• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DOS RESÍDUOS VEGETAIS GERADOS EM FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO DOS RESÍDUOS VEGETAIS GERADOS EM FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GESTÃO DOS RESÍDUOS VEGETAIS GERADOS EM FEIRAS LIVRES

DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PA

Eliézer Cláudio Ribeiro Silva

Universidade do Estado do Pará/Altamira-PA-Brasil eliezer_claudio@hotmail.com

Amanda da Costa Moura

Universidade do Estado do Pará/Altamira-PA-Brasil amanda.dinha47@gmail.com

Fiamma Buchinger Alves

Universidade do Estado do Pará/Altamira-PA-Brazil fbuchinger@hotmail.com

Igor Itaci Stelmastchuk da Silva

igor.itaci@gmail.com

Amanda Estefânia de Melo Ferreira

Universidade Federal do Oeste do Pará/Santarém-PA-Brasil amandaestefania@gmail.com

RESUMO:

Os resíduos sólidos quando não gerenciados ou gerenciados de forma inadequada, representam uma preocupação crescente, pois à medida que a população cresce, assim como seu poder aquisitivo, consequentemente maior será a produção desses resíduos. A cidade de Altamira/PA está vivenciando, diante da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, uma crescimento populacional para a qual a mesma não estava preparada, logo os problemas ambientais intensificaram-se. Diante disto, o presente trabalho visa analisar os resíduos sólidos orgânicos, especificamente vegetais, gerados na Feira do Produtor Maria de Lurdes Roque Souza e na Feira da Brasília da cidade de Altamira-PA, bem como verificar a atual gestão dos mesmos e identificar fatores que contribuem para a geração desses resíduos. Para aquisição dos dados em campo foram utilizadas balança digital e caixas coletoras de resíduos, sendo estas últimas utilizadas para recolher e acondicionar os resíduos, que posteriormente foram pesados e tabulados. As bancas escolhidas como amostragem foram as que continham apenas produtos orgânicos do tipo vegetais, como frutas, legumes e verduras. Também foram aplicados formulários aos feirantes a respeito de suas condições de trabalho, transporte e armazenamento dos produtos, bem como a destinação final dos resíduos vegetais, além de entrevista com o presidente de uma das associações dos feirantes. Foi feito um registro fotográfico durante as visitas, com o intuito de mostrar o modo como essas feiras se organizam e como comercializam seus produtos para a população. Na Feira do Produtor há um menor desperdício dos produtos, visto que o local de armazenamento e as bancas de exposição são mais adequados para a conservação do bom estado dos alimentos. Já na Feira da Brasília, os produtos são vendidos em bancas de madeira, sem higiene e expostos ao sol, favorecendo o desperdício dos alimentos. Desse modo foi observado no estudo que as feiras livres de Altamira-PA geram um volume considerável de resíduos sólidos orgânicos do tipo vegetais. Observou-se que não há uma gestão eficiente dos resíduos vegetais, visto que os mesmos são destinados de forma inadequada para o aterro sanitário municipal.

(2)

INTRODUÇÃO

A ação humana no planeta tem causado impactos negativos sobre o meio ambiente. O processo de urbanização e crescimento demográfico juntamente com o acelerado avanço tecnológico verificado nas últimas décadas acentuou a produção de resíduos pela humanidade (DIAS et al, 2012).

Segundo Dias et al 2012, após a liberação da Licença de Instalação (LI) para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHEBM) na região do município de Altamira-PA, houve um aumento demográfico de aproximadamente 40% acompanhado do aumento na produção de resíduos sólidos, sendo o resíduo orgânico responsável por 58% do total. Um dos grandes contribuintes para a geração deste resíduo orgânico são as feiras de produtores e feirantes da cidade.

As feiras geralmente caracterizam-se pela produção permanente de resíduos sólidos nos seus setores de vendas (hortifrutigranjeiros, carnes, cereais, artesanatos etc.), que são gerados desde a recepção e organização dos alimentos nas barracas ou no chão pelos feirantes até os consumidores (VAZ et al., 2003). A geração de resíduos orgânicos nesses locais em questão podem acarretar sérios problemas e prejuízos socioambientais, se não houver uma gestão adequada.

A gestão correta deste resíduo orgânico é fundamental a proteção do meio ambiente. Se disposto inadequadamente, sua decomposição com as águas pluviais formam lagoas de líquidos percolados (chorume), que podem infiltrar no solo e atingir as águas subterrâneas e superficiais comprometendo a qualidade e o uso dessas fontes hídricas e também gerando a emissão de gases poluentes como metano, dióxido de carbono, biogás, entre outros (MANO, PACHECO E BONELLI, 2010).

O gerenciamento dos resíduos sólidos é hoje um dos principais desafios para atender plenamente às diretrizes atuais de proteção ambiental e responsabilidade social (BARREIROS, 2013), pois permite o conhecimento quali-quantitativo e as peculiaridades dos diferentes resíduos gerados por uma população e exige a participação e o envolvimento de todos num processo de gestão participativa integrada de resíduos sólidos urbanos.

(3)

Como objetivo, o presente trabalho visa analisar os resíduos sólidos vegetais gerados em feiras da cidade de Altamira, verificar a atual gestão em que se encontram e identificar fatores que contribuem para o geração desses resíduos.

METODOLOGIA

A pesquisa se baseou em revisão bibliográfica acerca do tema, para que fosse possível contextualizar a realidade desta cidade com outras cidades no Brasil, além de uma análise quali-quantitativa dos resíduos sólidos orgânicos vegetais gerados em duas feiras do município de Altamira: Feira do Produtor Maria de Lurdes Roque Souza, no centro da cidade, e Feira da Brasília, no bairro Brasília.

A Feira do Produtor existe há mais de 20 anos no município e hoje em dia conta com 84 bancas que comercializam especificamente produtos vegetais e grãos. Ela localiza-se no centro da cidade e é muito importante para a compra desse tipo de produtos, já que funciona diariamente. Já a Feira da Brasília, onde os produtos são comercializados apenas aos domingos, é uma alternativa para feirantes que não fazem parte da associação comercializarem seus produtos. Esta Feira é desenvolvida em uma rua do bairro Brasília (daí o nome da feira) que é interditada aos domingos. A mesma conta com aproximadamente 57 barracas de produtos orgânicos vegetais que, após as 14 horas, as mesmas são desmontadas e a rua liberada para o tráfego normal.

Para as pesquisas em campo foram utilizados balança digital portátil e caixas coletoras de resíduos, sendo estas últimas utilizadas para recolher e acondicionar os resíduos, que posteriormente foram pesados e tabulados. Foram escolhidas dez barracas em cada feira como amostragem, sendo estas as que continham apenas produtos orgânicos vegetais, como frutas, legumes e verduras. Nas bancas selecionadas foram distribuídas as caixas coletoras no início do horário de funcionamento das feiras, as seis horas da manhã, para que os produtores e feirantes armazenassem os resíduos gerados em suas bancas até o fim do expediente, as 14 horas da tarde.

As entrevistas foram realizadas no sábado, na Feira do Produtor, e do domingo, na feira da Brasília, pois estes são os dias de pico de venda semanal dos

(4)

produtos, a fim de se obter uma real noção da quantidade de resíduos gerados nas mesmas. A pesagem e tabulação da quantidade de resíduos gerados por banca foram feitas no fim de semana seguinte, respectivamente sábado e domingo – totalizando quatro dias de pesquisa a campo. As entrevistas foram feitas com os mesmos feirantes para os quais foram distribuídas as caixas coletoras.

Ao final das feiras as caixas coletoras foram recolhidas, pesadas e seu valor registrado em uma planilha e os resíduos espalhados pelo chão foram estimados. Realizou-se também entrevistas com produtores rurais e representantes apenas da Associação dos Produtores e Feirantes de Altamira, já que a associação da Feira da Brasília ainda está sendo criada. Também foram aplicados questionários aos feirantes a respeito de suas condições de trabalho, transporte e armazenamento dos produtos, bem como a destinação final dos resíduos vegetais. Foi feito um registro fotográfico durante visitas, com o intuito de mostrar o modo como essas feiras se organizam e como comercializam seus produtos para a população.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Feira do Produtor foi a que apresentou a menor quantidade de resíduos gerados por banca, entretanto é a maior geradora mensal desses resíduos já que apresenta uma maior quantidade de bancas. A razão desta gerar menos resíduos por banca, se deve ao fato de que no galpão em que ela funciona há um melhor armazenamento dos produtos, que são acondicionados em bancas (de alvenaria revestidas por cerâmica) e no fim do expediente são cobertas com lonas. Desta forma, há uma melhor higienização das bancas, favorecendo uma maior duração dos vegetais. Como a Feira do Produtor funciona em um galpão, os produtos não sofrem incidência direta de luz solar, havendo mais durabilidade dos mesmos.

(5)

Foto I: Interior da Feira do Produtor. Fonte: Autores.

Na outra feira constatou-se que há uma maior geração de resíduos orgânicos vegetais por banca, devido ao acondicionamento inadequado dos produtos. Estes são comercializados em barracas onde os mesmos estão expostos aos fatores externos, como poeira, sol e chuva, pois nem todas as barracas são cobertas com lona. Os produtos que são transportados para esta feira ficam armazenados em caixotes de madeira e papelão, o que torna os vegetais mais suscetíveis ao apodrecimento.

No final do expediente da Feira da Brasília, muitos dos produtos que não foram vendidos retornam para os caixotes que posteriormente serão utilizados pelos feirantes para consumo próprio, pois não é interessante para os mesmos uma venda posterior em outro local por causa dos altos valores dos fretes. Notou-se que alguns feirantes doam os produtos excedentes para pessoas mais carentes que percorrem a feira atrás dos mesmos.

O gráfico abaixo demostra a média da quantidade de resíduos gerados nas bancas analisadas em cada feira, possibilitando fazer uma projeção mensal da quantidade de resíduos orgânicos vegetais gerados nos fins de semana nessas duas feiras.

(6)

Feira Média da Qtd. De Resíduos por Barraca (Kg) Tonelada / Mês Feira do Produtor Maria de Lurdes Roque Souza 8,1 2,72 Feira da Brasília 9,43 2,15

Tabela I: Quantidade de resíduos produzidos por barraca nos fins de semana.

Ao aplicar o questionário aos feirantes constatou-se que, em relação a obtenção dos produtos dispostos para venda, os mesmos estão categorizados em revendedores e produtores. Segundo as pesquisas, os revendedores são aqueles que compram os produtos dos produtores rurais diretamente na zona rural para fazer uma revenda nas feiras da zona urbana. Já os produtores são os que produzem na zona rural e eles mesmos fazem a venda nas feiras do centro urbano (diretamente para o consumidor final) pagando um frete para que seus produtos sejam transportados – quando não possuem transporte próprio.

No gráfico abaixo, pode-se observar que a parcela participativa de revendedores nas feiras é superior a de produtores. Este fato pode ser justificado pela tendência cada vez maior dos produtores rurais dedicarem mais tempo ao cuidado e melhoria de suas técnicas de agricultura, optando pela venda no atacado aos revendedores, obtendo maior giro de mercadoria em menos tempo. E por outro lado, há os revendedores com interesse apenas na compra e revenda dos produtos – dispondo de mais tempo para se dedicar ao comércio com o consumidor final e obtendo renda sobre a margem de revenda da mercadoria.

(7)

Gráfico I: Porcentagem do tipo de feirante presente nas duas feiras.

Não existe uma padronização de recipientes para acondicionamento de resíduos sólidos gerados nas feiras. A maioria dos feirantes da Feira dos Produtores deposita seus resíduos em um único tambor, com capacidade de 100 litros, disponibilizado pela prefeitura e a minoria deixa os rejeitos espalhados pelo chão nas proximidades das suas bancas. Esse mesmo tambor também serve para o acúmulo de todo tipo de resíduo gerado na feira, como sacolas plásticas, papelão entre outros. Os resíduos acumulados nesse tambor são levados pelos caminhões coletores da prefeitura para o aterro sanitário municipal.

A Feira da Brasília apresenta uma realidade diferente em relação ao armazenamento dos resíduos gerados durante a feira, até que os mesmo sejam coletados pela prefeitura. Esta última não disponibiliza nenhum tipo de recipiente para que os feirantes possam depositar os resíduos entre uma venda e outra. A maioria dos feirantes dispõem seus resíduos ao chão sem nenhuma preocupação com o aspecto visual e higiênico do seu ambiente de trabalho.

(8)

Foto III: Lixo espalhado pela rua da Feira da Brasília. Fonte: Autores.

Ao final do expediente, por volta das duas horas da tarde, funcionários da prefeitura efetuam a varrição e coleta dos resíduos espalhados, e os transportam até o aterro sanitário municipal. Observou-se também, que neste mesmo período alguns transeuntes aproveitam para coletar as sobras dos produtos deixados pelos chão ou nas próprias barracas, que julgam estar adequadas para o consumo próprio. Notou-se a preNotou-sença de vetores na Feira da Brasília, já que há uma grande quantidade de lixo espalhados pelo chão que só serão recolhidos no final do funcionamento da feira.

(9)

CONCLUSÃO

As feiras livres de Altamira-PA geram um volume considerável de resíduos sólidos orgânicos vegetais que são destinados inadequadamente para o aterro sanitário municipal sem nenhum tipo de segregação que poderiam ser reaproveitados para compostagem podendo diminuir os danos causados pela disposição desordenada destes resíduos urbanos, utilizando-os como composto orgânico que pode ser utilizado na área agrícola. Esses resíduos também contribuem para a geração de gases poluentes no aterro sanitário, pela decomposição dessa matéria orgânica.

Essa forma de disposição inadequada de resíduos orgânicos provoca a depreciação da paisagem e atrai vetores como moscas, formigas, baratas, ratos e mosquitos, entre outros. O poder público deveria dar mais assistência a esses locais, disponibilizando coletores para que os resíduos não fiquem espalhados pelo chão - visto a importância dos mesmos para a população. Uma gestão adequada desses resíduos orgânicos se faz necessária, além de melhores condições de trabalho para os feirantes e um melhor armazenamento dos seus produtos para durem por mais tempo e, consequentemente, gerem menos resíduos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DIAS, J. S.; SILVA, S. N.; ALVES, F. B.; SILVA, C. W.; RAIMAM, M. P. Incremento

Populacional, Geração e Disposição Final dos Resíduos Sólidos no Município de Altamira – PA, Após um Ano de UHE Belo Monte. III Simpósio Paraense de

Engenharia Ambiental. Belém, 2012.

MANO, Eloisa Biasotto; PACHECO, Élen B. A. V.; BONELLI, Cláudia M. C. Meio

ambiente, Poluição e Reciclagem. 2. ed. São Paulo: Blucher. 2010.

VAZ, L. M. S.; COSTA. B. N.; GUSMÃO, O. da S.; AZEVEDO, L. S. Diagnóstico

dos Resíduos Sólidos Produzidos em na Feira Livre: O Caso da Feira de Tomba. Sitientibus, Feira de Santana, n. 28, p. 145-159, 2003.

BARREIROS, N. M.; PINHEIRO, P. F. V.; CARVALHO, J. A. S. de; CARVALHO, H. G. S.; MENDES, R. M. da L.; KAWAMOTO, M. S.; MOURÃO, F. V.; MORAES, S. B.

(10)

Análise Quali-Quantitativa Dos Resíduos Sólidos Gerados Na Feira Oito De Maio Em Icoaraci: Uma Proposta De Gestão. X Congresso Nacional de Meio

Referências

Documentos relacionados

Reconhecidamente esse é um desafi o para os pesquisadores, pois a falta de uma defi nição adequada compromete a distinção entre o aluno regular, que não atingiu seus

Neste trabalho foi estudado a influência da concentração de sólidos totais no processo de digestão anaeróbia (DA) conjugada de resíduos sólidos orgânicos vegetais (RSOV)

o percentual da Taxa Contratual/Negocial para a presente Convenção, será de 6% (seis por cento), incidente sobre o salário nominal do mês de setembro de 2004, respeitando- se

4.5 conhecer adequadamente as ferramentas/funcionalidades que possibilitem a construção/montagem dos ambientes virtuais do componente curricular na Plataforma

Como objetivos específicos, o trabalho visa apresentar e caracterizar os rejeitos gerados em um processo de triagem de resíduos, mas especificamente de resíduos

Sobre o Centro Global de Excelência para Empresas Familiares da KPMG 22 21 Firmas-membro da KPMG Private Enterprise O poder das mulheres nas empresas familiares 01 Consórcio

Já se sabe que a Ilha foi utilizada por povos indígenas, entretanto a utilização da Ilha passou a ser mais significativa no auge da época de caça às baleias, pois ela era utilizada

Quanto a possíveis substâncias ou compostos promotores de crescimento que possam estar presentes na ração das aves a norma é clara e diz que: "Não devem ser administradas