• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIOS AULA 11 TÉCNICAS OPERACIONAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIOS AULA 11 TÉCNICAS OPERACIONAIS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIOS – AULA 11 – TÉCNICAS OPERACIONAIS Prof. Marcos Girão

01. [CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – TRE/AL – 2004] No procedimento de busca pessoal (revista), o agente de segurança deve estar sempre sozinho, para evitar constrangimento ao revistado.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TSE – 2006] Entre as funções do agente de segurança está a responsabilidade de realizar busca pessoal, ou seja, recolher pessoas em atitude suspeitas ou comportamento irregular. Acerca dessa responsabilidade do agente de segurança, julgue os itens a seguir.

02. A busca preliminar é aquela que se realiza em locais de acesso a eventos públicos ou a estabelecimentos para os quais o regulamento exija tal providência.

03. A busca pessoal em mulher deverá ser realizada por pessoa do sexo feminino. Caso essa pessoa não seja agente de segurança, ela deverá ser instruída de como proceder em relação às medidas de segurança pessoal.

04. A busca pessoal será sempre realizada quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja de posse de arma.

[CESPE – AGENTE SEGURANÇA – PETROBRÁS – 2007] Em relação às técnicas operacionais de vigilância e às noções de segurança da informação, julgue os itens a seguir.

05. Revistas pessoais são procedimentos efetuados na atividade de vigilância. A revista feita por vigilante do sexo masculino em indivíduo do sexo feminino é lícita, em qualquer situação, desde que se trate de pessoa suspeita ou que coloque em risco a segurança do local.

06. Segurança, surpresa, rapidez, ação firme e unidade de comando são princípios da abordagem de pessoas.

07. Considere a seguinte situação hipotética. Um profissional de segurança, ao realizar a ronda em sua área de atuação, percebeu três homens em atitude suspeita, portando cada qual objetos que indicavam a prática de furto. Nessa

(2)

situação, mesmo sozinho, o profissional de segurança deverá proceder a abordagem dos suspeitos, visando impedir possível fuga e, somente após a abordagem, solicitar apoio da equipe de segurança para a conclusão do procedimento.

08. A primeira providência após a abordagem de um indivíduo suspeito é a sua identificação mediante a apresentação de documento apropriado para a sua completa e correta qualificação em ocorrência própria.

09. Caso seja necessária a abordagem de pessoas em local de aglomeração é recomendável a aproximação da equipe de segurança com as armas empunhadas e já apontadas em direção às pessoas a serem abordadas para evitar qualquer resistência e surpresas.

10. Em uma abordagem a suspeitos, se os profissionais de segurança estiverem em dupla, a posição triangular é a mais favorável, devendo os profissionais se afastarem um do outro posicionando-se em ângulos diferentes e mantendo o suspeito no ápice do triângulo.

11. [CESPE – AGENTE SEGURANÇA COMUNITÁRIO – PREF. VITORIA/ES – 2007] O uso de algemas para a condução de pessoas presas é de natureza excepcional, sendo legítimo quando fundado nos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TRE/PA – 2007] Em relação às técnicas operacionais da ação policial, julgue os itens a seguir.

12. Considere que uma equipe de três agentes de segurança esteja efetuando uma abordagem à pessoa suspeita. Nesse caso, dois deles devem concentrar-se no suspeito, e o terceiro deve posicionar-concentrar-se onde possa vigiar o perímetro, protegendo seus companheiros e evitando aproximação de curiosos.

13. Quando se realiza a revista de um suspeito, sem auxílio, após o suspeito ter assumido a posição contra a parede, o agente de segurança deve apoiar sua arma nas costas ou no corpo do detido.

14. Quando há necessidade de se utilizar uma algema para dois detidos, deve-se algemá-los juntos, entrelaçando deve-seus braços de modo que a mão esquerda de um encontre a mão direita do outro.

15. Para utilizar a algema de forma eficaz, o agente de segurança deve batê-la no punho do suspeito.

16. Na busca pessoal ou revista, após a imobilização do suspeito, deve-se fazer uma minuciosa busca na seguinte seqüência: tornozelo, entre as pernas,

(3)

sob o cinto, no cós da calça, passando pela cintura, debaixo dos braços e no tórax.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TST – 2008] Acerca das técnicas operacionais e dos princípios básicos de defesa pessoal, julgue os itens subseqüentes.

17. As prioridades de segurança para uma abordagem a um infrator devem obedecer à seguinte ordem: segurança do público, segurança dos responsáveis pela diligência e segurança do infrator.

18. Suponha-se que dois profissionais de segurança, em atividade de ronda, observem determinada pessoa em atitude suspeita no estacionamento de um edifício, deixando visualizar um volume acentuado em sua cintura, com características de arma de fogo. Nessa situação, é aconselhável que, para a realização da abordagem a essa pessoa, os seguranças adotem a posição triangular, mantendo o suspeito no ápice do triângulo, visando evitar possível reação ou tentativa de fuga.

19. São princípios da abordagem: segurança, surpresa, rapidez, ação firme e enérgica e unidade de comando.

20. Suponha-se que, no decorrer de um evento com significativo número de pessoas, seja necessária a abordagem de determinado cidadão, suspeito de estar portando ilegalmente arma de fogo. Nessa situação, é aconselhável que o procedimento seja realizado no meio da multidão, por, no mínimo, seis seguranças, os quais deverão agir conjuntamente, com as respectivas armas em punho, visando, assim, evitar possívelreação do suspeito ou de quem, eventualmente, o esteja acompanhando.

21. Na execução de uma revista pessoal, é recomendável que o suspeito esteja de frente para a pessoa que estiver realizando o procedimento, visando imprimir maior segurança ao ato e manter sob intensa vigilância a pessoa abordada.

[CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – TJDFT – 2008] No que diz respeito às técnicas operacionais, julgue os itens subseqüentes.

22. Considere que um profissional de segurança, em seu posto de serviço, tenha observado a presença de um estranho, em atitudes suspeitas, rondando o edifício à procura de uma possível entrada, e ostentando, sob as vestes, na altura da cintura, um objeto volumoso, que poderia ser uma arma de fogo. Nessa situação hipotética, cabe ao profissional de segurança realizar, de pronto, a abordagem do indivíduo, levando em conta o elemento surpresa.

(4)

23. São princípios gerais da abordagem: segurança, surpresa, rapidez, ação vigorosa e unidade de comando.

24. Para a realização de uma abordagem a pé de um único suspeito por dois profissionais de segurança, recomenda-se que a equipe de segurança adote a posição triangular, mantendo o suspeito no ápice do triângulo, de modo a evitar fuga ou qualquer reação da pessoa abordada.

25. Considere que, no decorrer de um grande evento aberto ao público, o serviço de segurança tenha detectado uma pessoa portando uma arma de fogo de calibre restrito às forças policiais. Nessa situação hipotética, para desestimular qualquer ração do suspeito, a sua abordagem, em regra, deve ser feita, com rapidez, no meio da multidão, mediante uso ostensivo de armas de fogo, visando desestimular qualquer reação.

26. A revista, eventualmente, poderá ser estendida a veículos suspeitos ou conduzidos por pessoas suspeitas. Nesses casos, são inspecionados portas, painel, porta-luvas, forro do teto, motor, porta-malas, rodas, entre outros, recomendando-se que, antes de abrir qualquer porta do veículo, seja examinado o local em volta deste, à procura de indícios de crime ou objetos suspeitos.

27. A abordagem a veículo é considerada de extremo risco, em face da predominância de fatores que incluem a desvantagem da equipe responsável e o controle limitado do interior do veículo.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TRE/BA – 2010] Acerca das técnicas de abordagem pessoal, julgue o item subsequente.

28. Para realizar uma busca pessoal, ainda que o revistado esteja deitado sobre o solo, o agente de segurança não poderá algemá-lo para não lhe causar constrangimento.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – MPU – 2010] Com relação às técnicas operacionais de segurança, julgue os itens que se seguem. 29. O agente encarregado de proceder à busca preliminar deve tocar o suspeito antes que ele assuma a posição contra a parede ou qualquer outra superfície vertical.

30. O profissional responsável pela realização de uma ação de busca deve planejar toda a atividade, levando em consideração os princípios da legalidade, simplicidade, rapidez, surpresa e oportunidade.

(5)

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – MPU – 2010] Com relação às técnicas operacionais de segurança, julgue os itens que se seguem. 31. A busca pessoal só pode ser realizada mediante mandado, ainda que haja fundada suspeita de que uma pessoa esteja na posse de armas proibidas ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito.

32. Considere que, durante ronda em viatura oficial, um agente suspeite de determinado carro parado em uma rua e decida fazer uma abordagem. Nessa situação, o referido agente deve parar a viatura oficial atrás do veículo suspeito, à distância aproximada de dois metros, ou à esquerda do veículo, a um metro e meio, e nunca defronte ou ao lado do veículo suspeito.

33. Para a colocação de algemas em um detido, o agente deve proceder da seguinte forma: posicionar as mãos do detido nas costas dele, com as palmas voltadas para fora, mantendo-as juntas, dorso com dorso, e colocar-lhe as algemas, cuja fechadura deve ficar para fora, posicionada para baixo e travada.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – STM – 2011] Julgue os itens que se seguem, relativos a técnicas operacionais.

34. Ao realizar abordagem e busca pessoal de infratores, o agente de segurança deve deixá-los em pé, quando estiver em local aberto, descampado, ou quando houver vários deles e algum manifestar a intenção de fugir.

[IGEPP – AGENTE DE POLICIA - CÂMARA - 2014] Observe a figura abaixo:

(6)

35. É correto afirmar que ela mostra a técnica de entrada cruzada a qual consiste na execução de uma entrada em forma de gancho, em que cada policial busca o respectivo ângulo zero.

36. [IGEPP – AGENTE DE POLICIA - CÂMARA - 2014] Segundo o a melhor doutrina policial, é correto afirmar que o uso de lanternas é recomendável tanto para abordagens em períodos noturnos quanto em períodos diurnos.

37. [IGEPP – AGENTE DE POLICIA - CÂMARA - 2014] No caso de uma abordagem em edificações, caso exista uma escada, recomenda-se que os policiais executem junto a subida dessa escada, em fila indiana, um promovendo a cobertura do outro.

38. [IGEPP – AGENTE DE POLICIA - CÂMARA - 2014] Segundo o princípio da ação vigorosa, é fundamental que durante uma ação de abordagem as vozes de comando partam do policial que tem o melhor ângulo de visão, devendo os policiais alternarem-se e não ditarem instruções ao mesmo tempo.

39. [FCC – POLICIAL LEGISLATIVO – CÂMARA DEPUTADOS – 2007] Na abordagem de um indivíduo suspeito, o agente de segurança deve identificar-se antes de qualquer ato e ter identificar-sempre um companheiro na sua cobertura.

40. [FCC – POLICIAL LEGISLATIVO – CÂMARA DEPUTADOS – 2007] Na abordagem de um veículo suspeito em movimento por dois veículos da força de segurança, é recomendado procurar colocar um veículo à frente e outro atrás do veículo suspeito.

41. [PONTO E MARCOS GIRÃO – AGENTE DE POLÍCIA - CÂMARA – 2014] Suponha que um policial tenha sido escolhido para ser negociador em uma situação de crise, em que um assaltante faz três reféns idosas em uma casa. Esse meliante faz uma série de exigências e depois de muita negociação e diálogo, aceita a proposta do policial de trocar as reféns idosas por pessoas mais novas. Na situação hipotética, é possível afirmar que o policial agiu corretamente, pois a idade avançada das reféns poderia agravar toda a situação, caso ele perdesse o controle da negociação.

(7)

[PONTO E MARCOS GIRÃO – AGENTE DE POLÍCIA - CÂMARA – 2014] Sobre as técnicas policiais recomendadas para a condução de detidos, julgue os itens a seguir.

42. Na condução de dois detidos, é recomendável entrelaçar-lhes os braços com algemas.

43. Na condução de um detido em veículo policial, é possível que este seja conduzido sentado, atrás do banco do motorista, caso seja comprovado que ele não é de alta periculosidade. Nesse caso, prescinde também a presença de um dos patrulheiros ao lado do detido.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TSE – 2006] Entre as funções do agente de segurança está a responsabilidade de realizar busca pessoal, ou seja, recolher pessoas em atitude suspeitas ou comportamento irregular. Acerca dessa responsabilidade do agente de segurança, julgue o item a seguir.

44. Em caso de prisão em flagrante, a busca deverá ser feita independentemente de ordem ou mandado.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TST – 2008] Acerca das técnicas operacionais e dos princípios básicos de defesa pessoal, julgue os itens subsequentes.

45. Suponha-se que um profissional de segurança de determinada repartição pública tenha flagrado um indivíduo no momento em que tentava subtrair uma bolsa deixada por um funcionário sobre uma das mesas da repartição. Suponha-se, ainda, que o profissional de segurança tenha dado voz de prisão ao cidadão e o tenha apresentado à coordenação de segurança para a sua condução à delegacia de polícia mais próxima. Nessa situação, dispondo a referida coordenação de uma viatura descaracterizada e sem cubículo apropriado para condução de presos, é correto que o detido seja conduzido no banco dianteiro direito da viatura, ao lado do motorista.

46. Suponha-se que um profissional de segurança de um órgão público tenha constatado, em inspeção de rotina, a porta da tesouraria arrombada, e que, ao adentrar o recinto, tenha percebido que uma gaveta havia sido arrombada e que valores que estavam nela depositados tinham sido subtraídos. Nessa situação, deverá o profissional adotar, entre outras, providências no sentido de preservar o local até que se proceda ao competente exame pericial.

(8)

[CESPE – AGENTE SEGURANÇA – PETROBRÁS – 2007] Em relação às técnicas operacionais de vigilância e às noções de segurança da informação, julgue os itens a seguir.

47. Considere a seguinte situação hipotética. Um vigilante, na execução de suas atividades, surpreendeu um indivíduo praticando um furto de objetos pertencentes à empresa na qual trabalha. Nessa situação e diante de condições favoráveis à ação, poderá o vigilante prender em flagrante o indivíduo, ainda que seja necessário empregar a força física suficiente para detê-lo.

48. O profissional de segurança, no exercício de suas atribuições, no ato da localização de invólucro contendo substância explosiva, deverá evacuar e isolar imediatamente a área e neutralizar o artefato, removendo-o para um local que não ofereça riscos.

49. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TST – 2008] Considere-se que um profissional de segurança, no exercício de suas atividades, encontra, em ambiente restrito às autoridades do órgão, uma caixa lacrada de cujo interior se percebe, nitidamente, o barulho de um relógio. Nessa situação, o profissional de segurança, na suspeita de tratar-se de um artefato explosivo, deverá, inicialmente, abrir o invólucro da referida caixa para certificar-se de seu conteúdo.

50. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TJDFT – 2008] Considere que João, chefe de segurança de um edifício de 20 andares, com escritórios e salas comerciais, tenha recebido uma ligação anônima comunicando a existência de uma bomba em sala indeterminada do edifício. Nessa situação hipotética, as providências iniciais a serem adotadas por João devem ser a de acionar toda a sua equipe, comunicar o fato à polícia, iniciar a evacuação de todo o edifício e a sua varredura à procura de artefatos explosivos.

(9)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E C C C E C E E E C 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 C C E E E E C C C E 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 E E C C E C C E E C 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 E C E E E C E E E C 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 E C E C E C C E E E

Referências

Documentos relacionados

Figure 1 – Percentage cost reduction in delivered prescription drugs purchased via reverse auction in comparison with private costs according to each drug group in heart failure

The aim of this study was first to evaluate the production of ethanol and volatile compounds by eight yeast strain utilizing coffee residues coffee pulp and coffee wastewater

O objetivo principal dessa dissertação é apresentar uma proposta de redesign de um Protótipo Inicial de WebGIS para facilitar sua utilização e aumentar as percepções

Regarding the design of the study, we included randomized clinical trials, clinical trials, community studies with comparison of an intervention group with a control group,

Objective: To evaluate costs and length of hospital stay between groups of patients treated for ACS undergoing angioplasty with or without stent implantation (stent+ /

Nos demais tempos, para a formulação 1, valores maiores e diferentes de SS foram en- contrados para os doces acondicionados na embalagem de polipropileno opaca, quando comparado

Por isso, este trabalho prop˜oe uma abordagem para teste de robustez no Archmeds e para isso, contou com o desenvolvimento de uma ferramenta de inje¸c˜ao de falhas chamada WSInject,

Objective: Report our institutional experience with the palliative Senning procedure in children diagnosed with TGA and double outlet right ventricle with severe pulmonary