• Nenhum resultado encontrado

2) Qual a relação que os princípios éticos e morais podem estabelecer com a dimensão afetiva e social?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2) Qual a relação que os princípios éticos e morais podem estabelecer com a dimensão afetiva e social?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SEMANA 9

Componente Curricular: Ensino Religioso Ano de escolaridade: 9º ano Ensino Fundamental

Período: 26/04/2021 a 30/04/2021

Número de aulas: 01 aula Carga horária: 50min

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Aluno: _____________________________________________________________________________________

Unidade temática: Crenças Identidades e alteridades. Objetos de conhecimento: Relações e narrativas pessoais.

Habilidade: (EF09ER34MG) Reconhecer que na construção das entidades são importantes os principios éticos e morais, pois dão qualidade ás relações de amizade e de afeto.

De todos os seres vivos, o ser humano é o único capaz de estabelecer para si e para os seus uma escala de valores culturais e religiosos a serem observados para que a convivência se estabeleça pacificamente, agindo de acordo com os princípios éticos e morais. Leia o texto e reflita respondendoas questões abaixo.

A JUSTIÇA DO REI

Há um tempo, em um reino distante, governava um jovem rei muito bondoso. Nenhum habitante do reino passava fome porque seu palácio estava sempre aberto para dar comida aos súditos. E oferecia sempre a água mais cristalina e as frutas mais frescas. Certa vez, um mensageiro do rei anunciou que no dia seguinte haveria uma comemoração de aniversário para Sua Majestade e que, ao final de um esplêndido banquete, todos receberiam um presente. O rei só pedia em troca que os convidados trouxessem um pote de barro com água, que deveria ser deixado na entrada do palácio.

O povo concordou que o desejo do rei era fácil de cumprir, que era muito justo corresponder à sua generosidade. E se ele ainda lhes daria um presente, tanto melhor.

No dia seguinte, apareceu no palácio uma multidão levando potes cheios de água. Cada um era de um tamanho: alguns grandes, outros pequenos. Houve ainda aqueles que, confiando na bondade do rei, chegaram de mãos vazias. O rei recebeu a todos carinhosamente. O banquete foi maravilhoso, ainda melhor do que nos outros dias. Não houve quem não saciasse o apetite e apreciasse o sabor da comida. Acabada a sobremesa, todos se olharam na expectativa de receber os presentes. Até que, no final da refeição, o rei despediuse. Os convidados ficaram sem fala, porque esperavam ansiosamente o presente E já que o rei se ia, não havia presente nenhum. Alguns faziam comentários maldosos, outros perdoavam o esquecimento do rei, porque sabiam que ele era justo. Muitos ficaram felizes e orgulhosos de não terem levado nem um potinho de barro com água para aquele rei que não cumpria as suas promessas. Um a um, todos saíram e foram pegar seus recipientes de volta. Que surpresa tiveram! Suas vasilhas estavam cheias de moedas de ouro. Que alegria sentiram os que haviam levado grandes baldes! E que arrependimento e vergonha sentiram os que levaram recipientes pequenos ou chegaram de mãos vazias.

Fonte: texto Adaptado de CARRERAS, L.L. Carreras. Caderno de valores humanos. Projeto Mec/Nestlé de valorização de crianças e adolescentes, 2005, p.34. Atividades:

1) Nas relações afetivas e sociais, o cuidado com o outro reflete o grau de consciência que cada um tem em relação ao próximo. Escreva um pequeno comentário sobre a postura ética e moral apresentada no texto. ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

2) Qual a relação que os princípios éticos e morais podem estabelecer com a dimensão afetiva e social?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___

3) Como podemos perceber a importância dos princípios éticos e morais para a sociedade atual?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

(2)

SEMANA 10

Componente Curricular: Ensino Religioso Ano de escolaridade: 9º ano Ensino Fundamental

Período: 03/05/2021 a 07/05/2021

Número de aulas: 01 aula Carga horária: 50min

Aluno: _____________________________________________________________________________________

Unidade temática: Crenças religiosas e filosofias de vida. Objetos de conhecimento: Principios e valores éticos.

Habilidade: (EF09ER06X) Descrever e reconhecer o exercicio da convivência e de coexistência como possibilidades de uma atitude ética de respeito á vida e á dignidade humana.

Leia o texto e responda às questões abaixo, que tratam sobre o relacionamento humano.

A LUNETA DISTORCIDA

Há muito tempo, quando os óculos se chamavam “luneta” e eram usados só por intelectuais e cientistas, um garoto comprou um par de lunetas para impressionar a namorada.

Ele chegou à casa da menina, tocou a campainha e acomodou a luneta diante dos olhos. Para seu desapontamento, veio abrir porta uma mulher desconhecida e esquisita, que parecia com a mãe dela, mas não podia ser, porque tinha algo de estranho e repugnante.

O rapaz entrou na sala, que era o lugar para namorar naquele tempo. Quando a garota apareceu na porta, ele não pôde acreditar: ela parecia ter saído de “um planeta inferior”! Tudo nela estava diferente e insuportável! Sem forças e com o mundo girando à sua volta, ele se deixou cair no sofá, sem dizer uma única palavra.

Ao ver o namorado, branco e sem voz, a menina gritou pelo pai, que era médico. A porta se abriu e o garoto viu um monstro que se aproximava: estetoscópio na mão, já ia tocá-lo com suas garras, quando ele deu um salto e foi parar no outro lado da sala. No percurso, a luneta mágica saltou longe e espatifouse no chão.

Então, tudo voltou ao normal e o rapaz viu a garota e os pais dela, simpáticos e amistosos como sempre, ainda que bem assustado.

Fonte: CARNIATO, Maria Inês. Nossa opção religiosa, 9º ano. São Paulo: Paulinas, 2001, p. 28-29.

Atividades:

O texto “A luneta distorcida” ajuda a refletir sobre a convivência com a diversidade e as diferenças, e a tomar consciência da existência de preconceitos que temos. O diálogo e o mútuo conhecimento são as duas lentes adequadas para se conviver com a diversidade e respeitar as diferenças.

1) Escreva um aspecto de sua vida que gostaria que as pessoas conhecessem e compreendessem melhor.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 2) Você já teve algum tipo de preconceito que depois descobriu que estava cometendo uma injustiça? Se sim, relate abaixo:

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

(3)

SEMANA 11

Componente Curricular: Ensino Religioso Ano de escolaridade: 9º ano Ensino Fundamental

Período: 10/05/2021 a 15/05/2021

Número de aulas: 01 aula Carga horária: 50min

Aluno: _____________________________________________________________________________________

Unidade temática: Crenças religiosas e filosofias de vida. Objetos de conhecimento: Principios e valores éticos.

Habilidade: (EF09ER06X) Descrever e reconhecer o exercicio da convivência e de coexistência como possibilidades de uma atitude ética de respeito á vida e á dignidade humana.

A COEXISTÊNCIA

O ser humano depara-se constantemente com novas descobertas e novas criações científicas e tecnológicas, que visam atender às mais diversas necessidades humanas. Elas são resultado de sua criatividade e capacidade de inovação. A raça humana é única, no entanto, os grupos sociais são compostos por pessoas que apresentam uma grande diversidade de culturas, a qual tem origem nas diferentes características das etnias.

A coexistência entre essas diversas culturas é um desafio com o qual nos deparamos diariamente. Constantemente vemos a raça humana mostrando sinais de desenvolvimento, de felicidade e de realização. Embora haja inúmeras situações positivas que proporcionaram o crescimento e o bem-estar, há também grandes desafios que o ser humano ainda não conseguiu superar, tais como: pobreza, violência, a fome, a desigualdade social e outros. Para promover a coexistência entre as diversas culturas, surgiram inúmeras iniciativas, muitas delas relacionadas ao mundo do esporte, da religião e da arte.

A convivência com o outro oportuniza conhecê-lo melhor, possibilita importantes aprendizagens, mesmo que ele seja diferente. Assim, a coexistência está relacionada com o dia a dia do ser humano e é vivenciada por meio de buscas comuns no mundo esportivo, artístico, religioso, cultural, em suas múltiplas dimensões. Coexistir é existir simultaneamente lado a lado, buscando a garantia da dignidade da vida e os direitos dos seres humanos.

A palavra coexistência, significa a existência simultânea. Significado esse que embasa todos os esforços empreendidos para apaziguar os conflitos e promover o valor de uma convivência pacífica entreos povos. Como exemplo, podemos citar os jogos olímpicos e seus símbolos. A confraternização, a paz e a amizade entre os povos são os principais princípios das Olimpíadas.

Fonte: Texto adaptado de POZZER, Adecir. Redescobrindo o universo religioso, 8º ano do Ens. Fund. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 30.

Atividades:

1)Tanto o aspecto cultural quanto o religioso contribuem para que o ser humano possua um referencial em sua própria existência, ou seja, consiga obter respostas sobre sua própria origem, sobre

os valores que orientam a coexistência e o relacionamento social. A esse respeito, responda:

a) A partir do texto, mas também de sua opinião, quais são os principais problemas que dificultam a convivência e a coexistência entre as pessoas?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ b)A atual pandemia da COVID-19 tem limitado a convivência entre as pessoas? Você considera que isso poderá mudar os relacionamentos entre as pessoas? Por quê?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ c) Descreva um exemplo que você conhece, presenciou ou soube em que alguém foi ajudado ou ajudou, sem se preocupar com as diferenças étnicas, culturais ou religiosas.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 2) O que é coexistência? ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

(4)

SEMANA 12

Componente Curricular: Ensino Religioso Ano de escolaridade: 9º ano Ensino Fundamental

Período: 17/05/2021 a 21/05/2021

Número de aulas: 01 aula Carga horária: 50min

Aluno: _____________________________________________________________________________________

Unidade temática: Crenças religiosas e filosofias de vida. Objetos de conhecimento: Principios e valores éticos.

Habilidade: (EF09ER06X) Descrever e reconhecer o exercicio da convivência e de coexistência como possibilidades de uma atitude ética de respeito á vida e á dignidade humana.

Podemos perceber que há formas diferentes de nos expressar, de nos comunicar: por meio da oralidade, da escrita, por meio dos gestos e símbolos. A nossa vida gira em torno da comunicação, num constante dar e receber. Quando as pessoas conversam, trocam ideias, sentimentos, acontece o diálogo. Mas palavras também podem ter mais de um sentido.

Observe a charge abaixo — Geração Internet

Fonte: BLOG DO AFTM. Geração Internet. Disponível em: <https://blogdoaftm.com.br/ charge-geracao-internet/>. Acesso em: 02 jun. 2020.

1.Mesmo recebendo tantas informações sobre os cuidados necessários das agências sanitárias, por que algumas pessoas parecem não temer o vírus?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 2.Como “viralizar” os cuidados? Quais as dicas você daria às pessoas?

(5)

SEMANA 13

Componente Curricular: Ensino Religioso Ano de escolaridade: 9º ano Ensino Fundamental

Período: 24/05/2021 a 28/05/2021

Número de aulas: 01 aula Carga horária: 50min

Aluno: _____________________________________________________________________________________

Unidade temática: Identidades e alteridades Objetos de conhecimento: Relações e narrativas

Habilidade: (EF09ER21MG) Reconhecer a importância do diálogo, do autoconhecimento e do conhecimento do outro para que haja relações respeitosas entre as pessoas.

Dengue, Chikungunya e Zica

Dengue

O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Chikungunya

Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika

Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

Perigos e Complicações Dengue

A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.

Chikungunya

A a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.

Zika

As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.

Tratamento

Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.

Caso a equipe médica detecte a necessidade, o paciente será encaminhado para o Hospital Couto Maia, centro de referência em infectologia na Bahia. O Couto Maia atende apenas casos encaminhados e regulados para a unidade.

Atividades

1. Que medidas preventivas devemos tomar para evitar a proliferação da dengue?____________________________ ______________________________________________________________________________________________ 2. Como é transmitida a dengue?___________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados