• Nenhum resultado encontrado

Plano de Atividades e Orçamento 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Atividades e Orçamento 2017"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

Introdução:

“ Fazer uma gestão cuidada e rigorosa, assente numa eficácia conscienciosa, tendo como base a

sustentabilidade e crescimento, defendendo um tratamento igual para todas as disciplinas. ” A Direção da Associação de Patinagem de Ponta Delgada, dando cumprimento ao preceituado nos seus Estatutos, apresenta o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2017.

Apesar da conjuntura atual, é da Direção a responsabilidade de encontrar a maneira prática, segura e objetiva de expandir a Patinagem Micaelense nas suas especialidades de Hóquei em Patins, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade.

Na procura da consolidação administrativa/competitiva da Patinagem, cabe a todos fazer uma gestão cuidada e rigorosa, assente numa eficácia conscienciosa, tendo como base a sustentabilidade e crescimento, defendendo um tratamento igual para todas as disciplinas.

2017 Representa mais um ano de muitos desafios para a Associação de Patinagem de Ponta Delgada que celebrou 63 anos de Vida a 31 de Março. Num momento de dificuldade como a que o país enfrenta, a Associação deve, de um modo criativo, encontrar novas formas de financiamento e novos mecanismos de promoção da modalidade

Continuar a apostar na Formação das modalidades, dando especial atenção, à forma como se dá a conhecer a patinagem a um jovem atleta, e com destreza possa executar todo tipo de movimentos que, aliados a uma biomecânica bastante específica, para as modalidades de Hóquei em Patins, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade possam obter resultados técnicos de alto rendimento de forma a crescermos num bom ritmo.

Tendo em conta os tempos complicados, devido à crise, é nosso objetivo continuar a apoiar os nossos Clubes dentro das nossas possibilidades, com o apoio em 50% das inscrições e com a continuação do gabinete Médico.

Achamos muito importante dar continuidade ao Gabinete técnico de Hóquei em Patins, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade para que se possa melhorar o nível qualitativo e quantitativo das modalidades, de forma técnica, organizada e competitiva.

Promover e regulamentar a nível Local e Regional a prática das modalidades de Hóquei em Patins, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade, perspetivando as respetivas participações Regionais e Nacionais de acordo com o princípio da continuidade territorial da Lei de Bases do Sistema Desportivo atualmente em vigor.

(3)

Plano de Atividades e Orçamento 2017

3 1. OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS

Ocupação saudável de crianças, jovens e adultos, proporcionando-lhes uma competição desportiva regular e contínua das modalidades de Hóquei em Patins, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade ao longo de nove meses;

Formação física, técnico-tático, psicológica e social de todos os Agentes Desportivos envolvidos nas atividades diretamente relacionadas com esta Associação.

Aumentar o número de praticantes masculinos na modalidade de Hóquei em Patins, de modo a atingir 150 atletas federados, inscritos em vários escalões e Equipas;

Aumentar o número de praticantes masculinos e femininos na modalidade de Patinagem Artística, de modo a atingir 350 atletas federados, inscritos em 8 Clubes nos vários escalões; Aumentar o número de praticantes masculinos e femininos na modalidade de Patinagem Velocidade, de modo a atingir 50 atletas federados.

Melhorar a nível qualitativo e quantitativo a prática das modalidades de Hóquei em Patins, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade de forma técnica, organizada e competitiva;

(4)

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ESTRATÉGIAS A ADOTAR AÇÕES A REALIZAR PROMOVER

O HOQUEI EM PATINS, PATINAGEM ARTÍSTICA E PATINAGEM DE VELOCIDADE

- Continuação do projeto “Escolinhas do Desporto da APPD”, e de melhorar os conhecimentos teóricos e Práticos dos Professores;

- Divulgar todos eventos desportivos com maior relevância nos órgãos de comunicação social, os resultados, classificações e eventos de promoção das modalidades;

- Continuação do Torneio Cidade de Ponta Delgada, de forma a promover e divulgar cada vez mais a modalidade, bem como contribuir para a preparação das equipas Açorianas nos Nacionais. - Continuar a potenciar a imagem da marca "patinagem" oferecendo a todos os amantes das modalidades sobre rodas, um conhecimento geral de todos as atividades organizadas pela APPD.

" Marca Patinagem"

- Rui Ponte - Web Site ( www.appdl.org e Redes Sociais como Facebok)

- Vera Diógenes - Designer Gráfico (Elaboração de Cartazes, comunicação e Imagem)

- Bruno Soares - Multimédia TV (Transmissões televisivas em direto)

- Vicente Alves - Informático

- Continuação de Realização da Gala de Campeões de Patinagem Artística, visando premiar todos o Campeões Regionais e Nacionais.

- Apetrechar as escolas com algum material de Prática;

- Sensibilização dos Docentes para a orientação de núcleos de Patinagem;

- Acompanhamento e controle da atividade de treino;

- Organização de convívios das modalidades;

- Festivais de Patinagem (de todos os Clubes)

- Gala de Campeões

- Torneios de Hóquei Patins

- Estratégias de Marketing e Publicidade

- Projeto de Animação de Jogos;

- Torneio de Hóquei 3x3

(5)

Plano de Atividades e Orçamento 2017 5 ESTRATÉGIAS A ADOTAR AÇÕES A REALIZAR

FORMAR PRATICANTES DESPORTIVOS

- Manter o modelo competitivo já adotado para o desenvolvimento do Hóquei Patins, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade;

- Estágio de Hóquei em Patins (deteção de talentos);

- Nas seleções, formar uma boa estrutura de trabalho;

- Estágio de Carnaval de Patinagem Artística.

- Estágios de seleção de Patinagem Artística de forma a dar mais rodagem e uma maior competitividade nos vários escalões.

- Manter o Gabinete Técnico para o Hóquei em patins, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade.

- Contactos pessoais com os responsáveis diretivos e técnicos dos clubes;

- Acompanhamento e controle de todo o processo de treino e de competição das seleções;

Hóquei em Patins

Seleção de Infantis Seleção de Iniciados Campeonato Açoriano de Iniciados, Juvenis,

Juniores e Seniores

Torneio Inter Regiões de Hóquei em Patins – Açores 2017

Campeonato Nacional de P. Artística (Todos os Escalões)

Estágio de atletas de PA com Treinador Internacional

(6)

ESTRATÉGIAS A ADOTAR

AÇÕES A REALIZAR

FORMAR

TÉCNICOS, ÁRBITROS, DIRIGENTES E JUIZES

- Desenvolver todos os contactos com a Federação de Patinagem de Portugal.

- Dar continuidade na formação de Treinadores e outros agentes Desportivos, constitui aposta firme da Associação de Patinagem de Ponta Delgada, incentivar e apoiar, bem como fomentar a Modalidade.

- Curso de Treinadores Grau I Hóquei em Patins.

- Curso de Coreografia

- Participação dos nossos Juízes em Campeonatos Nacionais de Forma, a darmos objetivos aos nossos juízes e a possibilidade de subida de escalão.

- Participação de Árbitros de Hóquei em Patins nas reciclagens anuais (manutenção e subida de escalão), bem como manter 3 árbitros nos quadros Nacionais da Modalidade.

- Curso de 1ºsª Socorros

- Curso de Nível I Para Dirigentes Desportivos

- Diversas Formações, de forma dar a possibilidade aos nossos técnicos de adquiriram créditos na sua formação.

(7)

Plano de Atividades e Orçamento 2017

7

2. ATIVIDADES COMPETITIVAS

A atividade competitiva oficial nas modalidades de Hóquei em Patins e Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade, foi estruturada e organizada com referência, aos seguintes Princípios:

 Duração aproximada de 9 meses;  Regularidade competitiva;

 No caso da Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade a época Desportiva e de ano civil

HÓQUEI EM PATINS

 Torneio de Abertura (Todos Escalões)  Taça da APPD (Todos Escalões)

 Campeonato de São Miguel (Todos Escalões)  Torneio da Páscoa (Todos Escalões)

 Taça de Honra (Todos Escalões)  Taça de São Miguel (Todos Escalões)  Taça Esperança (Todos Escalões)

 Torneio de Encerramento (Todos Escalões)  Torneio Cidade de Ponta Delgada (Seniores)  Torneio do Hóquei em Patins 3x3 (Todos Escalões)

PATINAGEM ARTÍSTICA

 Provas de Promoção (Todos Escalões)  Certificado de Aptidão (Todos Escalões)  Campeonato da APPD (Todos Escalões)  Campeonato Distrital (Todos Escalões)  Torneio Regional de Benjamins l

 Campeonato Açoriano (Todos Escalões)  Taça Açores (Modelo taça de Portugal)  Gala de Campeões (Todos os Escalões)  Festivais de Patinagem (Todos os Escalões)

PATINAGEM DE VELOCIDADE

 Torneio de Abertura (Todos Escalões)  Taça da APPD (Todos Escalões)

 Campeonato de São Miguel (Todos Escalões)  Taça Esperança (Todos Escalões)

(8)

SELEÇÕESDISTRITAIS / REGIONAIS;

- SELEÇÃO DE INFANTIS (Trabalho Regular e Participação nas Provas APPD) - SELEÇÃO DE INICIADOS (Trabalho Regular e Participação nas Provas APPD) - SELEÇÃO DOS AÇORES

ENQUADRAMENTO HUMANO;

ELEMENTOS CARGOS

Herberto Resendes Treinador

José Raimundo Chefe da Comitiva

Aurino Sousa Delegado

Programa de participações de provas de âmbito Regional:

COMPETIÇÕES / HÓQUEI EM PATINS Seleções de Ilha (Infantis/ Iniciados)

Campeonato Açoriano de Iniciados Campeonato Açoriano de Juvenis Campeonato Açoriano de Juniores Campeonato Açoriano de Seniores

COMPETIÇÕES / PATINAGEM ARTÍSTICA Campeonato Distrital de Patinagem Artística

Taça Açores Patinagem Artística Torneio Regional de Benjamins

COMPETIÇÕES / PATINAGEM DE VELOCIDADE Campeonato Açoriano Iniciados

Campeonato Açoriano de Cadetes Campeonato Açoriano de Absolutos

(9)

Plano de Atividades e Orçamento 2017

9

3. FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Para a melhoria da qualidade da prática das modalidades de Hóquei em Patins, Patinagem Artística e Patinagem Velocidade, entendemos que é necessário:

- Proporcionar aos atletas que apresentam maiores capacidades relativamente à sua faixa etária, oportunidades de preparação específica e participação em competições mais exigentes, tendo em vista a sua maior evolução física, técnico-tático, psicológica e social.

- Justificasse no momento a realização de um Estágio, de Hóquei, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade de forma a darmos uma melhor base aos nossos atletas.

- Participar em todas a reciclagens Nacionais de forma a manter os nossos juízes e Árbitros Nacionais na alta-roda da modalidade.

- De forma a suprimirmos a falta de Treinadores pretendemos realizar um Curso de Treinadores de Hóquei em Patis – Grau I-

- Diversas Formações, de forma dar a possibilidade aos nossos técnicos de adquiriram créditos na sua formação.

Quadro traçado para 2017, propomos realizar as seguintes ações de formação:

FORMAÇÃO PRATICANTES DESPORTIVOS

PREPARAÇÃO DA SELEÇÃO INFANTIS PREPARAÇÃO DA SELEÇÃO INICIADOS PREPARAÇÃO DA SELEÇÃO AÇORES ESTÁGIO TÉCNICO DE HÓQUEI EM PATINS ESTÁGIO TÉCNICO DE PATINAGEM ARTÍSTICA ESTÁGIO TÉCNICO DE PATINAGEM VELOCIDADE

FORMAÇÃO DE AGENTES DESPORTIVOS NÃO PRATICANTES

1ª RECICLAGEM ÁRBITROS – HÓQUEI EM PATINS 2ª RECICLAGEM ÁRBITROS – HÓQUEI EM PATINS RECICLAGEM DE JUIZES DE PATINAGEM ARTÍSTICA CURSO TREINADORES DE HÓQUEI EM PATINS GRAU I DIVERSAS FORMAÇÕES CREDITADAS

(10)

4. PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DESPORTIVAS

Ao nível da promoção de atividades desportivas, vamos desenvolver um trabalho no âmbito das Escolinhas do Desporto APPD, bem como o projecto 3x3 da FPP, fazendo como que a modalidade aumente cada vez mais o número de atletas nas várias especialidades.

Com a participação das crianças nas Escolinhas do Desporto e o projecto 3x3 da FPP a curto prazo significam, mais jovens atletas federados, mais equipas em atividade, maior riqueza da competição e como tal, maior desenvolvimento da modalidade.

Ao nível de eventos desportivos vamos manter a aposta na Gala de Campeões de Patinagem Artística e no Torneio Cidade de Ponta Delgada de Hóquei em Patins de Seniores.

ATIVIDADES DE PROMOÇÃO LOCAL DATAS

ESCOLINHAS DO DESPORTO / 3x3 Hóquei em Patins Janeiro 17 A Dezembro 17

TORNEIO CIDADE DE PONTA DELGADA SETEMBRO 2017

EVENTOS DESPORTIVOS DATAS

GALA DE CAMPEÕES (PA) NOVEMBRO

(11)

Plano de Atividades e Orçamento 2017

11

5.ARBITRAGEM

Conseguimos manter o número de Árbitros de Hóquei em Patins desta Associação, sendo 11 Árbitros Regionais, 3 Árbitros Nacional, 2 segunda categoria e um de 1ª, perfazendo um total de 14 Árbitros.

No entanto na Modalidade de Patinagem Artística o número de juízes é muito bom, ou seja contamos com 39 juízes, sendo 2 Nacionais (A), 9 Nacionais (B), 15 Regionais e 13 Estagiários. Quanto á patinagem de Velocidade conseguimos Manter o número de Juízes para 12.

Dar continuação ao trabalho Desenvolvido pelo Conselho de Arbitragem da APPD, dado um maior organização, bem com uma maior dinâmica no desenvolvimento da Arbitragem Micaelense.

Presidente - Rui Martins (Arbitro Nacional de Hóquei em Patins) Vice-Presidente - Telma Martins (Juiz Nacional de Patinagem Artística) Secretária – Sandra Alves (Juiz Nacional de Patinagem de Velocidade)

Atualmente o Conselho de Arbitragem, desta Associação é composto pelos seguintes Árbitros e Juízes;

HÓQUEI PATINS

NOME CATEGORIA

Rui Martins Nacional A

Nicolau Botelho Nacional B

Fernando Lopes Nacional B

Sandro Melo Regional

Flávio Peixoto Regional

Bruno Bettencourt Regional

Tiago Bettencourt Regional

Emanuel Melo Regional

Roberto Resende Regional

Rui Nelson Regional

Manuel Martins Regional

Cláudio Sousa Regional

Fábio Ferreira Regional

(12)

PATINAGEM ARTÍSTICA Nacional A

Nome do Juiz Livres/Obrigat/Pares Dança/Solo Dance Show/Precisão

Emanuel Rosa Nacional A Regional Nacional A

Telma Martins Nacional A - Nacional A

Nacional B

Nome do Juiz Livres/Obrigat/Pares Dança/Solo Dance Show/Precisão

Ana Bela Carreiro Nacional B Regional Nacional B

Florinda Ponte Nacional B Regional Nacional B

José Filipe Viegas Nacional B Regional Regional

Susana Coutinho Nacional B Regional Nacional B

Tânia Gonçalves Nacional B - Nacional B

Telmo Ferreira Nacional B Regional Nacional B

Claudia Correia Nacional B - Nacional B

Geraldo Almeida Andrade Nacional B Regional Nacional B

José Francisco Ventura Raimundo Nacional B - Nacional B

Regional

Nome do Juiz Livres/Obrigat/Pares Dança/Solo Dance Show/Precisão

Maria Manuela Borges Regional - Regional

Idalécio Pacheco Regional - Regional

Silvia Sousa Regional Regional Regional

Tânia Ponte Regional - Regional

Linda Cabral Regional - Regional

Carina Cabral Regional - Regional

Gilda Vieira Regional - Regional

Patricia Silva Regional - Regional

Ana Fraga Regional - Regional

Rui Andrade Regional - Regional

Carolina Matos Regional - Regional

Carolina Borges Regional Regional Regional

(13)

Plano de Atividades e Orçamento 2017

13

Estagiário

Nome do Juiz Livres/Obrigat/Pares Dança/Solo Dance Show/Precisão

Ana Rita Senra Estagiário Estagiário Estagiário

Catarina Borges Estagiário Estagiário Estagiário

Catarina Paulino Estagiário Estagiário Estagiário

Cátia Borges Estagiário Estagiário Estagiário

Cátia Rebelo Estagiário Estagiário Estagiário

Diana Chaves Estagiário Estagiário Estagiário

Jéssica Sousa Estagiário Estagiário Estagiário

Lia Raposo Estagiário Estagiário Estagiário

Paulo Sousa Estagiário Estagiário Estagiário

Rodrigo Coelho Estagiário - Estagiário

Ruben Pereira Estagiário Estagiário Estagiário

Sabrina Alves Estagiário Estagiário Estagiário

Vânia Botelho Estagiário Estagiário Estagiário

Calculadores

Nacional A

Nome do Juiz Categoria

Sílvia Sousa Nacional A

Nuno Tavares Nacional A

Emanuel Rosa Nacional A

José Raimundo Nacional A

Nacional B

Nome do Juiz Categoria

Claudia Isac Nacional B

Patricia Silva Nacional B

Maria João Borges Nacional B

Álvaro Rocha Nacional B

Carlos Luz Nacional B

Celina Vieira Nacional B

José Filipe Viegas Nacional B

Geraldo Andrade Nacional B

(14)

Regional

Nome do Juiz Categoria

Tatiana Lopes Regional

Letícia Carreiro Regional

Carolina Borges Regional

Lia Moreira Regional

Rafaela Peixoto Regional

Mafalda Medeiros Regional

Bianca Ambrósio Regional

Andreia Ambrósio Regional

Susana Coutinho Regional

Rodrigo Coelho Regional

Florinda Ponte Regional

Vera Silva Regional

Tatiana Travassos Regional

Sofia Medeiros Regional

Patinagem de Velocidade

NOME CATEGORIA

Sófia Costa Nacional

Sandra Alves Nacional

Eduarda Chaves Nacional

Debora Chaves Nacional

Vicente Alves Nacional

Sandra Revoredo Nacional

Adriana Revoredo Nacional

Odete Azevedo Nacional

Nélia Melo Nacional

Florinda Ponte Nacional

Anabela Carreiro Nacional

(15)

Plano de Atividades e Orçamento 2017

15

6. ORÇAMENTO 2017

A elaboração do orçamento é da responsabilidade da direcção tendo por base a informação contabilística contida nas contas referentes ao primeiro semestre de 2016 extrapolados os valores para o fim do exercício e ponderados os efeitos relacionados e a intempestividade de algumas rubricas.

Ao contrário de outros anos o nosso orçamento metem-se em relação ao ano 2016, depois de nos últimos 5 anos termos reduzido significativamente sentimos neste momento uma maior estabilização dos apoios governamentais e da FPP, por outro lado não temos mais onde cortar.

Designação de despesas 2017 2016

I 42 Imolizações Corporeas - Equipamento Administrativo 700,00 € 700,00 €

- Outras Imob Corporeas 600,00€ 1.300,00 € 600,00 € 1.300,00 € II 62 Fornecimentos Serv Externos 41.727,38 € 41.727,00 € III 65 Out Custos Perdas Operacionais 11.197,70€ 11.197,00 € IV 68 Outros Custos Financeiros 700,00€ 700,00 €

TOTAL DAS DESPESAS 54.925,08€ 54.053,08€

Designação de Receitas 2017 2016

I 71 Vendas 1.000 € 1.000 €

II 72 Proveitos Associativos 3.383 € 3.383 € III 73 Proveitos Suplementares 2.000 € 2.000 € IV 74 Subsidios à Exploração 48.542,08 € 48.542,08 €

Referências

Documentos relacionados

Após detida análise dos termos e demais peças de informação juntadas aos autos do IPM em comento, verifica-se que o fato objeto de apuração não constitui

uma fundação empresarial para a formação, com capacidade para difundir conhecimentos, competências e experiências nas áreas da: moda, design, gastronomia, através de uma

O CP/ECEME e o PEP, além de preparar para a realização do CA, também têm por objetivos “fornecer o embasamento cultural e ampliar os conhecimentos gerais dos oficiais

Serão escolhidos de comum acordo entre Núcleo Nacional de Jovens Líderes, DEN e a Equipe Internacional, 5 pessoas para compor o comitê, sendo: 2 membros da Rede Nacional de

A Circular 14/2012 da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) aos Comissários Internacionais das Organizações Escoteiras Nacionais (OEN) dá publicidade

Estimulados pela possibilidade de enviar representantes brasileiros para o Interamerican Leadership Training, e obedecendo os parâmetros democráticos que

No presente trabalho buscou-se confeccionar e caracterizar um novo adesivo a base de látex natural para visando a liberação sustentada de ibuprofenos para o

2.1 Considerando o contexto atual de distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-‐ 19, a inscrição será realizada EXCLUSIVAMENTE de forma virtual e, para se inscrever,