• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO DE MESA REDONDA ORIENTADA XV CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS DOS PARTICIPANTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO DE MESA REDONDA ORIENTADA XV CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS DOS PARTICIPANTES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO DE MESA REDONDA ORIENTADA

XV CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS

DOS PARTICIPANTES

Art. 1º. Poderão participar os acadêmicos de Medicina, em curso, a partir do 2º ano ou 3º período de medicina da FCMMG, desde que estejam regularmente matriculados e se inscrevam no XV CAM FCMMG, devendo ser orientados por um professor-médico previamente definido pela Comissão Organizadora.

Art. 2º. Os estudantes podem se inscrever individualmente ou em duplas, compostas por 1 (um) apresentador e 1 (um) co-autor.

Art. 3º. O acadêmico que for escolhido, por decisão interna de seu grupo, para apresentação oral de seleção didática deverá, obrigatoriamente, ser o mesmo a apresentar a palestra durante o congresso.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 4º. Os acadêmicos poderão se inscrever em mais de uma modalidade de apresentação proposta pelo CAM (pôster, tema orientado, tema livre ou mesa redonda orientada), porém os que assim fizerem só serão selecionados em apenas uma categoria.

Art. 5º. As inscrições deverão ser feitas até sexta-feira, 16/05/2014 ou até que sejam completadas as 25 primeiras inscrições, por meio do link:

https://docs.google.com/forms/d/1_dyC_zWbMG4bp4Iabe2YqBdFG7eSNMuixT_RB7g cMlg/viewform

Art. 6º. O número de inscritos será limitado a 25 grupos e a ordem das apresentações seguirá a ordem de inscrição.

Art. 7º. Será cobrado o valor de R$ 5,00 por inscrição de cada integrante do grupo no dia da seleção didática.

DA SELEÇÂO DIDÁTICA

Art. 8º. A seleção didática será realizada no dia 21/05/2014, quarta-feira, às 19h. Sala a definir.

(2)

Art. 9º. A seleção didática, que pretende avaliar a habilidade oratória e a criatividade dos apresentadores, terá como base o seguinte caso clínico:

ID: P.C.H.; Idade: 70 anos; Naturalidade/Procedência: Sabará/BH; Estado civil: casado; Profissão: comerciante;

QP: ‘’Dor abdominal’’

HMA: Paciente iniciou há 3 semanas quadro de dor epigástrica, constante, que não melhora com IBP ou anti-histamínicos, que irradia para o andar superior do abdome em forma de faixa. O quadro de dor é associada a uma icterícia contínua e progressiva, que iniciou há 1 semana aproximadamente. Refere acolia fecal e colúria, assim como prurido intenso por todo o corpo. Relata também emagrecimento de quase 15 kg nos últimos 3 meses, fraqueza, náuseas e vômitos.

HP: Diabetes: diagnosticado há 20 anos (Em uso de metformina 850mg dose única); Nega internações prévias; Apendicectomia há 30 anos; Nega alergia a medicamentos;

HS: Etilista social; Tabagista (60 maços/ano)

HF: Mãe falecida de câncer de mama; Pai falecido de cirrose EXAME FÍSICO:

Ectoscopia: paciente em estado geral regular, anoréxico, hipocorado (++/4+), desidratado (+/4+), acianótico, ictérico (+++/4+), afebril

Aparelho Cardiovascular: RCR em 2 tempos sem sopros; Pressão Arterial: 100/60 mmHg; Frequência cardíaca: 64 bmp.

Aparelho Respiratório: MVF sem ruídos adventícios; Frequência respiratória: 18 irpm; Tórax simétrico e expansibilidade preservada.

Aparelho Digestório:

Inspecção: abdome plano, cicatriz em região inguinal direita, sem sinais de circulação colateral.

Ausculta: ruídos hidroaéreos positivos

Palpação: massa nodular em linha hemiclavicular abaixo do RCD, não dolorosa. Sem visceromegalias.

MMII: panturrilhas livres sem edemas

EXAMES COMPLEMENTARES: Hemograma: Hb: 12g/dl; Leucócitos: 4.000/mm3; Plaquetas: 250.000/mm3; TGO: 60U/L; TGP: 65U/L; Fosfatase Alcalina: 800 U/L; GGT: 450 U/L; Bilirrubina Total: 12mg/dl (BD: 10,8mg/dl e BI: 1,2mg/dl).

(3)

Art. 10º. A seleção constará de uma apresentação oral, discutindo o conteúdo do caso clínico e explicando suas possíveis hipóteses diagnósticas e condutas, de duração máxima de 5 (cinco) minutos, acompanhada da utilização de Datashow, como recurso didático, que será disponibilizado pela Comissão Organizadora.

Art. 11. A apresentação deverá ser gravada em CD-R, CD-RW ou pen-drive e ser salva em formato Power Point (Windows 97-2003).

Art. 12º. A avaliação e seleção dos grupos serão feitas por 3 (três) professores da FCMMG e pela Comissão Organizadora.

Art 13º. Serão considerados como critérios de avaliação:

A) Pessoal (3 pontos) - Postura (0,5) - Didática (1,75) - Oralidade (0,75) B) Apresentação (5,5 pontos)

- Aparência e clareza dos slides (2,5) - Conteúdo (3,0) C) Tempo (1,5 pontos) - Adequado (1,5) - Excedeu (0,0) Total: 10,00 pontos

Art 14º: Todos os integrantes dos grupos aprovados, obrigatoriamente, deverão se inscrever no XV CAM FCMMG, assim como o seu orientador. O não cumprimento implicará em não recebimento dos certificados de participação no Congresso e dos prêmios.

Art. 15º. Os professores que participarão como orientadores do XV CAM FCMMG são: Luiz Rogério Gomes Aranha (Professor titular da disciplina de Semiologia da FCMMG) e José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho (Cirurgião geral e Endoscopista).

Parágrafo único: As duplas selecionadas para a apresentação de palestra no XV CAM FCMMG deverão escolher, no dia de seleção didática, o seu professor

(4)

orientador. A preferência de escolha será do 1° colocado e, posteriormente, do 2º colocado.

DA COMPROVAÇÃO DO PLANEJAMENTO DA PALESTRA

Art 16º: Com o objetivo de avaliar e certificar sobre o andamento e a qualidade das orientações, a Comissão Organizadora solicita aos grupos que enviem um relatório sobre o trabalho desenvolvido, o qual deverá ser enviado até o dia 05/09/2014, sexta-feira, para o e-mail: selecaocam2014@gmail.com. O relatório deverá seguir às seguintes regras:

a) Resumo em arquivo Word (doc);

b) Conter no máximo 250 palavras, desconsiderando título, autores e bibliografia; c) Pode haver apenas 1 (um) autor apresentador, 4 (quatro) co-autores, sendo o

orientador (pesquisador, médico ou professor universitário) incluído na categoria de co-autor, totalizando 5 (cinco) integrantes;

d) Os nomes dos autores e co-autores devem estar na segunda linha, respeitando a seguinte ordem: autor apresentador, co-autores e orientador. Além disso, o sobrenome deve preceder o primeiro nome;

Ex.: Ariano Suassuna como SUASSUNA, A.

e) Na linha abaixo dos autores, deve haver menção à instituição a qual pertencem; Ex.: ¹SUASSUNA, A.; ²NOBREGA, B.

¹Acadêmico do 4º ano de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/²Obstetra do Hospital São José.

f) Apresentar no corpo do texto a divisão em INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MATERIAIS E MÉTODOS, DISCUSSÃO E CONCLUSÃO (Esses subtítulos não serão contados entre as 250 palavras e deverão estar em letras MAIÚSCULAS e em negrito);

g) Fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento duplo;

h) Abaixo do corpo do texto deverão ser listadas as principais referências bibliográficas e os nomes completos de cada acadêmico, com nome da faculdade, período ou ano em curso, telefone de contato, e-mail e indicação do apresentador. Além disso, deverão constar o nome completo do orientador, sua formação e títulos.

(5)

DA APRESENTAÇÃO

Art. 17º. Essa modalidade de apresentação será desenvolvida por meio do acompanhamento do aluno ou da dupla a um dos professores orientadores. Esses professores apresentarão a cada um de seus alunos um caso clínico, que será discutido no dia do Congresso. O aluno ou a dupla acompanhará o caso em questão e irá discuti-lo com seu orientador e outros dois médicos convidados para compor a mesa redonda. O objetivo desse trabalho é fazer uma análise do quadro clínico do paciente, discutindo suas possíveis hipóteses diagnósticas e condutas, além da evolução do paciente. A escolha dos médicos convidados é de responsabilidade do professor orientador de cada dupla.

Art. 18º. As apresentações da mesa redonda orientada serão realizadas entre os dias 6, 7 e 8 de outubro, no auditório da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), localizada à Avenida João Pinheiro, nº 161, sob o CEP 30130-180, na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais.

Art. 19º. As apresentações orais terão duração de, no máximo, 35 (trinta e cinco) minutos, seguidos de 5 (cinco) minutos para perguntas dos ouvintes e da banca examinadora. As perguntas devem ser respondidas, preferencialmente, pelos componentes do grupo, ficando o orientador com o direito a eventuais comentários.

Art. 20º. É obrigatória a presença de todos os integrantes do grupo, inclusive a presença do professor orientador.

Art. 21º. A apresentação final deve ser elaborada em Power Point e enviada para o e-mail selecaocam2014@gmail.com do XV CAM FCMMG até o dia 26/09/2014. Além disso, no dia da apresentação da palestra, os grupos devem levar suas apresentações salvas em CD-R, CD-RW ou pendrive.

Parágrafo único: A Comissão Organizadora não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos que ocorram no dia da apresentação dos grupos.

DA AVALIAÇÃO DA PALESTRA

(6)

Elementos Critérios Pontos máximos Pontos obtidos Apresentação do seminário Conteúdo apresentado: a) Objetivos.

b) Articulação de conceitos envolvidos. c) Abordagem de sequência lógica.

d) Estrutura do todo explanado, evidenciando introdução, desenvolvimento e conclusão.

30

Apresentação oral:

a) Clareza da linguagem e sua adequação ao tema. b) Dicção, variação de linguagem, correção de

linguagem.

a) Capacidade em responder às perguntas. c) Postura diante do público.

20

Metodologia:

a) Revisão de literatura adequada e suficiente. b) Capacidade de síntese da literatura estudada.

c) Relação entre teoria e prática (se clara, bem estabelecida, exemplo, se pertinente).

d) Estimulação do público a aprender.

30

Recursos didáticos:

a) Adequação dos recursos didáticos ao conteúdo. b) Uso correto dos recursos didáticos e audiovisuais.

15 Tempo:

Adequação de conteúdo ao tempo de apresentação (35 minutos).

5

Nota final 100

DOS RESULTADOS

Art. 23º. O resultado, tanto da seleção didática quanto da apresentação no período do XV CAM FCMMG, será fixado nos murais da FCMMG, notificado na página do Congresso no Facebook, no site do Congresso e enviado por e-mail para os grupos.

DAS PREMIAÇÕES

Art. 24º. Os trabalhos indicados como 1º e 2º lugares serão premiados da seguinte forma:

a) 1º LUGAR: R$600,00 b) 2º LUGAR: R$400,00

(7)

DOS CERTIFICADOS

Art. 25º. Cada acadêmico receberá um certificado individual, sendo 1 (um) de autor apresentador e o restante de co-autor do tema livre.

Art. 26º. Será entregue apenas 1 (um) certificado de recebimento do prêmio para todo o grupo.

Art. 27º. Para o recebimento do certificado de participação no XV CAM FCMMG, os acadêmicos deverão ter 75% de presença no mesmo, assim como os demais ouvintes.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 28º. A participação no Congresso implica a aceitação de todas as disposições do presente edital e o não cumprimento de qualquer uma delas acarretará desclassificação.

Art. 29º. Questões extraordinárias, não contempladas por este edital, serão definidas e resolvidas pela Comissão Organizadora.

Art. 30º. Os integrantes da Comissão Organizadora do XV CAM FCMMG não poderão participar dos trabalhos como apresentadores ou co-autores.

COMISSÃO CIENTÍFICA DO XV CAM FCMMG:

- Nathália Morato (2º ano): (31) 8808-4906

- Rafael Mendonça (3º ano): (31) 9194-2922

- Joana Pimenta (4º ano): (31) 9242-5050

Referências

Documentos relacionados

O termo diligência consta na Resolução da SEEMG nº. 28 Constatadas irregularidades na prestação de contas, o processo será baixado em diligência pela SEE, sendo fixado

Conforme vimos na seção anterior, o PNAIC está estruturado “em quatro eixos de sustentação: formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de