• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: FERRAMENTAS DE INOVAÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS DO SÉCULO XXI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: FERRAMENTAS DE INOVAÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS DO SÉCULO XXI"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: FERRAMENTAS DE INOVAÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS DO SÉCULO XXI

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CAROLINA CREPALDI, DIEGO DE OLIVEIRA GARCIA, MATEUS HENRIQUE GARCIA LUIZ

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ALEXANDRE JOSE FRANCO DE CAMPOS ORIENTADOR(ES):

(2)

1 FERRAMENTAS DE INOVAÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE

CANDIDATOS DO SÉCULO XXI.

CREPALDI, Carolina

Faculdade de Jaguariúna - FAJ OLIVEIRA, Diego

Faculdade de Jaguariúna - FAJ GARCIA, Mateus

Faculdade de Jaguariúna - FAJ

FRANCO JOSÉ DE CAMPOS, Alexandre Faculdade Jaguariúna – FAJ - Orientador

RESUMO

Essa pesquisa tem como objetivo apresentar de que formas no âmbito organizacional as ferramentas e práticas de recrutamento e seleção podem ter maior efetividade e maior retorno interno. Sabendo-se das dificuldades atuais em contratar, desenvolver, e reter pessoas, foi proposto um estudo com a modificação desse aspecto atual, trazendo ideias inovadoras e práticas atuais para uma maior efetividade nas práticas de recrutamento e seleção.

PALAVRAS CHAVE: Recursos Humanos, Retenção de Talentos, Capital Intelectual.

ABSTRACT

This research aims to present in ways like no organizational tools such as tools and practices of recruitment and selection for greater effectiveness and greater internal return. Experience of current difficulties in hiring, developing and retaining people, proposed a study with a modification of the current aspect, bringing innovative studies and current practices to a greater effectiveness in recruitment and selection practices.

(3)

2 1. INTRODUÇÃO

No inicio do século XX surgiu o conceito de Recursos Humanos moldado para as condições da “Era Industrial”, sua funcionalidade era mediar as relações empregado versus empregador, gerando uma série de desafios e responsabilidades.

Com a chegada do século XXI o mundo passou a ser globalmente conectado dando inicio a Era da Informação, havendo uma necessidade de aprimoramento por parte do setor de Recursos Humanos, contudo o processo de recrutamento e seleção passou a ser considerado fundamental na cultura organizacional.

Segundo Chiavenato (2014) recrutamento é o conjunto de ações que visa atrair e agregar talentos na organização favorecendo-as de suas competências . Seleção é um processo decisório que se baseia em elementos confiáveis com objetivo de agregar talentos e competências para o sucesso das organizações. A “Era da Informação”, proporciona uma colossal extensão de tecnologia e informação que nos são apresentadas diariamente por diversos meios, adjacente a esta tecnologia surgiu também uma modificação do mercado de trabalho, implicando na transformação e no desaparecimento de diversas atividades.

Este cenário trouxe consigo um desafio para a maioria das organizações, que se baseia na atração e retenção de talentos, existe um déficit de capacitação que se tornou um dos maiores gargalos encontrados pelos profissionais de RH. Os principais agentes de mudança ocorrem pela miscigenação de geração decorrente ao aumento da longevidade e inserção de jovens no mercado

A principal causa desse fenômeno pode ir além do que somente falta de capacitação, esse gargalo pode ser originado no próprio processo de recrutamento e seleção das empresas.

Não é incomum que as mesmas utilizem processos pré-moldados e massificadores que causam a exaustão do candidato e do próprio recrutador, e no final do processo acabam selecionando os candidatos não por competência e qualificação e sim por indicação ou por falta de instrução do recrutador.

(4)

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para manter a organização consolidada no mercado.

Mediante ao cenário apresentado, a assertividade no processo de recrutamento e seleção tem por objetivo o aumento dos indicadores de confiabilidade junto aos stakeholders e a diminuição do turnover nas organizações.

2. METODOLOGIA

Segundo Rampazzo (2005), a metodologia é o conjunto de técnicas a serem seguidas para o êxito de uma pesquisa.

Neste sentido, o presente artigo fundamenta-se em uma pesquisa teórica, através de livros, periódicos, artigos acadêmicos e relatórios que abordam o contexto de recrutamento e seleção e sua transformação para o atendimento ás exigências do novo mercado de trabalho.

Para Coutinho (2014), é através da investigação que se refletem os problemas surgidos na pratica, provocando o debate e construindo ideias inovadoras. A metodologia adotada tem por base o aprofundamento teórico das praticas de recrutamento e seleção e a utilização das mesmas pelas organizações no Brasil em relação às novas tendências e exigências do mercado mundial.

Empregando esse método de pesquisa será possível avaliar os impactos do novo mercado nas empresas e corroborar com as mesmas para obtenção de uma nova frente em relação aos desafios do século XXI.

(5)

4 3. RESULTADOS

3.1 NOVO MERCADO DE TRABALHO

Com o mercado de trabalho em constante mudança tecnológica e socioeconômica, observa-se um cenário de transformações em diversas áreas de trabalho.

Segundo Chiavenato (2014) “Ao longo da Revolução Industrial, o mercado de trabalho substitui-o as fazendas palas fabricas e agora com a Revolução da Informação, o mercado de trabalho está se descolando para a economia de serviços”.

A modernização industrial provocou migração de emprego, mas não a sua extinção, deste modo deve-se observar as mudanças do mercado, que trouxeram consigo um novo modelo de empregado forçando as organizações á modernizar seus modelos de atração e retenção de talentos.

De acordo com o relatório denominado “The Future of Jobs”, realizado pelo Fórum Econômico Mundial em 2016, estamos adentrando no período da 4º Revolução Industrial o que provocará a transformação dos modelos de negócios e nos processos produtivos na maioria dos setores de atividade econômica, implicando em um novo desafio á Gestão de Pessoas no que diz respeito ao setor de recrutamento e seleção.

O relatório sugere que para as organizações se moldarem aos desafios do século XXI, será necessário uma mudança no processo de recrutamento de pessoas , com base nos novos parâmetros do mercado de trabalho.

Acompanhando a evolução do mercado, o Linkedin Business disponibilizou em 2016 um relatório com conceito das novas tendências de recrutamento no Brasil.

Segundo Linkedin a métrica mais valiosa na contratação é a necessidade da retenção de talentos , seguida da melhoria na qualidade das contratações e manter a organização com altos índices de aprovação dos stekeholders, originando necessidade de ações de marketing.

(6)

5 *Gráfico elaborado pelos autores do artigo.

3.2 A IMPORTÂNCIA DO RECRUTADOR

Atualmente o processo de recrutamento e seleção passou a ter função determinante quanto à captação e retenção de talentos. A seleção assume importância fundamental no desempenho do empregado, uma vez que a mesma é porta de entrada de mão-de-obra em uma organização.

Segundo Chiavenato (2014) as organizações escolhem as pessoas que desejam para serem seus funcionários e assim ocorre no caminho inverso, tratando-se de uma escolha reciproca que dependem de inúmeros fatores e circunstancias.

De acordo com Gil (2014) É através deste processo que as organizações compreenderam que as pessoas consistem o mais importante ativo de que dispõem, portanto devem ser recrutadas e selecionadas com a maior competência possível.

Embora o processo de recrutamento e seleção seja de suma importância para as organizações, não é incomum encontrarmos profissionais desviados de suas funções que utilizam técnicas reacionárias, não observando o verdadeiro potencial do candidato.

Segundo Gil (2014) As atividades de recrutamento e seleção passaram a ser desenvolvidas pela chefia imediata, como resultado, nem sempre as pessoas incumbidas dessas atividades dispõem dos conhecimentos e experiências

39% 42% 31%

Tendências de Recrutamento

Melhoria na qualidade das contratações Retenção de talentos Ações de marketing

(7)

6 necessários. Quando as pessoas encarregadas da seleção não dispõem de capacitação, tendem a contratar com base em sua experiência pessoal ou na sua própria imagem, como consequência as pessoas contratadas não desempenham de maneira adequada as tarefas que lhe são conferidas.

Para Banov (2012) É necessário conhecer os fundamentos da administração os subsistemas que interagem com a organização, bem como a cultura organizacional, para que se possa atrelar a vaga em aberto com as estratégias da organização.

No entendimento de Carvalho (2009) o selecionador deve ser capaz de identificar com precisão qual seu papel na totalidade das atividades organizacionais, bem como todo o sistema organizacional evitando assim perder o foco na sua atuação.

Segundo Gil (2014) Esta nova postura não esta equivocada, uma vez que a descentralização é essencial ao processo de amadurecimento do sistema, porém, deve-se considerar que dentro deste novo sistema caberá ao selecionador competência técnica na área de recrutamento e seleção.

3.3 ALINHAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

No entendimento de Marras (2000) a gestão estratégica privilegia e aperfeiçoa os resultados finais da empresa, bem como a qualidade dos talentos que a compõem.

Um alinhamento do processo de recrutamento e seleção ao planejamento estratégico é fundamental na atual “Era da tecnologia” em que se encontra o mercado de trabalho.

Segundo Chiavenato (2014) é necessário traduzir os objetivos da organização com os objetivos e estratégias do GP, alinhando os talentos e competências com as necessidades da organização.

Para Bohlander et al. (2005) “á medida que as empresas planejam seu futuro, os gestores de RH devem preocupar-se em alinhar o planejamento de RH e o planejamento estratégico para empresa como um todo” O planejamento

(8)

7 estratégico é responsável por estabelecer objetivos e delinear planos para atingi-los.

De acordo com Chiavenato (2014) a estratégia deve estar alinhada á estrutura e cultura organizacional, ajustando-se para que possam ser desempenhadas com sucesso.

No entendimento de Ulrich (2000), a administração estratégica do RH permitiu que as organizações alinhassem seus objetivos, mobilizando as pessoas e a empresa para o sucesso.

Faz-se necessário garantir que o recrutamento e seleção sejam adequados para o cumprimento dos objetivos estratégicos, contratando as pessoas com as habilidades certas nas atividades certas. Essas medidas ajudam a diminuir o Turnover nas organizações, aumentando sua credibilidade.

(9)

8 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. Manole, 2014.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Edições Loyola, 2005.

COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Leya, 2014.

FALVO, Josiane Fachini. Boletim The Future Jobs: Padrão de recrutamento futuro. 2016.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. Editora Atlas SA, 2014.

BANOV, Marcia Regina. Recrutamento, Seleção e Competências. Editora Atlas SA, 2014.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. Futura, 2000.

BOHLANDER, George; SNELL, Scott; SHERMAN, Arthur. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

CARVALHO, Antônio Vieira de, NASCIMENTO, Luiz Paulo do. Administração de Recursos Humanos. Editora Pioneira, 2009.

ULRICH, Dave, A transformação do RH, Editora Best Seller, 2000.

Disponível em: < https://business.linkedin.com/content/dam/business/talent-solutions/global/en_us/c/pdfs/GRT16_BrazilRecruiting_Portuguese_111615.pdf >

Referências

Documentos relacionados

Para este trabalho, mensagens de estampa de tempo são utilizadas no cálculo do atraso τ, ocorrido entre os instantes de medição e atuação de um determinado ciclo, visando a

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter

Convenio para desenvolvimento de servicos assistenciais de natureza continuada, para atendimento da populacao local em situacAo de vulnerabilidade, compreendidos na area

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

A baixa estatura, proeminência frontal, hipermobilidade dos ombros, devido à aplasia ou hipoplasia clavicular, retenção dos dentes decíduos e retardo na erupção