• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA JANUÁRIA MARIA DA SILVA SIQUEIRA LUCIENE MARIA DA SILVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA JANUÁRIA MARIA DA SILVA SIQUEIRA LUCIENE MARIA DA SILVA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA

JANUÁRIA MARIA DA SILVA SIQUEIRA

LUCIENE MARIA DA SILVA

NOITE CULTURAL:

Os alunos da Escola Irman Ribeiro mostrando a cultura

afro-brasileira

Nova Andradina-MS

2009

(2)

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA

JANUÁRIA MARIA DA SILVA SIQUEIRA

LUCIENE MARIA DA SILVA

NOITE CULTURAL:

Os alunos da Escola Irman Ribeiro mostrando a cultura

afro-brasileira

Projeto de formação e ensino elaborado pela coordenadora e professora multiplicadora em Tecnologia Educacional do período noturno da EE Irman Ribeiro de Almeida Silva e desenvolvido pelos professores da EJA noturno, em outubro e novembro de 2009.

Nova Andradina-MS

2009

(3)

SUMÁRIO 1. IDENTIFICAÇÃO ...4 1.1PROFESSORESENVOLVIDOS ...4 2. INTRODUÇÃO ...4 3. OBJETIVOS ...5 3.1GERAL ...5 3.2ESPECÍFICOS...5 4. METODOLOGIA ...5 5. CRONOGRAMA...8 5.1CRONOGRAMAGERAL...8 5.2CRONOGRAMAESPECÍFICO...8 6. BIBLIOGRAFIA (WEB) ...12 7. RECURSOS COMPLEMENTARES ...13

(4)

1. IDENTIFICAÇÃO

Projeto:

NOITE CULTURAL: Os alunos da Escola Irman Ribeiro

mostrando a cultura afro-brasileira

1.1 PROFESSORES ENVOLVIDOS

História: Joaquim P. Almeida, Miquéias de O. Gomes;

Língua Portuguesa/Literatura: Luzia O. de Souza, Silvana F. Tombine e Mara Lúcia de A. Fernandes

Matemática: Edílson Araújo do Nascimento e Rosiane R. Merli Miranda

Artes: Vanessa Cristine M. S. Montilha, Karina de F. Maroni Educação Física: Cleide Oliveira Chaves

Inglês: Karina de F. Maroni

2. INTRODUÇÃO

Este projeto de evento busca levantar discussões sobre a cultura dos afro-descendentes no Brasil, buscando refletir sobre as condições sociais do negro, sua história e as formas de racismo que ainda persistem em nossa sociedade.

Nesse sentido, este projeto vem ao encontro à comemoração do dia da consciência negra, 20 de novembro, e propõe reunir professores de diversas disciplinas empenhados em questões relacionadas ao tema, visando elaborar apresentações que envolvam os alunos no dia do evento.

Cabe ainda destacar a importância deste projeto, uma vez que propõe mais do que as apresentações referentes à cultura africana, ele inclui atividades de pesquisa e debate na sala de aula, norteadas pelas diversas tecnologias disponíveis na escola, visando criar uma consciência crítica sobre os temas trabalhados para, por fim, realizar-se o evento comemorativo.

(5)

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

a) Desenvolver a consciência crítica dos alunos quanto aos temas sobre a

cultura e a condição social dos afro-descendentes e promover a interação da escola com a comunidade em evento comemorativo do Dia da Consciência Negra.

3.2 ESPECÍFICOS

a) Elaborar pesquisa sobre a cultura dos afro-descendentes em suas várias

expressões (religião, dança, costumes, roupas, música, lendas, etc);

b) Gerar discussão sobre a situação do negro no Brasil de hoje;

c) Discutir as várias formas de preconceito que persistem em nossa sociedade atual;

d) Promover apresentações desenvolvidas pelos alunos;

4. METODOLOGIA

As atividades serão desenvolvidas pelos professores de várias disciplinas, dividindo-se os temas entre eles para que trabalhem com os alunos visando elaborar as apresentações para o dia do evento. Os trabalhos desenvolvidos pelos professores serão:

O professor Miquéias, da disciplina de história, irá trabalhar com o 2º C do ensino médio da EJA, apresentará primeiro a música Brasil mostra a sua cara da cantora Gal Costa em datashow, logo após a sala será organizada em grupos, onde entregará a letra impressa da música para cada grupo, ele separará uma estrofe da letra para cada equipe e os alunos procurarão na internet fotos que retrate cada parte da música, para depois montarem uma apresentação no Movie Maker. O professor trabalhará também com o livro Contos e lendas afro-brasileiras A criação do mundo, confeccionando cartazes sobre os deuses da mitologia afro-brasileira, para expor na apresentação final do projeto. Convidará alguns Professores Doutores para fazer uma explanação e um debate sobre a Discriminação e dificuldades do negro de se inserir no mercado de trabalho e religião, para todas as salas do período noturno.

A professora Karina, que ministra a disciplina de Artes, da 3º fase B do ensino fundamental, trabalhará com confecção de máscaras africanas, o trabalho será dividida

(6)

em quatro etapas: será exibido o vídeo no datashow Consciência Negra, encontrado no Youtube; todos os alunos farão pesquisas na Web sobre O simbolismo das máscaras

africanas, depois será feito um bate-papo em sala de aula sobre a pesquisa realizada. E

por fim o trabalho de confecção e montagem das máscaras. E no dia da apresentação final do projeto será feito exposição.

A professora Mara, trabalhará com as 3º fases do ensino fundamental da EJA, irá apresentar em datashow a música Sarara Crioulo da cantora Sandra de Sá, e alguns outros vídeos como Mini documentário Aquilombando, Palavras Africanas, Tema de novela – Escrava Isaura, Música Fricote de Luiz Caldas, logo após os vídeos os alunos serão divididos em grupos e farão a interpretação da música em sala de aula, depois de concluído a professora fará a correção, para depois ser digitado no editor de texto Word/Writer. Serão escolhidos dois ou três textos para serem apresentados no final do projeto junto com a música. Nas 4º fases será feito a mesma coisa só irão trabalhar com a música Fricote de Luiz Caldas, com a mesma metodologia da música Sarara

Crioulo. Com essas duas fases a professora dividirá as turmas em grupo para

pesquisarem na Web sobre religião, culinária, música, dança e superstições da cultura afro-brasileira, e logo após confeccionarão cartazes e painéis sobre os temas citados acima, onde serão expostos no final do projeto.

A Cleide, professora de Educação Física, convidará alguns alunos do período noturno, para ensaiarem e apresentarem uma dança afro. Com o 1º ano A do ensino médio da EJA, pesquisarão sobre a origem de músicas e danças afro e algumas celebridades negras como, por exemplo, cantores, jogadores, atores, presidentes e outros.

O professor da disciplina de história, o Joaquim, desenvolverá algumas atividades com a 4° fase B do Ensino Fundamental, primeiro ele irá levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação à formação do povo brasileiro através do questionamento: Por que será que na nossa sala de aula existem alunos com diferentes características? (cor da pele, tipos de cabelo, lábios, nariz etc.), e para completar a discussão utilizará os seguintes recursos: “Dos grilhões ao quilombo”, “Abolição” parte 1, 2 e 3, “Povo Kalunga”, “Idade e experiência”. Também irá organizar a turma em grupos e os orientará a pesquisar como se deu a escravidão dos negros no Brasil, destacando a sua resistência à servidão, personificada na figura de Zumbi dos Palmares e nas comunidades quilombolas. Para o evento, será gerada uma apresentação de slides no Power Point resumindo e ilustrando o resultado das pesquisas.

(7)

A professora de Artes, Vanessa, desenvolverá pesquisas, com a turma da 3° fase A do ensino Fundamental, sobre as representações da cultura africana na pintura e na dança. Os alunos irão observar o quadro de Tarsila do Amaral ‘Operários’-1933, e identificar a relação que a artista faz com a formação do povo brasileiro, os alunos vão criar desenhos inspirados nesta obra, destacando a cultura afro-brasileira, criando um painel com os trabalhos feitos, para serem expostos no dia do evento. Com isso, a professora discutirá a importância da cultura africana no Brasil e a importância de se superar preconceitos de cor e raça.

Os professores de Matemática, Edílson (4° fase A Ensino Fundamental) e Rosiane (1° fase C Ensino Médio), farão um trabalho de pesquisa com todos os alunos do período noturno, todos irão responder aos itens sexo, ensino e raça (etnia). Após o levantamento desses dados os professores juntamente com as duas turmas citadas irão fazer a tabulação dos mesmos, representando os resultados em tabelas e gráficos utilizando o Excel. Depois os alunos colocaram as tabelas e os gráficos no Power Point para apresentar a comunidade escolar no dia do evento.

A professora Luzia, irá trabalhar com as 2° fases B e C do Ensino Médio, trabalhará um pequeno texto: "Formação do povo Brasileiro" do livro Aja Bahia Livro

Aja Bahia (lendo e escrevendo) - Educar para Vencer Sites:

http://www.portaafro.com.br. Em seguida, discutirá e refletirá acerca do texto. A partir de situações levantadas os alunos deverão se dividir em grupo e construir o perfil do povo brasileiro. Em seguida individualmente cada aluno deverá montar o seu perfil “como eu me percebo." Depois da produção do texto a professora fará a correção e os alunos voltarão para a sala de informática para digitarem no Word/Write. Os alunos pesquisarão na web sobre culinária (irão pesquisar receitas típicas da cultura africana, para prepararem na apresentação do evento, com a finalidade de fazer uma confraternização entre a comunidade escolar), música e superstições, essas pesquisas serão colocadas no Word/Writer, depois farão uma síntese da pesquisa e colocarão no Power Point para fazerem apresentações.

A professora Silvana, Língua Portuguesa, incentivará os alunos a fazerem pesquisas sobre o escritor Cruz e Souza, sua vida, influências dos negros nas suas obras, características de sua obra e escola literária que se destacou, os alunos também farão a análise de uma obra e depois digitarão num editor de texto Word/Writer que posteriormente será postada na página da Wiki do projeto, todo esse trabalho será desenvolvido com o 2° fase A do Ensino Médio. A professora também trabalhará com a

(8)

1° fase B do Ensino Médio, orientando-os a pesquisarem sobre a importância de Castro Alves com a cultura-afro e os negros no Brasil, eles também recitarão algumas partes do poema O navio Negreiro.

A Karina, professora de Inglês, orientará seus alunos a pesquisarem sobre o Hip Hop, logo após montarão slides no Power Point.

Por fim, o material produzido pelos alunos em cada disciplina será avaliado pela coordenação a fim de se elaborar a pauta de apresentações para o evento Noite cultural

os alunos da E. Irman Ribeiro mostrando a cultura afro brasileira.

5. CRONOGRAMA

5.1 CRONOGRAMA GERAL

As atividades serão desenvolvidas da seguinte forma:

ATIVIDADES DATAS

Término da escrita do projeto 02/10

Reunião com os professores para discutir as atividades a serem desenvolvidas no projeto; distribuição das tarefas.

05/10 a 19/10 Início das atividades com os alunos, desenvolvidas pelos

professores das disciplinas envolvidas.

21/10

Apresentação dos resultados obtidos à coordenação. 09/11 a 13/11

Reunião com os professores para elaborar pauta de apresentações e roteiro do evento do dia 20 de novembro.

13/11

Realização do evento “Noite cultural afro brasileira” 20/11

Reunião com os professores para se discutir os aspectos

positivos e negativos do projeto realizado. 27/11

5.2 CRONOGRAMA ESPECÍFICO

AÇÃO DISCIPLINA TURMA LOCAL DATA/AULA PROFESSOR

RESPONSÁVEL Exibição do vídeo Consciência

Negra (Youtube)

Artes 3° B STE 23/10/2009

4° aula

Karina Pesquisa na Web sobre o

Simbolismo das máscaras africanas

Artes 3° B STE 23/10/2009

4° aula Karina

Bate-papo sobre a pesquisa Artes 3° B Sala de

aula

30/10/2009 4° aula

Karina Confecção e montagem das

máscaras Artes 3° B Sala de aula 06/11/2009 4° aula Karina Apresentação de vários vídeos

sobre a cultura afro brasileiras, e algumas músicas que fala sobre os negros Língua Portuguesa 3° A 3° B Sala de aula 27/10/2009 3° aula 26/10/2009

(9)

4° A 4° B 2° aula 26/10/2009 1° aula 22/10/2009 1° aula Mara

Os alunos serão divididos em grupo para fazer a interpretação da música Sarará Crioulo da Sandra de Sá Língua Portuguesa 3° A 3° B Sala de aula 28/10/2009 1° aula 26/10/2009 4° aula Mara Os alunos serão divididos em

grupo para fazer a interpretação da música Fricote de Luiz Caldas Língua Portuguesa 4° A 4° B Sala de aula 26/10/2009 3° aula 22/10/2009 2° aula Mara A professora fará a correção do

texto e os alunos digitarão no Word/Writer para posterior postagem na wiki Língua Portuguesa 3° A 3° B 4° A 4° B STE 03/11/2009 3° aula 03/11/2009 2° aula 28/10/2009 2° aula 27/10/2009 4° aula Mara

Leitura dos próprios textos em

sala de aula Língua Portuguesa 3° A

3° B 4° A 4° B Sala de aula 04/11/2009 3° aula 04/11/2009 2° aula 05/11/2009 4° aula 03/11/2009 1° aula Mara Pesquisa na internet, destacando a cultura afro-brasileira sobre: • Culinária • Música • Dança • Superstições Língua Portuguesa 3° A 3° B 4° A 4° B STE 11/11/2009 3° aula 04/11/2009 1° aula 09/11/2009 1° aula 05/11/2009 1° aula Mara

Confecção de cartazes e painéis Língua Portuguesa 3° A 3° B 4° A 4° B Sala de aula 12/11/2009 3° aula 09/11/2009 2° aula 12/11/2009 4° aula 10/11/2009 4° aula Mara

- Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em

História 4° B Sala de

aula 26/10/2009

(10)

relação à formação do povo brasileiro através do questionamento: Por que será que na nossa sala de aula existem crianças com diferentes características? (cor da pele, tipos de cabelo, lábios, nariz etc ).

4° aula

Para complementar a discussão vai utilizar os seguintes recursos:

Dos “Grilhões aos quilombos”, “Abolição” parte 1, 2 e 3, “Povo Kalunga” e “Idade e experiência. História 4° B Sala de aula Data show 04/11/2009 2° aula Joaquim

Pesquisa em grupo na Web para pesquisar como se deu a escravidão dos negros no Brasil¸ destacando a sua resistência à servidão, personificada na figura de Zumbi dos Palmares e nas comunidades quilombolas. Colagem da pesquisa no Word/Writer e fazer um resumo da pesquisa para posteriormente ser postada na página da Wiki. História 4° B STE 09/11/2009 4° aula 11/11/2009 2° aula Joaquim

Pesquisa na internet sobre as representações da cultura africana na pintura e na dança

Artes 3° A STE 13/11/2009

2° aula

Vanessa Observação do quadro de

Tarsila do Amaral, e identificar a relação que a artista faz com a formação do povo brasileiro, a professora irá destacar a importância da cultura africana no Brasil Artes 3° A Sala de aula 30/10/2009 2° aula Vanessa Criação de desenhos, inspirados nesta obra, e confecção de um painel com os trabalhos feitos. Artes 3° A Sala de aula 30/10/2009 2° aula 06/11/2009 2° aula Vanessa

Pesquisa com os alunos do período matutino e noturno

Matemática Todas as turmas do período matutino e noturno Sala de aula 26/10/2009 à 29/10/2009 Edilson e Rosiane

Tabulação dos dados Matemática 4° A Sala de

aula 03/11/2009 1° aula 03/11/2009 2° aula

Edilson

Representação dos resultados em tabelas e gráficos no Excel

Matemática 1° C STE 05/11/2009

4° aula

Rosiane

Montagem de slides no Power Point com as tabelas e gráficos produzidos no Excel,

descrevendo os resultados das pesquisas.

Matemática

1° C STE 05/11/2009 4° aula Rosiane

(11)

músicas e danças afro; e algumas celebridades negras

Física 2° aula

Ensaio de uma dança afro Educação

Física 1° A Sala de aula 27/10/2009 2° aula 03/11/2009 2° aula 09/11/2009 4° aula 16/11/2009 4° aula 17/11/2009 2° aula Cleide Vanessa

Leitura do texto: "Formação do povo Brasileiro" do livro Aja Bahia Livro Aja Bahia (lendo e escrevendo)- Educar para Vencer Sites:

http://www.portaafro.com.br. Em seguida discutir e refletir acerca do texto. A partir de situações levantadas os alunos deverão se dividir em grupo e construir o perfil do povo brasileiro. Em seguida individualmente cada aluno deverá montar o seu perfil “como eu me percebo." Língua Portuguesa 2° B STE 26/11/2009 2° aula Luzia

Montagem do perfil, “como eu

me percebo." Sala de aula 26/11/2009 3° aula Luzia

Correção dos textos pela professora Língua Portuguesa 2° B Sala de aula 27/11/2009 1° aula Luzia Digitarão o texto no Word/Writer, e postados na wiki 2° B STE 09/11/2009 2° aula Luzia

Pesquisa na web sobre culinária, contos, lendas e superstições colarão no Word/Writer Língua Portuguesa 2° C STE 26/11/2009 1° aula Luzia Síntese da pesquisa e montagem de slides com figuras no Power Point

Língua Portuguesa 2° B 2° C STE 16/11/2009 1° aula 16/11/2009 4° aula Luzia

Pesquisa sobre Cruz e Souza • Vida

• Influências na obra • Característica da obra • Escola literária que

destacou Língua Portuguesa 2° A STE 06/11/2009 4° aula 13/11/2009 4° aula Silvana

Analise de uma obra de Cruz e Souza Língua Portuguesa 2° A Sala de aula 09/11/2009 2° aula Silvana Digitação no Word/Writes da

análise da obra e postar na página da wiki do projeto

Língua

Portuguesa 2° A STE 17/11/2009 2° aula Silvana

Pesquisa sobre Castro Alves, qual a influência da cultura afro nas suas obras

Língua Portuguesa

1° B STE 09/11/2009

3° aula

(12)

10/11/2009 1° aula Interpretação (recitar) algumas

estrofes do O navio negreiro Língua Portuguesa 1° B STE 10/11/2009 1° aula Silvana Pesquisas sobre Hip Hop, e

apresentação em slides Inglês 1° A STE 29/11/2009 1° aula

12/11/2009 1° aula

Karina

Apresentação da música “Brasil mostra a tua cara” no datashow para os alunos

História 2° C STE 21/10/2009 - 4° aula Miquéias

Os alunos em grupo, pesquisarão fotos para representarem a letra da música

História 2° C STE 21/10/2009 – 4° aula 22/10/2009 – 3° aula Miquéias Montagem da apresentação da

música no Movie Maker História 2° C STE 29/10/2009 – 3° aula

05/11/2009 – 3° aula

Miquéias

Leitura e apresentação da parte do livro “Contos e lendas afro-brasileiras que descreve sobre os deuses da mitologia afro-brasileira

História 2° C STE 04/11/2009 – 4°

aula Miquéias

Confecção de cartazes sobre os deuses da mitologia afro-brasileira

História 2° C STE 11/11/2009 – 3°

aula

Miquéias Palestra e debate com alguns

professores doutores (UEMS e UFMS) convidados

Todos Todos Escola 06/11/2009 – 2°¸3°

e 4° aula

Todos Exposição de vídeos e artes

visuais e fotográficas, apresentações de dança, música, comidas típicas para a comunidade escolar

Todos Todas Escola 20/11/2009 – todas

as aulas Todos

6. BIBLIOGRAFIA (WEB)

Sobre Zumbi dos Palmares e a resistência dos negros à servidão no Brasil

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/escravidao-no-brasil/zumbi-dos-palmares-1.php

http://www.historiadobrasil.net/quilombos/

http://www.youtube.com/watch?v=Lb7V4C3J2nQ (vídeo sobre Zumbi)

http://www.youtube.com/watch?v=4Rqo4UeRxbM&feature=PlayList&p=26DDCEBD CBA5C0F5&playnext=1&playnext_from=PL&index=25 (vídeo sobre Zumbi, para as séries iniciais)

http://www.youtube.com/watch?v=z4cBrmpYsNs&feature=PlayList&p=C000D42DA7 CDCF3B&index=0&playnext=1 (vídeo que mostra como os escravos chegavam ao Brasil)

Museu do negro

http://www.museuafrobrasil.com.br/index_01.asp

Sobre a culinária afro-brasileira

(13)

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/mulher-culinaria-afro-brasileira/culinaria-afro-brasileira.php

Sobre as danças afro-brasileiras

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca18.htm http://www.capoeiradobrasil.com.br/

Sobre as religiões afro-brasileiras:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u87190.shtml http://www.youtube.com/watch?v=BZE4zKyGXaE http://www.candombledeangola.com.br/conteudo.asp?id=4 http://www.portaldocandomble.pro.br/ 7. RECURSOS COMPLEMENTARES http://www.arteafricana.usp.br/codigos/artigos/artigos.html

Site da USP que trata da cultura africana como um todo, desde a expressão artística a religião, possui artigos, textos didáticos, imagens e sugere alguns sites.

http://www.casadasafricas.org.br/ aborda a cultura africana. Vale a pena verificar os textos publicados em “textos e artigos”.

http://www.metmuseum.org/toah/hm/02/af/hm02af.htm Museu sobre a arte africana, disponibiliza algumas fotos e materiais sobre a arte produzida em alguns países da África. http://www.cultura.gov.br/site/2007/09/25/comunidades-de-tradicao-afro-brasileira/ No site do Ministério da Cultura é possível encontrar todas as ações voltadas para cultura africana. http://www.palmares.gov.br/ Site de divulgação da cultura afro-brasileira.

Referências

Documentos relacionados

Apesar de, comparativamente com outros fatores, as variáveis contabilísticas de risco não assumirem uma preponderância determinante – por exemplo, o contexto económico e

Aluna: Suzana Maria de Lima da Silva Escola: Escola Estadual Felipe dos Santos Professora: Acácia Ribeiro da Silva Oliveira Título da redação: Intolerância e preconceito.

2009 - Present Type of contract: Profissional Liberal, Functional Placement: , Credit Hours: 40 Universidade de São Paulo, USP,

de Saúde, Centros acadêmicos, Gerência de Enfermagem da SES/DF, prepararam uma vasta programação, com realização de conferências, simpósios, oficinas, atividades

Apesar do grande crescimento da nuvem de LOD, as formas representar dados estatísticos ainda não estão bem sedimentadas, bem como técnicas de visualização que

144 MARIA EDUARDA DA SILVA RIBEIRO. 145 MARIA EDUARDA

Membros Comungantes: Walter Alves da Silva; Luzia Maria da Silva; Luzinete Maria Ferreira; Maria José Ferreira de Oliveira; Antônio Almeida Leobaldo; Maria do Carmo Gomes;

Observa-se que os índices propostos para quantificação das condições agrometeorológicas, propostos no CIIAGRO (http://ciiagro.iac.sp.gov.br), assim como os indicados