• Nenhum resultado encontrado

Transformações da matéria: qualquer modificação que ocorra com a matéria é considerada uma fenômeno. Ex: H 2 O (l) H 2 O (g)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Transformações da matéria: qualquer modificação que ocorra com a matéria é considerada uma fenômeno. Ex: H 2 O (l) H 2 O (g)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Aula 03 – 31/mar – Marcelo

Conteúdo EXTRA-classe:

Transformações da matéria: qualquer modificação que ocorra com a matéria é considerada uma fenômeno. Ex: H2O(l) → H2O(g)

 Fenômeno físico: não altera a natureza da matéria, ou seja, sua composição. Ex: CH3CH2OH(l) → CH3CH2OH(g)

 Fenômeno químico: altera a natureza da matéria, ou seja, a sua composição. Há formação de novas substâncias. [mudança de cor, liberação de gás, etc]. Exercícios: classifique cada transformação abaixo como fenômeno físico ou químico. a) explosão da nitroglicerina

b) volatilização do álcool c) digestão de alimentos d) dissolução de sal em água e) caramelização do açúcar

f) transformação do vinho em vinagre

g) transformação do gelo seco (CO2(s)) em gás carbônico

h) comprimido efervescente em água i) fruta madura que apodrece

j) precipitação da chuva

Substâncias e Misturas [parte 2]

Vimos na aula 02 que substâncias podem ser definidas como: “toda porção da matéria que tem propriedades bem definidas e que lhes são características (ex: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, odor, etc)”. Mas se adicionarmos 2 ou mais substâncias teremos uma mistura, a qual foi definida como “porção da matéria que corresponde à adição de duas ou mais substâncias puras”, e assim as substâncias puras passaram a ser consideradas como componentes da mistura.

As misturas podem ser classificadas de duas formas quanto ao tipo de mistura:

 Mistura homogênea: apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Possui apenas 1 fase (porção de uma amostra da matéria que apresenta as mesmas propriedades, podendo apresentar-se de forma contínua ou fragmentada). TODA mistura homogênea pode ser chamada também de solução: Ex: H2O(l) + NaCl;

(2)

 Mistura heterogênea: não possui as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Apresenta 2 ou mais fases. Ex: H2O(l) + areia.

Para fixar:

H2O(l) + H2O(s) = mistura homogênea ou heterogênea?

Areia + NaCl = mistura homogênea ou heterogênea?

Se você respondeu “mistura homogênea” para ambas as perguntas você errou!

CUIDADO com algumas “pegadinhas” que costumam aparecer:

Leite: embora a olho nu pareça uma mistura homogênea, esta substância é heterogênea porque é composta por partículas de gordura em suspensão (facilmente observado em um microscópio ótico... lembre-se da diferença entre o leite desnatado e o leite integral, o que varia nestes tipos de leites?). Quando aquecemos o leite estás partículas de gordura se unem formando a nata.

Sangue: é composto de água e diversas partículas (plaquetas, hemoglobinas, leucócitos, entre outros, para saber mais pergunte a seu professor de biologia =] hehe). Lembre-se, o sangue (e o leite também) pode ser centrifugado para separar a fração líquida da sólida.

Granito (não é granizo!!): é uma rocha na qual existem três fases sólidas: mica, quartzo e feldspato. Logo é heterogêneo também.

Exercício de fixação:

1) Um sistema é formado por água líquida, dois pedaços de chumbo e açúcar dissolvida na água.

a) quantas fases há nesse sistema?

b) quantos componentes há no sistema todo?

c) o número de componentes de um sistema é sempre igual ao número de fases? Dê exemplos que sustentem sua resposta.

2) Comente as seguintes frases, dizendo se cada uma é correta ou não.

a) “um sistema que apresente só uma fase com certeza é formado por uma única substância química”.

b) “um sistema formado por uma única substância química certamente apresenta uma única fase”.

(3)

Separação de misturas:

Se tivermos uma mistura homogênea, há necessidade de alterar o estado físico da mistura.

Evaporação: utilizada quando só há interesse na fase sólida, a líquida é desprezada. Costuma ser uma técnica barata. Ex: salinas.

[http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=9&id=624]

Destilação simples: utilizada quando há interesse nas duas fases, sólida e líquida. Ex: água e açúcar.

Lembrando que está técnica pode ser conduzida sob pressão reduzida, ou seja, diminuindo a temperatura de ebulição do solvente. Este procedimento faz com que a destilação ocorra mais rapidamente e evita uma possível degradação da fase sólida.

[http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/quimica/sensibilidade/saibamais02_b.html]

Destilação fracionada: aprimoramento da destilação simples. Dois ou mais líquidos que possuam uma diferença na temperatura de ebulição inferior a 80ºC. Ex: petróleo, ar atmosférico, água e álcool, água (P.E. = 100ºC) e acetona (P.E. = 56ºC), etc.

Lembrando que no caso da coluna de destilação do petróleo os materiais com MAIOR ponto de ebulição ficarão alojados na parte inferior da coluna, e consequentemente os materiais com MENOR ponto de ebulição serão coletados no topo da coluna.

(4)

Observação: quanto à destilação fracionada realizada em laboratório, foi comentado em sala de aula, que a coluna de destilação era composta por “dedos frios” para fazer com que o vapor se condense, mas esta coluna pode ser de várias formas. Abaixo por exemplo, ela está recheada com bolas de porcelana (poderia ser vidro) as quais possuem a mesma função dos dedos frios, fazer com que o vapor condense para garantir a eficiência da separação desta mistura.

(esquerda) [http://turma4petroquixadatarde.blogspot.com.br/2011/05/destilacao-fracionada-de-petroleo.html] (direita) [http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/quimica/sensibilidade/saibamais02_b.html]

Quando tivermos uma mistura heterogênea normalmente é mais fácil de separar os componentes devido à diferença de estado físico entre eles.

Filtração: usado para separar misturas do tipo sólido-líquido. Ex: café, água + areia, etc. Também pode ser conduzida sob pressão reduzida.

(5)

Decantação: também é utilizada para separar misturas do tipo sólido-líquido. Apresenta um lado positivo e negativo em relação à filtração: positivo, mais simples de se realizar; negativo, menor eficiência na separação de mistura.

[http://liberdadeepensar.blogspot.com.br/2011/07/processos-de-separacao.html]

Centrifugação: utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade. Ex: sangue (imagem da direita).

[esquerda http://feliiperebolation.blogspot.com.br/2010/04/separacao-de-misturas-peneiracao-tambem.html]

[direita http://www.rbcp.org.br/detalhe_artigo.asp?id=471]

Conteúdo EXTRA abaixo:

Funil de separação: muito utilizado em laboratórios na separação de misturas de líquidos imiscíveis [imagem a seguir]. Ex: óleo e água.

Também pode ser utilizado para se realizar uma extração líquido-líquido. Como assim? Imagine um soluto A solubilizado em um solvente B. Agora, você adiciona um solvente C que não é miscível com B, mas que possui maior solubilidade do soluto A quando comparado ao solvente B.

Assim, após a mistura, o solvente C removerá o soluto A do solvente B, e com o repouso da mistura, há separação de fases dos solventes C e B, sendo facilmente possível remover a fração desejada. Ex: teste do teor de álcool na gasolina em que se adiciona água à mistura.

(6)

[do arquivo] Outros métodos que podem ser lembrados...

Atração magnética: método usado para separar metais ferromagnéticos, presentes em uma mistura, por meio da força de atração do ímã. Ex:areia e ferro.

[http://planetaquimica1.blogspot.com.br/2010/05/01.html]

Dissolução fracionada: mistura de dois sólidos em que um dos componentes sólidos é solúvel em um solvente e o outro não. Ex: sal e areia.

Um tópico importante que vale a pena colocarmos é o tratamento de água. Resumidamente, este tratamento (que é uma separação de fases) pode ser dividido em várias etapas.

1) oxidação (adição de cloro): adiciona-se Cl2 para oxidar metais (Fe e Mn

principalmente), tornando-os insolúveis na água. Esta etapa também facilita a retirada de matéria orgânica e metais em etapas futuras.

2) Coagulação: adição de Al2(SO4)3 e FeCl3. Estas substâncias (coagulantes) tem a

função de aglomerar a sujeira formando flocos. Para otimizar o processo adiciona-se cal (CaO, óxido de cálcio), o que mantém o pH da água no nível adequado.

(7)

3) Floculação: movimentação da água coagulada para formar flocos maiores em massa e em volume.

4) Decantação: os flocos separam-se da água sedimentando-se no fundo de tanques. 5) Filtração: remoção de impurezas não sedimentadas durante a decantação. Geralmente utilizam-se filtros constituídos por camadas de areia, antracito (carvão) e cascalho que irão segurar as partículas restantes.

6) Desinfecção e correção do pH: a água já está limpa quando chega a esta etapa e agora adiciona-se Cl2 para eliminar agentes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios. Também é adicionado cal para correção do pH.

7) Fluoretação: a água recebe um composto de flúor chamado ácido fluossilícico que reduz a incidência de cárie dentária na população.

Para maiores informações e recursos visuais sobre o tratamento de água, acesse: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=47

Exercícios:

1) (Unicamp) Tem-se as seguintes misturas. I. Areia e água

II. Álcool e água

III. Água e pouco sal de cozinha

Cada uma dessas misturas foi submetida a uma filtração em funil de papel e, em seguida, o líquido restante (filtrado) foi aquecido até sua total evaporação. Pergunta-se:

a) Em qual caso apareceu um resíduo sólido após a evaporação do líquido? O que era esse resíduo?

b) Qual mistura deixou um resíduo sólido no papel após a filtração? O que era esse resíduo?

2) (Unicamp – 2009, adaptado) Depois das 19 horas, os convidados começaram a chegar. Dina os recepcionava no bar, onde havia dois baldes: um deles com gelo e o outro com gelo seco. Dina bradava aos quatro cantos: “Isso faz a festa tornar-se mais química, já que esses sólidos serão usados para resfriar as bebidas!”. Curiosamente alguém pediu duas doses iguais de uísque, uma com gelo e outra com gelo seco, mas colocou os copos em uma mesa e não consumiu as bebidas. Passado certo tempo,

(8)

um colega de faculdade resolveu verificar se Dina ainda era a “sabichona” de antigamente, e foi logo perguntando:

a) “Esses sólidos, quando colocados nas bebidas, sofrem transformações. Que nomes são dados para essas duas transformações? E por que essas transformações fazem com que as bebidas se resfriem?”

b) “Dina, veja essas figuras e pense naqueles dois copos de uísque que nosso amigo não bebeu. Qual copo, da situação inicial, corresponde ao copo d da situação final? Em algum dos copos, a concentração final de álcool ficou diferente da concentração inicial? Por quê?”.

Obs: considerar a figura para responder ao item b.

3) (UFES-ES) Considere os seguintes sistemas: I - nitrogênio e oxigênio;

II - etanol hidratado; III - água e mercúrio.

Assinale a alternativa correta.

a) Os três sistemas são homogêneos.

b) O sistema III é heterogêneo e formado por substâncias compostas.

c) O sistema II é homogêneo e formado por substâncias simples e composta. d) O sistema I é homogêneo e formado por substâncias simples.

e) O sistema III é uma solução formada por água e mercúrio.

4) (UFSC-SC, adaptado) Observe os recipientes A, B e C e seus respectivos conteúdos.

(9)

Após mistura e agitação do conteúdo dos três recipientes em um só, observa-se que apenas parte do açúcar e parte do gelo permanecem insolúveis. Faça o somatório dos itens corretos.

01. o sistema é trifásico

02. o sistema possui 4 componentes 04. o sistema é bifásico

08. o sistema possui 5 componentes 16. o sistema possui 2 componentes 32. o sistema é monofásico

64. o sistema possui 3 componentes Soma ( )

5) (FUVEST-SP) O composto orgânico sólido ácido ftálico, utilizado na síntese de corantes, pode estar impurificado por naftaleno, matéria-prima para sua obtenção.

m = muito solúvel s = solúvel i = insolúvel

p = parcialmente solúvel

Baseado na tabela acima, descreva um procedimento que permita separar o ácido ftálico do naftaleno, obtendo o primeiro no estado sólido.

6) (UNICAMP-SP) Deseja-se fazer a separação dos componentes da pólvora negra, que é constituída de nitrato de sódio, carvão e enxofre. Sabe-se que o nitrato de sódio é solúvel em água, o enxofre é solúvel em dissulfeto de carbono, enquanto o carvão é insolúvel nesses solventes. Proponha um procedimento para realizar essa separação.

Referências

Documentos relacionados

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE DE BACIAS E FAIXAS MÓVEIS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO –UERJ, torna público o presente Edital, com normas,

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

1) Médias das estimativas do consenso (Bloomberg); 2) Preço-alvo originalmente para as ADRs (conversão pelo dólar projetado para o final do ano);. Stock

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of

A Ética Resolvendo Conflito Entre Direito e Moral Nesse outro estágio percebe-se que a eticidade contempla um Estado em que suas leis não são sentidas como mera coerção ao