• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia - BH 1111 Querido(a) aluno(a),

Os assuntos trabalhados nesta atividade de Estudos Autônomos são referentes aos capítulos estudados na 1ª etapa de nosso ano letivo. Antes de realizar as atividades que se seguem faça um estudo sobre os conteúdos aprendidos e que se encontram abaixo listados. Para você ter um bom aproveitamento acadêmico é essencial rever os registros realizados no caderno, reler os capítulos referentes ao conteúdo aprendido no livro-texto, estudar as aulas disponibilizadas no site do Colégio e refazer as listas de atividades entregues em sala! Estarei à disposição para esclarecer eventuais dúvidas!

Um grande abraço e bons estudos! CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO

Tema: A investigação científica.

Suporte teórico: aula, registros no caderno, listas complementares e de atividades. Tema: O mundo em que vivemos: a relação entre os seres vivos.

Suporte teórico: aula, slides publicados no site, registros no caderno, livro (Capítulo 2), material complementar e lista de atividades.

Tema: Transferência de energia: a cadeia do alimento.

Suporte teórico: aula, slides publicados no site, registros no caderno, livro (Capítulo 3), material complementar e lista de atividades.

Tema: Dinâmica de populações

Suporte teórico: aula, slides publicados no site, registros no caderno, material complementar e lista de atividades.

HABILIDADES EXIGIDAS

• Aplicar os conceitos científicos às diferentes situações propostas; • Analisar gráficos, tabelas e esquemas;

• Identificar o método científico como uma forma de organização dos procedimentos a serem adotados na Ciência.

• Reconhecer a importância do grupo controle na atividade experimental. • Identificar grupo controle, grupo experimental e variável.

• Diferenciar hipótese e teoria.

• Extrair conclusões de experimentos a partir da análise da metodologia e dos resultados experimentais.

• Conceituar fatores bióticos e abióticos, nicho ecológico e hábitat. • Compreender os níveis de organização dos seres vivos.

• Reconhecer as diferentes relações ecológicas e a importância delas para o meio ambiente. • Identificar se uma relação ecológica é harmônica ou desarmônica.

• Caracterizar seres autótrofos e heterótrofos.

• Identificar produtores, consumidores e decompositores em teias e cadeias alimentares. • Classificar os seres presentes em cadeias e teias em relação ao nível trófico.

• Associar a presença dos vegetais no início das cadeias e teias alimentares ao processo de produção da matéria orgânica através da fotossíntese;

• Compreender o fluxo unidirecional e decrescente de energia ao longo das cadeias alimentares. • Caracterizar herbívoros e carnívoros quanto à sua interdependência;

• Reconhecer as relações tróficas entre os seres vivos;

• Relacionar a atividade de decomposição à fertilidade do solo; • Aplicar os conceitos de bioacumulação de biomagnificação; • Diferenciar plâncton, nêcton e bentos;

• Entender conceitos e fórmulas de dinâmica populacional;

• Compreender os fatores que influenciam na taxa de crescimento populacional; • Interpretar pirâmides etárias.

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências

Série: 6a - Ensino Fundamental

Professora: Flávia Lage

Aluno(a): _______________________________________________ No: _____ Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

Colégio Santa Dorotéia - BH 2 2 2 2 MATERIAIS DE ESTUDO • livro-texto;

material publicado no site; • listas de exercícios; • textos complementares; • aulas práticas;

• registros realizados no caderno; • avaliações anteriores.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

• Uma avaliação de 30 pontos com 4 questões objetivas (3,0 pontos cada) e 4 abertas subdivididadas em itens no total de 18 pontos, a ser realizada no dia 9/6/2016.

A professora disponibilizará uma aula na semana de 30/5 a 3/6 para esclarecer dúvidas.

QUESTÃO 1

SUBSTÂNCIA DO VINHO TINTO AJUDA A CONTROLAR PERDA DE MEMÓRIA

CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DO TEXAS USARAM DOIS GRUPOS DE RATOS PARA TESTAR OS EFEITOS DO RESVERATROL

Cientistas da Universidade do Texas usaram dois grupos de ratos para testar os efeitos do resveratrol, uma substância que pode ser encontrada principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. E os resultados revelam a possibilidade de que o tratamento de pessoas de meia-idade, com este composto, poderá ajudar a melhorar a memória e o humor na velhice.

Apesar de poucos estudos analisarem os efeitos do resveratrol em humanos, os resultados encontrados nos laboratórios e nos animais provam que, em altas quantidades, ele pode ser forte inibidor de câncer e possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, possui benefícios cardiovasculares, combatendo danos aos vasos sanguíneos, reduzindo o nível do colesterol ruim e prevenindo coágulos sanguíneos. Desde as primeiras descobertas sobre tais benefícios do elemento, os cientistas começaram a se questionar se ele poderia neutralizar a falha de memória. Assim, estudaram dois grupos de ratos de meia-idade: um que não recebeu o medicamento e outro que foi tratado com o resveratrol. Os resultados mostram que, dois meses depois, as habilidades de memória e aprendizado cresceram no grupo que recebeu o tratamento.

“Os estudos demonstram que o tratamento com resveratrol na meia-idade pode ajudar nas funções de humor e memória durante a velhice”, afirma o líder da pesquisa Ashok Shetty. Contudo, os efeitos benéficos de altas doses do elemento ainda devem ser investigados nos seres humanos.

Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/substancia-do-vinho-tinto-ajuda-a-controlar-perda-de-memoria,778801c734e6b410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html>

Acessado em: 12 abr. 2015.

Após a leitura cuidadosa do texto, RESPONDA:

a) IDENTIFIQUE o grupo controle e o grupo experimental. b) ENUNCIE a hipótese testada nesse estudo.

(3)

Colégio Santa Dorotéia - BH 3333

QUESTÃO 2

LEIA, atentamente, o texto a seguir e RESPONDA ao que se pede:

Uma das relações mais complexas e necessárias à vida no planeta é a alimentação. Plantas e animais precisam obter energia para a manutenção da vida. Os vegetais sintetizam seu próprio alimento (são autótrofos), e deles retiram sua energia. Já os animais não conseguem seguir esse processo, tendo de obter essa energia de fontes externas, ou seja, comendo vegetais e outros animais.

a) CLASSIFIQUE os indivíduos indicados na cadeia alimentar acima em produtor e consumidor (primário, secundário, terciário, etc). IDENTIFIQUE quem são os decompositores.

b) INDIQUE o nível trófico de todos os produtores e consumidores pertencentes a essa cadeia. c) DESCREVA a trajetória da transferência de energia representada.

QUESTÃO 3

EXPLIQUE a importância da ação dos decompositores para o ambiente.

QUESTÃO 4

LEIA o texto abaixo:

Os impalas são antílopes herbívoros que apresentam grandes

chifres em espiral. No macho, esses chifres podem atingir até 92 centímetros de comprimento. Vivem em grandes manadas

nas savanas e são especialmente comuns no sul da África, locais onde as temperaturas ambientais superam 20ºC. Eles podem correr a velocidades de 90 km/h e saltar cerca de 6 metros para fugir dos predadores, tais como os leões. A altura dos saltos também é impressionante, podendo alcançar até 3 metros. Esses animais conseguem alertar os outros do rebanho que existe perigo por perto através da emissão de sons. Ao ouvir o alerta, todo o grupo sai em fuga.

a) O conjunto de características acima descritas sobre o impala compõe um conceito ecológico estudado em nossas aulas. IDENTIFIQUE esse conceito.

b) CITE o hábitat dos impalas.

(4)

Colégio Santa Dorotéia - BH 4 4 4 4

QUESTÃO 5

COMPLETE a cruzadinha abaixo:

HORIZONTAL

1) Gás consumido na respiração de um vegetal e é produzido na fotossíntese 3) Gás produzido na respiração de um vegetal e consumido na fotossíntese. 5) Nome de um importante açúcar produzido na fotossíntese.

7) Processo por meio do qual os vegetais produzem seu alimento. 8) Local em que crescem as raízes dos vegetais.

VERTICAIS

2) Substâncias necessárias aos processos vitais das plantas, que dissolvidos em água, são absorvidos pelas raízes.

4) Líquido essencial aos processos de vida da planta. 6) Cor da clorofila.

9) Fator necessário para a ocorrência da fotossíntese, fornecido pelo Sol.

QUESTÃO 6

(UnB-Adaptada)

Uma população experimental, iniciada com 1 200 roedores, ocupa uma área de 400 m2. A tabela abaixo contém os dados populacionais que foram coletados de 1995 a 1997.

Considerando as unidades fornecidas, CALCULE a densidade dessa população no final do ano de 1997. 1 2 5 7 3 4 6 9 8

(5)

Colégio Santa Dorotéia - BH 5555

QUESTÃO 7

(UFSCar-SP- Adaptada)

Um estudante anotou as alterações ocorridas em uma população de camundongos, no período de maio de um ano a abril do ano seguinte, numa área rural, e obteve o gráfico seguinte:

a) Qual(is) período(s) indica(m) que a população está crescendo?

b) CITE dois prováveis fatores que podem ter causado a diminuição da densidade nesta população de camundongos, no período de setembro a dezembro.

QUESTÃO 8

(UFV-Adaptada)

O gráfico a seguir representa a variação do tamanho populacional, ao longo de 50 anos, de uma espécie de carnívoro (I) e a de um roedor (II) que vivem em uma mata natural. ANALISE o gráfico e RESPONDA às questões seguintes:

a) INDIQUE qual relação ecológica existe entre as duas populações observadas no gráfico.

b) CITE dois exemplos de animais cujas populações poderão representar no gráfico os números I e II respectivamente.

c) EXPLIQUE a importância da existência deste tipo de relação para as comunidades da mata.

QUESTÃO 9

(UERJ-Adaptada)

A análise de uma pirâmide etária permite identificar numerosas características socioeconômicas de uma população, o que pode contribuir para o direcionamento adequado das ações governamentais. OBSERVE as pirâmides do Brasil:

IDENTIFIQUE e EXPLIQUE duas mudanças do perfil demográfico do país, no período considerado, indicando também uma política pública adequada a cada uma dessas mudanças.

(6)

Colégio Santa Dorotéia - BH 6 6 6 6

QUESTÃO 10

(UERJ)

Alguns seres vivos, em especial animais situados no topo da cadeia alimentar, podem acumular algumas substâncias tóxicas em decorrência de sua alimentação. INDIQUE o principal motivo da ocorrência do processo de bioacumulação dessas substâncias. EXPLIQUE, ainda, por que as concentrações de substâncias tóxicas tendem a ser maiores em animais pertencentes a níveis tróficos superiores.

QUESTÃO 11

(Fatec-SP - Adaptada)

A alternativa que relaciona de maneira adequada as palavras listadas na coluna “A” com seus respectivos conceitos presentes na coluna “B” é:

Coluna “A” 1) Comunidade 2) População 3) Ecossistema Coluna “B”

( ) Conjunto de fatores bióticos e abióticos que se relacionam entre si.

( ) Conjunto de seres vivos de espécies diferentes que vivem num determinado espaço, relacionando-se entre si.

( ) Conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem em determinado espaço relacionando-se entre si. a) 1, 2, 3. b) 3, 1, 2. c) 3, 2, 1. d) 1, 3, 2. e) 2, 1, 3.

QUESTÃO 12

(UFPE/UFRPE - Adaptada)

Na figura abaixo, está ilustrada uma cadeia alimentar estudada por um pesquisador em um ecossistema, onde ocorreu contaminação com o metal mercúrio. ASSINALE a alternativa que indica em que nível trófico desta cadeia deve-se observar uma maior concentração de mercúrio e em que nível trófico haverá uma maior quantidade de energia disponível, respectivamente:

a) produtor e consumidor primário. b) consumidor primário e produtor. c) consumidor terciário e produtor. d) produtor e consumidor secundário.

(7)

Colégio Santa Dorotéia - BH 7777

QUESTÃO 13

(Vunesp - Adaptada)

No intervalo da aula de ciências, um aluno contou a seguinte piada para um colega: Dois cervos conversavam e passeavam pela mata quando um deles gritou:

- Uma onça!!! Vamos correr!!! E então, o outro respondeu:

- Não adianta correr, ela é mais veloz que qualquer um de nós. - Eu sei. Mas a mim basta ser mais veloz que você. O diálogo entre os cervos exemplifica um caso de:

a) competição interespecífica. b) competição intraespecífica. c) predação. d) mutualismo. e) protocooperação.

QUESTÃO 14

(FATEC-Adaptada)

A alternativa que relaciona de maneira adequada as palavras listadas na coluna “A” com seus respectivos conceitos presentes na coluna “B” é:

COLUNA “A” I) Plâncton II) Nécton III) Bentos COLUNA ”B”

1) Organismos capazes de nadar ativamente contra as correntes marinhas. 2) Organismos característicos do fundo do mar.

3) Organismos flutuantes incapazes de nadar contra as correntes marinhas. a) I – 2; II – 3; III – 1

b) I – 3; II – 1; III – 2 c) I – 1; II – 3; III – 2 d) I – 2; II -1; III – 3 e) I – 3; II – 2; III – 1

QUESTÃO 15

(Unifor-CE - Adaptada)

O esquema a seguir mostra fatores do ambiente em que vive um gafanhoto. Nesse ambiente, os números de fatores bióticos e abióticos são respectivamente:

a) 1 e 6. b) 2 e 5. c) 3 e 4. d) 4 e 3. e) 5 e 2.

SERÃO DISPONIBILIZADAS DUAS AULAS PARA CORREÇÃO DESSAS ATIVIDADES PREVIAMENTE À PROVA DE RECUPERAÇÃO.

Referências

Documentos relacionados

O rapaz gostava muito da Mãe-d’água, mas de umas coisas ia se aborrecendo A moça não tinha falta, mas, na noite de quinta para a sexta-feira sendo luar, ficava até o quebrar da

Ao longo do tempo, essa região conheceu diferentes formas de ocupação territorial e de desenvolvimento. IDENTIFIQUE o tipo de ocupação territorial e a forma de

plantadas”, capazes de fixar carbono atmosférico, além da busca pelo consumo racional e maior eficiência energética.. b) Por mais que os acordos multilaterais estejam nas

Sabe-se que a expressão “pagar mico” significa passar por uma situação de constrangimento devido a um vexame, ou seja, ela tem o sentido de passar vergonha. EXPLICITE como o nome

Mas logo o verde de seus olhos se refrescou com as coisas novas: a mulher suave, os quadros coloridos, o relógio cuco na parede.. O bichano, contudo, se aproximou de novo, a

Nele constam indicações de estratégias de estudo e lista de conteúdos, que consideramos requisitos necessários, para dar continuidade à sua aprendizagem e

Constitui objeto deste contrato a prestação, pela CONTRATADA à CONTRATANTE, de serviços de publicação de publicidade legal com diagramação do texto a ser

Neste caso, o aluno deverá solicitar declaração de Carga Horária perante a comissão organizadora do evento, requerendo à Coordenação de Cursos a inclusão das