• Nenhum resultado encontrado

1ª MoEduCiTec- Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica -O Protagonismo Estudantil em Foco.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1ª MoEduCiTec- Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica -O Protagonismo Estudantil em Foco."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1ª MoEduCiTec- Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica -O Protagonismo Estudantil em Foco.

Modalidade do trabalho: Resumo Expandido Evento: 1ª MoEduCiTec

O COTIDIANO É RADIOATIVO: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA RADIAÇÃO1

Janice de F. Preuss da Cruz2; Leticia Matter Carneosso3;Thainara Hamerski Cabral4;

Larissa Siqueira de Oliveira5;

1Projeto de Pesquisa realizada no componente de Seminário Integrado do Ensino Médio

Politécnico do Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe, com uma turma de 2º Ano,em 2014.

2 Professora de Química do Ensino Médio Politécnico e de Seminário Integrado do

Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe. São Luiz Gonzaga - RS - Mestranda em Educação nas Ciências da Unijuí. janicequimica@gmail.com 3Aluna da turma do 3º Ano do Ensino Médio Politécnico do Instituto Estadual de

Educação Professor Osmar Poppe. São Luiz Gonzaga- RS.

4 Aluna da turma do 3º Ano do Ensino Médio Politécnico do Instituto Estadual de

Educação Professor Osmar Poppe. São Luiz Gonzaga- RS.

5 Aluna da turma do 3º Ano do Ensino Médio Politécnico do Instituto Estadual de

Educação Professor Osmar Poppe. São Luiz Gonzaga- RS.

INTRODUÇÃO

Quando pensamos em radiação ou radioatividade, logo nos vem à lembrança o poder destruidor das bombas atômicas ou o perigo das usinas nucleares. Mas a fonte mais comum de radiação é a própria luz solar. No cotidiano, estamos em contato com várias outras fontes de radiação: refrigeradores, secadores, microondas, raios-X, etc. Outras fontes são geradas pela emissão de ondas de rádio, televisão e celular. A presença da radiação é algo muito comum, e impossível de ser percebida imediatamente, já que no momento não ocorre dor ou lesão visível, e sem perceber convivemos com ela no dia a dia, seja através de fontes naturais ou pelas fontes artificiais criadas pelo homem. Estamos expostos à radiação desde o momento de nossa concepção até o último instante de nossas vidas. Por isso, o tema escolhido para o projeto de pesquisa da turma do 2º ano do Ensino Médio Politécnico teve como objetivo pesquisar sobre a radiação, com a finalidade de conhecer, estudar e saber mais sobre o tema, alertando e sensibilizando a comunidade em relação aos riscos da exposição excessiva as radiações no cotidiano. Foi pesquisado o que é radiação e radioatividade, os perigos e efeitos

(2)

sobre o organismo humano, benefícios e malefícios, tipos mais comuns de radiação, a segurança e proteção dos profissionais que realizam exames de imagem e das pessoas que precisam fazer algum tipo de exame, como raios-X, por exemplo.

OBJETIVOS Objetivo geral

Compreender os efeitos que a radiação causa, e também contribuir para que nossa escola e a comunidade conheçam um pouco sobre os riscos e os benefícios que podem ocorrer diante da exposição excessiva à radiação.

Objetivos específicos

•Compreender o que é radiação e radioatividade; •Conhecer os tipos de radiação;

•Por meio de pesquisas bibliográficas e palestras com pessoas relacionadas à área, entender os efeitos, riscos e benefícios do uso da radiação nas suas diferentes formas; •Reconhecer a importância do uso da radiação na medicina, e na nossa vida cotidiana; •Elaborar um folder sobre o tema pesquisado com a finalidade de divulgar a pesquisa, informando a comunidade;

•Relacionar o tema em estudo com o mundo do trabalho;

METODOLOGIA

O tema do projeto de pesquisa denominado “O cotidiano é radioativo: Benefícios e malefícios da radiação”, foi escolhido pela turma após várias discussões em sala de aula, devido a constatação de que não se sabia muito sobre o tema, e também, visto que este é um assunto muito presente em nossa vidas.Inicialmente nos preocupamos em investigar o que é radiação e radioatividade, os perigos provocados pelas radiações, tanto as dos raios X, quanto as emitidas por substâncias radioativas ou outros tipos de radiações, e também discutir os cuidados que se deve ter. Foram realizadas leituras e discussões de textos, pesquisas, assistido documentário, filmes e vídeos que pudessem contribuir para o aprendizado.

Com o objetivo de compreender melhor os efeitos que a radiação causa, e também contribuir para que nossa escola e a comunidade conheçam um pouco sobre os

(3)

riscos e os benefícios decorrentes da exposição excessiva à radiação. O trabalho foi realizado ao longo do ano letivo escolar de 2014, com uma turma de 2º ano do Ensino Médio Politécnico, no componente de Seminário Integrado no Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe, localizado em São Luiz Gonzaga, na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento da pesquisa foi pautado pela busca por respostas a três questões consideradas de grande importância: Quais os malefícios e benefícios da radiação? Toda radiação é prejudicial à saúde? Quais os níveis de radiação aceitáveis?

Inicialmente foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os seguintes sub - temas: O que é radioatividade e radiação; Tipos de radiação, benefícios e malefícios; O que são raios-x, radiografias, tomografias, radioterapias, entre outros; Radiações emitidas por aparelhos eletrônicos tais como: celulares, micro-ondas, televisão, estações e antena de rádios, TV, WIFI; Elementos radioativos; Aplicações e uso na sociedade; Lixo radioativo; Bomba Atômica; com o objetivo de buscar maiores esclarecimentos e conhecimentos sobre esse tema, dando ênfase ao tipo de radiação emitida, o lado útil e perigoso, e o que ela pode causar ao organismo e ao meio ambiente. As pesquisas foram muito importantes, pois auxiliaram na elaboração de enquetes, entrevistas, folders, contribuindo de forma significativa para a aprendizagem do grupo. Na etapa seguinte, foi realizado visitas ao Centro de Diagnóstico de Imagem – CEDIM, do hospital de São Luiz Gonzaga, e ao Laboratório de Imagens do SEG ( Sistema Educacional Galileu), usado para o curso de Radiologia, com o objetivo de conhecer e aprender sobre os tipos de diagnósticos realizados, proteção e cuidados que devem e são utilizados durante os diagnósticos, tipo de radiação emitida, como é o local e quem são os responsáveis pelos exames.Também tivemos palestra em nossa escola com profissional da área de Radiologia, para maiores informações sobre o curso, segurança no trabalho, conseqüências da radiação para o organismo, a finalidade de cada exame, assim como, a importância da realização do mesmo.

Elaboramos enquetes e questionários, os quais foram aplicados com estudantes do Ensino Médio Politécnico, das escolas estaduais de São Luiz Gonzaga, com a intenção de saber qual o conhecimento destes sobre o tema.

Após mediante análise quantitativa dos dados coletados, estes foram apresentados através de gráficos, produzidos nas aulas de matemática. Também foram realizadas entrevistas com profissionais da área de Radiologia, da saúde, de clínicas odontológicas, estudantes do curso de Radiologia e outros.

(4)

As informações e conhecimentos construídos sobre o tema foram fundamentais para a elaboração de um folder informativo, que teve a finalidade de divulgar a pesquisa para a comunidade escolar, destacando a importância da pesquisa na sala de aula, para a compreensão de temas do cotidiano e a significação dos conceitos de química, física, biologia, história, matemática e o conhecimento construído ao longo da pesquisa.

A pesquisa desenvolvida foi socializada para a comunidade escolar em novembro, na forma de seminário, tendo o envolvimento e participação de toda turma, culminando com a distribuição do folder.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A escolha do tema Radiação se deu por acreditarmos na importância de trabalhar assuntos atuais e que, muitas vezes, são pouco favorecidos nas organizações curriculares e por sentirmos a necessidade de aprender sobre o assunto. Ao contrário do que se pensa a radioatividade não é uma invenção humana, é um fenômeno natural ao qual estamos sujeitos a todo o instante. Seja nos alimentos que tiveram exposição à radiação para maior conservação, na medicina nuclear em tratamento de doenças e exames, em ondas eletromagnéticas geradas por equipamentos elétricos e eletrônicos (celulares, computadores), ou até mesmo na simples troca de calor entre dois objetos.

Como, não é possível ficar imune às radiações naturais, então devemos procurar ficar expostos o mínimo possível às radiações artificiais, tomando certos cuidados. Dependendo da quantidade de radiação recebida e do tipo de radiação, podem provocar graves doenças ou causar alterações no DNA, passando de geração para geração. Dentre os benefícios proporcionados pelo uso da radiação estão a: durabilidade de alimentos, controle de doenças em humanos e pragas, na agricultura, e o uso na medicina. Os efeitos biológicos dos raios-x são meios seguros no auxilio de diagnósticos na área da saúde como quimioterapia, radioterapia, na agricultura e outras áreas.

Porém, os efeitos da radiação no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo. Ela é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho intestinal, na medula óssea, etc., podendo ocasionar a morte. Também é usada na fabricação de materiais bélicos, como a bomba atômica que destruiu as cidades de Hiroshima e

(5)

Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial e matou milhares de pessoa. Os riscos e benefícios devem ser ponderados. A radiação deve ser usada de acordo com os seus benefícios, pois se usada de maneira correta é possível que eles sejam maiores que os riscos.

Assim, com tantas aplicações da radioatividade, progrediram os benefícios e malefícios da radiação para o ser humano e meio ambiente. Com relação a esses fatores, e frente à desinformação da maioria da população sobre os perigos provocados pelas radiações, e os cuidados que se deve ter com relação às radiações eletromagnéticas e particularmente com os raios-X, caracterizaram a importância do trabalho proposto e a busca de maiores informações, conhecimentos e esclarecimentos sobre o tema.

O trabalho de pesquisa possibilitou a turma conhecer e aprender um pouco mais sobre a radioatividade, radiações, aplicações mais importantes e dos conhecimentos relacionados aos diferentes tipos de radiações, conceitos básicos, radioproteção, efeitos biológicos, riscos e benefícios.

A pesquisa desenvolvida promoveu a criticidade nos educandos, a curiosidade, o trabalho em grupo, a busca de conhecimentos e informações sobre o assunto através das pesquisas. Juntos foram possíveis, estudar e compreender um conjunto de saberes acerca do tema em estudo aprendendo a argumentar e fomentar o trabalho coletivo/cooperativo no momento em que buscam um objetivo comum no desenvolvimento de outros conteúdos além dos conceituais e na sua formação como sujeitos participantes da construção do conhecimento.

CONCLUSÃO

A partir disso, podemos afirmar que o presente trabalho cumpriu com seu objetivo de conhecer e aprender sobre a radioatividade por parte da escola em especial esta turma, e de divulgar isso na comunidade. A escolha do tema foi de extrema relevância, por não estar claramente proposto no currículo, e por isso, ser muito pouco ou nada trabalhado com nossos educandos.

Quanto à pesquisa realizada, podemos dizer que a radiação está presente no dia a dia, de forma natural ou artificial, e não temos como fugir disso, para tanto é necessário que tenhamos alguns cuidados quanto à exposição dessa radiação, uma vez que esta pode ser muito maléfica, como reforçamos acima.

Palavras Chaves: Radiação; Energia; Benefícios; Malefícios; Radioatividade; Cotidiano; REFERÊNCIAS

(6)

Benefícios e Malefícios. 2009. Disponível em:

<http://sala3m10.blogspot.com.br/2009/11/cuidado-perigo.html> Acesso em: 16/05/2014.

OKUNO, Emico. Radiação: efeitos, riscos e benefícios.São Paulo: Harbra, 2007.

PERUZZO, Francisco Miraguaia. CANTO, Eduardo Leite. Química na abordagem do Cotidiano. 4ª ed. - São Paulo: Moderna, 2006.

Radioatividade na Agricultura. 2000. Disponível em:

<http://www.alunosonline.com.br/quimica/radioatividade-na-agricultura.html> Acesso em: 26/05/2014.

Radioatividade na indústria. 2000. Disponível em:

<http://www.alunosonline.com.br/quimica/radioatividade-na-industria.html> Acesso em: 26/05/2014.

Radiação. 2005. Disponível em: <www.sindipetro.org.br> Acesso em: 8/05/2014. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. MÓL, Gerson de Souza. (Coords.) Química Cidadã: Volume 2: Ensino Médio: 2º Série. 2ª ed. São Paulo: Editora AJS, 2013.

Tipos de radiação. 2008. Disponível em: <http://www.fisica.net/denis/rad1.htm> Acesso em 10/05/2014.

Referências

Documentos relacionados

Nesse sentido, Ridola (2014) afirma o Estado possui como dever, perante a sociedade, a criação de condições que permitam o devido exercício da dignidade.. Entretanto,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença