• Nenhum resultado encontrado

Guia do Mestrado em Informática Sistemas e Redes & Ciência de Computadores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia do Mestrado em Informática Sistemas e Redes & Ciência de Computadores"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Guia do Mestrado em Informática

Sistemas e Redes

&

(2)

1 Objectivos

O Mestrado em Informática visa a formação avançada e de qualidade de prossionais e investiga-dores em diferentes especialidades da área cientíca de Ciência de Computainvestiga-dores.

Procura-se melhorar os conhecimentos técnicos de informática dos licenciados que visam de ime-diato uma carreira prossional e, simultaneamente cimentar os conceitos teóricos daqueles que pretendam prosseguir uma formação académica.

Em particular, este Mestrado interessa aos licenciados que pretendam: • um complemento da sua formação ao nível de licenciatura;

• uma actualização técnica e cientíca que permita uma melhor resposta às solicitações do mercado de trabalho;

• uma preparação adequada para prosseguir uma formação pós-graduada ao nível de douto-ramento.

(3)

2 Ramos de Especialidade

O Curso de Mestrado em Informática terá dois ramos de especialidade: • Sistemas e Redes

• Ciência de Computadores

2.1 Sistemas e Redes

Recentemente tem-se assistido a uma cada vez maior interligação entre sistemas informáticos, seja ao nível da rede ou das aplicações. Exemplos são a Internet e sistemas de dados distribuídos. Este facto tem evidenciado uma grande carência ao nível de especialistas preparados para responder às novas solicitações ao nível de administração de redes e aplicações distribuídas.

Vários docentes do Departamento de Ciência de Computadores tiveram um papel determinante no projecto pioneiro da criação da rede nacional de computadores e estiveram envolvidos na gestão da rede da Universidade do Porto e do nó do Porto da Rede de Cálculo Cientíco Nacional. Os docentes desta área de especialidade desenvolvem actividades de investigação no Laboratório de Inteligência Articial e Ciência de Computadores (LIACC). Alguns dos temas de investiga-ção que interessam a estes docentes são: Administrainvestiga-ção de Redes e Protocolos, Aplicações em Rede (Internet), Concorrência e Mobilidade, Criptograa, Processamento Paralelo e Distribuído, Programação orientada a Objectos, Sistemas de Gestão de Bases de Dados e sistemas P2P.

2.2 Ciência de Computadores

Actualmente a evolução constante na área de tecnologias da informação faz com que os prossionais desta área tenham, acima de tudo, que estar preparados para uma actualização constante. Este ramo visa, através do fornecimento de conhecimentos fundamentais na área de Ciência de Compu-tadores, preparar especialistas com uma grande capacidade de adaptação à inovação tecnológica actual.

O estudo de fundamentos teóricos e metodologias de programação abordados neste ramo tem aplicação imediata em áreas como novas técnicas de programação, criptograa, concorrência e mobilidade e linguagens de formatação de documentos para a Web (XML).

Os docentes desta área de especialidade desenvolvem actividades de investigação no Laboratório de Inteligência Articial e Ciência de Computadores (LIACC), da Universidade do Porto. Alguns dos temas de investigação que interessam a estes docentes são: Implementação de Linguagens de Programação, Programação Funcional, Programação Lógica, Programação Orientada a Objectos, Programação por Restrições, Processamento Paralelo e Distribuído, Concorrência e Mobilidade, Sistemas de Bases de Dados, Teoria da Informação e Complexidade, Criptograa, Teoria das Linguagens, Teoria Algoritmica de Grafos e Lógica Computacional.

(4)

3 Funcionamento

Duração e Organização

O Mestrado tem a duração de dois a quatro semestres e compreende a frequência e aprovação num curso de especialização (parte escolar).

A aprovação na parte escolar qualicará os alunos para a realização de um projecto individual de investigação, com a duração de dois semestres, com vista à elaboração de uma dissertação que será apresentada para discussão e aprovação.

3.1 Estrutura curricular do curso de especialização.

A estrutura curricular do curso está organizada em especialidades cientícas da área de Ciência de Computadores. O número total de unidades de crédito necessárias à conclusão do curso é 60. Tendo em atenção a formação curricular anterior, poderá ser conferida a alunos das Licenciaturas em Ciência de Computadores e em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos do Departamento de Ciência de Computadores - FCUP a equivalência, até um máximo de 30 unidades de crédito, de disciplinas do curso de licenciatura de conteúdo programático e escolaridade que forem consi-derados apropriados pela Comissão Cientíca do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP.

Assim com uma escolha adequada de créditos daquelas disciplinas de Licenciatura, será possível a estudantes que terminam as licenciaturas em Ciência de Computadores ou em Engenharia de Redes e Sistemas da FCUP concluírem o Mestrado no ano seguinte ao ano de conclusão da licenciatura. A análise do processo de equivalência decorre na sequência de um requerimento do aluno (veja-se a (veja-secção sobre os documentos de candidatura), que deve (veja-ser entregue durante o período de candidatura ao Mestrado, num processo separado.

Meios computacionais

O DCC possui um laboratório reservado aos alunos de mestrado equipado com PCs usando os sistemas Linux e Windows. Os alunos terão ainda acesso à rede do Departamento usando os seus portáteis pessoais através de uma ligação sem os. Os alunos terão acesso geral à Internet e localmente à sua conta de correio electrónico, a um sistema de impressão e gestão remota de cheiros. Para a realização do projecto de investigação os alunos terão ainda acesso a equipamento do LIACC.

Bibliotecas

Os alunos de mestrado têm acesso à biblioteca do DCC que está bem dotada de livros e revistas cientícas na área de Ciência de Computadores, bem como às restantes bibliotecas da Faculdade de Ciências.

(5)

4 Plano de Estudos

O Curso de Mestrado em Informática possui dois ramos de especialidade: Sistemas e Redes (SR) e Ciência de Computadores (CC).

Para conclusão da parte escolar do mestrado, cada aluno deve obter aprovação em 60 unidades de crédito (UC) nas disciplinas indicadas com a restrição de, no mínimo, 45 UC serem em disciplinas de um mesmo ramo de especialidade.

O plano de estudos detalhado pode ser consultado na página do mestrado na Faculdade de Ciências. A disciplina de Tópicos Avançados de Informática (TAI) é obrigatória e os alunos só se poderão inscrever a esta disciplina com aprovação em, pelo menos, 30 unidades de crédito. A disciplina funcionará, em príncipio, no primeiro semestre do segundo ano do curso, excepto para os alunos das licenciaturas em Ciência de Computadores e em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, a quem seja conferida a equivalência a disciplinas da licenciatura num total de 30 unidades de crédito.

A disciplina de TAI funciona por módulos e pretende apresentar aos alunos vários tópicos avan-çados da área. Nesta edição do mestrado irão funcionar os seguintes módulos:

1. Programação Paralela 2. Concorrência e Mobilidade 3. Sistemas Distribuidos 4. Implementação de linguagens 5. Complexidade Computacional 6. Lógica Computacional

5 Candidaturas

O Mestrado possui um numerus clausus de 20, com 35% reservado prioritariamente a docentes do ensino superior. As fases de admissão de candidaturas estão devidamente identicadas na página dos Mestrados da Faculdade de Ciências. O calendário lectivo e o período de exames coincidirão com os estabelecidos pela Faculdade de Ciências.

5.1 Habilitações de acesso

São admitidos à inscrição no curso de Mestrado em Informática os licenciados em Ciência de Computadores, em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos, em Ciências da Computação, em Engenharia Informática ou em licenciaturas ans com a classicação mínima de catorze (14) valores.

A Comissão de Coordenação do Mestrado poderá ainda propor ao Conselho Cientíco da Faculdade de Ciências a admissão à inscrição do curso de Mestrado de candidatos que:

(6)

5.2 Documentos para a Candidatura

Para efectuar a sua candidatura deverá reunir os documentos referidos na página ocial dos Mestrados da Faculdade de Ciências, e enviá-los para o Gabinete de Pós-Graduação, cuja morada pode encontar na mesma página. Note que deve ter em atenção que o Departamento de Ciência de Computadores exige que o certicado de licenciatura enviado pelo candidato liste detalhadamente as disciplinas realizadas pelo candidato bem como as respectivas classicações.

Para requerer possíveis equivalências a disciplinas da licenciatura deve ainda apresentar, em processo separado, um requerimento acompanhado por uma cópia da certidão de licenciatura nas condições descritas no parágrafo anterior.

6 Contactos

Para mais informações poderá contactar: • A Comissão do Mestrado:

Luís Lopes (Coordenador), Prof. Associado Sabine Broda, Prof. Associada

Ricardo Rocha, Prof. Auxiliar

A Comissão de Coordenação de Mestrado é responsável por elaborar anualmente a proposta de funcionamento e o plano de estudos do curso de especialização, selecção dos candidatos ao mestrado, aceitação e nomeação do orientador da dissertação e da proposta do júri. Endereço electrónico da comissão do mestrado:mestr.inf@fc.up.pt

• Gabinete de Pós-Graduação:

O Gabinete de Pós-Graduação da FCUP disponibiliza e presta informação ao nível dos procedimentos administrativos. O Gabinete pode ser contactado por correio, fax, ou correio electrónico:

Gabinete de Pós-Graduação Praça Gomes Teixeira 4099-002 Porto Tel.: 223 401 400 Fax: 222 008 628

Email: gab_pos_grad@fc.up.pt • Coordenação e Informações:

Para contactar os docentes/investigadores associados ao mestrado e, em particular, os mem-bros da comissão do mestrado.

DCC-FCUP

Rua do Campo Alegre, 823 4150-180 Porto

Tel: 226078830 Fax: 226003654

email:mestr.inf@fc.up.pt

(7)

7 Áreas de Interesse dos Investigadores do DCC

Fornecemos a seguir alguns dos temas de investigação do interesse dos docentes e investigado-res ligados ao mestrado, constituindo estes um indicador de uma área possível de trabalho de investigação para a parte de dissertação.

Ana Paula Tomás: Programação por restrições. Resolução de sistemas de restrições lineares Diofantinas no conjunto dos inteiros não negativos. Teoria das linguagens.

António Mário Florido: Análise estática de programas. Sistemas de tipos. Linguagens decla-rativas. Programação por restrições.

Armando Matos: Teoria das linguagens. Linguagens regulares. Programação em lógica. Teoria da Informação e complexidade de Kolmogorov. Complexidade estrutural.

Fernando Silva: Desenho e implementação de modelos para extração de paralelismo implícito em programação lógica. Ambientes de programação paralela. Algoritmos de scheduling e análise de performance de sistemas paralelos. Implementação de linguagens orientadas a objectos, com base no cálculo de processos.

José Paulo Leal: Visualização em programação lógica. Programação orientada a objectos: Java. Aplicações em Rede (Internet).

Luís Damas: Implementação de sistemas de programação lógica. Técnicas avançadas de com-pilação para programação em lógica. Teoria da computação. Formalismos de restrições para processamento de linguagem natural.

Luís Lopes: Linguagens de programação. Cálculos de processos. Concorrência. Mobilidade de Código e Computações. Arquitectura de computadores.

Manuel Eduardo Correia: Implementação de Prolog em Máquinas Paralelas, Redes de Com-putadores, Segurança de Sistemas Informáticos.

Miguel Filgueiras: Ferramentas para Tradução Assistida por Computador. Programação por Restrições e resolução de equações diofantinas. Processamento simbólico de música.

Nelma Moreira: Processamento de linguagem natural. Desenho e implementação de formalismos para a descrição de gramáticas lógicas com restrições. Gramáticas de categorias. Resolução de restrições em álgebras de árvores. Lógicas de ordem superior.

Rogério Reis: Teoria algorítmica de grafos. Apresentação de grafos. Teoria de Tipos. Complexi-dade e Teoria da Computação. Administração e segurança de sistemas de operação e Criptograa. Sabine Broda: Lógica matemática e teoria da computação. Lambda-calculus, tipado e não tipado, e sistemas de lógica combinatória. Teoria da demonstração.

Vítor Santos Costa: Implementação de sistemas de programação lógica. Técnicas avançadas de compilação para programação em lógica. Desenho e implementação de modelos para extração de paralelismo implícito em programação lógica. Técnicas de compilação para outras linguagens. Avaliação de sistemas paralelos.

Michel Ferreira: Implementação de Sistemas de Programação Lógica. Análise de Programas e Interpretação Abstracta. Implementação de Sistemas de Bases de Dados Dedutivas.

(8)

João Barros: Modelos e Arquitecturas para Redes de Informação e Comunicação, Teoria da Informação, Protocolos de Recolha de Dados em Redes Sensoriais.

(9)

8 LIACC

O Laboratório de Inteligência Articial e de Ciência de Computadores (LIACC) é um centro de investigação da Universidade do Porto, criado em 1988, agrupando investigadores das Faculdades de Ciências, Economia e Engenharia. É composto actualmente por 3 grupos de investigação

• NCC - Núcleo de Ciência de Computadores (que inclui a maioria dos docentes do DCC) • NIAAD - Núcleo de Inteligência Articial e Análise de Dados (inclui Núcleo de Aprendizagem

Automática)

• NIAD&R - Núcleo de Inteligência Articial Distribuída e Robótica

No presente o LIACC conta com cerca de 57 membros, dos quais 23 são doutorados. Tem estado envolvido num grande número de projectos e redes de cooperação nacionais e internacionais. Alguns dos temas de investigação que, presentemente, interessam os investigadores do LIACC são:

• Aprendizagem Automática Simbólica • Extracção de Conhecimento de Dados • Implementação de Linguagens

• Inteligência Articial Distribuída • Linguagens Orientadas a Objectos • Processamento de Linguagem Natural • Processamento Paralelo e Distribuído • Programação Lógica e por Restrições • Resolução de Equações Diofantinas • Robótica Inteligente

• Sistemas Baseados em Conhecimento • Teoria da Computação

• Tradução Assistida por Computador • Visualização e Interacção

• Teoria da Informação e Complexidade • Criptograa

Referências

Documentos relacionados

• A alteração entre os modos de operação pode ser feita por uma chave ou pelo próprio software de

p: Antonio é casado. As proposições simples são geralmente designadas pelas letras minúsculas p,q,r,s,... Proposições compostas: São aquelas formadas pela combinação de duas ou

• Uma função de ordem superior, ou forma funcional, é uma função que recebe funções como parâmetros ou uma que leva a uma função como resultado, ou ambos... Fundamentos

Compreender melhor noções de programação básica, de C++, de Cobol, de Java, de TML, de Ajax, de hardware, de Windows e de Linux faz parte para desenvolver qualquer tipo

De acordo com os resultados, os aspectos positivos mais recorrentes foram: (a) linguagem mais adequada para a proposta da disciplina; (b) atenção ao gerenciamento da

Na informática, o algoritmo é o "projeto do programa“, ou seja, antes de se fazer um programa (software) na Linguagem de Programação desejada (Pascal, Java, C, Delphi,

n  Independentemente das necessidades de um projeto de desenvolvimento de software específico, um conjunto geral de características das linguagens de programação pode ser

O seguinte exemplo, composto por 5 comandos em alto nível, representa um algoritmo de extrema complexidade de ser implementado, pois os comandos são muito