• Nenhum resultado encontrado

ANALISE DE RÓTULOS DE PRODUTOS COSMÉTICOS DE HIDRATAÇÃO CORPORAL E LABIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANALISE DE RÓTULOS DE PRODUTOS COSMÉTICOS DE HIDRATAÇÃO CORPORAL E LABIAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

ANALISE DE RÓTULOS DE PRODUTOS COSMÉTICOS DE HIDRATAÇÃO CORPORAL E LABIAL

NETO J.C.P¹; JÚNIOR C.A.M¹; PASSOS, A.A.S¹; SOUSA, J.M.C¹; RÊGO, I.D.A¹; COSTA, R.H.F¹; LIMA, D.C.S¹; OLIVEIRA, W.S¹; MARTINS, K.C.P¹; COELHO, A.G2;

ACADÊMICOS DA FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL - DEVRY FACID1 DOCENTE DA FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL – DEVRY FACID²

RESUMO

Introdução: Cosméticos hidratantes são produtos largamente utilizados pela

população, visto que a hidratação cutânea é essencial para manter a integridade estrutural e funcional do estrato córneo, sendo estes produtos capazes de restabelecer o grau de umidade da pele através de diferentes mecanismos de hidratação, tais como umectação e oclusão e hidratação ativa.

Metodologia: Foram levantados 20 produtos cosméticos de hidratação em

farmácias de Teresina onde foram analisados os rótulos com relação as leis vigentes. Resultados e discursão: Foram analisados treze hidratantes corporais e sete labiais na forma de batons, quanto ao atendimento a aspectos regulatórios da legislação vigente. Dos batons hidratantes, cinco deles apresentaram embalagens próprias e duas amostras apresentaram embalagens segundarias econômicas. Conclusão: Conclui se que os itens analisados estavam de acordo com a RDC nº 7, 10 de fevereiro de 2015.

Palavras chave: Fotoprotetor, rotulo, fator de proteção.

ABSTRACT

Introduction: Moisturizing cosmetics are products widely used by the

population, since a cutaneous hydration is essential to maintain the structural and functional integrity of the stratum corneum, being these products able to restore the degree of moisture of the skin through different mechanisms of hydration, such as humidification and occlusion and active hydration.

Methodology: Twenty hydration products were collected in pharmacies in

(2)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

and discursion: Thirteen body moisturizers and seven lipsticks in the form of

lipsticks were analyzed for compliance with current legislation regulations. Of the moisturizing lipsticks, five of them presented own packs and two samples presented economic secondary packages. Conclusion: It is concluded that the items analyzed according to a RDC nº 7, February 10, 2015.

Keywords: Photoprotector, label, protection factor.

1 INTRODUÇÃO

O envelhecimento é um processo natural que ocorre desde que nascemos, porém fica mais evidente após a terceira idade. A qualidade do envelhecimento está relacionada diretamente com a qualidade de vida a qual o organismo foi submetido, podendo ser decorrente do efeito da radiação ultravioleta sobre a pele durante toda a vida ou do desgaste natural do organismo, causado pelo passar dos anos, sem a interferência de agentes externos (GUIRRO, 2004).

A hidratação cutânea é essencial para manter a integridade estrutural e funcional do estrato córneo. Para manter ao nível de hidratação no estrato córneo é necessário a integridade do manto hidrolipídico, equilíbrio nos valores de perda de água transepidérmica (TEWL), a produção de NMF (Natural Moisturizing Factor) e o equilíbrio de água fornecida endógena e exógena. A utilização de cosméticos hidratantes tem por objetivo restabelecer o grau de umidade da pele. A hidratação da pele por cosméticos tópicos podem ocorrer por diferentes mecanismos de hidratação: oclusão, umectação ou hidratação ativa (SANTOS, 2011)

Produtos cosméticos com vitamina C apresentam efeitos benéficos quando aplicados diretamente sobre a pele. A aplicação tópica de complexos de vitamina C é eficaz na estimulação da síntese de colágeno, que é responsável pela firmeza da pele e pela diminuição de rugas. (TESTON, 2011)

No Brasil, as exigências atuais para regularização de produtos cosméticos estão dispostas na RDC nº 7 de 2015, que apresenta, dentre outros aspectos, recomendações sobre rotulagem e embalagem destes produtos.

2 METODOLOGIA

Foi realizado um estudo transversal observacional, onde realizou-se a busca ativa por produtos hidratantes corporais e labiais em drogarias da cidade de Teresina-PI, durante o mês de outubro de 2017.

Após o levantamento dos produtos, os rótulos das embalagens primárias e secundárias foram avaliados através de um “check list “elaborado de acordo

(3)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

com o disposto na RDC 7/ 2015 (ver anexo 1). Os resultados foram tabelados e analisados.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Através desta pesquisa, 13 hidratantes corporais foram analisados segundo a RDC 7 de 2015, onde tiveram um ótimo desempenho quanto a rotulagem, tanto em embalagem primária quanto secundária. Deve-se ressaltar que as informações como data de fabricação, data de validade e lote tiveram impressão que proporcionou dificuldade moderada de análise. Dos treze itens analisados cinco tiveram todas as informações obrigatórias expressas na embalagem primaria, por não haver uma embalagem secundaria para a preparação cosmética, tais informações foram colocadas de forma organizada de fácil leitura e compreensão. Os outros sete possuíam embalagem primaria e secundaria.

Todos os itens tiveram um tamanho adequado em suas embalagens primarias não necessitando então do uso de folheto anexo para informações obrigatórias, conforme recomenda a RDC 7/2015. Já nos hidratantes que possuíam ambas as embalagens, as informações mais importantes como: Nome do produto e grupo/tipo a que pertence no caso de não estar implícito no nome, Marca, Número de registro do produto, Prazo de Validade, Conteúdo, País de origem, fabricante/Importador/Titular, Domicílio do Fabricante/Importador/Titular, Ingredientes/Composição, foram totalmente respeitadas e expressas nas embalagens secundarias, obedecendo assim à lei vigente. Características como: Rotulagem especifica, número de registro do produto, Marca, Prazo de validade foram encontradas em ambas as embalagens.

Quanto aos hidratantes labiais, foram encontradas sete amostras de batom hidratante de marcas diferentes, onde destas, cinco amostras apresentaram embalagem secundaria própria e duas apresentaram embalagem secundaria econômica de acordo com o gráfico 1.

Embalagem segundaria própria são embalagens secundárias que acompanham o produto após a compra pelo consumidor. Já as embalagens secundarias econômicas são embalagens que contêm várias unidades do produto de mesmo lote, estando disponível aos consumidores apenas os produtos em suas embalagens primarias.

As embalagens secundarias próprias estão diretamente juntas ao produto, esse fato ajuda o consumidor durante o uso pois apresenta: modo de usar, composição e precauções. As precauções voltadas para o produto não foram encontradas nos rótulos da embalagem primaria. O gráfico 1 mostra a quantidade de produtos por embalagem secundaria econômica. Desse modo,

(4)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

certas informações relevantes sobre o produto deixam de ser repassada ao cliente, podendo gerar duvidas futuras sobre o mesmo.

O fato de alguns batons analisados não possuir em sua rotulagem itens como o modo de usar não traz riscos graves aos seus usuários devido a facilidade de uso já bastante conhecido. As precauções por não ser encontrado nos rótulos de algumas das embalagens podem causar complicações leves a alguns consumidores.

4.CONCLUSÃO

Todas as amostras analisadas de hidratantes corporais e labiais mostraram concordância com o proposto na RDC 7/ 2015 obedecendo-a em todos os critérios. Esses critérios são de suma importância para garantir a qualidade dos produtos como também a integridade do consumidor. Conclui-se que os batons e os Hidratantes corporais analisados esta ode acordo com a legislação vigente.

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GUIRRO, E.C; GUIRRO R., Fisioterapia Dermato - Funcional: Fundamentos, Recursos, Patologias. Ed. Manoele, Barueri-São Paulo, 2004.

Guglielmini, G. “Nanostructurednovel carrier for topicalapplication”. Clinics

in Dermatology, vol. 26, nº 341. 2008

RIBEIRO, C. Cosmetologia aplicada a dermoestetica: cosmético orgânico e natural.2.a ed. São Paulo: Phamabooks, P.377-378, 2010.

SANTOS, Ana Cláudia Lázaro Domingos dos. Propriedades e aplicações das

águas termais. 2011. 133 f. Monografia (Licenciatura em Ciências

29% 71%

Embalagem segundaria de batons

hidratantes

Embalagem Economica Embalagem propia

(5)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

Farmacêuticas) - Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2011.

Teston, Ana Paula. Nardino, Deise; Pivato, Leandro. Envelhecimento

cutâneo: teoria os radicais livres e tratamentos visando à prevenção e o rejuvenescimento. Revista Uningá, Maringá - PR n. 24, p. 71-92, abr./jun.

2010

Wu, X.; Guy, R. H. “Applications of nanoparticles in topical drug delivery

and in cosmetics”. Journal of Drug Delivery Science and Technology, vol.19,

nº371. 2009

ANEXOS

Anexo 1

Anexo 1.1: “Check list” para análise de produtos cosméticos de hidratantes corporais desenvolvido a partir de RDC 7/ de 2015.

ITEM Resultado Informação brigatória em

embalagem primária e/ou secundária?

Resultado

O produto apresenta número de registro?

Primaria e secundaria O produto apresenta Marca? Secundaria

O produto apresenta lote de partida? Primaria O produto apresenta prazo de

validade?

Secundaria? O produto apresenta conteúdo do

produto?

Secundaria? O produto apresenta pais de origem? Secundaria?

E quando ao fabricante/importador/titular?

Secundaria? O produto apresenta domicilio do

fabricante?

Secundaria? O produto apresenta modo de usar (se

for o caso)

Primaria e secundaria? O produto apresenta advertências e

restrições de uso (se for o caso)?

Primaria e secundaria? O produto apresenta rotulagem

especifica?

Primaria e secundaria? O produto apresenta ingredientes e

composição?

Secundaria

Anexo 1.2: “Check list” para análise de produtos cosméticos de batom hidratante desenvolvido a partir de RDC 7/ de 2015.

ITEM Resultado Embalagem Resultado

O produto apresenta nome do produto e grupo/tipo a que pertence no caso

de não estar implícito no nome.

Primaria ou secundaria?

(6)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

O produto apresenta marca? Primaria ou secundaria? O produto apresenta lote de partida? Primaria ou secundaria?

O produto apresenta prazo de validade?

Primaria ou secundaria? O produto apresenta conteúdo? Primaria ou secundaria? O produto apresenta pais de origem? Primaria ou secundaria?

O produto apresenta Fabricante/importador/titular?

Primaria ou secundaria? O produto apresenta domicilio do

fabricante?

Primaria ou secundaria? O produto apresenta modo de usar (se

for o caso)

Primaria e secundaria? O produto apresenta Advertências e

restrições de uso (se for o caso)?

Primaria e secundaria? O produto apresenta rotulagem

especifica?

Primaria e secundaria? O produto apresenta ingredientes e

composição?

Primaria ou secundaria? O produto apresenta folha de

instruções?

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

Para tal, iremos: a Mapear e descrever as identidades de gênero que emergem entre os estudantes da graduação de Letras Língua Portuguesa, campus I; b Selecionar, entre esses

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Convenio para desenvolvimento de servicos assistenciais de natureza continuada, para atendimento da populacao local em situacAo de vulnerabilidade, compreendidos na area

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e

SOLOS E MANEJO FLORESTAL – Eucalyptus spp Responsável pelo desenvolvimento de estratégias de conservação de solos e manejo florestal para todas as áreas de eucalipto plantadas

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e