• Nenhum resultado encontrado

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTÁGIO SUPERVISIONADO III"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CURSO DE DIREITO

FACULDADE DE DIREITO

“LAUDO DE CAMARGO”

NÚCLEO DE ENSINO PRÁTICO

- N.E.P. –

ESTÁGIO

SUPERVISIONADO – III –

7ª ETAPA

(2)

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO”

7ª ETAPA – ESTÁGIO SUPERVISONADO III– 1º SEMESTRE DE 2019

OBJETIVO

Essa disciplina Estágio Supervisionado proporcionará ao aluno desenvolver técnicas e habilidades para compreensão e assimilação do processo trabalhista, a partir da Constituição Federal, em primeira e segunda instância, por meio de casos concretos, que inclusive o levará a elaborar arrazoados processuais específicos e tipificados dentro do sistema processual trabalhista, inclusive com análise de autos findos e jurisprudência trabalhistas; também propiciará ao aluno a compreensão e assimilação do processo trabalhista, com ênfase no processo de conhecimento, através da técnica de processo simulado, de modo a iniciar o aluno na prática de atos processuais análogos aos reais, a partir de casos concretos e reais e resolvidos em juízo.

ARRAZOADOS JURÍDICOS-PROCESSUAIS

1.) Essas peças processuais serão elaboradas pelos alunos, com orientação e supervisão do professor específico do Núcleo de Ensino Prático, indicado no primeiro dia de aula, presente na sala 04B (grade horária afixada no quadro de avisos da sala 04B e no site do Direito: http://www.unaerp.br/direito).

1.1.) Os alunos receberão orientação desse professor em oficinas ou individualmente, conforme sua necessidade e definição do professor. 1.2.) As oficinas serão de frequência obrigatória, comprovada com chamada pelo professor, podendo ser realizadas em sala de aula ou outro local previamente informado pelo NEP;

1.2.1.) A ausência injustificada a essas oficinas ensejará a reprovação do aluno na disciplina; será justificada a ausência pelos mesmo motivos que ensejam justificativa de falta em disciplinas em sala de aula, na forma do regime da Universidade.

1.3.) Após as oficinas, os trabalhos realizados pelos alunos passarão por correção pelo professor que haja realizado as oficinas, em período de correção previamente definido neste regulamento, de agendamento obrigatório, observando os itens 1.2 e 1.2.1;

(3)

1.4.) Essa correção será realizada por grupos de alunos, mediante prévio agendamento no Núcleo de Ensino Prático, dentro dos períodos definidos neste regulamento.

1.4.1) Esse período de agendamento dar-se-á entre os dias 04 e 22 de

fevereiro de 2019, no horário de atendimento do NEP.

1.5.) Após a correção, esses trabalhos processuais serão entregues na secretaria do NEP, com prévio e obrigatório visto do referido professor, mediante protocolo, no dia de seu vencimento, informado ao aluno no presente regulamento, disponível no site do curso e na secretaria do NEP. 1.6.) A correção do trabalho dar-se-á apenas e exclusivamente pelo professor orientador indicado no primeiro dia de aula, que realizou as oficinas.

2.) Na peça processual deverá constar, obrigatoriamente, menção à doutrina, à jurisprudência e à súmula pertinentes ao caso objeto do trabalho;

3.) Diante do sistema de prova do concurso de exame da Ordem dos Advogados do Brasil e com vistas a adaptação do aluno a esse sistema, a peça processual exigida pelo NEP deverá ser apresentada em forma MANUSCRITA, por meio de formulário próprio do referido concurso (modelo disponível no site do direito: http://www.unaerp.br/direito).

4.) A capa deverá ser, obrigatoriamente, digitada e deverá constar: nome e código

do aluno, etapa, sala, número e nome da peça estabelecida no manual e nome da disciplina cursada, que possibilitará a imediata identificação do autor do

trabalho prático.

4.1.) O não cumprimento desses requisitos impedirá o recebimento do trabalho.

5.) As peças deverão ser entregues sempre em 02 vias, de igual teor (original e cópia).

5.1.) O aluno deverá manter sua cópia protocolada por no mínimo um ano, para eventual comprovação da entrega da peça respectiva no NEP, caso necessário.

5.2.) Após 15(quinze) dias, contados do lançamento da nota respectiva (relativa a peça entregue), essas peças serão retiradas no NEP pelo representante de sala e devolvidas aos alunos. A partir dessa entrega, cessa a responsabilidade do NEP pela guarda do respectivo trabalho.

(4)

6.) Os trabalhos idênticos ao de outro aluno ou de modelos existentes na internet, parcial ou totalmente, receberão nota zero e implicará reprovação do aluno que os apresentou, independentemente da assunção da culpa por um aluno ou grupo.

PROCESSO SIMULADO

7) O processo simulado iniciará o aluno no trato com o processo trabalhista, de modo a fazê-lo compreender o modo e a forma como se realizam os atos e fatos processuais no processo de conhecimento, compreendido entre a reclamação e a sentença.

7.1.) Os casos do processo simulado deverão ser retirados no NEP dia 15 de fevereiro de 2019 e a realização das atividades propostas obedecerá ao seguinte cronograma:

a) Protocolo da Reclamação Trabalhista pelo Advogado do Reclamante: até 19 de março de 2019;

b) Notificação do reclamado/aluno e retirada da contrafé: a partir 22 de março de 2019 (a resposta do reclamado será apresentada em audiência

com prévio visto do professor);

c) AUDIÊNCIA (Processo Simulado Trabalhista): de 22 de abril à 31 de maio de 2019 (em horários a serem agendados pelo NEP):;

d) Cartório: a partir de 03 de junho de 2019.

7.1.1) A não apresentação do protocolo até a data descrita acima, implicará na reprovação do aluno na disciplina; o protocolo somente será aceito se acompanhado do processo simulado a que se refere, ou seja, processo deverá ser devolvido em conjunto com o protocolo.

7.1.2) O(a) aluno(a) receberá orientação de professor específico lotado no NEP, em forma de oficina, ou individualmente, para elaboração da peça processual do respectivo processo simulado, em datas previamente definidas e indicadas abaixo;

7.1.3) A peça processual deverá ser protocolada no NEP com o prévio visto desse professor orientador do processo simulado;

7.1.4) Não será aceito visto de outro professor que não aquele designado para acompanhar o aluno, em oficina ou individualmente.

7.2.) As alegações finais serão apresentadas em audiência de instrução e julgamento, na fase dos debates orais, assim como a sentença será proferida em audiência de instrução e julgamento, após o encerramento da instrução;

(5)

o aluno deve se organizar para cumprir essas tarefas preparando-se para os debates orais e a sentença.

7.2.1.) Se os debates orais forem convertidos em escritos, pelo juiz, sua apresentação no NEP dependerá de prévio visto do professor; nesse caso, a sentença do juiz igualmente dependerá de prévio visto do professor.

7.3.) As peças processuais devem seguir os requisitos, formais e materiais, exigidos pela CLT, com aplicação subsidiária do CPC.

7.4.) As peças processuais referentes ao processo simulado só serão recebidas pelo NEP com o visto do aludido professor, assinada pelo aluno e com a observação de tratar-se de “CÓPIA”, na sua via.

7.4.1) Essas peças processuais só serão recebidas pelo NEP se acompanhada do processo a que se refere, caso o aluno dele tenha feito carga.

7.4.2.) O carimbo “CÓPIA” está à disposição dos alunos na secretaria do NEP.

7.5.) A entrega da reclamação trabalhista deverá ser, obrigatoriamente, digitada e acompanhada da Contrafé (03 VIAS).

7.6.) As audiências do processo simulado trabalhista serão realizadas no período de 22 de abril a 31 de maio de 2019, das 8h às 12h e das 18h às 22h, na Sala 01B - Sala de Audiência, em horários previamente agendados no NEP.

7.7.) Durante as audiências da atividade processo simulado, os (as) alunos (as) deverão trajar-se de acordo com o ambiente forense.

7.8.) No transcorrer das audiências da atividade processo simulado, é proibido “fumar” e “usar telefone celular”.

7.9.) O Núcleo de Ensino Prático não receberá peças e processo simulado após o prazo de vencimento estipulado.

7.10.) No dia de entrega da peça processual correspondente ao processo simulado, não haverá correção ou visto do professor.

7.11.) A participação do aluno no “processo simulado” é obrigatória e condição essencial para sua aprovação, independentemente da elaboração das demais atividades. Dessa forma, o aluno que não participar da atividade

(6)

“processo simulado” ou deixar de praticar algum ato de sua responsabilidade será considerado reprovado na disciplina.

8.) O aluno deverá, obrigatoriamente, participar da Oficina de Conciliação, Mediação, Arbitragem e Negociação, que acontecerá em local previamente informado no NEP, na data e horário indicados no Trabalho nº 22; deverá apresentar relatório digitado da atividade desenvolvida na palestra, até o prazo máximo indicado; haverá controle de frequência, que valerá como comprovação da efetiva realização das atividades; para a entrega do relatório não é necessário visto do professor.

(7)

OBSERVAÇÕES GERAIS

9.) O Núcleo de Ensino Prático não receberá peças, trabalhos e relatórios após o prazo de vencimento estipulado.

10.) Caso o aluno não entregue alguma das peças ou receba nota igual a zero por deficiência ou cópia, inclusive a peça processual relativa ao exame, será considerado atividade não cumprida e o aluno será reprovado independentemente do cumprimento das demais atividades.

11.) O prazo para pedido de revisão das notas das peças é de 05 (cinco) dias, contados da data da sua disponibilização da nota no site da Unaerp, no aluno Online/NEP.

12.) A avaliação da disciplina Estágio Supervisionado III será feita através da atribuição de nota aos trabalhos, inclusive a atividade “processo simulado”, que é obrigatória, além de exame final.

12.1.) Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco, observando-se a ressalva indicada no item 10.

13.) O cálculo da nota final da disciplina Estágio Supervisionado será feito levando-se em consideração: a soma da média aritmética das peças com peso quatro mais a média dos trabalhos cujas especificações apresentamos a seguir: nota do processo simulado com peso dois mais nota do exame com peso quatro.

14.) O Estágio Supervisionado III é disciplina curricular, portanto, provas, exame e outras avaliações estarão sujeitas a regulamentos e normas estabelecidas pela Universidade.

Observação: A imagem da Universidade, do aluno e do futuro jurista depende do seu interesse, atenção e educação no cumprimento das atividades que lhes são confiadas. Deverá, portanto, o aluno observar os princípios éticos e tratar as autoridades e funcionários, com respeito e urbanidade.

(8)

7ª ETAPA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO – III –

Observação 1: Não faça as atividades propostas sem antes ler atentamente o regulamento indicado nos itens 01 a 14, para o melhor aproveitamento do conteúdo das tarefas propostas e o estrito cumprimento das normas do estágio supervisionado.

Observação 2: A correta utilização da língua portuguesa, a estética da petição, a correta qualificação das partes, a lógica entre o fato e a fundamentação, os pedidos e a referência a supostos documentos juntados com a petição serão levados em consideração na correção.

Dados necessários para a elaboração das peças, sob o aspecto legal, que não estão nos casos hipotéticos, deverão ser informados com traço. Ex: (CPF _______, RG _______, Advogado ____________, etc), sendo vedada a identificação do aluno na petição, devendo a mesma ser feita em folha de rosto, inclusive com o código do aluno.

A-) SOLUÇÃO DOS SEGUINTES CASOS PRÁTICOS

Trabalho nº 17

Marcos trabalha na empresa Life, como vendedor, em Campinas/SP, desde 1 de fevereiro de 2018, cumprindo a jornada de trabalho de segunda-feira a sábado, de 08:00 às 18:00h, com 30 minutos de intervalo intrajornada. Não havia acordo ou convenção coletiva de trabalho. O salário mensal era de R$ 1.500,00. Em 10 de fevereiro de 2019, embora tenha sido dado a baixa em CTPS, Marcos foi dispensado arbitrariamente pela empresa, não recebendo as verbas rescisórias.

QUESTÃO: Na qualidade de advogado(a), procurado(a) por Marcos e

contratado(a) para a defesa dos direitos dele, elabore a peça cabível.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 23/04/2019

Trabalho nº 18

Você foi contratado(a) pela Floricultura Flores Belas Ltda., que recebeu citação de uma reclamação trabalhista com pedido certo, determinado e com

(9)

que tramita perante o juízo da 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e recebeu o número 8.765. Estela foi floricultora na empresa em questão de 25 de outubro de 2012 a 29 de dezembro 2018 e ganhava mensalmente o valor correspondente a dois salários mínimos. Na demanda, requereu os seguintes itens: - a aplicação da penalidade criminal cominada no Art. 49 da CLT contra os sócios da ré, uma vez que eles haviam cometido a infração prevista na referido diploma legal; - o pagamento de adicional de penosidade, na razão de 30% sobre o salário-base, porque, no exercício da sua atividade, era constantemente furada pelos espinhos das flores que manipulava; - o pagamento de horas extras com adição de 50%, explicando que cumpria a extensa jornada de segunda a sexta feira, das 10h às 20h, com intervalo de duas horas para refeição, e aos sábados, das 16h às 20h, sem intervalo; - o pagamento da multa do Art. 477, § 8º, da CLT, porque o valor das verbas resilitórias somente foi creditado na sua conta 20 dias após a comunicação do aviso prévio, concedido na forma indenizada, extrapolando o prazo legal. Afirmou, ainda, que foi obrigada a aderir ao desconto para o plano de saúde, tendo assinado na admissão, contra a sua vontade, um documento autorizando a subtração mensal. A sociedade empresária informou que, assim que foi cientificada do aviso prévio, Estela teve uma reação violenta, gritando e dizendo-se injustiçada com a atitude do empregador. A situação chegou a tal ponto que a segurança terceirizada precisou ser chamada para conter a trabalhadora e acompanhá-la até a porta de saída. Contudo, quando deixava o portão principal, Estela começou a correr, pegou uma pedra do chão e a arremessou violentamente contra o prédio da empresa, vindo a quebrar uma das vidraças. A empresa informa que gastou R$ 300,00 na recolocação do vidro atingido, conforme nota fiscal que exibiu, além de apresentar a guia da RAIS comprovando possuir 7 empregados, os contracheques da autora e o documento assinado pela empregada autorizando o desconto de plano de saúde.

QUESTÃO: Na qualidade de advogado (a) da empresa, tome a medida judicial

adequada à defesa de seus interesses.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 03/05/2019 Trabalho nº 19

Cláudio ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Delta, requerendo créditos de natureza indenizatória e salarial. À ocasião da audiência inaugural, foi homologado acordo, tendo sido fixadas verbas exclusivamente de natureza indenizatória, sem nenhuma incidência previdenciária sobre o crédito acordado.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entendeu devidas contribuições previdenciárias sobre o acordo, e, por isso, por meio de seu procurador(a) quer interpor o remédio jurídico seria cabível para assegurar seu direito.

(10)

QUESTÃO: Você, na qualidade de procurador(a) do INSS, tome

processual a medida adequada para defesa de seus interesses.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 03/06/2019

Trabalho nº 20

O piloto de aeronave “Jorge Lucio da Costa” ingressou com reclamação trabalhista em desfavor da empresa aérea “Aviação Cruz”, pleiteando o pagamento do adicional de periculosidade devido durante todo o contrato de trabalho, entre 12 de março de 2010 a 27 de janeiro de 2017, requerendo inclusive que o mesmo seja calculado a partir do valor da remuneração integral do reclamante, informando que permanecia dentro da aeronave durante o abastecimento, requerendo inclusive a condenação em honorários advocatícios. Os pedidos foram julgados totalmente procedentes pela 3ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto, e mantidos integralmente pelo TRT da Região correspondente, que analisou todas as violações constitucionais, de lei federal e divergência jurisprudencial em seu Acórdão, reconhecendo, por oportuno, a prescrição quinquenal dos créditos trabalhistas.

QUESTÃO: Como advogado(a) da “Aviação Cruz”, apresente a medida judicial

cabível.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 07/06/2019

Trabalho nº 21

Durante o trâmite da execução do processo de “Irineu Gonçalves” a empresa prestadora de serviços terceirizados de limpeza “Limpa Tudo LTDA” teve concedida sua recuperação judicial, razão pela qual o Juiz da Execuções determinou a expedição de certidão de crédito para efeito da habilitação dos mesmos perante o Juízo da Recuperação Judicial, não obstante o reconhecimento por sentença da responsabilidade subsidiária do Tomador do Serviço “Concessionária de Veículos Alfa LTDA”.

QUESTÃO: Como advogado(a) do exequente tomar as medidas judiciais

cabíveis.

(11)

Trabalho nº 22 – Oficina de Conciliação, Mediação, Arbitragem e Negociação (apresentar 01 relatório) – Teatro Bassano Vaccarini

Diurno: Dia 29 de março, às 10h. Noturno: Dia 29 de março, às 19h.

OBS. O aluno deverá, obrigatoriamente, participar da Oficina de Conciliação, Mediação, Arbitragem e Negociação, que acontecerá em local previamente definido pelo Núcleo de Ensino Prático - NEP, na data e horário definido acima; deverá apresentar relatório digitado da atividade desenvolvida na palestra, até o prazo máximo indicado abaixo; haverá controle de frequência, que valerá como comprovação da efetiva realização das atividades; para a entrega do relatório não é necessário visto do professor.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 26/04/2019

Trabalho nº 23 – Relatório de análise de autos de processos findos em matéria trabalhista.

O(a) aluno(a) deverá elaborar relatório sobre processo trabalhista já encerrado, que tenha pelo menos julgamento de recurso pelo Tribunal de Justiça.

Poderá o aluno optar por fazer esse relatório de processo trabalhista do acervo do NEP; para tanto, deverá comparecer no NEP e solicitar vistas de autos trabalhistas findos para a elaboração de relatório, que poderá ser entregue digitado, com o prévio visto do professor.

OBSERVAÇÕES:

1) OS AUTOS DE PROCESSOS FINDOS TRABALHISTAS DEVERÃO PERMANECER EM CARGA COM OS ALUNOS POR APENAS 01 DIA;

2) A NÃO DEVOLUÇÃO DOS PROCESSOS NO NEP, CONFORME ITEM ACIMA IMPLICARÁ NA REPROVA DO ALUNO MESMO TENDO SIDO PROTOCOLADO A ENTREGA DE SEU RELATÓRIO ATÉ O PRAZO MÁXIMO;

3) OS PROCESSOS PODERÃO SER RETIRADOS DURANTE TODO O SEMESTRE ATÉ A DATA LIMITE PARA O PROTOCOLO DO MESMO.

(12)

Trabalho nº 24 – Processo Simulado Trabalhista OFICINA I – RECLAMANTE

Diurno – 20 de fevereiro de 2019, as 10h - Prof. Marcelo Braghini Noturno – 20 de fevereiro de 2019, as 19h - Prof. Marcio Bulgarelli

OFICINA II – RECLAMADO

Diurno – 27 de março de 2019, as 10h - Prof. Marcelo Braghini Noturno – 27 de março de 2019, as 19h - Prof. Márcio Bulgarelli

OFICINA III – JUIZ (AUDIÊNCIA E SENTENÇA)

Diurno – 03 de abril de 2019, as 10h - Prof. Marcelo Braghini Noturno – 03 de abril de 2019, as 19h - Prof. Márcio Bulgarelli

OFICINAS DE ORIENTAÇÃO

OFICINA I – Reclamação trabalhista e contestação

DATA HORÁRIO TURMA/SALA PROFESSOR

18/02/2019 10h A (25B) Prof. Márcio Bulgarelli 22/02/2019 08h B (28B) Prof. Marcelo Braghini 21/02/2019 19h C (33B) Prof. Marcelo Braghini

PERÍODOS DE CORREÇÃO

DATA TURMA/SALA PROFESSOR

25/02; 11/03; 18/03; 25/03 A (25B) Prof. Márcio Bulgarelli 01/03; 08/03; 15/03 B (28B) Prof. Marcelo Braghini 28/02; 07/03; 14/03; 21/03; 28/03 C (33B) Prof. Marcelo Braghini

OFICINA II – Recursos trabalhistas

DATA HORÁRIO TURMA/SALA PROFESSOR

02/04/2019 08h A (25B) Prof. Márcio Bulgarelli 22/03/2019 08h B (28B) Prof. Marcelo Braghini 04/04/2019 19h C (33B) Prof. Marcelo Braghini

PERÍODOS DE CORREÇÃO

DATA TURMA/SALA PROFESSOR

22/04; 29/04; 06/05; 13/05; 20/05 A (25B) Prof. Márcio Bulgarelli 29/03; 05/04; 26/04; 03/05 B (28B) Prof. Marcelo Braghini 25/04; 02/05; 09/05; 16/05 C (33B) Prof. Marcelo Braghini

PERÍODO DE AGENDAMENTO PARA CORREÇÃO: DE 04 A 22 DE FEVEREIRO DE 2019 (diurno e noturno)

Referências

Documentos relacionados

Embora a CR/88 não haja determinando a extensão dos mesmos direitos dos Magistrados aos membros dos Tribunais de Contas, na dicção literal do artigo 73, §§3º e 4º, tanto

Aproveitamento de estudos - caso você já tenha feito algum curso superior, total ou parcialmente, informe imediatamente para que seja verificada a existência de

Nos últimos anos no Japão teve um crescimento muito significativo de usuários Japoneses cadastrados em redes sociais onde são acessadas de diversos dispositivos

Há alguns rituais que lembram os tiques, como por exemplo, de pessoas que têm que dar uma batidinha ou raspar as paredes, mexem no queixo quando estão lendo, mordem os

TRANSPORTE DOS ANIMAIS ATÉ O ABATEDOURO. a) O transporte dos animais vivos provenientes do manejo realizado sob qualquer sistema com fins comerciais até o abatedouro

Se a readmissão ocorreu no segundo ano após o desligamento, destaca- ram-se os jovens com menos de 17 anos, com a 8ª série concluída ou ainda em andamento, remuneração média de um

Uma, entre várias técnicas a fim de tratar a dor lombar, é a manipulação articular que pode definir-se como uma técnica de terapia manual, envolvendo o

Comparativamente com o ano anterior, regista-se um maior grau de satisfação, em todos os grupos de questões, só o grupo de questões nº4 (Satisfação com o