• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Provas Bimestrais 1º Bimestre/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Provas Bimestrais 1º Bimestre/2016"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Provas Bimestrais – 1º Bimestre/2016

DISCIPLINAS

Materiais de

Estudo

Conteúdos

Objetivos de Aprendizagem

(O que o aluno deverá saber)

Procedimento de

Estudo

(Como o aluno deverá estudar)

GRAMÁTICA

Caderno.

- Livro didático (Gramática, Caderno do Estudante e Suplemento de Revisão).

Interpretação de texto. - Classes gramaticais:

Substantivos, Adjetivos, Artigos e Numerais.

- Produção de texto: dissertação.

Competência leitora e escrita.

- Reconhecimento das classes gramaticais: características formais e importância na construção do sentido.

Leitura do livro e do caderno. - Resumo das principais

características formais das classes gramaticais estudadas.

- Refazer os exercícios e reelaborar a prova mensal.

LITERATURA

Caderno, livro didático e livro de leitura do bimestre.

Romantismo (contexto histórico e principais características); Pinturas românticas;

Romantismo no Brasil (1ª, 2ª e 3ª gerações);

Prosa urbana do Romantismo Brasileiro;

Relações entre Modernismo e Romantismo;

"A hora e vez de Augusto Matraga", de João Guimarães Rosa;

"Amor", Clarice Lispector.

Reconhecer, em textos analisados em sala, características próprias do Romantismo,

relacionando o texto literário ao contexto histórico, social e político. Identificar nos textos os indícios de afirmação de identidade nacional. Diferenciar o conceito de mímesis das noções de autoria e originalidade, surgidas no século XIX com o Romantismo. Analisar as principais características da primeira geração romântica em poemas de Gonçalves Dias; Identificar, por meio da análise de textos, características próprias da segunda geração romântica. Reconhecer em textos analisados em sala como a temática do amor e da morte marca o projeto literário dessa geração. Identificar, como o Ultrarromantismo se manifesta na literatura brasileira. Localizar traços

ultrarromânticos na poesia de Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo e perceber de que modo esses traços atribuem significados aos textos; Reconhecer, por meio da análise de poemas, características próprias da terceira geração

A leitura dos livros obrigatórios de cada bimestre é condição sine qua non para a compreensão das aulas; sem a leitura atenta, cuidadosa e eficaz, perde-se a oportunidade de participar da aula e torná-la mais rica e ilustrada; preparar-se para as provas e simulados significa ler os livros obrigatórios de cada bimestre; consultar os registros das aulas no caderno; (re)ler os capítulos do livro didático que correspondem aos assuntos abordados pelo professor, assim como rever os exercícios resolvidos das fichas entregues em sala e do próprio livro didático.

(2)

romântica. Identificar o condoreirismo como recurso estilístico fundamental para defender o abolicionismo, uma das mais significativas características da poesia de Castro Alves. Diferenciar, ainda, a poesia lírico-amorosa de Castro Alves da poesia lírica de Álvares de Azevedo; Identificar, por meio da análise de excertos do conto, a linguagem peculiar de João Guimarães Rosa em “A Hora e Vez de Augusto Matraga”, um dos textos mais significativos do autor. Analisar e interpretar a recriação da oralidade sertaneja ficcionalizada por Rosa de modo a estabelecer limites extremamente tênues entre a prosa e o poema em sua narrativa; Interpretar o enredo dos contos com apoio nos elementos do próprio texto; compreender, a partir de análises realizadas em sala de aula, as principais questões levantadas nas narrativas de Clarice Lispector: a complexidade das relações familiares, que se configuram concomitantemente como uma cadeia latente de prisão e de libertação.

MATEMÁTICA

Caderno, livro (caps. 13, 16 e 17), exercícios feitos em sala de aula, tarefas, listas extras e atividades do Mangahigh.

Matrizes, determinantes, arco e circunferência e círculo trigonométrico

Compreender os conceitos básicos de matrizes , determinantes, arco e circunferência e círculo trigonométrico.

Representação de matrizes e determinantes Operações com as matrizes ( adição , subtração , multiplicação e potenciação)

Matriz inversa Equação matricial.

Cálculo de determinantes de ordem 1.2 ,3 e 4. Estudar as propriedades dos determinantes Identificar arcos e ângulos em uma circunferência Trabalhar com exercícios que meça o comprimento do arco

Resolver questões no círculo trigonométrico Resolver questões com arcos côngruos.

Fazer todas as listas de exercícios disponíveis, atividades do Mangahigh, refazer exercícios de sala de aula e revisão, rever o conteúdo nas anotações do caderno ou no livro, resolver os exercícios de modo individual, frequentar a monitoria para tirar eventuais dúvidas, estudar coletivamente com outros colegas para reforçar o conteúdo aprendido.

HISTÓRIA

Registros no caderno, Livro didático "Flávio de Campos" (teoria e exercícios), roteiros de estudo, atividades, textos

trabalhados em aula e

Transição da Idade Média para Idade Moderna; Contextualização e conceito de Antigo Regime; Sociedade de ordens: relação rei-nobreza-burguesia; Absolutismo:

Compreender, descrever, explicar e analisar o processo de constituição do Antigo Regime europeu, particularmente nos processos inglês e francês, suas respectivas características políticas, econômicas, sociais, culturais e justificativas,

Refazer a leitura e análise dos materiais propostos (listados acima), em aula e para casa; refazer e estudar os exercícios correspondentes a cada assunto,

(3)

indicados para leitura e demais

materiais utilizados no período. conceito, características fundamentais, teóricos e suas obras; formação, consolidação e apogeu do Absolutismo na França e na Inglaterra; Mercantilismo: conceito, características

fundamentais, suas formas ou tipos e relação com o Antigo Sistema Colonial; Expansão marítima: contexto, fatores, ciclos de navegação portuguesa e espanhola e seus desdobramentos; Nativos do Brasil, colonização portuguesa no Brasil no contexto do Antigo Sistema Colonial e período pré-colonial.

semelhanças e diferenças, conforme trabalhado e orientado nas aulas pelo professor ao longo do bimestre.

assim como a prova mensal, atividades e demais tarefas, procurando avaliar os erros e acertos cometidos; utilizar seus registros, feitos ao longo do bimestre, e orientações do professor.

GEOGRAFIA

livro didático, registros no caderno, material disponível no Moodle

Cap. 13 - O processo de desenvolvimento do capitalismo cap. 14 - A globalização cap. 16 - Ordem geopolitica e econômica: do pós-guerra aos dias atuais.

Reconhecer que o capitalismo no qual vivemos hoje é resultado de um processo que envolveu várias fases de características espaciais bastante distintas.

Saber identificar as diversas fases do capitalismo mundial e suas respectivas características. Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial

Entender como o processo de globalização intensificou o fluxo de bens materiais e imateriais pelo planeta, criando sociedades cada vez mais homogeneizadas, mas ao mesmo tempo com grandes desigualdades.

Análise de diversos tipos de sistemas de organização da economia.

Compreender conceitos básicos da ciência econômica.

Identificar as principais relações e características tanto da ordem geopolítica bipolar, como da ordem geopolítica multipolar e unipolar.

Analisar o significado histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

utilizar lista de procedimentos de estudo entregue na 1ª semana de aula.

(4)

FÍSICA

CADERNO, FICHAS DE EXERCÍCIOS, RELATÓRIO DE LABORATÓRIO, PROVA MENSAL,

SIMULADO, LIVRO CONECTE FÍSICA VOL.1 PRIMEIRA PARTE.

1. Velocidade escalar média. 2. Movimento Uniforme. Problema de encontro.

3. Movimento Uniformemente Variado. Queda livre. Progressão Aritmética de Galileu.

4. Vetores. Adição vetorial. Decomposição ortogonal de vetores.

5. Velocidade relativa. Aceleração relativa.

6. Composição de movimentos. Tempo de travessia.

7. Equilíbrio estático do ponto material.

8. Equilíbrio estático do corpo extenso.

1.Entender e aplicar os conceitos básicos da cinemática para descrever o movimento. 2.Desenvolver a compreensão da linguagem gráfica relacionada a movimentos.

3.Analisar as condições de equilíbrio de um ponto material.

4.Analisar problemas de equilíbrio. 5.Identificar grandezas vetoriais.

6.Compreender e aplicar procedimentos de soma e decomposição vetorial.

7.Analisar problemas de velocidade relativa.

a.Não deixe para estudar na última hora.

b.Forme grupos de estudos. Procure o monitor com antecedência.

c.Comece estudando suas anotações de sala, principalmente as dicas que foram dadas durante as aulas.

c.1 Faça um resumo simples com o conteúdo estudado, certifique-se que sabe ou memorizou equações, que compreende as relações, que sabe das unidades de medida e as transformações entre elas c.2 Garanta que saiba fazer os exercícios discutidos em classe, os exercícios das listas

c.3 Refaça os exercícios até compreendê-los.

c. 4 Seja organizado:

c 4.1 Pratique nos exercícios o reconhecimento de dados em figuras, gráficos e texto. c 4.2 Associe estes dados às grandezas das equações, verifique a compatibilidade das unidades de medida.

c 4.3 Identifique a pergunta, e então associe ao conteúdo estudado e as equações/relações que abordam c 4.4 Quando possível faça uma figura (se não houver) que descreva o fenômeno físico e anote todas as informações relevantes para resolução do exercício.

d.Faça uso do seu livro. Está repleto de exercícios resolvidos que

(5)

favorecem a compreensão do conteúdo.

e.Refaça a prova mensal. (Verifique a correção feita em classe). f.Estude o relatório de laboratório. g.Refaça o simulado.

QUÍMICA

Anotações do caderno, livro didático, slides no moodle, listas no moodle, apostilas de laboratório, provas mensais.

FRENTE 1 - Físico Química 1. Estequiometria básica 2. Casos particulares de estequiometria - rendimento - pureza - reagente em excesso - reações consecutivas FRENTE 2 - Química Orgânica 1. Introdução aos compostos de carbono.

2. Classificação das cadeias e de carbono.

3. Nomenclatura de

hidrocarbonetos de cadeia normal. 4. Principais grupos orgânicos. 5. Nomenclatura de

hidrocarbonetos de cadeia ramificada.

6. Determinação das fórmulas dos compostos e suas diferentes representações.

- Calcular o rendimento de uma reação química. - Calcular a pureza de uma determinada amostra. - Determinar se há reagente em excesso ou reagente limitante em uma reação química. - Compreender o processo de reações consecutivas.

- Compreender as características dos compostos de carbono.

- Diferenciar os compostos de carbono dos compostos inorgânicos.

- Classificar os átomos de carbono como primário, secundário, terciário ou quaternário.

- Identificar os grupos orgânicos.

- Nomear compostos de cadeia normal e de cadeia ramificada.

- Determinar, a partir da nomenclatura, a fórmula estrutural de um hidrocarboneto.

- Representar através dos diferentes tipos de fórmulas estruturais de compostos orgânicos.

Releia os capítulos do livro e suas anotações de caderno.

- Leia os slides disponibilizados no moodle.

- Refaça os exercícios do livro. - Refaça as listas extras.

- Releia a atividade de laboratório e responda às questões.

- Refaça as provas mensais.

BIOLOGIA

livro, caderno, fichas extras, relatórios de laboratório

Frente 1 – 1ª Lei de Mendel, Dominância incompleta, Genes letais, Sistema ABO/Rh, eritroblastose fetal, 2ª Lei de Mendel

Frente 2 – Sistemas digestório, cardiovascular, imune e linfático

Frente 1

•Compreender que a herança biológica se baseia na transmissão de informações hereditárias – os genes – de geração a geração, o que permite refletir sobre a continuidade da vida

•Compreender os princípios teóricos que explicam a hereditariedade e as variações genéticas, e utilizar esses conhecimentos para entender situações reais, como nos casos que envolvem características genéticas humanas de interesse médico

.Ler os capítulos referentes aos temas no livro didático

Estudar os registros de caderno Rever fichas de laboratório Fazer exercícios

Ir à monitoria para resolução de dúvidas

(6)

Frente 2

•Valorizar os conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento dos sistemas de órgãos do corpo humano, reconhecendo sua importância para identificar eventuais disfunções orgânicas e cuidar da própria saúde

•Conhecer a anatomia do sistema digestório humano, compreendendo o papel de cada um de seus órgãos e enzimas no processo de digestão e assimilação de nutrientes

•Conhecer os componentes básicos do sistema cardiovascular compreendendo o papel de cada um deles no nosso organismo

•Conhecer os componentes básicos do sistema linfático e imune; compreender, em linhas gerais, o modo de ação de células de defesa e a ação de soro e vacina

INGLÊS

Intermediário

Livro didático – Unidades 16-20 Registros no caderno

(explicação gramatical/ exemplos/ usos práticos da língua)

Units 16-18 (Present Perfect – Already/ Yet/ Since/ For)

Unit 19 (Present Perfect Vs. Simple Past)

Unit 20 (Present Perfect Progressive and Simple Past)

Utilizar vocabulários e estruturas adequadas para falar sobre passado definido e indefinido; Fazer uso de tais estruturas gramaticais no processo de produção e interpretação de texto escrito;

Identificar e distinguir marcadores de tempo passado – definido/ indefinido.

Utilizar explicações básicas presentes nos registros de aula; Praticar as três formas de sentenças Affirmative/ Negative/ Interrogative;

Saber distinguir marcadores de tempo (Simple Past/ Present Perfect);

Refazer exercícios propostos em sala e tarefa;

Lançar mão da tabela de verbos presente no final do livro para definir e distinguir Simple Past e Past Participle (2ª e 3ª colunas); Revisar textos complementares e exercícios de interpretação (contexto).

INGLÊS

Avançado

Livro didático – Unidades 15-17;

Registros no caderno (explicação gramatical/ exemplos/ usos práticos da língua);

Fichas de textos – exercícios de

Unit 15 (Modals and Similar Expressions: Review)

Unit 16 (Advisability in the Past) Unit 17 (Speculations and Conclusions About the Past)

Utilizar vocabulário e estruturas adequadas no uso de verbos modais no presente, passado e futuro; Fazer uso de tais estruturas gramaticais no processo de produção e interpretação de texto escrito.

Utilizar explicações básicas presentes nos registros de aula; Praticar as três formas de sentenças Affirmative/ Negative/ Interrogative;

Refazer exercícios propostos em sala e tarefa;

(7)

interpretação de texto dados

em aula Revisar textos complementares e exercícios de interpretação

(contexto).

INGLÊS - IFY

Book: Longman Keystone F, Introduction to Accounting and Economics booklet, Introduction to Business booklet, Foundation Mathematics booklet, handouts and notebook.

Longman Keystone F

Unit 1 – How do the senses shape our experiences? Readings 1, 2. Vocabulary: -Literary Terms -Academic words -Keywords Grammar:

-Prepositions of Location and Direction

-Subject-Verb Agreement Writing:

-Description of places, events or experiences.

Introduction to Accounting and Economics

Topic 2: Supply and Demand -Factors that influence supply and demand;

-Prepare supply and demand curves to describe how markets work;

-How prices reconcile supply and demand;

-Graphs that describe the behaviour of buyers and sellers in a market. Introduction to Business Topic 2: Business Environment -Business Environment -Micro and Macro Environments -PESTLE analysis

-Competition -Market Structures

Introduction to Accounting and Economics -Be able to describe the factors that influence supply and demand;

-Be able to prepare supply and demand curves to describe how markets work;

-Understand how prices reconcile supply and demand;

-Be able to prepare a graph that describes the behaviour of buyers and sellers in a market. Introduction to Business

-Be able to describe and explain with examples (when possible): Business Environment; Micro and Macro Environments; PESTLE analysis;

Competition; Market Structures; Business Ethics; Corporate Social Responsibility

Foundation Mathematics -Be able to solve equations

Re-read the texts in each subject handout or book

- Review questions of each topic and correct answers

- Re-read class notebook notes - Review any extra materials (power points, extra sheets, etc)

(8)

-Business Ethics

-Corporate Social Responsibility Foundation Mathematics

Topic 2: Using Algebraic Equations -Transpose formulae; -Linear equations; -Quadratic equations; -Simultaneous equations.

HIGH SCHOOL

Books: ECONOMICS, COLLEGE PREPARATION, SPEECH2, HEALTH and notebook.

ECONOMICS: UNIT2 / definitions / short essay

SPEECH 2 : UNIT 3 HEALTH: Units 1 and 2 COLLEGE PREP: Units 1, 2 and sections 3A, 3B and 3C

ECON:

1) define and identify examples of key economic terms (e.g., market, law of supply and demand, real income effect, marginal utility, elasticity, law of supply)

2) describe key economic principles associated with supply and demand and how they interact with each other (e.g., law of demand, real income effect, law of diminishing marginal utility, elasticity) 3) explain demand and supply curves (what they reveal and the factors that affect them, including complementary and substitute goods)

4) use graphic models of supply and demand to demonstrate change and the factors that cause them

5) define equilibrium price means and analyze the market factors that affect it

6) evaluate the relationship between surpluses and shortages, supply, demand, and price

SPEECH 2

1) identify the informative speech structure 2) combine the features of persuasive and informative speeches in a presentation 3) identify delivery techniques that convey confidence and those that show a lack of confidence

4) apply the main features of the Amy Cuddy talk to your own speech

5) consider the body language you adopt while rehearsing for a presentation

HEALTH

1)explain what “health” is and discuss the benefits

Re-read the texts in each subject handout or book

- Review questions of each topic and correct answers

- Re-read class notebook notes - Review any extra materials (power points, extra sheets, etc)

(9)

of good health

2) analyze factors that affect your health (e.g., heredity, environment, attitude, behavior, and media) and how your decisions will affect your health

3)explain prevention and risk, including ways to reduce your risk of health problems and develop health literacy to make informed, healthy choices 4)describe mental and emotional health, including its traits and importance

5)identify sources of stress, how they affect the body, and healthy management techniques 6)describe some common types of mental disorders, including signs of depression

7)explain the differences between genetic disorders and health traits

8)describe the disorders of obesity, cardiovascular disease, cancer, and diabetes

9)describe risk factors for obesity, cardiovascular disease, cancer, and diabetes

10)analyze and describe the health risks of obesity, cardiovascular disease, cancer, and diabetes 11)research the best ways to reduce the risk of, and to check for the development of, a disease related to a health trait

COLLEGE PREP

1)identify how interest are developed and ways to increase your interest

2)describe the importance in career planning 3)define how your interest can relate to a future career

4)evaluate how your interests connect to your current occupational dream

5)describe the importance of your micro-, short-, medium-, and long-term goals in relation to your career plans.

6)analyze the decision-making process and apply it to your career goals.

7)use a problem-solving process to anticipate and plan for problems that might arise.

(10)

SOCIOLOGIA

"Básico: Registros no caderno, apresentações de aulas disponibilizadas no Moodle, texto da Declaração Universal de Direitos Humanos, listas de exercícios, anotações sobre a correção da prova mensal. Complementar (entre os arquivos em PDF

disponibilizados no Moodle): Sobre Augusto Comte e o positivismo: “Vida e Obra”, Coleção os pensadores 14, pp. 8-30.

Sobre Durkheim e os fatos sociais: “As regras do método sociológico” Capítulo 1, pp. 1-11.

Sobre Weber e a ação social: “Ensaios de sociologia”, Introdução parte 3 “Métodos da ciência social”, pp. 73-80."

"1. Augusto Comte e o positivismo: a. Método positivo (empiria; leis gerais, neutralidade); b. Lei dos três estados do entendimento; c. Movimentos dinâmico e estático da sociedade; d. Influência do positivismo no Brasil. 2. Declaração Universal dos Direitos Humanos: Antecedentes, modos de difusão e normatização. 3. Émile Durkheim e os fatos sociais: a. Metodologia sociológica (os fatos sociais como coisas); b. características dos fatos sociais (exterioridade, generalidade, coerção); c. Instituições Sociais (exterioridade, coercitividade e mudança).

4. Sociologia compreensiva de Max Weber: a. Metodologia

compreensiva (a questão da neutralidade); b. os tipos ideais; c. ação social orientada (racional em relação a fins, racional em relação a valores, ação afetiva, ação tradicional); d. racionalização e “desencantamento do mundo”.

"1. Compreender as teorias historicamente: 1.1. Elaborar inferências e hipóteses explicativas a partir de informações do contexto histórico; 1.2. Reconstruir, analisar e generalizar informações históricas.

2. Analisar imagens:

2.1. Compreender os elementos discursivos da imagem;

2.2. Estabelecer relações entre os elementos da imagem e as ideias estudadas.

3. Registar de forma adequada as aulas, identificando informações essenciais. 4. Desenvolver habilidades relacionadas à competência leitora:

4.1. Identificar a proposta e os argumentos do autor;

4.2. Diferenciar as informações principais e secundárias;

4.3. Utilizar os conteúdos estudados como informações prévias para auxiliar a leitura e a compreensão;

4.4 Ampliar e enriquecer os conhecimentos históricos, políticos e sociais integrando as informações dos textos lidos aos conteúdos conceituais estudados no bimestre.

5. Refletir sobre nossa sociedade atual e sobre direitos cidadãos.

"Leitura das anotações e apresentações de sala. Estudo das listas de exercícios, destacando em todas as

alternativas as características que as configuram corretas ou incorretas.

Releitura da prova mensal e de sua correção individual.

Releitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, procurando entender a difusão e efetivação desses artigos sob a ótica das teorias sociológicas estudadas (Positivismo de Comte,

Funcionalismo de Durkheim, Teoria Compreensiva de Weber)."

H.ARTE

Registros e pesquisas. Texto de Herbert. Sites de museus. Vídeos da Khan academy.

Paleolítico, Neolítico, relevos assírios, Egito e Grécia.

EDUCAÇÃO

FÍSICA

Anotações realizadas no decorrer das aulas, conceitos postados na plataforma moodle e as informações sobre jogos pré-desportivos propriamente ditos e realizados na prática.

1-Aspectos sobre Pirâmide Alimentar;

2-Aspectos sobre Relação entre consumo, gasto calórico e controle de peso;

3-Aspectos sobre Alimentação antes e depois do exercício; 4-Aspectos sobre Hidratação; 5-Aspectos sobre Suplementos Alimentares X Anabolizantes; 6-Aspectos socioculturais,

1-Reconhecer os aspectos sobre a Pirâmide Alimentar, classificando os alimentos como Energéticos, Reguladores e Construtores, inseridos na nova pirâmide alimentar.

2- Identificar e aplicar aspectos sobre os fatores que influenciam no gasto calórico como:

alimentação, atividade física, metabolismo basal e seus fatores de multiplicação. Relacionar o consumo, gasto calórico e controle de peso; 3-Analisar os aspectos sobre alimentação antes e depois do exercício identificando as causas e

Revisão dos conceitos disponíveis na plataforma moodle; anotações registradas durante as aulas teórico e práticas; releitura das atividades diversificadas.

(11)

comportamentais e biodinâmicos

do jogo da cultura do movimento. consequências de uma boa alimentação. 4-Reconhecer a importância da Hidratação, antes, durante e depois do exercício. Identificar os principais sinais da desidratação.

5-Identificar e comparar Suplementos Alimentar X Anabolizantes. Identificar e relacionar causas e efeitos sobre os tipos de suplementos alimentares: Energéticos, Termogênicos, Hipercalóricos e Construtores.

6-Vivenciar e reconhecer os Jogos Pré-desportivos relacionando-os com as modalidades esportivas, seu desenvolvimento e suas variações. Pique-Bandeira, Flag – Rugby, Jogo de Taco, Queimada Invertida, Dodgebol, Base 4, Pebolim de Handebol, 3 X 3 no Basquete e Futvôlei.

7-Vivenciar e Reconhecer as regras básicas dos Jogos Propriamente Dito: Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei.

Referências

Documentos relacionados

3 – A formação de três grupos na análise de agrupamento e a confirmação de suas representatividades por meio da análise discriminante (95% de acerto) comprova

Assim que os alunos tenham tido tempo suficiente para registarem as suas ideias, diga-lhes para rodarem o tabuleiro, e irem acrescentando UMA nova ideia às secções dos

A Companhia, para fins de elaboração das informações consolidadas, considerou como referência para o registro das concessões onerosas e autorizações concedidas pela União

Mario Hélio Souza Ramos Representante da Bancada Patronal Confederação Nacional das Instituições Financeiras CTPN - NR-32.. Componentes da CTPN NR -32.. I. Representantes

Ideias para discussão: Os problemas com se lida numa relação homossexual não são diferentes dos problemas com que os adolescentes lidam nos relacionamentos

A metodologia de Busca do Futuro foi aplicada em reunião da Comissão Tripartite Permanente Nacional da Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em

funções, a capacitação deve ter seu conteúdo planejado de acordo com o risco de cada uma, conforme 5 identificado no PPRA. Além disso, alterações nas condições de

Recorrendo a puzzles didácticos, os alunos reconstroem individualmente representações de duas crianças (uma de cada sexo), separando as diferentes