• Nenhum resultado encontrado

Amanhã (15/03) completa um ano da nossa última. A Campanha da

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Amanhã (15/03) completa um ano da nossa última. A Campanha da"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A

Campanha da Fraternidade 2021, que propõe um apelo ecumênico, tem gerado algumas polêmicas a respeito do tema abordado. Dentre muitas discussões e mediante a repercussão do assunto, nada melhor que o nosso Diretor Espiritual nos orientar a respeito da proposta que a CF convida a nós cristãos.

Texto completo na pág.10

A

manhã (15/03) completa um ano da nossa última reunião presencial. De lá pra cá, foram feitas reuniões remotas, lives musicais, lives de oração e até mesmo a Festa Agostina! Mas, você já se perguntou por que o JSC não parou assim como outros grupos fizeram nesse período? Por que as reuniões não são esporádicas? Se elas estão sendo proveitosas? Qual a importância dessas reuniões? E, o que esperar das reuniões EAD?

C

om uma

pandemia que parece que nunca tem fim, o ASC precisou adaptar e reorganizar sua estrutura para que o grupo continuasse.

De fato, são muitos os questionamentos a cerca da fase que o J vive. Que tal acabar com algumas dessas dúvidas?

Matéria completa na pág.5-6

Coordenadores saíram, equipes foram fechadas, a coordenação mudou... Muita coisa aconteceu com os nossos irmãos mais novos. Mas e aí, como ficou o ASC?

Matéria completa na pág.2

Angelus? Não vale dizer “não”! haha. Assim como está escrito em Hb 10;39, que nós possamos manter o ânimo e a fé do primeiro chamado, aquele que nos fez apaixonar pelo JSC, que é a santidade. É um ano sem abraços, sem o quadrado... Mas não sem uns aos outros! Que sejamos impulsionados pelo espírito de comunidade para procurar o irmão E ai, amigo leitor! Já estava ansioso para mais uma edição do Jornal

(2)

JORNAL ANGELUS Março de 2021 Pág. 02 Em tempos normais, a troca de coordenação do ASC geralmente ocorre no final de novembro e a das Equipes, no início de janeiro. Contudo, em meio a pandemia, a troca de coordenação também foi adaptada. A coordenação do ASC, orientada pelo diretor espiritual e após reunir de forma online com a coordenação do J e os Padrinhos, além de muita oração, fizeram o convite aos coords das equipes de 2020, também aos gerais e apoios, para coordenarem em 2021. Após algumas semanas do chamado, guiados pela oração pessoal, os coords deram suas respostas. Infelizmente, alguns não aceitaram, cada um com seu motivo pessoal, até mesmo devido à mudança de vida e também porque a coordenação geralmente dura um ano.

Dessa forma, alguns ajustes foram necessários. A troca ocorreu de forma online no sábado dia 06 de fevereiro de 2021. E a atual coordenação do ASC é: • Jornal: Ana Júlia

• Música: Camila

• Eventos: Izabela e Rafael • ASC: Júlia e Joyce

Talvez você esteja se perguntando sobre a equipe de Formação e Oração, mas algo que foi orientado é que não seria conveniente chamar coords novos nesse momento. Assim, a Formação e a Oração foram fechadas por enquanto, logo a Eventos passará a abordar temas relacionado as outras equipes abertas também. E a Camila (membro da equipe de música que coordenava a Eventos em 2020) foi chamada a coordenar a Música. Aqueles que ficaram foi pelo grande amor ao ASC e os que saíram, permanecem auxiliando como membros, também com grande amor ao ASC.

Neste último ano muitas coisas aconteceram, muitos sentimentos tomaram conta: medo, angústia, insegurança, situações as quais foram agravadas por causa da pandemia... Acontecimentos que já repercutem e ainda repercutirão no futuro do ASC e JSC. Essa foi uma das últimas fotos tiradas no presencial, e, neste mês que o ASC completa 36 anos, ela nos remete à saudade! Saudade das pessoas que já subiram para o J, saudades daqueles que se afastaram, saudades de um ASC cheio e com todo mundo juntinho. Tendo a certeza de que Deus está no comando e o melhor tem para cada um de nós, estamos aqui dando o nosso melhor para o grupo. O ASC conta com você, com seu acolhimento, com sua fortaleza e com olhar de caridade principalmente de quem é ou foi um Adolescente Seguidor de Cristo. Contamos com a oração de cada um de vocês!

(3)

O Catecismo da Igreja Católica diz que a virtude é uma disposição habitual e firme de fazer o bem. É bom recordar que as virtudes humanas podem ser agrupadas em torno de quatro: prudência, justiça, fortaleza e temperança. São José era, sem sombra de dúvidas, alguém que queria estar na vontade de Deus. Iremos refletir as principais virtudes dele.

“Despertando, José fez como anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa” (Mt 1, 24).

Ao levar a Virgem Maria para a sua casa, acolhendo-a como sua esposa, devida a mensagem que recebeu do anjo, ele foi prudente. Ser prudente é dispor a razão prática a discernir, em qualquer circunstância, nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realiza-los.

“José, seu esposo, que era um homem justo, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente” (Mt 1, 19).

Ser justo é uma grande virtude de acordo com o catecismo: a virtude da justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido (CIC 1807). Em sua vida, diante daquilo que Deus lhe pedia, José não poderia lhe dar outra coisa a não ser a realização da Santa vontade de Deus. “José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua

mãe e partiu para o Egito” (Mt 2, 14).

A virtude da Fortaleza consiste em: tornar o homem capaz de ter segurança nas dificuldade, firmeza e constância na procura do bem (CIC 1808). São José viveu esta virtude, principalmente quando, tentou achar um lugar para Maria dar à luz e quando fugiu para o Egito com Jesus e Maria, pois Herodes queria matar o menino.

(4)

JORNAL ANGELUS Março de 2021 Pág. 04 Atualmente vivemos em uma sociedade que prega e dissemina diferentes ideologias e o que é verdadeiramente bom e louvável aos poucos vem perdendo o seu valor.

Com que frequência ouvimos hoje falar sobre as virtudes e sua importância em nossa vida? O que são as virtudes? Sou um jovem virtuoso? Infelizmente se pararmos e olharmos para a nossa geração perceberemos que não são muitos os que buscam viver verdadeiramente como jovens virtuosos. Em muitos aspectos percebemos certa decadência ao longo dos anos, o que nos leva a pensar como serão as futuras gerações, mas bom, voltemos o nosso olhar para o momento presente.

Hoje, vive-se muito segundo as conveniências. Ser bom é algo característico das virtudes, por exemplo, ser humilde, ainda que os outros não reconheçam mas porque é bom ser humilde, ao contrário percebemos que muitos são os que já não fazem o bem porque é algo bom, mas o fazem pensando em benefícios e interesses próprios.

No evangelho de São Mateus no capítulo 5, 14-16, Jesus nos diz sobre sermos luz no mundo e que assim, brilhando a nossa luz, os homens vejam nossas boas

obras e glorifiquem o Pai. Nessas boas obras estão contidas as nossas virtudes,

uma vez que a virtude permite-nos praticar o bem, e se não sou uma pessoa virtuosa como poderei ser luz para as outras pessoas, como poderei ser reflexo de Deus para elas?

O Catecismo da Igreja Católica no nº 1804 define virtude como “uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si. Com todas as suas forças sensíveis e espirituais, a pessoa virtuosa tende ao bem, o procura e o escolhe na prática”.

As virtudes humanas que giram em torno das quatro virtudes cardeais; prudência, justiça, fortaleza e temperança, com a graça de Deus forjam o nosso caráter. As virtudes nos assemelham a Deus, contudo, sem uma vida virtuosa jamais seremos santos.

Para saber mais sobre as virtudes deixo como sugestão o site do Padre Francisco Faus: https://padrefaus.org/tag/virtudes/

(5)

Sábado é um dia estimado para muitos. Encontrar com pessoas queridas, praticar atividades de lazer, e para nós, dia de reunião no JSC. Mas afinal, o que leva tantos jovens a dedicar em média 4 horas deste dia tão esperado, reunindo com esse grupo? A resposta completa para essa pergunta não caberia nessa página, mas vale refletir a respeito.

Como o próprio nome do grupo já diz, esse é o lugar para quem quer seguir a Cristo, e nesse caminho encontramos alimento espiritual na Santa Missa no Carmo e posteriormente no momento proposto pela coordenação no Salão Paroquial.

A Santa Missa presidida pelo senhor Cônego é um marco para o sábado. Ter a oportunidade de confessar, buscar o entendimento da palavra e encontrar com Cristo através da eucaristia é sem dúvidas o auge desse trajeto.

Seguindo para o momento do Salão Paroquial é comum que se alastre uma grande expectativa para saber o que foi preparado para reunião, sendo essa perpassada por um pensamento legitimo, mas as vezes egoísta, de saber “o que essa reunião trará para minha vida hoje?”. Ele é legitimo, pois, um dos objetivos da reunião é justamente oferecer meios para nos aproximar de Cristo, porém, pode ser egoísta a partir do momento em que o vemos como um “selfie- servisse” buscando nos servir sempre com uma solução exata para nossos problemas, ou

esperando que a reunião reafirme alguma espectativa que já possuímos, possivelmente nos cegando para a luz que Deus tem para nossa vida.

As reuniões de sábado no JSC eram essenciais no formato presencial e permanece assim online, pois uma face do amadurecimento na vida espiritual e o próprio ato de evangelizar acontece em comunidade. Apesar disso, atualmente é perceptível que muitos tem deixado de participar das reuniões do J, basta olhar o número de participantes que entram no Google Meet. O que será que está fazendo com que haja esse esfriamento no grupo? Será que membros estão esperando a pandemia acabar para seguir a Cristo?

Para essas e outras perguntas, você já sabe a resposta, basta fazer um exame de consciência hoje, onde quer que esteja. Feito isso, caso perceba que está desviando do caminho, lembra-te que sábado tem reunião do J e através dela você poderá recalcular a rota.

Equipe de Jornal

“Quem ama faz sempre

Comunidade; não fica

nunca sozinho”.

Santa Teresa de Ávila.

(6)

Ano XXIII Edição 268 Março de 2021 Pág. 06 Você, que já escutou muitas vezes sobre a importância de estar nas reuniões de sábado do JSC, sabe realmente a importância dessa reunião para o grupo? Não? Então vem com a gente, que hoje o nosso papo é sobre isso. Em tempos de pandemia, vimos a necessidade de recordar o JSC sobre a importância das reuniões de sábado como componente do “cerne” da estrutura do grupo.

As reuniões de preparação do JCC e as reuniões gerais aos sábados são as únicas reuniões que existem desde o princípio do J. As demais, reuniões de equipe e de coordenação, foram sendo acrescentadas com o tempo. Antes de seguir, você precisa estar ciente que toda a estrutura do grupo, esta que está ilustrada no estatuto, nasceu e se desenvolveu com a finalidade de SERVIR A ESPIRITUALIDADE. Com isso, o Espirito é livre para direcionar à Coordenação sobre a estrutura do grupo. O que temos hoje, pode não ser o mesmo de amanhã, então compete a nós experimentar do que nunca mudará, Deus.

As reuniões de sábado nutrem as demais reuniões e todas as funções dentro do grupo. E vamos justificar isso por alguns pontos:

O primeiro deles é quando se é coordenador, onde se é exigido a presença nas reuniões de sábado. Os coordenadores de equipes abertas e fechadas precisam preparar reuniões para os seus membros. Essas mesmas reuniões precisam estar em sintonia com o que o JSC está precisando viver. As equipes são membros de um corpo, se uma perna andar para frente e a outra para trás, certamente a pessoa vai cair. Assim, os coordenadores precisam estar cientes do que o JSC está vivendo para a sua equipe não estar aparte do todo.

O segundo argumento é para aqueles que desejam servir na JCC. A missão dos servos da Jornada é anunciar a Cristo para as pessoas de fora, fortalecerem a espiritualidade do grupo através da intensa experiencia que é o período de preparação, se confirmarem no caminho com Cristo e cativar pessoas a participar do JSC para dar continuidade a tudo isso. Como você pode cativar alguém a participar de algo que você não vive intensamente. Além disso, a Jornada é nutrida pelo JSC, como sustentar a jornada se as pessoas querem se doar somente no período de preparação

O terceiro deles é para a equipe de coordenação. Uma vez por mês os coordenadores se juntam para a Reunião de Coordenação, cujo objetivo é falar sobre o grupo e os “poréns” do mês que se passou. É um espaço para discussões de problemas e soluções para o JSC. Como conversar sobre o grupo se o coordenador não conhece o grupo e os seus membros não tem uma vivencia ativa e está imerso na espiritualidade? O conhecimento é fruto da vivência, e estar nas reuniões só por estar, dá ao coordenador uma visão superficial de todo o grupo.

Para finalizar, as reuniões de sábado dão a coordenação geral um “Raio-X” sobre a espiritualidade do grupo e permite observar o que e mais necessário de ofertar aos membros. Vale ressaltar, que foram usados argumentos para a estrutura do grupo, dentro do campo espiritual precisamos de mais um artigo para discutir sobre.

(7)

Poxa, não dá nem pra descrever tudo o que foi o primeiro dia em que fui no JSC. A acolhida que recebi de todo o grupo naquele dia foi com certeza um dos momentos mais especiais da minha vida. Lembro de sair de lá com a sensação forte de que tinha achado meu lugar. Todos os encontros eram como uma chuva de espiritualidade para mim. Eu nunca havia me afastado de Deus nem da minha religião, mas ali me sentia mais próxima do que nunca! Infelizmente, dois meses depois, os dias de isolamento social chegaram. Voltei para minha cidade e, mesmo com as reuniões remotas, não consegui mais participar efetivamente dos encontros. Hoje, já me mudei de cidade novamente e a possibilidade de voltar para os encontros presenciais do JSC parece ser uma realidade cada vez mais distante.

Ei, pessoal! Me chamo Milena Thomé e fui convidada a partilhar um pouquinho sobre minha experiência no JSC. Cheguei no grupo a convite de um amigo em outubro de 2019 e, consequentemente, meu contato com as reuniões presenciais foi bem curtinho, mas ainda assim tenho estado nas reuniões e atualmente participo da Equipe de Oração. Apesar de vivermos um momento que impede essa participação presencial e que algumas experiências se perdem, em muito as reuniões do J têm me auxiliado, por exemplo, as

síncronas me amparam a enfrentar uma timidez muito forte e fazer-me presente ali, ainda que de forma online, enquanto as assíncronas a manter uma certa independência na vida espiritual. Dessa forma, tem sido para mim um momento de, não só, me aprofundar em tudo o que nos é transmitido nas reuniões, mas também de conhecê-los melhor. No mais, espero nos vermos em breve. Abraços! Porém, Deus sabe de tudo e os meses que vivi no JSC me ensinaram que devo sempre confiar nos planos dEle. Hoje carrego infinitas saudades dos encontros, mas o sentimento de gratidão por ter tido a oportunidade de conhecer um ambiente tão incrível e tão cheio de Deus é e sempre será maior!

(8)

Ano XXIII Edição 268 Março de 2021 Pág. 08 1 - Presença real de Cristo em nós.

2 - Através dela nos reconciliamos com Deus.

3 - Por ela somos alimentados na nossa vida espiritual.

4 - Através dessa meditação, temos a oportunidade de percorrer a vida de Jesus. 5 - É um sacrifício que ajuda a crescer na humildade e a fortificar a nossa vontade contra as ciladas do demônio.

Um dia, em Medjiugorie, a virgem nos pediu de viver a seguinte mensagem: “Filhos queridos, vos convido a conversão individual. Este tempo é para vocês, porque o meu Filho dileto sem a vossa cooperação não pode realizar o que deseja. Filhos queridos orem a fim de que possam crescer espiritualmente e ficarem mais próximo de Deus. Entrego para vocês as 5 pedrinhas, que representam as armas contra o vosso gigante Golias com as quais poderão vencer qualquer batalha”.

1 - Presença real de Cristo em nós.

2 - Através dela nos reconciliamos com Deus.

3 - Por ela somos alimentados na nossa vida espiritual.

4 - Através dessa meditação, temos a oportunidade de percorrer a vida de Jesus. 5 - É um sacrifício que ajuda a crescer na humildade e a fortificar a nossa vontade contra as ciladas do demônio.

(9)

03 – Francielle Paixão 04 – Kaio Expedito 08 – Laís Cardoso 16 – 36 anos do ASC 17 – Samara Milagres 12 – Patrícia Carolina 13 -Matheus Fontes

14 - 1 ano da última reunião presencial

O ASC sempre foi muito importante para o JSC! Além de serem um dos principais sucessores dos membros do J, sempre nos dão gás para continuarmos animados na caminhada, seja por meio da oração intensa que

sentimos sempre quando juntamos as reuniões ou quando fazem uma animação incrível! Prova de que esse grupo é sonho de Deus é chegarem a mais um ano de existência, mesmo diante de tantas dificuldades. Nós do JSC somos muito gratos ao servir de vocês saibam que podem sempre contar com

a gente, assim como contamos com vocês!

(10)

JORNAL ANGELUS Março de 2021 Pág. 10 Fabrício Ferraz, Gabriela Silva, Juliana Aparecida, Marcio

Duarte, Mauro Oliveira e Michelle Macedo.

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho * Campanha da Fraternidade 2021

A Campanha da Fraternidade acontece todo ano como iniciativa da CNBB para despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, educá-lo para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja nos processos da evangelização. É preciso acentuar atitudes que auxiliam no processo de conversão. A Campanha da Fraternidade desse ano possui um forte apelo ecumênico. Por esse motivo, todos nós, feitos irmãos pelo batismo, devemos cultivar quatro atitudes fundamentais que marcam a CFE 2021 e que nos auxiliam em nosso processo de conversão: redescobrir a paz do Cristo Ressuscitado que nos une; superar as barreiras do preconceito étnico, religioso e de gênero; derrubar os muros que nos separam de nossos irmãos e irmãs; e, por fim, promover um fecundo e respeitoso diálogo, a começar necessariamente dentro das famílias. A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14). Na mensagem do Papa Francisco para a CF deste ano assim se expressou: “!Desse modo, os cristãos brasileiros, na fidelidade ao único Senhor

Jesus que nos deixou o mandamento de nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou (cf. Jo 13,34) e partindo «do reconhecimento do valor de cada pessoa humana como criatura chamada a ser filho ou filha de Deus, oferecem uma preciosa contribuição para a construção da fraternidade e a defesa da justiça na sociedade» (Carta Enc. Fratelli tutti, n. 271). A fecundidade do nosso testemunho dependerá também de nossa capacidade de dialogar, encontrar pontos de união e os traduzir em ações em favor da vida, de modo especial, a vida dos mais vulneráveis”.

Dom Odilo Cardeal Arcebispo de São Paulo, acredita que a polêmica nas redes sociais em relação ao texto-base “precisa baixar um pouco a fervura”. Tal mobilização, segundo o cardeal, “está movida por um monte de preconceitos, é ante ecumênica, por outro lado, movida por acusações infundadas contra a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”. É uma polêmica marcada por polarização ideológica, segundo dom Odilo: “Acusa de ideologia de um lado, mas comete o mesmo erro, de posição ideológica oposta, dura, fechada. Tudo o que não precisa numa Campanha da Fraternidade Ecumênica, quando o objetivo é realmente aproximar as Igrejas, é promover uma iniciativa boa, juntos, nos aproximar mais”. A crítica faz perder o foco da Campanha, que pretende ensinar o valor do ensinamento bíblico de que “Cristo é a nossa paz”. “Essa crítica que está fazendo da Campanha da Fraternidade fica lá comentando umas frases e esqueceu este foco. Cristo é a nossa paz. Eu admito que no texto-base há posições que podem ser criticadas, que podem ser não compartilhadas, eu posso fazer também as minhas observações sobre questões que talvez eu não diria desse modo, mas, pelo amor de Deus, o foco é outro”, ponderou dom Odilo.

Referências

Documentos relacionados

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Considerando a importância da avaliação como ponto de partida para desencadear a ação-reflexão-ação, a CREDE 15, tendo como referência o SPAECE, criou a sua

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura: