• Nenhum resultado encontrado

86º Aniversário. 4-Campanhas operacionalidade». 5-Dia da Defesa Nacional. Bole m Mensal Informa vo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "86º Aniversário. 4-Campanhas operacionalidade». 5-Dia da Defesa Nacional. Bole m Mensal Informa vo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BVVagosFlash_LVIII_Setembro_2014 Bole m Mensal

Informa vo

86º Aniversário

Foi na segunda-feira (dia 15) que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vagos (AHBVV) come-morou o seu 86º aniversário. De forma «simples, mas sentida», internamente, a efeméride será assinalada logo pela manhã com a formatura geral com todo o corpo ativo, comando e diretores, seguida do hastear da bandeira e pequeno-almoço convívio. Segue-se a romagem aos cemitérios de Vagos e Santo André por parte de alguns diretores e bombei-ros em homenagem a elementos dos corpos sociais e soldados da paz já falecidos.

O programa terminou à noite, com eucaristia em memória de todos os falecidos na igreja matriz de Ouca. No final, no largo da igreja, será realizou-se a cerimónia de bênção da nova ambulância e convívio entre todos os elementos da di-reção e corpo ativo.

Comandante Miguel Sá

É hora de apoiar o núcleo e deixar os satélites

Como prenda pelo 86º aniversário da associação humanitária vaguense, o comandante do corpo ativo gostaria de ver a nova ambulância de socorro ao serviço da corporação e comunidade local. Apesar de já estar no quartel desde junho passado, resta ainda efetuar a inspeção por parte do Instituto de Emergência Médica (INEM). «A ambulância já foi alvo de inspeção mas reprovou por quatro pontos em falta que não me atrevo a enumerar por ser tão ridículo e até colo-car em causa o próprio INEM», afirmou Miguel Sá, referin-do apenas que se trata de consumíveis. «Eu pergunto: o veí-culo sai da inspeção e, apto para a emergência, vai para um serviço consumindo metade dos consumíveis. No final desse serviço o INEM vai confirmar se os mesmos foram repos-tos?», questiona, garantindo que, caso tivesse sido necessá-rio, a ambulância teria sido já utilizada. Apenas não o foi porque o atraso causado por este «processo complicadíssi-mo» por que está a passar «não está a colocar em causa a operacionalidade».

Edição LVIII –Setembro/2014

1-86º Aniversário

2-Surf Noturno

3-Melhoramentos ABSC

3-Quartel Electrão

4-Encerramento DECIF

4-Afogamento

4-Campanhas

(2)

Bole m Mensal Informa vo

Surf Noturno

A tarde começou com batismo de surf a sul do esporão da Praia da Vagueira.

Foram cerca de 60 participantes que fizeram o seu batismo de surf, proporcionado pela Secret Surf School, que se associou ao evento “Drop at night”.

Surfar… também em seco

Depois do batismo começou a aula de stepsurf fitness, uma novidade que alia o fitness à práti-ca de surf.

Vasco Rodrigues, da SurfSet Portugal, explicou que este é um novo conceito de fitness que acaba por ser «uma alterna-tiva e, ao mesmo tempo, um complemento ao surf» já que permite treinar a modalidade quando o tempo ou a condição

do mar não são as mais favoráveis. «Dá para surfar em seco, mas de todo é possível aprender a surfar com este conceito, porque surfar implica estar dentro de água», alertou. Contudo, o stepsurf permite melhorar o desempenho no surf e noutras mo-dalidades (vela, kitesurf, windsurf ou até snowboard ou skate), bastando, para isso, adaptar os exercícios a cada uma. Nesta tarde participaram nas aulas cerca de 50 a 60 pessoas de todas as idades.

«Experiência fantástica» a repetir

Depois do pôr-do-sol, que marcou toda a tarde, com a noite veio a grande novidade: surfar sob o céu escuro, apenas iluminado por alguns holofotes colocados estrategicamente no esporão. O mar estava «agressivo» mas proporcionou uma «experiência gra-tificante» a cada um dos muitos surfistas amadores que se aventuraram a apanhar as ondas. «O surf é isto: não é apanhar grandes ondas, é ir e ter uma experiência fantástica, mesmo apanhando apenas um pouco de espuma. E todas as idas ao mar acabam por ser uma experiência dessas», testemunhou Bruno Rocha, acabado de chegar do mar. Confessou o seu contentamento e orgulho pelo sucesso da iniciativa que trouxe muitos surfistas à Praia Nova bem como muitas pessoas para assistir ou participar nas ativi-dades paralelas. «É este tipo de eventos diferentes que a ASV pretende promover», que dão a conhecer as potencialiativi-dades das praias do concelho para a prática e que trazem surfistas de outros spots da região, como adiantou o presidente da associação mo-mentos antes de voltar ao mar, desta vez para acompanhar um jovem vaguense com deficiência. «Ele já faz surf adaptado, mas nunca surfou durante a noite. Vou agora entrar para partilhar a experiência com ele».

Os Bombeiros de Vagos garantiram a segurança do evento com uma embarcação de socorro, mota de água, ambulância de socorro e sua tri-pulação, nadadores salvadores, timoneiros e restante pessoal indiferen-ciado de apoio.

(3)

BVVagosFlash_LVIII_Setembro_2014 Bole m Mensal

Informa vo

Quartel Electrão

Ao contrário até do que a empresa de re-colha dos resíduos pensava, este ponto de recolha é um sucesso, sendo reconhecido pela população vaguense como o local onde podem e devem depositar os seus "eletrões" com condições para o efeito. Para a Associação continua a ser uma mais valia as verbas que se conseguem amealhar com esta iniciativa.

Melhoramentos ABSC

A renovação do piso da ABSC 03 era uma necessidade e assim sen-do, arranjou-se o material necessá-rio, o Bombeiro com competências para tal, Hélder Gafanha e mãos à obra. O resultado está à vista pelas fotos registadas e assim temos mais um meio com melhores con-dições para a prestação do socorro.

(4)

Bole m Mensal Informa vo

Encerramento DECIF

No dia 30 de Setembro, pelas 20 horas, encerrou no quartel de Vagos o DECIF 2014 e aqui fica o registo do último piquete de serviço, já com o fardamento florestal que chegou no decorrer deste mês de Setembro.

BVVagosFlash LVIII –Setembro 2014

Propriedade e Edição: Bombeir os Voluntár ios de Vagos Colaboração: O Ponto

Fotos: Miguel Sá, Rui Rocha, Hélder Gafanha Design/Distribuição: Luís Alexandr e

Email: BVVagosFlash@gmail.com

CAMPANHA

GARRAFAS C/ TAMPINHA

PESAGEM Nº 65:

520 Kg

PESAGEM TOTAL:

19.980 Kg

CAMPANHA

PESAGEM Nº 18:

1.140 Kg

PESAGEM TOTAL:

26.723,8 Kg

Afogamento

Fomos alertados para três afogados na Praia do Areão e os meios foram de imediato despachados para o local. À che-gada ao local deparámo-nos com uma vítima já retirada e uma mulher que se lançou à água para salvar a filha de oito anos, desaparecida. As buscas, que decorreram desde as 17h45 do passado domingo, dia 21 de Setembro, foram efetuadas para norte e sul da Praia do Areão à Praia da Vagueira e Praia de Mira, respetivamente.

Os meios dos Bombeiros de Vagos, Bombeiros de Mira, Capitania do Porto de Aveiro e Populares destacados para o efeito, só encerrou o trabalho de bus-cas quando, três dias após o trágico aci-dente, conseguimos entregar o corpo à família.

Paredão da Praia do Areão Mulher desaparecida no mar

(5)

BVVagosFlash_LVIII_Setembro_2014 Bole m Mensal

Informa vo

Dia da Defesa Nacional

A comparência ao Dia da Defesa Nacional é um dever militar

O Dia da Defesa Nacional (DDN), visa sensibilizar os jovens de ambos os sexos para as suas responsabilidades, deveres e direitos, enquanto cidadãos dando a conhe-cer as missões e organização das Forças Armadas.

A comparência ao DDN é um dever militar obrigatório para todos os cidadãos portu-gueses que cumpram 18 anos de idade,

conforme previsto na Lei do Serviço Militar e res-petivo Regulamento.

Este dia, único na vida de cada cidadão, ocorre nos Centros ou Núcleos de Divulgação da Defesa Nacional sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas. Todos os anos os ci-dadãos são convocados por edital, afixado nas juntas de freguesia, câmaras municipais e postos consulares, estando também disponível para con-sulta uma versão eletrónica em www.bud.defesa.pt.

No decurso deste dia os cidadãos são informados sobre:

-A temática da Defesa Nacional;

-As diferentes dimensões de cidadania, assim como as várias

instituições presentes nos diferentes setores da sociedade ci-vil;

-As missões essenciais e organização dos três Ramos das

For-ças Armadas (Marinha, Exercito e Força Aérea);

-As principais ameaças e riscos à sociedade portuguesa;

As diferentes formas de prestação de Serviço Militar.

Assim e nos três dias em que os elementos convocados eram do concelho de Vagos, coube aos Bombeiros de Vagos tam-bém participarem nestas ações de sensibilização que têm o intuito de dar a conhecer as entidades que atuam na sociedade e chamá-los a participar nela.

Referências

Documentos relacionados

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

Uma das principais pro- messas do tênis brasilei- ro, a paulistana Luana Plaza, de 15 anos, esco- lheu o Nosso Clube para a sua preparação final para os novos

Nota: Visto que o atraso de enfileiramento e o componente variável do atraso de rede já são incluídos nos cálculos do buffer de controle de variação de sinal, o atraso total é,

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Para definição da metodologia de projeto ótimo que minimize o peso estrutural (P) dos pórticos planos de aço, é necessário estabelecer um modelo matemático para o

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

1) Demonstrações dos Resultados – Pro forma: nesta demonstração, foram adicionados os resultados do 1T08 da Vitarella aos resultados históricos dos 9M08 da Companhia. 2)