• Nenhum resultado encontrado

Novo Mercedes-Benz Classe E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Novo Mercedes-Benz Classe E"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

Informação de

Imprensa

Dezembro de 2012

Contacto:

Dir. Marketing e Comunicação de Automóveis - Tel.: 21 925 71 92

Novo Mercedes-Benz Classe E

Adoptando novos motores mais eficientes, novos sistemas de assistência à condução e uma nova linguagem de design, a Mercedes-Benz operou profundos melhoramentos no Classe E. A extensa renovação de toda a gama tem como objetivo reforçar substancialmente o estatuto de liderança na classe dos automóveis de luxo. Tanto a versão Limousine como a versão Station, dispõem agora da mais recente tecnologia em termos de assistência à condução. Essa tecnologia estará disponível na futura geração Classe S, mas a sua estreia acontece precisamente no novo Classe E que, efetivamente, conta com onze sistemas de assistência totalmente novos ou amplamente otimizados.

No seu conjunto, os novos sistemas combinam excecionais características de conforto e de segurança a que a Mercedes-Benz designa como “condução inteligente”. Nesta nova tecnologia estão incluídos sistemas que, pela primeira vez, são capazes de evitar acidentes com veículos ou peões que atravessam a via. Com a introdução destes dispositivos, a Mercedes-Benz reforça a sua posição de liderança e pioneirismo em sistemas de segurança. O novo Classe E também protagoniza significativos progressos no que respeita à eficiência e à ecologia, que se

(2)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

2

ficam a dever aos novos e potentes motores de quatro cilindros a gasolina BlueDIRECT, dotados de uma sofisticada tecnologia de injeção direta.

A renovação agora empreendida pela Mercedes-Benz no Classe E apresenta-se como a mais abrangente e extensa de sempre, de forma a disponibilizar os mais recentes avanços tecnológicos logo desde o início do lançamento. É essa a razão pela qual o novo Classe E utiliza já alguns dos desenvolvimentos que estarão disponíveis na próxima geração do Classe S. Além disso, o novo Classe E revela um design consideravelmente aguçado, com um elaborado e elegante visual desportivo, bem como um significativo melhoramento do conforto, dos detalhes de elevada qualidade, a que se juntam a eficácia e o prazer de condução. Em resultado de tudo isto, o Classe E continua a consolidar a sua posição de liderança no segmento dos automóveis de luxo.

Design: opção de escolha de duas novas frentes

O Classe E revela um novo design na seção dianteira, com uma frente profundamente renovada e novas proporções conseguidas graças a alterações estéticas inteligentes. Para introduzir tais modificações, os engenheiros seguiram a nova linguagem de design e reinterpretaram os valores tradicionais do design da marca com base nos conceitos actuais. O resultado traduz-se numa aparência de classe superior, muito requintada e desportiva.

A seção dianteira foi totalmente redesenhada com novos grupos ópticos, que agrupam todas as funções num único elemento. O arranjo dos elementos no interior dos grupos ópticos contribui para manter bem visível o grafismo “quatro olhos” tão característico do Classe E. Em termos de iluminação e de visibilidade, o Classe E estabelece novas referências: de série, as luzes de médios e as luzes diurnas recorrem parcialmente à tecnologia LED e, pela primeira vez neste modelo, estão disponíveis, como opção, luzes dianteiras integralmente em LED. Também pela primeira vez, o Classe E oferece a possibilidade de escolher entre dois tipos de design para a secção dianteira: nas linhas de equipamento mais acessíveis (versão base e versão ELEGANCE), o design da frente é combinado com a grelha tradicional do modelo, composta por três lâminas horizontais e a

(3)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

3

característica estrela alojada no capô. Na linha de equipamento AVANTGARDE, o visual é vincadamente diferente mais desportivo, com a estrela incorporada ao centro da grelha, o que confere um apelo bem mais desportivo.

Também o capô e o pára-choques foram integralmente redesenhados. Graças à fluidez das suas linhas, o capô interpreta a nova linguagem de design de uma forma muito suave e progressiva. Apresentando um novo formato e desprovido de quaisquer dispositivos de iluminação, o pára-choques ostenta uma aparência mais moderna e, juntamente com o spoiler inferior em forma de asa, sublinha as credencias desportivas do Classe E.

Proporções dinâmicas e elegantes

Uma nova linha lateral e uma faixa tridimensional reposicionada, conferem à Limousine e à Station novas proporções, mais emocionais. A linha lateral estende-se abaixo da linha estrutural, desde a porta traseira até à ótica traseira. Visualmente, este detalhe beneficia a imagem do Classe E em termos de comprimento, sublinhando o “vinco” lateral que foi redirecionado para baixo. No geral, o Classe E apresenta-se mais alongado e elegante mas, simultaneamente, mais dinâmico e compacto.

Traseira mais ampla e distinta

Na seção traseira, os grupos óticos e o pára-choques foram redesenhados. As novas óticas traseiras estruturadas horizontalmente e com LED e grafismo de dois tons, dão mais ênfase à largura da carroçaria, e revelam um design exclusivo.

Interior de elevada qualidade

O interior do Classe E foi também alvo de uma extensa renovação, em harmonia com a nova imagem exterior. Os materiais de elevada qualidade, e as diversas secções do habitáculo apresentam junções perfeitas. O design acentuadamente curvilíneo acentua a impressão geral de grande qualidade do generoso habitáculo.

(4)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

4

Uma nova característica consiste na adopção do revestimento em duas partes ao longo de todo o tablier. É possível optar entre o revestimento em madeira ou em alumínio, independentemente da linha de equipamento. Igualmente novos são o painel de instrumentos, com três grandes mostradores alojados numa consola de elevado brilho e formato trapezoidal plano, o design das saídas da ventilação, e um relógio analógico alojado entre as duas saídas de ventilação centrais.

A harmonia interior é caracterizada pela consola central redesenhada, sem o tradicional seletor da caixa de velocidades, bem como pelo novo volante multifunções com comando DIRECT SELECT e patilhas de comando da caixa de velocidades aliadas à transmissão automática.

“Condução inteligente" com novos sistemas de assistência

O que começou por ser o sistema PRE-SAFE® e evoluiu para o sistema

DISTRONIC PLUS, resultou numa nova dimensão de condução na Benz: o conforto e a segurança estão unidos num só conceito que Mercedes-Benz designa como “Condução Inteligente”. Nesse sentido, o novo Classe E estreia um amplo conjunto de sistemas totalmente novos ou otimizados, desenvolvidos para a próxima geração do Classe S, incrementando significativamente os níveis de conforto e de segurança da condução.

As bases deste novo conceito são formadas por novos sensores de última geração e respetivos algoritmos. Outro grande passo dado pela Mercedes-Benz consiste na introdução de um sistema de Câmara Multifunções (Stereo Multi-Purpose Camera). À semelhança do sistema montado anteriormente (Mono Multi-Purpose Camera), o novo dispositivo combinado câmara-radar está alojado por dentro do pára-brisas, junto ao espelho retrovisor interior. Contudo, esta câmara conta com dois “olhos” orientados a 45 graus e com um alcance total de 500 metros, que apresentam uma visão tridimensional da área até cerca de 50 metros à frente do veículo. Deste modo, a Câmara Multifunções fornece os dados que serão processados pelos diversos sistemas. Os algoritmos inteligentes executam uma avaliação desta informação visual tridimensional, de forma a detetar e efetuar uma classificação – tanto em espaço como em termos

(5)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

5

do movimento – dos veículos que circulam à frente, que passam em sentido contrário, ou que se cruzam à frente do Classe. Esta avaliação também inclui peões e uma ampla variedade de sinais de trânsito, abrangendo um amplo campo de visão.

De série, tanto a Limousine como a Station estão equipadas com o sistema COLLISION PREVENTION ASSIST, um dispositivo de aviso de colisão que funciona com base no radar, com funções de assistência adaptativa à travagem. Este sistema reduz significativamente o risco de colisão traseira com o veículo que segue à frente. O equipamento de série contempla também o sistema ATTENTION ASSIST, que é agora capaz de lançar avisos de falta de atenção e de sonolência ao longo de uma maior gama de velocidades, bem como informar o condutor acerca do seu nível de fadiga e do tempo de condução decorrido desde a última paragem. Este sistema também dispõe de um ajuste de nível de sensibilidade.

Adicionalmente, estão também disponíveis, em opção, um conjunto de sistemas de assistência à condução que são totalmente novos, ou apresentam agora funções significativamente mais alargadas. Segue uma breve descrição das inovações:

• DISTRONIC PLUS com Assistência à Direcção contribui para aliviar o esforço do condutor em manter o veículo na sua faixa, bem como detetar filas de trânsito de forma semi-automática;

• Em estreia absoluta, o sistema de assistência à travagem Brake Assist (BA) com BAS PLUS, juntamente com o dispositivo Junction Assist (Assistência ao Entroncamento) tem a capacidade de detetar o trânsito e os pedestres que se cruzam com o veículo, e aumentar adequadamente a potência de travagem aplicada pelo condutor;

• O sistema de travagem PRE-SAFE® Brake consegue detetar peões e

iniciar autonomamente a travagem para evitar uma colisão, em velocidades até 50 km/h;

• O dispositivo PRE-SAFE® PLUS consegue reconhecer uma colisão

(6)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

6

activação das luzes de aviso traseiras com uma frequência crescente. O

sistema PRE-SAFE® aciona as medidas de proteção dos ocupantes de

forma a reduzir as forças às quais estes estão sujeitos. Pode também aplicar firmemente os travões de estacionamento do veículo em caso de uma colisão traseira de forma a evitar acidentes secundários;

• Sistema PRE-SAFE® Impulse, os ocupantes dianteiros são puxados da

direcção do impacto pelos seus cintos de segurança, logo numa fase muito inicial do acidente, antes de ocorrer a resultante desaceleração dos ocupantes. Numa colisão frontal, esta ação consegue reduzir substancialmente o risco e a gravidade dos ferimentos;

• Assistência activo de faixa de rodagem) consegue agora detetar se a faixa adjacente está ocupada, incluindo a deteção dos veículos que circulam em sentido contrário. Quando existe risco de colisão, o sistema consegue também evitar que o veículo saia da sua faixa de rodagem inadvertidamente sempre que exista duplo traço contínuo, aplicando os travões de um dos lados. Esta funcionalidade constitui o complemento perfeito para o Assistente de Ângulo Motor Activo;

• O Assistente de Luzes de Máximos Adaptativas permite que as luzes de máximos permaneçam ligadas sem encandear os outros veículos, graças à capacidade de os “ocultar” no cone do feixe de luz

• O Sistema de Estacionamento Ativo permite o estacionamento automático com intervenção activa na direcção e nos travões, tanto em lugares paralelos como transversais;

• Além dos limites de velocidade, o assistente de limite de velocidades é agora igualmente capaz de detetar e de apresentar zonas onde vigora a proibição de ultrapassare a respectiva sinalização que assinala o fim da proibição. No caso dos sinais que impõem restrições de acesso, o sistema também emite avisos visuais e acústicos;

• A câmara de 360 graus cobre todos os quatro ângulos do veículo, permitindo, assim, uma visão geral uniforme, incluindo uma visão panorâmica (bird's eye) virtual, ou seja, uma visão de cima do veículo e da sua área circundante. As linhas dinâmicas de orientação (dynamic

guide lines) ajudam a entrar e a sair dos espaços de estacionamento,

(7)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

7

Motores: desempenho superior e consumos económicos

Tanto o Classe E Limousine como o Classe E Station são propostos numa ampla gama de motores potentes e económicos, a gasolina e Diesel. Todas as unidades estão equipadas com o sistema ECO start/stop e são altamente eficientes.

Foi introduzido um novo elemento na família dos motores a gasolina BlueDIRECT. Trata-se de um bloco de quatro cilindros com injecão directa, baseada na mesma tecnologia de referência utilizada na mais recente geração de motores de seis e oito cilindros da Mercedes-Benz.

A gama de motores a gasolina BlueDIRECT não ficaria completa sem os blocos V6 e V8. Neste campo, a novidade reside no propulsor de seis cilindros, que está disponível pela primeira vez na versão designada E 400, com sobrealimentação por duplo turbo. Graças ao seu elevado desempenho e ao generoso binário desde os baixos regimes, este motor define novos padrões na classe dos seis cilindros e cumpre as exigências da norma EU6.

Todos os motores a gasolina BlueDIRECT do novo Classe E combinam uma resposta exemplar com uma notável entrega de potência, sempre com os mais elevados níveis de eficiência e os mais baixos valores de emissões do seu segmento.

Motores a gasolina

Modelo Cil. c.c. Potência/rpm Binário/rpm 0-100 km/h em s l/100 km CO2 g/km EU Classif icação de eficiên cia E 200 4 1991 135 kW (184 cv)/ 5500 300 Nm/ 1200 - 4000 7.9 (8.3) 5.8 (6.0) 135 (139) 6 B E 250 4 1991 155 kW (211 350 Nm/ 7.4 5.8 135 6 A

(8)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

8

cv)/ 5500 1200 - 4000 (7.8) (6.1) (141) E 300 V6 3498 185 kW (252 cv)/ 6500 340 Nm/ 3500 - 4500 7.1 (7.5) 6.8 (7.1) 159 (165) 5 C E 300 4MATIC V6 3498 185 kW (252 cv)/ 6500 340 Nm/ 3500 - 4500 7.4 (7.8) 7.4 (7.8) 174 (184) 5 C E 350 V6 3498 225 kW (306 cv)/ 6500 370 Nm/ 3500 - 5250 6.3 (6.7) 6.8 (7.1) 159 (165) 5 C E 350 4MATIC V6 3498 225 kW (306 cv)/ 6500 370 Nm/ 3500 - 5250 6.6 (7.1) 7.4 (7.8) 174 (184) 5 C E 400 * V6 2996 245 kW (333 cv)/ 5250 - 6000 480 Nm/ 1600 - 4000 5.9 (6.3) 7.5 (7.7) 175 (179) 6 C E 400 4MATIC * V6 2996 245 kW (333 cv)/ 5250 - 6000 480 Nm/ 1600 - 4000 5.9 (6.3) 8.0 (8.3) 185 (194) 6 D E 500 V8 4663 300 kW (408 cv)/ 5000 - 5750 600 Nm/ 1600 - 4750 5.2 (5.4) 8.9 (9.3) 209 (216) 5 210 E 500 4MATIC V8 4663 300 kW (408 cv)/ 5000 - 5750 600 Nm/ 1600 - 4750 5.2 (5.4) 9.4 (9.5) 219 (222) 5 210

Dados obtidos com caixa de velocidades 7G-TRONIC PLUS (os dados entre parêntesis aplicam-se à Station), * = dados provisórios

Motores Diesel potentes com a melhor classificação de eficiência

Algumas das motorizações Diesel do novo Classe E estão disponíveis nas versões BlueTEC equipadas com a avançada tecnologia de redução catalítica seletiva SCR (selective catalytic reduction), cumprindo, desse modo, as exigências da norma EU6 de controlo de emissões.

(9)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

9

A ampla gama de motores foi incrementada com a versão E 300 BlueTEC HYBRID. Este bloco combina o motor Diesel de quatro cilindros com um motor elétrico, totalizando uma potência máxima de 170 kW (231 cv) e um binário máximo de 750 Nm. O E 300 BlueTEC HYBRID apresenta um consumo médio de 4.1 l/100 km e tem emissões de

CO2 de 107 g/km. Graças a estas características, o E 300 BlueTEC HYBRID

está no topo da economia entre os modelos da sua classe.

Motores Diesel

Modelo Cil. c.c. Potência/rpm Binário/rpm 0-100 km/h em s l/100 km CO2 g/km EU Classifica ção de eficiência E 200 CDI 4 2143 100 kW (136 cv)/ 2800 - 4600 360 Nm/ 1600 - 2600 9.5 (10.1 ) 4.9 (5.3) 127 (137) 5 A E 220 CDI 4 2143 125 kW (170 cv)/ 3000 - 4200 400 Nm/ 1400 - 2800 8.4 (8.6) 4.7 (5.2) 125 (134) 5 A E 250 CDI 4 2143 150 kW (204 cv)/ 3800 500 Nm/ 1600 - 1800 7.5 (7.8) 4.8 (5.2) 128 (136) 5 A E 250 CDI 4MATIC 4 2143 150 kW (204 cv)/ 388 500 Nm/ 1600 - 1800 7.9 (8.1) 5.5 (5.8) 143 (152) 5 A E 300 BlueTEC V6 2987 170 kW (231 cv)/ 3800 540 Nm/ 1550 - 2400 7.1 (7.4) 5.5 (5.7) 144 (152) 6 A E 350 BlueTEC V6 2987 185 kW (252 cv)/ 3600 620 Nm/ 1600 – 2400 6.6 (6.9) 5.5 (5.7) 144 (152) 6 A E 350 BlueTEC 4MATIC V6 2987 185 kW (252 cv)/ 3600 620 Nm/ 1600 - 2400 6.7 (7.0) 6.0 (6.4) 160 (170) 6 B E 300 BlueTEC HYBRID 4 2143 150 kW (204 cv)/ 500 Nm/ 1600 – 7.5 (7.8) 4.1 (4.4) 107 (116) 5 A+

(10)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

10

4200 Motor elétrico 19 kW (26 cv) 1800 Motor elétrico 280 Nm

Dados obtidos com caixa de velocidades 7G-TRONIC PLUS (os dados entre parêntesis aplicam-se à Station)

Condução dinâmica e económica

Futuramente, a Mercedes-Benz disponibilizará dois tipos de transmissão para o Classe E: uma caixa manual de 6 velocidades, com uma seleção suave e curta, e a caixa automática 7G-TRONIC PLUS, com comando DIRECT SELECT e patilhas DIRECT SELECT integradas no volante. Esta última geração da caixa 7G-TRONIC PLUS proporciona vantagens significativas em termos de eficácia e de facilidade de manutenção.

A caixa 7G-TRONIC PLUS apresenta agora uma nova funcionalidade. Trata-se do modo de funcionamento M, cuja vantagem reside no seguinte: se o condutor comandou a caixa manualmente (tanto em desmultiplicação como em redução), o modo M passará autonomamente a caixa para o modo automático, mais económico, após um certo período de tempo em que não foi detetada qualquer intervenção manual na caixa.

No novo Classe E, as condições de tração e de estabilidade podem ser incrementadas com a adopção do sistema de tração integral 4MATIC, cujas maiores vantagens ocorrem em pisos de difícil aderência.

Detalhes de elevada qualidade

O equipamento de série do novo Classe E contempla já um extenso número de soluções e detalhes de elevada qualidade, como o HANDS-FREE ACCESS. Esta funcionalidade permite abrir a tampa do compartimento de bagagem sem qualquer contacto físico, bastando, para tal, posicionar o pé sob o pára-choques, o que traz imensas vantagens ao carregar ou descarregar a bagageira do veículo.

(11)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

11

Uma ampla e moderna gama de sistemas de informação e entretenimento permitem ao condutor manter-se atualizado durante a condução, nomeadamente no que respeita ao que se passa no mundo ou no escritório. Os sistemas também permitem a reprodução de música ou, opcionalmente, oferecer soluções de navegação, bem como ligação à Internet. Ambas as versões do novo Classe E estão equipadas de série com o Audio 20 CD. Este conjunto possui sintonizador duplo e um leitor de CD com reprodução de ficheiros mp3, bem como uma ligação USB integrada no apoio de braço central. O monitor a cores TFT mede 14,7 cm na diagonal. O Audio 20 CD também suporta a ligação de

dispositivos Bluetooth® e apresenta mensagens de texto (SMS) no monitor.

Opcionalmente, o sistema Audio 20 CD pode ser combinado com um leitor de

CD para seis discos, bem como com o sistema de navegação Becker® MAP

PILOT, que também pode ser instalado posteriormente.

Em alternativa, a Mercedes-Benz oferece para o Classe E o sistema multimédia COMAND Online, que engloba monitor a cores com 17.8 cm e alta resolução, ligação à Internet, navegação com disco duro e função de ligação de emergência. Este conjunto pode ser combinado com um leitor de DVD com capacidade para seis CD’s. O conjunto COMAND Online possui acesso à Internet enquanto o veículo está imobilizado; o condutor poderá fazer pesquisas

on-line, ou mesmo descarregar uma aplicação da Mercedes-Benz, um processo

extremamente rápido e que pode ser utilizado durante a condução. As aplicações integradas incluem o Google™ Local Search and Weather (pesquisas locais e meteorologia) e a ferramenta para descarregar um itinerário que tenha sido previamente configurado num PC através do Google Maps e enviado para o carro. Além disso, estão também disponíveis aplicações para o Google™ Streetview e para o Google™ Panoramio.

Referências

Documentos relacionados

(a) Se os dois béqueres contém água pura, são aquecidos por fontes de calor idênticas e diferem apenas na quantidade de água que tem em cada um deles, portanto, o béquer A entrará

Dessa forma, este estudo promove uma análise integrada sobre os elementos componentes do meio físico e do meio sócio-cultural do Belvedere, região sul de Belo

Os Direitos Fundamentais nos paradigmas Liberal, Social e Pós- social – (Pós-modernidade constitucional?) IN: SAMPAIO, José Adércio Leite (Coord.) Crise e desafios da

ADAPI - Associação dos Armadores de Pescas Industriais AAPS - Associação dos Armadores da Pesca de Sardinha Exemplos a nível regional (Algarve):. COOPALGARVIA OP – Cooperativa

O estudo objetivou analisar a infl uência conjunta das variáveis antecedentes (idade, gênero, renda), fragilidade e distúrbios de sono sobre a cognição de idosos residentes

Na interpretação da norma constitucional, assim como no controle de constitucionalidade das leis, o Poder Judiciário tem recorrido a princípios que buscam

Diante da inconsistência dos resultados da as- sociação entre as variáveis de interesse com o cochilo e da escassez de estudos sobre a associação entre fragilidade e cochilos,

o objetivo foi obter características estruturais dos AH de diferentes origens através de técnicas de caracterização espectroscópica associadas a aplicação de