• Nenhum resultado encontrado

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica

Monitoramento das Notícias da UNISUL

Dia 23 de Julho de 2013

TELEVISÃO

Veículo: TVCOM – RBSTV Data: 23/07/2013 – 22 horas Assunto: Vinda do Papa ao Brasil

Entrevistado: professores Jaci Rocha Gonçalves e Roberto Iunskovski

JORNAIS

Prevenção – Livro Cultura e Segurança no Trânsito Diário Catarinense

Debate Segurança no Trânsito Diário Catarinense Ele chegou lá Diário Catarinense UnisulVirtual ao vivo Hora de SC Unisul A Crítica Foto Jornal da Cidade Dívida da Unisul Jornal da Cidade

Cadastro da segunda chamada do Prouni vai até dia 22 de julho Jornal da Cidade

(2)

Destaque da Cidade Azul O Esporte

Bolsas do Artigo 170 Notisul

Ponte Cavalcanti será demolida Notisul

Inscrições abertas – Curso de marketing estratégico abre vagas Notisul

Movimentação – Formatura da Unisul A Tribuna

Alunos do Pró-Mídia Cidadão receberam certificado A Voz do Povo

SITES

Programa de Formação Continuada discute novas práticas de pesquisa na Universidade

Site Sul Notícias

É a nossa frieza que causa a miséria Blog Marcos Espindola

Equipe de futsal sub-13 do Figueirense vence no fim de semana e mantém série invicta

Site Figueirense Futebol Clube

IBM lança hoje nova geração de mainframes Site Jornal do Comercio

Dnit anuncia obras na BR-101 Site Bizz

Ponte Cavalcanti será demolida Site Bizz

Evento começa a ser planejado Site Bizz

Dnit anuncia obras na BR-101 Site Diário do Sul

(3)

Ponte Cavalcanti será demolida Site Notisul

Em 1 minuto Site Notisul

Evento começa a ser planejado Site Notisul

Curso de Marketing Estratégico recebe inscrições Site Ji News

Ponte Cavalcanti será demolida Site Hiperativa Fm

Tubarão receberá novas obras do Dnit Site Prefeitura de Tubarão

Abertas as inscrições para o concurso “Moda Sustentável” Site Farol Shopping

Lançamento do Livro "“Cultura de Segurança no Trânsito – Casos Brasileiros”, de J. Pedro Correa

Site Percepção de Risco no Trânsito Conferências de assistência social Site Rádio Verde Vale

Arqueólogos descobrem vestígios com cerca de 2 mil anos. Blog Para Arkeologos

Brasil perde de R$ 30 bi a R$ 40 bi por ano com acidentes de trânsito Blog Estela Benetti

(4)

JORNAIS

Veículo: Diário Catarinense

Editoria: Coluna Estela Benetti (Economia) Página: 20

(5)

Veículo: Diário Catarinense Editoria: Serviço

Página: 44 Data: 23/07/2013

(6)

Veículo: Diário Catarinense

Editoria: Caderno Cursos e Concursos Página: 8

(7)

Veículo: Hora de Santa Catarina Editoria: Geral

Página: 22 Data: 23/07/2013

(8)

Veículo: A Crítica

Editoria: Coluna Gladys Helena Página: 3

(9)

Veículo: Jornal da Cidade Editoria: Coluna Antonio Bento Página: 4

(10)

Veículo: Jornal da Cidade Editoria: Coluna Antonio Bento Página: 4

(11)

Veículo: Jornal da Cidade Editoria: Geral

Página: 7

(12)

Veículo: O Esporte Editoria: Geral Página: 6

(13)

Veículo: Notisul

Editoria: Coluna Ronaldo Sant’Anna Página: 2

(14)

Veículo: Notisul Editoria: Últimas Página: 3

(15)

Veículo: Notisul Editoria: Geral Página: 6

(16)

Veículo: A Tribuna

Editoria: Coluna Ney Lopes Página: 27

(17)

Veículo: A Voz do Povo Editoria: Tubarão Página: 6

(18)

Sites

Veículo: Site Sul Notícias Data: 22/07/2013

Link: http://www.sulnoticias.com/noticia.php?Tid=1250

Programa de Formação Continuada discute novas práticas de pesquisa na Universidade

As atividades do ProFoco na Unisul de Tubarão vão até esta sexta-feira com palestras e oficinas.

O Programa de Formação Continuada da Unisul (ProFoco) iniciou em Tubarão na tarde desta segunda-feira (22/7) com a - Oficina para coordenadores de curso: análise e aplicação de projetos de pesquisa como ambientes de aprendizagem -, ministrada pelas professoras Solange Gallo, Maria Juliani Nesi e Milene Pacheco Kindermann, que atuam na Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade.

De acordo com a professora Solange Gallo, as discussões realizadas fazem parte do novo modelo de educação da Unisul, que trabalha com habilidades e competências e com ambientes de aprendizagem específicos. “Estamos montando um projeto para que as Unidades de Aprendizagem – que antes eram chamadas de disciplinas -, possam ser desenvolvidas nas modalidades de pesquisa e extensão”, explica.

A professora Milene Pacheco Kindermann ressalta que serão os coordenadores os responsáveis por receberem, em primeira instância, os projetos de pesquisa e extensão. “Por isso essa primeira fala foi com eles. Para que eles tomem conhecimento da proposta e possam contribuir para a sua finalização”, complementa.

Para a professora Maria Juliani Nesi, a intenção da iniciativa é permitir que todos os estudantes tenham a oportunidade de passar por experiências de pesquisa e extensão, e não apenas aqueles contemplados com bolsas de estudos. “Nós queremos integrar essas

(19)

três atividades formativas, que são o ensino, a pesquisa e a extensão. Isso qualifica o processo de ensino aprendizagem”, destaca.

Veículo: Blog Marcos Espindola Data: 22/07/2013

Link: http://wp.clicrbs.com.br/marcosespindola/2013/07/22/e-a-nossa-frieza-que-causa-a-miseria/?topo=67,2,18,,,77

É a nossa frieza que causa a miséria

A prefeitura de Florianópolis mobilizou uma força-tarefa para atender aos moradores de rua nesta onda castigante de frio. Criou um abrigo emergencial na Passarela do Samba Nego Quirido. Só no final de semana 170 pessoas passaram por lá, onde receberam alimentação, roupas e um canto quente para dormir. Mas a emergência tem que virar uma política pública, algo que historicamente nunca aconteceu.

Há dois anos eu vivi uma experiência de autoconhecimento com este povo. Era um inverno também, mas longe do rigor deste. Eu estava morando na casa do grande amigo de longa data Ubirajara Santos, o Bira. Ele é professor universitário e reuniu um grupo de alunos seus da Unisul para fazer um sopão e distribuir ao povo nas ruas.

Todas as quintas-feiras saíamos pelas ruas do Centro da Capital para fornecer as quentinhas. Foi assim durante todo aquele inverno. E foi assim que eu aprendi a diferença entre miserável e estar na miséria. Miserável é a indiferença, a frieza da sociedade e do poder público em jogar para baixo do tapete uma situação latente. É fácil achá-los e conhecê-los. Nós sabíamos as marquises onde se abrigavam, os horários em que poderíamos chegar e as pessoas que logo deixaram de ser indigentes. Viraram conhecidos.

Daí que aprendemos com eles que também não caberia a gente julgá-los e isso foi fundamental para entender a condição de "estar na miséria". Isso foi determinante para que nós continuássemos, porque num primeiro momento há o choque da realidade, da falta de perspectivas diante do "caramba! eu tenho tudo e eles nada", "isso ainda é tão pouco para eles". Mas deles nunca recebemos cobranças, apenas palavras generosas de agradecimento por saciá-los naquela noite. Eles ainda teriam um outro dia inteiro pela frente. Se você se choca com algo, a primeira reação é se resguardar no "conforto da indiferença". Lembro que eu, minha namorada (hoje mãe da minha filha) e o Bira voltamos arrasados para casa e que voltar na semana seguinte foi muito mais difícil do que nas demais.

Pelas andanças encontrávamos também outros grupos que silenciosamente percorriam aqueles espaços, distribuindo agasalhos, cobertores, caixas de papelão, remédios e comida. No terminal Cidade de Florianópolis, um dos mais concorridos pontos de abrigo dos moradores de rua, encontramos vestígios das marmitas distribuídas horas antes ou na noite anterior. Esse era o rito. Chegavam, distribuíam e seguiam em frente. Voltávamos com os panelões vazios, mais de 150 pratos distribuídos. Não eram raros os casos em que mesmo saciados, esses moradores aceitavam a nossa contribuição, para não fazer desfeita ou para guardar para um companheiro que por ventura chegasse ali desavisado. Numa dessas visitas, dois figuras que sempre nos recebiam com uma seresta melosa embaixo da marquise do prédio das Diretorias vieram se desculpar

(20)

porque repetiram a canja e não deram conta da segunda pratada. "É que eu sei que vai fazer falta para alguém aí", resignou-se um deles.

Pode parecer grosseiro, mas a rua é um meio de vida, de subsistência. Ou melhor: sobrevivência. O que os levou à condição de estar na miséria são fatores tão diversos quanto compreensíveis: do senhor que caiu em desgraça com o negócio que ruiu, da família retirante do Norte que preferiu a rua à vergonha de voltar para a terra natal, do homem que largado pelo amor da sua vida quase no altar. Aliás, desilusões amorosas são causas muito mais comuns do que imaginamos. E tem a nefasta derrocada para o vício do álcool e do crack _ estes, por sua vez, sempre recusam a nossa sopa.

A cachaça não esquenta, ela faz esquecer. Adormece o corpo para enfrentar a condição do chão e da realidade dura e fria _ mistura que pode levar à morte por hipotermia. Você passa a entender que a rua também é uma opção, de viver à margem de um status quo que oprime com seus padrões, castiga e alija. É fato, muitos ali preferem viver do mínimo a ter que sofrer e se desiludir tentando obter o máximo de tudo. E são todos resultados de um meio. No caso nosso, um meio muito próximo, pois segundo um levantamento feito no município, mais de 80% das pessoas que vivem em situação de rua na Capital são da Grande Florianópolis, o que põe fim a outra absurda ideia vendida há anos de que a indigência vem de fora. Sofrimento não tem procedência.

Agir com frieza e desfaçatez é muito mais letal do que uma onda polar, pois é uma situação que perdura, como uma estação vil permanente e que só faz gerar a miséria humana. O Estado e a sociedade só vão conseguir mudar a perspectiva de vida para estas pessoas se conseguirem primeiro mudar a sua própria perspectiva sobre a sua realidade e passar a enxergá-las com nomes, origens e uma dignidade forjada nas ruas. É entender e aceitar que sim, como cidadãos, eles têm direito ao que anseiam para sobreviver, mesmo que seja o mínimo e isso lhes é negado pela nossa miserável indiferença.

(21)

Veículo: Site Figueirense Futebol Clube Data: 22/07/2013

Link: http://www.figueirense.com.br/noticia/equipe-de-futsal-sub-13-do-figueirense-vence-no-fim-de-semana-e-mantm-srie-invicta

Equipe de futsal sub-13 do Figueirense vence no fim de semana e mantém série invicta

Na disputa do da Copa Estadual da categoria, a equipe de futsal sub-13 do Figueirense esteve em Pinhalzinho (SC), no último fim de semana, onde disputou mais uma rodada da competição. O jovem time do alvinegro conquistou mais três vitórias e manteve os 100% de aproveitamento na competição já que conquistou 15 vitórias em 15 partidas disputadas até aqui. O alvinegro segue na ponta ta tabela pelo saldo de gols na frente das equipes da Unisul Tubarão e do Marista.

Na primeira partida da rodada deste fim de semana, o alvinegro venceu o Spaca Blu por 8 a 2, ainda no sábado (20). Já no domingo, não diminuiu o ritmo e venceu o Colégio Cosmo de Porto União por 12 a 0. No encerramento da rodada, nova vitória sobre 12 a 0 desta vez sobre o Pinhalzinho, que jogava em casa.

Participando da Copa Estadual em três categorias (sub-9, sub-11 e sub-13), o

Figueirense é a única equipe que lidera a competição nas três categorias. A equipe sub-9 também mantém neste momento 100% de aproveitamento com 18 pontos conquistados até o momento. Líder também é a equipe da categoria sub-11 que lidera a competição que conta com 35 equipes participantes no torneio.

As partidas do returno da Copa Catarinense de Futsal sub-13, acontecem nos dias 2 e 3 de agosto, no Ginásio Carlos Alberto Campos, em Florianópolis.

(22)

Veículo: Site Jornal do Comercio Data: 23/07/2013

Link: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=130039

IBM lança hoje nova geração de mainframes

Linha zEnterprise BC 12 chega ao mercado preparada para atender às demandas de mobilidade, segurança e cloud computing

A IBM anuncia hoje a chegada ao mercado do mainframe zEnterprise BC 12, uma versão mais compacta da sua linha de equipamentos e voltada para as empresas de médio porte. A grande novidade são os avanços que preparam o produto para receber as tecnologias emergentes do mercado de tecnologia, como mobilidade, segurança,

previsão de riscos, Big Data e cloud computing.

Um exemplo prático da evolução desses computadores de grande porte é a possibilidade de os bancos entregarem novas aplicações de mobilidade ou as agências governamentais poderem interagir com os cidadãos usando aplicações na nuvem.

Quase 50 anos depois do lançamento dos primeiros mainframes no mercado mundial, marco que será celebrado em 2014, a IBM renova a sua aposta nessa tecnologia. Prova disso é que, em 2013, a multinacional está investindo mais de US$ 50 milhões no desenvolvimento de soluções para mainframe. A venda desses equipamentos cresceu 11% no trimestre do ano, puxando para cima o resultado da companhia no mundo. “O mainframe nunca deixou de existir, mas passou por uma transformação importante com a possibilidade de consolidação das plataformas baixas nesse ambiente, o que ampliou o mercado”, relata o diretor de mainframe da IBM para América Latina, Frank Koja. As evoluções tecnológicas do B C12 incluem um aumento de 62% da capacidade de suportar mais cargas que o seu antecessor, o z114. Isso significa melhor desempenho das tecnologias como cloud computing e mobilidade. Além disso, é possível consolidar cerca de 40 servidores, obtendo uma redução de 55% no consumo de energia.

O novo mainframe tem ainda o dobro de memória da linha anterior, o que permite uma maior elasticidade no atendimento aos mercados. Além disso, a nova versão pode chegar a 13 processadores de 4.2 GHz cada – antes eram 10 processadores de 3.8 GHz. Isso representa um aumento da performance em 36% e a possibilidade de atender tanto clientes maiores como menores.

“É uma evolução importante para a captura de mercado, pois conseguimos preservar o investimento do cliente e ir acrescentando capacidade conforme a operação for

demandando”, explica Koja.

Entre os clientes de mainframes na região Sul estão instituições como a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e a Procempa – que roda todos os ativos da prefeitura de Porto Alegre nessa plataforma.

(23)

E qual o momento de investir nessa tecnologia? De acordo com o executivo, as indústrias de maior porte, como a financeira e o governo, estão entre os grandes

compradores de mainframes. Mas, as operações de médio porte, que desejam virtualizar as suas operações, também são potenciais clientes. “As companhias que estão pensando em consolidar servidores podem começar a considerar o mainframe. Assim como aquelas que pensam em adotar ou expandir o seu ERP e partir para soluções de Smarter Cities e de Business Analytics”, observa.

Veículo: Site Bizz Data: 23/07/2013

Link: http://www.bizz.com.br/noticias/dnit-anuncia-obras-na-br-101--2770/

Dnit anuncia obras na BR-101

Tubarão, em breve, deverá receber novas obras do Departamento Nacional de

Infraestrutura de Transportes (Dnit), referentes à duplicação da BR-101. O anúncio das novas licitações foi feito ontem pelo superintendente do Dnit no Sul de Santa Catarina, Avani Aguiar de Sá, durante visita às obras da BR-101. À vistoria é promovida pela Comissão Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR-101, liderada pelo deputado federal Ronaldo Benedet. A visita foi acompanhada pelo deputado estadual Manoel Motta e também pelo prefeito Olavio Falchetti, além da equipe de fiscalização do Crea/SC. Entre as obras anunciadas está a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tubarão. Inicialmente, a antiga ponte Ferraz-Cavalcanti seria revitalizada para seguir o novo padrão do Dnit, no entanto, o órgão federal resolveu fazer uma nova ponte. “O valor de uma nova obra e a revitalização é o mesmo, então o Dnit, em Brasília, decidiu por uma nova obra. A diferença entre elas é o valor da demolição. O Dnit já está com os projetos prontos, tanto da nova estrutura quanto da demolição, e deve lançá-los em breve”, adianta Avani. A nova ponte está avaliada em R$ 16 milhões e a demolição, em R$ 6 milhões. Também para Tubarão foram anunciadas licitações das chamadas obras complementares à duplicação. Uma delas é a iluminação dos viadutos e das vias laterais. Outro processo é o de construção de três passarelas para pedestres: uma próximo ao trevo da avenida Patrício Lima, outra em frente à Unisul e a terceira no bairro São Cristóvão. Para Capivari, também foram anunciadas obras: uma nova ponte sobre o Rio Capivari, alargamento e revitalização da atual e, ainda, a construção de uma via lateral próximo à Tractebel, para facilitar o acesso de Tubarão a Capivari de Baixo. As licitações serão feitas pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Esse modelo foi criado para dar agilidade às obras do PAC, das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Na região, já foram licitados por este modelo a ponte Anita Garibaldi, o túnel do Morro do Formigão e a construção do campus do IFSC, em Tubarão. Durante a vistoria, o prefeito Olavio aproveitou para conversar com o engenheiro Avani sobre o processo de revitalização da rua Padre Geraldo Spettmann. A intenção é que o Dnit execute a obra, uma vez que a via sofreu impacto com as obras de duplicação. “Vamos conversar com o superintendente do Dnit no Estado, João José dos Santos, para saber

(24)

como está o processo, porque o Dnit já tinha sinalizado que poderá realizar a obra”, afirma Olavio. Deputado se preocupa com indefinições Para o deputado federal Ronaldo Benedet, as obras visitadas ontem estão com bom andamento. “Daquilo que já está sendo feito, o andamento vai bem e os prazos devem ser cumpridos. O que me preocupa são as indefinições, como as licitações que ainda não foram feitas, como a do túnel do Morro os Cavalos e da Ponte Cavalcanti. São coisas que demoram e precisam ser resolvidas com a maior agilidade possível”, afirma. A vistoria foi realizada no lote 29, entre Araranguá e Sombrio, e em Tubarão, no túnel do Morro do Formigão e também o lote 25, entre Capivari de Baixo e Laguna. Nesta terça-feira, o grupo fará a avaliação das obras da ponte estaiada Anita Garibaldi, em Laguna.

Veículo: Site Bizz Data: 23/07/2013

Link: http://www.bizz.com.br/noticias/ponte-cavalcanti-sera-demolida-2777/

Ponte Cavalcanti será demolida

Segundo o superintendente regional do Dnit, Avani Aguiar de Sá, a Cidade Azul vai receber novas obras em relação à duplicação. Avani destaca a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tubarão, que seria anteriormente revitalizada. “O valor de uma nova obra e a revitalização da antiga Ponte Ferraz-Cavalcanti é o mesmo, então o Dnit, em Brasília, decidiu por uma nova obra. A diferença entre elas é o valor da demolição”, destaca. Os projetos já estão prontos e deverão ser lançados em breve. A nova ponte está avaliada em R$ 16 milhões e a demolição em R$ 6 milhões.

Para verificar a real situação e o cronograma de término das obras de duplicação da BR-101 no sul do estado, o presidente da frente parlamentar em defesa da conclusão das obras de duplicação da rodovia, deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), iniciou ontem um roteiro de vistoria ao longo da rodovia.

“Esta foi uma luta da comunidade, o projeto inicial era de 86 metros, com isso, a cidade seria dividida por uma barreira. Levei o problema ao Dnit e fomos atendidos”, lembra o deputado ao se referir à ponte no lote 29 no município de Sombrio, que terá 231 metros de extensão, e o viaduto de 205 metros. Depois de passar pelos municípios de Maracajá, Araranguá e Sombrio, a comitiva vistoriou a rodovia em Tubarão.

Em Araranguá, a comitiva vistoriou a nova ponte em construção que, de acordo com o engenheiro do consórcio e supervisão da obra, João Roberto Shimitt, será entregue em maio do próximo ano. Em Maracajá foi solicitada a iluminação no acesso de entrada ao município, e maior visibilidade no túnel de acesso à cidade.

Vistoria continua hoje

Hoje, as vistorias no trecho de duplicação da BR-101 solicitadas pelo presidente da frente parlamentar, deputado Ronaldo Benedet, continuarão a partir das 10 horas em Capivari de Baixo, às 11 horas em Laguna e às 14 horas em Paulo Lopes. Já às 16 horas

(25)

haverá uma audiência com o superintendente do Dnit em Santa Catarina, João José dos Santos, em Florianópolis.

Obras complementares para Tubarão

Quando vistoriou as obras de duplicação no Morro do Formigão, o superintendente regional do Dnit, Avani Aguiar de Sá, anunciou ao prefeito de Tubarão, Olavio

Falchetti (PT), novas licitações para as obras complementares à duplicação. Uma delas é a iluminação dos viadutos e das vias laterais. Outro processo é o de construção de três passarelas para pedestres: uma próximo ao trevo da avenida Patrício Lima, outra em frente à Unisul e a terceira no bairro São Cristóvão.

O prefeito também falou sobre o processo de revitalização da rua Padre Geraldo Spettmann. A intenção é que o Dnit execute a obra, uma vez que a via sofreu impacto com as obras de duplicação. “Vamos agora conversar com o superintendente do Dnit no estado, João José dos Santos, para saber como está o processo, porque o Dnit já tinha sinalizado que poderá realizar a obra”, afirma Olavio.

Veículo: Site Bizz Data: 23/07/2013

Link: http://www.bizz.com.br/noticias/evento-comeca-a-ser-planejado-2778/

Evento começa a ser planejado

O evento gastronômico e beneficente "Lugar de Homen é na cozinha" já começou a ser planejado pela diretoria da Apae.

Neste ano, o evento ocorre no próximo dia 15 e irá contar com a presença de mais de 13 chefs que farão pratos deliciosos em prol da solidariedade. A edição será no Clube 29 de Junho, em Tubarão, a partir das 20h30min.

Treze empresas já foram convidadas para participar do evento. "Muitas instituições nos procuram para participar, mas nem sempre conseguimos atender a todos. No próximo ano vamos fazer o possível para incluir mais pessoas", planeja a presidente da Apae, Noilda Fogaça.

Os pratos ainda não foram definidos, mas a previsão é que comidas deliciosas sejam servidas. Todo dinheiro arrecadado com o evento é doado para a instituição, que investe em melhorias para a entidade. "Aplicamos os recursos na estrutura da Apae, adquirimos automóveis novos e agora estamos investindo na parte humana, com cursos de

capacitação", explica Noilda. Antes, o evento pertencia ao Notisul e foi disponibilizado para a instituição. "Agradecemos muito, pois tem ajudado muito a Apae", enfatiza o empresário Beto Lima.

(26)

• Metalurgica Souza • Caça e Tiro • Florisa • Acit • Clínica Lima • Tractebel Energia

• Ferrovia Tereza Cristina (FTC) • Tubarão Saneamento

• Alcoa

• Farol Shopping • Unimed

• Retífica Santa Catarina • Unisul

Veículo: Site Diário do Sul Data: 23/07/2013

Link: http://www.diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=12650

Dnit anuncia obras na BR-101

Tubarão, em breve, deverá receber novas obras do Departamento Nacional de

Infraestrutura de Transportes (Dnit), referentes à duplicação da BR-101. O anúncio das novas licitações foi feito ontem pelo superintendente do Dnit no Sul de Santa Catarina, Avani Aguiar de Sá, durante visita às obras da BR-101. À vistoria é promovida pela Comissão Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR-101, liderada pelo deputado federal Ronaldo Benedet. A visita foi acompanhada pelo deputado estadual Manoel Motta e também pelo prefeito Olavio Falchetti, além da equipe de fiscalização do Crea/SC. Entre as obras anunciadas está a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tubarão. Inicialmente, a antiga ponte Ferraz-Cavalcanti seria revitalizada para seguir o novo padrão do Dnit, no entanto, o órgão federal resolveu fazer uma nova ponte. “O valor de uma nova obra e a revitalização é o mesmo, então o Dnit, em Brasília, decidiu por uma nova obra. A diferença entre elas é o valor da demolição. O Dnit já está com os projetos prontos, tanto da nova estrutura quanto da demolição, e deve lançá-los em breve”, adianta Avani. A nova ponte está avaliada em R$ 16 milhões e a demolição, em R$ 6 milhões. Também para Tubarão foram anunciadas licitações das chamadas obras

(27)

complementares à duplicação. Uma delas é a iluminação dos viadutos e das vias laterais. Outro processo é o de construção de três passarelas para pedestres: uma próximo ao trevo da avenida Patrício Lima, outra em frente à Unisul e a terceira no bairro São Cristóvão. Para Capivari, também foram anunciadas obras: uma nova ponte sobre o Rio Capivari, alargamento e revitalização da atual e, ainda, a construção de uma via lateral próximo à Tractebel, para facilitar o acesso de Tubarão a Capivari de Baixo. As licitações serão feitas pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Esse modelo foi criado para dar agilidade às obras do PAC, das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Na região, já foram licitados por este modelo a ponte Anita Garibaldi, o túnel do Morro do Formigão e a construção do campus do IFSC, em Tubarão. Durante a vistoria, o prefeito Olavio aproveitou para conversar com o engenheiro Avani sobre o processo de revitalização da rua Padre Geraldo Spettmann. A intenção é que o Dnit execute a obra, uma vez que a via sofreu impacto com as obras de duplicação. “Vamos conversar com o superintendente do Dnit no Estado, João José dos Santos, para saber como está o processo, porque o Dnit já tinha sinalizado que poderá realizar a obra”, afirma Olavio. Deputado se preocupa com indefinições Para o deputado federal Ronaldo Benedet, as obras visitadas ontem estão com bom andamento. “Daquilo que já está sendo feito, o andamento vai bem e os prazos devem ser cumpridos. O que me preocupa são as indefinições, como as licitações que ainda não foram feitas, como a do túnel do Morro os Cavalos e da Ponte Cavalcanti. São coisas que demoram e precisam ser resolvidas com a maior agilidade possível”, afirma. A vistoria foi realizada no lote 29, entre Araranguá e Sombrio, e em Tubarão, no túnel do Morro do Formigão e também o lote 25, entre Capivari de Baixo e Laguna. Nesta terça-feira, o grupo fará a avaliação das obras da ponte estaiada Anita Garibaldi, em Laguna.

Veículo: Site Notisul Data: 23/07/2013

Link: http://www.notisul.com.br/n/ultimas/ponte_cavalcanti_sera_demolida-42625

Ponte Cavalcanti será demolida

O superintendente regional do Dnit, Avani Aguiar Sá, anunciou que a revitalização da ponte antiga custaria o mesmo preço da construção de uma nova. A obra custará R$ 22 milhões aos cofres públicos.

(28)

No Morro do Formigão, em Tubarão, comitiva teve informações sobre o cronograma das obras do túnel. Foto: Franciele Fernandes/Divulgação/Notisul

Segundo o superintendente regional do Dnit, Avani Aguiar de Sá, a Cidade Azul vai receber novas obras em relação à duplicação. Avani destaca a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tubarão, que seria anteriormente revitalizada. “O valor de uma nova obra e a revitalização da antiga Ponte Ferraz-Cavalcanti é o mesmo, então o Dnit, em Brasília, decidiu por uma nova obra. A diferença entre elas é o valor da demolição”, destaca. Os projetos já estão prontos e deverão ser lançados em breve. A nova ponte está avaliada em R$ 16 milhões e a demolição em R$ 6 milhões.

Para verificar a real situação e o cronograma de término das obras de duplicação da BR-101 no sul do estado, o presidente da frente parlamentar em defesa da conclusão das obras de duplicação da rodovia, deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), iniciou ontem um roteiro de vistoria ao longo da rodovia.

“Esta foi uma luta da comunidade, o projeto inicial era de 86 metros, com isso, a cidade seria dividida por uma barreira. Levei o problema ao Dnit e fomos atendidos”, lembra o deputado ao se referir à ponte no lote 29 no município de Sombrio, que terá 231 metros de extensão, e o viaduto de 205 metros. Depois de passar pelos municípios de Maracajá, Araranguá e Sombrio, a comitiva vistoriou a rodovia em Tubarão.

Em Araranguá, a comitiva vistoriou a nova ponte em construção que, de acordo com o engenheiro do consórcio e supervisão da obra, João Roberto Shimitt, será entregue em maio do próximo ano. Em Maracajá foi solicitada a iluminação no acesso de entrada ao município, e maior visibilidade no túnel de acesso à cidade.

Vistoria continua hoje

Hoje, as vistorias no trecho de duplicação da BR-101 solicitadas pelo presidente da frente parlamentar, deputado Ronaldo Benedet, continuarão a partir das 10 horas em Capivari de Baixo, às 11 horas em Laguna e às 14 horas em Paulo Lopes. Já às 16 horas haverá uma audiência com o superintendente do Dnit em Santa Catarina, João José dos Santos, em Florianópolis.

Obras complementares para Tubarão

Quando vistoriou as obras de duplicação no Morro do Formigão, o superintendente regional do Dnit, Avani Aguiar de Sá, anunciou ao prefeito de Tubarão, Olavio

Falchetti (PT), novas licitações para as obras complementares à duplicação. Uma delas é a iluminação dos viadutos e das vias laterais. Outro processo é o de construção de três passarelas para pedestres: uma próximo ao trevo da avenida Patrício Lima, outra em frente à Unisul e a terceira no bairro São Cristóvão.

O prefeito também falou sobre o processo de revitalização da rua Padre Geraldo Spettmann. A intenção é que o Dnit execute a obra, uma vez que a via sofreu impacto com as obras de duplicação. “Vamos agora conversar com o superintendente do Dnit no estado, João José dos Santos, para saber como está o processo, porque o Dnit já tinha sinalizado que poderá realizar a obra”, afirma Olavio.

(29)

Veículo: Site Notisul Data: 23/07/2013

Link: http://www.notisul.com.br/n/colunas/alcool_e_direcao-42620

Em 1 minuto

• Estão abertas na Unisul as inscrições para as bolsas do artigo 170 - que contempla alunos de baixa renda com bolsas de estudo e de pesquisa, para este segundo semestre. Encerram no dia 12 de agosto e podem ser feitas no site: www.unisul.br.

Veículo: Site Notisul Data: 23/07/2013

Link: http://www.notisul.com.br/n/geral/evento_comeca_a_ser_planejado-42624

Evento começa a ser planejado

A quinta edição ocorre em agosto. Treze empresas devem preparar os pratos deliciosos.

O evento já é sucesso na cidade. No ano passado, mais de R$ 120 mil foram arrecadados para a instituição.

O evento gastronômico e beneficente "Lugar de Homen é na cozinha" já começou a ser planejado pela diretoria da Apae.

Neste ano, o evento ocorre no próximo dia 15 e irá contar com a presença de mais de 13 chefs que farão pratos deliciosos em prol da solidariedade. A edição será no Clube 29 de Junho, em Tubarão, a partir das 20h30min.

Treze empresas já foram convidadas para participar do evento. "Muitas instituições nos procuram para participar, mas nem sempre conseguimos atender a todos. No próximo ano vamos fazer o possível para incluir mais pessoas", planeja a presidente da Apae, Noilda Fogaça.

(30)

Os pratos ainda não foram definidos, mas a previsão é que comidas deliciosas sejam servidas. Todo dinheiro arrecadado com o evento é doado para a instituição, que investe em melhorias para a entidade. "Aplicamos os recursos na estrutura da Apae, adquirimos automóveis novos e agora estamos investindo na parte humana, com cursos de

capacitação", explica Noilda. Antes, o evento pertencia ao Notisul e foi disponibilizado para a instituição. "Agradecemos muito, pois tem ajudado muito a Apae", enfatiza o empresário Beto Lima.

Empresas participantes • Metalurgica Souza • Caça e Tiro • Florisa • Acit • Clínica Lima • Tractebel Energia

• Ferrovia Tereza Cristina (FTC) • Tubarão Saneamento

• Alcoa

• Farol Shopping • Unimed

• Retífica Santa Catarina • Unisul

Veículo: Site Ji News Data: 22/07/2013

Link: http://www.jinews.com.br/home/ver.php?id=213965

Curso de Marketing Estratégico recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para o curso sequencial de Marketing Estratégico, no campus Tubarão. A modalidade é presencial e podem participar estudantes com formação no ensino médio, alunos de graduação, egressos e demais interessados na área. As inscrições vão até dia 27/7 e podem ser feitas on line.

O curso proporciona um espaço de construção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências para atuar na promoção de marcas, divulgação de produtos e na criação de estratégias de comunicação. Além de aprofundar e atualizar

conhecimentos sobre a elaboração e implementação de estratégias de marketing que tragam lucratividade às organizações.

As aulas iniciam-se dia 3/8 deste ano e vão até 30/8 de 2014. Serão realizadas aos sábados, das 8h às 12h15, no Bloco Pedagógico, da Unisul, campus Tubarão.

(31)

Veículo: Site Hiperativa FM Data: 23/07/2013

Link: http://www.hiperativafm.com.br/hiper-news/ponte-cavalcanti-sera-demolida

Ponte Cavalcanti será demolida

O superintendente regional do Dnit, Avani Aguiar Sá, anunciou que a revitalização da ponte antiga custaria o mesmo preço da construção de uma nova. A obra custará R$ 22 milhões aos cofres públicos.

Segundo o superintendente regional do Dnit, Avani Aguiar de Sá, a Cidade Azul vai receber novas obras em relação à duplicação. Avani destaca a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tubarão, que seria anteriormente revitalizada. “O valor de uma nova obra e a revitalização da antiga Ponte Ferraz-Cavalcanti é o mesmo, então o Dnit, em Brasília, decidiu por uma nova obra. A diferença entre elas é o valor da demolição”, destaca. Os projetos já estão prontos e deverão ser lançados em breve. A nova ponte está avaliada em R$ 16 milhões e a demolição em R$ 6 milhões.

Para verificar a real situação e o cronograma de término das obras de duplicação da BR-101 no sul do estado, o presidente da frente parlamentar em defesa da conclusão das obras de duplicação da rodovia, deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), iniciou ontem um roteiro de vistoria ao longo da rodovia.

“Esta foi uma luta da comunidade, o projeto inicial era de 86 metros, com isso, a cidade seria dividida por uma barreira. Levei o problema ao Dnit e fomos atendidos”, lembra o deputado ao se referir à ponte no lote 29 no município de Sombrio, que terá 231 metros de extensão, e o viaduto de 205 metros. Depois de passar pelos municípios de Maracajá, Araranguá e Sombrio, a comitiva vistoriou a rodovia em Tubarão.

Em Araranguá, a comitiva vistoriou a nova ponte em construção que, de acordo com o engenheiro do consórcio e supervisão da obra, João Roberto Shimitt, será entregue em maio do próximo ano. Em Maracajá foi solicitada a iluminação no acesso de entrada ao município, e maior visibilidade no túnel de acesso à cidade.

Vistoria continua hoje

Hoje, as vistorias no trecho de duplicação da BR-101 solicitadas pelo presidente da frente parlamentar, deputado Ronaldo Benedet, continuarão a partir das 10 horas em Capivari de Baixo, às 11 horas em Laguna e às 14 horas em Paulo Lopes. Já às 16 horas

(32)

haverá uma audiência com o superintendente do Dnit em Santa Catarina, João José dos Santos, em Florianópolis.

Obras complementares para Tubarão

Quando vistoriou as obras de duplicação no Morro do Formigão, o superintendente regional do Dnit, Avani Aguiar de Sá, anunciou ao prefeito de Tubarão, Olavio

Falchetti (PT), novas licitações para as obras complementares à duplicação. Uma delas é a iluminação dos viadutos e das vias laterais. Outro processo é o de construção de três passarelas para pedestres: uma próximo ao trevo da avenida Patrício Lima, outra em frente à Unisul e a terceira no bairro São Cristóvão.

O prefeito também falou sobre o processo de revitalização da rua Padre Geraldo Spettmann. A intenção é que o Dnit execute a obra, uma vez que a via sofreu impacto com as obras de duplicação. “Vamos agora conversar com o superintendente do Dnit no estado, João José dos Santos, para saber como está o processo, porque o Dnit já tinha sinalizado que poderá realizar a obra”, afirma Olavio.

Veículo: Site Prefeitura de Tubarão Data: 22/07/2013

Link: http://www.tubarao.sc.gov.br/secretarias/governo/comunicacao-social/noticias/tubarao-recebera-novas-obras-do-dnit

Tubarão receberá novas obras do Dnit

Dnit anunciou investimentos em Tubarão durante vistoria em obras e pontes na região Tubarão em breve deverá receber novas obras do Departamento Nacional de

Infraestrutura de Transportes (Dnit), referentes à duplicação da BR-101. O anúncio das novas licitações foi feito nesta segunda-feira (22) pelo superintendente do Dnit no Sul de Santa Catarina, Avani Aguiar de Sá, durante a visita às obras da BR-101.

À vistoria é promovida pela Comissão Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR-101, liderada pelo deputado federal Ronaldo Benedet. A visita foi acompanhada pelo deputado estadual Manoel Motta e também pelo prefeito Olavio Falchetti, além da equipe de fiscalização do CREA/SC

(33)

Entre as obras anunciadas está a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tubarão. Inicialmente, a antiga ponte Ferraz-Cavalcanti seria revitalizada para seguir o novo padrão do Dnit, no entanto, o órgão federal resolveu fazer uma nova ponte. “O valor de uma nova obra e a revitalização é o mesmo, então o Dnit, em Brasília, decidiu por uma nova obra. A diferença entre elas é o valor da demolição. O Dnit já está com os projetos prontos, tanto da nova estrutura quanto da demolição, e deve lançá-los em breve”, adianta Avani. A nova ponte está avaliada em R$ 16 milhões e a demolição em R$ 6 milhões.

Também para Tubarão foram anunciadas licitações das chamadas obras

complementares à duplicação. Uma delas é a iluminação dos viadutos e das vias laterais. Outro processo é o de construção de três passarelas para pedestres: uma próximo ao trevo da avenida Patrício Lima, outra em frente à Unisul e a terceira no bairro São Cristóvão.

Para Capivari, também foram anunciadas obras: uma nova ponte sobre o Rio Capivari e o alargamento e revitalização da atual e ainda a construção de uma via lateral próximo a Tractebel para facilitar o acesso de Tubarão a Capivari de Baixo.

As licitações serão feitas pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Este modelo foi criado para dar agilidade às obras do PAC, das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Na região, já foram licitados por este modelo a ponte Anita Garibaldi, o túnel do Morro do Formigão e a construção do campus do IFSC, em Tubarão.

Vistoria – Na manhã desta segunda-feira, a vistoria foi realizada no lote 29, entre Araranguá e Sombrio. Segundo Avani, as obras estão em bom ritmo e devem ser entregues até o fim do ano. “Falta concluir o contorno de Araranguá e o elevado de Sombrio”, relata Avani.

À tarde, o grupo seguiu para Tubarão para vistoriar o túnel do Morro do Formigão e também o lote 25, entre Capivari de Baixo e Laguna. A avaliação das obras é positiva. Para esta terça-feira (23), o grupo fará a avaliação das obras da ponte estaiada Anita Garibaldi, em Laguna.

Revitalização – Durante a vistoria, o prefeito Olavio aproveitou para conversar com o engenheiro Avani sobre o processo de revitalização da rua Padre Geraldo Spettmann. A intenção é que o Dnit execute a obra, uma vez que a via sofreu impacto com as obras de duplicação. “Vamos agora conversar com o superintendente do Dnit no estado, João José dos Santos, para saber como está o processo, porque o Dnit já tinha sinalizado que poderá realizar a obra”, afirma Olavio.

(34)

Veículo: Site Farol Shopping Data: 22/07/2013

Link: http://www.farolshopping.com.br/?pg=noticias&codigo=1738

Abertas as inscrições para o concurso “Moda Sustentável”

O Farol Shopping promove até o próximo dia 02 de agosto a inscrição para o concurso Moda Sustentável. O objetivo é divulgar os talentosos estilistas de nossa região, dando a oportunidade de desenvolvimento e apresentação de seus trabalhos.

O foco do concurso é a sustentabilidade e o participante deverá criar um look com 90% do total em material de juta na cor “crua”, sendo necessários para a confecção, materiais como linhas, zíper e demais acabamentos próprios para o material proposto, ficando a critério e criatividade do participante a composição destes materiais no look.

Poderão participar alunos matriculados nos cursos de Moda da Unisul e Unesc. Os três melhores looks serão expostos no Farol Fashion, evento realizado pelo Farol Shopping no mês de setembro, um grande desfile que reúne personalidades e clientes vips do empreendimento.

Para se inscrever, basta preencher a ficha de inscrição e entregar no Balcão de Informações do Farol Shopping.

Confira o regulamento e participe!

Veículo: Site Percepção de Risco no Transito Data: 22/07/2013

Link:

http://www.labtrans.ufsc.br/projetoescola/post/Lancamento-do-Livro- e2809cCultura-de-Seguranca-no-Transito-e28093-Casos-Brasileirose2809d-de-J-Pedro-Correa.aspx

Lançamento do Livro "“Cultura de Segurança no Trânsito – Casos

Brasileiros”, de J. Pedro Correa

(35)

Quarta-feira, dia 24 de julho, das 20 às 21,30 - a Unisul Virtual promoverá um seminário para o Lançamento do livro “Cultura de Segurança no Trânsito – Casos Brasileiros”, de J. Pedro Correa, onde, entre algumas dezenas de casos, relata 4 casos de Santa Catarina: da Unisul Virtual com seu curso de Segurança no Trânsito à distância; o do Grupo RBS com a campanha de um milhão de assinaturas pela duplicação da BR 101; da cidade de Joinville com seu Programa de Humanização do Trânsito e da dupla Prudente e Negligente, de Rio do Sul que canta músicas sertaneja-raiz sempre sobre segurança no trânsito. Muitos dos que estão nesta relação, são mencionados no livro.

O horário do evento é fixo pois é transmitido pela Internet para todo o Brasil, através do link.

O ingresso é livre mas o auditório possui apenas 80 lugares.

Depois do evento haverá distribuição gratuita do livro que é patrocinado pela Volvo (Programa Volvo de Segurança no Trânsito) e Lei Federal de Incentivo Fiscal (Rouanet).

Veículo: Site Rádio Verde Vale Data: 22/07/2013

Link: http://www.verdevaleam.com.br/conteudo/leitura/890/3/Conferencias-de-assistencia-social-/3

Conferências de assistência social

As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa,

assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

(36)

Nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais, observadores e convidados credenciados. Já na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. Na cidade de Tubarão a conferência aconteceu na Quinta-feira, 18 de julho, no bloco E da UNISUL. Presente no evento o repórter e representante da Rádio Verde Vale, Diogo de Souza. Ouça as entrevista...

Veículo: Blog Para Arkeologos Data: 22/07/2013

Link: http://paraarkeologos.blogspot.com.br/2013/07/arqueologos-descobrem-vestigios-com.html

Arqueólogos descobrem vestígios com cerca de 2 mil anos.

No âmbito de pesquisas científicas da Arqueologia subaquática, realizadas no interior de uma gruta, em Alvaiázere (Portugal) foram detectados novos vestígios de ocupação humana datadas da época clássica

Arqueólogos do GRUPEP - Grupo de Pesquisa de Educação Patrimonial e Arqueologia, da Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina e do Laboratório de Arqueologia e Conservação do Patrimônio Subaquático do Instituto Politécnico de Tomar (Portugal),

(37)

juntaram os esforços numa nova campanha arqueológica na gruta do Bacelinho, localizado em Alvaiázere, no centro de Portugal.

Entre os vários objetos exumados têm destaque os elementos metálicos, alguns de armamento pertencentes aos militares que guardavam a mina, como é o caso de duas espadas, uma ponta de seta, vários pilum (uma espécie de dardo pesado utilizado pelo exército romano na antiguidade) e parte de uma ponta de lança; vasilhas de diferentes tipologias, duas lucernas (lamparinas comumente utilizadas para iluminação de locais fechados); e fragmentos de pequenos recipientes em vidro. Os vestígios têm ainda apontado para a existência de estruturas de lareiras e áreas de possível pernoita.

A cavidade, antiga mina romana, possui mais de 600m2 e uma umidade relativa

bastante alta, integrando-a nas metodologias da arqueologia subaquática. Duas das suas galerias encontram-se completamente submersas que, ainda que não proporcione o mergulho em caverna, detém determinadas exigências técnicas à equipe de

investigadores que a estuda.

O material recuperado está sendo processado em laboratório de campo, pela equipe de conservação, coordenado por Cláudio Monteiro, em instalações cedidas pela Camara Municipal de Alvaiázere, no sentido de uma estabilização eficaz dos objetos e seu correto acondicionamento até ao laboratório de Arqueologia e Conservação do Patrimônio Subaquático (IPT).

Os trabalhos irão continuar até ao final do mês de julho. Alguns dos vestígios

recuperados poderão ser vistos em setembro no Museu Nacional de Arqueologia e no Museu Municipal de Alvaiázere.

Veículo: Blog Estela Benetti Data: 23/07/2013

Link: http://wp.clicrbs.com.br/estelabenetti/2013/07/23/brasil-perde-de-r-30-bi-a-r-40-bi-por-ano-com-acidentes-de-transito/?topo=67,2,18,,,67

Brasil perde de R$ 30 bi a R$ 40 bi por ano com acidentes de trânsito

O jornalista J. Pedro Corrêa lança amanhã, às 19h, na Unisul do Centro de

Florianópolis, o livro Cultura de Segurança no Trânsito - Casos Brasileiros. A obra traz quatro exemplos de SC: a campanha do Grupo RBS pela duplicação da BR-101 que arrecadou mais de 1 milhão de assinaturas nos anos de 1990, o Programama Municipal de Humanização do Trânsito de Joinville desenvolvido na década de 1990, curso virtual da Unisul sobre segurança no trânsito e a dupla sertaneja Prudente e Negligente, de Rio do Sul, que só canta versos que pregam a educação do trânsito. J. Pedro Corrêa é

jornalista e foi fundador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito há 25 anos e que gerou muitas outras iniciativas semelhantes no país.

(38)

Esse é o alerta na conclusão do livro de J. Pedro. Leia abaixo:

"Assim como sabemos dos malefícios que um trânsito caótico representa para o país e para a sociedade, sabemos também dos benefícios de um trânsito organizado, civilizado. A pergunta-título da conclusão, então é óbvia: "Se foi tão fácil encontrar a bússola, por que é tão difícil achar o caminho?" E aí surgem, novamente, pontos que são

amplamente discutidos: trânsito não é prioridade; falta vontade política; falta um plano de ação de longo prazo; falta uma reestruturação completa no sistema trânsito brasileiro assim como alocação de recursos mínimos para fazer o setor funcionar. No estudo "Mapa da Violência no Brasil", o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz calculou que entre 1996 e 2010 morreram 500 mil pessoas no trânsito brasileiro. Se valer a regra de que, para cada morte no trânsito correspondem de 10 a 15 feridos graves, teríamos, assim, um grupo de 5 a 7,5 milhões de sequelados. Consideremos ainda os números levantados pelo IPEA de custos dos acidentes de trânsito e teremos de 30 a 40 bilhões de reais desperdiçados a cada ano. É um custo alto demais para assistirmos passivamente."

Referências

Documentos relacionados

A fim de identificar e representar, por meio de redes, as relações de coautorias entre pesquisadores de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de

Sendo assim, partindo do entendimento de que é importante conhecer as características das atividades de produção de conhecimento em instituições acadêmicas, este

O deferasirox, uma alternativa aceitável para pacientes que não tolerarem ou apresentarem contraindicações à desferroxamina ou à deferiprona, é um novo agente quelante de

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

A TDH total da corrente de entrada é igual a 3,9% com nenhum harmônico individual fora das especificações da norma IEC 61000-3-2 (tabela 1.1), conforme a Fig. 6.46 apresenta

Desta forma, o Brasil, apesar das diferenças marcantes que apre- senta em relação aos demais países analisados por Sutton (1991), como grande produção voltada ao mercado

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, do Trabalho, tem como objetivo permanente a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, efetuando ações que