• Nenhum resultado encontrado

Programa Base de Ampliação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Base de Ampliação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MEMÓRIA DESCRITIVA

Refere-se a presente memória descritiva e justificativa à Ampliação da Escola EB1 / J1 de Guardizela, e tem como objectivo requalificar o equipamento existente e adapta-lo para acolher um grupo de 125 alunos do 1º CEB, e 25 alunos da Educação Pré escolar de acordo com o solicitado no programa de concurso fornecido pela Câmara Municipal de Guimarães que transcrevemos de seguida.

Programa Base de Ampliação

Salas de Aula – 2

Destinado a crianças dos 6 aos 10 anos Área - 48m²

Contemplando cada uma delas:

- 1 Espaço anexo ou complementar para a Educação Plástica (7 a 10m²) - 1 Local de arrumação equipado com prateleiras (3m²)

Equipamento fixo: bancada com 0,75m de altura, com ponto de água e esgoto Instalações Sanitárias de Adultos

Número Previsível de Professores e Educadores - 7 Instalações Sanitárias para Deficientes

Decreto-lei nº 163/2006 de 8 de Agosto Vestiários/Sanitários do Pessoal não docente

Número Previsível de funcionários – 4 Biblioteca + Informática

Sala de Professores e Educadores

Gabinete de Atendimento de Pais e Encarregados de Educação Gabinete da Associação de Pais e Encarregados de Educação Arrecadações – 3

Equipadas com prateleiras em inox e destinadas a: a) Leite Escolar

b) Material Didáctico e ou Áudio Visual

c) Material de Limpeza e Acessórios de Limpeza

Espaços Exteriores Recreio Coberto

Recreio ao Ar livre Zona de Parque Infantil Acessos e Percursos:

Nos percursos devem evitar-se o cruzamento entre o trânsito de peões e de viaturas. Campo de jogos

(2)

Reformulação de espaços existentes

Instalações Sanitárias para Alunos do 1º Ciclo Nº previsível de alunos – 125

Diferenciadas por sexos Proporção:

- Feminino – 2WC + 2 lavatórios/25 alunos

- Masculino – 1 WC + 2 lavatórios + 2 urinóis/25 alunos

- Equipamento fixo: Espelhos, saboneteiras liquidas, suportes de papel higiénico e porta toalhetes

Polivalente

Funções – Prática de actividades de Educação Física, Expressão Dramática e Serviços de Refeições

Deve dispor de: 1 Arrecadação

Balneários, diferenciados por sexos Cozinha e Anexos

Funções – Confecção de refeições para 150 alunos, contemplando espaços para diferenciados para:

a) Preparação de carne, peixe e legumes b) Higienização de louças e utensílios c) Equipamentos:

Esquentador Hotte de Fumos

Fogão Industrial com 6 queimadores e 2 fornalhas, servido de 4 placas lisas para grelhados

Marmita para sopa Fritadeira a Gás

Varinha mágica industrial com braço Batedor Cortador de legumes

Maquina de lavar louça com capacidade para 1320 pratos/hora Peladora de batatas vertical com capacidade 10/12Kg

Banca de apoio à peladora com pio Sistema Self service – banho Maria e frio

Banca lava loiça com dois pios industriais e escorredouro Escaparates de apoio fechados com prateleiras e gavetas Modulo ST5

3 Carros de transporte de tabuleiros vertical

Armário frigorifico em inox com capacidade para 1400L 2 arcas congeladoras horizontais

1 insectocutor de colar com suspensão Saboneteira liquida

Porta toalhetes Anexos:

Espaços diferenciados e equipados com prateleiras em inox que permitam: - Arrumação de géneros alimentares

- Produtos hortícolas

(3)

- Colocação de equipamentos de frio e de refrigeração

- Higiene do pessoal para um número previsível de3 funcionários

Educação Pré-escolar

Salas de actividades – 2

Destinadas acrianças dos 3 aos 5 anos Área – 50m²

Sendo 1 sala para actividades lectivas e outras prolongamento de horário Equipamento fixo: zona de bancada fixa com cuba, ponto de água e esgoto Vestiário das crianças

Nº previsível de crianças – 25 Instalações Sanitárias para crianças

Nº previsível de crianças – 25 Proporção:

1 Sanita/10crianças (separadas por baias com um máximo de 1,2m e sem portas) 1 lavatório/10 crianças

1 base de duche equipado Arrecadação de material didáctico

Área – 12m²

Equipamento fixo: prateleiras

Nota final Restauro geral de edifício (interior e exterior) Repavimentação das circulações exteriores

Campainha colocada no portão exterior do edifício Expositor vitrina colocado junto do portão exterior Iluminação exterior

Colocação de sistema de segurança Colocação de mastro para bandeiras

Gás a granel para apoio à cozinha e aquecimento do edifício

Após visita às actuais instalações e consulta dos antecedentes, constatamos que a escola já tinha sido objecto de uma ampliação em 1998, algo discutível, onde foi criado um novo corpo semi-enterrado onde foi colocado o refeitório, uma sala do pré escolar e respectivos serviços de apoio sem qualquer ligação directa e coberta com o edifício existente (plano centenário).

A proposta agora elaborada, assenta essencialmente na criação de um novo corpo a Poente, articulado com o edifício principal que albergará grande parte do novo programa proposto. A solução, pretende também requalificar a ampliação executada em 1998, já citada, e integrá-la de forma pacífica no conjunto escolar edificado por forma a garantir a ligação coberta desta com os restantes espaços escolares formando um conjunto único. Em resumo, o projecto procura promover e incentivar uma relação de complementaridade e harmonia entre o existente e o proposto.

(4)

O terreno tem uma área de 2885m² ao qual vai ser anexada uma parcela de 810m² que a Câmara Municipal de Guimarães adquiriu para o efeito e que perfaz no total 3695m². A área de construção e implantação é actualmente de 858m² e 671m² e vai passar a ser de 1640m² e 1453m², respectivamente.

Para nós, a escola, para além de responder aos requisitos técnicos e económicos, tem de ser um espaço austero e calmo, mas acolhedor, onde entre o sol e se veja o céu. Um espaço de transmissão de saberes, onde se ganhe alento para encarar com optimismo o dia seguinte.

Esta intervenção garante um percurso acessível a todos os espaços de ensino, de apoio e sociais, tanto no interior do edifício como no exterior, de acordo com o Decreto-Lei nº 163/2006 de 8 de Agosto, cujo plano de acessibilidades apresentamos em anexo. É apenas excepção as duas salas de aulas existentes no 2º piso, do corpo do Plano Centenário, que constituem uma situação salvaguardada na própria Lei. Para permitir a acessibilidade na escola entre o piso 0 e o piso 1, prevê-se a utilização de uma plataforma elevatória de escadas do tipo V65 da Alartécnica ou equivalente.

Nesta ampliação houve grande cuidado na orientação solar dos vários espaços que foram criados.

As novas salas de aula orientadas para Sul a sala polivalente orientada para Poente, mas com envidraçados superiores orientados para Nascente, Sul e Poente.

Todos os espaços de ensino e sociais dispõem de iluminação natural correspondente no mínimo a 20% da área do pavimento, assim como ventilação natural superior transversal através de elementos basculantes nas caixilharias exteriores, assim como sobre as portas de acesso, cujas bandeiras são compostas por lâminas de vidro fixas em planos desencontrados. Esta última solução é também utilizada nos espaços de apoio.

Quanto ao conforto térmico, será utilizado o sistema de isolamento térmico pelo exterior tipo Capotto, com aplicações de placas de poliestireno de 5 cm de espessura com acabamento a Visolplast ou equivalente de cor branca, articulado com uma placagem de granito amarelo bujardado.

Os materiais a utilizar nos pavimentos interiores serão tijoleira 20x20 anti-derrapante AD-Pro da Cinca ou equivalente na cozinha, corredores, instalações sanitárias, balneários, arrecadações, espaços de educação plástica e refeitório. Será utilizada manta vinílica nas salas de aulas, salas de actividades, biblioteca, gabinetes de apoio e no polivalente nas zonas de actividades desportivas.

Serão colocados também lambrins com altura apropriada em todos os espaços de ensino, nas circulações, sala polivalente e em todos os espaços frequentemente utilizados pelos alunos.

Todas as paredes serão acabadas com gesso projectado com acabamento a tinta plástica à excepção da cozinha, instalações sanitárias e balneários onde será utilizado a tijoleira 20x20 da Cinca ou equivalente.

Os tectos serão do tipo falso em gesso cartonado. Nos tectos de todos os espaços de ensino, biblioteca, corredores, átrios e salão polivalente serão dotados com revestimento de absorção acústica.

(5)

A estrutura será tradicional tipo pilar/viga com vãos económicos e as paredes em alvenaria de tijolo furado.

Nos arranjos exteriores será utilizado pedra de chão nos acessos e recreios. Na zona do parque infantil o piso será em Granuflex ES de 40 mm. As zonas ajardinadas serão objecto de plantação de árvores de médio porte.

No desenvolvimento das propostas foi tido em conta a compatibilidade com o Regulamento de Segurança Contra Incêndios, o Regulamento Geral das Edificações Urbanas e Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios e D.L. 163/2006 de 8 de Agosto. E demais legislação em vigor.

Referências

Documentos relacionados

Columbófila Cabanas Soc.Columb. Montenegro

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

Ao ser selecionada esta opção será apresentada uma Caixa de Diálogo, idêntica aquela apresentada para seleção do arquivo de imagem, a ser utilizada para indicar

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Assim, a tecnologia acabaria funcionando como difusora das questões imaginais, essencialmente como uma tecnologia de imagem, mas também fazendo apelo a outros sentidos,

Com isso, foi proposta uma metodologia de análise de substâncias com alta massa molecular utilizando a cromatografia gasosa bidimensional abrangente com injetor

Godeiro (2010) observou que o fio de quitosana utilizado nas suturas do peritônio de ratos apresentou menor reação tecidual, com menor infiltrado inflamatório, menor presença de

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL