• Nenhum resultado encontrado

Regras Técnicas e Regulamentos de Tiro Esportivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regras Técnicas e Regulamentos de Tiro Esportivo"

Copied!
70
0
0

Texto

(1)

Comitê Paralímpico Internacional – IPC

Regras Técnicas e Regulamentos

de Tiro Esportivo

(2)

Conteúdo Preâmbulo

1 GERAL ... 5

1.1 Impressão das Regras e Regulamentos ... 5

1.2 Efeito das Regras e Regulamentos Técnicos e Esportivos da ISSF ... 5

2 Regulamentos de Tiro Esportivo do IPC ... 6

2.1 Competições e níveis reconhecidos pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) .. 6

2.2 Ciclo de Competição... 6

2.3 Gerenciamento de Competição ... 7

2.4 Eligibilidade dos Atletas ... 8

2.5 Pontuação Mínima de Qualificação – MQS (Minimum Qualifying Score)... 8

3 PROCEDIMENTOS DE COMPETIÇÃO (ANTES, DURANTE, DEPOIS) ... 9

3.1 Procedimentos antes da competição ... 9

3.2 Procedimentos durante a competição ... 11

3.3 Procedimentos após a competição ... 12

4 APROVAÇÃO E RATIFICAÇÃO DE COMPETIÇÕES DO IPC ... 15

4.1 Processo para Competições Internacionais Aprovadas pelo IPC (Nível 1) ... 15

4.2 Processo para Competições de Copa do Mundo Autorizadas pelo IPC (Nível 2) ... 15

4.3 Processo para Competições de Tiro Esportivo do IPC – Campeonatos Mundiais e Regionais (Nível 3) ... 15

5 COMISSÁRIOS DE TIRO ESPORTIVO DO IPC ... 16

5.1 Geral ... 16

5.2 Deveres e funções dos comissários ... 16

(3)

7.4 Especificações Classe SH3... 31

7.5 Dimensões do Equipamento Esportivo ... 31

7.6 Trocadores de Alvo para atletas das classes SH1 e/ou SH2 ... 31

7.7 Municiadores para atletas da Classe SH2 ... 32

7.8 Instruções dos Técnicos ... 32

8 REGRAS DO IPC PARA CARABINA ... 33

8.1 Eventos de Carabina e tempos de prova ... 33

9 REGRAS DO IPC PARA PISTOLA ... 34

9.1 Eventos de Pistola e tempos de prova ... 34

9.2 Dispositivo de carregamento (segurança) ... 34

9.3 Posição de tiro ... 34

10 REGRAS DE TIRO PARA ATLETAS COM PROBLEMA DE VISÃO ... 35

11 REGRAS PARA PROVA DE FALLING TARGETS ... 36

11.1 Formato da Competição ... 36

11.2 Comandos da Competição... 36

11.3 Resultados ... 38

12 COMPETIÇÃO POR EQUIPES ... 39

12.1 Eventos com Competição por Equipes ... 39

12.2 Tamanho das Equipes ... 39

(4)

Introdução

As Regras e Regulamentos de Tiro Esportivo do IPC são mandatórios para todas as competições de Tiro Esportivo do IPC. A administração e gerenciamento de todos os esportes do IPC (incluindo Tiro Esportivo do IPC) estão sujeitos ao previsto no Capítulo 2.7 do Manual do IPC.

Alterações nas Regras e Regulamentos

Por favor, considere que as presentes regras podem ser alteradas a qualquer momento como resultado, por exemplo, de mudanças nas regras da ISSF, ou questões relacionadas a classificação ou onde a coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) considerar necessário.

Alterações podem, dessa forma, ter efeito antes de 2016 e a divulgação de quaisquer mudanças serão devidamente feitas.

(5)

1 GERAL

1.1 Impressão das Regras e Regulamentos

Todas as regras de Tiro Esportivo do IPC são propriedade do IPC e foram publicadas para utilização pelos Comitês Paralímpicos Nacionais, atletas, comissários e outros que estejam envolvidos em capacitação oficial da Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting). Estas regras e regulamentos podem ser reimpressos e traduzidos por qualquer organização com necessidade legítima de fazê-lo, sujeita ao contínuo poder do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) afirmar sua propriedade sobre as regras e regulamentos, incluindo o direito de reivindicar a delegação dos direitos de cópia ao IPC sobre qualquer versão traduzida destas regras e regulamentos. A versão em inglês dessas regras e regulamentos deve ser aceita como versão autoritária para o propósito de interpretação.

1.2 Efeito das Regras e Regulamentos Técnicos e Esportivos da ISSF

As últimas* regras técnicas e esportivas da ISSF devem ser por força excetuadas onde sejam modificadas pelas Regras e Regulamentos de Tiro Esportivo do IPC. As últimas regras da ISSF são reforçadas e não inseridas ou reafirmadas aqui e as Regras e Regulamentos de Tiro Esportivo do IPC devem ser lidos em conjunto com as últimas regras da ISSF.

(6)

2 Regulamentos de Tiro Esportivo do IPC

2.1 Competições e níveis reconhecidos pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC

(IPC Shooting)

2.1.1 Os níveis de competição reconhecidos pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) são os que seguem:

 Nível 3: Competições do IPC (Jogos Paralímpicos, Campeonato Mundial do IPC e Campeonatos Regionais)

 Nível 2: Competições autorizadas pelo IPC (Copas do Mundo)

 Nível 1: Competições de Tiro Esportivo Aprovadas pelo IPC (Competições Internacionais de Tiro Esportivo endossadas por um Comitê Paralímpico Nacional)

2.1.2 A Designação de Competições está disponível no Apêndice 1.

2.2 Ciclo de Competição

2.2.1 Um ciclo de 4 anos para Campeonatos será adotado como segue:  Ano 1: Campeonatos Regionais (exceto se incluídos em Jogos Regionais)  Ano 2: Campeonatos Mundiais

 Ano 3: Campeonatos Regionais (exceto se incluídos em Jogos Regionais)  Ano 4: Jogos Paralímpicos

(7)

2.3 Gerenciamento de Competição

2.3.1 Somente a Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) deve ter o direito de gerenciar Campeonatos Mundiais e competições autorizadas. As expressões “Mundial” e “IPC Shooting” não podem ser utilizadas em conexão com nenhum evento sem o consentimento da Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting).

2.3.2 A Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) tem poderes para formular todas as regras e regulamentos para a condução de tais competições.

2.3.3 A Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) tem jurisdição sobre todos os assuntos não designados pelas regras aos juízes, ou outros comissários, e tem poder para adiar eventos* e dar direções consistentes com as regras adotadas para condução de qualquer evento. *Evento significa: P1 até P5, R1 até R9 e FTP, FTR1 e FTR2.

2.3.4 Para competições do IPC o critério de inscrições (número de atletas/Comitê Paralímpico Nacionais, MQS, lista de eventos, etc) deve ser definido na Documentação de Qualificação (Apêndice 2).

2.3.5 Em competições de Tiro Esportivo do IPC de Nível 2 e Nível 3 um evento individual somente é viável se houver um mínimo de quatro (4) países participantes na lista de partida no prazo final de inscrições. Em competições de Tiro Esportivo do IPC de Nível 1 eventos individuais somente são viáveis se houver um mínimo de três (3) países participantes por evento. Os países devem estar na lista de partida até o prazo final das inscrições. A Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) reserva-se o direito de cancelar quaisquer eventos que não sejam viáveis e informar o Comitê Organizador Local em tempo hábil.

2.3.6 Àquelas regiões que não puderem organizar Campeonatos Regionais por terem número insuficiente de Comitês Paralímpicos Nacionais é permitido participar de outros Campeonatos Regionais, como convidados da Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting).

2.3.7 As competições estão divididas em três diferentes programas (veja 4.1.1 e 4.2.2).

2.3.8 Para Campeonatos Mundiais, Campeonatos Regionais e Copas do Mundo, a Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) entrará em acordo com o Comitê Organizador Local sobre o número de inscrições por evento com base no número de postos de tiro e tempo disponíveis.

(8)

2.4 Eligibilidade dos Atletas

2.4.1 Todos os competidores devem se adequar à Política de Nacionalidade do IPC (veja Manual do IPC – Seção 2 – Capítulo 3.1 – Nacionalidade do Atleta do IPC).

2.4.2 Pelo menos quatro (4) semanas antes de qualquer competição reconhecida pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) todos os atletas competidores devem ter um Cartão de Identificação do IPC Shooting válido e ser licenciados pelo IPC de acordo com as Políticas de Licenciamento de Atletas do IPC.

2.4.3 Em competições de Nível 3 do IPC todos os atletas devem ter o status de classificação internacional “Confirmado” (Confirmed) ou “Revisado” (Review), de acordo com os procedimentos de classificação e requerimentos dispostos no Manual de Classificação de Tiro Esportivo do IPC.

2.5 Pontuação Mínima de Qualificação – MQS (Minimum Qualifying Score)

2.5.1 A Pontuação Mínima de Qualificação (Minimum Qualifying Score – MQS) será definida pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) para competições do IPC e publicada na Documentação de Qualificação.

2.5.2 É requisito para todos os atletas atingir a Pontuação Mínima de Qualificação (MQS) definida para tornar-se elegível a participar de Competições de Nível 3 do IPC.

2.5.3 Não há Pontuação Mínima de Qualificação (MQS) para competições de Níveis 1 ou 2 do IPC.

2.5.4 Pontuações Mínimas de Qualificação serão supervisionadas pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting).

(9)

3 PROCEDIMENTOS DE COMPETIÇÃO

(ANTES, DURANTE, DEPOIS)

3.1 Procedimentos antes da competição

3.1.1 Procedimentos de inscrição

3.1.1.1 Todos os Comitês Paralímpicos Nacionais devem declarar suas participações dentro do prazo estabelecido. Nenhuma inscrição atrasada deve ser aceita.

3.1.1.2 Inscrições por substituição podem ser aceitas em um mesmo evento somente por motivo de lesão ou razões médicas. O Comitê Paralímpico Nacional deve enviar a documentação para a sede da Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) para aprovação. O Comitê Organizador Local deve aprovar se tais mudanças podem ser atendidas (por exemplo, documentação para entrada de armas no país).

3.1.2 Controle de equipamentos

3.1.2.1 Antes do início de todas as competições, cada atleta terá seu equipamento verificado pelo corpo de Controle Internacional de Equipamentos e terá seu Formulário de Controle de Equipamento preenchido. Inspeções aleatórias dos equipamentos serão feitas durante ou imediatamente após uma competição.

3.1.2.2 Os atletas devem utilizar somente equipamentos que estejam de acordo com as regras da ISSF e do IPC. Qualquer coisa (armas, dispositivos, equipamentos, acessórios, etc) que possa dar a um atleta uma vantagem injusta sobre os outros e que não seja mencionada nas presentes Regras, ou que seja contrária ao espírito das Regras e Regulamentos de Tiro Esportivo do IPC e da ISSF, é proibida. O atleta é responsável por submeter todo equipamento e aparatos a inspeção oficial e aprovação de um Controle de Equipamentos supervisionado pela ISSF/Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) antes de sua utilização em competições de Tiro Esportivo do IPC. Líderes de equipe são igualmente responsáveis por assegurar que equipamentos e aparatos dos atletas estão de acordo com a Regras e Regulamentos do IPC e ISSF.

(10)

3.1.3 Controle de equipamentos “em-uma-vez”

3.1.3.1 Todos os equipamentos e aparatos podem ser inspecionados em regime de “em-uma-vez” em uma competição de Tiro Esportivo do IPC se o atleta assim o escolher (e este serviço estiver disponível na competição em questão). O certificado de Controle de Equipamentos deve ser mantido com o equipamento inspecionado para apresentação quando solicitado. Qualquer equipamento ou aparato que seja modificado ou adaptado deve ser novamente inspecionado. 3.1.3.4 Se o equipamento de um atleta não tiver passado por um Controle de Equipamentos “em-uma-vez” então o equipamento será válido apenas para aquela competição.

3.1.4 Classificação Internacional

3.1.4.1 A Classificação Internacional será executada antes do início da competição.

3.1.4.2 O Classificador Chefe da competição irá fazer uma lista e ordem para os atletas se apresentarem para classificação.

3.1.4.3 O processo de classificação deve ser completado pelo menos duas (2) horas antes do início do Congresso Técnico.

3.1.5 Congresso Técnico

3.1.5.1 Antes do início da competição deve haver um Congresso Técnico com representantes dos países participantes e o Comitê Organizador, supervisionado pelo Delegado Técnico da Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) ou Juiz Chefe.

3.1.5.2 O Congresso Técnico deve ser completado doze (12) horas antes do início do primeiro evento da competição.

(11)

3.1.6 Número de partida

3.1.6.1 Os números de partida dos atletas é impresso nos “Bibs”, que são produzidos e distribuídos pelo Comitê Organizador Local.

3.1.6.2 Caso o “Bib” seja emitido para um atleta mas não seja utilizado por ele, o atleta não pode iniciar/continuar a atirar nesse evento.

3.1.6.3 Um número de partida deve ser designado para cada atleta e deve ser utilizado em todas as relações e listas de horários da competição.

3.1.6.4 O tamanho e formato do “Bib” deve ser como o apresentado no Apêndice 3.

3.2 Procedimentos durante a competição

3.2.1 Protestos Técnicos e Apelações

3.2.1.1 Quaisquer violações das regras técnicas serão tratadas de acordo com as regras de Tiro Esportivo do IPC e ISSF.

3.2.1.2 Todos os protestos, inclusive apelações, relativos a assuntos técnicos devem ser tratados de acordo com as regras da ISSF.

3.2.1.3 A taxa de protesto deve ser entregue ao Delegado Técnico ou Juiz Chefe. Se o protesto for considerado procedente, a taxa de protesto deve ser devolvida.

3.2.1.4 Se o protesto for negado, a taxa de protesto será retida pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting).

3.2.1.5 A taxa apropriada (de acordo com as regras da ISSF) deve acompanhar as apelações. 3.2.1.6 A decisão do Júri de Apelação é final.

3.2.2 Desqualificação

3.2.2.1 Um atleta, líder de equipe, membro de equipe ou qualquer outro indivíduo que:

Contrariar o espírito de fair-play ou ofender manifestamente membros de qualquer comissão, comissários ou juízes no desempenho de suas tarefas oficiais, ou;

 Comportar-se de maneira a desacreditar a Coordenação de Tiro Esportivo do IPC, o IPC, qualquer Federação Internacional ou os Organizadores de uma competição;

(12)

Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) e ações serão tomadas. Em situações em que não haja Delegado Técnico disponível durante a competição, tanto o Classificador Chefe quanto o Juiz Chefe assumirão o papel de Delegado Técnico em consulta com o IPC e Comitê Organizador Local onde possível.

3.3 Procedimentos após a competição

3.3.1 Resultados

3.3.1.1 Procedimentos de pontuação para todos os eventos de Tiro Esportivo do IPC seguem o que está descrito no livro de regras da ISSF.

3.3.1.2 Organizadores devem utilizar a planilha eletrônica de resultados (em formato Excel) fornecida pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting).

3.3.1.3 O livro de resultados deve ser enviado dentro do prazo de 14 dias a partir do fim da competição (resultados assinados e uma versão eletrônica em formato Excel). A lista de resultados deve incluir o número de identificação IPC Shooting dos atletas.

3.3.2 Rankings

3.3.2.1 A Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) manterá rankings mundiais e regionais baseados na listagem final de resultados de competições reconhecidas pelo IPC enviada pelos Comitês de Organização Locais

3.3.2.2 Um sistema de ranking vai determinar o atleta com melhor desempenho por evento por temporada baseado em um sistema de pontos.

3.3.2.3 Apenas atletas que estejam licenciados, tenham classificação esportiva com status “revisado” (Review) ou “Confirmado” (Confirmed) e alcancem a pontuação de corte padrão para evento relevante terão seus resultados reconhecidos para efeito de ranking.

(13)

3.3.2.4 Pontos no ranking serão atribuídos dependendo do nível da competição, de acordo com a seguinte tabela. As pontuações que serão consideradas são desde o Nível 3 mais a melhor(posição no ranking para o atleta) de Nível 1 e Nível 3.

RANK

PONTOS DISTRIBUÍDOS PARA O RANKING NÍVEL 3 Jogos Paralímpicos, Campeonatos Mundial e Regionais NÍVEL 2 Competições de Copa do Mundo NÍVEL 1 Competições Internacionais Aprovadas 1 50 30 15 2 45 25 13 3 41 22 11 4 37 19 9 5 34 17 7 6 31 15 5 7 28 13 4 8 25 11 3 9 21 9 2 10 18 7 1 11 15 6 - 12 12 5 - 13 10 4 - 14 8 3 - 15 6 2 -

3.3.2.5 Competições de todos os níveis são automaticamente colocadas no sistema de ranking. 3.3.3 Recordes Regionais e Mundiais

3.3.3.1 A Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) ratificará recordes Mundiais ou Regionais que preencham os critérios abaixo:

 Pontuação obtida em Jogos Paralímpicos, Campeonatos Mundiais ou Regionais ou em competições de Copa do Mundo reconhecida pelo IPC Shooting.

 Obtida de acordo com regras da ISSF e do IPC Shooting.

(14)

3.3.3.2 Para efeito de ratificação e reconhecimento, o Comitê Organizador de uma competição deve estar de acordo com as seguintes condições:

 Todos os resultados e recordes alcançados devem ser encaminhados ao escritório da Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) para registro e manutenção do livro de recordes, dentro do prazo de 14 dias após a competição.

 O formulário “Application for an IPC Shooting Record” (Inscrição de um Recorde de Tiro Esportivo IPC) deve ser enviado em tempo para o escritório da Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) – veja a seção “Downloads and Forms” do website do IPC Shooting.

(15)

4 APROVAÇÃO E RATIFICAÇÃO DE COMPETIÇÕES DO IPC

4.1 Processo para Competições Internacionais Aprovadas pelo IPC (Nível 1)

4.1.1 O programa de eventos para Competições Internacionais Aprovadas pelo IPC pode ser o que segue:

Programa 1: Todos os eventos R1-R8-(R9) /P1-(P5) / (FT) Programa 2: Eventos Arma de Ar R1-R5 / P1-P2-(P5) / (FT) Programa 3: Eventos Arma de Fogo R6-R8-(R9) / P3-P4

4.1.2 Para o processo detalhado e requisitos mínimos, consulte o Apêndice 4.

4.2 Processo para Competições de Copa do Mundo Autorizadas pelo IPC (Nível 2)

4.2.1 O programa de eventos para Copas do Mundo pode ser o que segue:

Programa 1: Todos os eventos R1-R8-(R9) /P1-(P5) / (FT) Programa 2: Eventos Arma de Ar R1-R5 / P1-P2-(P5) / (FT) Programa 3: Eventos Arma de Fogo R6-R8-(R9) / P3-P4 Os eventos entre parênteses são opcionais.

4.2.2 Para o processo detalhado e requisitos mínimos, consulte o Apêndice 5.

4.3 Processo para Competições de Tiro Esportivo do IPC – Campeonatos Mundiais e

Regionais (Nível 3)

4.3.1 Todas as competições de Tiro Esportivo do IPC (Nível 3) devem seguir um completo programa de eventos:

Programa 1: Todos os eventos R1-R8-(R9) /P1-(P5) / (FT) Os eventos entre parênteses são opcionais.

4.3.2 Para o processo detalhado e requisitos mínimos, consulte o Guia para Campeonatos Mundiais e Regionais de Tiro Esportivo do IPC na seção “Downloads e Forms” do website do IPC Shooting.

(16)

5 COMISSÁRIOS DE TIRO ESPORTIVO DO IPC

5.1 Geral

5.1.1 Para todas as competições de Tiro Esportivo reconhecidas pelo IPC os requerimentos da ISSF relativos ao Chefe do Estande (Chief Range Officer) e aos Comissários do Estande (Range Officers) se aplicam.

5.1.2 Para os requerimentos de preparação, treinamento, certificação e desenvolvimento profissional de Comissários de Tiro Esportivo do IPC, veja o Manual do Juiz de Tiro Esportivo do IPC (veja a seção “Officials” do website do IPC Shooting).

5.1.3 Em competições de Tiro Esportivo reconhecidas pelo IPC, a Coordenação de Tiro Esportivo do IPC deve apontar o Delegado Técnico, e deve apontar ou aprovar um número mínimo apropriado de comissários de Tiro Esportivo do IPC (com Licenças A ou B) para proceder a competição.

5.1.4 O número de comissários requeridos será calculado e verificado pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) caso a caso. De qualquer forma, linhas gerais recomendadas estão disponíveis no Manual do Juiz.

5.1.5 Para competições do IPC e competições autorizadas um Comitê Organizador Local deve ser apontado pelo Comitê Paralímpico Nacional para gerenciar a competição. O Comitê Organizador Local, em conjunto com a Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) deve ser responsável pelo completo gerenciamento da competição, incluindo a definição do programa de eventos, definição para a classificação dos atletas, todos os equipamentos técnicos e instalações antes e durante a competição. A estrutura do Comitê Organizador Local deve ser aprovada pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting).

5.2 Deveres e funções dos comissários

5.2.1 Delegado Técnico

5.2.1.1 A função de Delegado Técnico pode ser preenchida por um Juiz Supervisor (detentor de uma licença “A” do IPC Shooting).

5.2.1.2 O Delegado Técnico deve ser responsável por conduzir visitas ao local durante o período de preparação da competição, verificar o “Campo de Prova” (FOP) e assegurar que a competição transcorrerá tranquilamente e de acordo com as regras e regulamentos (e de acordo com o Check list do Delegado Técnico da ISSF).

(17)

Esportivo do IPC (IPC Shooting) imediatamente e tomar as ações seguintes de acordo com as regras se necessário.

5.2.1.5 Durante a competição, o Delegado Técnico deverá ser responsável pelo Campo de Prova (FOP) e deve assegurar que a competição aconteça tranquilamente e de acordo com as regras e regulamentos.

5.2.1.6 O Delegado Técnico é em última instância responsável por todos os assuntos técnicos da competição.

5.2.1.7 O Delegado Técnico é em última instância responsável por todos os comissários de Tiro Esportivo do IPC durante a competição.

5.2.1.8 A alocação aleatória de atletas para os postos de tiro e grupos pode ser feita pelo desenho dos postos ou com um programa de computador destinado a esse uso, sob a supervisão do Delegado Técnico.

5.2.2 Juízes

5.2.2.1 As tarefas e funções dos Juízes de Tiro Esportivo do IPC são as descritas no Manual de Juízes de Tiro Esportivo do IPC.

5.2.3 Painéis de Classificação

5.2.3.1 As tarefas e funções do Classificador Chefe e Classificadores de Tiro Esportivo do IPC são as descritas nas Regras e Regulamentos de Classificação do Tiro Esportivo do IPC.

(18)

5.3 Treinamento, Certificação e Desenvolvimento de Comissários

5.3.1 Geral

5.3.1.1 A Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) desenvolveu caminhos específicos para o treinamento e certificação de Comissários Técnicos.

5.3.1.2 Somente a Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) pode certificar comissários técnicos nos diferentes níveis.

5.3.2 Níveis dos Comissários Técnicos de Tiro Esportivo do IPC

5.3.2.1 A condição mínima para qualificação com o objetivo de treinar para tornar-se um Comissário Técnico de Tiro Esportivo do IPC é possuir uma licença “B” da ISSF válida. Para mais orientações, veja o Manual dos Juízes do IPC .

(19)

6 CONDIÇÕES ESPECIAIS

6.1 Decisões de Retorno ao Campo de Prova

6.1.1 De acordo com as Regras 6.2.1 e 6.2.2 da ISSF, a prioridade em qualquer circunstância deve ser por salvaguardar a saúde e segurança dos atletas. O resultado da competição jamais deve influenciar tais decisões.

6.1.2 Em praças esportivas, é responsabilidade do gerenciamento da equipe determinar se um atleta lesionado pode continuar ou retornar à competição.

6.2 Epilepsia

6.2.1 É imperativo, pela perspectiva da segurança, que epilepsia seja estabilizada e bem controlada por medicação. Por essa razão, é dever de todos os atletas e Comitês Paralímpicos Nacionais declarar se algum atleta já sofreu qualquer forma de condição epilética/desmaio ou episódio relacionado à epilepsia. Isso será feito por todos os atletas no formulário de Declaração de Epilepsia do Atleta, acompanhando cada formulário de inscrição na competição dos Comitês Paralímpicos Nacionais.

6.2.2 O formulário deve certificar, se o atleta tem epilepsia, que a epilepsia está estável e identificar de que tipo de epilepsia o atleta sofre.

(20)

7 REGRAS GERAIS DE TIRO ESPORTIVO DO IPC

7.1 Eventos e programação para SH1 e SH2

7.1.1 A Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) selecionará eventos para cada competição a partir da seguinte lista de eventos:

Evento Disciplina Gênero Classe

R1 Carabina de Ar 10m – Posição em pé Masculino SH1 R2 Carabina de Ar 10m – Posição em pé Feminino SH1 R3 Carabina de Ar 10m – Posição deitado Misto SH1 R4 Carabina de Ar 10m – Posição em pé Misto SH2 R5 Carabina de Ar 10m – Posição deitado Misto SH2 R6 Carabina .22 50m – Posição deitado Misto SH1 R7 Carabina .22 50m – Três posições Masculino SH1 R8 Carabina .22 50m – Três posições Feminino SH1

R9 Carabina .22 50m – Deitado Misto SH2

FTR1 Falling Target – Carabina Misto SH2

FTR2 Falling Target – Carabina Misto SH2

P1 Pistola de Ar – 10m Masculino SH1

P2 Pistola de Ar – 10m Feminino SH1

P3 Pistola Sport – 25m Misto SH1

P4 Pistola Livre – 50m Misto SH1

P5 Pistola de Ar – 10m Standard Misto SH1

(21)

7.1.2 A lista de eventos para uma competição pode mudar até que a verificação da lista final de inscrições seja concluída.

7.1.3 O programa de eventos não pode ser modificado.

7.1.4 Somente a Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) está autorizada a permitir exceções na programação.

7.2 Equipamento

7.2.1 O equipamento usado deve ser inspecionado e aprovado antes do início da competição, de acordo com as regras de Tiro Esportivo do IPC e ISSF. Uma lista de conferência como a descrita no Apêndice 7 deve ser utilizado como um registro do processo de inspeção.

7.2.2 Cadeiras de tiro

7.2.2.1 Por definição, cadeiras-de-rodas, bancos, cadeiras e assentos serão referidos como “cadeiras de tiro”.

7.2.2.2 As medidas são feitas com o equipamento de tiro, sapatos, acessórios e efetuadas na posição sentada.

7.2.2.3 Todas as cadeiras de tiro serão verificadas com o atleta em posição de tiro durante o controle do equipamento e estarão sujeitas verificações localizadas na linha de tiro antes, durante e imediatamente após a competição. Os atletas não devem adicionar nenhum material ou alterar a estrutura de suas cadeiras para ganhar estabilidade da pelve ou da coluna e dessa forma obter vantagem injusta sobre seus competidores. Sob circunstâncias especiais, a equipe de classificação funcional pode permitir um encosto de cadeira especial para atender a uma condição fisiológica específica da coluna (circunstâncias especiais devem estar descritas no cartão de identificação do atleta).

7.2.2.4 Em todos os eventos na posição em pé, os braços e proteções laterais da cadeira de tiro, bem como a mesa de tiro, devem ser removidos. Se a construção da cadeira de rodas inclui para-lamas não removíveis, a altura desses para-para-lamas não deve exceder a altura da curvatura da roda. Nos eventos em posição deitado e de joelho, o(s) braço(s) da cadeira de tiro que não sejam usados para fixar a mesa devem ser removidos. Manípulos e estruturas laterais do encosto não devem exceder a altura do encosto em si.

(22)

7.2.2.5 As regras gerais para descansos de braço, proteções laterais e mesas por disciplina são resumidos abaixo.

Posição Descanso de braço Proteção lateral Mesa Em pé Nenhum (veja 7.2.2.4). Nenhum, a não ser que as

proteções laterais não sejam removíveis. Veja regra 7.2.2.4.

Nenhuma (veja 7.2.2.4).

De joelho Sim, se os descansos de braço são utilizados para fixar a mesa ou sejam não-removíveis. Veja regra 7.2.2.4. Se descansos de braço são utilizados, eles não devem prover

suporte ou estabilidade adicional

para o tronco (veja 7.3.1.6).

Nenhum, a não ser que as proteções laterais não sejam removíveis. Veja regra 7.2.2.4.

Sim. Contudo a estrutura da mesa não deve prover

suporte ou estabilidade

adicional de qualquer forma (veja

7.3.1.6).

Deitado Sim, se os descansos de braço são utilizados para fixar a mesa ou sejam não-removíveis. Veja a regra 7.2.2.4. Se descansos de braço são utilizados, eles não devem prover

suporte ou estabilidade adicional

para o tronco (veja 7.3.1.6).

Nenhum, a não ser que as proteções laterais não sejam removíveis. Veja regra 7.2.2.4.

Sim. Contudo a estrutura da mesa não deve prover

suporte ou estabilidade

adicional para as laterais do tronco (veja 7.3.1.6).

7.2.2.6 O ângulo do assento e do encosto são livres. 7.2.2.7 Nenhuma parte do encosto deve ser mais alta do que a Altura Livre do Encosto mínima, determinada durante a Classificação (veja os itens 7.2.2.10 e 11, abaixo,

(23)

7.2.2.8 Os comissários devem medir a Altura Livre de Encosto de cada atleta para assegurarem que não é menor do que o a Altura Livre de Encosto indicada no formulário de classificação do atleta e em seu Cartão de Identificação.

7.2.2.9 Para atletas com a função de tronco “Score A” um suporte para as costas de qualquer altura pode ser ajustado de tal forma que os competidores possam apoiar-se e descansar entre os tiros. De qualquer forma, claramente não deve haver contato entre o atleta e o suporte para descanso enquanto ele esteja atirando.

7.2.2.10 Para atletas com função de tronco “Score B”, um mínimo de 60% do total de extensão das costas do atleta precisa estar acima do encosto traseiro. A medida será tomada na Classificação sem o atleta estar usando equipamentos de tiro (a extensão da coluna é medida na posição vertical a partir da superfície na qual o atirador está sentado, ao longo do contorno da coluna até o meio da vértebra C7 – “vértebra proeminente”). A medida será registrada no Formulário de Classificação do atleta e no cartão de identificação como a Altura Livre de Encosto mínima

7.2.2.11 Para atletas com função de tronco “Score C”, o encosto traseiro não deve ser mais alto do que 10 cm abaixo das axilas. A medida será tomada na Classificação sem o atleta estar usando equipamentos de tiro (a extensão é medida do meio da vértebra C7 – “vértebra proeminente”) até 10 cm abaixo das axilas no lado de suporte da carabina, para atiradores de carabina, e no lado do braço do tiro, para atiradores de pistola. A medida será registrada no Formulário de Classificação do Atleta e no cartão de identificação como Altura Livre de Encosto mínima.

(24)

7.2.2.12 A flexão máxima (frouxidão) máxima do tecido do encosto, que é a distância desde a parte frontal das estruturas do encosto até a parte mais posterior do tecido do encosto, não deve exceder 8 cm. Isso pode ser medido com o atleta na cadeira em posição de tiro. (veja figura abaixo)

7.2.2.13 Atletas sentados na Classe SH1 com função do tronco “Score A” que não atiram de uma cadeira-de-rodas devem utilizar uma cadeira de tiro adequada à sua altura.

 O ângulo da posição sentada é ilimitado.

 O ângulo da superfície do assento da cadeira de tiro é permitido até 5 graus da horizontal.

 A cadeira pode ser revestida com material compressível até um máximo de 5 cm.  O atleta deve ser capaz de remover seus pés do chão sem perder o equilíbrio e sem

mover a parte superior do corpo.

7.2.2.14 Atletas e seu equipamento devem estar dentro do tamanho designado pelo posto de tiro.

7.2.2.15 No caso de competidores sentados, a linha central do cano da arma não deve exceder mais do que 150 cm medidos desde o chão. A Classificação Médica pode decidir permitir diferentes alturas, de acordo com certas circunstâncias.

7.2.2.16 A distância mínima das costas sobre o encosto será marcada na jaqueta de tiro (como referência apenas) no centro das costas e a marca deve estar visível o tempo todo. 7.2.2.17 Atletas com função de tronco “Score A” podem escolher ficar em pé. Nesse caso,

(25)

7.2.2.19 Atar-se à cadeira-de-rodas: é permitido haver apenas uma (1) faixa abaixo do joelho para a cadeira e as pernas podem estar unidas uma vez acima dos joelhos, mas não presas à cadeira. Não é permitido segurar ou tocar as faixas para obter estabilidade. No caso de amputados duplos acima do joelho, uma faixa através dos cotos e fixada à cadeira é permitido. Faixas não devem exceder 5 cm de largura.

7.2.2.20 Todas as partes do equipamento ou do corpo do atleta que tenham contato com o solo devem estar atrás da linha de tiro, com exceção da bancada de descanso da arma, que será permitido de acordo com as regras da ISSF.

7.2.3 Mesas de Tiro

7.2.3.1 Mesas de tiro para as classes sentadas podem ser fixadas à cadeira de tiro ou podem ficar em pé por si próprias. Uma pequena beirada mais alta, para evitar que itens pequenos caiam, pode ser instalada, mas de forma alguma podem ser usadas para estabilidade adicional ou suporte para o atleta. Uma mesa que consiste em duas ou mais partes individuais unidas de forma a prover uma plataforma estável (a qual não seja maior que outras mesas) é permitida sob essas condições.

7.2.3.2 A mesa de tiro deve ser horizontal ou no mesmo ângulo que o chão, medido no centro da mesa. Uma variação de mais ou menos 5 graus é permitida.

7.2.3.3 No tiro com carabina a mesa pode ser revestida com material compressível de espessura máxima de 2 cm. Outro material na mesa deve ser de espessura uniforme para ambos os cotovelos. Não é permitido fazer uma concavidade na mesa ou no material do revestimento.

7.2.3.4 Um bloco de compensação pode ser utilizado, se requerido, como especificado nas Regras e Regulamentos de Classificação de Tiro Esportivo do IPC.

7.2.3.5 A superfície máxima para suporte do cotovelo na posição de joelho é 10 cm de diâmetro.

(26)

7.2.3.6 Se uma mesa larga for utilizada na posição de joelho, um bloco removível com diâmetro de 10 cm e espessura de no mínimo 20 mm deve ser presa a essa mesa, fixada em sua superfície plana (veja figura abaixo).

7.2.3.7 A mesa, se afixada, não deve ser utilizada para obter suporte ou estabilidade para o corpo de forma nenhuma, exceto para a posição deitado (não permitido obter estabilidade na parte esquerda ou direita da cadeira com o abdômen). Um bloco ou mesa separado pode ser permitido para a posição de tiro.

7.2.4 Jaquetas de Tiro

7.2.4.1 A extensão máxima da jaqueta de tiro não deve ser mais longa que a parte inferior do tronco na frente e a parte superior do assento, na parte de trás, no caso de competidores sentados. A extensão da jaqueta deve ser medida com o atirador na posição de tiro em pé.

(27)

7.2.4.3 A mesma jaqueta de tiro pode ser utilizada em todas as posições de tiro. Somente uma jaqueta de tiro pode ser aprovada pelo controle de equipamentos para cada atleta para todos os eventos em uma competição. Uma exceção à regra é feita para atletas SH1/SH2 nos seguintes casos:

 Atirar na posição deitado deitando sobre o solo ou mesa  Atirar na posição de joelho de uma cadeira de tiro padrão.

 Em eventos de carabina de ar deitado, os competidores não devem deitar no chão, mas devem utilizar uma mesa e uma cadeira de tiro. Se um atleta tem que usar uma mesa, deve também utilizar uma cadeira de tiro.

 Atirar carabina de ar deitado de uma cadeira de tiro padrão.

Nesses casos é permitido utilizar uma jaqueta de tiro regulamentada pela ISSF nessa posição apenas.

7.2.5 Calças de Tiro

7.2.5.1 Calças de tiro são proibidas para competidores sentados.

7.2.5.2 Para atletas na Classe SH1 e função do tronco “Score A”, calças de tiro como as prescritas pela ISSF são permitidas caso eles atirem em um banco alto ou sem apoio.

7.2.5.3 Para a definição de calças de tiro, ver regras da ISSF.

7.2.5.4 Para competidores que não estejam utilizando calças de tiro, seguimos o código de vestimentas da ISSF.

7.2.6 Calçados Ortopédicos

7.2.6.1 Calçados ortopédicos podem ser permitidos e serão individualmente descritos no Cartão de Classificação do atleta. Calçados ortopédicos não terão sua flexibilidade testada durante a vistoria dos equipamentos.

7.2.7 Adaptações de Gatilho

7.2.7.1 Adaptações de gatilho são permitidas, somente se especificado no Cartão de Classificação do atleta.

(28)

7.3 Especificações Classe SH1

7.3.1.1 Todos os competidores da classe SH1 competirão na mesma classe; as subclasses “A”, “B” e “C” são relacionadas à função do tronco, como medida na Classificação e relacionada somente à altura do encosto que ao atleta é permitido utilizar.

7.3.1.2 Um atleta na classe SH1 com função de tronco “Score A” pode escolher atirar em pé, mas se assim o fizer, deverá ficar em pé livre de qualquer suporte artificial com a exceção de próteses/órteses normais, certificadas por um médico.

7.3.1.3 Se um atleta escolher ficar em pé, todas as posições de tiro serão utilizadas como descrito nas regras da ISSF com as seguintes exceções:

 Na prova Carabina .22 50 m posição deitado, uma cadeira de tiro é permitida.

 Na posição de joelho dos eventos 3 x 40, um banco de 350 mm no máximo pode ser utilizado, desde que marcado no cartão de classificação (observar que o banco é para apoiar a perna e não para que o atleta sente sobre ele). Se uma cadeira de tiro ou uma mesa de tiro é utilizada, o competidor deve estar de acordo com todas as regras relativas ao uso de cadeiras e mesas na posição de joelho.

 Em um evento de carabina de ar posição deitado os competidores não devem deitar-se no chão, mas devem utilizar uma mesa. Se o atleta tiver que utilizar uma mesa ou placa, ele/ela deve também utilizar uma cadeira de tiro.

7.3.1.4 No caso de atletas com amputação de braço, é permitido segurar a carabina com uma prótese normal, desde que a prótese não dê aderência à carabina e não tenha um cotovelo fixo. Nesse caso o atleta irá atirar como classe SH1, sem municiador.

7.3.1.5 Na posição em pé em uma cadeira de tiro, a carabina deve ser segurada com os braços apenas, sem suporte (de acordo com a ISSF). Nenhuma parte da arma pode entrar em contato com qualquer parte da cadeira de tiro. Nenhuma parte dos cotovelos deve ter contato com a parte superior das coxas, rodas, ou obter suporte de outro tipo que não o da caixa torácica, cintura ou abdômen.

7.3.1.6 Na posição de joelho em uma cadeira de tiro ou banco ou em pé junto a uma mesa, somente um cotovelo deve apoiar-se sobre a mesa ou bloco e o corpo deve estar claramente afastado da placa. Nenhum suporte pode ser obtido da bloco/mesa, estrutura/apoio de braço.

(29)

7.3.1.8 Na posição deitado, ambos os cotovelos (não a parte superior dos braços) devem apoiar-se na mesa ou placa. O antebraço nessa posição não deve formar um ângulo de menos do que 30 graus em relação à horizontal, medidos a partir do eixo do antebraço. O peito e/ou abdômen podem recostar-se na mesa.

7.3.1.9 Em todos os eventos, os braços e proteções laterais da cadeira de tiro e da mesa de tiro devem ser removidos.

7.3.1.10 Se a construção da cadeira-de-rodas requer uma proteção lateral, a altura dessa proteção não deve exceder a altura do topo da roda.

7.3.1.11 Em eventos na posição de joelho, os braços da cadeira de tiro que não sejam utilizados para fixar a mesa devem ser removidos. Nas posições deitado e de joelho os braços da cadeira de tiro são parte da mesa de tiro.

7.2 Especificações Classe SH2

7.3.1.12 Todos os competidores da classe SH2 competirão na mesma classe; as subclasses “A”, “B” e “C” são relacionadas à função do tronco, como medida na Classificação e relacionada somente à altura do encosto que ao atleta é permitido utilizar.

7.3.1.13 Em eventos de carabina, todos os competidores na Classe SH2 utilizam um suporte de apoio aprovado (veja Apêndice 7) para sustentar o peso da carabina. As subclasses “A” e “B” são relacionadas à combinação de equilíbrio, deficiência e força e função no braço/dedo, como avaliado na Classificação e relacionam-se somente à flexibilidade da mola que é permitida ao atleta utilizar no suporte de apoio para a carabina. 7.3.1.14 Nenhum outro suporte ou dispositivo mecânico deve ser utilizado como um suporte para a carabina. O suporte deve estar fixo na mesa de tiro ou em um tripé.

7.3.1.15 O apoio do suporte, essa é a parte mais alta (grampo de 80 mm e fixador da carabina – peso total menos do que 200 g), a mola deve ser um modelo oficial aprovado pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPD Shooting). A medida será feita de acordo com o Apêndice 7.

7.3.1.16 Barra de teste para flexibilidade da mola Peso e tolerâncias para testar a flexibilidade das molas são:

Barra 1) 250 g +2 – 0 (usada para zeramento).

(30)

7.3.1.17 É permitido encurtar a parte inferior do suporte de apoio. A extensão restante precisa ter pelo menos 40 mm, assim será possível verificar a flexibilidade do apoio do suporte durante a inspeção de equipamentos.

7.3.1.18 A combinação de equilíbrio, deficiência e força e função de braços/dedos como medido na Classificação vai determinar em qual subclasse o atleta vai ser alocado; “A” ou “B”. Essa subclasse determina qual mola o atleta usará e qual e será avaliado na classificação (veja tabela abaixo).

Características da Mola Subclasse

MOLA FRACA (peça de plástico branco) = flexibilidade A

mínima 35 mm

MOLA FORTE (peça de plástico preto) = flexibilidade B

mínima 25 mm

7.3.1.19 A carabina não pode entrar em contato com os dois lados do apoio da carabina ao mesmo tempo.

7.3.1.20 O apoio da carabina deve ser pelo menos 1 cm mais largo do que a largura do guarda-mão da carabina.

7.3.1.21 O grampo e a mola do apoio do suporte devem estar na posição vertical, na frente e atrás.

7.3.1.22 É permitido adicionar material à parte interna do apoio da carabina, uma vez que ele é comparável à superfície de uma luva de tiro e isso não interfere nas medidas do apoio.

7.3.1.23 Competidores na classe SH2 com função de tronco “Score A” podem escolher atirar em pé, mas nesse caso eles devem atirar sem qualquer suporte artificial, com a exceção de próteses/órteses normais, certificadas por um médico.

7.3.1.24 No caso de atletas com amputação de braço não é permitido segurar (tocar) a carabina com a prótese na posição em pé.

7.3.1.25 Na posição deitado é permitido segurar a carabina com uma prótese normal desde que a prótese não dê aderência à carabina e não tenha um cotovelo fixo. Nesse caso o atleta irá atirar como classe SH2 e pode ter um municiador

(31)

7.3.1.27 Em todas as posições da Classe SH2 o uso de bandoleira é proibido.

7.3.1.28 A um atleta SH2 é permitido adicionar material que dê melhor aderência às mãos na carabina e no ombro da arma para jaqueta de tiro. A carabina deve permanecer dentro das dimensões especificadas.

7.3.1.29 O ponto de equilíbrio da carabina deve ser marcado na verificação de equipamentos. A carabina deve ser posicionada a +/ – 5 cm de seu ponto de equilíbrio no apoio do suporte e o alcance total de 10 cm deve ser marcado. O apoio da carabina completo deve estar dentro do alcance de 10 cm.

7.3.1.30 No caso de carabinas de ar comprimido ou gás, o ponto de equilibro será feito com o cilindro cheio.

7.3.1.31 Na posição em pé todos os atletas devem tirar a arma do ombro entre os tiros de forma clara e visível.

7.4 Especificações Classe SH3

Esta seção será completada em um estágio posterior, se e quando um sistema de classificação esteja de acordo com o Código de Classificação e aprovado pelo IPC.

7.5 Dimensões do Equipamento Esportivo

Desenhos e dimensões exatas do equipamento esportivo estão disponíveis no Apêndice 7.

7.6 Trocadores de Alvo para atletas das classes SH1 e/ou SH2

7.6.1 Trocadores de alvo podem ser permitidos para todos os atletas se solicitado, dependendo do ambiente do estande de tiro (ex. alvos de papel) e é uma decisão do Juiz Chefe e Comissário Chefe do Estande.

7.6.2 O trocador de alvo não pode falar ou dar sinais durante a prova. Ele/ela pode apenas trocar os alvos.

7.6.3 O trocador de alvo deve ficar pelo menos 1 m atrás do competidor entre os tiros. Exceções podem ser feitas a critério do Júri.

7.6.4 O trocador de alvo deve estar vestido de acordo com as regras da ISSF (código de vestimenta).

(32)

7.7 Municiadores para atletas da Classe SH2

7.7.1 Municiadores são permitidos somente como descrito nas Regras de Classificação de Tiro Esportivo do IPC; essa regra refere-se somente a atletas SH2 competindo em eventos SH2.

7.7.2 A decisão de permitir um municiador somente pode ser tomada pela equipe de classificação e será marcada no formulário de classificação e no cartão de identificação do atleta no IPC (IPC Shooting ID Card).

7.7.3 O municiador não deve falar ou fazer sinais durante a prova. Ele/ela devem somente municiar a carabina e/ou ajustar a mira a pedido do atleta.

7.7.4 O municiador deve ficar pelo menos 1 m atrás do competidor entre os tiros. Exceções podem ser feitas a critério do Júri.

7.7.5 O municiador deve estar vestido de acordo com as regras da ISSF (código de vestimenta).

7.8 Instruções dos Técnicos

Técnicos podem se aproximar da linha a pedido do atleta se permitido pelo comissário do estande.

(33)

8 REGRAS DO IPC PARA CARABINA

8.1 Eventos de Carabina e tempos de prova

8.1.1 Todos os tempos de prova estão de acordo com as regras da ISSF e IPC.

8.1.2 Competições reconhecidas pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC podem consistir dos seguintes eventos:

Evento Disciplina Gênero Classe Tiros Tempo – Alvos Eletrônicos Tempo – Transportadores e competições operadas manualmente. R1 Carabina de ar 10m em pé Masculino SH1 60 1:15 1:15 R2 Carabina de ar 10m em pé Feminino SH1 40 0:50 0:50 R3 Carabina de ar 10m deitado Misto SH1 60 0:50 1:00 R4 Carabina de ar 10m em pé Misto SH2 60 1:15 1:15 R5 Carabina de ar 10m deitado Misto SH2 60 0:50 1:00 R6 Carabina .22 50m deitado Misto SH1 60 0:50 1:00 R7 Carabina .22 50m 3 posições Masculino SH1 40 joelho 40 deitado 40 em pé 2:45 3:00 R8 Carabina .22 50m 3 posições Feminino SH1 20 joelho 20 deitado 20 em pé 1:45 2:00 R9 Carabina .22 50m deitado Misto SH2 60 1:00 1:10

8.1.3 É recomendado que em R4, R5, R7 e R8 pelo menos a cada dois postos de tiro, um seja deixado vazio, para assegurar que mudanças de posição podem ser feitas sem

(34)

9 REGRAS DO IPC PARA PISTOLA

9.1 Eventos de Pistola e tempos de prova

9.1.1 Todos os tempos de prova estão de acordo com as regras da ISSF e IPC.

9.1.2 Competições reconhecidas pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC podem consistir dos seguintes eventos:

Evento Disciplina Gênero Classe Tiros Tempo – Alvos Eletrônicos Tempo – Transportadores e competições operadas manualmente. P1 Pistola de ar 10m Masculino SH1 60 1:15 1:30 P2 Pistola de ar 10m Feminino SH1 40 0:50 1:00 P3 Pistola Sport 25m Misto SH1 60 - - P4 Pistola Livre 50m Misto SH1 60 1:30 1:45 P5 Pistola de ar 10m Standard Misto SH1 40 - -

9.1.3 O evento P5 é disputado de acordo com as regras da ISSF com um alvo estacionário de pistola de ar comprimido. Não é disputada final para esse evento.

9.1.4 O evento P3 deve ser disputado com pistola de fogo circular de acordo com as regras da ISSF.

9.1.5 O evento P5 deve ser disputado com pistola de ar comprimido para 10m de acordo com as regras da ISSF.

9.2 Dispositivo de carregamento (segurança)

9.2.1 Em termos gerais a segurança no carregamento deve seguir as regras da ISSF. 9.2.2 Um dispositivo para segurar a pistola para permitir que seja carregada ou descarregada de forma segura pode ser utilizado a qualquer momento no estande se especificado no Cartão de Classificação do atleta.

(35)

10 REGRAS DE TIRO PARA ATLETAS COM PROBLEMA DE VISÃO

Essa seção será completada em um estágio posterior se e quando o sistema de classificação estiver de acordo com o Código de Classificação e acordado pelo IPC.

(36)

11 REGRAS PARA PROVA DE FALLING TARGETS

11.1 Formato da Competição

11.1.1 A competição é executada como um torneio em grupos. Cada grupo consiste de um máximo de 4 atletas que competem entre si. Os 2 melhores resultados vão para a próxima rodada.

11.1.2 A composição dos diferentes grupos é baseada na listagem dos eventos R1, R2, R4 e P1 e P2 da última versão publicada do ranking mensal do IPC anterior à competição. O atleta posicionado em primeiro começará no grupo 1; o segundo no ranking, ficará no último grupo. O terceiro atleta começa no grupo 2. Todos os outros lugares são assinalados de acordo com o mesmo sistema. Veja o Apêndice 8.

11.1.3 A competição é disputada como um evento separado para Carabina SH1, Carabina SH2 e Pistola SH1.

11.1.4 Com carabina, a posição de tiro é em pé.

11.1.5 A arma é uma carabina ou pistola de ar comprimido padrão.

11.1.6 Os alvos são do tipo “biatlo” com cinco vistas e o número de pontos de tiro para realizar a competição é 4.

11.1.7 Cada fase é disputada em 2 rodadas de 5 tiros com um tempo limite de 2 minutos e 30 segundos.

11.1.8 Os tamanhos dos “inserts” são como seguem (da esquerda para a direita): 11.1.9 Carabina de ar comprimido: 6 mm – 6 mm – 5 mm – 5 mm – 4 mm

11.1.10 Pistola de ar comprimido: 24 mm – 24 mm – 16 mm – 16 mm – 11 mm

11.2 Comandos da Competição

11.2.1 Tempo de Preparação

11.2.1.1 Atletas devem ter 5 minutos antes da competição iniciar, com sua preparação final incluindo tiros de ensaio incluídos no final.

(37)

11.2.2 Tempo de Preparação

Os comandos para a competição são os que seguem:

Comando

Explicação

Preparation Time start now

(Tempo de preparação começa agora)

Iniciar 5 ou 3 minutos

30 seconds

(30 segundos)

Depois de 4:30 ou 2:30 min

STOP

(PARAR)

Fim do tempo de ensaio

Change Targets and take out 5 pellets

(Mudar alvos e preparar 5 chumbinhos)

For the first/next competition series LOAD

(Para a primeira/próxima série de competição CARREGAR)

ATTENTION, START

(ATENÇÃO, INICIAR)

Iniciar primeira rodada

STOP

(PARAR)

Depois de 2:30 min

Results announcement

(Anúncio dos resultados)

Change Targets and take out 5 pellets

(Mudar alvos e preparar 5 chumbinhos)

ATTENTION, START

(ATENÇÃO, INICIAR)

Iniciar segunda rodada

STOP

(PARAR)

Depois de 2:30 min

Results announcement

(Anúncio dos resultados)

(38)

11.3 Resultados

11.3.1 Depois de cada série de 5 tiros os alvos de cada grupo devem ser contados, anunciados os aos atletas e registrados no cartão de pontuação.

11.3.2 Se um atleta não efetuar o disparo dentro do tempo permitido, o tiro é contado como zero.

11.3.3 Em caso de empate, um “shoot-off” no alvo da extrema direita determinará o vencedor.

11.3.3 No caso de em eventos de Falling Targets (FTP): depois de 3 tentativas no alvo da extrema direita sem decisão, tentar o próximo alvo de maior tamanho (da direita para a esquerda) e assim por diante.

11.3.5 No caso de em eventos de Falling Targets (FTP): depois de 3 tentativas bem sucedidas no alvo da extrema direita, os tempos para o “shoot-off” muda de 30 para 20 segundos.

11.3.6 No caso de em eventos de Falling Targets (FTP): depois de 3 tentativas no alvo da extrema esquerda sem decisão, o tempo para o “shoot-of” muda de 30 para 20 segundos.

(39)

12 COMPETIÇÃO POR EQUIPES

12.1 Eventos com Competição por Equipes

12.1.1 Haverá competições por equipe em cada evento (exceto Falling Targets) desde que o número de atletas permita, exceto para os Jogos Paralímpicos (como para ISSF). 12.1.2 Em competições de Nível 1, duas equipes por país são permitidas em cada evento.

12.1.3 Em todas as competições reconhecidas pelo IPC, somente uma equipe por país é permitida em cada evento.

12.1.4 A pontuação das equipes será computada concorrentemente aos resultados individuais, portanto nenhuma competição separada para equipes será disputada.

12.2 Tamanho das Equipes

12.2.1 Todas as equipes devem consistir de três (3) competidores.

12.3 Viabilidade da Competição por Equipes

12.3.1 Para acontecer competição por equipes em um evento, pelo menos quatro (4) equipes devem estar na lista de partida do evento depois do prazo final de inscrições, de outra forma o evento será automaticamente cancelado.

(40)

Comitê Paralímpico Internacional Adenauerallee 212-214 53113 Bonn, Alemanha Tel. +49 228 2097-200 Fax +49 228 2097-209 ipcshooting@paralympic.org www.ipc-shooting.org

©2013 Comitê Paralímpico Internacional – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Imagens ©: Getty Images, Marcus Hartmann

(41)

APÊNDICE 1: DESIGNAÇÃO DAS COMPETIÇÕES

1

Requisitos Gerais

NÍVEL 3: COMPETIÇÕES DO IPC Jogos Paralímpicos / Campeonatos Mundiais e Regionais

NÍVEL 2: COMPETIÇÕES AUTORIZADAS PELO IPC

Copas do Mundo

NÍVEL 1: COMPETIÇÕES APROVADAS PELO IPC

Internacionais TERMOS LEGAIS DE

REFERÊNCIA

Contrato de Hospedagem, Memorando

de Entendimento Contrato de Copa do Mundo

Formulário de inscrição para a competição enviado dentro do prazo publicado.

LICENCIAMENTO DO

ATLETA Todos licenciados Todos licenciados

Todos os atletas deve ser licenciados para reconhecimento dos resultados, se aplicável. Comitê Organizador Local pode permitir a participação de atletas sem licença

RECONHECIMENTO DE RESULTADOS

Resultados automaticamente submetidos aos Rankings e Recordes

Resultados automaticamente submetidos aos Rankings e Recordes por inscrição somente

Resultados automaticamente submetidos aos Rankings e Recordes por inscrição somente

(42)

CLASSIFICAÇÃO Equipe Internacional completa requerida

Equipe Internacional completa requerida, ou como prescrito pela Coordenação de Tiro Espotivo do IPC (IPC Shooting)

Interesse em hospedar equipes de classificação devem ser comunicado pelo Comitê Organizador Local dentro do prazo.

CONTROLE DE DOPING

Gerenciamento de resultados do IPC sujeito ao Acordo de Controle de Doping

Gerenciamento de resultados do IPC sujeito ao Acordo de Controle de Doping

Segue sob Jurisdição Nacional ou Jurisdição do Organizador do Evento Principal; Orientação é apoiada.

MÍDIA E

COMUNICAÇÃO

Acordo de Nível de Serviço entre o IPC e o Comitê Organizador Local

Acordo de Nível de Serviço entre o IPC

e o Comitê Organizador Local Sem requisitos definidos

TRANSMISSÃO

(Jogos Paraímpicos) – Estratégia de transmissão dos jogos se aplica. (Copas do Mundo, Campeonatos Regionais) – Acordo de transmissão entre IPC e Comitê Organizador Local

Acordo de transmissão entre IPC e

Comitê Organizador Local Sem requisitos definidos

(Jogos Paralímpicos) – Políticas de marcas dos jogos

(43)

DIREITOS COMERCIAIS

(Jogos Paralímpicos) – Condições de Marketing dos Jogos se aplicam. (Copas do Mundo, Campeonatos Regionais) – Direitos comerciais concedidos ao Comitê Organizador Local, Comitê Organizador Local; Comitê Organizador Local oferece o primeiro direito de recusa a parceiros do IPC, IPC retém % do inventário de marketing.

Direitos comerciais concedidos ao Comitê Organizador Local, Comitê Organizador Local; Comitê Organizador Local oferece o primeiro direito de recusa a parceiros do IPC, IPC retém % do inventário de marketing.

Sem requisitos definidos

PUBLICAÇÃO A ser aprovado pelo IPC A ser aprovado pelo IPC Sem requisitos definidos

PROTOCOLO Regras Gerais de Protocolo se aplicam Regras Gerais de Protocolo se aplicam Sem requisitos definidos

SERVIÇOS Padrões se aplicam como definido nos

Manuais, Regras Gerais e/ou MOU.

Padrões se aplicam como definido no Contrato.

Padrões definidos pelo Comitê Organizador Local

VISUAL A ser orientado e aprovado pelo IPC A ser aprovado pelo IPC Sem requisitos definidos

TECNOLOGIA

Requerimentos PRIS se aplicam, Regras

(44)

2

Requisitos específicos

NÍVEL 3: COMPETIÇÕES DO IPC NÍVEL 2: COMPETIÇÕES AUTORIZADAS PELO IPC NIVEL 1: COMPETIÇÕES APROVADAS PELO IPC Jogos Paralímpicos Campeonatos Mundiais / Regionais Copas do Mundo Competições Internacionais PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS 1 1 1, 2 ou 3 1, 2 ou 3 NÍVEL PARA ADMISSÃO Vagas diretas 2 MQS para 1º evento 1 MQS para 2º evento

1 MQS para cada evento MQS não requerido MQS não requerido

NÚMERO MÍNIMO DE PAÍSESS POR EVENTO

Não menos do que 4 por evento

Não menos do que 4 por

evento Não menos do que 4 por evento Não menos do que 3 por evento

(45)

ALVOS ELETRÔNICOS

Obrigatório para classificatórias e finais

Obrigatório para classificatórias

e finais Obrigatório para finais

DELEGADO TÉCNICO DO IPC SHOOTING

Obrigatório Obrigatório Obrigatório Somente Juiz Chefe

EQUIPE DE CLASSIFICAÇÃO DO IPC SHOOTING Equipe completa compulsória (4 homens e mulheres de níveis 1 a 2)

Equipe completa compulsória (4 homens e mulheres de níveis 1 a 2)

Equipe completa recomendada (4 homens e mulheres de níveis 1 a 2). Preparação a ser decidida pelo IPC Shooting.

Equipe completa recomendada (4 homens e mulheres de níveis 1 a 2). Preparação a ser decidida pelo IPC Shooting.

EQUIPE DE JUÍZES DO IPC SHOOTING

Juízes do IPC Shooting de níveis A e B (homens ou mulheres)

Júri de Pistola: 3 pessoas Júri de Carabina: 3 pessoas Júri de Controle de

Equipamentos: 3 pessoas Júri de Apelação: Delegado Técnico

Júri de Classificação

Juízes do IPC Shooting de níveis A e B (homens ou mulheres) Júri de Pistola: 3 pessoas Júri de Carabina: 3 pessoas Júri de Controle de

Equipamentos: 3 pessoas Júri de Apelação: Delegado Técnico

Júri de Classificação (Resultados): 1 pessoa

Juízes do IPC Shooting de níveis A e B (homens ou mulheres) Programa 1:

Júri de Pistola: 2 pessoas Júri de Carabina: 2 pessoas Júri de Apelação: Delegado Técnico

TOTAL INDICADO PELO IPC: 5 pessoas (Incluindo o Delegado Técnico)

Juízes do IPC Shooting de níveis A e B (homens ou mulheres)

Programa 1:

Júri de Pistola: 1 pessoa Júri de Carabina: 1 pessoa Júri de Apelação: Juiz Chefe TOTAL APONTADO PELO IPC: 3 pessoas

Programa 2: Júris Combinados

(46)

Técnico) Programa 3: Júris Combinados.

TOTAL INDICADO PELO IPC: 4 pessoas (incluindo o Delegado Técnico)

TOTAL APONTADO PELO IPC: 3 pessoas (incluindo o Delegado Técnico) NÚMERO MÍNIMO DE DIAS DE COMPETIÇÃO (DENPENDENDO DA CAPACIDADE DO ESTANDE DE TIRO)

Mínimo de 6 dias Mínimo de 6 dias

Mínimo de 5 dias para competições do Programa 1 (programa completo), mínimo de 3 dias para Programas 2 ou 3 recomendado.

Mínimo de 5 dias para competições do Programa 1 (programa completo), mínimo de 3 dias para Programas 2 ou 3

recomendado.

TABELA DE HORÁRIOS

Dependendo da capacidade do estande de tiro. A ser aprovado pelo IPC Shooting

Dependendo da capacidade do estande de tiro. A ser aprovado pelo IPC Shooting

Dependendo da capacidade do estande de tiro. A ser aprovado pelo IPC Shooting

Dependendo da capacidade do estande de tiro. A ser aprovado pelo IPC Shooting

(47)

DIAS DE

CLASSIFICAÇÃO E CONTROLE DE EQUIPAMENTOS

(48)

APÊNDICE 2

Pontuação de Qualificação Mínima (MQS) para Campeonatos

Mundiais e Regionais

EVENTO DISCIPLINA

GÊNERO

CLASSE MQS

R1

Carabina de Ar 10m – Posição em pé Masculino SH1

574,0

R2

Carabina de Ar 10m – Posição em pé Feminino SH1

375,0

R3

Carabina de Ar 10m – Posição deitado Misto SH1

598,0

R4

Carabina de Ar 10m – Posição em pé Misto SH2

594,0

R5

Carabina de Ar 10m – Posição deitado Misto SH2

598,0

R6

Carabina .22 50m – Posição deitado Misto SH1

586,0

R7

Carabina .22 50m – Três posições Masculino SH1

1060

R8

Carabina .22 50m – Três posições Feminino SH1

525

R9

Carabina .22 50m – Deitado Misto SH2

586,0

P1

Pistola de Ar – 10m Masculino SH1

535

P2

Pistola de Ar – 10m Feminino SH1

340

P3

Pistola Sport – 25m Misto SH1

530

P4

Pistola Livre – 50m Misto SH1

490

(49)

APÊNDICE 2

Prazos para atingir o MQS para Competições de Tiro Esportivo do IPC (Nível 3)

AN

O

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

CHAMPIONSHIPS/GAMES

2013 Regional Championships

MQS

MQS

-

-

-

-

-

2014 Campeonatos Mundiais

resultados dos Jogos

MQS

(somente

Paralímpicos 2012)

MQS

MQS

-

-

-

-

2014 Jogos Paralímpicos Asiáticos

MQS

MQS

MQS

-

-

-

-

2015 Campeonatos Europeus

-

MQS

MQS

MQS

-

-

-

2016 Jogos Paralímpicos

-

-

DS

DS

MQS

-

-

MQS

MQS

(50)

APÊNDICE 3

Modelo de Bib do atleta

NOTA: O modelo acima e instruções posteriores serão fornecidas ao Comitê Organizador Local antes da competição.

(51)

APÊNDICE 4

Registro de Competição Internacional

PROCESSO DE APROVAÇÃO

Formulários de registro devem ser totalmente preenchidos e enviados para o escritório da Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) em ipcshooting@paralympic.org não menos do que 6 meses antes do início da competição.

Formulários de registro enviados fora do prazo estabelecido ou que não estejam completamente preenchidos não serão aceitos

A Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) anunciará sua decisão de aprovar a competição oficialmente por escrito.

Se aprovada, uma taxa de 100€ deve ser enviada pelo Comitê Organizador Local para a conta do IPC que emitirá um comprovante de recebimento para o COL..

Todas as competições internacionais aprovadas pelo IPC Shooting aparecerão no Calendário do IPC Shooting.

ÁREA REQUISITOS MÍNIMOS

Endosso

Se uma competição for organizada por um Comitê Organizador Local diferente e que não seja o Comitê Paralímpico Nacional, o registro deve ser endossado pelo respectivo Comitê Paralímpico Nacional. O respectivo campo no formulário deve estar preenchido.

Regras A competição será conduzida de acordo com as regras atuais de Tiro Esportivo do IPC e da ISSF.

Programação de eventos

A programação de eventos pode ser (os eventos em parênteses ‘()’ são opcionais):

 Programação 1: R1-(R9), P1-(P5), (Falling targets)  Programação 2: R1-R5, P1-P2, (P5), (Falling targets)  Programação 3: R6-R8, (R9), P3-P4

Finais Disputa de finais é requerida em todas as programações (exceto eventos R9 e P5, se incluídos).

Programação

A programação de horários deve ser desenvolvida pelo Comitê Organizador Local levando em consideração o número de postos de tiro, número esperado de atletas por evento, tipo de alvos (ex. alvos de papel ou eletrônicos). A programação precisa de aprovação prévia da Coordenação de Tiro Esportivo do IPC.

Número de dias para Classificação

Internacional e

(52)

Inscrições

O número mínimo de inscrições por evento é quatro (4) ao final do prazo estipulado. Do contrário o evento não é considerado viável e será cancelado.

A lista final de inscrições de atletas deve ser enviada para o escritório da Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) no dia seguinte ao final do prazo das inscrições e não menos do que 4 a 6 semanas antes do início da competição. O número de identificação, a classificação e o status da classificação (se disponível) deve ser incluída na lista.

Comissários Técnicos

A competição deve ser arbitrada por juízes reconhecidos pela ISSF e IPC Shooting.

Juiz Chefe: Um Juiz Chefe de outro país que não o país-sede será indicado pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC – IPC Shooting (para programações 1, 2 , 3)

Juiz Internacional: Um Juiz Internacional de outro país que não o país-sede será indicado pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC – IPC Shooting (para programações 1, 2, 3).

Juízes Nacionais: Serão selecionados pelo Comitê Organizador Local de acordo com as regras da ISSF.

Equipe de Classificação

Uma equipe de classificação internacional consistirá de dois (2) Classificadores Internacionais e será indicada pela Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting). Para situações de protesto, 2 equipes de dois (2) Classificadores Internacionais cada serão indicadas como dita o Código de Classificação do IPC (número total de 4

classificadores).

Resultados

O Comitê Organizador Local deve enviar os resultados de todos os eventos para a Coordenação de Tiro Esportivo do IPC (IPC Shooting) em versão eletrônica no formato padronizado enviado pelo IPC Shooting não mais do que 14 dias após o final da competição. O reconhecimento dos resultados seguirá os Procedimentos do IPC para listas de recordes e ranking.

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de avaliar a concentração plasmática de diclofenaco sódico emulgel em cães com ou sem o uso de fonoforese e se a fonoforese induz maior absorção deste

APLICADA LABOR ATORIAIS IN ST IT U IÇ Õ ES ID I EM PR ES A S + CONHECIMENTO IMP ACTO + IN O VA ÇÃO + MERCADOS + PRODUTOS DE VA LOR ACRECESCENTADO EM PR ES A S MICROBIO

de qualidade em cada Estado da Federação e Distrito Federal... O Plano é fruto do consenso de todos os segmentos turísticos envolvidos no objetivo comum de transformar a atividade

Através do conceito de arquétipo e do inconsciente coletivo foi possível para a psicologia abrir caminho para a compreensão de rico material pertencente aos mitos e ajudar o

1. You may copy and distribute verbatim copies of the Library's complete source code as you receive it, in any medium, provided that you conspicuously and appropriately publish on

Κι άκόμα παραπάνω γιατΙ μετριούνται στα δάχτυλα οσοι κάνουν ζωη όλότελα διαφορετικη άπ' αύτη που κάνουν κοπαδιαστα οί άλλοι άν(}ρωποι. Πα3αίνουν

Considerando a estreita relação entre as alterações ambientais e a presença de parasitoses intestinais, este estudo teve como objetivo realizar diagnóstico das condições

Tantos anos de trabalho com crianças, famílias e escolas nos despertou para uma importante realidade: grandes avanços tecnológicos ocorreram em nosso mundo e ainda não somos