundial a favor da resistência ao mando do Grande Capital. Cada vez mais se faz necessário recorrer ao pensamento gramsciano para entendermos o novo processo de mundialização capitalista.

(10)

(11)

Itália nos primórdi

Itália nos primórdi

Itália nos primórdi

Itália nos primórdios do capital monopolista.

os do capital monopolista.

os do capital monopolista.

os do capital monopolista.

A

Itália se unifica com o Risorgimento, em 1870, muito depois do

processo clássico já ocorrido com a França (1789), Inglaterra (1640) e Estados Unidos (1865). A partir daí o capitalismo se amplia, e no início do século XX se desenvolve a indústria automobilística no norte da península itálica, coexistindo desigualmente com a economia agrária e pastoril do sul (mais precisamente nas regiões da Calábria e Sicília). No meio deste processo de ampliação da sociedade capitalista italiana, no auge do imperialismo, ela participa na 1ª Grande Guerra ao lado dos aliados. O imperialismo italiano de fato surge com o projeto fascista após o conflito.

A Itália foi tomadada por uma série de convulsões sociais e econômicas, ressentida pelo desprezo com que fora tratada no pós-guerra pelo bando aliado, uma vez que as medidas do Tratado de Versalhes não lhe foram satisfatórias, pois não atenderam suas pretensões imperialistas nascentes, que lhe concederam o que considerava "pedaços territoriais insignificantes". Com a asecenção fascista chefiada sob a chancela de Benito Mussolini, o país, envolveria-se numa aventura imperialista dispendiosa, com a conquista da Etiópia em 1935, que esgotou as suas finanças e poucou acrescentou em termos de preparação para uma guerra moderna que estava por vir. O Estado italiano-fascista estava ecônomica e militarmente despreparado quando se envolveu no conflito de perspectivas mundiais que ultrapassaria o Atlântico que é a Segunda Grande Guerra Mundial, o que levaria os italianos a diversas derrotas militares e colocaria um fim ao seu projeto

(12)

imperialista da "Grande Itália", que pretendia ressuscitar os aúreos

tempos do Império Romano. 1

Mapa da "Greater Itália", tal como concebido em 1940: a linha laranja mostra as áreas na Europa e Norte da África a serem incluídos no Projeto fascista de 1940. A linha verde mostra a maior extensão de controle militar italiano na zona do Mediterrâneo, no auge da II Grande Gurerra, em Novembro de 1942 (em vermelho as áreas controladas pelos britânicos).

Retornando cronologicamente este relato histórico; acompanhando a industrialização, se desenvolve o surgimento do Partido Socialista,

1 A Grande Itália ou Itália Imperial, foi um projeto ambicioso previsto pela Itália fascista de Mussolini,

cujo objetivo era recriar um império italiano por meio do expansionismo, além do irredentismo, reivindicava territórios da Córsega, Nice, Dalmácia, Malta, para complementar a região da Bacia do Mediterrâneo, territórios coloniais, com populações de imigrantes italianos ou dentro da esfera de influência italiana, como a Albânia, Kossovo, Montenegro, a Tunísia e a Líbia. A expansão desses

(13)

que durante as primeiras décadas do século XX, há uma aliança as parte moderada deste partido com a política burguesa pactuada com o chanceler liberal italiano Giovanni Giolitti (1842-1928). O Vaticano, um estado a parte, inserido no território italiano, na pactuação com o Estado liberal-italiano, inicia a sua influencia com o campesinato no sul do país, o que impulsiona em 1919 através do sacerdote Luigi Sturzo, a ascensão notória o Partido Popular. Posteriormente, este mesmo partido se pactua com o projeto fascista, que aglutina os setores do poder e que controla de maneira autoritária, a classe operária. O que se vê são duas Itálias: o norte industrializado e desenvolvido e o sul, agrário, atrasado e “meridional”.

(14)

(15)

A Infância de Gramsci.

A Infância de Gramsci.

A Infância de Gramsci.

A Infância de Gramsci.

N

o sul do território italiano, pobre e atrasado, nasce em 22 de

janeiro de 1891, Antônio Gramsci, em Cagliari, na ilha de Sardenha. Durante a sua infância, o mesmo sofre um acidente o que lhe acarreta em uma má formação de sua coluna vertebral. Seu pai era funcionário estatal, que fora preso por peculato, sua mãe, como o restante da família sofreram por vários episódios de vulnerabilidade socioeconômica. O jovem Gramsci teve que estudar e trabalhar na pequena cidade de Ghilarza, desde os onze anos.

Na sua infância esteve dois anos sem poder ir à escola, e quando pode estudar – em Cagliari – só podia comer uma vez por dia. Tal tempo é recordado pelo mesmo em suas memórias, em que essas circunstâncias alimentaram – dentro de si – um profundo ódio contra os ricos e os poderosos, bem como a desigualdade entre a parte continental e insular do território italiano.

(16)
(17)

O Nascimento de uma visão política: as

O Nascimento de uma visão política: as

O Nascimento de uma visão política: as

O Nascimento de uma visão política: as

diferenças regionais.

diferenças regionais.

diferenças regionais.

diferenças regionais.

N

as suas primeiras leituras – mesmo em um contexto precário de

formação na educação – foram sobre história, uma das disciplinas que motivou interesse. Sua primeira visão crítica do contexto italiano no alvorecer do século XX é de caráter regionalista, onde o mesmo observara a desigualdade entre a parte setentrional e a parte meridional e insular. O mesmo denomina este estudo sobre o “sardismo”, que depois se choca com as novas leituras de Gramsci, principalmente quando o mesmo inicia suas leituras em Marx. Tais escritos viam de Turim, onde seu irmão mais velho (Gennaro) estava cumprindo serviço militar, oriundos do jornal Avanti, do Partido Socialista Italiano. Nesta inserção que Gramsci inicia a sua relação com os socialistas de sua cidade.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve como objetivo analisar os mecanismos da síndrome de dispersão de sementes ocorrentes em espécies arbustiva-arbórea da Caatinga e Floresta Atlântica

Gráfico 09 – Comparação de preço pago aos produtores da ATeG x preço médio pago ao produtor informado pelo CEPEA/ESALQ (R$/Litro). Fonte: CEPEA/ESALQ; Elaboração:

Esse tratado, também conhecido como Concordata foi o que permitiu o reconhecimento do Vaticano como um Estado dentro de outro Estado, incluindo a gestão das próprias

Durante as tomadas de temperatura, verificou-se que tanto a temperatura da água na saída da placa solar plana, com aletas de vidro, quanto à da água que saia do boiler do

Para mais informação sobre este produto e para aceder à versão mais recente deste manual do utilizador, visite a nossa página www.velleman.eu. Podem alterar-se as especificações e

Cada grupo deverá verificar o funcionamento da controladoria em alguma empresa que possui este órgão formalmente constituído, averiguando suas atividades, funções, a quem

Inglês para turismo e hotelaria: a comunicação essencial para o dia-a-dia: um guia prático para turismo, hotelaria, restaurante e comunicação empresarial.. Emeri De Biaggi;

Para isso foram avaliados todos os projetos aprovados e apoiados pela FINEP no período de 2010 a 2014.. O objetivo da pesquisa consiste na avaliação dos diversos setores e empresas