• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

Plano de Ensino

Universidade Federal do Espírito Santo Campus: GOIABEIRAS

Curso: SERVIÇO SOCIAL

Departamento Responsável: SERVIÇO SOCIAL

Data de Aprovação (Art. nº 91):

Docente responsável: Profa. Dra. Adriana Ilha da Silva

Qualificação / link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4088542085942883

Disciplina: SEGURIDADE SOCIAL II - SAÚDE Código: SSO 00013

Pré-requisito: Carga Horária Semestral:

60h

Créditos: 4 Distribuição da Carga Horária Semestral Teórica Exercício Laboratório 60h

Ementa: Processo saúde-doença: determinantes políticos, econômicos, psicológicos e socioculturais. Padrões de saúde da população brasileira – perfil epidemiológico e sanitário – vulnerabilidades de segmentos específicos. Análise histórica das políticas de saúde no âmbito da relação Estado X Sociedade. As políticas de saúde no Brasil no contexto da Seguridade Social: interfaces com a Previdência e a Assistência. O SUS, estruturação e organização nos níveis federal, estadual e municipal. A ação profissional do Serviço Social no setor saúde: contribuição na produção, redimensionamento e efetivação das políticas de saúde.

Objetivos Específicos:

1. Discutir o processo saúde-doença como processo social, identificando seus determinantes sociais; 2. Analisar historicamente as políticas de saúde brasileira no âmbito da relação Estado e Sociedade; 3. Compreender a política de saúde no contexto da Seguridade social, destacando as interfaces com a

Previdência e Assistência Social;

4. Traçar um panorama dos padrões de saúde da população brasileira, conhecendo o perfil epidemiológico e sanitário, bem como as vulnerabilidades de segmentos específicos;

5. Conhecer a ação profissional do Serviço Social no setor de saúde destacando a sua contribuição na produção, redimensionamento e efetivação das políticas de saúde.

Conteúdo Programático:

1. Processo saúde-doença e determinantes sociais na saúde - Determinantes sociais na saúde, na doença e na intervenção - Problemas de saúde da população brasileira e seus determinantes

- Determinantes e desigualdades sociais no acesso e na utilização de serviços de saúde 2. Sistema de Saúde Brasileiro: história e configuração atual

- História das Políticas de saúde no Brasil de 1822 a 1963: do império ao desenvolvimentismo populista - História das Políticas de saúde no Brasil de 1964 a 1990: do golpe militar à Reforma Sanitária - Reforma Sanitária brasileira em perspectiva e o SUS;

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

- Financiamento e alocação de recursos em saúde no Brasil;

- Sistema de Assistência Médica Suplementar (SAMS): breve histórico e modalidades desenvolvidas no Brasil (seguro-saúde, medicina de grupo, cooperativas médicas, autogestão e outras).

- Planos e seguros privados de saúde. 3. Sistema Único de Saúde

- Componentes de um sistema de serviços de saúde: população, infraestrutura, organização, prestação de serviços, financiamento e gestão.

- Ciclo de uma política pública de saúde: problematização, construção da agenda, institucionalização, formulação, implementação e avaliação.

- Organização do SUS e diferentes modalidades de gestão e gerenciamento dos serviços e recursos públicos de saúde

- Controle social do SUS: conselhos e conferências de saúde

- Gestão do SUS: descentralização, regionalização e participação social - Financiamento do SUS

- Infraestrutura tecnológica do SUS: rede de estabelecimentos, equipamentos, desenvolvimento cientifico-tecnológico e inovação

- Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação? 4. Setores de atenção no Sistema Único de Saúde

- Modelos de Atenção à saúde no Brasil; - Atenção Primária à Saúde;

- Atenção ambulatorial especializada;

- Atenção hospitalar: evolução histórica e tendências;

- Relação entre atenção básica, média e alta complexidade: desafios para a organização do cuidado no SUS; - Saúde Mental, Desinstitucionalização e Novas estratégias de cuidado;

- Assistência Farmacêutica;

- Vigilância Epidemiológica: políticas, sistemas e serviços; - Vigilância sanitária: campo da promoção e proteção da saúde;

- Regulação da Saúde: as agências reguladoras setoriais (ANVISA e ANS) 5. O Serviço Social e Saúde

- Projeto Ético-político do Serviço Social e sua relação com a Reforma Sanitária: elementos para o debate; - Desafios atuais do SUS e as exigências para os Assistentes Sociais;

- Sistematização, Planejamento e Avaliação das ações dos Assistentes Sociais no campo da saúde; - O trabalho nos serviços de saúde e a Inserção dos Assistentes Sociais

- Processo de trabalho em saúde e Serviço Social: notas sobre o trabalho profissional no campo da saúde - Condições de trabalho e dimensão técnico-operativa do Serviço Social

- Universidade e saúde: formação profissional para o SUS? - Serviço Social e residências multiprofissionais em saúde 6. A ação profissional do Serviço Social na Saúde - experiências e relatos de profissionais

Metodologia

Leitura, discussões, resenha de texto, dinâmicas de grupo, vídeos, seminários, palestras de convidados, aula expositiva e dialogada.

Critérios/Processo de avaliação da Aprendizagem 1. Prova Individual I – 10,0 pontos (Unidades 1 e 2) 2. Prova Individual II – 10,0 pontos (Unidades 3 e 4) 3. Resenha e trabalho de campo – 10,0 (Unidades 5 e 6) Bibliografia básica

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

1. GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012.

2. PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida. Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014.

3. DUARTE, Marco José de Oliveira et. al. (Orgs). Política de Saúde Hoje: interfaces & desafios no trabalho de assistentes sociais. 1 ed. Campinas, SP: Papel Social, 2014.

4. BRAVO, Maria Inês; PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira (Orgs). Política Social e Democracia. 5 ed. São Paulo: Cortez, Rio de Janeiro: UERJ, 2012.

5. MARQUES, Rosa Maria. Notas explicativas sobre as razões do subfinanciamento estrutural do SUS. In: Revista Planejamento e políticas públicas/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. N.49, jul/dez 2017, pp. 35-54.

6. MOTA, Ana Elizabete et. al. (Orgs). Serviço Social e Saúde. 4 ed. São Paulo: Cortez; Brasília/DF: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2009.

7. CLOSS, Thaísa Teixeira. O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde: formação para a integralidade? 1 ed. Curitiba: Appris, 2013.

8. BRASIL. Ministério da saúde. Leis Orgânicas da Saúde 8080 e 8.142 de 1990. Disponível em: http://www.saude.gov.br.

9. SILVA, Adriana Ilha. O papel do Estado na acumulação capitalista: onde se inserem as organizações sociais de saúde? In: SODRÉ, Francis; BUSSINGER, Elda C. A.; BAHIA, Lígia (Orgs.). Organizações Sociais: agenda política e os custos para o setor público da saúde. 1. Ed. São Paulo: Hucitec, 2018, pp. 209-241.

10. ROCHA, Semiramis Melani Melo et. al. Assistência Integral à Saúde da Criança no Brasil. In: Revista Saúde e Sociedade, 6(1), pp. 25-52, 1997.

Bibliografia complementar

1. BUSS, P.M.; PELEGRINI FILHO, A. A Saúde e seus Determinantes Sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p.77-93, 2007. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/physis/v17n1/v17n1a06.pdf

2. BRASIL. Ministério da saúde. Pacto Pela Saúde de 2006. Disponível em: http://www.saude.gov.br. 3. CEBES. Determinantes sociais. Disponível em:

http://www.cebes.org.br/media/File/Blog/DETERMINANTES%20SOCIAIS_ok.pdf

4. CFESS. Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde. Brasília, março de 2009. Disponível em:

http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf 5. ESPÍRITO SANTO. SECRETARIA DE SAÚDE. Plano Diretor de Regionalização da Saúde. 2011.

Disponível em:

http://www.saude.es.gov.br/download/PDR_PlanoDiretordeRegionalizacao_ES_2011.pdf 6. FLEURY, S. (org). Saúde e democracia: a luta do CEBES. Disponível em:

http://www.cebes.org.br/media/file/saude%20e%20democracia%20a%20luta%20do%20cebes.pdf 7. LAURELL, A.C. A saúde-doença como processo social. Disponível em:

http://xa.yimg.com/kq/groups/23089490/574657748/name/saudedoenca.pdf

8. MENDES, Áquilas Nogueira. Financiamento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS): a gestão descentralizada semiplena e plena do sistema municipal no estado de São Paulo (1995-2001). Tese doutorado (Instituto de Economia). - Universidade Estadual de Campinas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, Campinas, SP, 2005. 428 f.

9. MENDES, Áquilas Nogueira. Imposto sobre as transações financeiras como uma contribuição ao subfinanciamento do SUS. ARGUMENTUM (VITÓRIA), v. 9, p. 164-179, 2017.

10. MENDES, ÁQUILAS; MARQUES, R. M. Os limites da implantação do SUS no quadro da crise do capitalismo contemporâneo. A Peste: Revista de Psicanálise e Sociedade, v. 5, p. 21-40, 2013. 11. MENDES, ÁQUILAS. A saúde pública universal brasileira na crise contemporânea do capitalismo. In:

VIII Colóquio Internacional Marx e Engels, Cemarx, na Unicamp, 2015, Campinas. VIII Colóquio Marx e Engels. Campinas: Unicamp, 2015.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

v. 22, p. 987-993, 2013.

13. SABROZA, PAULO CHAGASTELLES. Concepções sobre Saúde e Doença. Curso de Qualificação de gestores do SUS. ENSP- Fiocruz, 2004. Disponível: SABROZA, PAULO CHAGASTELLES.

Concepções sobre Saúde e Doença. Curso de Qualificação de gestores do SUS. ENSP- Fiocruz, 2004. Disponível:

http://www.abrasco.org.br/UserFiles/File/13%20CNS/SABROZA%20P%20ConcepcoesSaudeDoenca.p df

14. MENDES, Eugênio Vilaça. As políticas de saúde no Brasil nos anos 80: a conformação da reforma sanitária e a construção da hegemonia do projeto neoliberal. In: MENDES, Eugênio Vilaça (Org.). Distrito Sanitário: processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo: HUCITEC; RIO DE Janeiro: ABRASCO, 1995. p. 19-92.

15. RIZZOTO, Maria Lúcia Frizon; CONTERNO, Solange de Fátima Reis. O banco mundial e as políticas de saúde nos anos 90. Tese (doutorado) Programa de Pós-Graduação em Saúde coletiva.

Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciencias Medicas. Campinas, 2000. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000218821&fd=y

16. PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida (Org). Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 211-229.

17. GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 395-425.

18. SILVA, Alessandra Ximenes da. A reforma sanitária brasileira na contemporaneidade: resistência ou consenso. In: R. Katál., Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 159-166, jul./dez. 2014.

Cronograma

Data Horário Conteúdo

02/08 11 às 13h Quinta-feira

 Apresentação da disciplina. 07/08 9 às 11h

Terça-feira

 Apresentação do programa de disciplina.  Política de saúde: uma política social

 FLEURY, Sonia; OUVERNEY, Assis Mafort. Política de Saúde: uma política social. In: GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp.25-57.

09/08 11 às 13h Quinta-feira

 Política de saúde: uma política social

FLEURY, Sonia; OUVERNEY, Assis Mafort. Política de Saúde: uma política social. In: GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp.25-57.

14/08 9 às 11h Terça-feira

 Política de saúde: uma política social

FLEURY, Sonia; OUVERNEY, Assis Mafort. Política de Saúde: uma política social. In: GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp.25-57.

16/08 11 às 13h Quinta-feira

 Problemas de saúde da população brasileira e seus determinantes

PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida. Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 97-119.

21/08 9 às 11h Terça-feira

 Problemas de saúde da população brasileira e seus determinantes

PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida. Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 97-119.

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

23/08 11 às 13h Quinta-feira

 História das Políticas de saúde no Brasil de 1822 a 1963: do império ao desenvolvimentismo populista

 História das Políticas de saúde no Brasil de 1964 a 1990: do golpe militar à Reforma Sanitária

 SILVA, Adriana Ilha. O papel do Estado na acumulação capitalista: onde se inserem as organizações sociais de saúde? In: SODRÉ, Francis;

BUSSINGER, Elda C. A.; BAHIA, Lígia (Orgs.). Organizações Sociais: agenda política e os custos para o setor público da saúde. 1. Ed. São Paulo: Hucitec, 2018, pp. 209-241.

28/08 9 às 11h Terça-feira

 História das Políticas de saúde no Brasil de 1822 a 1963: do império ao desenvolvimentismo populista

 História das Políticas de saúde no Brasil de 1964 a 1990: do golpe militar à Reforma Sanitária

 SILVA, Adriana Ilha. O papel do Estado na acumulação capitalista: onde se inserem as organizações sociais de saúde? In: SODRÉ, Francis;

BUSSINGER, Elda C. A.; BAHIA, Lígia (Orgs.). Organizações Sociais: agenda política e os custos para o setor público da saúde. 1. Ed. São Paulo: Hucitec, 2018, pp. 209-241. 30/08 11 às 13h Quinta-feira  Revisão e prova. 04/09 9 às 11h Terça-feira

 Entrega e correção da prova. 06/09 11 às 13h

Quinta-feira

 Reforma Sanitária brasileira em perspectiva e o SUS

 PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida. Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 203-209.

11/09 9 às 11h Terça-feira

 Componentes de um sistema de serviços de saúde: população,

infraestrutura, organização, prestação de serviços, financiamento e gestão.  PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida. Saúde Coletiva: teoria

e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 49-68. 13/09 11 às 13h

Quinta-feira

 Componentes de um sistema de serviços de saúde: população,

infraestrutura, organização, prestação de serviços, financiamento e gestão.  PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida. Saúde Coletiva: teoria

e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 49-68. 18/09 9 às 11h

Terça-feira

 Organização do SUS e diferentes modalidades de gestão e gerenciamento dos serviços e recursos públicos de saúde

 PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida. Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 231-243.

 Gestão do SUS: descentralização, regionalização e participação social

 PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida (Org). Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 261-269. 20/09 11 às 13h

Quinta-feira

 Organização do SUS e diferentes modalidades de gestão e gerenciamento dos serviços e recursos públicos de saúde

 PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida. Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 231-243.

 Gestão do SUS: descentralização, regionalização e participação social

PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida (Org). Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 261-269.

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

25/09 9 às 11h Terça-feira

 Controle social do SUS: conselhos e conferências de saúde

 PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida. Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 245-259.

27/09 11 às 13h Quinta-feira

 Financiamento do SUS

 MARQUES, Rosa Maria. Notas explicativas sobre as razões do

subfinanciamento estrutural do SUS. In: Revista Planejamento e políticas públicas/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. N.49, jul/dez 2017, pp. 35-54.

02/10 9 às 11h Terça-feira

 Financiamento do SUS

MARQUES, Rosa Maria. Notas explicativas sobre as razões do

subfinanciamento estrutural do SUS. In: Revista Planejamento e políticas públicas/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. N.49, jul/dez 2017, pp. 35-54.

04/10 11 às 13h Quinta-feira

 Financiamento do SUS

MARQUES, Rosa Maria. Notas explicativas sobre as razões do

subfinanciamento estrutural do SUS. In: Revista Planejamento e políticas públicas/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. N.49, jul/dez 2017, pp. 35-54.

09/10 9 às 11h Terça-feira

 Sistema de Assistência Médica Suplementar (SAMS)

 PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida (Org). Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 139-150. 11/10 11 às 13h

Quinta-feira

 Planos e seguros de saúde

GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 427 a 456.

16/10 9 às 11h Terça-feira

 Planos e seguros de saúde

GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 427 a 456.

18/10 11 às 13h Quinta-feira

 Planos e seguros de saúde

GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 427 a 456.Correção da prova

23/10 9 às 11h Terça-feira

 Planos e seguros de saúde

GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 427 a 456.Correção da prova. 25/10 11 às 13h Quinta-feira  Revisão e prova. 30/10 9 às 11h Terça-feira

 Entrega e correção da prova. 01/11 11 às 13h

Quinta-feira

 O trabalho nos serviços de saúde e a Inserção dos Assistentes Sociais MOTA, Ana Elizabete et. al. (Orgs). Serviço Social e Saúde. 4 ed. São Paulo: Cortez; Brasília/DF: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2009, pp. 304-351.

06/11 9 às 11h Terça-feira

 O trabalho nos serviços de saúde e a Inserção dos Assistentes Sociais MOTA, Ana Elizabete et. al. (Orgs). Serviço Social e Saúde. 4 ed. São

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

Paulo: Cortez; Brasília/DF: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2009, pp. 304-351.

08/11 11 às 13h Quinta-feira

 Atenção Primária à Saúde (AS convidad@ ou grupo)

GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 493-546.

13/11 9 às 11h Terça-feira

 Atenção ambulatorial especializada (AS convidad@ ou grupo)

GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 547-577.

15/11 11 às 13h Quinta-feira

 Atenção hospitalar: evolução histórica e tendências (AS convidad@ ou grupo)

GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 577-608.

20/11 9 às 11h Terça-feira

 Saúde da população negra

DUARTE, Marco José de Oliveira et. al. (Orgs). Política de Saúde Hoje: interfaces & desafios no trabalho de assistentes sociais. 1 ed. Campinas, SP: Papel Social, 2014, pp. 271-294.

22/11 11 às 13h Quinta-feira

 Saúde à população LGBT e saúde indígena

 ROCON, Pablo Cardozo; SODRE, Francis e RODRIGUES, Alexsandro. Regulamentação da vida no processo transexualizador brasileiro: uma análise sobre a política pública. Rev. katálysis [online]. 2016, vol.19, n.2, pp.260-269.

 GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 911-932.

27/11 9 às 11h Terça-feira

 Saúde do Idoso, criança e do adolescente e da mulher (AS convidad@ ou grupo)

 DUARTE, Marco José de Oliveira et. al. (Orgs). Política de Saúde Hoje: interfaces & desafios no trabalho de assistentes sociais. 1 ed. Campinas, SP: Papel Social, 2014, pp. 317-333.

 ROCHA, Semiramis Melani Melo et. al. Assistência Integral à Saúde da Criança no Brasil. In: Revista Saúde e Sociedade, 6(1), pp. 25-52, 1997.  GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no

Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 979-1009.

29/11 11 às 13h Quinta-feira

 Saúde Mental

 GIOVANELLA, Lígia et. al. (Orgs). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, pp. 635-655.

04/12 9 às 11h Terça-feira

 Debate sobre a saúde do trabalhador

PAIM, Jairnilson Silva; FILHO, Naomar de Almeida (Org). Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, pp. 513-539. 06/12 11 às 13h

Quinta-feira

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

Referências

Documentos relacionados

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS1. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

 Mistura de herbicidas + Naturamin wsp ( aminoácido a 80% livres) para diminuir estresse causado pelos herbicidas na cultura..  Sequencial de herbicidas + Naturamin wsp para

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por níveis de desempenho resulta da pontuação do nível de desempenho em que forem enquadradas e da

supra , não se determina a abertura de processo autónomo de multa para apuramento da eventual responsabilidade sancionatória pela remessa intempestiva da conta

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS.. DEPARTAMENTO

Logo de seguida, exportamos o erro para shapefile como o nome “erro_kringing”, voltamos a exportar o erro para database, limitamos para o Distrito de Setúbal,

Como não tive coragem de pegar mortos, por ser crime, no IML de Brasília, esperei que Cérbero dormisse e quando estivesse de olhos bem abertos, eu sorrateiramente fui até

Sendo assim, este artigo utilizou a ferramenta Design Thinking (DT) objetivando identificar quais devem ser as características de uma cadeira de banho para atender