• Nenhum resultado encontrado

Ficha de Leitura_Leandro, Rei da Helíria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha de Leitura_Leandro, Rei da Helíria"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Completa o texto que se segue, com base

Completa o texto que se segue, com base na leitura efectuada ao 1º acto da peça:na leitura efectuada ao 1º acto da peça:

O

O 1º acto1º acto deste texto dramático é constituído por um total de ____________________ cenas. Asdeste texto dramático é constituído por um total de ____________________ cenas. As cenas têm lugar em ____________________ no ____________________ do Rei Leandro, cenas têm lugar em ____________________ no ____________________ do Rei Leandro, principalmente no ____________________ e na sala de banquetes.

principalmente no ____________________ e na sala de banquetes.

Logo no início, o Rei, fala com o ____________________ e no seu discurso mostra-se Logo no início, o Rei, fala com o ____________________ e no seu discurso mostra-se atormentado com o ____________________ que teve, pois considera que se trata de um recado atormentado com o ____________________ que teve, pois considera que se trata de um recado dos ____________________.

dos ____________________.

Na

Na 2ª cena,2ª cena, ficamos a conhecer duas das suas filhas: Amarílis e Hortênsia. Estas mostram-se,ficamos a conhecer duas das suas filhas: Amarílis e Hortênsia. Estas mostram-se, desde logo, interesseiras e falsas e terminam a cena envolvendo-se numa grande desde logo, interesseiras e falsas e terminam a cena envolvendo-se numa grande  ____________________ e insultando-se mutuamente.

 ____________________ e insultando-se mutuamente.

Na

Na 3ª cena,3ª cena, surge Violeta, atraída por toda aquela ____________________ infernal, mas as irmãssurge Violeta, atraída por toda aquela ____________________ infernal, mas as irmãs dão o assunto por encerrado e pedem-lhe que não se meta porque são coisas de gente dão o assunto por encerrado e pedem-lhe que não se meta porque são coisas de gente  ____________________.

 ____________________.

Seguidamen

Seguidamente, te, nana 4ª cena,4ª cena, surgem os noivos de Amarílis e Hortênsia com o objectivo de marcarsurgem os noivos de Amarílis e Hortênsia com o objectivo de marcar os casamentos. O noivo de Amarílis, o príncipe ____________________, é do tipo os casamentos. O noivo de Amarílis, o príncipe ____________________, é do tipo   ____________________, fanfarrão e só pensa no seu ____________________; O noivo de   ____________________, fanfarrão e só pensa no seu ____________________; O noivo de Hortênsia, o príncipe ____________________, é muito ____________________, vive na sombra Hortênsia, o príncipe ____________________, é muito ____________________, vive na sombra do noivo de Amarílis e apresenta um vocabulário tão ____________________ que a única frase do noivo de Amarílis e apresenta um vocabulário tão ____________________ que a única frase

que profere vezes sem conta é: “Tiraste

que profere vezes sem conta é: “Tiraste-me-me ____________________________________”. ____________________________________”.

O Rei decide comemorar os ____________________ das filhas, no dia seguinte com uma grande O Rei decide comemorar os ____________________ das filhas, no dia seguinte com uma grande festa no palácio.

festa no palácio.

Na

Na cena 5,cena 5, Violeta caminha só pelo jardim, quando é surpreendida pelo ________________ Violeta caminha só pelo jardim, quando é surpreendida pelo ________________   _______________, seu pretendente. Violeta revela o seu sonho ao futuro noivo e diz-lhe que é  _______________, seu pretendente. Violeta revela o seu sonho ao futuro noivo e diz-lhe que é

um mau ____________________. um mau ____________________.

Sobre o casamento de ambos decidem falar após os festejos do casamento das irmãs. Sobre o casamento de ambos decidem falar após os festejos do casamento das irmãs.

(2)
(3)

A

A cena 6,cena 6, é apenas o relato dos preparativos para o banquete real. Aé apenas o relato dos preparativos para o banquete real. A 7ª cena7ª cena é bastanteé bastante esclarecedora, no que diz respeito ao carácter dos três príncipes, uma vez que os noivos de esclarecedora, no que diz respeito ao carácter dos três príncipes, uma vez que os noivos de Amarílis e Hortênsia se mostram apenas preocupados com a ____________________ que irão Amarílis e Hortênsia se mostram apenas preocupados com a ____________________ que irão proporcionar às noivas, enquanto que o futuro noivo de Violeta diz ser o mais proporcionar às noivas, enquanto que o futuro noivo de Violeta diz ser o mais  ____________________ de todos, por ter o ____________________ de Violeta.

 ____________________ de todos, por ter o ____________________ de Violeta.

Nas

Nas cenas 8 e 9cenas 8 e 9, o discurso entre as três irmãs sobre o seu futuro, também nos deixa perceber, o discurso entre as três irmãs sobre o seu futuro, também nos deixa perceber que Amarilis e Hortênsia apenas estão interessadas na ____________________ dos noivos, não que Amarilis e Hortênsia apenas estão interessadas na ____________________ dos noivos, não se ralando, a primeira com a ____________________ da linguagem do noivo e a segunda com o se ralando, a primeira com a ____________________ da linguagem do noivo e a segunda com o facto de o noivo ser de poucas ____________________.

facto de o noivo ser de poucas ____________________.

A

A 10ª cena10ª cena, é uma das mais longas e remete-nos para o interior do palácio, onde irá decorrer a, é uma das mais longas e remete-nos para o interior do palácio, onde irá decorrer a festa de noivado. Esta cena é de grande importância porque o Rei decide, finalmente, revelar o festa de noivado. Esta cena é de grande importância porque o Rei decide, finalmente, revelar o conteúdo do seu sonho, dizendo que viu o seu ____________________ ser levado pelo vento, a conteúdo do seu sonho, dizendo que viu o seu ____________________ ser levado pelo vento, a   ____________________ ser arrastada pela fúria das ____________________ e o seu   ____________________ ser arrastada pela fúria das ____________________ e o seu   ____________________ arrancado por forças ____________________. Na opinião do Rei, os   ____________________ arrancado por forças ____________________. Na opinião do Rei, os   ____________________ querem que ele deixe de ____________________, por estar velho de   ____________________ querem que ele deixe de ____________________, por estar velho de mais e não conseguir zelar pelos seus súbditos. O Bobo tem opinião diferente e diz, de forma mais e não conseguir zelar pelos seus súbditos. O Bobo tem opinião diferente e diz, de forma

cómica que “

cómica que “

os deuses 

os deuses 

 _____________________________________  _____________________________________ ”” O Rei anuncia então a suaO Rei anuncia então a sua decisão de entregar o seu ____________________ à filha que demonstrar maior decisão de entregar o seu ____________________ à filha que demonstrar maior  ____________________ por si.

 ____________________ por si.

Uma a uma, as filhas ajoelham-se diante do pai para manifestarem os seus sentimentos: Amarílis Uma a uma, as filhas ajoelham-se diante do pai para manifestarem os seus sentimentos: Amarílis

diz “

diz “

Quero-vos mais 

Quero-vos mais 

do que ao ____________________” do que ao ____________________” 

,,

Hortênsia diz ““Hortênsia diz ““

Quero-vos mais do que 

Quero-vos mais do que 

ao ____________________” 

ao ____________________”  e, por último,e, por último, Violeta, que diz “Violeta, que diz “

Preciso de vós como 

Preciso de vós como 

 _____________________________”.

 _____________________________”.

O Rei fica furioso por tal comparação de Violeta e diz-lhe que nunca mais a quer ver. O Rei fica furioso por tal comparação de Violeta e diz-lhe que nunca mais a quer ver.

Na

Na cena 11,cena 11, o Rei manda chamar o ___________________ para redigir um documento no qualo Rei manda chamar o ___________________ para redigir um documento no qual refere, que a partir daquele dia, ninguém ouse _________________ o nome de Violeta, que esta refere, que a partir daquele dia, ninguém ouse _________________ o nome de Violeta, que esta seja ____________________ do reino e que nunca mais se ____________________ violetas no seja ____________________ do reino e que nunca mais se ____________________ violetas no seu jardim.

seu jardim.

O príncipe Reginaldo assegura ao Rei que esta irá, mas não estará só, pois irão casar e viver O príncipe Reginaldo assegura ao Rei que esta irá, mas não estará só, pois irão casar e viver felizes no seu reino.

felizes no seu reino.

O Rei decide, então, que o seu reino ficará para as suas

(4)

 ____________________.  ____________________.

Esta última cena termina com a crueldade das duas irmãs, que discutem sobre quem irá ser a Esta última cena termina com a crueldade das duas irmãs, que discutem sobre quem irá ser a

primeira a “___________________________”. primeira a “___________________________”.

2º ACTO 2º ACTO

Completa o texto que se segue, com base na

Completa o texto que se segue, com base na leitura efectuada ao 2ºacto da peça.leitura efectuada ao 2ºacto da peça.

O

O 2º. acto2º. acto apresenta _______________ cenas. Em termos de localização, verificamos que esteapresenta _______________ cenas. Em termos de localização, verificamos que este vai alternando entre a _______________ onde o rei se abriga e os _______________ das suas vai alternando entre a _______________ onde o rei se abriga e os _______________ das suas filhas.

filhas. Na

Na 1ª. cena1ª. cena, o rei e o seu fiel _______________ caminham pela estrada e vêem-se forçados a, o rei e o seu fiel _______________ caminham pela estrada e vêem-se forçados a abrigar-se devido à _______________ que se aproxima.

abrigar-se devido à _______________ que se aproxima. Na

Na 2ª. cena2ª. cena, encontram um pastor, cujo verdadeiro nome é _______________ , encontram um pastor, cujo verdadeiro nome é _______________   _______________, embora na brincadeira diga que é o rei de _______________.

 _______________, embora na brincadeira diga que é o rei de _______________.

O bobo resolve contar a triste história do seu amo ao pastor e quando lhe fala da frase proferida O bobo resolve contar a triste história do seu amo ao pastor e quando lhe fala da frase proferida por ______________

por _______________, filha preferida _, filha preferida do Rei, o do Rei, o pastor responde,pastor responde, com grande sabedoria: “com grande sabedoria: “

Grande 

Grande 

vai o mal ___________________________.” 

vai o mal ___________________________.” 

Na

Na3ª cena3ª cena viajamos até ao reino de ________________, que chamara a irmã _______________ viajamos até ao reino de ________________, que chamara a irmã _______________  para decidir sobre o futuro do pai. Nem uma

para decidir sobre o futuro do pai. Nem uma nem outra se encontram na disposição de continuar anem outra se encontram na disposição de continuar a   _______________. Segundo Amarílis, o rei passou a ser como um _______________ qualquer   _______________. Segundo Amarílis, o rei passou a ser como um _______________ qualquer

do seu reino, quando decidiu

entregar-do seu reino, quanentregar-do decidiu entregar-lhes o poder. O Príncipe Felizardo acrescenta que “lhes o poder. O Príncipe Felizardo acrescenta que “

Quem 

Quem 

não 

não 

trabuca _______________.” trabuca _______________.” E decidem que o melhor é deixar o pai à sua sorte, pois nãoE decidem que o melhor é deixar o pai à sua sorte, pois não querem vadios e preguiçosos.

querem vadios e preguiçosos. Na

Na 4ª cena4ª cena, o pastor aconselha o bobo a procurar a outra filha, mas o bobo teme a, o pastor aconselha o bobo a procurar a outra filha, mas o bobo teme a   _______________ do rei, que nem quer ouvir falar em tal nome e só sabe

  _______________ do rei, que nem quer ouvir falar em tal nome e só sabe repetir “repetir “

Eu não 

Eu não 

 _______________”.

 _______________”.

Na

Na5ª cena,5ª cena, somos transportados para os somos transportados para os domínios de ________________ e ________________ domínios de ________________ e ________________  onde o pastor relata toda a história do Rei.

onde o pastor relata toda a história do Rei.

Ficamos a saber que Violeta, sua filha, todos os domingos, na praça do mercado, pedia à Ficamos a saber que Violeta, sua filha, todos os domingos, na praça do mercado, pedia à população para que se vissem o seu pai, o levassem à sua presença, sem contudo lhe população para que se vissem o seu pai, o levassem à sua presença, sem contudo lhe  _______________ a sua _______________.

 _______________ a sua _______________. Na

(5)

Na

Na 7ª cena,7ª cena, o Pastor fala com Violeta e informa-a que o seu pai não tardará a chegar e repeteo Pastor fala com Violeta e informa-a que o seu pai não tardará a chegar e repete

constantemen

constantemente: te: ““tão certo, ____________________________”.tão certo, ____________________________”.

Violeta apressa-se a transmitir ordens na _______________ e pede ao pastor que informe que à Violeta apressa-se a transmitir ordens na _______________ e pede ao pastor que informe que à noite, a _______________ do seu _______________ estará aberta e haverá _______________  noite, a _______________ do seu _______________ estará aberta e haverá _______________  para toda a gente. Pede também que fique de vigia e que assim que o seu pai aparecer para o para toda a gente. Pede também que fique de vigia e que assim que o seu pai aparecer para o levar à sua presença.

levar à sua presença. Na

Na 8ª cena8ª cena, o rei e o bobo chegam finalmente ao reino de Violeta. O Bobo mostra-se muito, o rei e o bobo chegam finalmente ao reino de Violeta. O Bobo mostra-se muito  _______________, mas o rei, pessimista, não para de repetir a

 _______________, mas o rei, pessimista, não para de repetir a lengalenga: “lengalenga: “

Em toda a parte há 

Em toda a parte há 

medo, _______________ , tristeza…” 

medo, _______________ , tristeza…” 

Na

Na 9ª cena,9ª cena, o Bobo conversa com o Rei sobre as suas filhas, ao que este responde, arreliado,o Bobo conversa com o Rei sobre as suas filhas, ao que este responde, arreliado, que não tem filhas e que a culpa é dos deuses, ao que o Bobo responde que se está na situação que não tem filhas e que a culpa é dos deuses, ao que o Bobo responde que se está na situação em que está o deve às _______________ das filhas.

em que está o deve às _______________ das filhas. Na

Nacena 10cena 10, o príncipe Reginaldo surge junto deles e diz que cheira a _______________ que tem, o príncipe Reginaldo surge junto deles e diz que cheira a _______________ que tem plantadas no seu jardim e o Rei Leandro _______________ quando o ouve. De seguida, é a vez plantadas no seu jardim e o Rei Leandro _______________ quando o ouve. De seguida, é a vez de violeta falar e o Rei fica confuso porque a voz é-lhe familiar.

de violeta falar e o Rei fica confuso porque a voz é-lhe familiar.

Reginaldo pergunta-lhe quem é e o que faz no seu reino, ao que o Rei responde:

Reginaldo pergunta-lhe quem é e o que faz no seu reino, ao que o Rei responde: “Sou Leandro,“Sou Leandro,

 _________

 _________

 ___________”. ___________”. Reginaldo diz-lhReginaldo diz-lhe, então, que esse e, então, que esse reino já não existe, que fora reino já não existe, que fora divididodividido em dois e oferecidos às filhas mais velhas, que agora não faziam outra coisa que passar o tempo em dois e oferecidos às filhas mais velhas, que agora não faziam outra coisa que passar o tempo a _________________ uma à outra.

a _________________ uma à outra. Na

Na última cenaúltima cena, dá-se o banquete. Violeta manda servir o _______________ prato e o rei prova,, dá-se o banquete. Violeta manda servir o _______________ prato e o rei prova, mas _______________, manda servir o prato seguinte e o rei volta a fazer o mesmo. Seguem-se mas _______________, manda servir o prato seguinte e o rei volta a fazer o mesmo. Seguem-se outros pratos, mas a reacção do rei é sempre

outros pratos, mas a reacção do rei é sempre a mesma, até que diz: “a mesma, até que diz: “

  ______________! Esta 

  ______________! Esta 

comida está ________

comida está ________

 _______!”  _______!” Violeta informa-o que é apenas comida ________________. OVioleta informa-o que é apenas comida ________________. O Rei fica sem fala, espantado e pergunta-lhe o _______________. O Bobo reconhece-a de Rei fica sem fala, espantado e pergunta-lhe o _______________. O Bobo reconhece-a de imediato e o Rei admite então o seu grande erro ao _______________ a única filha sincera que imediato e o Rei admite então o seu grande erro ao _______________ a única filha sincera que tinha, a única que o _______________ de verdade.

tinha, a única que o _______________ de verdade.

O pastor intervém e, citando as palavras da sua esposa, _______________, diz:

O pastor intervém e, citando as palavras da sua esposa, _______________, diz: ““

A palavras ocas,

A palavras ocas,

 _____________________”.

 _____________________”. O rei pede _______________ a sua filha Violeta e tudo acaba emO rei pede _______________ a sua filha Violeta e tudo acaba em bem.

bem.

Doravante, aquele será também o seu reino, refere Violeta e esquecerão tudo o que ficou para Doravante, aquele será também o seu reino, refere Violeta e esquecerão tudo o que ficou para trás. Terminou o pesadelo!

trás. Terminou o pesadelo! E o Bobo termina, dizendo:

Referências

Documentos relacionados