• Nenhum resultado encontrado

XXVII CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDRÁULICA LIMA, PERÚ, 28 AL 30 DE SETIEMBRE DE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XXVII CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDRÁULICA LIMA, PERÚ, 28 AL 30 DE SETIEMBRE DE 2016"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

IAHR

AIIH

XXVII CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDRÁULICA

LIMA, PERÚ, 28 AL 30 DE SETIEMBRE DE 2016

ENERGIA DAS ONDAS GERADAS POR VENTOS SEVEROS NO

RESERVATÓRIO DE TRÊS MARIAS

Marcelo Marques1*; Fernando O. de Andrade2, Elaine P. Arantes3, Adalberto K. Takeda4, Rodrigo Tártari5, Rodrigo Camilo6

1,3,4,5,6

Universidade Estadual de Maringá, Brasil. 2Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.

*mmarques@uem.br

RESUMO:

Neste trabalho é apresentado o conceito de campo de energia das ondas e aplicado ao reservatório de Três Marias, localizado no estado de Minas Gerais. A energia das ondas está associada ao trabalho contra a aceleração gravitacional, necessário para que as partículas que compõem a massa líquida possam se mover. Pela técnica de simulação computacional desenvolvida por Marques (2013) denominada Modelagem Paramétrica Bidimensional (MPB), um campo de altura de ondas é obtido pela transformação de um campo de fetch através de uma equação paramétrica. Pelo presente estudo o conceito é estendido para a obtenção de campos de distribuição de energia das ondas geradas pela ação do vento.

ABSTRACT:

This paper presents the concept of the energy field of the waves applied to the Três Marias reservoir, located in the state of Minas Gerais, Brazil. Wave energy is associated with the work against the gravitational acceleration required for the particles that compose the liquid mass can move. For the computer simulation technique called two-dimensional Parametric Modeling (MPB) developed by Marques (2013), a wave height field is obtained by processing a fetch field through a parametric equation. By this study the concept is extended to obtain power distribution fields of wind waves.

(2)

INTRODUÇÃO

As ondas consistem na propagação da energia recebida do vento.

O vento transfere parte da sua energia para as ondas ao exercer uma força resultante de diferenças de pressão, provocadas por flutuações na velocidade do vento próximo à interface ar-água. A superfície perturbada é restabelecida por ação da gravidade. A interação cíclica entre a força de pressão exercida pelo vento e a força da gravidade, faz com que ondas se propaguem se distanciando progressivamente de sua zona de geração (Marques, 2013).

A ação da energia das ondas pode interferir em situações como: (1) transporte de sedimentos e erodibilidade das margens, (2) dimensionamento de cristas de reservatórios de barragens, (3) transporte aquaviário, (4) fazendas aquícolas, (5) emissões de gás de efeito estufa, (6) operações hidráulicas em reservatórios, (7) estudos de ecossistemas aquáticos continentais.

O presente trabalho visa estender o conceito do campo de energia da ondas viabilizando sua aplicação pela técnica de modelagem MPB através do modelo computacional ONDACAD.

ÁREA DE ESTUDO

A Usina Hidrelétrica de Três Marias localiza-se no estado de Minas Gerais na bacia do Rio São Francisco. Inaugurada no início dos anos 60 possui 396 megawatts de potência instalada divididos em 6 unidades geradoras. Sua barragem possui 2.700 metros de comprimento e 75 metros de altura, e forma um reservatório de 21 bilhões de metros cúbicos de água com uma área alagada de 1040 k2.

MÉTODO

A determinação da distribuição do fetch é feita com base no método geométrico de Saville (1954) aperfeiçoado por um método integral, conforme Marques (2013).

A distribuição do fetch de modo automatizado é obtida por um programa concebido em linguagem LISP denominado ONDACAD, pelo qual a distribuição do fetch é obtida pela discretização da superfície do corpo de água por meio da geração de uma malha estruturada quadrangular (Figura 1). Os nós da malha são percorridos respeitando-se a direção do vento fornecida e aplicando o método de Saville (1954) em alta resolução.

Pelo método de Saville o comprimento do fetch em um ponto para uma dada direção é obtido por um somatório que pondera o comprimento de cada linha gerada pelo cosseno do ângulo dessa linha com a direção do vento, conforme a equação seguinte:

          d d F F cos cos para 4   e 

[1]

Pela abordagem adotada, a energia da onda (E) é condicionada pela intensidade do vento (U) e pelo comprimento do fetch efetivo (F). A energia da onda em função do fetch foi obtida combinando a equação do modelo JONSWAP à equação de energia:

F U

(3)

Figura 1. - Processamento propositalmente interrompido para mostrar os nós da malha

estruturada quadrangular sendo percorridos

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na aplicação do modelo foi gerada uma malha estruturada quadrangular de 300m de resolução totalizando pouco mais de 15 mil nós. Foram gerados 16 mapas para cada uma das quatro intensidades do vento (5, 10, 15 e 20 ms-1), totalizando 64 mapas. Quatro destes mapas estão mostrados para cda uma das quatro intensidades do vento, conforme Figuras 2 a 5.

Com base nos mapas gerados foi elaborada a tabela a seguir para a qual se constata para cada intensidade de vento, que as quantidades máximas de energia em unidades de joule por metro quadrado são de 72, 291, 655 e 1164 na direção leste. Com base na máxima energia por direção é traçado o diagrama radial mostrado pela Figura 6.

Com base nos 64 mapas gerados foi identificada a localização da maior energia de onda por direção e elaborado no mapa da Figura 7. Quanto à localização dos pontos de máxima energia, constatou-se que coincidem com a localização dos pontos de máximos comprimentos de fetch. Como o campo de fetch possui natureza geométrica e, portanto, não depende da intensidade do vento, a localização de pontos de valores extremos passa a ser vantajosa quando utilizado mapas de fetch.

(4)
(5)
(6)
(7)
(8)

Tabela 1. - Valores de energia das ondas para cada direção

Figura 6. - Diagrama radial representando a ocorrência de energia máxima por direção

(9)

CONCLUSÕES

A abordagem de simulação energia das ondas através da técnica de modelagem paramétrica bidimensional mostrou-se viável e eficiente, devido ao tempo reduzido de processamento do modelo e a demanda somente das informações dinâmicas sobre o vento (intensidade e direção). Com base nos resultados conclui-se que a localização das ondas de maior energia independe da intensidade do vento. Ventos de diferentes intensidades dirigidos à mesma direção não alteraram a localização das ondas de maior energia.

Pelos resultados apresentados e considerando a existência de pouco mais de 20 mil reservatórios com mais de 10 hectares de superfície no País, pode tornar-se oportuna a incorporação do método aqui apresentado ao modelo HIDRONDA, um modelo de simulação em tempo real e em escala global disponível em www.hidronda.com.O presente trabalho contribuiu de forma significativa para uma definição segura dos campos de energia das ondas neste importante reservatório do Brasil.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá. Os autores também são gratos ao CNPq, a CAPES e a Fundação Araucária - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado do Paraná - pelo apoio financeiro recebido para viabilizar a participação no evento.

REFERÊNCIAS

Marques, M. (2013). Modelagem paramétrica bidimensional para simulação de ondas em águas

continentais. Tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. Curitiba: Universidade Federal do Paraná.

Saville, T., (1954). The effect of fetch width on wave generation. Journal Technical Memorandum,

n. 70, 1954.

U.S. Army Coastal Engineering Reserch Center (1973). Shore Protection Manual. Third Edition,

Referências

Documentos relacionados

Quanto à avaliação de parâmetros indicativos da turbulência, verificou-se que a geometria com descarregador de superfície e orifício de fundo apresenta maiores valores

O objetivo deste trabalho é analisar a concepção dos riscos e da vulnerabilidade ambiental em ecossistemas costeiros como instrumento de gestão costeira, assim como

Como o fetch é elemento imprescindível para a determinação da altura de ondas geradas pela ação do vento, intuitivamente a distribuição gerada pelo método

O cenário modelado de mudança no uso da terra até 2030, não somente demonstra a viabilidade da expansão agrícola sem novos desmatamentos, mas também o potencial para

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Para os cálculos das velocidades de escoamento na caixa espiral utilizou-se como referência a turbina hidráulica do tipo Kaplan e os dados técnicos da Usina Hidrelétrica Retiro

Como a técnica se baseia na aplicação de uma equação paramétrica determinada pela correlação entre um campo de fetch e campos de onda gerados por modelos numéricos de base

Foram modelados a onda de propagação da enchente acontecido em 2011, no Rio Itajaí-Açu, Santa Catarina, Brasil, com três cenários, sendo o caso 3 sem influência da maré,