• Nenhum resultado encontrado

COMO MONTAR UMA EMPRESA DE PERSONALIZAÇÃO DE BOLOS E DOCES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO MONTAR UMA EMPRESA DE PERSONALIZAÇÃO DE BOLOS E DOCES"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

COMO

MONTAR

UMA

EMPRESA DE

PERSONALIZAÇÃO

DE BOLOS

E DOCES

(2)
(3)

SUMÁRIO

COMO MONTAR? | UMA EMPRESA DE PERSONALIZAÇÃO DE BOLOS E DOCES

Apresentação do negócio

6

Exigências Legais

7

Estrutura e pessoal (equipe e equipamentos)

9

Investimento e Capital de Giro

13

Canal de Distribuição

14

Divulgação 16

Informações tributárias

17

Dicas de Negócios

19

(4)

Ideias e oportunidades de

negócios

Quer se tornar um empreendedor

mas não sabe por onde começar?

Esta Série é para quem quer descobrir as melhores ideias de negócios lucrativos.

A Série Como Montar traz um perfil de diversos ambientes de negócios para quem está em busca de oportunidades para empreender, apresentando uma visão geral de como cada segmento se posiciona no mercado, quais as variáveis que os afetam, como elas se comportam, qual a estrutura, equipamentos e pessoal para composição do negócio, oferecendo as informações necessárias sobre como fazer o seu empreendimento acontecer na prática.

Mas atenção, futuros empresários: as cartilhas desta Série não substituem o Plano de Negócio. Para elaborá-lo, procure o Sebrae. Dispomos de uma grande variedade de soluções em apoio ao pequeno empreendedor.

(5)
(6)

Apresentação do negócio

Brigadeiros, bolos, tortas e chocolates personalizados fazem parte de um mercado em expansão. O negócio é de baixo investimento, pois necessita de poucos equipamentos, mas a concorrência deve ser levada em conta, pois grandes casas de festas infantis disponibilizam esses serviços. Por isso, para ter um negócio de sucesso é preciso se dedicar, ser criativo para inovar e acompanhar as tendências do mercado.

Micro e pequenos empresários podem apostar em receitas

caseiras, preparos gourmet, produtos e serviços personalizados.

Além disso, a qualidade dos produtos é aliada a um ambiente

aconchegante para atrair a clientela. O mercado de doces

também atrai um grande número de pessoas com perfis variados,

interessadas em abrir o próprio negócio, sejam donas de casa ou

grandes empresários de olho nas oportunidades de negócios.

Se você quer abrir um negócio no segmento de tortas e bolos artesanais, lembre-se: é preciso buscar um diferencial, ser apaixonado pelo que faz e, antes de iniciar o empreendimento, fazer um estudo de mercado para analisar o cenário do setor.

Localização

A localização do ponto comercial é uma das decisões mais relevantes para uma loja desse nicho. Deve-se considerar, para a escolha do local, a densidade populacional, o perfil dos consumidores, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a proximidade com fornecedores, segurança e limpeza.

(7)

Mas, antes de se definir por um imóvel para abertura e montagem do seu negócio, deve-se observar os seguintes detalhes:

• Certifique-se de que o imóvel em questão atende às suas

necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de

instalação, características da vizinhança, e se é atendido por serviços

de água, luz, esgoto, telefone, etc.;

• Avalie as comodidades que possam tornar mais atrativa e conveniente

à presença dos frequentadores, tais como facilidade de acesso e

estacionamento para clientes;

• Cuidado com imóveis situados em locais sujeitos a inundações ou

próximos às zonas de risco;

• Atente para os aspectos de acesso e acessibilidade dos clientes;

• Avalie as condições de conservação e segurança do imóvel, bem

como os aspectos legais e de zoneamento urbano junto à prefeitura.

Exigências Legais

A abertura da empresa envolve uma série de providências. Para não atrasar a

inauguração, recomendamos a contratação de um profissional de contabilidade, que possa proceder com a elaboração dos atos constitutivos e auxiliar o empresário na definição da forma jurídica mais adequada para o seu projeto.

(8)

O registro de uma empresa é similar a um processo, sendo composto pelas seguintes etapas:

● Registro na Junta Comercial;

● Inscrição na Secretaria da Receita Federal para número do CNPJ; ● Registro na Secretaria Estadual da Fazenda;

● Inscrição na prefeitura do município para obtenção do alvará de funcionamento;

● Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;

● Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

● Solicitação de Licença do Corpo de Bombeiros Militar para funcionamento.

Passo a Passo para a abertura de uma empresa:

Passo 1 - Registro na Junta Comercial Passo 2 - Obtenção do NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) Passo 3 - Obtenção do CNPJ Passo 4 - Obtenção do Alvará de Funcionamento Passo 5 - Definição do Sistema Tributário Passo 6 - Providências relacionadas à Previdência e dos documentos fiscais

(9)

Estrutura e pessoal

(equipe e equipamentos)

Tudo depende de como será a atuação da empresa, o porte e as características dos serviços prestados. Toda a necessidade será efetuada com base nessa capacidade inicial esperada, na quantidade de atendimentos a serem realizados. O espaço deve ser suficiente para acomodar os clientes.

Para uma empresa de porte médio, a sugestão é da seguinte estrutura:

• Escritório e recepção para atendimento aos clientes;

• salão com mesas para acomodação dos clientes;

• espaço para exposição de todos os produtos ofertados,

utilizando Equipamentos climatizados;

• cozinha, com pequeno depósito em anexo;

• banheiros.

A estrutura depende ainda de como será o atendimento e a entrega. Sugerimos um local com estacionamento ou convênio com estacionamentos próximos do local. Isso se for o caso do empreendimento em questão.

Outro ponto importante é a fachada da loja e a recepção, que podem auxiliar no processo de atração de clientes e transmissão do conceito do empreendimento. Uma decoração interna alegre e leve, com temas específicos, pode criar uma atmosfera lúdica ao ambiente e encantar todos os tipos de clientes.

Outros profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da loja, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação, etc. Na grande maioria, as empresas possuem estrutura simples, com apenas um pequeno escritório para receber os clientes, fazer a contabilidade e os

(10)

Pessoal

Este ponto também depende diretamente do segmento pelo qual o empreendedor optou. Geralmente é baseado no volume de produtos ou de serviços oferecidos. Para uma empresa de personalização de bolos e tortas, a qualificação dos profissionais é fator chave para o sucesso do empreendimento, somente quando no caso de produzir os próprios bolos e tortas, pois são estes os responsáveis pelas receitas.

Para uma loja de médio porte, apenas duas pessoas podem ser responsáveis. Como este negócio é altamente influenciado por datas comemorativas especiais, o empreendedor poderá decidir por contratação temporária para esses períodos de maior demanda.

A decisão de atender clientes de maior porte, por atacado, exigirá um dimensionamento especial no quantitativo de pessoas. Como o crescimento nesse segmento de negócio depende da indicação de clientes, o atendimento exige uma atenção especial do empresário.

A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os Custos trabalhistas com a rotatividade de Pessoal.

O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do Pessoal e treinamentos adequados.

(11)

Geladeira industrial

A primeira coisa que você precisará pensar é na conservação dos seus bolos e demais ingredientes. Para isso, você precisará investir em uma geladeira comercial de alta qualidade para não ter problemas com prejuízos já de início.

Forno industrial

Para que você consiga aumentar sua produtividade e possa expandir sua demanda gradativamente, você precisa ter ajuda de um bom forno industrial para bolo. Permitirá que você possa criar várias receitas, além de testar quais você pode inserir no seu negócio.

Masseira ou misturador

Independente se você pretende começar pequeno ou já iniciar um negócio grande, um misturador de massa irá aumentar sua produtividade. Além disso, irá garantir que suas massas fiquem sempre no mesmo padrão, o que é um indicador de qualidade.

Mesas e balcões

É importante que você tenha, de maneira estratégica, balcões de aço inox ou refrigerados espalhados pela sua cozinha. Isso irá te ajudar muito a armazenar ingredientes e utensílios que você irá utilizar na produção dos bolos caseiros.

Eletrodomésticos

Nenhuma cozinha funciona sem os eletrodomésticos necessários. Você precisará investir em um bom liquidificador, batedeira, extratora de

Matéria-prima e mercadorias

Confira a lista com equipamentos e estrutura necessária para abrir seu negócio de personalização de bolos:

(12)

Utensílios de apoio

Quanto aos utensílios são vários o que você irá precisar. O ideal é fazer uma planilha e listar tudo para não esquecer de nada. Prefira investir em utensílios de inox para ter alta durabilidade e te auxiliar melhor na produção.

Embalagens

Outra coisa importante que você precisará investir é nas embalagens tanto para transporte quanto para exposição.

Uniformes e proteção

Uniformes e proteção também são essenciais para que você tenha uma cozinha profissional e de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Uniformes personalizados da sua marca, aventais, toucas personalizadas, luvas e sapatos adequados são as principais exigências.

Máquina de cartão de crédito

Hoje a maioria dos pagamentos são feitos online, então é importante investir em uma máquina para facilitar o processo de pagamentos.

(13)

Investimento e Capital de Giro

O investimento para o início das atividades varia de acordo com o porte do empreendimento e os produtos e serviços que serão oferecidos. Os Investimento iniciais comuns a uma empresa desse segmento são:

- Investimento Fixo

- Despesas pré-operacionais

- Capital de Giro

Os custos dentro de um negócio são empregados tanto na elaboração dos serviços ou produtos quanto na manutenção do pleno funcionamento da empresa. Entre essas despesas, estão o que chamamos de custos fixos e custos variáveis.

Custos variáveis são os que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção. Já os fixos são os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os gastos realizados para operar o negócio devem ser estimados considerando os itens abaixo:

- Gastos com Mão de obra

- Custo da Mercadoria adquirida

- Custos fixos

(14)

Canal de Distribuição

O canal de distribuição é a própria loja. Uma alternativa é implantar sistema delivery ou se cadastrar nos aplicativos como ifood, Rappi, etc, ou pedidos por telefone, para que os clientes recebam os produtos em casa. Este sistema traz comodidade para o cliente e a possibilidade do desenvolvimento de estratégias personalizadas por parte do empreendedor. Nesses casos, o empreendedor deverá definir estratégia que possibilite o equilíbrio das margens de lucratividade, estabelecendo valores mínimos de pedidos que possam ser entregues em domicílio.

Os custos de aquisição de mercadoria estão integrados nos custos variáveis que abrangem, também, impostos, comissões, mão de obra operacional, despesas com cartões de crédito e de débito, etc.

Nos custos fixos são considerados gastos com aluguel, honorários contábeis, pró-labore, energia, água, combustível, seguro, IPTU, ações de ‘’marketing’’, etc.

Antes de montar a empresa, elabore um Plano de Negócios onde os valores necessários à estruturação da empresa estejam detalhados, em função dos objetivos estabelecidos de retorno e alcance de mercado. O capital de giro necessário para os primeiros meses de funcionamento do negócio também deve ser considerado neste planejamento. Nessa etapa, é indicado procurar o Sebrae para consultoria adequada ao seu negócio, levando em conta todas as particularidades do segmento.

(15)

Agregação de valor

A diversificação de um produto ou serviço deve sempre ser buscada pelo empresário, seja para em momentos de recessão poder escoar e vender seus produtos, seja para aproveitar momentos e processos ociosos, ampliando assim sua receita, sempre complementando o serviço principal ofertado.

Não basta ao empresário apenas possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ofertado.

Dessa forma, uma possibilidade de diversificação é o empresário elaborar seus próprios bolos e tortas. Tentar diversificar os sabores e ter sempre algum produto exclusivo. Outra possibilidade é estruturar uma casa de festas infantis, incluindo a personalização de bolos e tortas como complementar aos seus serviços.

Um outro item importante para agregação de valor é desenvolver outros produtos personalizados, como balões, camisetas e guardanapos.

O atendimento pessoal qualificado é um fator que agrega valor de alto significado para o cliente. É fundamental conhecer quem são os clientes e entender suas reais expectativas e necessidades. É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado.

Essas são algumas opções de diversificação, sendo sempre possível propor melhorias e novidades, para isso é indicado observar hábitos, ouvir as pessoas e criar novos produtos e novos serviços, com o objetivo de ampliar os níveis de

(16)

Divulgação

A propaganda é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços e produtos conhecidos pelos clientes potenciais. A mídia mais adequada é aquela que tem linguagem associada ao público-alvo, se enquadra no orçamento do empresário e tem maior penetração e credibilidade junto ao cliente.

Poderão ser usados todos os canais de propaganda, de acordo com o porte do empreendimento e a capacidade de investimento do empreendedor. Um pequeno estabelecimento poderá utilizar-se de panfletos a serem distribuídos de forma dirigida, em locais de grande circulação de pessoas (próximos ao estabelecimento), ou no bairro onde está localizado.

As mídias sociais como Instagram e Facebook também devem ser ferramentas utilizadas na divulgação dos produtos.

Possuir cartões de visitas para entregar aos clientes e potenciais clientes é bastante recomendado. Importante também a participação em feiras e eventos locais ou regionais para demonstração de seus produtos e serviços, alavancando ainda mais a quantidade de clientes.

Alguns itens são importantes para chamar atenção do consumidor no ponto de venda dentre eles a adequada exposição, uso de displays, totens, folhetos explicativos sobre a qualidade do produto e serviço, porém a possibilidade de visualizar e poder atestar a sua qualidade são essenciais para impulsionar o cliente a adquirir o seu serviço.

Oferecer descontos e pacotes promocionais para serviços combinados (por exemplo, show de mágica com locação de brinquedos infláveis) são sempre uma boa forma de vender os serviços. Outra forma bastante eficaz para o segmento de loja de bolos e tortas é convidar clientes potenciais para conhecer a qualidade dos serviços prestados.

O empreendedor deve sempre entregar o que foi prometido e, quando puder, superar as expectativas do cliente. Ao final, a melhor propaganda será feita pelos clientes satisfeitos e bem atendidos.

Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de bairro, jornais de grande circulação, rádio, revistas, outdoor e internet. Entretanto, o contato pessoal é imprescindível particularmente para aqueles empreendedores que se propõem a atender as grandes empresas compradoras.

(17)

Informações tributárias

O segmento de PERSONALIZAÇÃO DE BOLOS E DOCES, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 1091-1/02 como a atividade de fabricação de pães e roscas, bolos, tortas e outros produtos de padaria com venda predominante de produtos fabricados no próprio estabelecimento (padarias tradicionais), poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa, R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei. Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/): • IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica); • CSLL (contribuição social sobre o lucro); • PIS (programa de integração social); • COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social); • ICMS (imposto sobre circulação de Mercadorias e serviços); • INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 4,5% a 30% (ANEXO II), dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período. Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se

(18)

Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov. br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

I) Sem empregado

• 5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária

do empreendedor;

• R$ 1,00 mensais de ICMS – Imposto sobre Circulação de

Mercadorias.

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado,

desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da

categoria)

O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:

• Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;

• Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do

empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

(19)

Dicas de Negócios

- Entre nesse mercado consciente de que a presença do

empreendedor é imprescindível para o sucesso do negócio;

- Esteja sempre atento ao que ocorre no seu mercado de

atuação, acompanhando as tendências no Brasil e no

exterior;

- Promova inovações contínuas, seja no oferecimento de

produtos inovadores, extravagantes, ultrafuncionais, ou na

forma de comercializá-los;

- Ajuste um conjunto de metas e objetivos a serem atendidos

pelo projeto de divulgação da sua empresa;

- Seja criativo ao validar conceitos de produtos e sua

divulgação.

Bibliografia

https://exame.abril.com.br/pme/6-dicas-essenciais-para-abrir-uma-doceria-de-sucesso/

http://como-abrir-o-seu-negocio.blogspot.com/2011/08/como-abrir-montar-uma-empresa-de.html

(20)

Referências

Documentos relacionados

O segmento de EMPRESA DE TRADUÇÃO PARA EVENTOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7490-1/01 como atividade de serviços de

O segmento de VITRINISTA, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7410-2/02 como a atividade de decoração de interiores, poderá optar

O segmento de FÁBRICA DE MESAS DE BILHAR, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 3240-0/02 como a atividade de fabricação de mesas de

O segmento de REDE DE PROTEÇÃO PARA JANELAS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 1353-7/00 como a atividade de fabricação de redes

O segmento de SALÃO DE JOGOS NÃO ELETRÔNICOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 9329-8/03 como a atividade de exploração

O segmento de SERVIÇO DE GUINCHO, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 5229-0/02 como atividade de serviço de guincho (reboque) de

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

As dimensões de TI estudadas nessa pesquisa buscou identificar e relação entre Tecnologia da Informação e a entrega da Proposta de Valor Social pela Empresa estudada. A