• Nenhum resultado encontrado

PROJETO EPI-UFG E PRODUÇÃO SOLIDÁRIA: REPERCUSSÕES DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO EPI-UFG E PRODUÇÃO SOLIDÁRIA: REPERCUSSÕES DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 Professor Doutor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, carlos.gustavo@ufg.br 2 Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, heliny_neves@ufg.br,

3 Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, katiane.martins@ufg.br,

4 Discente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, milenaaraujo550@gmail.com 5 Discente da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, rebecagoulart@hotmail.com

PROJETO EPI-UFG E PRODUÇÃO SOLIDÁRIA: REPERCUSSÕES DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO

CORONAVÍRUS

Área temática: Saúde. Autores (as): Carlos Gustavo Martins Hoelzel1, Heliny Carneiro Cunha Neves2,

Katiane Martins Mendonça3,Milena Araújo dos Santos4, Rebeca Fernandes Cunha5

Coordenador (a): Luana Cássia Miranda Ribeiro6 RESUMO: Em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2 e da falta de equipamento de proteção individual para o uso do profissional da saúde, foi promulgado no Brasil uma resolução de diretoria colegiada permitindo a fabricação temporária de máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, protetores faciais e vestimentas hospitalares. Nessa perspectiva, por meio da Reitoria da Universidade Federal de Goiás, as unidades acadêmicas da Faculdade de Enfermagem, Faculdade de Artes Visuais (Design) uniram esforços em um projeto multidisciplinar e interdisciplinar para produzir equipamentos de proteção individual. O trabalho teve como objetivo produzir máscaras e aventais para atender a demanda dos profissionais da saúde do Estado de Goiás durante a pandemia da COVID-19 e também as demandas sociais da comunidade interna e externa da Universidade. Tratou-se de um projeto de extensão desenvolvido no período de março a julho de 2020, que possuiu como eixo o tripé ensino, pesquisa e extensão e agregou voluntários em todas as etapas do projeto. Foram realizadas as análises dos materiais doados por parceiros e a modelagem foi realizada de acordo com as normas técnicas vigentes. Foram produzidos nesse período aproximadamente 200.000 máscaras e mais de 6.000 aventais que atenderam às demandas dos profissionais da área da saúde no atendimento aos casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 do Município de Goiânia. Além disso, o projeto contribuiu para o desenvolvimento social ao capacitar parceiros para replicarem o modelo e a produção desses produtos por diversos grupos sociais, diante da doação de matéria-prima e implementação de protocolos, com a finalidade de geração de renda nesse momento de crise. Conclui-se que as ações de extensão do projeto repercutiram na formação do estudante de enfermagem e design, no desenvolvimento social, na construção e disseminação de conhecimento, integração entre as unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás, bem como no atendimento de demandas específicas com populações vulneráveis e por fim, na proteção dos profissionais da área da saúde e da comunidade atendida.

Palavras-chave: Equipamentos de proteção. Infecções por coronavírus. Relações Comunidade-Instituição.

(2)

Em 31 de dezembro de 2019 a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada pelas autoridades chinesas da ocorrência de um surto de 44 casos de pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China (WHO, 2020a). Em 07 de janeiro, a China confirmou a identificação de um novo vírus da família Coronavírus, temporariamente designado pela OMS como 2019-nCoV, como o agente causal (WHO, 2020a). A doença associada é referida como nova doença de coronavírus 2019 (COVID-19) (WHO, 2020a).

A apresentação clínica da COVID-19 varia de pneumonia assintomática a grave com síndrome do desconforto respiratório agudo, choque séptico e falência de múltiplos órgãos, que podem resultar em morte (ECDC, 2020a, MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020a).

No dia 30 de janeiro de 2020 a OMS declarou o estado de Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional e no dia 11 de março foi declarada pandemia (WHO, 2020a). Esse vírus possui uma alta e sustentada transmissibilidade entre as pessoas (ANVISA, 2020; WHO, 2020b) e devido a disseminação rápida da doença foram adotadas as medidas como isolamento social e restrições de locomoção e uso de máscara pela população.

Em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2 e da falta de equipamento de proteção individual para o uso do profissional da saúde nas ações de diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com COVID- 19, o Ministério da Saúde promulgou a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 356 de 23 de março de 2020, a qual dispõe, de forma extraordinária e temporária, sobre os requisitos para a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020c).

Essa RDC no artigo 2º permite a fabricação de máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, protetores faciais, vestimentas hospitalares (capote/avental impermeável e não impermeável), gorros e propés para o uso em serviços de saúde, dispensando a autorização de funcionamento de empresa. Prevê ainda que deve ser garantido pelo fabricante a qualidade, segurança e a eficácia dos produtos fabricados, além de atender aos requisitos das normas técnicas (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020c). A RDC nº 349, de 20 de março de 2020 também determina os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para tratamento de petições de regularização de equipamentos de proteção individual (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020d).

(3)

Diante desse contexto, a Universidade Federal de Goiás organizou um grupo de trabalho com objetivo de produzir máscaras e aventais para atender a demanda dos profissionais da saúde do Estado de Goiás durante a pandemia da COVID-19 e também as demandas sociais da comunidade interna e externa da UFG e de grupos sociais vulneráveis.

2 METODOLOGIA

Projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal de Goiás (UFG) no período de março a julho de 2020. Esse projeto faz parte das ações de extensão de combate à pandemia da COVID-19 e tem o envolvimento de discentes e docentes das Faculdade de Enfermagem (FEN) e de Design da Faculdade de Artes Visuais da UFG (FAV). Para o desenvolvimento do projeto as seguintes etapas foram seguidas:

1ª Etapa: Definição do Grupo de trabalho para organização da produção de equipamentos de proteção; 2ª etapa: Mobilização das instituições parceiras, voluntários e captação de matéria-prima; 3ª etapa: Organização da estrutura física, layout e instalação de protocolos no laboratório da FAV para a produção; 4ª etapa: Análise de materiais para definição da gramatura e tipologia dos tecidos, modelagem e elaboração da ficha técnica dos produtos de acordo com a normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); 5ª etapa: Capacitação dos discentes, docentes e voluntários quanto às medidas a serem adotadas durante a manipulação/manufatura, preparo e dispensação das máscaras de proteção descartável e aventais; 6ª etapa: Estabelecimento do fluxo de trabalho e de gestão do processo de produção no laboratório da FAV com o apoio de voluntários; 7ª etapa: Dispensação dos produtos produzidos para a comunidade interna e externa da UFG

O tripé ensino, pesquisa e extensão constituiu o eixo do Projeto EPI-UFG. De modo a agregar estudantes, professores, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados e comunidade em geral que se transformaram em sujeitos do processo social de combate ao coronavírus.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O Projeto EPI-UFG já produziu aproximadamente 200.000 máscaras e mais de 6.000 aventais no período de março a julho de 2020, manuais, vídeos e notas técnicas publicados no site da UFG. Esses produtos atenderam às demandas dos profissionais da área da saúde no atendimento aos casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 do

(4)

Município de Goiânia, à população indígena, segurança pública, professores da UFG e servidores envolvidos em demais ações de enfrentamento da pandemia, associações de costureiras, serviços de acolhimento de crianças e adolescentes, serviços de reintegração de presos e centro de atendimento socioeducativo. O Projeto EPI-UFG além de promover proteção por meio do produto oferecido, em especial as máscaras, também contribuiu para o desenvolvimento social ao capacitar parceiros para replicarem o modelo e a produção desses produtos no Estado de Goiás, além da disponibilização de matéria-prima para a geração de renda de grupos sociais vulneráveis.

Por meio das Figuras 1, 2, 3 e 4 podemos perceber o desenvolvimento de cada etapa do projeto.

Figura 1: Laboratório de costura antes do

projeto. Goiânia, Goiás, Brasil, 2020.

Figura 2: Laboratório de costura organizado para

produção. Goiânia, Goiás, Brasil, 2020.

Figura 3: Grupo de trabalho no processo de

modelagem dos produtos. Goiânia, Goiás, Brasil, 2020.

Figura 4: Modelagem e graduação dos produtos

produzidos. Goiânia, Goiás, Brasil, 2020.

A parceria com a UFG e com instituições foram essenciais para a consolidação do projeto. Mais de uma dezena de entidades do estado, município e organizações não governamentais se uniram nesse esforço solidário, abrindo novas perspectivas de ação social e de extensão na universidade, a qual entrega para a comunidade conhecimento embarcado em produtos para a saúde.

(5)

Os estudantes de enfermagem do último período participaram de todas as etapas do projeto, desde a capacitação e controle das medidas de segurança para a qualidade do produto (Figuras 5 e 6) até a dispensação e uso final do produto (Figuras 7 e 8). Todas as medidas de distanciamento social, higienização das mãos, uso de equipamentos de proteção para a produção dos produtos, limpeza e desinfecção de superfícies eram supervisionadas pelos estudantes que realizaram estágio supervisionado no Projeto EPI-UFG. Os estudantes do curso de design de ambientes também integraram as atividades.

Figura 5: Produção dos produtos com uso dos

EPI e medidas de segurança. Goiânia, Goiás, Brasil, 2020.

Figura 6: Capacitação em relação as medidas de

segurança para a produção de EPI. Goiânia, Goiás, Brasil, 2020.

Figura 7: Dispensação dos produtos produzidos.

Goiânia, Goiás, Brasil, 2020.

Figura 8: Uso das máscaras e dos aventais

produzidos pelo Projeto EPI-UFG pelos profissionais da saúde em atendimento.

Goiânia, Goiás, Brasil, 2020.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Projeto EPI-UFG permitiu a interação entre as Faculdades de Enfermagem e Faculdades de Artes Visuais para o desenvolvimento de produtos, construção e disseminação de conhecimento. A partir das ações de extensão desse projeto também foi perceptível o impacto na formação do estudante, no desenvolvimento social e na proteção

(6)

dos profissionais da área da saúde e da população de modo geral ao oferecer um produto de qualidade e segurança.

As ações foram para além da produção de equipamentos de proteção, as quais promoveram a participação social nas atividades dentro da Universidade, reintegração social de presos e reeducandos ao ensinar um novo ofício e novas perspectivas de renda e emprego para grupos sociais vulneráveis.

REFERÊNCIAS

ANVISA. Nota técnica nº 04/2020. GVIMS/GGTES/ANVISA. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

EUROPEAN CENTRE FOR DISEASE PREVENTION AND CONTROL. ECDC TECHNICAL REPORT. Infection prevention and control for COVID-19 in healthcare settings. 2020. Disponível em:

https://www.ecdc.europa.eu/sites/default/files/documents/Infection-prevention-control- for-the-care-of-patients-with-2019-nCoV-healthcare-settings_update-31-March-2020.pdf

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV). Boletim Epidemiológico 2020b. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/07/BE-COE-Coronavirus-n020702.pdf

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada, nº 356, de 23 de março de 2020. DOU: edição 56-C, Seção:1-Extra, 2020c

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da diretoria colegiada- RDC nº 349, de 19 de março de 2020d. Disponível em:

http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/5809525/RDC_349_2020_.pdf/1db02b46-604a-4345-8362-8267bb802045

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO. Novel Coronavírus (2019-nCoV) technical guidance, 2020a. Disponível em:

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO. Modes of transmission of virus causing COVID-19: implications for IPC precaution recommendations. 2020b. Disponível em: https://www.who.int/news-room/commentaries/detail/modes-of-transmission-of-virus-causing-covid-19-implications-for-ipc-precaution-recommendations

Referências

Documentos relacionados

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Com um orçamento municipal girando por volta de R$ 623 milhões em 2012, segundo o boletim on-line Sua Cidade 9 , o município de Limeira conta, após quinze anos

publicação em que Machado de Assis estava inserido, as formulações originais de suas obras e as condições e disposições do regime de produção oferecido pela interação entre

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo