• Nenhum resultado encontrado

Informática no Ensino da Matemática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informática no Ensino da Matemática"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Inform´

atica no Ensino da Matem´

atica

Humberto Jos´

e Bortolossi

http://www.professores.uff.br/hjbortol/

Lista de Exerc´ıcios 8

ATIVIDADE 1

Estude os tutoriais do GeoGebra 4.2 de n´umeros 13 a 16 dispon´ıveis no seguinte endere¸co (escolha a op¸c˜ao “V´IDEOS TUTORIAIS” no menu principal):

http://www.uff.br/geogebra/.

Neste tutorial, vocˆe aprender´a a construir mediatrizes e bissetrizes com o GeoGebra 4.2. Depois de ver as anima¸c˜oes, ´e importante que vocˆe tente implement´a-las sozinho no Geo-Gebra 4.2 pois, fazendo assim, vocˆe ganhar´a mais proficiˆencia no uso do programa!

ATIVIDADE 2

(Uma fal´acia cl´assica em geometria) Abaixo temos os passos de uma demonstra¸c˜ao errada para o seguinte teorema falso: “todo triˆangulo ´e is´osceles”.

(a) Usando somente l´apis e papel, tente descobrir qual passo est´a errado. Anote a sua resposta! O ideal ´e que vocˆe fa¸ca os seus pr´oprios desenhos no papel mas, se quiser, use esta figura aqui:

A B C F O E D .

(2)

Passo 1. No triˆanguloABC, seja O o ponto de interse¸c˜ao da mediatriz←→F O do lado AB com a bissetriz ←→CO do ˆangulo ∠ACB.

Passo 2. Construa os segmentos OE perpendicular ao lado AC e DO perpendicular ao lado BC, respectivamente.

Passo 3. Os triˆangulos retˆangulos CEO e CDO s˜ao congruentes e, portanto, EO =

DO e EC = DC.

Passo 4. Como AO = BO, o triˆangulo retˆangulo AEO ´e ent˜ao congruente ao triˆangulo retˆanguloBDO e, assim, AE = BD.

Passo 5. Consequentemente, AC = AE + EC = BD + DC = BC e o triˆangulo ABC ´e is´osceles.

ATIVIDADE 3

(Uma fal´acia cl´assica em geometria) Abaixo temos os passos de uma demonstra¸c˜ao errada para o seguinte teorema falso: “todo ˆangulo ´e reto”. Implemente estes passos no

Ge-oGebra 4.2 e descubra qual ´e o erro da demonstra¸c˜ao!

Passo 1. Dado um ˆanguloα, seja ABCD um quadrado e seja E um ponto com BE = BC e m(∠EBA) = α. Sejam tamb´em R o ponto m´edio de DE, P o ponto m´edio de DC, Q o ponto m´edio de AB e O a interse¸c˜ao da reta ←→P Q com a mediatriz do segmento DE (veja a figura a seguir).

B A D C E R Q P O

Passo 2. Os triˆangulos ΔAQO e ΔBQO s˜ao congruentes, desde que ←→OQ ´e a mediatriz do segmento AB. Segue-se ent˜ao que AO = BO.

(3)

Passo 3. Os triˆangulos ΔDRO e ΔERO s˜ao congruentes desde que ←→RO ´e a mediatriz do segmento DE. Segue-se ent˜ao que DO = EO.

Passo 4. Agora,DA = BE, pois ABCD ´e um quadrado e E ´e um ponto escolhido de tal maneira que BE = BC.

Passo 5. Desta maneira, os triˆangulos ΔOAD e ΔOBE s˜ao congruentes porque seus lados possuem o mesmo tamanho.

Passo 6. Segue-se, portanto, que m(α) = m(∠EBA) = m(∠EBO) − m(∠ABO) =

m(∠OAD) − m(∠OAB) = BAD = 90◦. ATIVIDADE 4

(O teorema de Pappus) Sejam r e s duas retas. Construa os pontos A, B e C sobre a

reta r e construa os pontos D, E e F sobre a reta s. Sejam P o ponto de interse¸c˜ao das retas ←→AE e ←→DB, Q o ponto de interse¸c˜ao das retas ←→AF e ←→DC e R o ponto de interse¸c˜ao das retas ←→BF e ←→EC:

P =←→AE ∩←→DB, Q =←→AF ∩←→DC e R =←→BF ∩←→EC.

(a) Implemente esta constru¸c˜ao no GeoGebra 4.2. Os nomes dos pontos e das reta r e s devem aparecer! Use cores diferentes para real¸car as retas que definem os pontos P , Q e R.

(b) Movimente os pontos semilivres e tente descobrir algum invariante geom´etrico. Ob-serva¸c˜ao: um invariante geom´etrico ´e uma propriedade geom´etrica (concorrˆencia, co-linearidade, comprimento, medida de ˆangulo, etc) que permanece constante (invari-ante!) para qualquer configura¸c˜ao da constru¸c˜ao satisfazendo certas propriedades pr´ e-estabelecidas.

ATIVIDADE 5

(O teorema de Pascal para o c´ırculo) Seja C um c´ırculo. Construa os pontos A, B, C,

D, E e F sobre o c´ırculo C. Sejam P o ponto de interse¸c˜ao das retas ←→AE e←→DB, Q o ponto

de interse¸c˜ao das retas ←→AF e ←→DC e R o ponto de interse¸c˜ao das retas←→BF e ←→EC:

P =←→AE ∩←→DB, Q =←→AF ∩←→DC e R =←→BF ∩←→EC.

(a) Implemente esta constru¸c˜ao no GeoGebra 4.2. Os nomes dos pontos devem aparecer! Use cores diferentes para real¸car os v´arios elementos da constru¸c˜ao.

(4)

ATIVIDADE 6

Seja ΔABCP um quadrado qualquer. Sobre o lado AB construa o triˆangulo equil´ate-ro ΔABQ “para dentro” do quadrado e, sobre o lado BC, construa o triˆangulo equil´a-tero ΔCBR “para fora” do quadrado. Que propriedade marcante os pontos P , Q e R possuem? Identifique um invariante geom´etrico e demonstre-o!

A B

P C

Q

R

ATIVIDADE 7

Estude o tutorial do GeoGebra 4.2 de n´umero 17 dispon´ıvel no seguinte endere¸co (escolha a op¸c˜ao “V´IDEOS TUTORIAIS” no menu principal):

http://www.uff.br/geogebra/.

Neste tutorial, vocˆe aprender´a a construir pontos semilivres e a desenhar lugares geom´etricos com o GeoGebra 4.2. Depois de ver a anima¸c˜ao, ´e importante que vocˆe tente implement´a-la sozinho no GeoGebra 4.2 pois, fazendo assim, vocˆe ganhar´a mais proficiˆencia no uso do programa!

ATIVIDADE 8

Sejam C um c´ırculo de centro em O e P um ponto de C. Para cada X em C, considere o ponto m´edio M do segmento P X. Qual ´e o lugar geom´etrico do ponto M quando X se desloca sobre o c´ırculo C? Implemente esta constru¸c˜ao no GeoGebra 4.2, investigue, fa¸ca uma conjectura e tente prov´a-la!

ATIVIDADE 9

Considere dois c´ırculos C1 e C2, com C1 contido no interior de C2. O c´ırculo C1 tem centro no ponto A e ele passa pelo ponto B. O c´ırculo C2 tem centro no ponto C e ele passa pelo ponto D. Seja agora X um ponto do c´ırculo C1. Marque o ponto Y que ´e a interse¸c˜ao da semirreta −−→AX com o c´ırculo C2. Finalmente, construa o ponto m´edio M do segmento XY . (a) Implemente esta constru¸c˜ao no GeoGebra 4.2. Os nomes dos pontos devem aparecer!

(5)

(b) Quais s˜ao os pontos livres, semilivres e fixos desta constru¸c˜ao?

(c) Rastreie o ponto M quando X se movimenta sobre o c´ırculo C1. O lugar geom´etrico descrito pelo ponto M ´e um c´ırculo? Justifique a sua resposta!

C D A B X Y M

ATIVIDADE ELETR ˆONICA 17

Implemente a constru¸c˜ao do Teorema de Pappus (Atividade 4 desta lista), salve-a sob o nome pappus.ggb e envie o arquivo correspondente para o seguinte e-mail:

novas.tecnologias.no.ensino@gmail.com

(note o ponto. entre as palavras). Use “AE-17: Teorema de Pappus” como assunto (subject) do e-mail. S´o ser˜ao aceitos e-mails enviados at´e o dia 28/09/2011. N˜ao esque¸ca de incluir o seu nome completo. Sua atividade eletrˆonica s´o ser´a contabilizada se vocˆe implementar corretamente o teorema no GeoGebra 4.2! Seja criativo: use cores diferentes para elementos diferentes e, tamb´em, para evidenciar as propriedades geom´etricas da constru¸c˜ao.

ATIVIDADE ELETR ˆONICA 18

Seja ΔABC um triˆangulo qualquer. Sobre os lados AB e AC construa, respectivamente, triˆangulos equil´ateros ΔP AB e ΔRCA “para fora” do triˆangulo ΔABC. Sobre o lado BC, construa o triˆangulo equil´atero ΔQCB “para dentro” do triˆangulo ΔABC. Por fim, trace os segmentos P Q e QR.

(6)

(b) Que propriedade marcante o quadril´atero P QRA possui? Identifique o invariante geom´etrico e demonstre-o!

B C

A Q

P

R

Implemente este enunciado no GeoGebra 4.2, salve a constru¸c˜ao com o nome aqueci-mento.ggb e envie o arquivo para o seguinte e-mail:

novas.tecnologias.no.ensino@gmail.com

(note o ponto . entre as palavras). Escreva no e-mail o enunciado da sua conjectura e a respectiva demonstra¸c˜ao. Use “AE-18: Invariante Geom´etrico” como assunto da mensagem. S´o ser˜ao aceitos e-mails enviados at´e o dia 28/09/2011. N˜ao esque¸ca de incluir o seu nome completo. Sua atividade eletrˆonica s´o ser´a contabilizada se vocˆe implementar corretamente o teorema no GeoGebra 4.2!

Referências

Documentos relacionados

Para que houvesse coesão no resultado foi preciso fazer uma Pesquisa Documental também, onde foram coletados dados de fonte secundária, como relatórios de estatística

Assim que o tempo de agitação de cada erlenmeyer chegou ao fim, os mesmos foram retirados da mesa agitadora, e a mistura água/gasolina/biomassa de cada erlenmeyer foi

A reincidência do não cumprimento de qualquer obrigação determinada neste Termo de Referência, sujeitará a contratada, a critério da fiscalização do SAMAE, a multas

Para alcançarmos os objetivos dessa investigação, tratamos o objeto de estudo dentro de pesquisas recentes, priorizando: dados da inclusão digital (Brasil e mundo); dados

Através do Ciclo da Experiência de Kelly CEK, e de uma oficina sobre a Teoria da Relatividade, licenciandos em Física refletiram sobre a repercussão dessa vivência em suas

 A BANDEIRA do candidato é a base para o plano de comunicação da campanha  Ela tem que ser definida pela experiência do candidato e confirmada ou. remodelada pelas pesquisas

Apenas 30% a 50% das compras corporativas de hotel são feitas através de TMCs e muitas reservas ainda são efetivadas diretamente pelos próprios viajantes a

Sua tecnologia de última geração é o que o torna único, destaque no mercado mundial e escolha de gran- A NEW SOFT INTELLIGENCE (NSI) vem marcando sua partici- pação no mercado