• Nenhum resultado encontrado

PDF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PDF"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Batista D’Obaluayê 

Batista D’Obaluayê 

MITOLOGIA DOS ODÚS 

MITOLOGIA DOS ODÚS 

MITOLOGIA DOS ODÚS 

MITOLOGIA DOS ODÚS 

MITOLOGIA DOS ODÚS 

MITOLOGIA DOS ODÚS 

MITOLOGIA DOS ODÚS 

MITOLOGIA DOS ODÚS 

Destino do homem 

Destino do homem 

(2)

Batista D’Obaluayê 

ÍNDICE

Biografia do Autor 6

Apresentação 7 a 8

Mitologia dos Odús 9 a 17

Conhecer os 16 odús do jogo de buzios 19 a 25

Odús e seus elementos 27 a 30

Ifá o orixá do destino 31 a 46

A transformação dos filhos iniciados em Ifá 47 a 53

Babalawo 54 a 58

O seu instrumento de culto é o oponifá 59 a 66

Itans 67 a 85

Rezas para os 256 Odús 86 a 149

Identificação e Caracteristica dos odús 150 a 162

Fecundações dos odús 163 a 167

Lendas dos odús 168 a 181

(3)

Batista D’Obaluayê 

O Escritor e Babalorixá Batista D'Obaluayê já publicou 40 livros, vendendo mais de 2 milhões de exemplares. São diversos gêneros, entre eles: candomblé, umbanda, astrologia, numerologia, esoterismo, simpatias, auto-ajuda, romance e poesias, todos com grande sucesso! Foi indicado 2 vezes a uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras(ABL), nos anos de 2000 e 2003(Com os livros: “A religião dos orixás” e “O Livro de Ouro dos Orixás”). Em 2003, concorreu a cadeira 39, que pertenceu ao jornalista Roberto Marinho.

Seus maiores sucessos literários são:

“A verdadeira origem do candomblé, seus orixás e sua magia” (1994) “Magia e encantos de exu” (1995)

“Feitiços e ebós no candomblé” (1996)

“As oferendas preferidas dos orixás” e “A religião dos orixás” (1997) “Orações e preces para todos os fins” (1998)

“O livro de ouro dos orixás” (2002)

“Poder e magia de Umbanda e Quimbanda” (2003)

“O Livro Negro – Mistérios e Feitiços da Magia Negra” (2004) “Oferendas para exu e pombogira” (2005)

“Feitiços e Oferendas de Exu” (2011)

É um dos mais respeitados babalorixás do Brasil, iniciado no candomblé pelo saudoso Joãozinho da Goméia. São mais de 40 anos de iniciação, pesquisas e sacerdócio, com grande legião de filhos-de-santo e consulentes no mundo, entre eles, muitos artistas, políticos e celebridades.

Pesquisador da cultura afro-brasileira, professor, formado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Direito, foi radialista, administrador de empresas e colunista de diversos jornais e revistas no País, entre eles: Jornal O Povo, Jornal O Dia, Jornal Povo do Santo, Revista Tititi, Revista Contigo, entre outros veículos.

(4)

Batista D’Obaluayê 

 MITOLOGIA DOS ODÚS

A palavra odú vem da língua yoruba e significa destino. Cada Homem possui o seu destino, hora com passagem que se assemelham a de outros, mas sempre com alguma particularidade. Isso é melhor compreendido com o estudo do odú, pois odú é o destino de cada um. Para esse estudo, são usadas diversas técnicas ou métodos, como por exemplo Cabalas, Oráculos, Merindilogun, Ifá, Ikin, etc. Odús são destinos, predestinação. Os odús são inteligências siderais que participaram da criação do universo, cada pessoa traz um odú de origem e cada orixá é governado por um ou mais odús. Cada odú possui um nome e características próprias e divide-se em "caminhos" denominados "ese" onde está atado a um sem-número de

mitos conhecidos como Itàn Ifá. Os odús são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca.

No sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação yoruba, os 16 odús são os caminhos da vida. Cada pessoa tem o seu odú. A consulta através dos Odús pode ser interpretado pelo Oráculo de Ifá, com os Odú Meji (duplos destinos ou repetidos duas vezes) são em número de 16 e conhecidos como Odú Originais ou Principais.

O sistema geomântico, usa 16 conchas, ou grãos, ou cocos, conforme a região. A forma de lançar os búzios possibilita

(5)

Batista D’Obaluayê 

256 combinações ou figuras, e para cada uma delas existem versos que são decorados pelo babalawô. O sistema, hereditário, exige longo aprendizado e provas.

Os Orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza, liberando energia para que todos possam dela se alimentar, o odú é o caminho, a existência do destino o qual o Orixá e todos os seres estão inseridos. Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, isso nós dizemos que a mesma está com o odú negativo, ou seja: seu destino, sua conduta foge as regras siderais (seguiu um caminho negativo dentro do estabelecido).

Cada pessoa quando nasce, vem regido por um odú de ori (cabeça), que representa seu "eu", assim como odú de destino. O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da consulta a Ifá, o oráculo, que se manifesta pelo jogo. Ifá tem seu culto específico e o mais alto cargo do culto de Ifá é o de Oluwô, título concebido a alguns Babalaôs. Ifá é o Orixá da adivinhação e para tudo e deve ser consultado. Existem alguns tipos de  jogo: o de Opelé Ifá, o rosário de Ifá, o jogo de búzios. No  jogo de búzios (Erindilogun) quem fala é Exu. São dezesseis búzios que podem ser jogados também pelos Babalorixás e Ialorixás. A consulta a Ifá é uma atividade exclusivamente masculina, mas as mulheres passaram a poder pegar nos búzios porque oxum fez um trato com exu, conseguindo dele permissão para jogar. O jogo de Opelé Ifá baseia-se num sistema matemático, em que se estabelece

(6)

Batista D’Obaluayê 

256 combinações resultantes dos 16 odús usados no jogo de búzios, multiplicado por 16. Nada se faz sem que antes se consulte o oráculo, quanto mais séria a questão a ser resolvida, maior a responsabilidade da pessoa que faz o  jogo.

Calcula-se o Odú de placenta somando todos os números da data de nascimento. O resultado desta soma tem a vibração de elementos e orixás determinados, com lendas e arquétipos.

Por exemplo: uma pessoa que nasceu no dia 11 de Janeiro de 1956.

1+1 + 1 + 1 + 9 + 5 + 6 = 24 ... 2 + 4 = 6 Seu odú é Obará

Narram algumas lendas que ifá girou pelo mundo, deixando legados e ensinamentos a vários povos de como manter comunicação com os deuses no órun (céu), passando pelos árabes, onde não foi aceito e vindo a se estabelecer definitivamente na áfrica, junto aos povos iorubas, onde manteve seu legado ensinando aos sacerdotes como restabelecer a comunicação com seus antepassados. Assim, aperfeiçoando um dos mais avançados métodos de consulta existente.

Onde (I) é uma conta ímpar ou um resultado de "cabeça", e (II) é uma conta par ou até mesmo um resultado "enfraquecido", os dezesseis padrões básicos e seus nomes yoruba figuram a seguir. (observe esta é apenas uma forma de ordená-los, isso muda dependendo da área na Nigéria, ou da diáspora). Uma outra forma utilizada em

(7)

Batista D’Obaluayê 

CONHEÇA OS 16 ODÚS DO JOGO DE BÚZIOS

1 – OKANRAN MEJI – A disciplina e teimosia

Regente: Exu

Elemento: Fogo

Pessoas com esse ODÚ são inteligentes, versáteis e passionais, com enorme potencial para a magia. Seu temperamento explosivo faz com que raras vezes atuem com a razão. Têm sorte nos negócios. No amor, extremamente sedutoras, são muito inconstantes e mentem com facilidade. As mulheres têm como ponto vulnerável o útero.

2 – EJIOKO MEJI – A incerteza e a indecisão

Regente: Ogum com influências dos Ibejis e de Obatalá

Elemento: Ar

Pessoas com esse Odú são intuitivas, joviais, sinceras e honestas. Revelam grande combatividade, mas não sabem conviver com derrota. Apesar de volúveis no amor, são muito ciumentas. Devem controlar obstinação e ter cuidado com a vesícula e com o fígado, seus pontos vulneráveis.

3 – ETAOGUNDÁ MEJI – A perseverança e a obstinação

Regente: Obaluayê com influência de Ogum

Elemento: Terra

Pessoas com esse ODÚ em geral vêem seus esforços recompensados. Costumam vencer na política e conseguem obter grandes lucros nos negócios, particularmente nas atividades agrícolas, mas podem sofrer desilusões no amor e traições dos amigos. Emocionalmente inconstantes, estão

(8)

Batista D’Obaluayê 

propensas a ter problemas espirituais e físicos, embora na maioria dos casos consigam se recuperar com facilidade de qualquer doença. Seus pontos vulneráveis são os rins, as pernas e os braços.

4 – IROSSUN MEJI – A tranqüilidade

Regente: Oxossi com influência de Xangô, Iemanjá, Iansã

e Egun.

Elemento: Terra

Pessoas com esse ODÚ são generosas, sinceras, sensíveis, intuitivas e místicas. Têm grande habilidade manual e podem alcançar sucesso na área de vendas. Entre os aspectos negativos, estão a tendência em sofrer traições amorosas e a propensão a acidentes. Muitas vezes são vítimas de calúnias e da perseguição dos seus inimigos. Também precisam cuidar da alimentação, pois seu ponto vulnerável é o estomago.

5 – OXÊ MEJI – A fama

Regente: Oxum com influências de Iemanjá e Omulu

Elemento: Água

Pessoas com esse ODÚ têm mão de magia, força e proteção espirituais, religiosidade e uma inclinação especial para o misticismo e as ciências ocultas. São ótimos professores e se destacam em qualquer atividade que exija liderança, mas precisam aprender a controlar sua vaidade e seu egocentrismo. Outro aspecto negativo é a tendência a se vingarem quando estão com raiva. Seus pontos vulneráveis são o aparelho digestivo e o sistema hormonal.

(9)

Batista D’Obaluayê 

6 – OBARÁ MEJI – A riqueza e o brilho

Regente: Xangô com influências de Exu, Iansã, Oxossi.

Ossayn e Logun-edé

Elemento: Fogo

Pessoas com esse ODÚ têm grande proteção espiritual e costumam vencer pela força de vontade, especialmente em profissões relacionadas à Justiça. Mas são com freqüência vítimas de calúnias e não têm sorte no amor. Devem aprender a silenciar sobre seus projetos e a determinar por onde começá-los. Seu ponto vulnerável é o sistema linfático.

7 – ODI MEJI – O rancor e a violência

Regente: Obaluayê com influências de Exu, Oxalufan e

Oxumarê.

Elemento: Terra

Pessoas com esse ODÚ são ambiciosas e costumam ser bem sucedidas na sua profissão, mas a indecisão as leva a não concluir muito dos seus projetos. Quando a fé as impulsiona, porém, ultrapassam todas as barreiras. Sonham com o poder e adoram se divertir, as vezes provocam enormes confusões. Não têm sorte no amor. Seus pontos vulneráveis são os rins, a coluna e as pernas.

8 – EJONILÊ MEJI – A impaciência e a agitação

Regente: Oxaguiã com influências de Xangô, Oxum e

Oxossi.

Elemento: Ar

(10)

Batista D’Obaluayê 

uma vida quase sem sofrimentos. Mas estão sujeitas a acidentes graves. Amam com intensidade e têm amizades sinceras. Quando são repudiadas ou sofrem uma traição, podem se tornar vingativas. Devem evitar o consumo de álcool e de carne vermelha e se vestir de branco nas sextas-feiras. Seu ponto vulnerável é o sistema nervoso central.

9 – OSSÁ MEJI – A desconcentração

Regente: Iemanjá com influências de Xangô, Ossayn,

Oxossi e Iansã.

Elemento: Água

Pessoas com esse ODÚ são líderes natas, mas seu autoritarismo lhes cria sérios problemas, inclusive conjugais. O instinto protetor e a religiosidade também as caracterizam. Seus pontos vulneráveis são os conflitos psicológicos e, no caso das mulheres, os problemas ginecológicos.

10 – OFUN MEJI – Os problemas de saúde

Regente: Oxalufam com influências de Xangô e Oxum

Elemento: Ar

Pessoas com esse ODÚ são inteligentes, fiéis e honestas, capazes de dedicar atenção total ao seu amor. Têm amigos sinceros e elevada espiritualidade. Em contrapartida, mostram-se muito teimosas e tendem a sofrer perseguições e desilusões amorosas. Seus pontos vulneráveis são o estômago e a pressão arterial.

(11)

Batista D’Obaluayê 

11 – OWRYN MEJI – A ansiedade

Regente: Iansã com influências de Exu, Ossayn e Egun.

Elemento: Fogo

Pessoas com esse ODÚ têm imaginação fértil, boa saúde e vida longa, mas as más influências e a falta de fé as levam a enfrentar dificuldades materiais e a só alcançar o sucesso depois de grandes sacrifícios. São muito volúveis no amor. As mulheres geralmente fracassam no primeiro casamento, mas acabam encontrando a felicidade. Devem evitar a bebida e outros vícios. Seus pontos vulneráveis são a garganta, o sistema reprodutor e o aparelho digestivo.

12 – EJI-LAXEBARÁ – A justiça e o discernimento

Regente: Xangô com influências de Logun-edé e Iemanjá

Elemento: Fogo

Pessoas com esse ODÚ têm o dom de convencer os outros. Dotadas de grandes qualidades espirituais, são bondosas,  justas e prestativas, embora às vezes se mostrem arrogantes. Apaixonam-se com facilidade e são muito ciumentas. Devem evitar bebida e podem ter problemas  judiciais ou relacionados à perda de bens. Seu ponto

vulnerável é a circulação sanguínea.

13 – EJIOLIGIBAN MEJI – A tranqüilidade e a

concentração

Regente: Nanã com influência de Obaluayê

Elemento: Terra

Pessoas com esse ODÚ aceitam com resignação os sofrimentos físicos, emocionais e espirituais, conscientes de

(12)

Batista D’Obaluayê 

que todas as situações da vida são transitórias. Além disso, sua profunda fé termina por lhes assegurar vitória. Não têm muita sorte no amor. Dotadas de mão de cura, se destacam nos serviços médicos e de assistência psicológica e nas terapias alternativas. Seus pontos vulneráveis são o baço e o pâncreas.

14 – IKÁ MEJI – O conhecimento e a sabedoria

Regente: Oxumarê com influências de Ossayn e Nanã

Elemento: Água

Belas e sensuais, as pessoas com esse ODÚ têm aparência  juvenil e forte poder de sedução. Vivem paixões arrebatadoras, mas passageiras, e estão sempre em busca de novos amores. Possuem talento para a magia e enorme força espiritual, que se manifesta através do olhar. Enriquecem com facilidade e se destacam na vida profissional e social, mas são desconfiadas e propensas a ter conflitos psíquicos. Seu ponto vulnerável são as articulações que podem lhes causar problemas de locomoção.

15 – OGBEOGUNDÁ MEJI – O discernimento total

Regente: Obá com influências de Euá

Elemento: Água

Pessoas com esse ODÚ são valorosas, combativas e imparciais, mas costumam sofrer desilusões amorosas, o que acentua sua agressividade e seu sentimento de rejeição. Têm saúde frágil: estão sujeitas a problemas nos olhos, ouvidos e pernas e a distúrbios do sistema neurovegetativo.

Referências

Documentos relacionados

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Outro grupo de animais que foram dosificados em maio com Doramectin, julho com Albendazole e Setembro com Doramectin, mostram um ganho médio de peso de 21 quilos

De acordo com a Resolução nº 44 de 17 de agosto de 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dispõe no artigo 93 que fica permitido às

A garantia cessa também em casos de danificação do aparelho por utilização de produtos químicos não apropriados, de ligações e instalações contrarias às instruções,

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

A menor proporção de uso do SUS para exames preventivos e de diagnóstico precoce, em especial os cânceres de mama e próstata, sugere baixa cobertura populacional que pode

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Transpostas para a voz passiva, as passagens “O próxi- mo governo não encontrará um ambiente econômico in- ternacional sereno.” (1° parágrafo) e “Se até o início deste ano