• Nenhum resultado encontrado

I PARTE (SERVIÇOS DIÁRIOS) II PARTE (ENSINO E INSTRUÇÃO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I PARTE (SERVIÇOS DIÁRIOS) II PARTE (ENSINO E INSTRUÇÃO)"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

E DEFESA SOCIAL

POLÍCIA MILITAR DO PARÁ

AJUDÂNCIA GERAL

BOLETIM GERAL Nº 106

09 DE JUNHO DE 2014

Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, publico o seguinte:

I PARTE (SERVIÇOS DIÁRIOS)

SERVIÇO PARA O DIA 10 DE JUNHO DE 2014 (TERÇA-FEIRA)

Superior de Dia à PM MAJ QOPM DENISE CG Oficial de Dia ao CG TEN QOPM HEIDER CG Oficial Coordenador ao CIOP - 1º Turno CAP QOPM ANTÔNIO JÚNIOR CG Oficial Coordenador ao CIOP - 2º Turno CAP QOPM ADAUTO CG Oficial Coordenador ao CIOP - 3º Turno CAP QOPM KÁTIA CG Oficial Psicólogo de Dia à PM TEN QCOPM IURI CIPAS Veterinário de Dia à PM TEN QOSPM ALEXANDRE CMV Dentista de Dia à PM MAJ QOSPM MAURÍCIO ODC

II PARTE (ENSINO E INSTRUÇÃO)

ATO DO COMANDANTE GERAL

PORTARIA Nº 002/2014 – CPO:

O Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, no exercício das atribuições de Presidente da Comissão de Promoção de Oficiais da Polícia Militar do Pará,

RESOLVE:

Art. 1º NOMEAR os policiais militares relacionados a seguir para comporem a comissão encarregada de aplicar o Teste de Aptidão Física (TAF) aos Oficiais incluídos no limite quantitativo, referente às promoções previstas para o dia 25 de setembro de 2014:

I – CEL QOPM RG 16223 ARTHUR RODRIGUES DE MORAES, Presidente da Comissão;

II - MAJ QOPM RG 26288 JÚLIO ILDEFONSO DAMASCENO FERREIRA, membro da Comissão;

III - 1º TEN QOPM RG 35500 CÍNTHYA THEREZA DA COSTA MILHOMEM, membro da Comissão;

IV - 1º TEN QOAPM RG 12742 CARLOS BERNARDO LEITE DA CUNHA, membro da Comissão;

(2)

V - 2º TEN QOPM RG 35191 CHARLLENY DIONNELLY PINHEIRO LOBO, membro da Comissão;

VI - 2º SGT RG 24030 SÔNIA RODRIGUES DE ARAÚJO, membro da Comissão; VII - SD PM RG 34914 BRUNO LEONARDO DE FRANÇA GASPAR, membro da Comissão;

Art. 2º Designar os dias 26 e 27 de junho de 2014, para aplicação dos referidos testes, nas instalações do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), com início para às 08 horas;

Art. 3º Determinar ao Diretor do CMS, que remeta ao Presidente da Comissão nomeado por esta portaria, a relação dos Oficiais aptos e inaptos, para realização do TAF e que viabilize medidas necessárias para garantir assistência médica por ocasião dos testes físicos a que se refere esta portaria.

Quartel em Belém-PA, 04 de junho de 2014. DANIEL BORGES MENDES – CEL PM

COMANDANTE GERAL DA PMPA

ATO DA DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO

O CEL QOPM ARTHUR RODRIGUES DE MORAES, Diretor de Ensino e Instrução da PMPA, no uso de suas atribuições legais, aprovou o CURSO DE ADAPTAÇÃO DE CABOS PM – CAC/PM 2014 - POLOS DE TAILÂNDIA, SÃO FÉLIX DO XINGÚ E REDENÇÃO, tendo em vista análise realizada pela Seção Técnica de Ensino acerca das Notas de Instrução de Nº 004/2014 - 6ª CIPM (Tailândia), Nº 001/P-3/2014 - 36º BPM (São Félix do Xingu), Nº 001/2014 – 7º BPM (Redenção), aprovou os referidos documentos para fins de execução nos polos do Curso de Adaptação de Cabos PM – CAC/PM-2014, respectivamente, nos termos seguintes:

I - POLO DE TAILÂNDIA / 6ª CIPM:

NOTA DE INSTRUÇÃO DE Nº 004/2014 - 6ª CIPM (Tailândia) CURSO DE ADAPTAÇÃO DE CABOS PM/2014

1. IDENTIFICAÇÃO:

1.1. Unidade Responsável: 6ª CIPM (Tailândia)

1.2. Nível / Denominação: Curso de Adaptação de Cabos. 1.3. Coordenador do Curso: MAJ PM ROBSON.

1.4. Titulação: Especialista.

2. CARACTERIZAÇÃO DO CURSO: 2.1. Carga Horária: 200 h/a

2.2. Tipo / Modalidade: Adaptação Profissional 2.3. Período de realização: 02 a 27 de junho de 2014.

(3)

2.4. Número de vagas: 15 vagas.

2.5. Clientela: Cabos PM das OPM's subordinadas ao CPR IV (TUCURUÍ). 3. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS DO PROGRAMA DE INSTRUÇÃO: 3.1. JUSTIFICATIVA:

O crescimento populacional do Estado do Pará, cada vez mais exige uma atuação dos profissionais de segurança pública condizente com as necessidades contextuais detectadas, e o conhecimento amplo e generalizado torna-se determinante da modalidade de intervenção humana no contexto social, possibilitando o enfrentamento de situações complexas e de soluções inusitadas.

Desta feita, o Projeto Pedagógico do CAC vem com uma abordagem centrada no aluno, vinculando teoria e prática com vistas a um aprendizado que permita eficiência no desempenho das funções, bem como o acompanhamento da constante evolução social. As disciplinas foram criteriosamente selecionadas, considerando os principais objetivos, eixos articuladores, áreas temáticas e orientações teórico-metodológicas.

O Policial Militar, após o curso, compreenderá melhor que durante um eminente confronto o mais importante depois da sua segurança pessoal, é preservar vidas.

3.2 OBJETIVOS: a) GERAL:

Proporcionar aos discentes conhecimentos atualizados na área de Segurança Pública e de defesa do Cidadão, adequados às orientações da SENASP, que propiciem a compreensão da realidade e a reflexão de forma crítica da prática profissional.

b) ESPECÍFICOS:

- Desenvolver habilidades para o desempenho da atividade policial militar de caráter preventivo e/ou repressivo, visando o atendimento ao cidadão com enfoque à segurança, proteção e orientação em todas as suas atuações.

- Habilitar o Cabo PM no conhecimento dos princípios gerais de Direitos Humanos, da ética e da cidadania;

- Propor conhecimentos necessários para que o policial militar adquira habilidades no trato com armamento e saiba distinguir o momento oportuno do uso da arma de fogo;

- Melhorar a qualidade no atendimento, percepção e sensibilização no desempenho das tarefas executadas.

4. NECESSIDADE / IMPORTÂNCIA DO CURSO:

O Curso de ADAPTAÇÃO DE CABOS visa proporcionar atualização profissional às praças da Polícia Militar promovidos em conformidade com a Lei Nº 6.669 de 27 JUL 2004, e tem por finalidade apresentar ao seu corpo discente conceitos, problemas e realidades que se apresentam no contexto social do Estado do Pará, do Brasil e do mundo, vinculando tais situações com realidade policial no exercício da atividade de segurança e Defesa do Cidadão.

(4)

A proposição do CAC, nos Polos fora da capital do Estado, é amainar os transtornos sociais e administrativos ocasionados pela movimentação do efetivo daquelas regiões para a realização do curso em pólos diferentes de suas unidades de origem.

5. DESENHO CURRICULAR:

Área Temática da Matriz Disciplinas C/H

III Cultura e Conhecimentos Jurídicos

1 Direitos Humanos 20 2 Conduta Ética na atividade policial 10 3 Conhecimento básico de direito para a

atividade policial militar

50

4 Noções de Legislação Básica Institucional 10 IV Modalidade de Gestão de

Conflitos e Eventos Críticos

5 Gerenciamento de Crises 30

VIII

Funções, técnicas e procedimentos em Segurança

Pública

6 Técnica Policial Militar 30 7 Fundamento de Polícia Comunitária 20 8 Armamento, munição e tiro defensivo 30

TOTAL 200

6. DO CURSO:

6.1. O curso funcionará na sede em instalação física disponibilizada pelo CFAP para fim de capacitação profissional.

6.2. O funcionamento do Curso será em regime intensivo, sendo que a duração será de 05 (cinco) h/a, correspondente a 04h20min, por turno de aula, sendo dois turnos diários de segunda a sexta-feira.

6.3. O total de docentes por turma corresponderá à demanda da própria unidade, a fim de atender a relação da Demanda x Recurso Humano.

6.4. Extraordinariamente poderão ser utilizadas outras instalações, de acordo com a conveniência e oportunidade, porém sempre com vista à melhor qualificação do corpo discente.

6.5. Período do Curso: 02 a 27 de junho de 2014, com aulas no turno da manhã (08h00min às 12h20min) e no turno da tarde (13h30 às 17h50min).

6.6. Documentos necessários: Ofício de Apresentação dos policiais militares nas unidades onde será realizado o CAC.

7. METODOLOGIA DE ENSINO:

Aulas expositivas, teóricas e práticas, com emprego de técnicas e recursos audiovisuais e de computação. Estudo de casos e exercícios simulados.

(5)

8. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: 8.1. DA AVALIAÇÃO:

a) CORPO DOCENTE:

O Corpo Docente será selecionado pelas unidades onde será realizado o CAC e no caso de falta de instrutores, a DEI deverá ser informada em tempo hábil para as devidas providências. Serão ministradas instruções sem ônus para a PMPA, portanto com oficiais e praças capacitado no período de serviço dos mesmos.

b) CORPO DISCENTE:

A avaliação do Corpo Discente será realizada pelo instrutor da Disciplina com aplicação de provas escritas ou trabalhos, devendo ser verificada a assimilação do aluno durante o curso ao final da carga horária de cada Disciplina. O aluno que não conseguir obter a nota mínima 6,0 (seis) será submetido a novo programa de instrução. Também será submetido a novo programa de instrução o aluno que tiver frequência menor que 85%, em cada disciplina, além do previsto no CEDPM relativo à conduta disciplinar do policial militar, podendo ainda o Sr. Diretor de Ensino e Instrução da PMPA determinar normas específicas para o Programa. Para determinar a média geral e classificação dos alunos será feita a somatória das notas e o resultado será dividido pelo número de disciplinas.

9. NORMAS GERAIS:

9.1. Durante o Curso os policiais militares estarão sujeitos às normas internas da Unidade executora, no caso a 6ª CIPM.

9.2. O Coordenador do Curso será responsável por toda a vida acadêmica do policial militar, bem como pela providência, em tempo hábil, de todos os meios necessários para o bom andamento das aulas e exercícios referentes ao curso.

9.3. O professor deverá, na sua disciplina, utilizar-se dos recursos da transversalidade e interdisciplinaridade, com o objetivo de sintonizar os conteúdos debatidos em sala de aula com o exercício da Ética, Cidadania e com o respeito inquestionável aos Direitos Humanos.

9.4. Deverá ser confeccionado relatório ao final do curso, onde serão relatadas todas as alterações, sejam positivas e negativas, com o objetivo de informar as Instituições envolvidas no processo de ensino, além de subsidiar a Diretoria de Ensino da PMPA quanto aos planejamentos futuros.

9.5. Previsão de Munição, Alvos e Obréias: a munição utilizada no curso será solicitada/fornecida pela Diretoria de Ensino e Instrução conforme os quadros abaixo:

a) PREVISÃO DE MUNIÇÃO:

CALÍBRE QUANT. ALUNOS TIROS POR ALUNOS QUANT. TOTAL

.40 15 100 1500

.30 15 100 1500

(6)

b) ALVOS E OBRÉIAS:

ALVOS TIPO QUANT. ALUNOS QUANT. POR ALUNOS QUANT. TOTAL

PM-L-4 15 2 30

PM-L-74 15 2 30

Total 60

10. DISPOSIÇÕES FINAIS:

10.1. A Coordenação geral do curso ficará a cargo da DEI/PMPA.

10.2. O P3 da OPM deverá remeter à DEI nota de instrução do referido curso, com base no projeto pedagógico do Curso à Graduação de Cabos da PMPA/DEI, publicado no Adit. ao BG Nº 160, de 31 AGO 2010.

10.4. O relatório referentes ao Curso deverá seguir os modelos estipulados pela NPCEI, republicada no Adit. ao BG Nº 018, de 27 JAN 2003.

Tailândia-PA, maio de 2014.

ROBSON MARTINS DE OLIVEIRA – MAJ QOPM RG 21147 Comandante da 6ª CIPM

(Nota nº 140/2014 – DEI).

II – POLO DE SÃO FÉLIX DO XINGÚ / 36º BPM: NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 001/P-3/2014

CURSO DE ADAPTAÇÃO DE CABOS PM/2014 – POLO SÃO FÉLIX DO XINGU 1. FINALIDADE

O presente documento tem por objeto nortear as ações que serão adotadas por esta Unidade com escopo de se capacitar os Cabos pertencentes ao 36º BPM e que não possuem o Curso de Adaptações de Cabos, o qual é pré-requisito ao acesso ao Curso de Formação de Sargentos.

2. DOCUMENTAÇÃO BÁSICA

- Projeto Pedagógico do Curso à Graduação de Cabos da PMPA/DEI, publicado no Adit. ao BG Nº 160, de 31 AGO 2010;

- Manual Técnico Curso de Adaptação de Cabos – MTPM – 001-08DE/PMPA; - Boletim Geral Nº 103, de 07 de junho 2013.

3. OBJETIVO 3.1) GERAL

Proporcionar adaptação profissional aos Cabos PM para o desempenho das funções dessa graduação de maneira eficiente e eficaz.

3.2) ESPECÍFICOS

a) Proporcionar conhecimentos necessários para que o CB PM atue nas atividades policiais militares para o manuseio das ferramentas jurídicas, técnicas e táticas inerentes à sua atividade policial militar;

(7)

b) Propiciar o desenvolvimento das habilidades de manuseio de armamento policial, para a abordagem policial e atuação em segurança pública, com respeito aos direitos humanos e pela consecução de ações e operações policiais militares que vão desde a atuação comunitária até o gerenciamento de crises.

c) Oportunizar a tomada de atitudes profissionais para a proteção dos direitos humanos e proximidade com a comunidade, alicerçadas na conduta ética policial militar e nos procedimentos técnicos e táticos adotados pela corporação.

4. EXECUÇÃO

4.1) MATRIZ CURRICULAR

A Matriz Curricular do CAC comunga da definição dos eixos temáticos contidos na Matriz Curricular Nacional – SENASP/2009, cujas disciplinas encontram-se distribuídas conforme adiante:

Área Temática da Matriz Disciplinas C/H

III Cultura e Conhecimentos Jurídicos

1 Direitos Humanos 20 2 Conduta Ética na atividade policial 10 3 Conhecimento básico de direito para a

atividade policial militar

50

4 Noções de Legislação Básica Institucional 10 IV Modalidade de Gestão de

Conflitos e Eventos Críticos

5 Gerenciamento de Crises 30

VIII

Funções, técnicas e procedimentos em Segurança

Pública

6 Técnica Policial Militar 30 7 Fundamento de Polícia Comunitária 20 8 Armamento, munição e tiro defensivo 30

TOTAL 200

4.2) DO CURSO

1. O curso funcionará em instalação física do Pelotão de Ourilândia do Norte, para fim de capacitação profissional.

2. O funcionamento do Curso será em regime intensivo, sendo que a duração será de 05 (cinco) h/a cada turno.

3. O total de docentes por turma corresponderá à demanda da própria unidade, afim de atender a relação da demanda x recurso humano.

4. Extraordinariamente poderão ser utilizadas outras instalações, de acordo com a conveniência e oportunidade, porém sempre com vista à melhor qualificação do corpo discente.

(8)

5. Período do curso: mês de junho e julho de 2014, sendo que no mês de julho as aulas ocorrerão em sistema intensivo de terça a quinta nos três turnos: distribuído em uma turma, com aulas no turno da manhã (08h00min às 12h20min) e no turno da tarde (14h00 às 18h20min) e em julho, devido a operação veraneio as aulas também serão ministradas de terça a quinta das 19h30 às 22h30.

6. Documentos necessários: ofício de apresentação dos policiais militares na Unidade onde será realizado o CAC.

4.3) METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas teóricas, aulas práticas, estudo de casos, com emprego de simulações, de técnicas, exercícios e recursos audiovisuais.

4.4) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A) CORPO DOCENTE:

O Corpo Docente será oriundo do 36º BPM, utilizando-se Oficiais e Praças com experiência e qualificação técnica na área de ensino e instrução.

b) CORPO DISCENTE:

A avaliação do Corpo Discente será realizada pelo instrutor da Disciplina com aplicação de provas escritas ou trabalhos, devendo ser verificada a assimilação do aluno durante o curso ao final da carga horária de cada Disciplina. O aluno que não conseguir obter a nota mínima 6,0 (seis) será submetido a novo programa de instrução. Também será submetido a novo programa de instrução o aluno que tiver frequência menor que 85%, em cada disciplina, além do previsto no CEDPM relativo à conduta disciplinar do policial militar, podendo ainda o Sr. Diretor de Ensino e Instrução da PMPA, determinar normas específicas para o curso. Para determinar a média geral e classificação dos alunos será feita a somatória das notas e o resultado será dividido pelo número de disciplinas.

5. NORMAS GERAIS

5.1. Durante o Curso os policiais militares estarão sujeitos às normas internas da Unidade executora, bem como às normas funcionais da Corporação.

5.2. O Coordenador do Curso será responsável por toda a vida acadêmica do policial militar, bem como pela providência, em tempo hábil, de todos os meios necessários para o bom andamento das aulas e exercícios referentes ao curso.

5.3. O instrutor deverá, na sua disciplina, utilizar-se dos recursos da transversalidade e interdisciplinaridade, com o objetivo de sintonizar os conteúdos debatidos em sala de aula com o exercício da Ética, Cidadania e com o respeito inquestionável aos Direitos Humanos.

5.4. Deverá ser confeccionado relatório mensal e ao final do curso, onde serão relatadas todas as alterações, sejam positivas e negativas, com o objetivo de informar e subsidiar a Diretoria de Ensino da PMPA quanto aos planejamentos futuros.

(9)

5.5. Previsão de Munição, Alvos e Obreias: a munição utilizada no curso será fornecida pela Diretoria de Ensino e Instrução conforme os quadros seguintes:

MUNIÇÃO

CALIBRE QUANT. ALUNOS TIROS POR ALUNO TOTAL

.40 S&W 15 100 1.500

.30 S&W 15 100 1.500

ALVOS E OBRÉIAS:

ALVOS

TIPO QUANT. ALUNOS QUANT. POR ALUNO TOTAL

PM-L-4 15 02 30

PM-L-74 15 02 30

OBREIAS 01 Milheiro 15 100 1.500

EQUIPAMENTO PARA PROTEÇÃO (Obrigatório durante a Prática de Tiro) c.1. Colete Balístico

c.2. Óculos de Proteção c.3. Proteção Auricular 6. DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. A Coordenação geral do curso ficará a cargo da DEI da PMPA.

6.2. O Comandante do 36º BPM deverá remeter à DEI nota de instrução do referido curso, com base no projeto pedagógico do Curso à Graduação de Cabos da PMPA/DEI, publicado no Adit. ao BG Nº 160, de 31 AGO 2010.

6.3. O recurso Orçamentário-Financeiro será de responsabilidade da Polícia Militar. 6.4. Os relatórios referentes ao Curso deverão seguir os modelos estipulados pela NPCEI, republicada no Adit. ao BG Nº 018, de 27 JAN 2003.

7. UNIFORME: Instrução completo (5ºA) e TFM. 8. PRESCRIÇÕES DIVERSAS:

a) O chefe do P-1 deverá providenciar efetivo para a instrução;

b) O chefe do P-3, sob a indicação do comandante da Unidade deverá convocar os instrutores, bem como providenciar ofício para o CTT solicitando o estande de tiro;

c) O almoxarife deverá providenciar armamento, equipamento e munições a serem utilizadas na instrução de tiro e ainda efetuar a limpeza das salas de instruções deixando-as em condições de uso;

d) O chefe da motomecanização deverá disponibilizar VTR’s para as aulas praticas bem como o ônibus para a condução dos instruendos ao estande de tiro.

e) O Subcomandante deverá providenciar ambulância e equipe médica para o dia da prática de tiro.

(10)

f) Concluídas as atividades docentes, as Atas de Conclusão do Curso e de Tiro Defensivo serão encaminhadas à Diretoria de Ensino e Instrução para fins de publicação dos concluintes em Boletim Geral da corporação.

São Félix do Xingu-PA, maio de 2014. JOÃO LUIZ DOS SANTOS – TEN CEL PM RG 13904

Comandante do 36º BPM (Nota nº 140/2014 – DEI).

III – POLO DE REDENÇÃO / 7º BPM:

NOTA DE INSTRUÇÃO Nº Nº 001/2014 – 7º BPM (Redenção) CURSO DE ADAPTAÇÃO DE CABOS PM/2014 – POLO REDENÇÃO 1. FINALIDADE

A construção de um conjunto de ações que venham nortear o processo de ensino e instrução dentro da PMPA é de extrema importância para se alcançar efetivamente resultados positivos nesta área.

Considerando, pois, as experiências obtidas através das turmas anteriores, formula-se o preformula-sente documento, no intuito de estabelecer as principais providências a formula-serem adotadas por ocasião da execução do Curso de Adaptação de Cabos – CAC PM/2014, no 7º BPM.

2. DOCUMENTAÇÃO BÁSICA

- Projeto Pedagógico do Curso à Graduação de Cabos da PMPA/DEI, publicado no Adit. ao BG Nº 160, de 31 AGO 2010;

- Manual Técnico Curso de Adaptação de Cabos – MTPM – 001-08 DEI/PMPA ; - Boletim Geral Nº 103, de 07 de junho 2013.

3. OBJETIVO 3.1) GERAL

Proporcionar adaptação profissional aos Cabos PM para o desempenho das funções dessa graduação de maneira eficiente e eficaz.

3.2) ESPECÍFICOS

a) Proporcionar conhecimentos necessários para que o CB PM atue nas atividades policiais militares para o manuseio das ferramentas jurídicas, técnicas e táticas inerentes à sua atividade policial militar;

b) Propiciar o desenvolvimento das habilidades de manuseio de armamento policial, para a abordagem policial e atuação em segurança pública, com respeito aos direitos humanos e pela consecução de ações e operações policiais militares que vão desde a atuação comunitária até o gerenciamento de crises.

(11)

c) Oportunizar a tomada de atitudes profissionais para a proteção dos direitos humanos e proximidade com a comunidade, alicerçadas na conduta ética policial militar e nos procedimentos técnicos e táticos adotados pela corporação.

4. EXECUÇÃO

4.1) MATRIZ CURRICULAR

A Matriz Curricular do CAC comunga da definição dos eixos temáticos contidos na Matriz Curricular Nacional – SENASP/2009, cujas disciplinas encontram-se distribuídas conforme adiante:

Área Temática da Matriz Disciplinas C/H

III Cultura e Conhecimentos Jurídicos

1 Direitos Humanos 20 2 Conduta Ética na atividade policial 10 3 Conhecimento básico de direito para a

atividade policial militar

50

4 Noções de Legislação Básica Institucional 10 IV Modalidade de Gestão de

Conflitos e Eventos Críticos

5 Gerenciamento de Crises 30

VIII

Funções, técnicas e procedimentos em Segurança

Pública

6 Técnica Policial Militar 30 7 Fundamento de Polícia Comunitária 20 8 Armamento, munição e tiro defensivo 30

TOTAL 200

4.2) DO CURSO

1. O curso funcionará em instalação física disponibilizada pelo 7º BPM, para fim de capacitação profissional.

2. O funcionamento do Curso será em regime intensivo, sendo que a duração será de 05 (cinco) h/a cada turno.

3. O total de docentes por turma corresponderá a 26 (vinte e seis) alunos.

4. Extraordinariamente poderão ser utilizadas outras instalações, de acordo com a conveniência e oportunidade, porém sempre com vista à melhor qualificação do corpo discente.

5. Período do curso: 26 de maio a 27 de julho de 2014, com aulas no turno da manhã (08h00min às 12h20min).

4.3) METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas teóricas, aulas práticas, estudo de casos, com emprego de simulações, de técnicas, exercícios e recursos audiovisuais.

(12)

4.4) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM a) CORPO DOCENTE:

O Corpo Docente será selecionado pelo Comando do 7º BPM, utilizando Oficiais e Praças com experiência na área de ensino e instrução.

b) CORPO DISCENTE:

A avaliação do Corpo Discente será realizada pelo instrutor da Disciplina com aplicação de provas escritas ou trabalhos, devendo ser verificada a assimilação do aluno durante o curso ao final da carga horária de cada Disciplina. O aluno que não conseguir obter a nota mínima 6,0 (seis) será submetido a novo programa de instrução. Também será submetido a novo programa de instrução o aluno que tiver frequência menor que 85%, em cada disciplina, além do previsto no CEDPM relativo à conduta disciplinar do policial militar, podendo ainda o Sr. Diretor de Ensino e Instrução da PMPA determinar normas específicas para o curso. Para determinar a média geral e classificação dos alunos será feita a somatória das notas e o resultado será dividido pelo número de disciplinas.

5. NORMAS GERAIS

5.1. Durante o Curso os policiais militares estarão sujeitos às normas internas da Unidade executora, bem como às normas funcionais da Corporação.

5.2. O Coordenador do Curso será responsável por toda a vida acadêmica do policial militar, bem como pela providência, em tempo hábil, de todos os meios necessários para o bom andamento das aulas e exercícios referentes ao curso.

5.3. O instrutor deverá, na sua disciplina, utilizar-se dos recursos da transversalidade e interdisciplinaridade, com o objetivo de sintonizar os conteúdos debatidos em sala de aula com o exercício da Ética, Cidadania e com o respeito inquestionável aos Direitos Humanos.

5.4. Deverá ser confeccionado relatório mensal e ao final do curso, onde serão relatadas todas as alterações, sejam positivas e negativas, com o objetivo de informar e subsidiar a Diretoria de Ensino da PMPA quanto aos planejamentos futuros.

5.5. Previsão de Munição, Alvos e Obreias: a munição utilizada no curso será fornecida pela Diretoria de Ensino e Instrução conforme os quadros seguintes:

MUNIÇÃO

CALIBRE QUANT. ALUNOS TIROS POR ALUNO TOTAL

.40 S&W 26 50 1.300

.30 S&W 26 100 2.600

ALVOS E OBRÉIAS:

ALVOS TIPO QUANT. ALUNOS QUANT. POR ALUNO TOTAL

PM-L-4 26 02 52

PM-L-74 26 02 52

(13)

c) EQUIPAMENTO PARA PROTEÇÃO (Obrigatório durante a Prática de Tiro) c.1. Colete Balístico

c.2. Óculos de Proteção c.3. Proteção Auricular 6. DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. O Comandante da Unidade que realiza o CAC deverá remeter à DEI nota de instrução do referido curso, com base no projeto pedagógico do Curso à Graduação de Cabos da PMPA/DEI, publicado no Adit. ao BG Nº 160, de 31 AGO 2010.

6.2. O recurso Orçamentário-Financeiro será de responsabilidade da Polícia Militar. 6.3. Os relatórios referentes ao Curso deverão seguir os modelos estipulados pela NPCEI, republicada no Adit. ao BG Nº 018, de 27 JAN 2003.

7. UNIFORME: Instrução completo (5ºA) e TFM. 8. PRESCRIÇÕES DIVERSAS:

a) O Chefe do P-1 deverá providenciar efetivo para a instrução;

b) O Chefe do P-3, sob a indicação do Comandante da Unidade deverá convocar os instrutores, bem como providenciar ofício solicitando o estande de tiro;

c) O Almoxarife deverá providenciar armamento, equipamento e munições a serem utilizadas na instrução de tiro e ainda efetuar a limpeza das salas de instruções deixando-as em condições de uso;

d) O Chefe da Motomecanização deverá disponibilizar VTR’s para as aulas práticas bem como o caminhão condutor do 7º BPM para a condução dos instruendos ao estande de tiro.

e) Concluídas as atividades docentes, as Atas de Conclusão do Curso e de Tiro Defensivo serão encaminhadas à Diretoria de Ensino e Instrução para fins de publicação dos concluintes em Boletim Geral da corporação.

Redenção-PA, maio de 2014.

FRANCISCO ANTÔNIO PAIVA RIBAS - CAP QOPM RG 27036 CHEFE DO P/2 e P/3 do 7º BPM

(Nota nº 140/2014 – DEI).

ANEXO I = EMENTAS DAS DISCIPLINAS: I. DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS (20 h/a):

1. EMENTA: Objetiva atualizar os conhecimentos do discente quanto aos Direitos Humanos e sua aplicabilidade em casos concretos da atividade Policial Militar, proporcionando ao policial militar a reflexão crítica sobre sua atividade cotidiana.

2. OBJETIVOS: Apresentar ao discente os princípios dos Direitos Humanos, sua importância para a sociedade atual, uma vez que é direito inerente a pessoa humana, trazendo o discente a discutir, refletir e repensar seus conceitos sobre o assunto.

(14)

3. UNIDADES DIDÁTICAS: • Conceito;

• Direito Internacional Humanitário; • Uso da força policial e de armas de fogo; • Controle Social;

• Grupos Vulneráveis;

• Vítimas da criminalidade e do abuso de poder. • Poderes básicos da aplicação da lei;

• Direitos Humanos no Brasil e a relação com Direito Internacional dos Direitos humanos;

• Direitos humanos como limite no contexto da segurança pública; 4. METODOLOGIA APLICADA:

As estratégias de ensino devem privilegiar métodos, técnicas e uso de tecnologias que levem em conta, tanto quanto possível, as experiências individuais dos policiais em formação / qualificação, a fim de motivá-los, facilitando assim o processo de construção do conhecimento.

Além disso, o processo de ensino aprendizagem deverá ser centrado na análise jurídica de situações reais, que se apresentem ou possam apresentar-se no dia-a-dia do policial, com vistas à realização de atividade mental tendente à efetiva construção do conhecimento.

II. DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DE CRISES (30 h/a)

1. EMENTA: objetiva capacitar o policial para identificar as situações de crise ou diagnosticar a possibilidade de sua emergência, analisar rapidamente as alternativas para encaminhá-las a uma solução, administrar de maneira equilibrada os conflitos que surgem nessas situações de crise e apresentar comportamentos assertivos.

2. OBJETIVOS: Propiciar ao policial militar a compreensão da dinâmica do evento crítico e as concepções doutrinárias que norteiam a otimização da técnica na execução das ações policiais, objetivando resoluções aceitáveis para a sociedade, bem como para o Sistema de Defesa Social.

3. UNIDADES DIDÁTICAS: • Conceitos;

• Doutrina de gerenciamento de crises; • Difusão do conhecimento;

• Características de um evento crítico; • Classificação dos graus de risco ou ameaça; • Tipologia dos causadores do evento crítico; • Critérios de ação no gerenciamento de crises;

(15)

• Ações preliminares e resposta inicial da polícia; • Responsabilidade do gerente da crise;

• Fases do evento crítico; • Alternativas táticas; • Suporte técnico.

III. DISCIPLINA: TIRO DEFENSIVO NA PRESERVAÇÃO DA VIDA (40 h/a). 1. EMENTA: A disciplina visa capacitar os discentes a recorrer ao uso da arma de fogo dentro dos princípios que regem as ações dos Encarregados de Aplicação da Lei, dando ênfase à Doutrina do Método Giraldi de Tiro Defensivo na Preservação da Vida vinculada com os Direitos Humanos.

2. OBJETIVOS: Capacitar os discentes a recorrer ao uso da arma de fogo dentro dos princípios da legalidade, segurança própria e de terceiros, e da proporcionalidade, desenvolver habilidades para montar, desmontar, manejar e utilizar o armamento convencional disponibilizado pela força policial.

3. UNIDADES DIDÁTICAS: • Princípios do tiro defensivo; • Regras básicas de segurança;

• Visão periférica durante a execução do tiro; • Proteção durante o tiro;

• Armas de fogo utilizadas atualmente no treinamento de tiro defensivo pela PMPA; • Pista de Tiro Policial.

IV. DISCIPLINA: TÉCNICA POLICIAL MILITAR (30 h/a).

1. EMENTA: Visa esta disciplina, capacitar o discente a planejar e executar abordagens observando os princípios legais, bem como dos Direitos Humanos e de segurança individual e coletiva, proporcionando maior segurança e efetividade do Policial em serviço.

2. OBJETIVOS: Planejar ações de abordagem primando pela segurança individual e coletiva, Ilustrar de que maneira os princípios de direitos humanos podem ser aplicados à prática policial do cotidiano, utilizando técnicas policiais adequadas à oportunidade, Arcabouço Jurídico.

3. UNIDADES DIDÁTICAS:

• Abordagem: Princípios da abordagem e maneiras de se abordar as pessoas a pé; veículos suspeitos; ônibus; caminhão; motocicletas;

• Como efetuar o desarmamento dos suspeitos; • Sobrevivência policial;

• Códigos para atendimento de ocorrências.

(16)

V. DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE POLÍCIA COMUNITÁRIA (20 h/a)

1. EMENTA: Visa proporcionar o policial militar conhecimentos básicos a respeito da doutrina de Polícia Comunitária, destacando as vantagens e estratégias para se efetivar este tipo de policiamento.

2. OBJETIVOS: Propiciar ao profissional da área de Segurança do Cidadão os Conhecimentos sobre as questões teóricas e empíricas relacionadas à estratégia de Polícia Comunitária. Instrumentalizar o policial para atender as vantagens, os problemas e a metodologia de Polícia Comunitária.

3. UNIDADES DIDÁTICAS: • Problemas da sociedade atual;

• Polícia comunitária comparada no plano internacional;

• Diretrizes para a interação com a comunidade – parceria com a comunidade; • Mudança gerencial;

• A integração com entidades representativas da comunidade; • Diferenças básicas da polícia tradicional e da comunitária; • Os dez princípios da polícia comunitária;

• O que não é policiamento comunitário;

• Implantação do modelo de polícia comunitária: condições básicas; • Princípios da polícia moderna;

• Mobilização comunitária;

• Atividades que poderão ser desenvolvidas na comunidade.

VI. DISCIPLINA: NOÇÕES BÁSICAS DE DIREITO PARA A ATIVIDADE PM (30 h/a) 1. EMENTA: Visa atualizar conhecimento do discente quanto ao ordenamento jurídico brasileiro e sua aplicabilidade em casos concretos da atividade policial militar, proporcionando ao Policial Militar a reflexão crítica sobre sua atividade cotidiana.

2. OBJETIVOS: Propiciar ao profissional da área de Segurança os princípios do Direito, sua importância para a função policial, uma vez que é utilizado diariamente pelo policial militar, nas mais diversas atribuições, trazendo o discente a discutir, refletir e repensar seus conceitos.

3. UNIDADES DIDÁTICAS:

Crime – Definição, Formas do Crime, Elementos Subjetivos do crime, Flagrante Delito, Excludente de Ilicitude, Identificação de Suspeito, Inviolabilidade do Domicílio, Imunidades e Prerrogativas, Testemunha, Porte de Arma.

VII. DISCIPLINA: CONDUTA ÉTICA NA ATIVIDADE POLICIAL (10 h/a)

1. EMENTA: Objetiva atualizar os conhecimentos do discente quanto a necessidade de atuação profissional dentro dos padrões éticos e morais que regulam a vida em sociedade, bem como pertinente à conduta ética dos aplicadores da lei nos termos do ordenamento jurídico internacional preceituados nos Direitos Humanos.

(17)

2. OBJETIVOS: Apresentar ao discente os princípios éticos e morais dos Direitos Humanos, sua importância para a sociedade atual, uma vez que é direito inerente a pessoa humana, trazendo o discente a discutir, refletir e repensar seus conceitos sobre o assunto.

3. UNIDADES DIDÁTICAS: • Ética e Moral;

• Ética Pessoal e Ética Profissional;

• Código de Ética e Disciplina Policial Militar – Princípios da Hierarquia e Disciplina Policial Militar; Comando e Subordinação; Deontologia e Valor Policial Militar; Ética e Compromisso Policial Militar; Violação dos Deveres PM.

• Conduta Ética e Legal na Aplicação da Lei 4. METODOLOGIA APLICADA:

As estratégias de ensino devem privilegiar métodos, técnicas e uso de tecnologias que levem em conta, tanto quanto possível, as experiências individuais dos policiais em formação / qualificação, a fim de motivá-los, facilitando assim o processo de construção do conhecimento.

Além disso, o processo de ensino aprendizagem deverá ser centrado na análise ético-moral das situações reais, de forma a conduzir o Policial Militar, através do convencimento, à tomada de posturas dentro dos padrões ético-morais vigente na corporação e respaldados no ordenamento jurídico nacional.

VIII. DISCIPLINA: NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO BÁSICA POLICIAL MILITAR (10 h/a) 1. EMENTA: Objetiva atualizar os conhecimentos do discente quanto às principais leis e decretos vigentes na corporação de modo a permitir que o profissional de segurança pública, na graduação de Cabo PM, possa conhecer e se conduzir dentro dos parâmetros legais existentes na corporação, conhecendo seus direitos e obrigações.

2. OBJETIVOS: Apresentar ao discente as principais leis existentes na corporação possa conhecer e se conduzir dentro dos parâmetros legais existentes na corporação, conhecendo seus direitos e obrigações.

3. UNIDADES DIDÁTICAS:

• Lei de Promoção de Praças (Lei nº 5250, de 29 de julho de 1985): Critérios e Condições para Promoção; Quadro de Acesso; Antiguidade, Interstício e Qualificações PM; Processamento das Promoções; Comissão de Promoção de Praças.

• Estatuto dos Policiais Militares (Lei nº 5251, de 02 de outubro de 1985): Disposições Preliminares; Hierarquia e Disciplina; Círculos Hierárquicos; Cargo e Função; Deveres, Compromisso, Comando e Subordinação; Violação das Obrigações e dos Deveres; Direitos e Prerrogativas; Remuneração; Promoção; Férias e outros agastamentos; Licenças, Pensões; Agregação, Reversão, Excedente, Ausente, Desertor, Desaparecido, Extraviado; Reserva e Reforma; Demissão, Licenciamento, Exclusão, Falecimento e Tempo de Serviço.

(18)

• Código de Ética e Disciplina Policial Militar – Abrangência; Competência; Transgressões Disciplinares; Classificação, Especificação e Julgamento das Transgressões Disciplinares; Normas para Aplicação e Cumprimento das Punições Disciplinares; Medidas Disciplinares Cautelares; Modificação das Punições e Comportamento Policial Militar.

• Lei nº 6.669, de 27 de julho de 2004 – Lei da Carreira dos Cabos e Soldados da PMPA:

4. METODOLOGIA APLICADA:

A legislação deverá ser apresentada e comentada mensurando-se o grau de conhecimento e intimidade de cada Policial Militar com as mesmas, proporcionando-se a tirada de dúvidas, assim como o aprofundamento de questões pertinentes ao exercício de sua atividade profissional na graduação de Cabo PM.

Quartel em Belém-PA, 26 de maio de 2014. RONALDO BRAGA CHARLET – MAJ QOPM RG 22054

CHEFE DA SEÇÃO TÉCNICA/DEI (Nota nº 140/2014 - DEI).

III PARTE (ASSUNTOS GERAIS E ADMINISTRATIVOS)

1 - ASSUNTOS GERAIS

A) ALTERAÇÕES DE OFICIAIS

APRESENTAÇÃO NO LIVRO DOS OFICIAIS – AJG

02 JUN 2014:

TEN CEL QOPM RG 18329 BENEDITO TOBIAS SABBÁ CORRÊA, da CorCPR II (Marabá), por ter vindo a Capital do Estado, para ouvir os acusados em IPM do qual é encarregado, retornando para o município de Marabá-PA, no dia 07 JUN 2014.

TEN CEL QOPM RG 18329 BENEDITO TOBIAS SABBÁ CORRÊA, CorCPR II, por ter sido promovido ao posto de TEN CEL PM, em 21 ABR 14.

04 JUN 2014:

MAJ QOPM RG 27022 FÁBIO ROBERTO DIAS DE CARVALHO, do CPR VIII (Altamira), por ter vindo a Capital do Estado, para tratar de assuntos particulares, retornando no dia 07 JUN 2014.

CAP QOPM RG 29180 ALESSANDRO SILVA CELESTINO, do CPR VIII (Altamira), por ter vindo a Capital do Estado, em razão da apresentação para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais/2014, com início previsto para o dia 09 JUN 2014.

CAP QOPM RG 24947 EXPEDITO MARCOS MATTOS ANDRADE, do CPR X (Itaituba), por ter vindo a Capital do Estado, tratar de assuntos particular junto a DEI e DP.

(19)

CAP QOPM RG 30353 JOÁS SOUZA PEREIRA, do CG/DP, por ter sido apresentado no QCG, em razão de haver cessado o motivo de sua permanência na Assembléia Legislativa do Pará.

CEL QOPM RG 7623 ARTUR JOSÉ DE FIGUEIREDO PIEDADE, do CG, por ter seguido para a cidade do Rio de Janeiro-RJ, no período de 07 a 11 ABR 2014, para participar de reunião extraordinária relacionada a Segurança Pública.

CEL QOPM RG 7623 ARTUR JOSÉ DE FIGUEIREDO PIEDADE, do CG, por ter seguido para a cidade de Campo Grande–MS, no período de 03 a 06 DEZ 2013, para participar de reunião ordinária da CNCG / CBM.

CAP QOPM RG 30358 SIMONE FRANCESKA PINHEIRO DAS CHAGAS, do CG, por ter seguido para a cidade de Campo Grande–MS, no período de 03 a 06 DEZ 2013, acompanhando o Chefe de Gabinete do Comando Geral da PMPA.

CAP QOAPM RG 12157 ROBERTA MARIA DE OLIVEIRA MARQUES, do HME/CMS, por ter retornado do gozo de férias regulamentar.

05 JUN 2014:

1° TEN QOAPM RG 18399 ALMERINDO LIMA DE SOUSA, da 9ª CIPM (São Miguel do Guamá), por ter vindo a Capital do Estado, por ordem do Comandante da 9ª CIPM (São Miguel do Guamá), a fim de tratar de assunto administrativo.

06 JUN 2014:

CAP QOPM RG 29289 HÉLIO PAIXÃO DE MORAES, do 20° BPM, por ter sido designado Inspetor Geral da Guarda Municipal de Marituba, conforme Portaria do Município n° 191/2014, de 04 JUN 2014.

INFORMAÇÃO

O TEN CEL QOPM RG 20143 ROBINSON AUGUSTO BOULHOSA BEZERRA, Chefe do Almoxarifado Central da PMPA, no uso de suas atribuições legais, informou a este Comando, que a CAP QOPM RG 12155 KÁTIA REGINA DE OLIVEIRA ROCHA passou a responder pela Seção do Almoxarifado e Distribuição, acumulativamente com as funções que já exerce, no período de 02 JUN a 01 JUL 2014, em razão de sua titular, MAJ QOPM RG 16531 CRISTIANE DOS SANTOS BRITO CORDEIROS DOS SANTOS, se encontrar em gozo de férias regulamentar (Nota nº 010/2014 – ALMOX. CENTRAL).

B) ALTERAÇÕES DE PRAÇAS ESPECIAIS

INCLUSÃO DE DEPENDENTES

Ficam incluídos como dependentes do ASP OF PM RG 37971 JÚLIO CÉSAR DIÓGENES ANDRADE, do 21° BPM (Marituba), a Srª EDIANA CARNEIRO DA SILVA (esposa), nascida em 20 JUN 1988, e o menor ARTHUR VINÍCIUS CARNEIRO DIÓGENES (filho), nascido em 11 JUN 2013, conforme cópias das Certidões de Casamento e Nascimento

(20)

apresentadas na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 226/2014 – 21° BPM, de 02 ABR 2014, Prot SIGPOL 2014022036) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluído como dependente do ASP OF PM RG 37978 RAIMUNDO MOZER SANTOS DA SILVA, da APM (Marituba), o menor MURILO BOAVENTURA RODRIGUES DA SILVA (filho), nascido em 03 FEV 2014, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 015/2014 – APM, de 10 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014016139) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

C) ALTERAÇÕES DE PRAÇAS

APRESENTAÇÃO NO LIVRO DAS PRAÇAS – AJG

02 JUN 2014:

1° SGT PM RG 14252 CARMEN EUNICE MOURA PALHA DA SILVA, do BPGDA, por ter cessado sua permanência no TCE.

SD PM RG 35448 ANDRÉ DA SILVA ARAÚJO, da CorCPR II (Marabá), por ter vindo a Capital do Estado, na função de motorista do MAJ ALUIZIO FILHO, Membro da CorCPR II (Marabá) e Encarregado da Sindicância de Portaria nº 12/2014 – CorCPR II, no dia 02 JUN 2014, retornando no dia 07 JUN 2014.

04 JUN 2014:

1° SGT PM RG 16464 VALDIR DE JESUS SILVA DO AMARAL, do BPGDA, por haver sido apresentado na DP, por ter cessado sua permanência na Casa Militar da Governadoria, conforme Ofício N° 087/2014 – CMG.

CB PM RG 25521 IOLANDA DA SILVA SOARES, da CCS/QCG, adida à AJG, por ter retornado do gozo de férias regulamentar, referente ao ano de 2013, no período de 05 MAIO a 04 JUN 2014.

05 JUN 2014:

2° SGT PM RG 21638 JOÃO MATOS CARDOSO JÚNIOR, do BPCHOQ, à disposição do TJE/PA, por ter retornado do gozo de férias regulamentar, referente ao ano de 2013, no período de 01 a 30 MAIO 2014.

2° SGT PM RG 13570 JOSÉ MARIA BRASIL DA CONCEIÇÃO, da 9ª CIPM (São Miguel do Guamá), por ter vindo a Capital do Estado, por ordem do Comandante da 9ª CIPM (São Miguel do Guamá), a fim de tratar de assunto administrativo.

SD PM RG 33281 RONDINELLI SOUSA DOS SANTOS LIRA, da 9ª CIPM (São Miguel do Guamá), por ter vindo a Capital do Estado, por ordem do Comandante da 9ª CIPM (São Miguel do Guamá), a fim de tratar de assunto administrativo.

(21)

APRESENTAÇÃO DE PRAÇAS

O TEN CEL QOPM RG 16196 ANDERSON LEVY MARDOCK CORRÊA, Comandante do 18º BPM (Monte Alegre), no uso de suas atribuições legais, apresentou neste Comando:

a) CB PM RG 28129 MAELZA CONCEIÇÃO CATETE, daquela OPM, para atender chamado da Justiça Comum no dia 10 JUN 2014 (Mem. N° 236/2014 – 18º BPM).

b) CB PM RG 28122 MARCOS JOAQUIM ALMEIDA LEMOS, daquela OPM, para tratar de assunto particular (Mem. N° 239/2014 – 18º BPM).

INCLUSÃO DE DEPENDENTES

Fica incluído como dependente do 3° SGT PM RG 24152 ELIAS CARDOSO SOARES, do BPOT, o menor ELISEU GERRARD DO NASCIMENTO SOARES (filho), nascido em 13 ABR 2014, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 424/2014 – BPOT, de 28 ABR 2014, Prot. SIGPOL 2014035438) (Nota nº 070/2014 - DP/2).

Fica incluído como dependente do SD PM RG 37149 BRUNO AFONSO DE MELO FAVACHO, da 14ª CIPM (Tomé-Açu), o menor LUCAS MARQUES FAVACHO (filho), nascido em 13 JUN 2013, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 129/2014 – 14ª CIPM, de 24 ABR 2014, Prot. SIGPOL 2014033917) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente da SD PM RG 38071 TÂNIA CORRÊA DOS SANTOS, do 13° BPM (Tucuruí), a menor ANA THAMYRES SANTOS DE ASSUNÇÃO (filha), nascida em 18 MAR 2014, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Ofício n° 224/2014 – 13° BPM, de 10 ABR 2014, Prot. SIGPOL 2014029649) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 38522 RUI ARAÚJO BARBOSA JUNHO, da 14ª CIPM (Tomé-Açu), a Srª MARA DE SOUZA CAVALCANTE (esposa), nascida em 16 JAN 1988, conforme cópia da Certidão de Casamento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 55/2014 – 14ª CIPM, de 18 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014011993) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 37875 ADALBERTO MORAIS DOS SANTOS, do 13° BPM (Tucuruí), a Srª JEISSIANE SALGUEIRO FRANÇA (esposa), nascida em 19 ABR 1992, conforme cópia da Certidão de Casamento apresentada na Diretoria de Pessoal (Ofício n° 108/2014 – 13° BPM, de 18 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014012435) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

(22)

Fica incluída como dependente do SD PM RG 37142 DOVANE LENO BASTOS DE BRITO, da 14ª CIPM (Tomé-Açu), a Srª NATÁLIA REGINA CARDOSO DA SILVA (companheira), nascida em 12 JAN 1990, conforme cópia da Declaração de Convivência apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 57/2014 – 14ª CIPM, de 19 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014012339) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente da CB PM RG 22521 MARIA ODETE SOUSA DOS SANTOS, do 7° BPM (Redenção), a menor SARA RÉGIA SOUSA DOS SANTOS (filha), nascida em 08 JUL 2006, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 063/2014 – 7° BPM, de 14 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014012255) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 34633 CLODOALDO RUFINO DO AMARAL MACEDO JÚNIOR, da CCS/QCG, à disposição do MP/PA, a menor KAMYLLA LUANNY RAMOS MACEDO (filha), nascida em 22 DEZ 2012, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Ofício n° 044/2014 – Gab. Militar/MP/PA, de 13 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014012379) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 35561 CHARLES FREITAS DE MORAIS, do 16° BPM (Altamira), a Srª KAROLINE SUSAN MENEZES DE MELLO MORAIS (esposa), nascida em 29 MAR 1996, conforme cópia da Certidão de Casamento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 147/2014 – 16° BPM, de 11 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014009708) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes da SD PM RG 38193 GABRIELA NAMIAS DE SOUZA DE HOLANDA, do CPR IV (Tucuruí), o Sr. EDINALDO MOURA DE HOLANDA (esposo), nascido em 29 MAIO 1986, e as menores GRAZIELLY NAMIAS TOCANTINS SOUSA (filha), nascida em 16 SET 2008, e EMANUELLY NAMIAS DE SOUZA DE HOLANDA (filha), nascida em 02 OUT 2012, conforme cópias das Certidões de Casamento e Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 053/2014 – CPR IV, de 24 JAN 2014, Prot. SIGPOL 2014010616) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes do SD PM RG 33506 JOSÉ AUGUSTO CORRÊA DE SOUZA, do 9° BPM (Breves), a Srª ADRIANA CRUZ DO CARMOS (esposa), nascida em 30 MAIO 1985, e o menor RENATO DO CARMO DE SOUZA (filho), nascido em 07 JUN 2013, conforme cópias das Certidões de Casamento e Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Mem. nº 014/2014 – 9° BPM, de 05 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014010427) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do CB PM RG 27557 JEREMIAS SILVA MONTEIRO, da CCS/QCG, a menor LÁYNNA VITÓRIA VITAL MONTEIRO (filha), nascida em 21 OUT 2002, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 017/2014 – CCS/QCG, de 14 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014008857) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

(23)

Fica incluída como dependente do SD PM RG 37162 JOZIMAR RODRIGUES DE ALMEIDA, do 14° BPM (Barcarena), a menor MYRELLA VITÓRIA DOS REIS RODRIGUES (filha), nascida em 27 JUN 2013, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 049/2014 – 14° BPM, de 12 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014010597) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente da SD PM RG 38146 DANIELLE SIQUEIRA DA SILVA MARGALHO, da DAL, a menor GIULIA SIQUEIRA DA SILVA MARGALHO (filha), nascida em 05 JAN 2014, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 120/2013 – DAL/1, de 06 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014009847) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do CB PM RG 20632 WARLEI ROBERTSON DE JESUS ANETE SANTOS, do BPOP, a Srª KÁTIA MARIA SOUSA DE ALENCAR (companheira), nascida em 14 JAN 1963, conforme cópia da Declaração de União Estável apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 072/2014 – BPOP, de 27 JAN 2014, Prot. SIGPOL 2014006012) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes do SD PM RG 38793 MAURO ROBERT BARBOSA COSTA, da 8ª CIPM (São Félix do Xingu), os menores GABRIEL SEBASTIAN DA SILVA MIRANDA BARBOSA COSTA (filho), nascido em 27 MAR 2009, e SARAH GABRIELA DA SILVA BARBOSA COSTA (filha), nascida em 03 OUT 2012, conforme cópias das Certidões de Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 039/2014 – 8ª CIPM, de 31 JAN 2014, Prot. SIGPOL 2014007201) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluído como dependente do 3° SGT PM RG 21455 RENATO EWERTON GONÇALVES MARTINS, da CCS/QCG, o menor LUCAS EWERTON PANTOJA MARTINS (filho), nascido em 13 ABR 2011, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 004/2014 – CCS/QCG, de 03 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014007403) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes do 1° SGT PM RG 18807 EMERSON DE ALENCAR GALVÃO, do GRAESP, a Srª ELIETE DA SILVA FEIO (esposa), nascida em 04 NOV 1983, e o menor JOSÉ HEITOR FEIO GALVÃO (filho), nascido em 11 JUL 2013, conforme cópias das Certidões de Casamento e Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Ofício n° 021/2014 – GRAESP, de 07 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014010138) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 36456 RONALDO BRITO DO NASCIMENTO, do BPOP, a Srª FRÉCIA FERNANDA FRANCO PUREZA (companheira), nascida em 22 MAR 1987, conforme cópia da Declaração de União Estável apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 126/2014 – BPOP, de 11 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014011352) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

(24)

Fica incluída como dependente do SD PM RG 33150 ALESSANDRO RIBEIRO PARENTE, do 14° BPM (Barcarena), a Srª DANIEYSY BOTELHO MORAES (esposa), nascida em 15 SET 1990, conforme cópia da Certidão de Casamento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 051/2014 – 14° BPM, de 13 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014011711) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 38268 LUAN DIEGO ROSA DE OLIVEIRA, da 9ª CIPM (São Miguel do Guamá), a Srª NYLA CAROLLINE SOUZA E SILVA (companheira), nascida em 12 FEV 1992, conforme cópia da Declaração de União Estável apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 037/2014 – 9ª CIPM, de 17 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014011658) (Nota nº 070/2014 – DP/2).

Fica incluído como dependente do SD PM RG 34519 RIVO SOUZA DE SOUZA, da DAL, o menor ÍCARO DA SILVA DE SOUZA (filho), nascido em 10 SET 2013, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 067/2014 – DAL/1, de 21 JAN 2014, Prot. SIGPOL 2014008353) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes do SD PM RG 37685 AMILTON GOMES PEREIRA, da CCS/QCG, a Srª LIDIANY DA CRUZ CARDOSO PEREIRA (esposa), nascida em 16 JUL 1988, e os menores ISAQUE VICTOR CARDOSO PEREIRA (filho), nascido em 19 JUN 2006, e LÍDIA CARDOSO PEREIRA (filha), nascida em 07 DEZ 2008, conforme cópias das Certidões de Casamento e Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 026/2014 – DAL, de 04 FEV 2014) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 37541 EDISON DE SOUSA E SOUSA, do 16° BPM (Altamira), a Srª LARISSA DE SOUSA CARDONHA (esposa), nascida em 20 JUL 1997, conforme cópia da Certidão de Casamento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 019/2014 – 16º BPM, de 30 JAN 2014, Prot. SIGPOL 2014007019) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes do CB PM RG 27062 MAZURKIEWICZ AQUINO VIEIRA, do 22° BPM (Conceição do Conceição), a Srª KAROLINY COSTA CARVALHO (esposa), nascida em 19 AGO 1984, e os menores JOÃO VICTOR CARVALHO VIEIRA (filho), nascido em 24 DEZ 2002, e MARCOS VINÍCIUS CARVALHO VIEIRA (filho), nascido em 10 AGO 2010, conforme cópias das Certidões de Casamento e Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Mem. Nº 049/2014 – 22° BPM, de 22 JAN 2014, Prot. SIGPOL 2014004985) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluído como dependente do SD PM RG 38081 WILLIAM LIMA MENDES, do CPR IX (Abaetetuba), o menor ARTHUR WILLIAM SENA MENDES (filho), nascido em 03 SET 2013, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal

(25)

Fica incluído como dependente do 3° SGT PM RG 23920 VANER SÍLVIO MIRANDA DOS SANTOS, da CCS/QCG, o menor JOÃO VITOR CORRÊA MIRANDA (filho), nascido em 12 MAR 2013, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 029/2014 – CCS/QCG, de 22 JAN 2014, Prot. SIGPOL 2014004717) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes da SD PM RG 36333 NATHÁLIE DE CASTRO RUFFEIL, do Centro de Inteligência, os menores NAYANE VITÓRIA DE CASTRO RUFFEIL (filha), nascida em 07 AGO 2007, e MARCOS VINÍCIUS DE CASTRO RUFFEIL (filho), nascido em 22 MAR 2002, conforme cópias das Certidões de Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 064/2014 – C. Int., de 10 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014009464) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluído como dependente do SD PM RG 34984 EMMANOEL DA SILVA ABREU, do BPOT, o menor DANILO DA SILVA DE ABREU (filho), nascido em 16 ABR 2013, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 096/2014 – BPOT, de 04 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014008757) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluído como dependente da SD PM RG 38687 TAIANA PICANÇO LEITE, da 12ª CIPM (Oriximiná), o menor ELSON LUCAS LEITE AGRA (filho), nascido em 03 JUL 2006, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 033/2014 – 12ª CIPM, de 03 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014008480) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes do CB PM RG 24544 RONIVALDO FERREIRA DOS ANJOS, do BPOT, a Srª JUCÉLIA PINTO SOARES (esposa), nascida em 27 FEV 1978, e o menor KAUÃ FELIPE SOARES DOS ANJOS (filho), nascido em 12 DEZ 2009, conforme cópias das Certidões de Casamento e Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal

(Mem. n° 94/2014 – BPOT, de 04 FEV 2014, Prot. SIGPOL 2014008764) (Nota nº 071/2014 – DP/2). Fica incluído como dependente da SD PM MICHELE LUÍZA DA SILVA LIMA SOUZA, do 10° BPM, o menor HEITOR WILLIAMS DA SILVA LIMA SOUZA (filho), nascido em 25 ABR 2006, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Ofício n° 110/2014 – 10° BPM, de 01 ABR 2014, Prot. SIGPOL 2014025036) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 36631 VANILSON PEREIRA LOPES, do 20° BPM, a menor IZABELLE FARIAS LOPES (filha), nascida em 02 MAIO 2013, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Ofício n° 944/2014 – 20° BPM, de 28 MAR 2014, Prot. SIGPOL 2014022822) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes do SD PM RG 35129 THIAGO CLEBERSON DA SILVA, do 21° BPM (Marituba), os menores AMANDA LAYSI COSTA DA SILVA (filha), nascida em 06 NOV 2007, e THIAGO CLEBERSON DA SILVA FILHO (filho), nascido em 06 MAIO 2010, conforme cópias das Certidões de Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 226/2014 – 21° BPM, de 02 ABR 2014, Prot SIGPOL 2014022036) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

(26)

Ficam incluídas como dependentes do SD PM RG 35007 EWERTON DA COSTA FERREIRA, do 21° BPM (Marituba), a Srª JÉSSYCA RAFAELE QUIRINO MIRANDA (esposa), nascida em 21 JUL1995, e a menor EWELLYN CAROLYNE MIRANDA FERREIRA (filha), nascida em 07 MAR 2013, conforme cópias da Declaração de Convivência e Certidão de Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 226/2014 – 21° BPM, de 02 ABR 2014, Prot SIGPOL 2014022036) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Ficam incluídas como dependentes do SD PM RG 36568 FERNANDO DE OLIVEIRA MIRANDA, do 21° BPM (Marituba), a Srª KETIANE DO CARMO QUIROZ MIRANDA (esposa), nascida em 16 JAN 1985, e a menor PIETRA QUEIROZ MIRANDA (filha), nascida em 01 JAN 2012, conforme cópias das Certidões de Casamento e Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 226/2014 – 21° BPM / Prot SIGPOL 2014022036) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluído como dependente do SD PM RG 34519 RIVO SOUZA DE SOUZA, da DAL, o menor ÍCARO DA SILVA DE SOUZA (filho), nascido em 10 SET 2013, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 257/2014 – DAL/1, de 02 ABR 2014, Prot. SIGPOL 2014025263) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluído como dependente do 3° SGT PM RG MARCOS NOGUEIRA LOPES, da 13ª CIPM (Uruará), o menor MICHEL MEDEIROS LOPES (filho), nascido em 08 FEV 2014, conforme cópia da Certidão de Nascimento apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. Nº 025/2014 – 13ª CIPM, de 18 MAR 2014, Prot. SIGPOL 2014018307) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 36624 ÉRICO GERALDO SODRÉ SOUZA, do BPOT, a Srª LORENA CAMILA SOUZA DE CARVALHO (companheira), conforme cópia da Declaração de União Estável apresentada na Diretoria de Pessoal (Mem. n° 354/2014 – BPOT, de 09 ABR 2014, Prot. SIGPOL 2014028157) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes do SD PM RG 35695 SINEI GAIA CRUZ, do 13° BPM (Tucuruí), a Srª LEILIANE CORREA ROCHA (companheira), nascida em 11 NOV 1991, e o menor BRENO GABRIEL ROCHA CRUZ (filho), nascido em 26 FEV 2013, conforme cópias da Declaração de União Estável e Certidão de Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Ofício n° 223/2014 – 13° BPM, de 10 ABR 2014, Prot. SIGPOL 2014029493) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 36521 RODINELSON DE LIMA SANCHES, do 10° BPM, a Srª ANGÉLICA PANTOJA DE LIMA (genitora), nascida em 21 JUN 1961, conforme cópias das Certidões de Nascimento, IPAMB, INSS e IGEPREV apresentadas na Diretoria de Pessoal (Ofício n° 122/2014 – 10° BPM, de 11 ABR 2014, Prot. SIGPOL 2014029597) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Ficam incluídos como dependentes do SD PM RG 36661 YAIRANZUYD ALBERTO DA SILVA E SILVA, da CCS/QCG, à disposição do TCM/PA, a Srª DANIELLE CONCEIÇÃO ANDRADE CARNEIRO (esposa), nascida em 08 DEZ 1979, e o menor CARLOS AUGUSTO

(27)

CARNEIRO E SILVA (filho), nascido em 30 JUN 2013, conforme cópias das Certidões de Casamento e Nascimento apresentadas na Diretoria de Pessoal (Ofício n° 013/2014 – TCM, de 09 ABR 2014, Prot. SIGPOL 2014029061) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

Fica incluída como dependente do SD PM RG 36292 RENAN MIRANDA COUTINHO, do BPOT, a Sra. LAYLA VERUSKA SILVA FRAGOSO (cônjuge), nascida em 17 SET 1988, conforme cópia de Declaração de União Estável apresentada a Diretoria de Pessoal da PMPA. (Mem. n° 136/2014 – BPOT, de 12 MAR 2014, Prot. SIGPOL 2014016308) (Nota nº 071/2014 – DP/2).

D) ALTERAÇÕES DE INATIVOS

SEM REGISTRO

2 - ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

GABINETE DO GOVERNADOR

DECRETO Nº 1.066, DE 3 DE JUNHO DE 2014:

Estabelece, nos dias das partidas da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o horário do expediente nas repartições públicas integrantes da administração direta e indireta do Poder Executivo, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, inciso V, da Constituição Estadual, e

Considerando a necessidade de disciplinar o funcionamento dos órgãos e entidades integrantes da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, em virtude da realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014,

DECRETA:

Art. 1º Fica estabelecido, em caráter excepcional, que o horário de expediente dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, nos dias das partidas da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, encerrar-se-á às 12h30, horário de Brasília.

Art. 2° Os órgãos e entidades das áreas de arrecadação, saúde pública e defesa social estabelecerão, nos dias referidos no art. 1º deste Decreto, escalas de serviço de servidores, a fi m de que o atendimento à população não sofra solução de continuidade.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. PALÁCIO DO GOVERNO, 3 DE JUNHO DE 2014.

SIMÃO JATENE Governador do Estado (Transc. Diário Oficial nº 32.656 de 04/06/2014).

(28)

ATO DO DIRETOR DE APOIO LOGÍSTICO

HOMOLOGAÇÃO Nº 018/2014 – TREM - DAL/3:

O Diretor de Apoio Logístico da PMPA, no exercício das atribuições previstas no art. 30 da Lei Complementar Estadual nº 053/2006, após analisar o Termo de Recebimento e Exame de Material (TREM), apresentado pela comissão composta pelo 2º SGT PM RG 17917 REGINALDO MARTINS DE OLIVEIRA, CB PM RG 19641 MARTA GONÇALVES FERREIRA, ambos lotados na Seção de Obras e Patrimônio, e CB PM RG 25851 DIASNETE DA CONCEIÇÃO DE SOUZA DIAS OLIVEIRA, lotada no Almoxarifado Central, referente a Portaria nº 017/2014 – TREM/DAL 3/PMPA, publicada no BG nº 088/14, cujo objeto é o recebimento e exame dos bens, adquiridos pela PMPA, constante no Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE nº 000.000.422, série 1, consoante ao Termo do Contrato Administrativo nº 016/2014-DAL/PMPA, referente ao Processo nº 017/2013-CPL/PMPA, firmado entre a PMPA e a empresa Maria Rossi Alves de Lima,

RESOLVE:

Art. 1º Concordar com o parecer a que chegou a comissão encarregada do referido TREM, no sentido de que os bens constantes na DANFE nº 000.000.422, série 1, atendem aos requisitos previstos no Contrato Administrativo nº 016/2014-DAL/PMPA, firmado entre a PMPA e a empresa Maria Rossi Alves de Lima

Art. 2º Determinar à DAL/3 (Seção de Obras e Patrimônio) que providencie a publicação desta homologação em Boletim da Corporação e inclua os referidos bens no patrimônio da PMPA, mediante os devidos cadastramentos destes junto ao SISPAT WEB/SEAD/PA, se for o caso.

Art. 3º Determinar à DAL/2 (Seção de Compras e Contratos Administrativos) que providencie o lançamento da respectiva nota de recebimento no SIMAS/SEAD/PA e posterior encaminhamento dessa à Diretoria de Finanças, para fins de liquidação e pagamento.

Registre-se, publique-se e cumpra-se.

Quartel em Belém-PA, 19 de maio de 2014. HÉLIO LISBOA DA SILVA – CEL QOPM RG 16221

DIRETOR DE APOIO LOGÍSTICO DA PMPA PORTARIA N° 023/2014 – TREM - DAL/3:

O Diretor de Apoio Logístico da PMPA, no exercício das atribuições previstas no art. 30, da Lei Complementar Estadual nº 053/2006; considerando os termos do Memorando nº 189/2014-Almoxarifado Central, informando sobre à aquisição de equipamentos multimídia, referente ao Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE nº 000.000.179, série: 1, consoante aos termos do Contrato Administrativos nº 003/2014-DAL/PMPA, firmado entre a PMPA e a empresa a empresas Sul Licitações Ltda–ME, decorrente do Processo nº 017/2013-CPL/PMPA,

(29)

Art. 1º NOMEAR o 2º TEN QOAPM RG 10989 JOSÉ MARIA SOARES MENDONÇA, lotados na Seção de Obras e Patrimônio, CB PM RG 24157 ELTON CORREA RAMOS, lotado no Almoxarifado Central, e SD PM RG 35304 RAFAEL DO CARMO LEAL, lotado na Seção de Obras e Patrimônio, para, sob a presidência do primeiro, elaborarem o Termo de Recebimento e Exame de Material (TREM), referente às condições em que foram entregues à Polícia Militar do Pará, os bens constantes nas DANFE de nº 000.000.179, série: 1.

Art. 2º Fixar o prazo de 06 (seis) dias para a conclusão do referido termo.

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação e revoga as disposições em contrário.

Registre-se, publique-se e cumpra-se.

Quartel em Belém-PA, 06 de junho de 2014. HÉLIO LISBOA DA SILVA - CEL QOPM RG 16221

DIRETOR DE APOIO LOGÍSTICO DA PMPA

OFÍCIOS RECEBIDOS / TRANSCRIÇÃO

OFÍCIO Nº 300/2014 – 5ª VF, DE 04 DE JUNHO DE 2014: AÇÃO: HOMOLOGAÇÃO DE ACORODO

PROCESSO Nº 00184752220148140301

REQUERENTE: TEN CEL PM RAIMUNDO CARDOSO DE SOZUA JÚNIOR, do BPOP.

REQUERIDO: VALÉRIA FARES CARDOSO DE SOUZA Prezado Senhor,

De ordem do Dr. JOSÉ ANTÔNIO FERREIRA CAVALCANTE, Juiz de Direito Titular da 5ª Vara de Família e tendo em vista a Sentença de fls. 26, proferida nos autos cíveis da AÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO DE ACRODO, Processo Nº 00184752220148140301, proposta por RAIMUNDO CARDOSO DE SOUZA JÚNIOR (1º Acordante), brasileiro, policial militar, RG 15595-PMPA, CPF Nº 234.312.372-15, e VALÉRIA FARES CARDOSO DE SOUZA (2ª Acordante), RG 4862199 SSP/PA, CPF nº 875.287.382-04, solicito os bons ofícios de V. Sª no sentido de proceder ao imediato cancelamento do desconto efetuado mensalmente em folha de pagamento do 1º Acordante, na ordem de 20% (vinte por cento) de seu vencimento e demais vantagens, excluídos os descontos obrigatórios, pago a título de alimentos em favor da 2ª Acordante por força de sentença proferida nos autos da Ação de Homologação de Acordo, processo nº 00096939719928140301, que tramita perante a 2ª Vara de Família da Capital.

Atenciosamente,

THAYANNE VIANNA DA SILVA BORGES

Diretora de Secretaria da 5ª Vara de Família da Comarca da Capital

DESPACHO: Em cumprimento ao documento acima transcrito, que tome conhecimento a Diretoria de Pessoal para as providências pertinentes.

Referências

Documentos relacionados

Entre elas, destacamos: criação de um novo Espaço Sonoro; utilização de gestos sonoros; divisão dos movimentos em corpos sonoro- celestes; criação de acordes alfabetos;

Sob a ótica da aplicação da fécula de mandioca (sua utilização e/ou tecnologia correlata), conforme a figura 10, as patentes se configuraram da seguinte forma: 30% para

para cada nível de governo, com obrigação de ajustar as metas de resultado primário durante os anos seguintes, em caso de excesso da dívida sobre os limites.  Congelamento da

Constatada a existência de alguma restrição no que tange à regularidade fiscal e trabalhista de microempresa, empresa de pequeno porte, a mesma terá o prazo de 5 (cinco)

Caso não convenha à CONTRATANTE exercer o direito de rescindir este Contrato, quando a ação ou omissão da CONTRATADA justificar essa medida, poderá suspender a

O objetivo geral deste trabalho foi analisar a localização, a atração e a associação geográfica dos ramos de atividades da agroindústria canavieira das

O objetivo deste artigo se referiu à identificação das formas urbanas de um conjunto de 14 cidades médias do estado de São Paulo e à análise de sua

Para cada caso de teste, imprimir um inteiro – o número mínimo de operações que Anton deve aplicar para tornar todos os vértices da árvore pretos ou todos os