• Nenhum resultado encontrado

ARBORIZAÇÃO URBANA NA CIDADE DE MANAUS - AM, COM A ESPÉCIE AMAZÔNICA PAU-PRETINHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ARBORIZAÇÃO URBANA NA CIDADE DE MANAUS - AM, COM A ESPÉCIE AMAZÔNICA PAU-PRETINHO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ARBORIZAÇÃO URBANA NA CIDADE DE MANAUS - AM, COM A ESPÉCIE AMAZÔNICA PAU-PRETINHO (Cenostigma tocantinum Ducke -

FABACEAE)

URBAN FORESTRY IN MANAUS - AM, WITH AMAZON SPECIES PAU-PRETINHO (Cenostigma tocantinum Ducke - FABACEAE)

Silas Garcia Aquino de SOUSA1. silas.garcia@embrapa.br; Lucinda Carneiro GARCIA1.<lucinda.carneiro@embrapa.br>; Lucas Viana MARINHO2;<lucasmarinho618@gmail.com>; Fabiola Esquerdo de SOUZA3;fabiolaesquerdodesouza@gmail.com; Daniel Cid Vieira PRESTES3;danielcid080@gmail.com.

(1) Pesquisadores Embrapa Amazônia Ocidental; (2) Acadêmico de Biologia/UNINORTE, Bolsista FAPEAM/Embrapa; (3) Acadêmico de Engenharia Ambiental/UNILINS, Bolsista FAPEAM/Embrapa. Rodovia AM 10, km 29, s/n. Caixa Postal 319. CEP: 69010-970. Manaus –Amazonas.

RESUMO

O presente trabalho objetivou gerar informações silviculturais da espécie Amazônica Cenostigma tocantinum, nas condições do ambiente urbano da cidade de Manaus, AM. Com base nos dados de 2.195 plantas, observados e levantados nas principais vias públicas de Manaus, comprovou-se o potencial do pau-pretinho (Cenostigma tocantinum Ducke - Fabaceae), como uma espécie arbórea que apresenta as características adaptáveis e favoráveis de crescimento, copa, rusticidade e sobrevivência às severas condições urbanas e edafoclimáticas, em diferentes logradouros de Manaus. A planta rebrota com facilidade, após os danos provocados pelas podas drásticas e pelo vandalismo. Diante do exposto, foi positiva a recomendação dessa espécie pelos órgãos de planejamento e execução da política pública do plano diretor de arborização urbana da cidade de Manaus.

Palavras chave: Amazônia, paisagismo, silvicultura urbana

ABSTRACT

This study aimed to generate information silvicultural amazon species Cenostigma tocantinum under the conditions of the urban environment of the city of Manaus. Based on the data of 2.195 plants observed and collected in the main streets and public squares of Manaus, was proven potential Cenostigma tocantinum Ducke - Fabaceae, as an arboreal species with adaptive and favorable growth characteristics, canopy, rustic and survival the severe urban and environmental conditions in different public sites of Manaus. The plant regrowth easily after damage caused by drastic pruning and vandalism. Therefore, the recommendation of this species was positive, the public institutions of government planning and execution of the master plan of urban forestry in the city of Manaus.

(2)

INTRODUÇÃO

A espécie florestal Cenostigmatocantinum. Ducke, da família Fabaceae, de ocorrência natural em toda a Região Amazônica, é conhecida como pau-pretinho (AM, PA, MA), macharimbé (PA), cássia de rodoviária e mangibá (GO) e inharé (BA) de acordo com (PIOVESAN et al., 2010 e LORENZI, 2002).

É uma árvore de porte mediano (10 m de altura), podendo chegar aos 20 m. O tronco provido de caneluras longitudinais chama à atenção e se confunde com o tronco da espécie florestal acariquara (Minquartia guianensis). Floresce o ano todo, com maior freqüência no período menos chuvoso. Produz grande quantidade de sementes viáveis, no período seco, que poderão ser armazenadas, tendo em vista, que apresentam características de sementes ortodoxas (GARCIAet al., 2006).

O pau-pretinho vem sendo usado na arborização de Manaus devido a suas características favoráveis, tais como: tronco reto, crescimento rápido, perenifolia e copa frondosa, que proporciona sombreamento eficiente, sem a liberação de grande quantidade de folhas, as raízes são pouco agressivas, não danificando as calçadas. Apresenta baixa suscetibilidade ao ataque de pragas e doenças, bem como, produz flores amarelas em grande parte do ano, embelezando as vias urbanas (SOUSA et al., 2008).

No Amazonas, a espécie ganhou importância e destaque durante o XII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, de 2008, em Manaus-AM e passou a ser plantada com sucesso na arborização paisagística, em diversos logradouros de Manaus.

O XII CBAU/2008 e o 1º Encontro da Regional Norte da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana/2011, em Manaus, deixaram três importantes legados ao Amazonas e a cidade de Manaus. Primeiro foi a recomendação do pau-pretinho (Cenostigma tocantinum), para arborização urbana, em substituição às palmeiras exóticas e até mesmo ao oitizeiro (Licania tomentosa), árvore de grande porte e de difícil acesso a sementes e mudas. O segundo legado foi o Plano Diretor de Arborização Urbana da Cidade de Manaus (Resolução do COMDEMA, nº 001/2012, publicada no Diário Oficial do Município de Manaus (DOM), nº 2.886, de 12/03/2012). O terceiro foi a Lei Municipal nº 1.730/2013, que determinou o plantio de muda de árvores, na compra de automóvel novo,

(3)

no âmbito do Município de Manaus, publicado no DOM, nº 3.168, de 15 de maio de 2013.

Neste contexto, o presente trabalho é uma contribuição à geração de informações silviculturais de Cenostigma tocantinum, nas condições do ambiente urbano, bem como, ao processo de planejamento e execução de políticas públicas de arborização urbana, na cidade de Manaus - AM.

MATERIAL E MÉTODOS

A metodologia adotada no presente estudo caracteriza-se como uma abordagem de natureza qualitativa e quantitativa, com coleta de dados em campo e pesquisa bibliográfica. A coleta de dados em campo foi realizada de forma expedita, com amostragem de DAP (cm), altura total (m), condições fisionômicas e morfológicas da planta, quanto aos aspectos de copa, tronco e sobrevivência, nas condições das principais vias urbanas de Manaus.

O levantamento foi planejado com objetivo de coletar os dados de campo, nas principais vias de Manaus, percorrendo as Zonas da cidade:1) Zona Norte, abrangendo os bairros de Santa Etelvina, Cidade Nova, Cidade de Deus, Nova Cidade, Novo Israel, Novo Aleixo; 2) Zona Sul e Centro Sul, compreendendo os bairros do Centro, Nossa Senhora da Aparecida, Presidente Vargas, Cachoeirinha, Japiim, Educandos, Colônia Oliveira Machado, Distrito Industrial I, Flores, Parque 10 de Novembro, Aleixo, Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças, São Geraldo e Chapada; 3) Zona Leste, incluindo os bairros de Mauzinho, Distrito Industrial II, Armando Mendes, São José Operário, Trancredo Neves, Jorge Teixeira eCoroado; 4) Zona Oestee Centro Oeste percorrendo os bairros do Tarumã, Ponta Negra, Santo Agostinho, Compensa, São Jorge, São Raimundo, Glória, Planalto, Alvorada e Redenção.No percurso desta rota, todos os indivíduos de pau-pretinho vivos foram registrados e coletados dados amostrais dendrométricos de DAP (cm), altura total (m) e aspectos fisionômicos de tronco e copa, bem como, anotado os indivíduos mortos, rebrotando ou danificados pelo vandalismo e podas drásticas.

(4)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os dados quantitativos e qualitativos da amostragem de campo demonstraram que ocorreu um aumento significativo no plantio da espécie nativa pau-pretinho, após 2008, ano do XII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, em Manaus-AM. Atualmente estima-se a presença de mais de dois mil e quinhentos indivíduos, em boas condições de sobrevivência, distribuídos em diferentes logradouros da cidade de Manaus. Segundo COSTA e HIGUCHI (1999), em meados da década de noventa, existiamaproximadamente 30 indivíduos dessa espécie nas ruas de Manaus.LEITE (2007) encontrou dificuldade em realizar o estudo de fenologia reprodutiva dessa espécie, no ambiente urbano de Manaus, observando somente 24 indivíduos adultos em fase reprodutiva, distribuídos nos logradouros da cidade. Os referidos autores foram os primeiros a divulgar as características favoráveis de Cenostigma tocantinum, como uma espécie com potencial para arborização e paisagismo na cidade de Manaus (Figura 1). Após essa divulgação, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Manaus (SEMMA) passou a coletar sementes e produzir mudas e plantar nas ruas e praças da cidade. Porém, foi durante e preparação do XII CBAU/2008, que o pau-pretinho ganhou importância e recebeu maior atenção da SEMMA, de instituições de pesquisa e ensino, no Amazonas, como uma espécie com potencial para arborização urbana e paisagística de Manaus (SOUSA, et al., 2008).

Com base nas informações da SEMMA e observações de campo, verificou-se que 82% do plantio de pau-pretinho em Manaus, ocorreu após 2008. Desse esforço de plantio, estima-se que 30% não sobreviveram, ou estão danificados, principalmente por causa do vandalismo e de condições ambientais adversas, de solo e clima, a que estão submetidas. Entretanto, pela sua rusticidade e adaptabilidade, as plantas danificadas rebrotam continuamente e sobrevivem às altas temperaturas, poluição e do período seco, da cidade de Manaus.

Os dados de DAP e altura total da espécie encontram-se na Tabela 1. Verificou-se a altura total média de 6,97 m e DAP médio de 40,20 cm, para os indivíduos estabelecidos até 2001. Para os indivíduos mais novos, plantados em 2013, verificou-se DAP médio de 1,49 cm e altura total média de 2,40 m. Neste levantamento foi registrado DAP máximo de 51,80 cm e altura total máxima de 8,50 m, para os indivíduos plantados antes de 2001. A espécie apresentou crescimento médio de 1,70 cm/ano para DAP e de 0,33 m/ano,

(5)

para crescimento em altura total.

Tabela 1 – Dados do levantamento expedito de Cenostigma tocantinum, nas principais vias urbanas de Manaus - AM, no período de 2001 a 2013, com registro de DAP (cm) e altura total (m). Manaus, ago/2014.

Ano do Plantio Nº de pls. observadas Nº de pls. mensuradas

DAP (cm) Altura Total (m) Min Max Média Min Max Média

Até 2001 37 37 31,00 51,80 40,20 5,50 8,50 6,97 2003 11 11 18,44 30,00 24,87 4,50 8,00 6,09 2006 43 34 9,11 25,25 13,68 4,50 7,50 5,88 2008 311 46 5,11 20,66 12,13 3,00 6,00 4,90 2009 261 58 3,69 19,09 9,81 2,10 5,50 3,25 2010 662 60 2,03 14,75 4,95 2,00 5,00 2,72 2011 48 36 1,05 10,62 4,26 2,00 3,70 2,69 2012 369 32 1,00 6,57 1,79 2,00 3,60 2,40 2013 453 98 0,33 6,30 1,49 2,00 3,40 2,35 Total 2.195* 412**

(*) Número de plantas vivas observadasnos principais logradouros da cidade de Manaus. (**) Número de plantas devidamente mensuradas nos principais logradouros da cidade de Manaus.

Porém, observou-se durante a coleta de dados, que os indivíduos com características adequadas à arborização urbana e paisagística, foram aqueles que apresentam cerca de 20 cm de DAP, com 6,0 m de altura e abertura de copa acima de 3,0 m, nas condições do ambiente urbano de Manaus.

CONCLUSÕES

Com base nos resultados observados e levantados nos principais logradouros da cidade de Manaus-Am, pode-se constatar que o pau-pretinho (Cenostigma tocantinum Ducke) é uma espécie adaptável e favorável à arborização e paisagismo urbano. Exibe características de rusticidade e sobrevivência as severas condições ambientais e edafoclimáticas urbanas de Manaus, podendo rebrotar com facilidade após os danos provocados pelas podas e pelo vandalismo. Apresenta raros sinais e sintomas de ataque de pragas, doenças e deficiência de nutrientes. Diante do exposto, foi positiva a recomendação dessa espécie Amazônica pelos órgãos de planejamento e execução,

(6)

consubstanciado como política públicas, pelo plano diretor de arborização urbana da cidade de Manaus.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, L. A.; HIGUCHI, N. Arborização de ruas de Manaus: avaliação qualitativa e quantitativa. Revista Árvore, v. 23, n. 2, p. 223-232, 1999

GARCIA, L.C.; MORAES, R.P; SOUSA, S.G.A.de. Tolerância à secagem de sementes de pau-pretinho. Manaus, Embrapa/CPAA, Comunicado Técnico, 73. 2006, 4p.

LEITE, S.R. Fenologia em ambiente urbano, morfologia da semente e de plântula e germinação sob condições adversas de

CenostigmatocantinumDucke. Instituto de Pesquisa da

Amazônia/Universidade Federal do Amazonas. Programa Integrado de Pós-Graduação em Biologia Tropical e Recursos Naturais. Programa de Ciências de Florestas Tropicais. Manaus. INPA/UFAM, 2007 (Dissertação de Mestrado: Área de Concentração Ciências de Florestas Tropicais). 2007. 64p.

LORENZI, H. Árvores Brasileiras: Manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa. SP. Editora Plantarum, v 2. 2002. 368p.

PIOVESAN, P.R.R.; CAITANO, F.da S.; GINO, J.C.; REIS, A.R.S.; FREITAS, A.D.D. Aspectos biométricos e morfológicos de frutos, sementes e plântulas e macharimbé (CenostigmatocantinumDucke). In: Semana de Integração das Ciências Agrárias (SICA) 10º. Anais. Belém, 15 a 19 de Novembro de 2010. Disponível: www.ebah.com.br/

SOUSA, S.G.A.de; MORAES, R.P.; GARCIA, L.C. Pau-pretinho (CenostigmatocantinumDucke) uma espécie com potencial para arborização urbana em Manaus-Am. In: Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. In: Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, 12º. Anais. Manaus, 13 a 16 de julho de 2008. Disponível: CD ROM/CBAU/SBAU, 2008.(p. 39-44).

(7)

Figura 1 - Pau-Pretinho (Cenostigma tocantinum Ducke - FABACEAE), na arborização urbana de Manaus – Am (2014). Foto: Silas Garcia A. Sousa

Referências

Documentos relacionados

b. Os esclarecimentos e as retificações relativos ao Caderno de Encargos; c. Os esclarecimentos sobre a proposta adjudicada prestados pelo Co-contratante. Em caso de divergência

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

Diante do relato do Professor 1, percebe-se que a escola oferece uma sala de recursos com variedade de matérias pedagógicos, como jogos e livros. Contudo, o espaço e o número de

O uso das TICs no estado do Amazonas, já vem ocorrendo há algum tempo, por meio de políticas públicas implementadas pela Seduc/AM. O Diário Digital não foi criado para

Na realidade ética, &#34;cada ato re- toma o passado encontrando-o novamente; cada ato moral resiste ao devir e não se deixa sepultar como passado; por meio de sua força proativa

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Com efeito, considera-se que não há diferença entre as médias de homens e mulheres quanto à compra de artefatos culturais que retratam a cultura regional, o

Efetivamente, ao idealizarem uma concepção da processualidade administrativa e defenderem a utilização da terminologia correta (formalismo moderado), os renomados