• Nenhum resultado encontrado

Relatorios 2017 Bibliotecas ebp

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatorios 2017 Bibliotecas ebp"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Relatorios 2017

Bibliotecas ebp

(2)

3

2

Expediente

EQUIPE NACIONAL DAS BIBLIOTECAS DA EBP:

Marcela Antelo

[Diretora de Bibliotecas EBP]

Diretores de Biblioteca das Seções:

Lêda Silva Guimarães

[EBP-Rio de Janeiro]

Teresinha Natal Meirelles do Prado

[EBP-São Paulo]

Márcia Maria Rosa Vieira Luchina

[EBP-Minas Gerais]

Mônica Hage

[EBP-Bahia]

Anamaria Vasconcelos

[EBP-Pernambuco]

Oscar Reymundo

[EBP-Santa Catarina]

Coordenadores de Biblioteca das Delegações:

Marcia Stival

[EBP-PR]

Tania Mara Alves Prates

[EBP-ES]

Sandra Conrado

[EBP-PB]

Ana Eloa Cerqueira

[EBP-RN ]

Giovanna Quaglia

[EBP-GO]

Thais Moraes Correia

[EBP-MA]

Letícia Rosa Toledo

[EBP-MS]

Home Page: http://ebp.org.br/biblioteca/

BIBLIOTECAS DA ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE

(RELATÓRIO abril 2016 - abril 2017)

Pinceladas

A EBP persiste há anos em fazer existir o Um da Escola nas nossas bibliotecas. Há estratégias comuns que trabalham nessa direção.

O BIBLIÔ. Boletim eletrônico produziu oito exemplares nesses dois anos. No primeiro ano a voz foi dada as bibliotecas das seções: O primeiro número foi a apresentação de nosso programa de trabalho. Depois foram Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, São Paulo abordando as realizações locais. Já na vez do Rio, a iminência do Congresso da AMP pautou seu conteúdo. Após a experiência editorial acumulada continuamos com a Biblioteca de Belo Horizonte trazendo os resultados dos encontros de biblioteca. No último número a partir de um tema abordado em Belo Horizonte fizemos um Bibliô mais extenso e variado. Apostamos que a nova diretoria poderá inventar novas maneiras de fazer existir o Um bibliófilo.

http://www.ebp.org.br/biblio/

O CATÁLOGO VIRTUAL. A edição final de um Catálogo dos exemplares registrados no banco de dados PHL foi uma experiência reveladora. Tem sido a oportunidade de um diagnóstico dos furos das catalogações locais e da necessidade do Um que nessa tarefa de perscrutar nossas coleções se impõe como absolutamente imprescindível. Indexação dos periódicos distribuída por estado editor e depois compartilhada. Teresinha Natal Meirelles de Prado comandou a tarefa. Um Grupo de whatsup entre os bibliotecários da EBP fundando por ela foi um passo que deverá permanecer. Três bibliotecários bem ativos permitem também conhecer as dificuldades que atravessam quando estão assoberbados de tarefas que fogem às especificas da sua função. Dignificar a função específica dos bibliotecários se impõe para avançar no processo de fina catalogação que nosso acervo exige. A publicação do mesmo permanecerá interna até que uma consistência maior dos registros seja obtida.

APRESENTAÇÃO DE LIVROS. Livros de autores da EBP, livros organizados pela EBP e livros de autores convidados encontram não somente um espaço nas estantes senão também um tempo para degusta-los em encontros coletivos animados por leitores. A biblioteca Uma cuidou da articulação das apresentações de livros com os temas dos Encontros Nacionais. Bibliô acolheu lançamentos nacionais e internacionais.

BIBLIOGRAFIAS. A partir dos temas dos encontros e congressos. Produziu-se a

(3)

5

4

Escola Brasileira de psicanalise

Bibliofalante http://www.ebp.org.br/flip/bibliofalante/index.html para o congresso da AMP 2016 no Rio de Janeiro. Trabalho de colegas das cinco línguas mais faladas no Campo freudiano, editado no Brasil. A diretoria da EBP adquiriu o software flipping book, leitor digital que possibilita a investigação e transmissão da palavra investigada através de mídias digitais. Foram doados exemplares impressos aos colegas responsáveis por cada língua assim como para as Bibliotecas da EBP. Revisou-se e preparou-se um volume de Biblio Referências, projeto da diretoria passada, dedicado às referências do seminário 6, em formato e-book com opção de compra impressa. Foram doadas versões impressas para as Bibliotecas da EBP. O software permanece disponível para múltiplos usos.

http://www.ebp.org.br/category/biblio/referencias-biblio/

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL. Intercâmbios atualizados com França e Bélgica. O intercâmbio com a Eol sofreu no processo de permutação devido ao modo que funciona o Um nas bibliotecas. Com a Nel o automaton não tem se consolidado, ou seja que funciona na contingencia de encontros de membros de uma e de outra escola. Desejamos que a próxima gestão consiga dar um passo a mais com base na lista das bibliotecas da FIBOL disponível em nosso site.

http://www.ebp.org.br/biblioteca/fibol/bibliotecas-da-fibol/

INTERCÂMBIO NACIONAL. A comunicação entre as diretorias de bibliotecas flui agilmente mas o credito não é somente nosso, também se deve a agilidade das mídias que dão suporte ao laço entre diretores. O catálogo de faltas confeccionado no primeiro ano da gestão deu evidentes frutos e hoje as coleções estão não todas completas mas a falta vem do futuro.

FIBOL e COLOFON. A lista Intercâmbios da FIBOL nutre o discurso ao redor das bibliotecas e a revista Colofón se elabora a partir desse coletivo. O próximo número 36 da Colofón foi dedicado ao tema Amor e sacrifício. Bibliotecas como as de Santa Catarina e Paraná utilizaram a Colofón para realizar eventos. Propusemos as bibliotecas privilegiar esse tema durante o ano. Foram digitalizados os três primeiros números da revista Colofón que desde o site da EBP se oferece para a descarga para todas as outras escolas. Fibol agradeceu o gesto. http://www.ebp.org.br/biblioteca/fibol/colofon/

SITE Bibliotecas. Sua atualização foi a principal conquista da nossa equipe. Literalmente a biblioteca Uma encontrou sua home, uma casa. http://www.ebp.org.br/biblioteca/

Foram digitalizados capas e sumários das principais revistas da EBP. Mônica Hage e Ana Maria Vasconcelos comandaram a colheita, seção por seção, das capas e sumários das coleções. Sem a vontade política dos diretores de biblioteca, a competência dos bibliotecários e a dedicação da designer da aba Bibliotecas

Pinceladas

e Publicações teria sido impossível. Hoje a maioria está disponível no site da EBP. Esperamos que esse processo em marcha continue ao mesmo ritmo com a próxima gestão.

BANCO DE DADOS. O PHL conta com 40.022 acessos até o dia de hoje desde o 19 de abril de 2011 quando a contagem começou a funcionar. As bibliotecas de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Pernambuco registraram 132 entradas nesse último mês. Quando consultado, o sistema informa a quantidade de títulos catalogados por mês e ano de cada biblioteca da rede, a quantidade de aquisições por mês e ano, a composição do acervo por tipo, área de conhecimento, ano de publicação, tema, etc. Ferramenta de pesquisa oferece a possibilidade de gerar relatórios de diversos tipos de informação, fundamental para o responsável de cada biblioteca.

http://www.ebp.org.br/biblioteca/catalogo-online/

Foi sugerido às bibliotecas em formação de Delegações e Núcleos de investigação o uso de softwares livres para a catalogação de acervos pequenos. Funcionando como teste este processo poderia permitir no futuro a migração para o sistema pago do PHL, utilizado pelas bibliotecas membros da FIBOL, ou abrir novas possibilidades de gestão dos acervos.

(4)

7

6

atividades dos Ateliês de Leitura de Freud, onde foi trabalhado, neste período, os textos: “Formulações

sobre os dois princípios do funcionamento mental” (1911); “Além do princípio de prazer” (1920) e “O ego e o id” (1923); e nos Ateliês de Leitura de Lacan: “Posição do inconsciente” (1960); “Radiofonia” (1970) e “Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola”. Foi criado mais um espaço de leitura e

transmissão com o Ateliê de Leitura de J.A. Miller, que se deteve no livro “Osso de uma análise”. No biênio 2015-2017, tivemos um aumento no acervo de livros e revistas, discriminados nas tabelas em anexo da seguinte forma: 41 exemplares através de doação, 13 através de compra, 21 através de intercâmbio nacional e 9 através de intercâmbio internacional. Dando continuidade ao trabalho de indexação de títulos de livros no PHL, iniciado na gestão anterior, foram registrados mais 279 livros. Iniciou-se o trabalho de indexação de periódicos tendo, até o momento, 6 títulos de revistas registrados, com todos os volumes de cada uma delas.

Biblioteca Maria do Carmo Vieira Ebp-Pernambuco: Uma bibliotecária e uma equipe de três pessoas. Vale mencionar a prática de apresentação do acervo pela Seção PE: Mensalmente em O Manuscrito, na seção «notas do acervo», são comentados livros que a Biblioteca possui, convidando e incentivando os leitores a procurá-los. O revisitar o acervo e estudo dos “Clássicos” através da atividade Abrindo os Escritos iniciada em agosto/2016 a março/2017. “A direção do tratamento e os princípios do seu poder” foi contextualizado e comentado. Catalogação, separação e organização do material do acervo: 904 livros e periódicos do acervo ficaram incluídos na base de dados do PHL e 3188 catalogações analíticas no sistema PHL de um acervo de 1388 exemplares. Lançamento de livros e periódicos, em outubro/2016 na ocasião da XI Jornada da Seção PE.

Biblioteca EBP-Rio de Janeiro: Conta com bibliotecária e uma equipe de 12 pessoas. Duas apresentações de tese, auxilio na organização do Bibliô 29, duas projeções de filmes, sendo um documentário sobre a pornografia com debate organizado pelo próprio cartel da comissão da biblioteca e outra na Maison de France e três lançamentos de livros. Foram atendidas 2573 consultas bibliográficas de forma presencial e remota. Realizou 20 atendimentos de orientação sobre normas da ABNT para trabalhos acadêmicos e foram executados 11 levantamentos bibliográficos sobre temas específicos. Padronizou e verificou cerca de 5018 livros e 4300 periódicos na planilha para publicação do catálogo EBP impresso. Foram adquiridas e catalogadas 279 obras novas (livros, periódicos, obra de referência, audiovisual e monografia) e indexadas 612 entradas (periódicos com seus sumários) na base de dados PHL. Mantém-se a prática de gravação e arquivo das atividades, o boletim informativo e a feirinha de livros. Publicou os números 12 e 13 de Arquivos da Biblioteca.

Biblioteca Vanessa Nahas EBP-Santa Catarina: Na Biblioteca Vanessa Nahas da EBP-SC, até março de 2017, foram cadastrados 2025 exemplares na base de dados PHL. Durante 2016 foram adquiridos 33 exemplares de livros e periódicos: 8 itens por compra, 3 por doações e 22 por intercâmbio, sendo 12 itens por intercâmbio nacional, com outras Seções e Delegações da EBP, e 10 itens por intercâmbio internacional, com bibliotecas de cidades conveniadas. Perante o avanço da autoridade atribuída aos enunciados cientificistas nas diversas aéreas da vida cultural e defronte a queda de autoridade outrora atribuída à psicanálise como modo de leitura da época, seus impasses e mal-estares, as atividades de A

Biblioteca na Cidade e Noites da Biblioteca se orientaram pelo trabalho de fortalecimento da presença da

O Realizado

psicanálise na cidade a partir do que nela faz sintoma. As mesas organizadas durante o período abril 2016- abril 2017, foram: “Os jovens e a leitura. Um mal-estar desejante” (os trabalhos aqui apresentados foram publicados nos Boletins 18 e 19 da Biblioteca da EBP-SC); “Notas sobre o amor”; “Família ordinária em O Homem dos Lobos” e “Amor e sacrifício” (esta última mesa foi organizada em torno do tema do Boletim Colofón nº 36)”.

Biblioteca EBP- São Paulo: Neste segundo ano foram realizadas três Atividades de Biblioteca (uma a cada semestre). Entre agosto e novembro de 2016 foi organizada uma série de seminários preparatórios ao tema do XXIEBCF, por diversos colegas da EBP-SP. Em 2016 foram editados 2 nos da Carta de São Paulo (23-1 e 23-2) e edições mensais da CSP Online. O trabalho preparatório para o catálogo do acervo da EBP no PHL permitiu o diagnóstico de alguns problemas e indicou a necessidade de padronização dos critérios de indexação das obras e a integração dos dados, trabalho que ainda está no início. O espaço da biblioteca foi ampliado (uma nova estante na sala que antes servia apenas a reuniões) e permitiu da aquisição de novas obras e a melhor organização do acervo, inclusive material de arquivo histórico. A ampliação do acervo saltou para 3740 obras, com a aquisição/doação de 381 livros/periódicos. Isto exigiu a maior presença do bibliotecário, o que abriu a possibilidade futura de emprestar o segundo exemplar de cada título. Essa diretoria também alimentou as mídias sociais da EBP-SP, reestruturou e modernizou o site da Seção SP,  e criou um canal no YouTube, com a divulgação ao vivo das atividades abertas da diretoria e do conselho.

Biblioteca EBP- Minas Gerais: Durante o último ano a Biblioteca, nas suas “Manhãs de Sábado”, indagou com lupa a experiência de leitura e a relação com o livro realizando duas atividades que presentificam a biblioteca pura, sua intensão. A primeira: A Biblioteca De Cada Um (maio de 2016) onde três convidados abordaram a experiência de desempacotar a própria biblioteca, e deram testemunho sobre “Os livros que a gente (não) joga fora”. Um lançamento de livro encerrou a manhã. O segundo encontro realizado centrou-se em As Religiões do Livro (Outubro de 2016) onde as perguntas: “Você reza em qual bíblia?” e “Qual livro proibido você leu escondido?” provocaram os convidados. Lançamento de livro e debate na mesma ocasião. De ambas as atividades o Bibliô recolheu alguns escritos. Finalmente a equipe da biblioteca elaborou nesse ano o escrito: Jovem e bela – sob o signo de Rimbaud: “não se pode ser sério aos

dezessete anos”. O acervo adquiriu por compra e doação 95 exemplares novos.

Delegação Paraná (Biblioteca membro da FIBOL ): Organizou três Noites da Biblioteca: Uma sobre “O passe e a política do sintoma”, de Marcus André Vieira e duas exibições e comentários de filmes. A Biblioteca é responsável pelos Boletins da Delegação Paraná três edições no período. Acaba de obter o ISSN para a revista Aleph e lançará o número 5 e breve. Obteve no intercâmbio 27 revistas e 09 livros. Adquiriu 28 novos exemplares. Encerrando a gestão realizou uma Noite da Biblioteca, destinada à Colofón n. 36 “Amor y Sacrificio”.

BIBLIOTECAS (EM FORMAÇÃO)

(5)

9

8

Biblioteca da Delegação Espirito Santo: A biblioteca possui uma bibliotecária e utiliza o PHL para catalogação do acervo. Coordena também o Seminário de Orientação Lacaniana onde trabalharam sobre três seminários de Miller. Realiza uma atividade mensal sobre “Cinema e Psicanálise” somando 19 no período e a leitura é protagonista do evento que não se resume à pura projeção. Destaca-se o crescimento do acervo: 79 novas obras.

Biblioteca da Delegação Goias-Distrito federal: realizou 23 encontros no período 205/2017 divididos entre Ateliês de leitura e exibição de filmes. Conta com 477 exemplares no seu acevo. Foram adquiridos 19 livros e 67 revistas por doações e intercâmbio. A biblioteca foi responsável da postagem no Facebook (145) e da gravação e transcrição dos eventos da Delegação. Mantem um blog “Psicanálise na cidade”. Biblioteca da Delegação de Psicanálise Mato Grosso do Sul/Mato Grosso: existe em duas cidades, dois polos. No polo Campo Grande/MS, organizaram dois ciclos de debates: um mensal sobre a articulação entre a psicanálise de orientação lacaniana e a obra “A comunidade que vem”, de Giorgio Agamben. Outro em três edições sobre “Unidade plural – Alusões ao feminino”. Também organizam a atividade “Cine psicanálise” com duas projeções. Em MT se realiza o ciclo Olho clínico – Um travelling entre psicanálise e cinema com 5 projeções. Sustentam um blog. O acervo se aloja em Campo Grande.

Biblioteca da Delegação Paraíba: centrou sua ação em duas atividades: SOIRÉE- Cinema e Psicanálise (Em Campina Grande) e o CURTAS (João Pessoa) que se dedicaram ao tema Adolescência.

Biblioteca da Delegação Geral Maranhão: Por meio de compra e doações, adquiriu 110 volumes novos. Organizou o I Colóquio de Filosofia da Cultura e Psicanálise e duas palestras sobre Totem e Tabú e a reforma psiquiátrica. Organizou o ciclo de três projeções com debates: “Cinema & Psicanálise na Universidade”. Ciclo mensal: Cine Insight com 15 projeções com debates.

Biblioteca Clin-a: São Paulo, com uma equipe de sete pessoas e recentemente incorporada à lista Fibol de bibliotecas em formação a biblioteca iniciou em 2015 sua catalogação. Conta com 947 títulos e estuda sua migração a um sistema informatizado.

Marcela Antelo / ABRIL 2017

(6)

11

10

(7)

13

12

Biblioteca do Campo FrEudiano

EBP Bahia

Relatório Biênio 2016 -2017

No ano de 2016, no Ateliê de Leitura de Freud foram trabalhados os seguintes textos:“Formulações sobre os

dois princípios do funcionamento mental” (1911);“Além do princípio de prazer”(1920) e “O ego e o id”(1923).

No Ateliê de Leitura de Lacan:“Posição do inconsciente”(1960); “Radiofonia”(1970); “Proposição de 9 de

outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola”. O Ateliê de Leitura de Miller se deteve no livro “O osso de uma análise”. Tivemos um aumento no acervo de livros e revistas, discriminados nas tabelas em anexo da

seguinte forma: 9 exemplares através de doação, 4 através de compra, 4 através de intercâmbio nacional e 1 através de intercâmbio internacional. Dando continuidade ao trabalho de indexação de títulos de livros no PHL, foram registrados neste biênio mais 279 livros. Iniciou-se o trabalho de indexação de periódicos tendo, até o momento, 6 títulos de revistas registrados, com todos os volumes de cada uma delas.

Intercâmbio Nacional Revistas 2016 - 2017

Título Número e ano

Arquivos de biblioteca n. 13 – abril 2017

Correio n. 79 – ano 2016

Latusa n. 21 – Agosto 2016

Opção Lacaniana n. 72 – Março 2016

Aquisições Livros por Compra Novembro / 2016 à Abril / 2017

Título Autor Editora, Edição, Ano

Las nuevas adictas: la implosión del género en la feminiación del mundo. [Os novos viciados:

a implosão do seu tipo de feminização no mundo]

SINATRA, Ernesto Tres Haches, 1º, 2015

¿Todo sobre las drogas? SINATRA, Ernesto Grama, 1º, 2010 Vigencia de las neurosis ZACK, Oscar Grama, 1º, 2016 Nudos del análisis DAFUNCHIO, Nieves Soria. Del Bucle, 1º, 2013

Aquisições Livros por Doação Novembro / 2016 à Abril / 2017

Título

Autor

Editora, Edição, Ano

Diálogos do impossível:

psi-quiatria, psicanálise e ciência.

LEDO, Eduardo

Atualiza, 1º, 2015

As patologias do ato

BENTES, Lenita

Ed. Vermelho marinho,

1º, 2014

Bibliô Referências. Org.: Mirta

Zbrun

ZBRUN, Mirta (Org.)

KBR, 1º, 2016

Errâncias, adolescências e

ou-tras estações

CALDAS, Heloísa

(Org.)

EBP, 1º, 2016

O ser e o gênero

homem/mu-lher depois de Lacan

LEGUIL, Clotilde

EBP, 1º, 2016

Inhibicion/Sintoma/Angustia:

hacia una clínica nodal de las

neurosis

DAFUNCHIO, Nieves

Soria

Del Bucle, 1º, 2010

Psicoanálisis de la anorexia y

la bulimia

DAFUNCHIO, Nieves

Soria

Del Bucle, 1º, 2016

Psicoses, nós e remédios

GARCEZ, Marcia

Muller

Prismas, 1º, 2016

Uma mulher e um homem:

depois da análise

GUIMARÃES, Lêda

Grama, 1º, 2016

TABELA QUANTITATIVA LIVROS POR DOAÇÃO 9 LIVROS POR COMPRA 4 REVISTAS INTERCÂMBIO NACIONAL 4 REVISTAS INTERCÂMBIO INTERNACIONAL 1

(8)

15

14

EQUIPE DA BIBLIOTECA DO CAMPO FREUDIANO – EBP SEÇÃO BAHIA:

Diretora de Biblioteca: Mônica Hage

Bibliotecária: Joyce Marques

Carla Fernandes

Daniela Araújo

Ethel Poll

Júlia Solano

Luis Felipe Monteiro

Luiza Sarno

Rogério Barros

Wilker França

EBP Bahia

Atividades de abril 2016 a março 2017

A BIBLIOTECA DE CADA UM (maio de 2016)

Abrimos a próxima manha de sábado na Biblioteca, seguindo com Teodoro Assunção as trilhas de Walter Benjamin no seu belo texto “Desempacotando minha biblioteca”, para, logo a seguir, nos indagarmos com Ana Lúcia Lutterbach e RamMandil sobre “Os livros que a gente (não) joga fora”. Um momento especial, denominado “Resenha oral”, comentou o livro recém lançado

Lacan Chinês: poesia, ideograma e caligrafia chinesa de uma psicanálise  com a presença do

autor, Cleyton Andrade. 

AS RELIGIÕES DO LIVRO (Outubro de 2016)

Nesta ocasião estivemos conversando não apenas sobre as religiões que se constroem em torno do livro, mas também sobre nossa relação religiosa, profana, sacrílega,..., com o(s) livro(s). Para isso, nos reunimos e aos nossos convidados em torno de duas questões: “Você reza em qual bíblia?” e “Qual livro proibido você leu escondido?”. Nessa ocasião, sob o titulo Resenha Oral,  tivemos um interessante debate com nosso colega, Francisco Paes Barreto, autor do livro O Bem-Estar na Civilização, livro no qual ele faz um testemunho do percurso de sua análise pessoal. 

Além das  “Manhãs de  Sábado na Biblioteca”, a equipe coordenada pela Diretora de Biblioteca, Márcia Rosa, e composta por Ana Lucia Teixeira, Andrea Eulálio, Beatriz Espírito Santo,  Carla  Derzei,  Carlos  Enrique  Luchina, Cristina Marcos, Juliana Meirelles  e  Pedro Castilho, apresentou doisRelatórios nas Jornada da EBP-MG de 2015 e 2016: “E os escritores, o que nos dizem sobre o quer uma mãe?” e “Jovem e bela – sob o signo de Rimbaud: “não se pode ser sério aos dezessete anos”.

O resultado do entusiasmo que marcou o trabalho em conjunto dessa equipe foi uma revitalização das atividades da Biblioteca,  o  que se  verificou, entre outros,  pela  presença de um número expressivo  de participantes nas atividades realizadas. Portanto, a Biblioteca EBP-MG terminou o biênio 2015-2016 viva e pulsante.

AQUISIÇÃO LIVROS Quantidade

Doação 09 Compra 50 Total 59 AQUISIÇÃO Quantidade PERIÓDICOS NACIONAIS 12 PERIÓDICOS INTERNACIONAIS 16 DVD’S 08 TOTAL 36

(9)

17

16

Biblioteca AIlson Braz Sena

Aquisições no ano corrente (2016) | Emitido em: 20161221

Período 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 0 5 10 15 20 Quantidade Voltar Nota: Este gráfico foi gerado em tempo real, a partir de dados obtidos pelo PHL©Elysio M.S.Oliveira nas bases de  dados de controle da Biblioteca. Os dados refletem o conteúdo das bases de dados no momento em que foram emitidos.  Na tabulação dos dados, são considerados somente os registros com data de aquisição conhecida entre os meses de janeiro a dezembro.

Por áreas do conhecimento (monografias) | Emitido em: 20161221

Áreas

Ciências Exatas e da Terra Ciências da Saúde

Ciências Sociais Aplicadas Ciências Humanas Ciências Humanas Outros

0 500 1000

Novas Aquisições Livros e Periódicos

• ROCHA, Alessandra Thomaz. Manual de cartéis. Belo Horizonte: Scriptum, 2010. 61 p.

• MILLER, Jacques-Alain. Carta a Bernard Accoyer e à opinião esclarecida precedida da «Emenda 336». Rio de Janeiro: EBP, 2003. 32 p.

• ANSERMET, François; GIACOBINO, Ariane. Autismo: a cada um seu genoma. Petrópolis, RJ: KBR, 2013. 100 p. 

• CALDAS, Heloisa (ORG.). Errâncias, adolescências e outras estações. 2016: EBP, 2016. 350 p. ISBN 978-85-63061-05-8.

• ZBRUN, Mirta(ORG.). BiBliô Referências O Seminário, livro 6: o desejo e sua interpretação, de Jacques Lacan (1958-59). São Paulo: EBP, 2016. 231 p. ISBN 978-1-944608-39-2.

• LEGUIL, Clotilde. O ser e o gênero: Homem/mulher depois de Lacan. Belo Horizonte: EBP, 2016. 210 p. ISBN 978-85-63061-06-5.

(10)

19

18

Periódicos Nacionais Recebidos em 2017

Nome do Periódico Número / ano Local Data de chegada

Arquivos da Biblioteca Rio de Janeiro

Opção Lacaniana Nº 70 Nº 72 São Paulo 09/03/2017 Carta de São Paulo N° 01 e Nº 2/2016Ano23 São Paulo 22/02/2017

Curinga Completo Belo Horizonte Publicadora

Correio Nº 79 São Paulo 22/02/2017

Entrevários São Paulo

Agente Nº16 Out./2016 Salvador 25/02/2017

Arteira Out./2016 Santa Catarina 20/12/17

Latusa N°21 Ago/2016N°20 Rio de Janeiro 22/02/2017

Periódicos Internacionais Recebidos em 2017

Nome Periódico

Número/ano

Local

Data de Chegada

La Cause Freudienne

75 - 07/2010

France

09/03/2017

La Cause du Désir

88 - 02/2015

93 - 08/2016

94 - 11/2016

France

09/03/2017

04/04/2017

04/04/2017

Colofón

36 - 10/2016

Argentina

22/02/2017

BIBLIOTECA AÍLSON BRAZ SENA

Diretora: Márcia Rosa Luchina

Bibliotecária: Maria Regina Bitancourt

Auxiliar de Biblioteca: Grazielle Paolla

EBP Minas Gerais

EBP Pernambuco

RELATÓRIO FINAL DA DIRETORIA 2016 / 2017

DA BIBLIOTECA MARIA DO CARMO VIEIRA - EBP-PE

Recife

INTRODUÇÃO

A Biblioteca Maria do Carmo Vieira da EBP - Seção PE teve como compromisso, no biênio 2015-2017, com o objetivo de ser uma biblioteca viva e atraente, tornando visível e acessível seu acervo , incentivando a pesquisa , contribuindo para a presença da Escola na Cidade e divulgando o trabalho da nossa comunidade analítica.

Assim, atualizou e ampliou os meios de comunicação e da divulgação das atividades da Seção a exemplo disso reeditou-se em versão on-line O Manuscrito, boletim de notícias e transmissão, lançado em 1995. Programou Revisitar o acervo e estudo dos “Clássicos”criou-se uma importante atividade para comemorar os cinquenta anos dos Escritos de Lacan que nomeamos Abrindo os Escritos, coordenado por Elizabete Siqueira. Somando a isso, participou da convocação de membros da EBP de todo Brasil para que fizesse circular o discurso do analista na cidade. Deste modo, a biblioteca contribuiu ainda com levantamentos bibliográficos para os eventos da Seção - PE.

Quanto à Organização do Acervo, iniciamos nesse período o processo de catalogação analítica, cadastrando e inserindo os documentos do acervo no sistema PHL.

Para compor a estrutura de funcionamento, a Biblioteca Maria do Carmo Vieira organizou-se em pastas para melhor trabalhar: Anamaria Vasconcelos, Diretora; Zélia Santos responsável pelo acervo; Silvia Farias, responsável pela redação e revisão de material divulgado; Késia Ramos, responsável pela postagem das redes sociais e Valdiza Soares, responsável por divulgação interinstitucional.

As atividades programadas, foram assim executadas: 1- Diagnóstico situacional

As atividades da gestão 2015-2017 foi iniciada com o inventário do acervo de livros e periódicos, com os seguintes passos realizados:

• Levantamento entre o acervo físico e os documentos registrados no sistema PHL da seção PE. Foram observados as seguintes incompatibilidades entre os dados do sistema PHL e o nosso acervo físico:

(11)

21

20

EBP Pernambuco

Biblioteca Maria Do Carmo Vieira

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA: SOLUÇÃO:

Duplicidades de registros: Foram feitas as exclusões dos registros que por equívoco foram cadastradados. Ausencia de documentos no acervo físico em

relação ao sistema. Foram esses os títulos: A psicanálise; Novo Dicionário de Língua Portuguesa; Psicoanálisis: Entrevista com Jacques Lacan (1957) El sexo y su degeneración; Coloquio Jacques Lacan 1901-2001; Imprevistos de lo real; Revista Curinga números 10,11e 12.

Desenvolvimento de uma política de serviços de referência, que contemple um fluxo de 

empréstimo.

Falta de uma política das mídias (CD-ROM, DVD, Fita Cassete) presentes no nosso acervo.

Desenvolvimento de uma politica uma padronização institucional para

armazenamento das mesmas. 2 - Lançamento de livros e periódicos

• Em outubro/2016 na ocasião da XI Jornada da Seção PE foi lançado o livro de Cleyton Andrade, Lacan Chinês: poesia, ideograma e caligrafia chinesa de uma psicanálise.

• Está previsto para a segunda semana de abril o lançamento da revista Letra Clínica nº 5 da Seção PE 3 - Contratação

• Contratação de estagiário

• Contratação de Consultoria de uma bibliotecária para orientar o trabalho da estagiária 4 - Apresentação do acervo pela Seção PE

• Mensalmente em O Manuscrito, na seção “notas do acervo”, são comentados livros que • temos na nossa Biblioteca, convidando e encentivando os leitores a procurá-los.

5 - Revisitando o acervo e estudo dos “Clássicos”

• Abrindo osEscritos – De agosto/2016 a março/2017, Elizabete Siqueira, coordenou essa atividade. Ametodologia utilizada é ocomentário linear, antecedido de uma síntese histórica-crítica, seguida de conclusões doutrinais.

• Essa atividade dedicou-se ao estudo do texto “A direção do tratamento e os princípios do seu poder”, encontrado nos Escritos de Lacan

6 - Catalogação, separação e organização do material do acervo

• 904 livros e periódicos do acervo ficaram incluídos na base de dados do PHL. • 3188 títulos de catalogação analítica no sistema PHL

7 - Intercâmbio nacional e internacional • Ver tabelas em anexo na página • Detalhamento do acervo

O acervo da Biblioteca é composto por livros e periódicos. Atualmente em nossa base de dados consta 1.388 exemplares cadastrados.

Quadro 1 : Evolução da catalogação por ano:

Ano Acervo / Número de exemplares Total de catalogação

2007 03 03 2008 90 93 2010 1 94 2011 4 98 2012 7 105 2013 85 190 2014 294 484 2015 774 1258 2016 94 1352 2017 36 1388 Total 1.388 1388

Fonte: Base de dados PHL • Catalogação analítica

Foi iniciado o trabalho de catalogação analítica dos periódicos. Nos quadros abaixo são apresentado o quantitativo dos artigos catalogados por mês de cada ano, até a data de 22/03/2017.

Quadro 2 : Evolução da catalogação analítica por mês, referente a gestão

2015 - 2017:

Mês 2015 2016 2017 Janeiro 257 Fevereiro 529 Março 1 513 293 Abril 19 348 Maio 1 34 Junho 227 20 Julho 222 95 Agosto 261 102 Setembro 132 Outubro 134 Total 731 1378 1079

(12)

23

22

EBP Pernambuco

Quadro 3 : Demonstrativo do acervo da Biblioteca Maria do Carmo

Vieira em termos de volume ou unidade física no período de abril de

2015 a março de 2017:

TIPO DE MATERIAL 2015 2016 2017 TOTAL:

LIVROS 69 50 5 124

PERIÓDICOS 24 27 23 74

DICIONÁRIO 03 2 - 5

CD-ROM/ DVD 02 - - 2

TOTAL 98 79 28 205

Fonte: Biblioteca Maria do Carmo Vieira

EQUIPE BIBLIOTECA MARIA DO CARMO VIEIRA

Diretoria de Biblioteca: Anamaria Vasconcelos

Equipe de trabalho: Zélia Santos, Silvia Farias e Kesia Ramos

Bibliotecária: Cainara Borges

EBP Rio de Janeiro

GESTÃO 2016-2017

1 - BIBLIOTECA

A biblioteca é responsável pela prestação de serviços de referência e centralização das atividades de seleção, aquisição, processamento técnico, automação, comutação e acesso remoto.

2 - DADOS ESTATÍSTICOS REFERENTES AO ATENDIMENTO/REFERÊNCIA

Desde março de 2016 a março de 2017, a Biblioteca EBP-Rio realizou 2573 atendimentos de forma presencial e remoto.

3 - DADOS ESTATÍSTICOS REFERENTES AO ACERVO DA BILBIOTECA EBP-RJ 3.1 - Aquisição

A Seção-RJ auxilia financeiramente na compra de livros para a Biblioteca. O valor deste benefício vem basicamente da venda das revistas Latusa e Arquivos da Biblioteca (produção da casa). A Seção-RJ disponibiliza o valor mensal de R$100,00 para novas aquisições, variando de acordo com a necessidade da Biblioteca. A tabela abaixo indica a forma de aquisição em relação ao tipo de material:

3.2 Registro, Catalogação e Indexação na base de dados da Biblioteca Phl - Personal Home Library em 2015-2017

Adquirimos por meio de compra, doação e permuta 279 itens (livros, periódicos, material de referência, audiovisual, monografia e cópia). Deste material, foram inseridos na base de dados 238 itens, resultando 612 registros (somado as analíticas, conforme mostra a tabela a seguir.

(13)

25

24

EBP Rio de Janeiro

Biblioteca EBP Rio de Janeiro

2016

Fonte: PHL. Disponível em:<http://ebp.phlnet.com.br/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl82.xis&cipar=phl82.cip&lang=por >. Acesso em: 28 de mar. 2017.

4 - PADRONIZAÇÃO DO CATÁLOGO NO SISTEMA PHL

Em 2016, iniciou-se a padronização do catálogo da EBP. Foi decidido que cada Bibliotecário das Seções fosse o responsável pela verificação dos itens inseridos na base. A Biblioteca EBP-Rio recebeu uma planilha de livros e outra de periódicos para averiguar os itens que apresentavam informações incompletas, como: número de tombo, ano, autor, entre outros. Como a maior atividade da Biblioteca EBP-Rio é o atendimento ao público, houve uma grande dificuldade na conciliação do tempo para realizar esta tarefa. A padronização do catálogo é uma atividade árdua e demorada, pois são materiais inseridos desde a implementação da base nas Escolas. Além disso, é necessário acessar cada entrada e fazer as alterações manualmente.

A princípio a Biblioteca da EBP-Rio adotou o critério de realizar simultaneamente as alterações na base, no acervo e na planilha, mas devido ao curto prazo de entrega a bibliotecária passou a executar somente as mudanças nas planilhas. Devido a esta tarefa de padronização, a atividade de catalogação acabou sendo prejudicada, isto é, paralisada. Através da atividade de padronização do acervo, foi possível realizar algumas ponderações referentes a Base PHL: 1) Para fazer uma catalogação completa da obra, é necessário gerar a entrada da revista e, posteriormente a partir desta entrada, a dos seus artigos (analíticas). Porém, se fizermos alguma alteração na matriz (catalogação da revista) teremos que realizar manualmente as alterações nas analíticas; 2) Não há um botão para copiar a entrada catalogada em outra Seção; 3) A inserção do assunto é manual. Há outras bases de dados que quando escrevemos uma palavra-chave, automaticamente a mesma já é visualiza e utilizada através de click em cima da palavra-chave, bastando somente realizar a manutenção do vocabulário controlado. Na planilha final entregue aos responsáveis, a Biblioteca EBP-Rio conseguiu padronizar (somente a planilha recebida e não modificar a base conforme o ideal) 5018 livros e 4300 periódicos.

5 - ORIENTAÇÃO DE PESQUISA NO SISTEMA PHL

Com a intenção de oferecer mais liberdade para os pesquisadores, informamos aos interessados como se pesquisa por autor, título e assunto, essa atividade é realizada de forma presencial e virtual aos usuários. Esse serviço além de otimizar o tempo do leitor e da bibliotecária, ajuda a divulgar a biblioteca da EBP-Rio.

6 - SERVIÇO DE REFERÊNCIA

O serviço de referência é uma das atividades mais solicitadas na biblioteca, conforme observamos no item 2 deste relatório. Portanto, além de oferecermos listas com levantamentos bibliográficos, também,  orientamos baseados em normas atualizadas da ABNT, os alunos de graduação e pós-graduação a padronizar e a estruturar trabalhos acadêmicos. De março de 2016 até março de 2017, contabilizamos 173 pesquisas aprofundadas na internet, 20 atendimentos de orientação sobre normas da ABNT para trabalhos acadêmicose 11 levantamentos bibliográficos. O levantamento bibliográfico consiste em  uma busca utilizando combinações com palavras-chaves podendo ser assunto com assunto ou assunto com sobrenome do autor e entre outras maneiras.

7 - DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO

A sugestão do usuário é um parâmetro seguro para o desenvolvimento da coleção. Desta forma mantemos em cima da mesa de estudos da biblioteca um livro; esse tem como objetivo coletar sugestões e indicações de aquisições de livros e periódicos. Entretanto, temos alguns critérios de seleção como: autoridade do autor e/ou editor; atualidade técnico-científica dos conteúdos; qualidade técnica; escassez de material sobre o assunto na coleção da biblioteca; aparecimento do título em bibliografias; cobertura/tratamento; custo justificado; idioma acessível; relevância/interesse acadêmico-científicos; número de usuários potenciais que poderão utilizar o material; condições físicas do material.

8 - GRAVAÇÕES DAS ATIVIDADES

É importante lembrar que as atividades da Seção Rio são gravadas e posteriormente arquivadas no computador da biblioteca. Tarefa que foi iniciada em gestões anteriores e que mantemos até hoje. Desta maneira, pode-se ter acesso ao material das atividades da Seção-Rio, isto é, a memória institucional, para futuramente realizar a publicação da revista Arquivos da Biblioteca.

9 - BOLETIM INFORMATIVO

O objetivo do boletim informativo da biblioteca é divulgar listas com as novas aquisições por permuta, doação e compra de livros, periódicos e trabalhos acadêmicos dos nossos colegas. As listas são elaboradas pela bibliotecária e enviadas pela EBP-Rio e ICP-Rio para todos da mala direta.

10 - FEIRINHA DOS LIVROS

Durante 2016-2017, a biblioteca organizou algumas feirinhas de livros na Seção da EBP-RJ para incentivar a venda das publicações da casa, sendo estas Latusa e Arquivos da Biblioteca e outras publicações relacionada à Seção EBP-RJ.

11 - PRESTAÇÃO DE CONTAS

A bibliotecária presta contas mensalmente à Diretoria da Biblioteca e Financeira através do envio de uma planilha detalhada dos gastos gerais relacionados à biblioteca.

(14)

27

26

EBP Rio de Janeiro

Biblioteca EBP Rio de Janeiro

12 - ATIVIDADE DA BIBLIOTECA

2016

Imagem Evento

11 abr. 2016 - Documentário El império de los Sin Sexo. Direção Pierre Caule e produção Kami. Debate promovido pelo Cartel: Ana Cristina Figueiredo, Elza Freitas (mais-um), Hena Lemgruber, José Alberto Ferreira, Patrícia Guimarães e Simone Bianchi. Sede da

EBP-Rio, às 20:00.

A Biblioteca EBP-RJ auxiliou na organização, recolhimento do material, padronização das referências conforme a ABNT para a

publicação do Bibliô, n. 29, abr./maio 2016.

23 abr. 2016 - A Biblioteca EBP-RJ contribuiu na construção da planilha do Intercâmbio Nacional.

25 abril 2016 – Lançamento de Arquivos da Biblioteca 12 no Bibliô 29 e no X Congresso da AMP – O corpo

falante

30 maio 2016 – Apresentação e debate sobre tese de Adriano Aguiar, com título Linguagem e percepção em neurociências na psicanálise. Debatedores: Heloísa Caldas e Rodrigo Lyra;

coordenação Lêda Guimarães. Sede da EBP-Rio, às 20:00.

EQUIPE BIBLIOTECA EBP RIO DE JANEIRO:

Diretora de Biblioteca: Lêda Guimarães

Bibliotecária: Jessica Nogueira Gomes

Comissão de Biblioteca: Ana Cristina Figueiredo, Ana Martha, Wilson Maia,

Andrea Rolo, Beth Karam Magalhães, Elza Marques Lisboa de Freitas,

Francisca Menta, Hena Lemgruber, José Alberto Ferreira,

10 out. 2016 – Seminário de Ação Lacaniana “A Loucura entre nós”, participação especial Marcelo Veras (autor do livro). Debatedores: Fernando Coutinho, Vanda Almeida, Lêda

Guimarães e Sarita Gelbert. Convidado especial: Vera Besset. Largo dos Leões, 70, às 20:00.

11 out. 2016 – Projeção do filme A Loucura entre nós de Fernanda  Vareille, com presença de Marcelo Veras. Coordenação Mirta Zbrun, debatedoras Ana Lucia Lutterbach e Lêda Guimarães.

Maison de France, às19:00.

31 out. 2016 – Apresentação e debate da tese de Maria de Fatima Gonçalves Pinheiro. Debatedoras Maria Isabel Lins e Lúcia  Mariano; coordenação de Lêda Guimarães. Sede da EBP-Rio, às

20:00.

18 nov. 2016 – Lançamento do livro Clínica del autismo infantil: el dispositivo soporte. Atividade conjunta EBP-Rio e ICP-RJ. Convidada Marita Manzotti. Debatedoras Ana Martha Maia e Paula Borsoi. Coordenação Lêda Guimarães. Sede EBP-Rio, às

19:00.

01 abr. 2017 – Lançamento da Bibliô referencias e Arquivos da Biblioteca 13 na Jornadas de Cartéis da Seção. Presença de: Marcela Antelo, Mirta Zbrun, Lêda Guimarães e Elisa Monteiro.

(15)

29

28

Atividades de A Biblioteca na Cidade:

• “Os jovens e a leitura. Um mal-estar desejante”, setembro 2016 Atividades de Noites da Biblioteca:

• “Notas sobre o amor”, agosto 2016

• “Família ordinária em O Homem dos Lobos”, dezembro 2016 • “Amor e sacrifício”, abril 2017

A Biblioteca Vanessa Nahas da EBP-SC conta, em março de 2017, com 2025 exemplares cadastrados na base de dados PHL.

Em 2016 foram adquiridos 33 exemplares de livros e periódicos (3 por doações, 8 por compra, 22 por intercâmbio com Seções e Delegações  da EBP e Bibliotecas de cidades conveniadas). 

(16)

31

30

(17)

33

32

EBP Santa Catarina

DIRETORIA DE BIBLIOTECA

Diretoria de Biblioteca: Oscar Reymundo.

Equipe de trabalho: Edson Roberto Mohr; Cleci Mendonça, Armi Cardoso.

Florianópolis

Dezembro de 2015

EBP SAo Paulo

RELATÓRIO PARCIAL – SEGUNDO ANO

Introdução

Este segundo relatório, produzido ao final desta gestão de diretoria de biblioteca, tem a finalidade principal de fazer um balanço das atividades e iniciativas desenvolvidas ao longo desse segundo período, confrontando-o com o ano anterior, em relação às propostas e concretizações.

Como o anterior, compõe-se de duas partes:

1) Atividades realizadas, publicações, acervo, projetos iniciados e situação atual, bem como sugestões para a diretoria de biblioteca que assume agora esta tarefa;

2) Relatório da biblioteca: Informações gerais acerca do funcionamento específico da biblioteca da Seção SP (acervo; aquisições; intercâmbios etc.), elaborados pelo bibliotecário responsável. Importante informar que não estarão no corpo deste relatório as planilhas com detalhamento de catalogações, aquisições e intercâmbios, material que constará em arquivo anexo.

Atividades realizadas

Como no ano anterior, procuramos manter a lógica de pelo menos um evento público de biblioteca por mês.

Em 06/04/16 foi realizada a Noite da biblioteca intitulada “Errâncias, na literatura e na vida”, em torno da adolescência e da obra de Rimbaud, com a participação de Blanca Musachi.

Em 13/09/16 foi realizada na Casa das Rosas uma jornada de Literatura e Psicanálise em torno da obra de Pascal Quignard.

Esse evento, que contava com a participação do escritor, surgiu de uma parceria de três instituições: EBP-SP (diretoria de biblioteca), USP (FFLCH) e École Normale Supérieur (CNRS), através de suas organizadoras e visava, além de aproximar literatura e psicanálise, apresentar a obra de Pascal Quignard ao público brasileiro em geral. Durante o evento foi inclusive lançada a tradução de um de seus livros. Infelizmente Pascal Quignard teve um contratempo de saúde e, por ocasião do evento, cancelou todas as suas viagens ao exterior.

(18)

35

34

Biblioteca SAo Paulo

Em 11/02/17 foi realizada uma atividade conjunta entre a diretoria de biblioteca e a diretoria de intercâmbio e cartéis e Mogi das Cruzes, com a exibição do filme À ciel ouvert e discussão sobre o tratamento do autismo pela psicanálise e divulgação de alguns livros da EBP sobre o tema. Essa atividade aconteceu no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, sob a coordenação de Eliana Machado e debate com a diretora de biblioteca e a diretora de intercâmbio e carteis da Seção SP.

Seminários na Casa das Rosas

Ainda sob a iniciativa da diretoria de biblioteca, embora não tenha sido uma atividade formalmente proveniente dessa diretoria, a aproximação com a então diretoria da Casa das Rosas viabilizou a realização de um Seminário preparatório para XXI Encontro Brasileiro, com a participação de vários colegas, membros da EBP-SP, aberto ao público em geral. Foi uma experiência

bastante interessante de inserção da psicanálise na cidade. No coração da Av. Paulista, a Casa das Rosas é um importante equipamento cultural do governo do estado de SP.

lançamentos da psicanálise e da cultura, e muitas outras novidades. Essa publicação, de periodicidade mensal, é divulgada em nossas mídias sociais.

O site da Seção SP recebeu uma atenção especial, considerando as incontáveis críticas de dificuldades de inserção de material na página pelos colaboradores associadas ao elevadíssimo custo mensal da empresa de manutenção sem o equivalente retorno em benefícios para o nosso site.

Foi contratado um serviço de modificação radical, não somente do layout, mas mudança de provedor de serviços e forma de inserção de dados e imagens, com a utilização de um painel de controle atualizado, que permite tanto ao profissional da área quanto aos colegas que inserem dados no site, uma experiência mais agradável com uma interface bem mais amigável. O resultado disto é um novo tipo de site. A parte de layout,

EBP SAo Paulo

imagens e conteúdos permanece em constante atualização, com uma equipe agora bem mais motivada para divulgar o que se passa na EBP-SP. Live streaming das atividades

Em parte atendendo a um pedido de colegas de

cidades mais distantes da capital, onde acontece a maioria das atividades da Diretoria e do Conselho (como Ribeirão Preto, que fica a mais de 300 km de São Paulo), uma inovação introduzida em 2016 foi a criação de um canal da EBP-SP no YouTube e a transmissão ao vivo das atividades das quartas-feiras à noite.

Algumas atividades são divulgadas abertamente e assim permanecem após a filmagem. Outras, em especial aquelas que contêm material sigiloso como dados clínicos de algum caso, são restritas, com divulgação apenas do link durante o evento, para a participação de colegas de outros locais. Esta iniciativa permitiu uma integração maior entre os membros da EBP-SP, assim como a aproximação de interessados que nem sempre se sentem à vontade para frequentar nossos eventos.

Catálogos das bibliotecas no PHL

Dando seguimento ao trabalho para a produção do catálogo de obras das bibliotecas da EBP indexadas no sistema PHL, as dificuldades encontradas motivaram a criação de um grupo de discussão dos profissionais que realizam diretamente a catalogação do acervo. Para facilitar as trocas entre os bibliotecários, esse grupo foi criado no aplicativo WhatsApp, até então com a minha mediação. Conforme mencionado no relatório anterior, as dificuldades encontradas referem-se ao fato de não haver um protocolo padronizado de catalogação do acervo nas bibliotecas da EBP. Com isto, a decisão de como proceder fica a cargo do bibliotecário. E a cada mudança de bibliotecário, essa questão é relançada, pois aquele que chega pode decidir catalogar os livros e periódicos a seu critério. A consequência disso é que, ao gerarmos uma listagem de obras do acervo de todas as bibliotecas da EBP que estão no PHL, as informações aparecem de forma incompleta, algumas vezes desencontrada, praticamente inviabilizando a geração de um catálogo unificado de nossas bibliotecas. Para que isto possa acontecer, é fundamental a integração dos dados dos acervos, tal como proposto pela FIBOL: “A FIBOL trabalha a biblioteca virtual do Campo Freudiano PUBLICAÇÕES

Digital

Durante este segundo ano A Carta de São Paulo Online seguiu sob a batuta de Bernadette S. Pitteri, trazendo aos leitores interessantíssimas resenhas de atividades realizadas pela Seção SP e outras Seções/Delegações da EBP; comentários sobre livros e

Impressa

Conforme previsto, em 2016 a Carta de São Paulo (impressa) lançou dois números em 2016 (Ano 23, 1 e 2). Mantivemos a prática de apresentar e divulgar o tema de nossas Jornadas, bem como alguns textos provenientes de atividades da diretoria que não tenham sido publicados em Carta de São Paulo Online. O próximo número está previsto para maio/17 e já possui parte do material (os textos das plenárias das últimas jornadas). Assim, a diretoria que entra terá um pouco mais de fôlego para pensar os dois próximos números que deverão ser publicados na próxima gestão.

Mídias

Também sob a responsabilidade da diretoria de biblioteca estiveram as mídias da EBP-SP: site; Facebook; blog e twitter, que continuaram sob a coordenação de Maria Marta Ferreira.

(19)

37

36

orientando a informatização que é compartilhada por cada Biblioteca”1. A tarefa de mediação do trabalho dos bibliotecários com relação à política de divulgação dos acervos de nossas bibliotecas revelou-se bastante rica, indicando ser uma via importante na direção da biblioteca Una, tal como propôs Judith Miller na apresentação da FIBOL em 20112.

Acervo

Dando sequência à revisão da indexação dos dados no PHL, o bibliotecário prosseguiu na indexação dos artigos presentes em cada revista (como ocorria em apenas alguns volumes do nosso acervo).

Com a otimização do espaço da biblioteca, pela instalação de uma grande estante na sala que até então funcionava apenas como sala de reunião, abriu-se a possibilidade de organizar fisicamente o nosso acervo. Um exemplo disto são os cartazes, que ficavam em uma gaveta de arquivo, sem organização ou catalogação, ganharam espaço e a possibilidade de integrar formalmente o acervo de nossa biblioteca. Esta mudança permitiu também investir em uma política de aquisição de novas publicações, visto que passamos a ter espaço para o crescimento de nossa biblioteca, agora com duas salas. Seguindo uma sugestão trazida na AGO de 2016, a diretoria convencionou a previsão de uma verba mensal de 150,00 para a aquisição de livros e revistas para a biblioteca; valor a ser utilizado conforme a diretoria de biblioteca considere mais adequado (em nosso caso privilegiamos momentos de eventos nacionais e internacionais para a aquisição de novas publicações).

Evolução do acervo na gestão 2015-2017

Total de aquisições/doações: 57 Total de aquisições:/doações: 381*

Livros 901 Periódicos 2102 Teses 46 Eventos 205 Dicionários 8 Vídeo 51 Áudio 46 Total: 3.359 Livros 1196 Periódicos 2188 Teses 46 Eventos 205 Dicionários 8 Vídeo 51 Áudio 46 Total: 3.740

Essas mudanças produzidas pelo crescimento de nossa biblioteca, exigiram também um aumento do trabalho de nosso bibliotecário responsável, Alexandre Amendola, que passou a ter uma carga horária semanal de 4 horas (anteriormente eram 8 horas mensais; portanto dobrou, permitindo a presença do bibliotecário na biblioteca durante um período a ser definido, o que com o crescimento da biblioteca permitirá futuramente o empréstimo do segundo exemplar de publicações do nosso acervo). Sugiro a 1 Idem, ibidem.

2 Ver: https://www.google.com.br/

leitura do último relatório elaborado por ele, que narra em detalhes as mudanças acontecidas nos últimos dois anos.

Balanço

Quase todas as metas colocadas no relatório anterior foram atingidas de forma satisfatória, com o acréscimo de inovações com as quais a diretoria que chega poderá se beneficiar e dar sequência, se assim julgar oportuno.

Quanto àquela que justifica o ‘quase’ acima referido, trata-se da intenção de providenciar a informatização dos livros a serem vendidos pela EBP-SP. Embora tenha sido adquirido um aplicativo simples de gerenciamento de estoque e vendas, não tivemos tempo hábil para cadastrar as publicações disponíveis para compra pelos interessados. Após a constatação da dificuldade de manter uma livraria local eficiente, com prestação de contas periódica aos fornecedores e o estabelecimento de regras definidas para a venda e controle de estoque, decidimos não manter livros de terceiro em nossos estoques. Com isto, liberamos o bibliotecário para a execução das tarefas que lhe cabem (política definida pela Diretoria Geral da EBP 2015-2017).

Outras sugestões

É fundamental dar seguimento à iniciativa de organizar a catalogação do acervo (cf. mencionado acima), bem como dar sequência à digitalização dos vídeos que, no formato antigo, já não podem ser visualizados e correm o risco de se perder.

Teresinha N. Meirelles do Prado

(Diretora de Biblioteca – Seção SP – 2015-2017)

Biblioteca SAo Paulo

(20)

39

38

Delegação Goiás

A Biblioteca da Delegação Goiás /Distrito Federal na gestão maio 2015 a mais 2017 teve uma equipe de 3 pessoas, divididas nas atividades em três grandes eixos:

• Biblioteca viva (objetivo: sustentar, difundir e aprofundar a Orientação Lacaniana na psicanálise no território do Goiás e do Distrito Federal).

• Acervo de biblioteca e livraria ( objetivo: catalogar, receber e ampliar o acervo, possibilitar o acesso a livros e revistas do campo freudiano)

• Divulgação (objetivo: fazer o histórico das atividades da delegação e dar visibilidade ao o que está acontecendo).

Biblioteca viva

A biblioteca viva teve em seu centro duas ações: ateliês de leitura e exibição de filmes. Para aprofundar a Orientação Lacaniana na psicanálise no Centro Oeste a Biblioteca tomou como base as atividades de ateliês de leitura, centrando as atividades em Brasília, foram realizadas duas leituras estruturantes: “O Osso de um Análise” 2015/2016 (15 encontros de leitura) e o “Seminário 6” 206/2017 (7 encontros até agora) e também as leituras de aprofundamento e apoio ao Seminário de Orientação Lacaniana em Goiânia “O Banquete dos Analistas” ( 5 encontros). A Biblioteca na cidade organizou exibições de filmes seguidos de debates, entre as exibições destacam-se:

• Exibição da o filme “Céu Aberto” na semana de psicologia da PUC GO e no Fórum do Distrito Federal da Residência -infanto juvenil em saúde mental do DF.

• Mostra de cinema Adolescência e Desejo no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) com a exibição e debate de 21 filmes e quatro debates.

Acervo e livraria

Hoje a Biblioteca conta com um acervo de 477 publicações divididas em 140 livros (2 dicionários, 27 de Freud, 25 Lacan, 35 de Miller e 51 de outros autores), 235 revistas e periódicos, 13 cd de obras inéditas de Miller, 49 xerox de obras e relatórios, apostilas, 23 CDs de eventos, 10 filmes, 7 materiais não psicanalíticos. Durante essa gestão foram adquiridos 19 livros (comprados durante o congresso da AMP) e 67 revistas (por doações e intercambio). Em todas atividades da delegação, durante o período dessa coordenação, a biblioteca abriu para o acesso a consultas, leituras e eventuais empréstimos do acervo. A livraria funcionou durante as principais atividades da Delegação, vendendo livros e revistas do campo freudiano.

Divulgação

O Blog “Psicanálise na cidade” e o Facebook da Delegação Geral GO/DF são os principais meios de divulgação, para o público geral, das atividades realizadas na Delegação. Ambos os meios tem sido alimentados semanalmente, seja com a divulgação de cartazes das atividades, com fotos que registram algum evento ocorrido, pequenas notas e textos sobre a atividades, além da atualização mensal da agenda. Informações (dados): 145 postagens no facebook, 70 postagens na página inicial do blog, 30 postagens na página Aconteceu na DG, -7 postagens Seminário de Orientação Lacaniana, -3 postagens na página Textos Estudos da Clínica e Boletim Olhe,5 postagens na página Eventos.

Além disso ficamos responsáveis pelas fotos e cartazes (37 no período) das atividades da Coordenação, bem como pela gravação e desgravação de seminários, conferencias.

DELEGACOES DA EBP

DELEGACOES DA EBP

Delegação Paraíba

As atividades de Biblioteca da Delegação Paraíba, em 2016, acompanharam o tema do XXI Encontro Brasileiro “Adolescência – idade do desejo”, dedicando-se ao debate de textos publicados pelos autores da EBP/AMP, em seu Boletim followme, tendo o texto “Em Direção a Adolescência” de Jacques-Alain Miller, como base. O formato do trabalho se deu em debates a partir de duas atividades que tomamos como pilar para sustentar a dinâmica que pôs em exercício o ducto com a cidade: SOIRÉE- Cinema e Psicanálise (Em Campina Grande) e o CURTAS (João Pessoa). Nestas atividades recebemos cineastas, filósofos, pedagogos, psicólogos e psicanalistas com quem pudemos conversar e extrair experiências, acrescentando à nossa leitura novos olhares sobre a adolescência, hoje.

Sob os efeitos do Congresso da AMP: “O corpo Falante sobre o Inconsciente no Século XXI”, introduzimos as atividades de biblioteca com leituras e discussões sobre a questão do corpo adolescente, via os textos freudianos, dando destaque para as mutações da puberdade, articulando-as com o olhar e o debate de dois curtas: “Salivas” (com o comentário de Marcela Antelo) e “O meio do Mundo”, (com a presença do seu diretor, Marco Vilar cineasta da Paraíba). Em ambos discutimos a questão do encontro com o real do sexo para as meninas e os meninos, destacando a relação com o corpo e suas mudanças no estatuto do gozo. Alinhado ao trabalho de Atividades do CURTAS, o SOIRÉE -Cinema e Psicanálise, contemplou o mesmo tema, levando para as discussões, a partir de vários longas, o tema da “Adolescência ´idade do desejo”, destacando as novas formas de lidar com a puberdade, tendo como pano de fundo as novas configurações culturais. Na sequência de nossas atividades exibimos alguns documentários sobre questões como a redução da maioridade penal e outros que tocam as passagens ao ato – dando ênfase à afeição ao ato na adolescência. Um destes documentários, tomado por nós como emblemático, foi o “O Massacre de Columbine” (Ocorrido no estado americano do Colorado, 1999). No debate, pudemos recolher que o ato, apesar do efeito de horror que causa, porta em si um apelo, um endereçamento ao Outro. Ato, que segundo Lacan em seu Seminário 10, é uma das maneiras que o sujeito encontra para lidar com a angústia. Nesse sentido, a adolescência deve ser pensada como a idade da angústia, para qual o remédio, tal como nos ensina Lacan, é o desejo. Ideia que nos ajudou muito a pensar o adolescente dentro do tema do XXI Encontro Brasileiro.

Também introduzimos a questão da hiperconectividade e adolescência, a partir de um vídeo, tocando em alguns pontos a partir da transmissão de Gustavo Stiglitz, por ocasião da Jornada da EBP-Bahia, realizada, dias 21 e 22 em Salvador. Com base na noção de adolescência como construção, como produção, vimos a importância e o papel do analista na clínica com adolescentes, donde não se trata de colocá-los na ordem, mas de orientá-los na via do desejo. Quanto à conectividade, tratamos sobre a importância do analista estar atento, informado quanto aos meios tecnológicos, mídias, redes sociais do seu tempo, para atender às demandas, porém, fazendo-se necessário ter uma posição anacrônica, mediante a qual esteja atento ao que se repete, considerando o retorno no real daquilo que se repete do imperativo de gozo. Nesse sentido, tratou-se do digital, como sendo um significante puro, igual para todos, mas que tem por efeito produzir um gozo ilimitado. Porem são significantes não ligados ao Nome do pai. E que é dentro dessas coordenadas em que os adolescentes dos dias atuais estão envolvidos.

Sandra Conrado

Secretária de Biblioteca – EBP/Delegação Paraíba

(21)

41

40

DELEGACOES DA EBP

DELEGACOES DA EBP

Delegação Mato Grosso do Sul / Mato Grosso

Nossa delegação tem a particularidade de ser comporta por dois estados – MS e MT, e as atividades de biblioteca acontecem nos dois polos.

Quanto às atividades realizadas, no polo Campo Grande/MS, temos o “Cine psicanálise”, que ocorre de acordo com a demanda, e o cronograma das demais atividades que acontecem na delegação.

Em julho de 2015 foi exibido e discutido o filme À ciel ouvert, de Mariana Otero e, em 24 de maio de 2016 houve a atividade “A anatomia é o destino?” sendo exibido e discutido o filme: A garota dinamarquesa, de Tom Hooper, com os seguintes debatedores: Vera Lopes Besset (Membro da EBP/AMP) e Carlos Genaro Gauto Fernández (Membro da EBP/AMP).

De março a setembro de 2016, sob orientação de Carla Serles (Membro da EBP/AMP), o participante Saú Pereira Tavares de Oliveira coordenou a atividade mensal “Ensaios: Giorgio Agamben”, promovendo discussões a partir da articulação entre a psicanálise de orientação lacaniana, e a obra “A comunidade que vem”, de Giorgio Agamben.

Em agosto e setembro de 2016, Ary Farias (Membro da EBP/AMP) coordenou o seminário: “Unidade plural – Alusões ao feminino”. O psicanalista trouxe, “Neste pequeno ciclo de três edições sobre o feminino, alguns fragmentos de letras febris, de ideias que danificam toda tradição e de vozes que cantam pequenas baladas de desatinos e amores infindos...” (trecho do argumento de Ary, produzido para o evento). Em Rondonópolis – MT, Sueli Ignoti vem desenvolvendo, de acordo com a demanda, a atividade de cinema e psicanálise desde o ano de 2010 (Olho clínico – Um travelling entre psicanálise e cinema). Os seguintes filmes foram exibidos e discutidos a partir de 2015:

• Outras vozes – Ivan Ruiz

• Uma viagem inesperada – Gregg Champiom • A vida secreta das palavras – Isabel Coixet • Minhas mães e Meu Pai – Lisa Cholodenko • As 200 crianças do Dr. Korczak – Andrzej Wajda

O nosso acervo tem avançado através do intercâmbio Nacional e Internacional. A verba que tínhamos disponível em caixa foi utilizada como investimento na mudança de sede da delegação (inclusive os livros foram melhor acomodados, permitindo melhor visualização dos exemplares aos participantes), portanto, adiamos a ideia de contratação de uma nova bibliotecária, que conduziria o trabalho de classificar nossos exemplares, e alimentar o PHL, tomando por base a classificação das demais bibliotecas.

___________________

Delegação Geral Maranhão

São Luís / 2016

INTRODUÇÃO:

A Biblioteca da Delegação Geral MA, no período de 2015 a 2017, seguiu as orientações da Biblioteca UNA, que teve papel importante com o incentivo do intercâmbio nacional e internacional. O cadastro

das obras recebidas, bem como o inventário dos materiais informacionais que já compõem o acervo da biblioteca teve o apoio da Bibliotecária Josilane Costa Rodrigues. Aos demais participantes da Delegação Geral Maranhão, que contribuíram direta ou indiretamente nas atividades realizadas pela biblioteca da DG MA, meus agradecimentos

ATIVIDADES:

• Apoio de divulgação das atividades de Cine Insight - atividade mensal da Biblioteca da Delegação Geral, coordenada por Anícia Ewerton e Tereza Braúna.

• I Colóquio de Filosofia da Cultura e Psicanalise realizado em outubro de 2016 na UFMA, com apoio da Delegação Geral Maranhão, departamento coordenação de Filosofia da UFMA.

• Ciclo de filmes “Cinema & Psicanálise na Universidade”: com trilogia de três filmes para divulgar no meio acadêmico a Psicanálise de Orientação Lacaniana, respectivamente: “A vida de Lacan” com comentários de Anícia Ewerton (A.P. coordenadora da DG/MA); “Nossas Inquietudes” com comentários de Thaïs Moraes Correia (A.P. aderente da EBP e participante da DG/MA e secretaria de Biblioteca) e do filme “Medicalização na Infância” com comentários de Silvana Sombra (A.P. participante da DG/MA – livraria). Primeiro fizemos esse ciclo no UNICEUMA / Renascença II, com apoio de Suely Lima, A.P.participante da DG/MA e depois na UFMA com apoio de Joselle Couto e Lima (A.P. e também participante da DG/MA) e da coordenação de Filosofia da UFMA.

• Palestra do psicólogo Petros Stasinos sobre “Reforma Psiquiátrica” realizada no dia 30 de novembro de 2016, na sede da DG/MA como evento da Biblioteca da DG/MA

• Palestra do psicólogo Petros Stasinos sobre “Totem e Tabu” realizada no “Núcleo de Psicanalise e Cultura” em 2015 na sede da DG/MA, promovida e divulgada pela Biblioteca da Delegação Geral Maranhão.

FILMES E DOCUMENTÁRIOS EXIBIDOS: • Á ciel ouvert

• La Tetê en friche

• Minhas tardes com Margueritte • Match Point

• Praia do futuro • Paraísos artificiais

• Notas sobre um escandalo • A pele de vênus

• A vida de Lacan

• Memória de um doente dos nervos • Cor-de-rosa

• Medianeras

• Kramer v.s Kramer • Eu matei minha mãe • A medialização da infância

(22)

43

42

DELEGACOES DA EBP

DELEGACOES DA EBP

ACERVO:

Nesse período a biblioteca, por meio de compra e doações, adquiriu 110 volumes entre livros, periódicos e DVD’s. As aquisições, neste biênio, em sua maioria resultou da campanha de intercâmbio desenvolvida pela atual gestão da Biblioteca Nacional (2015 a 2017) e das sugestões de compra dos participantes da DG MA.

___________________

Delegação Paraná

As iniciativas lançadas pela Biblioteca da Delegação Paraná, no ano de 2016, visaram a aproximação dos membros da EBP/Delegação Paraná, bem como dos correspondentes da Delegação Paraná e dos alunos da Associação de Estudos e Transmissão da Psicanálise Lacaniana no Paraná, em propostas envolvendo a discussão de textos e filmes, o relato das atividades ocorridas na Delegação Paraná, bem como a exploração do acervo da Biblioteca. Por este viés, as Noites da Biblioteca contemplaram as temáticas salientadas no X Congresso da Associação Mundial de Psicanálise e do XXI Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, inscrevendo-se também como atividades preparatórias. Foram três Noites da Biblioteca:

1) Comentários e discussão do texto “ O passe e a política do sintoma”, de Marcus André Vieira; 2) Exibição e comentários do filme “ Os incompreendidos”, de François Truffaut;

3) Exibição e debate do curta metragem “ Tudo que é sólido pode derreter”, de Rafael Gomes.

Além desta proposta, a Biblioteca viabilizou a circulação de Boletins da Delegação Paraná. Num total de três edições, disponibilizadas virtualmente, foi possível acompanhar as atividades e produções inseridas numa lógica de Escola e de Instituto, ocorridas na Delegação Paraná, por meio de um Boletim no final de cada semestre. Uma edição especial aconteceu, para salientar os frutos do Encontro do Cien e do Cereda, na Delegação Paraná. A aquisição de obras, advindas de compras e doações, aumentaram o acervo da Biblioteca, local que atualmente se insere como um espaço procurado para pesquisas. Houve a doação ( intercâmbio ) de 27 revistas e a doação de 09 livros. No que se refere à compra, foram adquiridos: 05 Manual de Cartéis, 20 Opção Lacaniana ( de volumes variados), 01 Seminário VI e 01 Seminário XIX, além de 01 livro. Em relação às obras, também destaco a venda de exemplares, o que possibilitou a compra de volumes para a Biblioteca da Delegação Paraná.

2017

Finalizando a atual gestão, a Secretaria de Biblioteca realizará no dia 07/04/17,uma Noite da Biblioteca, na qual será dada destaque para a apresentação e discussão de textos inseridos na Revista Colofón 36 “Amor y Sacrificio”, por membros da Delegação Paraná.

Um Boletim da Delegação Paraná será lançado virtualmente, a fim de ressaltar algumas atividades desenvolvidas em março e abril/2017, bem como para destacar a mudança na Coordenação da Delegação Paraná.

Em vias de conclusão, destaco o lançamento da Revista Aleph 5 para breve.

Marcia M. Stival Onyszkiewicz

Secretária de Biblioteca e Publicação

Delegação Espírito Santo

RELATO DE ATIVIDADES REALIZADAS

A Comissão de Biblioteca continuou a atualização dos novos livros e periódicos no Programa PHL com a participação da Bibliotecária Isabel Louzada.

A Comissão de Biblioteca coordenou o Seminário de Orientação Lacaniana, no qual estão sendo estudados os Seminários de Jacques-Alain Miller e assuntos a eles relacionados. Esta é uma atividade semanal que acontece de março a dezembro de cada ano.

De abril de 2015 a dezembro de 2015: El ultimíssimo Lacan. De março de 2016 a dezembro de 2016: Todo mundo é louco. De março de 2017 a abril de 2017. Psicose ordinária.

A Comissão de Biblioteca coordenou o evento “Cinema e Psicanálise”. Esta atividade, mensal, teve como objetivo a discussão da produção da sétima arte sob o olhar da psicanálise. Em cada encontro foi visto um filme com posterior discussão dos assuntos abordados. Estes foram exibidos 17 filmes.

CINEMA E PSICANÁLISE ESPECIAL: Exibição e debate de Outras vozes ACERVO ADQUIRIDO NESTE PERÍODO: 71 Exemplares

Vitória. 27 de março de 2017 Tânia Mara Alves Prates

Referências

Documentos relacionados

Tratamentos: Intacta+SF (plantas sem exposição aos voláteis de planta induzidos pela herbivoria (VPIH) e que receberam a lagarta na fase 3); Intacta-SF (plantas que não

Professor convidado do Wholebeing Institute, centro de estudos internacional sobre psicologia positiva, Arns é também idealizador do Congresso Internacional

RESULTADO: “Por unanimidade de votos, suspender por 01 partida convertida em advertência o técnico Paulo Roberto dos Santos, do Esporte Clube São Bento, por

Portanto, foi realizado os procedimentos de manutenção diária, cujos foram: lubrificação geral, verificação do nível do óleo lubrificante, verificação do sistema de

Muito útil para poupar energia quando vai para férias prolongadas ou para o frigorífico que se encontra na casa de férias.. Iluminação por LED no interior, criando uma luz com

O entendimento dos conceitos dos estudos de gênero são instrumentos imprescindíveis na análise crítica das estruturas da ordem androcêntrica e na construção de uma

Resumo Não estão disponíveis dados de ensaios específicos.

Um dos principais impactos da colaboração entre Madrid e Buenos Aires tem sido compreender as semelhanças e diferenças entre os sistemas de gestão e governança das duas