• Nenhum resultado encontrado

j u l a g o '12 Lagoa Pequena Agenda de Acontecimentos do Município de Sesimbra. distribuição gratuita Câmara Municipal de Sesimbra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "j u l a g o '12 Lagoa Pequena Agenda de Acontecimentos do Município de Sesimbra. distribuição gratuita Câmara Municipal de Sesimbra"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

67

j u l

a g o

'12

Câmara Municipal de Sesimbra

Lagoa

Pequena

A

ge

nd

a

de

A

co

nt

ec

im

en

to

s

do

M

un

ic

íp

io

d

e

Se

si

m

br

a

. d

is

tr

ib

ui

çã

o

gr

at

ui

ta

67

(2)

ficha técnica

Propriedade

Câmara Municipal de Sesimbra Diretor

Augusto Pólvora (Presidente) Edição, coordenação, redação, fotografia, paginação, revisão e secretariado Divisão de Comunicação e Informação (DCI) Avenida da Liberdade, n.º 7 2970-635 Sesimbra Tel.: 21 228 85 90 | Fax: 21 228 86 87 E-mail: informacao@cm-sesimbra.pt Design Gráfico

Rui Dias (direção de arte) Bruno Campos (paginação e ilustração) Raquel Santana (paginação) Capa

António Chagas

Colaboraram nesta edição António Reis Marques Periodicidade Bimestral ISSN 2182-6315

Esta publicação foi escrita ao abrigo do novo acordo ortográfico. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

4

editorial

6

tema central

Lagoa Pequena

10

acontece

destaques

10

música . teatro . dança

16

cinema

18

feiras . exposições

19

conferências . ateliês . cursos

0

desporto . movimento . ar livre



...e ainda

6

...e para os mais novos

8

8

memórias

Festas dos Santos Populares

40

património

A Arte da Chincha

um Património Vivo

4

fotolegenda

O Sesimbra Jazz

44

favoritos

46

contactos úteis

informação

participação

cidadania

Para divulgar iniciativas, contribuir com sugestões ou receber mensalmente a Se­ simbr'Acontece em PDF no seu e­mail contacte­nos através de sesimbracontece@cm­sesim­ bra.pt. A informação sobre os eventos deve chegar à DCI/ CMS até dia 8 dos meses pares. Os eventos que não têm indica­ ção da entidade organizadora são da responsabilidade da CMS.

A programação pode ser alte­ rada por motivos imprevistos. A CMS não se responsabiliza pela devolução de material, salvo quando haja solicitação expressa, e reserva­se no direi­ to de selecionar toda a informa­ ção de natureza redatorial. O conteúdo desta publicação não pode ser reproduzido sem autorização escrita da CMS. A agenda Sesimbr’Acontece visa promover e valorizar a identidade cultural do concelho de Sesimbra, afirmar a diversidade de oferta de acontecimentos e serviços da responsabilidade da Câmara Municipal de Sesimbra e dos agentes públicos ou privados promotores de eventos no concelho, e cativar e criar novos públicos. Receba a Sesimbr’Acontece em PDF no seu e-mail.

Envie o seu nome e morada para

(3)

Uma visita

à Lagoa

Pequena

A costa de Sesimbra atrai, normalmente, todas

as atenções de quem visita o concelho, tanto pela

beleza, que muito nos orgulha e não nos cansa­

mos de enaltecer, como pela originalidade e di­

versidade de paisagens que guarda em cada re­

canto, que surpreendem o turista mais exigente.

Existe, contudo, uma zona que, no meio de tudo

isto, acaba por ser injustamente relegada para

segundo plano, quando o seu enquadramento

paisagístico e importância, em termos naturais,

sobretudo ao nível da nidificação de aves, a torna

uma referência europeia. Refiro­me à Lagoa de

Albufeira, e mais concretamente à Lagoa Peque­

na, classificada como uma das cinco zonas mais

relevantes da Europa para passagem de aves mi­

gratórias. Até há alguns meses, este facto acaba­

va por ser tido em conta apenas por especialistas,

pois o enquadramento para o público em geral

não existia. Em fevereiro deste ano, o Instituto

de Conservação da Natureza e da Biodiversida­

de, numa parceria com a Câmara Municipal de

Sesimbra, abriu o Espaço Interpretativo da La­

goa de Pequena, com infraestruturas, materiais

informativos e guias que permitem visitas em

família e observação de fauna e flora com todas

as condições para garantir uma aproximação aos

exemplares, alguns muito raros, sem interferir

no seu habitat. Sugiro­vos, portanto, que neste

verão conciliem as nossas belas praias e a famo­

sa gastronomia com uma visita a este Espaço e se

deixem levar pelos encantos da Lagoa Pequena

e por um silêncio único, que só a natureza nos

consegue proporcionar. Vale a pena!

Felícia Costa

Vereadora do Pelouro da Cultura

(4)

Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e Câmara Municipal, tornou acessível ao públi-co uma das mais importantes zonas de circulação e nidificação de aves da Europa. O projeto, cofinanciado pela Comunidade Europeia, começou na década de 80, com a definição de uma área de proteção que se encontra ve-dada e sob responsabilidade do ICNB, que compreende a Lagoa Pequena e o terreno alagado, denominado Lagoa da Estacada, a zona mais sensível do ponto de vista ecológico.

O grupo é recebido junto ao novo centro de informações, à entrada do recinto, por Conceição Barroqueiro, antropóloga da Câmara Municipal. A sua tranquilidade, em contraste com a ansiedade dos que chegam pela pri-meira vez a esta Zona de Proteção Espe-cial, transmite de imediato a sensação de harmonia com tudo o que a rodeia. Talvez por isso conheça ao pormenor o conjunto lagunar, em particular o da Lagoa Pequena e o da Estacada. «As aves têm ouvidos e pressentem muito facilmente a nossa presença», começa por explicar, reforçando a importân-cia do silêncio.

A área isolada, com grande diversi-dade de habitats e condições de abrigo, alimentação e nidificação para aves aquáticas, residentes e migratórias,

tema central

S

ão nove e meia da manhã de 26 de junho. A meteorologia anuncia o dia mais quente do ano, mas a esta hora, junto à Lagoa Pequena, no extre-mo oriental da Lagoa de Albufeira, cor-re uma aragem fcor-resca, ou não estivés-semos nas margens de uma das maiores zonas húmidas de Portugal Continen-tal, que é, ao mesmo tempo, um dos cinco sítios mais importantes na região europeia para circulação entre áreas de nidificação de várias espécies de aves.

Um grupo de visitantes acaba de che-gar de Lisboa equipado a rigor, como se fosse participar numa expedição: sapatos de caminhada, calças frescas, chapéu, óculos, cantil e mochila. O que se destaca, e é comum a quase todos, são as máquinas fotográficas. Quem desconhece que está próximo do Es-paço Interpretativo da Lagoa Pequena, estranha a sua presença. Quem conhe-ce o novo equipamento, inaugurado a 2 de fevereiro deste ano, considera que o ritual já é comum. Desde que abriu ao público, já passaram por aqui cen-tenas de visitantes, uns profissionais, como ornitólogos e biólogos ou, de alguma forma, interessados no estudo das aves, outros curiosos apenas, que acabam por ser seduzidos pela beleza que a natureza lhes proporciona. Aliás, a criação do perímetro visitável e in-fraestruturas, da responsabilidade do

Silêncio… vamos entrar na Lagoa Pequena

é parte integrante da Lagoa de Albu-feira, que tem uma superfície aproxi-mada de 1,3 quilómetros quadrados. «Parece que estamos em pleno Parque Jurássico», sussurra uma das visitan-tes, à chegada do primeiro ponto de paragem e após mais de 200 metros, entre o verde da vegetação. Aqui é pos-sível observar o princípio do curso de água doce que liga a Lagoa da Estacada à Lagoa de Albufeira, a mais profunda de Portugal Continental. Num passo ágil, a guia encaminha o grupo para a margem norte da Lagoa da Estacada, na direção do Percurso das Garças.

Os visitantes seguem um trajeto e percorrem uma ponte em madeira, que lhes possibilita um olhar mais profundo sobre a flora e avifauna exis-tentes. O arvoredo oferece-lhes som-bra e permite aos mais atentos a con-templação dos cantos de algumas aves, como o Verdilhão ou o Chapim-azul, que habitualmente poisam no topo dos pinheiros. Neste lugar, coexistem também diversas plantas aquáticas como o caniço, o junco ou o bunho. Mas é o voar de uma Garça-vermelha que prende o olhar do grupo à chegada ao observatório. Esta espécie estival, facilmente avistada nesta época do ano, é conhecida por Garça-imperial, uma das mais interessantes espécies da família das Garças que existe em

Portugal. Atualmente, a sua população encontra-se a diminuir, por isso tem estatuto de “conservação em perigo”. Aqui ainda é possível observá-la com alguma facilidade.

Mas há muitas outras espécies na Lagoa. Hélder Costa, ornitólogo, com diversos artigos publicados e um dos fundadores da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, já registou cer-ca de 240. Há 30 anos que, por paixão à natureza e em particular pelas aves, assinala tudo o que observa na Lagoa. «É fundamental analisar e cruzar dados, para comparar e compreender o porquê de certas espécies estarem a regredir ou a aumentar», explica. E o Camão é um bom exemplo.

«Nos finais do século XIX inícios do XX esta ave residente existia em abundância, mas na década de 90, do século passado, desapareceu com-pletamente», adianta, acrescentan-do que «hoje é uma das aves mais fáceis de observar na área e também uma das mais cobiçadas pelos obser-vadores». Maior que uma galinha- -d’água, destaca-se pela plumagem azul, que contrasta com o bico e patas vermelhas. As penas infracaudais são brancas, uma caraterística facilmente visível quando levanta a cauda. Tími-do, esconde-se frequentemente por entre a vegetação.

(5)

É após a passagem pelo Salgueiro Pa-ludoso, a cerca de 950 metros quadra-dos da entrada do Espaço, que o grupo ouve, atento, o som desta espécie, pois a sua vocalização, que faz lembrar um trompete, denuncia a presença. A pou-cos metros do Observatório do Camão, um membro do grupo, fascinado pelo som e envolvência do lugar, quebra o si-lêncio e afirma em alta voz: «Estamos, efetivamente, num pequeno paraíso».

Retomando o caminho, e passando uma vez mais pelo passadiço em ma-deira, que range levemente a cada pas-so, o grupo é conduzido ao miradouro seguinte. Neste lado da Lagoa vive um outro animal, entre a terra e a água, e que apenas poucos tiveram o prazer de observar. «A nossa lontra é difícil de ver», confessa a técnica.

Aliás, a lontra foi motivo de um dos episódios mais divertidos desde abertura do centro, proporciona-do por uma criança de 6 anos, que,

quando questionada sobre a lontra, exclamou com a ingenuidade própria da idade: «Eu vi-a! Estava ali ao pé das árvores, era grande e tinha um bico amarelo».

Os choupos, pinheiros, amieiros e um manto opaco de uma planta aquáti-ca, que ganha a cor das folhas na época quente e um tom avermelhado quando os ramos estão despidos, servem de refúgio a este animal semi-aquático, dificultando a sua observação.

Porém, despertar nos mais

peque-nos um olhar mais atento ao mundo que os rodeia, sensibilizando-os para a importância ecológica, estética e cultural desta zona é para a antropó-loga municipal «seguir no caminho certo para a sua defesa e proteção».

Ver de perto a lontra ou observar com mais pormenor uma determina-da espécie, exige persistência, tempo e uma dedicação exemplar. «É esti-mulante e viciante. Quero sempre sa-ber mais», conclui Hélder Costa.

No final da visita, a opinião era

unâ-nime. «Vou voltar com certe-za, para conseguir explorar e observar com mais tranqui-lidade todo o espaço», disse Arcílio Marteleira, que tal como a jovem Joana Graça, teve a noção de que uma vi-sita em grupo só permite um primeiro contacto com um dos ecossistemas mais ricos e produtivos do mundo, em termos de riqueza natural e diversidade biológica.

tema central

A poucos metros do Observatório do Camão,

um membro do grupo, fascinado pelo som e envolvência do lugar, quebra o silêncio e afirma em alta voz: «Estamos, efetivamente,

(6)

Desde 2008, em julho e agosto, as quintas-feiras à noite em Sesimbra são dedicadas à divulgação da nova música nacional. Deolinda, JP Simões, Legendary Tiger Man e Rita Red Shoes são nomes que já fizeram parte do cartaz das Quintas Sem Headphones, um conceito que propõe que se troquem os

headphones por espetáculos ao vivo

e, por um preço simbólico de 3 euros, se conheça o que de melhor se vai fazendo na música moderna em Portugal. Os primeiros a atuar nesta 4.º edição das Quintas são os Mel, projeto de música pop de Melanie Spencer e Spinous. Seguem-se os Laia, inspirados pelo rock e pelas raízes da música popular portuguesa, os aveirenses The Underdogs, que contagiam com o seu rock bluesly, e os Thee Chargers, conhecidos pelas guitarras com fuzz, vibrato e batidas primitivas. Julho termina com as canções arrojadas dos Lissabon, que

vagueiam por ambientes diversos, desde a pop mais dançável até ao psicadélico dos anos 60, 70 e 80. Em agosto, passam por Sesimbra Orlando Santos e Os Jahmmin, com o ritmo reggae/soul, e na semana a seguinte, a banda vencedora do Festival de Música Moderna de Sesimbra, que é conhecida no dia 21 de julho. Manuel Fúria e Os Náufragos, com influências ancoradas na música popular portuguesa e no rock anglo-saxónico, o quarteto doismileoito, ao bom estilo indie rock, e os Beautify Junkyards, carregados de folk psicadélico com toques de tropicalismo encerram o programa. Ao todo, são nove concertos a não perder!

quintas | 22h

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

(página 16)

destaques

acontece

Em 2005, o Castelo de Sesimbra, o único em Portugal sobre o mar, que ainda conserva a primitiva traça medieval, inspirou um programa dedicado à Idade Média, que tem cativado centenas de admiradores. Este ano, a sétima edição das Jornadas decorre ao longo de três dias e reúne atividades dedicadas ao património e história do concelho de Sesimbra, das quais se destaca a apresentação ao público,

Schubert Para Principiantes… E Não Só…

Famoso por ter composto cerca de 600 lieder, canção lírica, ao longo da sua curta vida, Schubert também se destacou pela forma desleixada com que cuidava das suas criações, chegando mesmo a deixá-las abandonadas em bancos de jardim ou esquecidas em casa de amigos. Conta-se que numa noite de bebedeira compôs a conhecida

Serenata, no verso do cardápio de uma taverna, e

deixou-a em cima da mesa, voltando mais tarde para a ir buscar. Algumas das suas principais obras, como a Sinfonia em dó maior, e a célebre

Sinfonia “Inacabada”, só foram reencontradas

após a sua morte. Não perca alguns dos aspetos

mais curiosos e interessantes da vida deste compositor austríaco no próximo concerto no palco dirigido pelo encenador, declamador, ator e realizador Carlos Otero, acompanhado por Paulo Oliveira, que ao longo da conversa interpretará excertos da obra do músico.

7 JUL | sáb | 22h

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

(página 17)

Quintas Sem Headphones

Jornadas Medievais

pela primeira vez, de alguns dos tesouros arqueológicos da época muçulmana, entre as quais a placa epigráfica encontrada na Azoia. Para além disso, há uma iniciativa para famílias, onde as crianças são convidadas a usar armadura e cota de malha. O espetáculo de música, dança, acrobacia e esgrima histórica Ars Bellum, que junta o grupo medieval Estampie (Espanha) à arte da esgrima histórica da Espada Lusitana, é o ponto alto do evento.

13 a 15 JUL

(7)

Provar alguns dos melhores produtos regionais no Castelo de Sesimbra é uma proposta tentadora, que alia os sabores caraterísticos de Sesimbra a uma paisagem única, no ponto mais alto do concelho. No dia 8 de julho, o convite é para que prove vinho, mel e compota de morango, produzidos em modo biológico na Quinta do Rio, uma unidade de alojamento complementada com um espaço rural, em plena Serra da Arrábida. Apreciado em várias partes do mundo e com vários benefícios para a saúde, o Figo da Índia vai ser apresentado, no dia 12 de agosto, ao natural, em doce,

compota, licor e chá. A ideia inovadora de comercializar este fruto nasceu da marca Cactacea, criada em 2008.

8 JUL e 12 AGO | dom | 16h

Castelo de Sesimbra

(páginas 26 e 27)

acontece

destaques

Num ponto privilegiado da vila de Sesimbra, onde todos os dias circulam milhares de veraneantes rumo à praia ou simplesmente para admirar a paisagem, a Feira do Livro assume-se com um ponto de paragem obrigatória para quem passa. Aproveitar os livros do dia com descontos especiais ou conhecer as novidades são os principais atrativos que levam os visitantes a entrar no espaço. Para além da leitura, ao longo dos mais de 20 dias não vão faltar motivos para visitar a feira, como lançamentos e encontros com escritores. Para os mais atentos, há passatempos no site da Câmara

Municipal e na rádio Sesimbra FM, que oferecem livros todos os dias.

27 JUL a 19 AGO

Praça da Califórnia, Sesimbra

(página 19)

Os três ursos, o pequeno crocodilo ternurento, o dragão irritante e o cotãozinho e os seus irmãos são personagens de vários livros infantis que vão estar em destaque nas Bibliotecas de Praia. Para além das horas do conto, os pequenos quiosques de madeira, que há mais de 20 anos fazem parte dos areais do concelho, promovem também diversas oficinas de expressão plástica, dramatização, ilustração e jogos, para crianças e jovens, onde a criatividade não tem fronteiras. Como um dos principais

objetivos das Bibliotecas é promover hábitos de leitura, há dezenas de livros, em várias línguas e sobre vários temas, jornais e revistas. Há dois anos o projeto foi alargado também ao Parque da Vila, na Quinta do Conde, para permitir que quem frequenta o jardim nos meses de verão também possa usufruir destas valências.

a decorrer...

Praias do Ouro, Califórnia, Meco e Lagoa de Albufeira e Parque da Vila

(página 26)

A ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal regressa ao Castelo de Sesimbra no último fim de semana de agosto. O certame, que vai na 13.ª edição, é considerado uma referência nacional entre os eventos dedicados à atividade apícola. Stands de apicultores de todo o país, agricultura biológica, queijo da Azoia, pão de fabrico

tradicional e artesanato são algumas das propostas. À semelhança de anos anteriores, a autarquia disponibiliza transporte gratuito para a feira a partir da vila de Sesimbra.

24 a 26 AGO

Castelo de Sesimbra

(página 19)

Bibliotecas de Praia

IX Feira do Livro de Sesimbra

XIII ZimbraMel

(8)

acontece

destaques

Sensibilizar a população, sobretudo os mais jovens, para os cuidados a ter com o ambiente costeiro são os principais objetivos das iniciativas que decorrem no âmbito do programa Associação Bandeira Azul da Europa. Nas praias galardoadas vão realizar-se as atividades O

Equilíbrio do Ecossistema, um

jogo sobre os habitats e as suas componentes, onde serão também abordados os diversos problemas que podem destabilizar o ambiente, motivando as crianças e jovens a encontrar soluções, e Descobre a Tua

Praia, que aborda a fauna e flora

existente nos vários areais. Os percursos interpretativos vão dar a conhecer as fortalezas que existem

ao longo da costa e as Marmitas de

Gigantes, enormes crateras talhadas

pela força das águas.

a decorrer...

(página 36)

Incentivar a criação de novos projetos e divulgar e apoiar os mais recentes valores musicais do concelho são os principais objetivos do Festival de Música Moderna de Sesimbra. O júri, constituído por músicos profissionais, críticos musicais e organização avalia os participantes segundo os critérios da musicalidade, execução, expressão, originalidade e criatividade. A banda vencedora recebe um prémio no

valor de 250 euros e uma atuação garantida no dia 9 de agosto, no Cineteatro Municipal, nas Quintas Sem Headphones, programa que traz a Sesimbra os mais recentes projetos musicais portugueses. O festival é organizado pela Câmara Municipal e Soundsnack.

21 JUL | sáb | 21.30h

Anfiteatro da Boa Água, Quinta do Conde

(página 17)

Nas férias de verão, dá algum do teu tempo aos outros. O que ganhas com isso? Um sentimento único de teres contribuído para ajudar a comunidade em que vives e aqueles que mais precisam.

Contactar com cidadãos portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, participar na manutenção das condições básicas de segurança, limpeza e informação nas praias com Bandeira Azul, apoiar atividades desportivas e culturais desenvolvidas nas Férias Jovem e realizar escavações arqueológicas no Castelo de Sesimbra são algumas das atividades em que podes participar.

Conhece todos os pormenores sobre os projetos disponíveis na Bolsa Local de Voluntariado, em

www.cm-sesimbra.pt, e inscreve-te naquele que se adequa mais à tua personalidade.

Vem fazer voluntariado!

a decorrer...

(página 27)

Patrimónios à la Carte

A ideia de “servir” o património À

La Carte pretende dar a conhecer

um conjunto de sugestões de visitas, que aliam diferentes temáticas e experiências. Pode optar por manhãs tranquilas a percorrer os trilhos da Chã dos Navegantes e a descobrir as fortalezas da costa ou observar as pegadas de dinossáurios e visitar o interior do Aqueduto do Cabo e o Moinho do Outeiro, ou por uma noite com uma boa dose de aventura e mistério, que começa com um piquenique ao luar na Lapa do Fumo

e termina com um jantar junto ao cemitério do homem do Neolítico. Estas são as propostas deste verão para conhecer melhor o património do concelho. A ementa é, sem dúvida, diversificada e bastante atrativa, por isso reserve já o seu lugar. Uma boa notícia é que no final não terá de pagar a conta.

a decorrer...

(páginas 26 e 27)

Voluntariado

para jovens

Festival de Música Moderna

(9)

acontece

1 JUL | dom | 15h

APRESENTAÇÃO

Sempre a Mexer

Para Não Envelhecer

Classes de Logoterapia e Danças de Salão

Entrada livre (mediante lotação da sala)

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

5 a 7 JUL | qui a sáb

fESTivAl

18º Super Bock

Super Rock

5 JUL | qui

Palco Super Bock

Incubus; Pete Doherty; Hot Chip; Bloc Party; Capitão Fausto

Palco EDP

Alabama Shakes; Bat for Lashes; Battles; Tono

Palco @Meco

Flying Lotus; Dam-Funk; Apparat; Beatbombers; Magnetic Man; Mary B; Rui Murka

6 JUL | sex

Palco Super Bock

Friendly Fires; Lana Del Rey; The Rapture; Supernada; M.I.A

Palco EDP

The Horrors; Hanni El Khatib; Oh Land; Wraygunn Palco @Meco Freshkitos; Kenny Larkin; Linkwood; Rui Vargas e André Cascais; Cosmin Trg; Trikk 7 JUL | sáb

Palco Super Bock

Peter Gabriel; Skrillex; Aloe Blacc; The Shins; Bebe

Palco EDP

Little Dragon; Regina Spektor; St Vincent; Perfume Genius

Palco @Meco

Henriq; Joao Maria; Jorge Caiado e Vahagn; Margaret Dygas; Ricardo Villalobos

Bilhete: € 45 (1 dia); € 80 (3 dias, campismo incluído)

Herdade do Cabeço da Flauta, Meco Org.: Música no Coração

5 JUL a 30 AGO | qui | 22h

5.as SEM HEADPHONES

Mel

(5 JUL)

Laia

(12 JUL)

The Underdogs

+ Thee Chargers

(19 JUL)

Lissabon

(26 JUL)

Orlando Santos

and Jahmmin

(2 AGO)

Vencedor do 3º

Festival de Música

Moderna de Sesimbra

(9 AGO)

Manuel Fúria

e Os Náufragos

(16 AGO)

doismileoito

(23 AGO)

Beautify Junkyards

(30 AGO) Destinatários: M/3 Bilhete: € 3 Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

música . teatro . dança

7 JUL | sáb | 22h CONfERÊNCiA / CONCERTO

Schubert Para

Principiantes…

E Não Só…

Carlos Otero (conferencista) Paulo Oliveira (piano) Destinatários: M/3 Bilhete: € 3

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

8 JUL | dom | 16h APRESENTAÇÃO

Escola de Ballet

Destinatários: M/3 Bilhete: € 5 Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra Org.: Sisi Cidade

14 JUL | sáb | 22h

JORNADAS MEDiEvAiS

Espetáculo Ars Bellum

Espada Lusitana Medieval Estampie AGAPE

Vox Cantatis

Grupo de Danças Antigas Condes de Sesimbra

Bilhete: € 5

Observações: bilhetes à venda no Posto de Turismo de Sesimbra, Centro de Documentação Rafael Monteiro e na Junta de Freguesia do Castelo

Alcáçova do Castelo de Sesimbra

19 JUL | qui | 22h fESTAS DE SANTiAGO’12

Escola de Música

da Junta de Freguesia

de Santiago

Praça da Califórnia, Sesimbra Org.: JF Santiago | Apoio: CM Sesimbra 20 JUL | sex | 22h fESTAS DE SANTiAGO’12

Espetáculo Musical

Elementos das várias escolas de samba com sede na freguesia de Santiago.

Praça da Califórnia, Sesimbra Org.: JF Santiago | Apoio: CM Sesimbra

21 JUL | sáb | 21.30h

CONCuRSO

III Festival de Música

Moderna de Sesimbra

Objetivo: incentivar projetos de criação cultural e afirmação de novos valores na área da música no concelho de Sesimbra

Informações: animacao. cultural@cm-sesimbra.pt

Anfiteatro da Boa Água, Quinta do Conde

Org.: CM Sesimbra e Soundsnack

21 JUL | sáb | 22h

ANiMAÇÃO

Carnaval de Verão

Av. dos Náufragos, Sesimbra Org.: CM Sesimbra e Escolas de Samba 22 JUL | dom | 22h fESTAS DE SANTiAGO’12

Luís Taklin

Praça da Califórnia, Sesimbra Org.: JF Santiago | Apoio: CM Sesimbra 23 JUL | seg | 22h fESTAS DE SANTiAGO’12

Banda da Sociedade

Musical Sesimbrense

Praça da Califórnia, Sesimbra Org.: JF Santiago | Apoio: CM Sesimbra

doismileoito | 23 AGO Grupo de Danças Antigas Condes de Sesimbra | 14 JUL

Mel | 5 JUL Sempre a Mexer Para Não Envelhecer | 1 JUL

BilHETEiRA DO CiNETEATRO

Estudantes até 25 anos e seniores (mais de 65 anos): 30% de desconto;

Crianças até 12 anos: 50% de desconto

Reservas: 21 223 40 3421 223 40 34

27 a 29 JUL | sex a dom

MúSiCA

2º Encontro Europeu

de Baterias

27 JUL | sex Roda de Samba 28 JUL | sáb | manhã Ensaios de Bateria 28 JUL | noite Música ao Vivo 29 JUL | dom | 17h

Desfile Mega Bateria Vila de Sesimbra Org.: GRES Bota no Rego / GRES Unidos de Genebra | Apoio: CM Sesimbra 4 AGO | sáb | 22h MúSiCA

9º Tripa Trio

Trio Elétrico Av. 25 de Abril

e Av. dos Náufragos, Sesimbra Org.: Tripa Associação | Apoio: CM Sesimbra

TEATRO

Olhando o Céu Estou

em Todos os Séculos

com encenação de São José Lapa e texto original de Abel Neves

São José Lapa, Valerie Braddell, Inês Lapa Lopes, João Paiva, Eva Bastos Pereira, Francisco Martins, Guilherme Macedo, Isabel Martins, Jaqueline Vaz Amaro, José Rocha Santos, Karolina Domingues, Mauro Silva, Fernando Júdice, Margarida Oliveira, Alberto Lopes, e voluntários que estão em todos os séculos.

Preço: € 7 Informações: www. espacodasaguncheiras.pt Marcações: cooperativa@ espacodasaguncheiras. pt/aguncheiras@gmail.com Observações: aconselhamos a confirmação do horário de início do espetáculo ao longo da temporada

no terceiro fim de semana de julho haverá espetáculo na sexta-feira, dia 13, e no domingo, dia 15

JUL | 19.30h AGO | 19.10h

Org.: CM Sesimbra e Espaço das Aguncheiras

JUL e AGO | sáb e dom

Espaço das Aguncheiras, Azoia

(10)

acontece

Óscares 2012

Este verão, as noites de domingo serão, uma vez mais, dedicadas aos nomeados para os Óscares de Hollywood. Dos nove filmes exibidos destaque para O Artista, que venceu cinco categorias, entre elas melhor filme, realização e ator, A Dama de Ferro, onde Meryl Streep arrecadou o prémio de melhor atriz na pele de Margaret Thatcher, e As

Serviçais, que catapultou

para a fama Octavia Spencer, eleita melhor atriz secundária. Por Sesimbra vão ainda passar Meia-noite em

Paris, de Woody Allen, A Invenção de Hugo, de

Martin Scorsese, e Cavalo

de Guerra, de Steven

Spielberg.

dom | 22h

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

cinema

1 JUL | dom | 22h

ÓSCARES 2012

Meia-noite em Paris

De Woody Allen, com Owen Wilson e Rachel McAdams. Comédia; EUA; 2011; 94 min.; M/12

Bilhete: € 3,5

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

8 JUL | dom | 22h

ÓSCARES 2012

As Serviçais

De Tate Taylor, com Sissi Sapcek e Octavia Spencer. Drama; EUA; 2011; 146 min.; M/12

Bilhete: € 3,5

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

15 JUL | dom | 22h

ÓSCARES 2012

Millennium 1:

Os Homens que

Odeiam as Mulheres

De David Fincher, com Daniel Craig e Rooney Mara. Thriller; GB/EUA/ Alemanha/Suécia; 2011; 158 min.; M/16

Bilhete: € 3,5

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

22 JUL | dom | 22h

ÓSCARES 2012

Os Descendentes

De Alexander Payne, com George Clooney e Shailene Woodley. Comédia; EUA; 2011; 115 min.; M/12

Bilhete: € 3,5

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

29 JUL | dom | 22h ÓSCARES 2012

Moneyball

-Jogada de Risco

De Bennett Miller, com Brad Pitt e Jonah Hill. Biografia; EUA; 2011; 133 min.; M/12

Bilhete: € 3,5

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

5 AGO | dom | 22h

ÓSCARES 2012

A Invenção de Hugo

De Martin Scorsese, com Asa Butterfield e Ben Kingsley. Ação/Aventura; EUA; 2011; 126 min.; M/12

Bilhete: € 3,5

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

12 AGO | dom | 22h

ÓSCARES 2012

A Dama de Ferro

De Phyllida Lloyd, com Meryl Streep e Jim Broadbent. Biografia; Reino Unido; 2011; 105 min.; M/12

Bilhete: € 3,5

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

19 AGO | dom | 22h

ÓSCARES 2012

O Artista

De Michel Hazanavicius, com Bérènice Bejo e Jean Dujardin. Comédia; França; 2011; 100 min.; M/12

Bilhete: € 3,5

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

26 AGO | dom | 22h

ÓSCARES 2012

Cavalo de Guerra

De Steven Spielberg, com Jeremy Irvine e Emily Watson. Drama; EUA; 2011;146 min.; M/12

Bilhete: € 3,5

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

feiras . exposições

3 a 21 JUL EXPOSiÇÃO

Crise…

Técnicas mistas, de Ildebranda Martins

de terça a sexta, das 9.30 às 19, sábados, das 10 às 18h Átrio da Biblioteca Municipal de Sesimbra 3 a 31 JUL EXPOSiÇÃO DE PiNTuRA

A Juventude e a Arte,

Duas Faces

da Mesma Moeda

de Cristina Sá Pessoa

de terça a sábado, das 13 às 19h

Loja Ond@Jovem, Sesimbra

3 JUL a 31 AGO

EXPOSiÇÃO

O Velho Que

Encontrou o Destino

de Gemeniano Cruz

de terça a sábado, das 14 às 20h

Loja Ond@Jovem, Quinta do Conde 7 e 8 JUL | sáb e dom | das 10 às 23h PRODuTOS REGiONAiS

Zimbra Verão’12

Praça da Califórnia, loja 4E Org.: CM Sesimbra, JF Castelo | Apoio: Obriverca 13 a 15 JUL JORNADAS MEDiEvAiS

Artefactos Medievais

de Sesimbra

Exposição das 9.30 às 13 e das 14.30 às 18h Centro de Documentação Rafael Monteiro, Castelo de Sesimbra 13 a 22 JUL EXPOSiÇÃO DE fOTOGRAfiA

Existências

de Júlio Barulho

Resultado de uma viagem aos acampamentos de refugiados saharauis, no sul da Argélia.

de terça a sexta, das 14 às 17.30, sábados, domingos e feriados, das 16 às 19h Auditório Conde de Ferreira, Sesimbra 19 a 24 JUL | das 18 às 24h fESTAS DE SANTiAGO’12

Feira de Artesanato,

Mel e Doçaria

da Freguesia

Praça da Califórnia, loja 4E Org.: JF Santiago | Apoio: CM Sesimbra 24 JUL a 18 AGO EXPOSiÇÃO

Botica - Perdidos

e Achados

de Maria Fernanda Lopes Barreira e Joaquim Fernando Lopes Barreira

Utensílios cedidos pela Farmácia Lopes

de terça a sexta, das 9.30 às 19, sábados, das 10 às 18h Átrio da Biblioteca Municipal de Sesimbra 27 JUL a 19 AGO

IX Feira do Livro

de Sesimbra

todos os dias, das 12 às 24h

Praça da Califórnia, Sesimbra

1 a 31 AGO | ter a sáb | das 13 às 19h EXPOSiÇÃO DE fOTOGRAfiA

História do Surf

Clube de Sesimbra

Loja Ond@Jovem, Sesimbra

21 AGO a 8 SET

EXPOSiÇÃO DE PiNTuRA

O Mar é o Nosso Nome

de José Taklin

de terça a sexta, das 9.30 às 19, sábados, das 10 às 18h Átrio da Biblioteca Municipal de Sesimbra 24 a 26 AGO fEiRA DO MEl DA PENÍNSulA DE SETúBAl

ZimbraMel’12

24 e 25 | sex e sáb | das 10 às 24h 26 | dom | das 10 às 23h Castelo de Sesimbra Org.: CM Sesimbra, JF Castelo e APISET

Meia-noite em Paris | 1 JUL A Dama de Ferro | 12 AGO Zimbra Verão | 7 e 8 JUL O Mar é o Nosso Nome | 21 AGO a 8 SET

Cavalo de Guerra| 26 AGO

(11)

acontece

conferências . ateliês . cursos

26 JUL | qui | das 10 às 12.30h EXPRESSÃO PlÁSTiCA

Dia dos Avós

Destinatários: avós e netos Limite: 15 participantes Informações: 21 180 91 03

CIPA, Quinta do Conde

26 JUL | qui | 14.30h A ARTE DO SABER

Comemorar

a Sabedoria

Tertúlia Destinatários: avós Objetivo: de forma acolhedora, entre um chá e um biscoito, pretendemos recordar os “tempos da mocidade”, contar histórias de amor e celebrar a vida

Inscrições: 21 228 85 88 / ana. marinheiro@cm-sesimbra.pt (gratuitas)

Inserido nas comemorações do Dia Mundial dos Avós

Sala Polivalente, Biblioteca Municipal de Sesimbra

28 JUL | sáb | 21.30h fEiRA DO livRO

Colóquio

por Fernando DaCosta Praça da Califórnia, Sesimbra

23 AGO | qui | 14.30h A ARTE DO SABER

Pesca e Técnicas

Artesanais

Oficina

Destinatários: idosos dos centros de dia, IPSS e lares

Objetivo: partilhar testemunhos sobre as mais diversas artes de pesca em Sesimbra

Inscrições: 21 228 85 88 / ana.marinheiro@cm-sesimbra.pt (gratuitas)

Sala Polivalente, Biblioteca Municipal de Sesimbra 7 JUL | sáb | 15h APRESENTAÇÃO DE livRO

Janela da Minha Alma

de Anabela Texugo Sala Polivalente, Biblioteca Municipal de Sesimbra 13 JUL | sex | 22h JORNADAS MEDiEvAiS

Tesouros Muçulmanos

de Sesimbra

Conferência/visita guiada Castelo de Sesimbra 14 JUL | sáb | 21h DOCuMENTÁRiO

El Problema

Mostra as realidades do povo saharaui dividido por um muro com mais de 2700 quilómetros.

Auditório Conde de Ferreira, Sesimbra

19 de JUL | qui | das 10 às 18h WORKSHOP

Turismo e Ambiente

Potencialidades

em Portugal

Destinatários: estudantes, profissionais, investidores e empreendedores atuais e potenciais na área do turismo e da natureza Preço: € 50 (aquisição de relatório); € 70 (presença no workshop); € 100 (relatório + workshop) Inscrições: wevalue@wevalue.pt Informações: www.wevalue.pt

Biblioteca Municipal de Sesimbra Org.: We Value | Apoio: CM Sesimbra 20 e 21 JUL | sex e sáb | das 10 às 18h WORKSHOP

Educação Ambiental

em Meio Marinho

Destinatários: estudantes universitários, professores da área das ciências naturais, biólogos e técnicos ambientais e jovens empreendedores na área ambiental

Preço: € 130 (€ 110 para estudantes; condições especiais para sócios APEA, APCM, Grupo Lobo e UPAJE)

Inscrições: wevalue@wevalue.pt Informações: www.wevalue.pt

Biblioteca Municipal de Sesimbra Org.: We Value | Apoio: CM Sesimbra e Escola de Mar

a decorrer…

terças e quintas | das 10 às 11.30h

fORMAÇÃO

Informática Sénior

Destinatários: M/18 Objetivos: conhecimentos na ótica do utilizador, pesquisa no catálogo da Biblioteca, navegação na Internet e criação de e-mail Inscrições: 21 228 85 88 / biblioteca@cm-sesimbra.pt (gratuitas)

Sala Polivalente, Biblioteca Municipal de Sesimbra

terça a sábado | das 14 às 20h

Iniciação e Prática

de Guitarra, Piano

e Bateria

Informações e inscrições: 21 210 22 31 / 21 080 96 66 / anime.paf@netvisao.pt Loja Ond@Jovem, Quinta do Conde Org.: Anime - Projecto de Animação e Formação | Apoio: CM Sesimbra quartas e sextas | das 15.30 às 17h vOluNTARiADO

Iniciação ao Excel

Workshop dinamizado por Teresa Labrincha

Inscrições: 21 228 85 88 / biblioteca@cm-sesimbra.pt (gratuitas)

Sala Polivalente, Biblioteca Municipal de Sesimbra

Tesouros Muçulmanos de Sesimbra | 13 JUL Pesca e Técnicas Artesanais | 23 AGO Informática Sénior | terças e quintas

Janela da Minha Alma | 7 JUL Dia dos Avós | 26 JUL

quartas e sextas | manhã CERTifiCAÇÃO

AMRS.Sesimbra

Qu@lifica

Inscrições: 21 22 88 588 / biblioteca@cm-sesimbra.pt (gratuitas)

Sala Polivalente, Biblioteca Municipal de Sesimbra

JUL | das 9 às 18h ATiviDADES lúDiCAS E PEDAGÓGiCAS

Academia Santiago

Artes plásticas, praia, piscina, cinema, campeonatos de Playstation, caminhadas e outras atividades ao ar livre, brincar com a matemática, workshop de culinária, apresentações em powerpoint e muito mais.

Destinatários: crianças e jovens dos 7 aos 14 anos

Inscrições: 21 268 17 34 / geral@academia-santiago.com inscrições... AÇÕES DE fORMAÇÃO

Higiene e Segurança

no Trabalho

Duração: 60 horas

Higiene e Segurança

Alimentar

Duração: 25 horas

HACCP

Duração: 25 horas Horários disponíveis: das 15 às 18 e das 19 às 22h Informações: Gabinete de Apoio ao Empresário da Câmara Municipal Tel.: 21 268 80 98 E-mail: gae@cm-sesimbra.pt Local: a designar

Formação Inicial

de Formadores

Duração: 90 horas (de segunda a quinta, das 18.30 às 22.30h)

Objetivo: adquirir e desenvolver competências técnico-pedagógicas que permitam exercer a função de formador Preço: € 200 Informações: Gabinete de Apoio ao Empresário da Câmara Municipal Tel.: 21 268 80 98 E-mail: gae@cm-sesimbra.pt Entidade Formadora: PsicoFormação

Escola Secundária de Sampaio

Iniciação ao Excel | quartas e sextas Iniciação e Prática de Guitarra,

(12)

acontece

Sesimbra Selvagem | 22 MAI BTT Pelo Património | 28 MAI e 18 JUN

desporto . movimento . ar livre

14 JUL | sáb SÁBADOS EM MOviMENTO das 11 às 12h

Aeromix

Parque da Vila, Quinta do Conde Org.: CM Sesimbra e Gym Muscle

das 16 às 17h

Aqua Zumba

Praia do Ouro, Sesimbra Org.: CM Sesimbra e Associação de Atividades Desportivas Fascínio 15 JUL | dom | 9.30h CANOAGEM

Sesimbra Selvagem

Preço: € 25 (menores de 7 anos, inclusive, desconto de 50%)

Duração: manhã Grau de dificuldade: médio/baixo

Inscrições: até 13 de julho Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

21 JUL | sáb | 9.30h CANOAGEM

Arrábida Mar

Preço: € 25 (menores de 7 anos, inclusive, desconto de 50%

Duração: manhã Grau de dificuldade: baixo Inscrições: até 20 de julho Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: Portinho da Arrábida Org.: Vertente Natural

7 e 8 JUL | sáb e dom HÓQuEi EM PATiNS

Final Four - Categorias

de Juvenis e Infantis

Época 2011/2012 Grupo Desportivo de Sesimbra Org.: Federação de Patinagem de Portugal | Apoio: CM Sesimbra

7 JUL | sáb | 9.30h SNORKEliNG

Baía da Armação

Preço: € 22 (menores de 10 anos, inclusive, desconto de 50%)

Duração: manhã Grau de dificuldade: baixo Inscrições: até 6 de julho Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

7 JUL | sáb | das 11 às 12h SÁBADOS EM MOviMENTO

Pilates

Parque da Vila, Quinta do Conde Org.: CM Sesimbra e Sport City

8 JUL | dom | 9h COASTEERiNG

Pedra Furada

Preço: € 35 Duração: manhã Grau de dificuldade: médio Inscrições: até 6 de julho Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

11 JUL | qua | das 9 às 13h PASSEiO PEDESTRE

Rota de Cezimbra

Ponto de encontro: Loja Ond@Jovem, Sesimbra

13 JUL | sex | 17h WORKSHOP

Plantas Medicinais

por Fernanda Botelho

Preço: € 17,10 Limite: 15 participantes Inscrições: 93 998 22 92 / info. lagoapequena@gmail.com Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena Org.: CM Sesimbra e ICNB

14 JUL | sáb | 9.30h AulA DE YOGA E OBSERvAÇÃO DE AvES

Lagoa Pequena

Preço: € 7,5 Limite: 15 participantes Objetivo: contemplar as paisagens e a avifauna da Lagoa Pequena e desfrutar de uma aula de yoga

Inscrições: 93 998 22 92 / info. lagoapequena@gmail.com

Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena Org.: CM Sesimbra, ICNB e Centro de Yoga Áshrama Sesimbra

14 JUL | sáb | 10 às 12h PERCuRSO PEDESTRE DE NATuREZA

Ribeira de Coina

Objetivo: dar a conhecer a fauna e flora da Ribeira de Coina

Informações e inscrições: 21 210 22 31 / 21 080 96 66 / anime.paf@netvisao.pt

Ponto de encontro: escadas de acesso à EN10, Quinta do Conde Org.: CM Sesimbra e Anime - Projecto de Animação e Formação

Sesimbra Selvagem | 25 JUL Final Four | 7 e 8 JUL

21 JUL | sáb SÁBADOS EM MOviMENTO das 11 às 12h

Zumba

Parque da Vila, Quinta do Conde Org.: CM Sesimbra e Sport City

das 16 às 17h

Danças Latinas

Praia do Ouro, Sesimbra Org.: CM Sesimbra e Flecte

22 JUL | dom | 9h COASTEERiNG

Enseada da Mula

Preço: € 30 Duração: manhã Grau de dificuldade: médio Inscrições: até 20 de julho Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

25 JUL | qua | 9.30h CANOAGEM

Sesimbra Selvagem

Preço: € 25 (menores de 7 anos, inclusive, desconto de 50%)

Duração: manhã Grau de dificuldade: médio / baixo

Inscrições: até 24 de julho Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

Rota de Cezimbra

O passeio inicia-se no Castelo de Sesimbra e desce pelos antigos caminhos até à vila, sempre com o mar em fundo. Em Sesimbra, passa pela Capela do Espírito Santo dos Mareantes, Paços do Concelho, Rua da República e Largo do Município, onde se localiza o antigo pelourinho. A partir deste ponto começa a subida, pela zona nascente, com paragem recomendada no Moinho dos Sete Caminhos, que proporciona uma vista deslumbrante sobre a vila e o oceano. Segue-se a passagem pela Fonte do Carvalho. Um pouco mais à frente encontra-se a gesseira de Santana, fenómeno geológico, onde termina o passeio.

Destinatários: jovens dos 12 aos 30 anos Limite: 15 participantes

Grau de dificuldade: médio Percurso: da vila de Sesimbra ao Castelo Informações e inscrições: 93 998 25 96 / onda.jovem.ssb@cm-sesimbra.pt

11 JUL | qua | das 9 às 13h

Ponto de encontro: Loja Ond@Jovem, Sesimbra

(13)

acontece

desporto . movimento . ar livre

19 AGO | dom | 9.30h CANOAGEM

Sesimbra Selvagem

Preço: € 25 (menores de 7 anos, inclusive, desconto de 50%)

Duração: manhã

Grau de dificuldade: médio / baixo Inscrições: até 17 de agosto Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

21 AGO | ter | 10h PASSEIO DE BARCO

Travessia do Cabo

Preço: € 27

Duração: 2 horas Grau de dificuldade: baixo Inscrições: até 20 de agosto Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: Cais Marítimo-turístico, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

25 AGO | sáb | 9.30h MULTIATIVIDADE

Baleeira Terra e Mar

Preço: € 34

Duração: 1 dia

Grau de dificuldade: alto / médio Inscrições: até 24 de agosto Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

26 AGO | dom | 9h COASTEERING

Enseada da Mula

Preço: € 30 Duração: manhã Grau de dificuldade: médio Inscrições: até 24 de agosto Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

a decorrer…

JUL | segundas, quartas e sextas | das 20 às 21.30h

Taekwondo

Informações: 93 329 90 33 Ponto de encontro: entrada principal do Pavilhão Municipal de Sampaio

Pavilhão da Escola Básica do Castelo

quartas, sextas e sábados | das 9.30 às 12.30 e das 14 às 18h OBSERVAÇÃO DE AVES

Lagoa Pequena

Centro Interpretativo Marcações: 93 998 22 92 / info.lagoapequena@gmail.com

Org.: ICNB e CM Sesimbra

inscrições… JUL e AGO VERÃO à VELA

Cursos Intensivos

Semanais de Vela

Informações e inscrições: 21 223 34 51 / 21 228 10 39 / secnaval.sesimbra@mail. telepac.pt / secretaria@naval-sesimbra.pt

Org.: Clube Naval de Sesimbra

Caramessines | 29 JUL Travessia do Cabo | 7 e 21 AGO Baleeira Terra e Mar | 25 AGO

OBSERVAÇÃO DE AVES

Workshop de Plantas Medicinais

e Aula de Yoga

A Lagoa Pequena é a maior zona húmida da Península de Setúbal e um dos territórios de circulação de aves mais importantes da Europa. Em fevereiro, o local foi enriquecido com um Espaço Interpretativo, composto por circuitos que percorrem os canaviais, e três observatórios, de onde é possível ver de perto algumas das aves mais belas que existem no nosso país. Em julho, o espaço oferece aos visitantes duas iniciativas que aliam a observação de aves às plantas medicinais e ao yoga. Na sexta-feira, os participantes vão aprender mais sobre os diferentes usos que se podem dar às várias plantas que existem na Lagoa Pequena, enquanto no sábado vão poder visitar o local e no final relaxar e meditar através das técnicas do yoga.

Inscrições: 93 998 22 92 / info.lagoapequena@gmail.com

dias 13 e 14 JUL | sex e sáb

Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena 5 AGO | dom | 9.30h CANOAGEM

Sesimbra Selvagem

Preço: € 25 (menores de 7 anos, inclusive, desconto de 50%)

Duração: manhã

Grau de dificuldade: médio / baixo Inscrições: até 3 de agosto Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

7 AGO | ter | 10h PASSEIO DE BARCO

Travessia do Cabo

Preço: € 27

Duração: 2 horas Grau de dificuldade: baixo Inscrições: até 6 de agosto Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: Cais Marítimo-turístico, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

12 AGO | dom | 9.30h MULTIATIVIDADES

Arrábida Terra e Mar

Preço: € 35

Duração: 1 dia

Grau de dificuldade: alto / médio Inscrições: até 10 de agosto Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: Portinho da Arrábida

Org.: Vertente Natural

28 JUL | sáb | 9.30 ESPELEOLOGIA

Lapa do Fumo

Preço: € 15 (menores de 11 anos, inclusive, desconto de 50%)

Duração: manhã

Grau de dificuldade: médio / baixo Inscrições: até 27 de julho Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: povoação dos Pinheirinhos Org.: Vertente Natural

28 JUL | sáb | das 16 às 17h SÁBADOS

EM MOVIMENTO

Hidropower

Praia do Ouro, Sesimbra Org.: CM Sesimbra e Associação de Atividades Desportivas Fascínio

29 JUL | dom | 9.30h SNORKELING

Caramessines

Preço: € 22 (menores de 10 anos, inclusive, desconto de 50%)

Duração: manhã Grau de dificuldade: baixo Inscrições: até 27 de julho Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

4 AGO | sáb | 9h COASTEERING

Boca de Tamboril

Preço: € 35 Duração: manhã Grau de dificuldade: médio Inscrições: até 3 de agosto Informações: 21 084 89 19 / info@vertentenatural.com

Ponto de encontro: loja nº 6, Porto de Abrigo de Sesimbra Org.: Vertente Natural

(14)

acontece

À Descoberta do Castelo | 7 e 21 JUL e 4 e 18 AGO

Pegadas de Dinossauros | 15 JUL Bibliotecas de Praia | 1 JUL a 31 AGO As Fortalezas | 29 JUL

e ainda...

1 JUL a 31 AGO

BiBliOTECAS DE PRAiA

de segunda a sexta, das 10 às 13 e das 16 às 19h

Praias do Ouro e Califórnia

de segunda a sexta, das 10 às 13 e das 15 às 18h

Praias do Meco e Lagoa de Albufeira

de sexta a terça, das 10 às 12 e das 16 às 20h

Parque da Vila, Quinta do Conde

7 JUL | sáb | 9h PATRiMÓNiOS à lA CARTE

Chã dos Navegantes

+ Fortalezas da Costa

Visita guiada Inscrições: 21 228 82 06/7 / 93 998 00 69 / museu@ cm-sesimbra.pt (mínimo 10 participantes)

Ponto de encontro: junto ao painel do percurso Chã dos Navegantes, EN379

7 e 21 JUL | sáb | 11h viSiTAS GuiADAS

À Descoberta

do Castelo

Limite: 15 participantes Duração: 1 hora Informações e inscrições: 21 228 85 40 / Posto de Turismo de Sesimbra

Ponto de encontro: Centro de Documentação Rafael Monteiro

8 JUL | dom | 16h PROvA DE PRODuTOS REGiONAiS

Quinta do Rio

Vinho, mel e compota de morango Informações: 21 228 85 40 / Posto de Turismo de Sesimbra

Castelo de Sesimbra

V Festival de Verão

da Associação

Bianca

Evento solidário a favor de animais abandonados

A Bianca, Associação de Proteção aos Animais Sem Lar do concelho de Sesimbra, organiza a habitual festa de beneficência a favor dos animais abandonados, que estão ao cuidado da instituição.

O evento, que assinala o décimo aniversário da instituição, conta com vários momentos entre os quais música ao vivo, demonstração de ginástica, jogos tradicionais, concursos, pinturas faciais, bancas de utilidades e doçaria.

14 JUL | sáb | 15h

Largo da Junta de Freguesia, Quinta do Conde

14 JUL | sáb | 18h

Festa de Verão

do Espaço Sol

Tom da Terra, Sampaio

15 JUL | dom | 9h PATRiMÓNiOS à lA CARTE

Pegadas

de Dinossáurios

+ Visita ao Interior

do Aqueduto do Cabo

e ao Moinho do Outeiro

Atividade guiada Inscrições: 21 228 82 06/7 / 93 998 00 69 / museu@ cm-sesimbra.pt (mínimo 10 participantes)

Ponto de encontro: junto ao painel do percurso Maravilhas do Cabo, EN379 15 JUL | dom | 11h 7 MARAvilHAS

Praias de Portugal

Gravação de programa televisivo para a RTP Praia do Meco 29 JUL | dom | 9.30h iNTERPRETAÇÃO DO PATRiMÓNiO EDifiCADO

As Fortalezas

Conhecer os recursos numa ótica de turismo sustentável.

Duração: 5 horas Limite: 25 participantes Inserido no programa da Associação Bandeira Azul da Europa Informações e inscrições: 21 228 85 40 / Posto de Turismo de Sesimbra 3 AGO | sex | 21h PATRiMÓNiOS à lA CARTE

Piquenique ao Luar na

Lapa do Fumo + Jantar

Junto ao Cemitério do

Homem do Neolítico

Atividade guiada Inscrições: 21 228 82 06/7 / 93 998 00 69 / museu@ cm-sesimbra.pt (mínimo 10 participantes)

Ponto de encontro: junto à estrada para os Pinheirinhos, EN379 4 e 18 AGO | sáb | 11h viSiTAS GuiADAS

À Descoberta

do Castelo

Limite: 15 participantes Duração: 1 hora Informações e inscrições: 21 228 85 40 / Posto de Turismo de Sesimbra

Ponto de encontro: Centro de Documentação Rafael Monteiro

11 AGO | sáb | 9h PATRiMÓNiOS à lA CARTE

Pegadas

de Dinossáurios

+ Visita ao Interior

do Aqueduto do Cabo

e ao Moinho do Outeiro

Atividade guiada Inscrições: 21 228 82 06/7 / 93 998 00 69 / museu@ cm-sesimbra.pt (mínimo 10 participantes)

Ponto de encontro: junto ao painel do percurso Maravilhas do Cabo, EN379 12 AGO | dom | 16h PROvA DE PRODuTOS REGiONAiS

Cactacea

Figo da Índia, compotas e licores Informações: 21 228 85 40 / Posto de Turismo de Sesimbra

Castelo de Sesimbra 18 e 19 AGO COMEMORAÇÃO

Dia Mundial

da Fotografia

sáb | das 16 às 24h dom | das 11 às 19h Inscrições: www.olhares.com Org.: Olhares.com | Apoio: CM Sesimbra 26 AGO | dom | 9.30h iNTERPRETAÇÃO DO PATRiMÓNiO GEOlÓGiCO

As Marmitas

de Gigante

Conhecer os recursos numa ótica de turismo sustentável.

Duração: 5 horas Limite: 25 participantes Inserido no programa da Associação Bandeira Azul da Europa Informações e inscrições: 21 228 85 40 / Posto de Turismo de Sesimbra a decorrer… JUL a SET ATiviDADE DE PRAiA

Descobre a Tua Praia

Ficha ilustrativa dos habitats existentes nas praias, para que cada pessoa possa partir à descoberta da fauna e flora de cada uma dessas praias.

Informações e inscrições: 21 228 85 40/ Posto de Turismo de Sesimbra Inserido no programa da Associação Bandeira Azul da Europa

Praias do Ouro, Califórnia e Moinho de Baixo

quartas | das 14 às 17h

viSiTAS GuiADAS

Farol do Cabo Espichel

Inscrições: Farol do Cabo Espichel Informações: 21 268 53 11 Objetivo: conhecer a missão dos faróis e as funções dos faroleiros

Entrada gratuita

Biblioteca Técnica

Especializada nas áreas da psicologia, ciências sociais, educação e atividade lúdica, constituída por um espólio de 832 obras.

segunda, das 14 às 17.30h de terça a sexta, das 10 às 17.30h

Centro de Animação para a Infância da Cercizimbra inscrições...

Bolsa Local

de Voluntariado

Inscrições: www.cm-sesimbra.pt Informações: 21 228 82 37 / Divisão de Ação Social da Câmara Municipal

Referências

Documentos relacionados

• Destinatários: crianças do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclo Núcleo de Arqueologia, Castelo de Sesimbra VISITA OFICINA HANDS ON. Escavação

• Destinatários: crianças até aos 3 anos acompanhadas pelos pais Sala Infantojuvenil, Biblioteca Municipal de Sesimbra dia 22 | ter | 15.30h. Este Livro Comeu o

• Destinatários: crianças até aos 3 anos acompanhadas pelos pais Sala Infantojuvenil, Biblioteca Municipal de Sesimbra a decorrer…. Quem Será o

Está à porta o Carnaval, uma festa vivida intensa- mente pela comunidade sesimbrense, e cuja pre- paração envolve gente de todas as idades, desde os elementos das escolas de samba

dias 7 e 8 | qui e sex Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, Auditório Conde de Ferreira e Mercado Municipal de Sesimbra (página 16).. Ana Bola

Aos sábados de manhã, o Parque da Vila, na Quinta do Conde, e a Praça da Califórnia, em Sesimbra, são animados pela iniciativa Sábados em Movimento, programa promovido pela

Luísa e Ana Sofia vão estar em Sesimbra, uma no Aqui Há Jazz!, na Fortaleza de Santiago, outra no Verão no Parque, na Quinta do Conde, dando continuidade a um programa de

Quinta de Sampaio Org.: Associação de Festas de Nossa Senhora da Luz | Apoio: CM Sesimbra, JF Castelo, Imovila – Mediação Imobiliária, VPS - Publicidade.com, Bar