• Nenhum resultado encontrado

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CURSO DE DIREITO

FACULDADE DE DIREITO

“LAUDO DE CAMARGO”

NÚCLEO DE ENSINO PRÁTICO

- N.E.P. –

ESTÁGIO

SUPERVISIONADO – I –

(2)

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO”

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – 2º SEMESTRE DE 2015

INSTRUÇÕES

1) A disciplina Estágio Supervisionado proporcionará ao aluno o desenvolvimento das atividades de elaboração de trabalhos e de observação em órgãos públicos e OAB, propostas neste manual.

2) As peças práticas processuais e pareceres elaborados pelos alunos, serão acompanhados, supervisionados e orientados individualmente, ou em forma de oficina pelos professores específicos do núcleo, sempre presentes na sala 04B (grade horária afixada no quadro de avisos da sala 04B bem como no site do Direito: http://www.unaerp.br/direito), até 03 (três) dias antes da data de entrega do trabalho no NEP.

2.1) Esse prazo será contado a partir do dia do vencimento do prazo, incluindo este dia na contagem.

3) As dúvidas relativas à elaboração das peças deverão ser esclarecidas nas respectivas oficinas, nos seus horários de atendimento, na Sala 04B ), até 03 (três)

dias antes da data de entrega do trabalho no NEP.

3.1) No último dia do prazo não haverá orientação ao aluno quanto a atividade exigida.

3.2) Esse prazo será contado a partir do dia do vencimento do prazo, incluindo este dia na contagem.

4) Em cada peça deverá constar obrigatoriamente: citação de, ao menos, uma ementa de um julgado.

5) Diante da nova sistemática exigida pelo concurso do exame da OAB e visando uma melhor adequação aos nossos candidatos, o aluno deverá apresentar sua peça prática profissional de forma MANUSCRITA, em formulário próprio do

concurso (modelo disponível no site do direito: http://www.unaerp.br/direito)

indicando artigo de lei, súmulas dos Tribunais entre outros (material permitido no concurso) pertinente ao caso.

(3)

dispensado da transcrição de jurisprudências (em razão da proibição de acesso ao material no concurso).

6) A capa deverá ser, obrigatoriamente digitada e deverá constar: nome e código do

aluno, etapa, sala, número da peça estabelecida no manual e nome da disciplina

cursada, que possibilitará a imediata identificação do autor do trabalho prático. O não cumprimento das normas estabelecidas acarretará no não recebimento do referido trabalho.

7) As peças deverão ser entregues sempre em 02 vias, de igual teor (original e

cópia), que serão protocoladas e encaminhadas para avaliação. Após 15 dias, as

mesmas serão retiradas junto ao NEP, pelo representante de sala e devolvidas aos alunos.

8) Os trabalhos idênticos receberão nota zero.

9) Havendo cópia dos próprios alunos serão reprovados todos, independentemente da assunção da culpa por um aluno ou grupo.

10) Cada uma das visitas deverá ser comprovada por atestado de comparecimento e relatório individual, que poderá ser manuscrito. Esses serão entregues no NEP, identificados e de uma só vez, grampeados com os originais e cópia para protocolo, com uma única capa constando: nome e código do aluno, etapa, sala, número da

peça estabelecida no manual e nome da disciplina cursada, o que possibilitará a

imediata identificação do autor do trabalho prático. O não cumprimento das normas estabelecidas acarretará no não recebimento do referido trabalho.

11) Durante as visitas às várias instituições, o traje deverá ser adequado ao local visitado.

12) O Núcleo de Ensino Prático não receberá peças, trabalhos, visitas e relatórios após o prazo de vencimento estipulado.

13) Caso o aluno não entregue alguma das peças ou receba nota igual a zero por deficiência ou cópia, será considerado atividade não cumprida e o aluno será,

automaticamente, reprovado independentemente do cumprimento das demais

atividades.

14) O prazo para pedido/revisão das notas das peças é de 05 (cinco) dias da data da disponibilização no site da Unaerp, no aluno Online/NEP.

(4)

16) A nota final será a soma da média aritmética dos trabalhos com peso quatro, com a nota do exame final com peso seis.

Nota final = (média aritmética dos trabalhos) x 0,4 + (nota do exame) x 0,6

17) O Estágio Supervisionado I é disciplina curricular, portanto, provas, exame e outras avaliações estarão sujeitas a regulamentos e normas estabelecidas pela Universidade.

Observação: A imagem da Universidade, do aluno e do futuro jurista depende do

seu interesse, atenção e educação no cumprimento das atividades que lhes são confiadas. Deverá, portanto, o aluno observar os princípios éticos e tratar as autoridades e funcionários, com respeito e urbanidade.

(5)

A) ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO E ACOMPANHAMENTO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS E ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

Trabalho nº 01 - Polícia Civil - estrutura e funcionamento dos cartórios; função

policial: investigador, escrivão, delegado de polícia; abertura de inquérito; elaboração de Termo Circunstanciado (TC); função da corregedoria e procedimentos disciplinares.

Trabalho nº02 - Ministério Público Estadual ou Federal – funções

constitucionais; atividades dos promotores e procuradores da República nas áreas penal, infância e juventude, civil e de defesa dos interesses difusos – inquérito civil e funcionamento das secretarias (cartórios)

Trabalho nº03 - Advocacia Geral da União (AGU) ou Procuradoria da Fazenda Nacional ou Procuradoria do Estado ou Procuradoria do Município ou Defensoria Pública (o aluno deverá escolher apenas um desses órgãos) –

estrutura; funções no campo administrativo e judicial; atividade no campo legislativo, procedimento disciplinar.

Trabalho nº04 - Polícia Militar- atividades da polícia militar propriamente dito e

suas especificações (Ambiental, Corpo de Bombeiros e Rodoviária), organização e competência de cada uma dessas atividades; procedimentos disciplinares.

Trabalho nº05 - Ordem dos Advogados do Brasil – OAB - finalidade da

organização e sua composição; inscrição como estagiário e definitiva; exame de ordem - função disciplinar.

As visitas objetivarão o conhecimento e a familiarização com os ambientes dos órgãos visitados e a genérica noção acerca de sua finalidade e funcionamento.

Cada uma dessas visitas deverá ser comprovada por atestado de comparecimento e relatório individual de observação física e prática da atividade.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 30/11/2015

Observação: todos os atestados das visitas deverão ser entregues identificados

e de uma só vez, grampeados com os originais e cópia para protocolo, com uma

única capa constando: nome e código do aluno, etapa, sala, número da peça estabelecida no manual e nome da disciplina cursada, o que possibilitará a

(6)

A T E S T A D O

N° DA ATIVIDADE

Atesto que o(a) acadêmico(a) ____________________________ ____________________________________________________________________, código _______________, etapa _______, sala ______- ____, do curso de Direito da Faculdade de Direito “Laudo de Camargo”, esteve presente no seguinte local: ___ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________, cumprindo atividade da disciplina Estágio Supervisionado.

____________________, ____ de ________________ de _____. ______________________________________________ assinatura e carimbo

Assinatura e carimbo da Autoridade ou funcionário designado para o acompanhamento da visita / atividade de Estágio Supervisionado.

(7)

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(8)

B-) ELABORAÇÃO DE PEÇAS PRÁTICAS

Elaboração de peças práticas (sob orientação dos professores do NEP) sobre os problemas previamente determinados, observada a respectiva forma técnica, as quais deverão ser entregues na secretaria do NEP.

A correta utilização da língua portuguesa, a estética da petição, a correta qualificação das partes, a lógica entre o fato e a fundamentação, os pedidos e a referência a supostos documentos juntados com a petição serão levados em consideração na correção.

Trabalho nº 06

Otávio Luiz o (a) procurou em seu escritório de advocacia, para contratar seus serviços de advogado, a fim de obter solução a uma questão que o envolveu. Relatou ele que recebeu três cheques de Maria Joana, por serviços que lhe prestou, mas todos foram devolvidos pelo banco sacado depois de depositados na sua conta corrente, esclarecendo ainda que fez protestar os três cheques por falta de pagamento; com isso, esclareceu Otávio Luiz, quer receber o valor desses cheques, seja por via judicial seja por via extrajudicial, conforme melhor opção que o advogado realizar para o efetivo recebimento do valor.

Seu escritório foi então contratado por Otávio Luiz, que o (a) para atuar na sua defesa, tanto em juízo como fora dele. No entanto, para prestação do serviço torna-se necessário documentar a contratação, não apenas para exigir o recíproco cumprimento do contrato mas também para seguir orientação da Ordem dos Advogados do Brasil em casos tais; além disso, precisa o advogado colher instrumento que o habilite a agir, tanto em juízo como fora dele, em favor de Otávio Luiz.

QUESTÃO: Como advogado (a), elabore os instrumentos hábeis para firmar as

obrigações e direitos com o cliente Otávio Luiz, como também para possibilitá-lo a atuar em seu nome em juízo e fora dele.

(9)

Trabalho nº 07

Há em andamento pela 10ª Vara Cível da Comarca de Ribeirão Preto ação de rescisão de contrato de fornecimento de tecnologia ajuizada pela sociedade empresária Ricabom S/A em face da empresa Tecnoalto Ltda.; houve citação do réu e apresentação de contestação, além de réplica; em despacho saneador, o juiz deferiu produção de prova pericial, nomeando perito. Por questões particulares, o advogado da empresa autora da ação quer rescindir o contrato de prestação de serviços advocatícios que com ela realizou e assim deixar de atuar no processo imediatamente, para evitar responsabilidade própria do contrato realizado.

QUESTÃO: Como advogado da empresa Ricabom S/A tome a medida adequada

para rescindir o contrato de prestação de serviço e fazer cessar sua atuação no processo.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 21/10/2015

Trabalho nº 08

Zulaie José, Bernardo Rosalvo, José Acácio e Geraldo Rodrigues são os únicos sócios da sociedade Laticínios Paulista Ltda. EPP. O primeiro sócio é titular de 70% (setenta por cento) do capital e os demais sócios possuem 10% (dez por cento) cada. Todos os sócios são domiciliados em Rio Preto, Estado de São Paulo, onde também é a sede da pessoa jurídica. A administração da sociedade cabe, alternativamente, aos sócios Zulaie José e José Acácio.

A sociedade foi constituída em 1994 e seu quadro social manteve-se inalterado até os dias atuais. O capital social, aumentado em 2010, é de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais), totalmente integralizado. Em 26/10/2015, Geraldo Rodrigues ficou vencido na deliberação dos sócios, tomada em assembleia, que aprovou a ampliação do objeto social para incluir a atividade de beneficiamento e comercialização de arroz. Profundamente insatisfeito com os novos rumos que a sociedade iria tomar e com os efeitos da deliberação, o sócio dissidente manifestou aos demais sócios por escrito, em 15/11/2015, sua pretensão de retirar-se da sociedade, em caráter irrevogável, caso a decisão não fosse revertida. Os sócios firmaram que não mudariam a decisão, e que não caberia outra alternativa a Geraldo Rodrigues senão conformar-se com o ocorrido, em face do princípio majoritário das deliberações sociais.

(10)

Em razão da negativa manifestada pelos demais sócios com a pretensão de retirada, Geraldo Rodrigues o (a) procura, como advogado, no dia 17 de novembro de 2015, para orientá-lo na defesa de seus interesses. Pelas informações e documentos apresentados, verifica-se que:

(i) a sociedade foi constituída por prazo determinado, até 31 de dezembro de 2000, prorrogada a vigência do contrato por 20 (vinte) anos, a contar de 1º de janeiro de 2001;

(ii) o contrato social prevê a livre cessão das quotas;

(iii) não há cláusula de regência supletiva pela lei das sociedades por ações.

QUESTÃO: Com base nas informações prestadas, elabore parecer adequado à

defesa dos direitos do sócio Geraldo Rodrigues, indicando fundamentadamente que medida, judicial ou extrajudicial, poderá ele toma, e sob qual ou quais fundamentos.

Referências

Documentos relacionados

Universidade Federal do Amapá, o não cumprimento das normas estabelecidas neste Regulamento acarretará em penalidades estipuladas e impostas pelo Colegiado do Curso de

NOTA: Para obter informações sobre como conectar dispositivos sem fio, consulte Conexão a uma rede na página 18.. NOTA: Para obter mais informações sobre o software e os

Hoje, 34,6% do mercado da soja são detidos por empresas brasileiras, com destaque para segmentos como produção em campo, fertilizantes e agroindústria, com participação doméstica

 Supervisor Responsável pelo Estágio, indicando a qualificação acadêmica do mesmo. 5.4 Todas as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário deverão constar do

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Art. Cabe ao Professor Responsável pela Atividade de Estágio coordenar possíveis alterações e cancelamentos na programação do Estágio Curricular Supervisionado para o Curso

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da